Página

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Eusebio uma Lenda, um Mito, um Idolo Mas Nao um Deus

 

Muito se tem falado e dito acerca de Eusebio e costume dizer-se em Portugal que existem 1001 maneiras de se cozinhar bacalhau nao sei se realmente o sao mas sei que realmente sao muitas e diversas. Eusebio tambem ele foi colecionando alcunhas que poderao tambem elas nao serem 1001 mas que o foram tornando conhecido pelo mundo fora o menino que comecara a jogar a bola na rua nos bairros pobres de onde era oriundo com uma bola de trapos. A morte de Eusebio da-me a certeza de que se eu la chegar sera um dos assuntos a serem falados na cronica de, analise e resumo do ano 2014, mas isso fica para essa altura la para o fim do ano entre outros assuntos este certamente podera estar em relevo.

Escolhi nomear esta cronica com as etiquetas de Desporto, Imprensa Nacional  e Opniao Publica sim Opniao Publica porque penso que definir o que realmente era Eusebio e uma mera opniao de cada um.

Eusebio ao longo da vida e da carreira de jogador foi considerado um mito para os amantes do futebol foi uma das maiores lendas, estrelas ou referencias do futebol. Eusebio foi para muitos um idolo para os mais jovens miudos que o viam jogar e queriam ser iguais a ele, ele era o genio para os que o adoravam, era o terror dos guarda redes, o pesadelo de qualquer defesa que tinha como funcao marcar Eusebio no homem a homem, o avancado que nao sabia falhar, o jogador que tratava a bola por tu. Apos a sua recente morte embora as homenagens nao tenham sido ainda muitos varios foram os amigos e gente do mundo do futebol que falou de Eusebio o mesmo foi considerado imortal por um jogador algo que nao esta de todo errado pois em termos praticos nao restam duvidas pelo que as imagens mostraram, Eusebio deitado no caixao so pode mesmo estar morto em teoria ele nao morreu acredito que teoricamente alguem que e lembrado e esta vivo na nossa memoria em teoria nao esta de todo falecida. O antigo capitao do Benfica Nuno Gomes foi ainda mais longe ao considerar e afirmar que Eusebio era um "Deus" e ai sim discordo por completo, Eusebio era unico mas era um ser humano nao vamos voltar aos tempos das mitiologias gregas ou romanas em que para quase tudo havia um Deus. Eusebio tal como o titulo que escolhi para a cronica, era uma lenda, um mito, um idolo mas nao um Deus. De todas as alcunhas de Eusebio a mais conhecida foi a do, Pantera Negra, foi assim com essa que ficou mundialmente famoso. Eusebio era o simbolo maior que dava a conhecer Portugal para muitos, lembro-me de uma ocasiao veridicta em que aqui no Reino Unido um australiano me pergunta de onde eu era, respondim sou de Portugal, ele sorriu e respondeu-me em ingles claro, Portugal, Benfica e Eusebio muito bom, de seguida poucos segundos depois pergunta-me qual era a capital de Portugal! Naquele dia sentim orgulho de ser Benfiquista.

Ouvim varios relatos de amigos e antigos colegas que conviveram com o antigo genio da bola agora ja falecido quase todos referiram o seu bom lado humano, o seu enorme fair play, a sua imensa humildade, tudo isso fazia a sua pessoa e a sua forma de estar na vida. Nenhum referiu algo que se fala na cidade de Setubal por ocasiao do falecimento de Vitor Batista jogador que tinha tanto de bom como de mau genio ao estilo de menino rebelde do genero George Best e sobretudo por culpa das drogas pesadas e outras formas exageradas de viver a vida morreu na miseria ao ponto de ser ele Eusebio a comprar o fato para vestirem o falecido de forma adequada ao momento. Quem nunca ouviu falar do jogador que parou um jogo de futebol para procurar um brinco, em minutos, era ele, colegas de equipa, adversarios e por fim ate o arbrito da partida tudo a procura do brinco de Vitor Batista ele recusava-se continuar o jogo sem o brinco. Era assim o astro sadino enquanto esteve ao servico do benfica.

Eusebio fez nao so uma carreira marcante como marcou a de outros sobretudo ate mesmo de alguns adversarios. Vitor Damas antigo guarda redes do Sporting tambem ele ja falecido certa vez afirmou que o lance que tinha marcado a sua carreira a defesa a um cabeceamento de Eusebio, enquanto treinador de infantis descobriu jogadores como Rui Costa esse mesmo apos a morte do seu mentor afirmou que se nao fosse Eusebio talvez nao tivesse sido quem foi.

Eusebio nos rankings da Uefa, Fifa e de jornais desportivos surge em varias estatisticas por vezes em posicoes injustas sendo por vezes considerado o setimo ou nono melhor jogador de futebol de todos os tempos. Nao e por patriotismo muito menos por benfiquismo mas penso que Eusebio facilmente se pode incluir no grupo dos tres melhores jogadores do mundo de todos os tempos, vejemos, Pele, Eusebio e Maradona no entanto ha quem considere Platini, Cruyff, Romario ou Ronaldo o "fenomeno" brasileiro melhores que Eusebio no entanto poucos desses jogadores que estao a frente de Eusebio em rankings onde o Pantera Negra fica injustamento para tras poucos foram os que conseguiram ser os melhores marcadores de um mundial Eusebio foi-o em 1966 em Inglaterra com 9 golos superando jogadores como Bobby Chartlon, Franz Beckenbauer ou Pele "o seu eterno rival na disputa de melhor do mundo naquela altura", penso que nenhum jogador do mundo conseguiu num so jogo de campeonato mundial ja numa fase bem avancada (quartos-de-final) marcar repito "num so jogo" 1, 2, 3, 4 golos isso mesmo 4 golos no jogo dos quartos-de-final da mesma competicao frente a Coreia do Norte em Liverpool mais exactamente no Goodison Park Stadium casa habitual do Everton Football Club e onde o mesmo foi homenageado e lembrado da ultima vez que visitou esse mesmo estadio num jogo de Liga Europa em 2009. Quando Portugal perdia 0-3 derrota que se comecava adivinhar desde o primeiro minuto novamente aos 22 e 25 minutos os norte coreanos marcaram, tudo parecia perdido ate que Eusebio fez o 1-3 dois minutos depois dos coreanos fazerem o terceiro golo da partida e o ultima da Coreia do Norte dai para a frente so deu Potugal e  ainda antes do intervalo Eusebio de novo aos 43 minutos de penalty fez o 2-3 deixando uma esperanca para as cores lusas e tudo estava entreaberto para uma segunda parte que prometia ser de bom futebol, seria um daqueles jogos inadequados de se ver a quem sofresse de coracao, e foi ai no inicio da segunda parte que comeca o festival da Pantera Negra que comecou o festival de Pantera Negra. No intervalo Otto Gloria furioso exigiu a vitoria aos magricos caso contrario os mesmos nunca se iriam esquecer de si. Eusebio aos 56 minutos faz o empate novo golo aos 59 minutos, quem mais, novamente de Penalty? Ele em pessoa Eusebio, Jose Augusto aos 80 minutos num sonho real aquilo que comecara por parecer um pesadelo os magricos a 10 minutos do fim venciam por 2 golos quando haviam estado a perder por 3. No fim ele o heroi do jogo Eusebio considerou esse o melhor jogo da sua carreira realizado por Portugal e fora o mesmo que dera a conhecer ao mundo em definitivo a magia e classe do futebol do Pantera Negra esse jogo pode tambem ser encarado como uma licao de vida de que o importante e nunca desistir.

Seguiu-se o Jogo com a poderosa Inglaterra que fora o fim do sonho de levantar a taca que curiosamente ate esteve dada como desaparecida apos ter sido roubada do Center Hall de Westmister entre 20 de Marco e 27 de Marco de 1966 uma dor de cabeca para a Scotland Yard  que poucas pistas tinha para seguir talvez hoje fosse mais simples resolver o caso na epoca havia sido um crime perfeito o mesmo trofeu havia acabado por ser encontrado por um cao durante um passeio no jardim da praca sul na cidade de Londres com o seu dono enquanto farejava um arbusto o seu dono assim que viu o objecto viu do que se tratava o assunto era noticia conhecida de todos e David Corbette tratou de ir entregar o achado a policia, Pickles o nome do canino passou de um desconhecido cao a heroi nacional alem da fama ganhou como premio alimentacao para o resto da vida por parte de uma fabrica de comida canina.

No jogo que dava acesso a final o ingles Bobby Chartlon a passagem da meia hora de jogo fez o 1-0 nestes jogos haitualmente quem marca primeiro vence voltou a bisar ja perto do fim aos 80 minutos se no jogo com a Coreia do Norte o mesmo minuto fora de sorte com a Inglaterra foi de azar, Eusebio reduziu 2 minutos depois mas o resultado nao se alterou, era o fim do sonho os magricos haviam caido de pe e de forma gloriosa, Eusebio sai do Wembley Stadium a chorar uma das imagens sem duvida mais marcantes em toda a sua carreira num jogo que ficou conhecido em Inglaterra pelo "The game of tears" ou seja "O jogo das lagrimas" eram lagrimas de tristeza mas ao mesmo tempo de gloria, Inglaterra seguia em frente para a final a Portugal restava o jogo para ficar com o terceiro ou quarto lugar com a Uniao Sovietica, Portugal marcou por Eusebio haviam passado apenas uma duzia de minutos ainda na primeira parte Malafeyew empatou no minuto 89 Torres, esse mesmo do celebre "- Deixem-me sonhar " de 20 anos mais tarde derrubou a poderosa Uniao Sovietica. Eusebio terminou o torneio com 9 golos embora 4 tenham sido da marcacao das grandes penalidades poderia dizer-se que sem duvida o mundial de 1966 em Inglaterra fora o mundial de Eusebio e fora o unico que infelizmente o mesmo realizou como jogador.

Recuando no tempo corria a inesquecivel noite de 15 de Marco de 1994, chovia em Portugal e trovejava os olhos de muitos portugueses estavam ali diante do televisor, era terca-feira, jogava o Benfica na Alemanha frente ao Bayer de Leverkusen jogo a contar para a ja extinta Taca de Vencedores das Tacas no Ulrich-Haberland-Stadion mas em ambiente caseiro portugues os imigrantes portugueses na Alemanha haviam marcado presenca para aquela que seria uma das eliminatorias mais emocionantes de todos os tempos por parte do SL Benfica.

Apos o empate 1-1 de Lisboa so o empate a mais de 1 golo ou a vitoria interessava ao Benfica porem tudo se comecara a complicar Ulf Kirsteen aos 24 minutos e Bernard Schuster aos 58 pareciam querer afastar o Benfica da competicao mas nada parecia afectar o Benfica nem a derrota do momento por 2-0, nem o publico alemao e o estar a jogar fora, notava-se apenas a falta do seu patrao defensivo Mozer castigado por acumulacao de cartoes amarelos no jogo anteriore impedido de jogar aquele jogo de importancia maxima, no total dos dois jogos ate ao momento os alemaes venciam por 3-1 so que Abel Xavier aos 59 e apenas um minuto depois Joao Vieira Pinto empataram o jogo e a eliminatoria parecia estar decidida para o lado dos encarnados de Lisboa Vasili Kulkov aos 78 fez o 2-3 para explosao de alegria por parte do publico portugues era o silencio por parte do publico alemao e a aguia voava cada vez mais alto e veloz para a fase seguinte da competicao mas de novo Ulf Kirsteen aos 80 fez o empate mesmo assim os portugueses tinham vantagem pela diferenca de golos marcados fora so que Pavel Hapal aos 82 deu o golo que parecia garantir a vitoria dos alemaes. Os locutores na radio lamentavam o sucedido dizendo que o Benfica tinha entregue o ouro ao bandido. que tinha agarrado um passaro e que depois o deixara voar enquanto faziam o relato, os que tinham mais esperanca diziam que ainda acreditavam, tudo isto no espaco de tres minutos. Aos 85 minutos de jogo Vasili Kulkov novamente marcou e gelou o estadio calando de vez os adeptos alemaes que entre canticos ja iam celebrando o que parecia ser uma sofrida vitoria, faltavam cinco minutos escolhi falar neste jogo porque foi ai que tudo se passou apos o quarto golo do Benfica, os locutores pararam de falar apenas do que se passava dentro de campo e do jogo, ele, Eusebio teve que ser levado para fora do recinto de jogo, era sem duvida um jogo de nervos nao adequado para quem sofresse de coracao, a queixar-se de problemas no coracao Eusebio foi levado pelo medico do Benfica a abandonar o estadio. Tudo nao passou de um susto mas foi a primeira vez que publicamente se viu que o coracao ainda acabaria por trair o pantera negra.

Durante os quase 20 anos que se passaram desde entao Eusebio teve que me lembre pelo menos mais dois internamentos sempre por culpa de problemas cardiacos dos quais uma das vezes chegou mesmo a ser operado. Quem tambem se pode esquecer o Euro 2004 na noite da sofrida vitoria frente a Inglaterra a imagem de Eusebio no final de felicidade mas a tocar no peito do lado do coracao que mais uma vez parecia ameacar querer trai-lo.


Escrevi esta cronica com alguma emocao de benfiquista e deixo-a em homenagem a ele ao King, ao pantera negra sei que ele nao iria sentir-se ofendido comigo por eu o considerar uma lenda, um mito, um idolo mas nao um Deus. Caro(a) leitor(a) espero que a mesma cronica tenha sido do seu agrado e desejo que me volte a acompanhar aqui no blog com as suas leituras.

                                                                                                          Manuel Goncalves

                                                                                      

3 comentários:

  1. Agora so falta ve-lo ir para o Panteao Nacional.

    ResponderEliminar
  2. Só agora arranjei uma oportunidade de comentar, mas já tinha lido hoje à tarde o post. Sabes, aqui em Portugal, a morte do Eusébio está a ser motivo de muitos artigos na imprensa. Eu acho que ele é um bom exemplo para os jovens, na sua humildade e boa disposição, lamento a sua morte. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Dear Manuela, como dizem aqui os meus camaradas ingleses, a morte de Eusebio foi falada em todo o mundo ate aqui se falou da sua humildade e sobretudo fair play, os ingleses nunca se esqueceram da forma como ele deu os parabens a Alex Stepney, por uma grande defesa a um remate seu, chegou-se ao pe do mesmo e apertou-lhe a mao quando se tivesse sido golo o a Benfica teria sido campeao europeu pela terceira vez.

    ResponderEliminar