Página

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Analise e Resumo do Ano 2013



Analisando o ano 2013 que entretanto ja passou num resumo pode-se dizer que 2013 foi um ano sem grandes conflitos politicos, sem guerras, etc (embora por varias vezes os EUA avisaram Damasco e ameacaram a Siria), mas com factos que fizeram historia em 2013 foi um ano de pelo menos um acontecimento unico em seculos ou seja a renuncia de um Papa algo que nao acontecia desde de 1415 atraves de Gregorio XII, portanto foram 598 anos sem ver nada igual e so depois e que um Lider maximo da Igreja Catolica renunciava ao cargo ainda em vida, apenas o Papa Ponciano no ano 235, o Papa Bento IX no ano 1045 (acabou depois de varios afastamentos e retornos por abdicar e vender o cargo ao Padrinho Gregorio VI), Celestino V no ano 1294 apenas cinco meses depois de ser emposado e o ja referido Gregorio XII o haviam feito anteriormente tendo Bento XVI sido o quinto Papa a faze-lo.
 
Bento XVI que era Papa desde de 19 de Abril de 2005 anunciou ao mundo no dia 11 de Fevereiro de 2013 que renunciaria ao pontificado a 28 de Fevereiro do presente ano. Depois de eleito o seu sucessor, o ainda Papa mas ja Papa Emirito retirou-se para um mosteiro de clausura dentro dos muros do Vaticano por onde foi seu desejo ficar.
 
                                                      
O mundo em geral recebeu a noticia com alguma surpresa era uma atitude demasiado radical para um Papa que ate entao fora tao benovolente em particular o mundo religioso e nao apenas os catolicos em si. A noticia embora de facto fosse recebida com alguma surpresa penso que no fundo nao desagradou a ninguem  pelo menos penso que ninguem ou se houve alguem foram poucos os que pediram a Bento XVI para recuar nas suas ideias e voltar com a sua palavra atras e nao seguir em frente com a ideia de abdicar ao pontificado. A decisao de Bento XVI parece mesmo ter agradado tanto a gregos como a troianos isto porque se via que o Papa nao tinha carisma e popularidade, nao coseguia ser um Papa amado pelo mundo como fora Joao Paulo II, Bento XVI nao era bem visto e dividia a opniao publica nao apenas acerca da sua pessoa mas da propria Igreja, os escandalos sexuais em que alguns Padres se viram envolvidos eram cada vez mais e ate mesmo de alguns Bispos e o Papa consentia quanto mais nao fosse ou com o seu silencio ou ficando sem tomar uma atitude ou pronunciar uma palavra, a opniao do mesmo sobre diversos assuntos e silencio sobre outros, as palavras proferidas acerca dos casamentos religiosos entre pessoas do mesmo sexo, o escandalo que envolveu o seu mordomo e muitos mais levaram a que o mesmo fosse cada vez menos popular e carismatico, chegando mesmo ao ponto de ser indesejado por muitos talvez ate dentro do proprio Vaticano.

Uma das coisas a que a decisao de Bento XVI obrigou foi a um novo conclave , este ocorrido entre 12 de Marco e 13 de Marco de 2013. Foi um conclave rapido e que trouxe algumas surpresas pela mesma razao que trouxera o conclave de Outubro de 1978 que finalizou com a eleicao de um Papa que ninguem esperava e que poucos conheciam mas que viria a tornar-se conhecido como Joao Paulo II. Embora no conclave de 2005 Francisco I tivesse sido a segunda escolha e a principal causa pela qual Bento XVI nao fora logo escolhido para suceder a Joao Paulo II em 2013 nao constava na lista de favoritos a serem eleitos , ninguem falava no nome do mesmo ou apontava a sua pessoa mas a verdade e que na ultima votacao do segundo dia houve fumo branco na chamine da capela sistina, era o primeiro sinal que o sucessor de Bento XVI estava encontrado e que os catolicos ja tinham um novo Papa, foi a alegria para todos aqueles que esperavam por aquele momento na Praca de Sao Pedro no Vaticano e quando se abriram as janelas para o apresentar ao mundo o ainda desconhecido novo Papa  la estava ele mostrando desde do inicio enorme humildade.

Jorge Mario Bergoglio de 76 anos e argentino agora Francisco I pela sua humildade e gestos de bondade, logo pelos actos e palavras do seu primeiro discurso cedo conquistou o coracao ao contrario de Bento XVI, pediu na sua humildade aos fieis ali presentes na praca que o abencoassem antes mesmo de ele os abencoar a eles e ao mundo, surgiu de uma forma humilde e simples quase que em mangas de camisa fez o seu primeiro discurso.

Com o passar de pouco tempo Francisco I revelou que estava a altura de ser um substituto de Pedro I, recusou o anel do pescador principal simbolo papal em ouro e a cruz do Papa em semelhante minerio, optando pela prata, uniu o mundo Catolico, aumentou a popularidade da figura do Papa e o seu carisma algo sempre importante, afastou dos seus lugares Bispos que estavam envolvidos em escandalos de abusos sexuais e de pedofilia, repudiou de varias formas a riqueza, aconselhou Bispos e Cardeiais a abandonarem os palacios em que viviam e muito mais, apenas se pode perguntar, como foi possivel este homem no conclave de 2005 ter sido passado para tras em favorecimento de Bento XVI?
                                                       
                                                                                                                        
2013 foi um ano em que o mundo em partucular o grupo de Paises que formam a chamada America Latina sentiu a morte do Lider venezuelano e aliado de alguns outros lideres do mesmo grupo de Paises a 5 de Marco de 2013.

Hugo Rafael Chavez Frias, foi o 56o presidente da Venezuela entre 2 de Fevereiro de 1999 e 5 de Marco de 2013 data da sua morte. Hugo Chavez como era chamado tornou-se muito falado nas bocas do mundo e conhecido por ser um duro critico do neoliberalismo e da politica externa dos Estados Unidos. Com o comando de Chavez a pobreza do povo venezuelano caiu de 49,4% em 1999 para 27,8%  em 2010.

O Presidente Chavez Tenente Coronel de carreira era sem duvida um homem amado pelo seu povo no entanto talvez tambem pelos seus fortes lacos de amizade entre Hugo Chavez e o Presidente cubano Fidel Castro nutrisse a antipatia e ate o proprio odio no sentido politico por parte dos Estados Unidos, para a historia ficaram varias palavras de Chavez em relacao ao Presidente dos Estados Unidos George Bush JR.

Hugo Chavez o homem que governou a Venezuela em tres mandatos entre 1999-2013 que fez descer imenso o seu nivel de pobreza, talvez essa uma das razoes que o tenha feito sobreviver no poder Colpe de Estado de 2002 iniciado a 11 de Abril. Vai certamente ficar na Historia da Venezuela e da propria America Latina ao lado de Fidel Castro, Augusto Pinochet, Juan Domingo Peron e de Maria Estela de Martinez Peron como um dos presidentes mais carismaticos e populares ou para muitos mais polemicos a governar um Pais latino americano.
                                                                   
                                                             
O mundo, em particular a Europa e sobretudo o Reino Unido despediu-se a 8 de Abril de 2013 de Margareth Hilda Thatcher  conhecida no mundo sobretudo politico por Margareth Thatcher e lembrada ou recordada pela Dama de ferro pela rigidez das suas decisoes em que nunca cedia ou voltava atras com a palavra ou com alguma decisao mais rigida.

Margareth Thatcher tera sido sem duvida depois de Winston Churchill o Primeiro(a) Ministro(a) mais marcante e certamente influente na Historia do Reino Unido tendo exercido o cargo entre 4 de Maio de 1979 e 22 de Novembro de 1990.

Thatcher ficou conhecida pelas suas politicas rigidas e duras em que jamais recuara ou cedera como muitos se devem ainda lembrar. Foi a Primeira Ministra que levantou a economia britanica e industria. Thatcher foi a par do entao Presidente dos Estados Unidos Ronald Regan, um icone do capitalismo. Os dois e o Papa Joao Paulo II tiveram um papel politico importante na queda do comunismo e do proprio muro de Berlim na consequencia da unificacao das duas alemanhas que se haviam separado em 1945 apos o fim da segunda guerra mundial ate 1989. Com Thatcher o Reino Unido mantem-se fora de varias disposicoes comunitarias e sobretudo como ela propria defendia fora da moeda unica.

Um dos momentos mais dificeis do seu Governo foi a Guerra das Maldivas ou Falklands como lhe chamam os ingleses. Quando os argentinos invadiram este arquipelago do atlantico sul, dominado por Londres desde do Seculo XIX, a Primeira Ministra liderou um conflito armado entre 2 de Abril de 1982 e 14 de Junho do mesmo ano que acabaria por vencer.

Outro momento duro foi a greve dos mineiros 1984-1985, que durou quase um ano, Thatcher nunca cedeu (como ja era seu costume) as exigencias dos mesmos e acerca da greve sempre afirmara que os mineiros eram livres de fazer greves e que quando desejassem parar poderiam voltar para as minas porque elas estariam no mesmo lugar a espera dos mesmos, assim foi.

Com o mundo a pedir a Primeira Ministra britanica um pedido de clemencia para Bobby Sands, membro do Exercito de Libertacao Irlandes (movimento terrorista que queria unir a Irlanda do Norte britanica com a Republica da Irlanda) Sands morreu em consequencia de uma greve de fome que fez na cadeia, tendo a governante recusado todos os pedidos de clemencia sempre alegou que Sands era um criminoso e os criminosos tinham que ser punidos Sands era um ser humano livre de fazer greve de fome.

Margareth Thatcher era actualmente e desde de alguns anos vista apenas como uma figura simbolica mas teve um funeral com Honras de Estado, onde os britanicos mostraram toda a sua gratidao e agradeceram por tudo o que a antiga governante fizera pelo Pais, penso que mesmo assim pelo menos em relacao ao funeral com Honras de Estado so foi realizado porque o Partido Conservador que era o partido de Thatcher esta de novo no poder do Reino Unido ainda que David Cameron tenha sido eleito com uma minoria.
                                                                  

 Novamente por terras de sua Majestade que alguns esperavam ansiosamente, o nascimento de George de Cambridge a 22 de Julho de 2013 e que trouxe a alegria nao so a familia real como a todo o povo defensor da Monarquia e da familia real inglesa que via assim anos depois nascer aquele que um dia por direito de linhagem sera a seu tempo o soberano Rei.

A gravidez da Duquesa Kate nao foi de todo facil o que preocupou alguns receando pela futura saude do Principe que estava para nascer, alguns internamentos em causa da gravidez, a Duquesa sofreu de hiperemese gastrica , excesso de vomitos e forte nausea durante a gestacao. Durante um desses internamentos uma brincadeira de dois apresentadores de radio australianos fingindo ser a Rainha Elizabeth II e o Principe  Charles ligam para o hospital King Edward VII'S Hospital Sister Agnes querendo saber o estado da Duquesa e Mel Greig em conjunto com Michael Christian da radio 2Day FM conseguem enganar a Enfermeira indiana Jacintha Saldanha. A historia terminou da pior maneira a Enfermeira nao aguentou a vergonha e humilhacao de ter sido enganada e gozada e suicidou-se tres dias depois e os apresentadores de radio foram afastados do cargo.

A gravidez apesar da tragedia que ja causara (suicidio da Enfermeira) foi descrita como orgulho nacional britanico. Ja antes do seu nascimento jornais como o Washington Post diziam que o herdeiro do trono seria "a crianca mais famosa do mundo."

Com o seu nascimento o bebe recebeu o titulo de Principe George de Cambridge e deve ser tratado diplomaticamente como Sua Alteza Real, Principe George de Cambridge embora de facto o seu nome seja George Alexander Louis.

                                  
O ano que passou foi mais um ano em que a entrga dos Premios Nobel pode a partida ser considerada como uma surpresa no que diz respeito a entrega do Premio Nobel da Paz ou ver mesmo vista mais uma vez como tendo passado por uma decisao bastante polemica.

Quase todos davam como certo que Malala Yousafzai a jovem paquistanesa de 16 anos seria a grande vencedora. A jovem activista pelos direitos humanos chegou mesmo a encontrar-se com Barack Obama, talvez o mesmo encontro tenha sido um bom colpe publicitario pois a imprensa mundial, jornais e importantes canais de televisao davam o premio entregue a Malala como certo. A jovem que soma ja a conquista de varios premios semelhantes como Premio Nacional da Paz da Juventude, Madre Teresa Memorial Premio para a Justica Social, Premio Internacional da Crianca ou Premio Sakharov entre outros podia e tinha tudo para ser o proximo Premio Nobel da Paz, mas nao foi.

O comite que decide a entrega dos Premios Nobel decidiu apesar de tudo o que ditava a favor de Malala Yousafzai entregar o Premio a, Organizacao para a Proibicao de Armas Quimicas. Semelhante acontecimento faz-me lembrar e recuar ate ao ano de 1995 em que o Bispo Carlos Filipe Ximenes Belo em parceria com Ramos Horta eram pelo trabalho de ambos conducente a uma solucao justa e pacifica para o fim do conflito em Timor Leste, apontados como favoritos a conquistar o premio o mesmo foi entregue a Joseph Roblat um polaco com nacionalidade britanica e as conferencias Pugwash Sobre Ciencia e Negocios Mundiais pelos seus esforcos contra ao armamento nuclear, restou alem da nao atribuicao de 1995 esperar pelo ano seguinte e ai sim Ximenes Belo e Ramos Horta ganharam mesmo Premio um grande passo para a causa que ambos defendiam e que teve todo o sucesso anos depois com a independencia de Timor Leste. Seguindo esta regra nada esta perdido para Malala Yousafzai e a jovem e uma forte candidata a ganhar o Premio Nobel em 2014 se continuar com o seu trabalho e a defender a sua causa. A jovem paquistanesa e um exemplo de coragem que sonha vir a tornar-se Primeira Ministra paquistanesa tal como foi talvez aquela que e o seu idolo e exemplo que segue Benazir Bhutto por duas vezes entre 2 de Dezembro de 1988 a 6 de Agosto de 1990 e entre 18 de Julho de 1993 a 5 de Novembro de 1996 tendo-se tornado a primeira mulher a ocupar um cargo de chefe de Governo de um Estado Muculmano Moderno.


Por Portugal achando que as greves, as dificuldades dos mais desfavorecidos ja quase que nem sao noticia porque e do conhecimento ja de todos, os escandalos politicos, a lentidao com que os Tribunais Judiciais vao fazendo ou tentando fazer justica, tudo isto sao factos infelizmente reais e dos quais optei por nao dar grande destaque mas penso que lamentavelmente Portugal cada vez mais ruma para o mau caminho. A culpa talvez ja nem seja dos governantes em si mas do povo eleitor que em cada eleicao teima em eleger um dos dois sistemas politicos em Portugal que apos varias tentativas, varios mandatos ja demostraram que nao tem uma politica credivel e muito menos um sistema politico com solucoes para o problema da crise que o Pais enfrenta, os governantes apenas pedem sacrificios e criam medidas de austeridade nao poupando eles proprios nas despesas ou fazendo cortes nos salarios de Presidente da Republica, Primeiro-Ministro, Ministros e Deputados. E o povo que sofre cortes em salarios,  nas reformas, pensoes e subsidios. E o povo, os contribuintes que fazem descontos sem saber mesmo se um dia conseguirao ter uma reforma, Portugal volta a tornar-se um Pais com cada vez mais imigrantes pela Europa e mundo fora, as ajudas dos emprestimos da TROIKA e FMI parece que ate ao momento de pouco serviram. Este e o espelho de Portugal que arde no Verao e onde cada vez mais os meios contra aos incendios sao ineficazes e estao fora de prazo mas e um Portugal que gastou uma fortuna em submarinos ainda que poucos saibam o, porque? A utilidade dos mesmos e completamente desconhecida, parece-me mais que tenha sido um capricho do entao Ministro da Defesa na altura da compra dos mesmos, mas acerca do que se passou em Portugal chega de escrever e falar de coisas tristes e de episodios que nos fazem ser o gozo politico da Europa lembremos pelo menos dois factos que trouxeram alguma alegria aos portugueses e honraram de forma gloriosa o nome de Portugal.

Vinte e tres anos depois da sua ultima final europeia em Viena frente ao poderoso Ac Milan que contava com um trio de estrelas holandesas, Gullit, Rijkard e Van Basten o SL Benfica perdeu a final por apenas 1-0 com um golo feito num lance tipico de futebol rapido em que Rijkard apareceu isolado frente ao Guarda Redes Silvino que pouco poderia fazer para evitar o golo solitario do gigante AC Milan.

Em 15 de Maio de 2013 o Benfica chegou a final da Liga Europa 2013 nao sendo novamente apontado como o favorito, curiosamente e tal como em 1990 era nem mais nem menos que o Campeao Europeu ainda em titulo se o AC Milan em 1989 vencera o Steua de Bucarest pelo expressivo 4-0 o que fazia pensar que o Benfica iria ser goleado em 1990 como muito o garantiam. Agora em 2013 era a fez de jogar frente ao Chelsea FC de Londres que havia vencido o Bayer de Munique em 2012 nos penaltys, curioso tambem era o facto de o jogo se jogar em Amesterdao no Amesterdam Arena ja que foi no mesmo estadio que serviu de palco para o Benfica fazer um dos melhores jogos do seu historial vencendo o Real de Madrid por 5-3 em 1962 numa noite em que um jovem chamado Eusebio da Silva Ferreira marca 2 golos e comeca a espalhar a magia do seu futebol pelo mundo fora e o Benfica se torna Bi-Campeao Europeu.

O jogo com o Chelsea teve uma primeira parte muito bem disputada pelo que o 0-0 no final da primeira parte era justo e aceitavel, tal como em 1990 o Benfica nao se intimidou de estar a jogar uma final com o ainda Campeao Europeu. Na segunda parte o espanhol Fernando Torres aos 60 minutos inaugura o marcador fazendo o Chelsea FC 1-SL Benfica 0 mas nem o facto de estar em desvantagem fez cair a aguia que continuava em pleno voo e a sonhar e 8 minutos depois e o goleador paraguaio do SL Benfica Oscar Cardozo que de penalty faz o empate a 1-1. Ja nos descontos aos 93 minutos o defesa servio Ivanovic destroi por completo o sonho da equipa portuguesa de vencer uma competicao europeia e quebrar com a maldicao Bela Guttman.

O Benfica para ter chegado ate a final teve um percurso primeiro na fase de gruposliga dos campeoes onde nao conseguiu superar o poderoso FC Barcelona nem ser mais forte que o Celtic FC mas foi superior ao Spartak Moscovo o suficiente para garantir uma passagem para a Liga Europa. Ate a final o SL Benfica nao teve uma vida facil enfrentou o Bayer de Leverkusen onde muitos puderam reviver a memoria de um dos jogos mais fantasticos do Benfica os 4-4 de Leverkusen na epoca 93-94 a contar para a ja terminada Taca dos Vencedores das Tacas tambem chamada simplesmente por Tacas das Tacas, com o Bordeaux de Franca, Newcastle de Inglaterra e finalmente o Fenerbahce da Turquia.

Foi um ano para esquecer para o SL Benfica que lutou por quase tudo ate ao fim e tudo perdeu, foi a Meia Final da Taca da Liga com o SP Clube de Braga 3-2 nos penaltys, taca essa que o Benfica vencera quatro vezes seguidas jogando finais duas delas com os eternos rivais dentro de Portugal Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto, foi o campeonato nacional que ficou praticamente perdido na penultima jornada ao minuto 93 frente ao FC Porto para a historia vai ficar a imagem de Jorge Jesus a cair de joelhos imagem de desalento que muitos nao vao esquecer tao cedo, um minuto que se tornou de azar ja que com o Chelsea Futebol Clube foi ao mesmo minuto 93 que Ivanovic fez o golo da vitoria da equipa londrina. Tudo terminou com a Final da Taca de Portugal frente a equipa da chamada cidade berco Vitoria de Guimaraes.

No dia 26 de Maio de 2013, 11 dias apenas depois do desaire europeu e ja com quase tudo perdido no Estadio Nacional do Jamor em Oeiras perante 36850 pessoas o Benfica ate comecou melhor e foi mesmo para o intervalo a vencer fruto de um golo de Gaitan a passagem dos 30 minutos na segunda parte o Vitoria de Guimaraes comecou a acordar e a pressionar Soudani faz o empate aos 79 minutos e Ricardo aos 81 derruba o gigante Benfica, para a historia desta vez nao de joelhos mas de pe ficam as lagrimas de Jorge Jesus e a agressao de Cardozo sob o mesmo facto que valeu um processo disciplinar ao jogador paraguaio estando quase certa a sua saida do clube, foi uma epoca para esquecer no futebol, valeu a alegria do titulo de Campeao Europeu de Hoquei em Patins contra ao FC Porto e justamente na casa do mesmo sem duvida foi aqui no Hoquei em Patins que o SL Benfica teve o seu momento do ano com a equipa a chegar a Lisboa e a ser recebida em grande festa pelos adeptos pela conquista do titulo, titulo esse que foi celebrado a maneira dos titulos de futebol com a enchente no Marques de Pombal.

Ainda no futebol o opio do povo e que vai dando algumas alegrias a um povo cada vez mais triste em Portugal outro facto marcante e sem duvida depois de uma qualificacao para o mundial de futebol em 2014 com momentos menos felizes como o empate com Israel fruto de um lance menos feliz do guarda redes portugues Rui Patricio, Portugal la se qualificou pela sexta vez para estar presente na maior competicao de futebol a nivel mundial em seleccoes. Depois de um play off frente a Suecia e com duas vitorias sob os escadinavos, sera tambem a quarta vez consecutiva de Portugal depois do fracasso e desalento de 2002 foi o momento menos bom desses quatro mundiais, o que sobrevivera da geracao de ouro estava pela primeira vez presente num mundial de seniores mas o mesmo mundial era o comecar com o fim dessa mesma geracao Paulo Sousa apos varias lesoes retirou-se e jogadores como Joao Pinto, Vitor Baia, Jorge Costa e Abel Xavier jogadores habituais da seleccao e titulares com a chegada de Scolari em 2002 passaram a nao ser convocados, Joao Pinto esse terminou da pior forma a sua carreira na seleccao ao ser expulso no jogo frente a Coreia do Sul depois de agredir o arbrito Angel sanchez.

Depois de uma qualificacao na fase de grupos falhada ficando  Russia com a mesma vaga a Portugal restava-lhe apenas sonhar com mais uma vitoria nos Plays offs tal como em 2010.

15 de Novembro de 2013 estadio da Luz com uma exibicao pouco convincente em que se mostrou que Portugal teria que jogar melhor no jogo da segunda mao na Suecia foi Cristiano Ronaldo a estrela da seleccao e capitao que quase ao cair do pano com um cabeceamento coloca os portugueses a sonhar com uma presenca no Campeonato do Mundo de Futebol 2014 no Brasil pelo lado dos suecos de assinalar uma exibicao apagada da sua principal estrela Zlatan Ibrahmovic. Na Suecia a 19 de Novembro Portugal entrou a lutar pela vitoria tal como prometera e no fundo lhe competia isto se queria mesmo carimbar o passaporte para a ida ao mundial, nada de lutar pela defesa da vantagem minima trazida de Portugal e fez o 0-1 os suecos entretanto comecaram a dar luta e adormeceram um pouco os portugueses que talvez tenham comecado a ver com 2 golos de vantagem tudo estava praticamente ditado os suecos teriam que marcar 3 golos para passar a eliminatoria, em minutos empolgado pelo ambiente caseiro Zlatan Ibrahmovic a redimir-se da exibicao apagada em Portugal faz 2 golos tantos quanto Cristiano Ronaldo fizera ate ao momento. O jogo do play off era um jogo apetecido tambem porque iria meter frente a frente duas das melhores estrelas do futebol mundial C Ronaldo por Portugal e Z Ibrahmovic pela Suecia, os suecos estavam pela primeira vez a ganhar na eliminatoria mas apenas em teoria ja que na pratica semelhante resultado ainda seria a Portugal ja que estava tudo 2-2 no conjunto das duas maos e Portugal tinha vantagem pelo golo que marcara na Suecia sem que os Suecos tivessem marcado em Portugal. O resultado ainda servia a Portugal porem sofrer mais um golo deitaria tudo a perder e sofreu-se mas na baliza sueca Cristiano Ronaldo, quem mais? 2-2 e se ainda restavam duvidas 2-3 fazendo no total das duas maos o 2-4 os suecos para passarem teriam agora que marcar 3 golos ate ao fim nao houve mais golos e Portugal a caminho do Mundial do Brasil 2014 os suecos ficavam por ali mesmo pela Suecia.


Ja em  Dezembro e talvez possa ser apontado como o ultimo acontecimento mais marcante do ano que acabou de terminar, certamente um dos mais senao o mais importante do continente africano na zona sul foi a morte de Nelson Mandela.

O ex Lider sul africano nao resistiu a sua ultima batalha e faleceu a 5 de Dezembro de 2013. Logo o mundo atraves dos seus chefes de Estados se pronunciaram com mensagem de condelencias e pesar mesmo aqueles que apontaram o antigo Lider do ANC como um exemplo para o mundo pela sua luta pela liberdade e igualdade de direitos raciais, afirmando que o mesmo nao podia esquecer Nelson Mandela, que fizeram um discurso afirmando a sua tristeza e depois nas cerimonias funebres andavam a tirar fotografias de telemovel sorridente ao lado do Primeiro-Ministro Ingles David Cameron facto muito criticado pela imprensa britanica fazendo do mesmo acto foto para noticia de primeira pagina.

Ate 2009 Nelson Mandela dedicou 67 anos da sua vida a causa que defendera como advogado e activista dos direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregacao racial, ate ser eleito o primeiro Presidente de uma Africa do Sul livre.

Mandela esteve preso entre 1964 e 1990 era conhecido na cadeia pelo presidiario 46664 enquanto esteve na prisao na ilha Robben e seria ali que inicialmente cumpriria uma pena de prisao perpetua. Apos uma batalha de decadas e negociacoes pela liberdade foi libertado a 11 de Fevereiro de 1990 havia acabado de passar mais de um quarto de seculo na cadeia so de uma vez.

Ainda na cadeia o seu estado de saude ja nao era o melhor em Agosto de 1988 e acometido por uma tuberculose, no entanto apos a sua libertacao como quase todos ja esperavam voltou a vida politica e tornou-se Presidente da Africa do Sul entre 10 de Maio de 1994 a 16 de Junho de 1999.

Para muitos Nelson Mandela e visto como um martir do pseudo ou racismo que praticava na Africa do Sul no tempo do Aparthaeid, apontado como espelho da libertacao do povo de raca negra dentro da Africa do Sul. Para outros Nelson Mandela e visto como um vilao estilo terrorista que por alguma razao um dia fora condenado a prisao perpetua, opnioes pessoais que muitos gostam de expor, defender a sua e pronunciar logo que podem. Eu a minha opniao sobre o assunto nao a vou dar aqui para nao influenciar o leitor nem ser por um lado acusado de racismo ou pelo outro acusado de estar a defender um pseudo praticante de actos terroristas, agora uma coisa e certa e comprovada apos o fim do Aparthaeid a criminalidade cresceu em peso na Africa do Sul sobretudo nas grandes cidades especialmente na propria capital e arredores onde as vitimas de roubos, sequestros, assassinatos e violacoes raramente sao de raca negra sendo muitas vezes os imigrantes e estrangeiros as principais vitimas.

Caro(a) leitor(a) viveu-se assim 2013. Sei que muitos mais acontecimentos poderiam ser narrados e lembrados sobretudo porque Portugal e um Pais que as vezes da demasiada importancia a assuntos futeis e de pouca importancia como a de uma entrevista de Judite de Sousa em que a mesma nao esteve de facto muito bem a dirigir, entretanto o seu profissionalismo chegou mesmo a ser posto em causa quando a mesma ja anteriormente por varias vezes mostrou ser uma boa profissional. Poderia falar de muitas outras coisas que aconteceram no ano que passou mas ha semore algo que fica nao esquecido mas preterido visto nao se poder estar a falar de tudo nao so pelo tempo disponivel para se escrever mas para nao tornar a cronica ainda mais extensa. Como momento mais marcante do ano 2013 optei por considerar a renuncia de Bento XVI nao so pela invulgaridade ou impacto como tambem pelo o que a mesma decisao do antigo Papa alemao trouxe de bom e positivo ao mundo e a propria Igreja Catolica com a chegada do Papa Francisco I.

Caro(a) leitor(a) tenha um bom ano 2014.

                                                                                                                  Manuel Goncalves











3 comentários:

  1. Deu-me um enorme prazer escrever este artigo, como de costume a conta do trabalho de pesquisa acabei por ficar a saber de coisas que nem eu propio sabia e que alguns leitores tambem ficarao a saber. Gostei sobretudo da parte que envolveu o assunto de Historia da Religiao, jamais poderia imaginar que um Papa abdicou do seu lugar e posto para o vender a um Padrinho, resta saber se o dito negocio foi acordado em algum almoco ou jantar de familia ou de amigos, bem quanto a isso e mais dificil chegar a uma certeza mas nada e impossivel de se saber talvez venha a pesquisar detalhadamente esse Papa Bento IX.

    ResponderEliminar
  2. De verdade, o novo Papa tem sido (é) uma pessoa exemplar, um exemplo para todos nós, na simplicidade e bondade. Quanto a 2013, o ano para mim pessoalmente foi um ano de episódios marcantes, uns alegres, outros muito tristes. Mas é assim a vida! Que este ano seja melhor que o anterior, é o que te desejo também.

    ResponderEliminar
  3. Manuela a vida e feita de escolhas para ganhar-mos certas coisas perdemos outras, no caso do Papa perdemos um Papa que andava ali um pouco a nora sem saber o que fazer e mais importante sem ter pulso na propia Igreja onde cada vez apareciam mais escandalos sexuais de pedofilia. Vejo que Francisco I (desde logo gostei dele por adoptar o nome do meu falecido Pai) chegou com vontade de arrumar um pouco a casa e assim foi, mas o que tem feito nao chega, a meu ver o Vaticano nao pode falar tanto na pobreza do mundo quando o propio estado do Vaticano exibe a sua riqueza a olhos vistos.

    ResponderEliminar