Página

sábado, 25 de janeiro de 2014

Miklos Feher, o Ultimo Sorriso do Eterno 29

 
 
Para muitos pode parecer que foi ontem mas nao foi ja ha 10 anos e os de melhor memoria certamente nao esqueceram o momento jamais na vida. Sempre disse o pior momento da historia do Sl Benfica dentro de campo porque vitorias temos muitos Feher como todos nos tinha uma vida, uma vida que era unica perdeu-a diante do olhar de quem estava diante da televisao a assistir ao jogo, na presenca dos adeptos no estadio, entre colegas de equipa e de profissao. Para a memoria ficou aquele sorriso que jamais irei esquecer jamais na vida, disse varias vezes adorava morrer assim com aquele sorriso de felicidade. Feher foi um exemplo unico, um heroi que viu a morte de frente e sorriu para a mesma antes dessa nos tirar Feher da nossa presenca. As imagens chocantes foram mostradas nas televisoes de todo o mundo atraves da imprensa.

 Era um final de domingo como outro qualquer, chuvoso, o Sl Benfica vencia o Vit de Guimaraes por um 1-0 o jogo estava quase a terminar e as contas pareciam mais que feitas. Apos uma jogada mais dura de Miklos Feher o Arbrito da partida Olegario Benquerenca chama-o e mostra-lhe o cartao amarelo, Feher nao protesta e sorri com a situacao corria o minuto 92 de jogo que ja estava em desconto subitamente Feher dobra-se algo parecia nao estar bem e cai para tras inanimado tinham passado cerca de 10 segundos para ai desde que sorrira, fora o seu ultimo sorriso seu ultimo momento de aparente felicidade.

Feher aparentava estar bem pelo menos em estado normal quando se levantou do banco de suplentos aos 59 minutos para render Joao Pereira, penso que nao poderia estar melhor, foi ele Feher que fez a assistencia aos 90 minutos para Fernando Aguiar marcar o unico golo da tragica partida ao cair do pano, ja em descontos de tempo 3 minutos depois a situacao seria bem diferente.

O jogo parou de imediato logo nos segundos iniciais se aperceberam que a situacao alem de anormal era grave. Feher foi de imediato socorrido pelas equipas medicas de ambos os clubes numa situacao semelhante as rivalidades ficam postas de parte. Os Jogadores de ambas as equipas choravam e abracavam-se uns aos outros, creio que em casa de muitos que estavam a assistir ao jogo o ambiente nao era era diferente eu pelo menos chorei. Jogadores desnorteados pelo relvado, enquanto os medicos tentavam reanimar o colega infelizmente sem sucesso. Ainda no relvado, Feher deu um sinal de vida o que fez o sofrimento de todos atenuar um pouco, os adeptos de ambas as equipas gritavam em unissono: "Feher, Feher, Feher". Uma Ambulancia entrou no relvado dez minutos depois de Feher ter caido inanimado. Este foi levado para o hospital, onde o tentaram reanimar, mas em vao. O panorama nao era nada agradavel e, perto da meia noite, O Director Clinico do hospital veio dar a noticia que ninguem queria dar e ouvir, em frente aos jogadores, colegas, amigos, tecnicos das duas equipas, a um batalhao de jornalistas e a muitos adeptos e populares que quiseram acompanhar o acontecimento: "Miklos Feher veio a falecer as 23:10". 

Gostaria de falar mais de Feher e da sua carreira mas o tempo e pouco e quero publicar esta cronica hoje justamente hoje que fazem 10 anos que faleceu Miklos Feher, parece-me que foi ontem que Feher parecia que tinha sido um anjo acabado de partir. Parece que foi ontem que vi Bossio guarda redes argentino do Benfica a rezar pelo colega no momento da tragedia, parece igualmente que foi ontem que todos vimos nao so no campo, no estadio no momento da tragedia o Treinador espanhol do Benfica Camacho que tinha fama de ser um verdadeiro general que nao gostava de dizer a mesma coisa duas vezes a chorar ali e a verter as lagrimas no funeral, de Argel a chorar como uma crianca junto do caixao do amigo e falecido colega de profissao, parece que foi ontem que todos vimos e ouvimos o Presidente do Sl Benfica fazer uma jura ate hoje cumprida que a camisola 29 nunca mais ninguem a iria usar passava a ser de Feher para sempre, parece que foi ontem que vi Zahovic no jogo seguinte marcar um golo e tirar a camisola mostrando a camisola de Feher querendo parecer mostrar que fora o falecido colega a marcar o mesmo, parece que foi ontem que mais tarde os jogadores conquistaram a Taca de Portugal frente ao FC do Porto e logo fizeram questao de dedicar a mesma conquista a Miklos Feher. Enfim parece que foi ontem que com um sorriso no rosto Miklos se despediu de todos nos, tinha somente 24 anos uma vida pela frente e certamente todas as possibilidades de ter uma carreira com um futuro brilhante mas um problema cardiaco devido a uma fibrilhacao ventricular devido a uma cardiomiopatia hipertrofica assim nao o permitiram, Feher deixava o nosso mundo a 25 de janeiro de 2004 numa noite de chuva que continuo parecendo que do ceu caiam lagrimas por Feher.
                
                                           
Caro(a) leitor(a) espero que esta cronica tenha sido do seu inteiro agrado talvez por ser Benfiquista e pelo teor do acontecimento demasiado tragico como as imagens podem comprovar foi das cronicas que mais me custou escrever, as imagens e a tragedia em si e algo que nao se esquece. Diariamente e em cada minutos ou ate segundo morrem centenas e milhares de pessoas mas Miklos Feher o carinhoso "eterno 29" como ficou conhecido morrera ali mesmo com todos a poderem comprovar isso pelas imagens demasido chocantes e sensiveis.                                                                                                  
                                                                                                          Manuel Goncalves
                                                                                                             


Sem comentários:

Enviar um comentário