Página

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Todos Diferentes, Todos Iguais Numa so Sociedade

 

Ao longo da vida pude ver varios tipos de discriminacacao nao quero falar de discriminacao racial essa ja parece ter muita gente a defende-la enquanto muitas vezes ignoram outros tipos de discriminacao social. Para muitas pessoas e habito olhar-se para um deficiente fisico seja qual for a deficiencia e sentir-se pena, compaixao no entanto muitas vezes apesar de amputados, cegos, mudos, paralisia motora ou cerebral, etc tendo por vezes ate mais do que uma deficiencia os portadores conseguem muitas vezes fazer uma vida normal apesar das dificuldades que encontram em certas barreiras sociais como andar em transportes publicos ou nas ja faladas discriminacoes sociais por parte de outros seres humanos.

Muitos destes coitadinhos como errantemente sociedade muitas vezes os trata conseguem vencer em varias areas das artes, musica, cinema, ciencia, politica, desporto, etc chegando a atingir a fama e a serem um exemplo para o mundo pela sua luta e determinacao, falarei de varios porque sao muitos ate espalhados por varias areas alguns nem se nota a sua deficiencia pelo que esta cronica "todos diferentes, todos iguais numa so sociedade" certamente tera parte II, III e por ai desta vez irei nomear apenas tres embaixadores desta causa que eu tambem defendo.
        
Escolhi desta vez falar de tres pessoas que nasceram normais e o foram durante uma parte da vida mas duas dessas pessoas por acidente e uma por doenca ficaram com algumas deficiencias sobretudo fisicas desta vez pretendo falar de um dos maiores cientistas da actualidade Stephen Hawking um desconhecido para muito cidadao comum mas um nome de maior valor para a ciencia, Rick Allen o famoso Baterista dos Def Leppard que tem o braco esquerdo amputado muitos ja ouviram falar no tal Baterista mas ate desconhecem o seu nome no entanto e considerado por muitos como dos melhores bateristas de todos os tempos na historia da musica de lembrar tambem que Def Leppard sao uma banda de renome internacional do top, por fim falarei do Actor e depois do acidente que o levou ao estado em que ficou ate a morte o Realizador Christopher Reeve o famoso super homem todos eles tem em comum o facto de terem sido pessoas normais e que apos terem ficado como viveram o resto dos seus dias no caso de Reeve nunca desistiram antes pelo contrario ainda na cama do hospital ja Rick Allen pensava em aprender a tocar bateria so com um braco. Falarei apenas destes tres para nao tornar a cronica extensa como foi o "Made in Portugal."


Stephen William Hawking (Oxford, 8 de Janeiro de 1942) e um Fisico Teorico e Cosmologo britanico e um dos mais consagrados cientistas da actualidade. Doutor em cosmologia, foi Professor lucasiano emerito, um posto que foi ocupado igualmente por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Actualmente e director de pesquisa do Departamento de Matematica Aplicada e Fisica Teorica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia teorica (CTC) da Universidade de Cambridge que  e em conjunto com a Universidade de Oxford das mais conceituadas de toda a Inglaterra e da Europa.

Nasceu exactamente no aniversario dos 300 anos da morte de Galileu. Filho de Frank Hawking, um biologo pesquisador que trabalhava como parasitologo no Instituto Nacional de Pesquisa Medica de Londres, e de Isabel Hawking. Stephen Hawking sempre teve o enorme interesse e fascinio pela ciencia na sua infancia e juventude foi um bom aluno, mas nao era considerado excepcional.

Em 1959 foi para o University College, Oxford, onde pretendia estudar matematica indo contra a vontade e desejos do seu Pai que tencionava e gostaria de ver o filho Stephen estudar medicina. Como nao pode, por nao ser disponivel em tal universidade, optou entao por fisica, formando-se tres anos depois em 1962. Seus principais interesses eram a termodinamica, relatividade e mecanica quantica. Obteve o doutorado na Trinity Hall em Cambridge em 1966, onde e actualmente um membro honorario. Na mesma epoca foi-lhe diagonosticada a doenca degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrofica) tambem conhecida como doenca do motor neuronio (doenca sem cura e fatal que da uma esperanca de vida de 2 a 5 anos aos portadores "no caso de Hawking foi um engano esse tempo de esperanca de vida" e uma doenca neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneracao dos neuronios motores, as celulas do sistema nervoso central que controlam, e como a sensibilidade preservada) como e conhecida em Inglaterra. Depois de obter o doutorado, passou a ser investigador e mais tarde Professor no Gonville and Caius College. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973,Stephen entrou para o Departamento de Matematica Aplicada e Fisica Teorica, entre 1979 e 2009 foram portanto 30 anos, em 2009 atingiu o limite de idade legal para exercer o cargo. Ocupou o posto de Professor lucasiano de Matematica, catedra que fora de Newton, sendo actualmente Professor lucasiano emerito da Universidade de Cambridge.

Casou pela primeira vez em 1965 com Jane Wilde, separando-se em 1991. Casou depois com Elaine Mason em 1995 e que ate entao fora sua enfermeira de quem se divorciou mais tarde em 2006 por razoes que ao certo nunca foram reveladas, havia suspeitas de que Elaine maltratava o Cientista fisicamete mas tais nunca foram confirmadas, Hawking nunca conseguiu justificar como tinha sofrido ferimento inexplicaveis, incluindo ossos quebrados, apesar de todo o secretismo que levaram as razoes para a separacao parece que o divorcio foi de comum acordo e amigavel. Hawking continua a conciliar a sua vida com a familia (tem 3 filhos Robert 39, Lucy 36 e Timoteo 27 e 1 neto) e a ciencia como investigador em fisica teorica junto com um extenso programa de viagens e conferencias. Hawking possui uma enorme fortuna avaliada em 5 milhoes de libras, em parte, construida a partir do sucesso do seu livro de 1988 Uma Breve Historia do Tempo, que vendeu 10 milhoes de copias.

Hawking e portador de esclerose lateral amiotrofica (ELA) uma doenca rara degenerativa que paralisa os musculos do corpo sem, no entanto, atingir as funcoes cerebrais, sendo uma doenca que ainda nao possui cura.

A doenca foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 teve que submeter-se a uma traqueostomania em decorrencia do agravamento da ELA apos ter contraido uma pneumonia e, desde entao, utliza um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus bracos e pernas, assim como do resto da musculatura voluntaria, incluindo a forca para manter a cabeca erguida, de modo que a sua moilidade e praticamente nula.

Em 9 de Janeiro de 1986, foi nomeado pelo falecido Papa Joao Paulo II, membro da Pontificia Academia das Ciencias.

Em 1993 participou num episodio da serie Star Trek: The Next Generation, em uma cena em que e um holograma, conjuntamente com Newton e Einstein, a jogar cartas com o personagem Data.

Em 1994 participou na gravacao do disco da famosa banda Pink Floyd, The Division Bell, fazendo a voz digital no tema "Keep Talking".

Fez igualmente algumas participacoes em The Simpsons, Futurama, Dexter's Laboratory, The Fairly OddParents, Family Guy e no cartoon Dilbert. Recentemente fez uma participacao numa propaganda do Discovery Channel chamada, Eu amo o Mundo, onde disse "Boom De Ya Da".

Em 2012 participou de um episodio de The Big Bang Theory, onde mantem uma conversa com Sheldon Cooper.

Mais recentemente participou na cerimonia de abertura dos Jogos Parolimpicos de Verao 2012 que tiveram lugar em Londres entre 29 de Agosto e 9 de Setembro de 2012.

Hawking religiosamente se descreve como ateista agnostico. Ele repetidamente tem feito uso da palavra "Deus" em suas obras literarias e discursos, porem segundo ele mesmo, no sentido metaforico e relativo. Sua ex esposa Jane afirmou que durante o processo de divorcio, ele se descreveu como ateu. Hawking declarou que nao e religioso no sentido comum, e que acredita que "o universo e governado pelas leis da ciencia. As leis podem ter sido criadas por um Criador, mas um criador nao intervem para quebrar essas leis". Hawking comparou a ciencia e a Religiao durante uma entrevista, dizendo "ha uma diferenca entre a Religiao, que se baseia na autoridade, e a ciencia, que se baseia na observacao e na razao. A ciencia vai ganhar porque ela funciona".

Em algumas partes dos seus livros, Hawking tambem parece seguir uma linha de pensamento baseado em Einstein ou Leibniz, que se aproxima bastante do Deismo no que tange a admiracao e o deslumbre pela ordem presente no universo, maos nao implica necessariamente a admissao da existencia de deidade(s) por tudo responsaveis como fazem os Deistas. Numa obra sua  "Uma breve historia do tempo" ele cita que "tanto quanto o universo teve um principio, nos poderiamos supor que tenha um criador". Ainda na mesma obra literaria, ele diz que "no entanto, se nos descobrirmos uma teoria completa... entao nos conheceriamos a mente de Deus".

Porem, no seu mais recente e polemico livro "O Grande Projecto", Hawking contradiz as suas antigas declaracoes sobre a ideia de um criador e afirma que "Deus nao tem mais lugar nas teorias sobre a criacao do universo, devido a uma serie de avancos no campo da fisica". No livro, numa declaracao controversa, afirma que "Por haver uma lei como a gravidade, o universo pode e ira criar a ele mesmo do nada.  A criacao espontanea e a razao pela qual algo existe ao inves de nao existir nada, e a razao pela qual o universo existe, pela qual nos existimos", dizendo que o Big Bang foi simplesmente uma consequencia da lei da gravidade. Hawking tambem cita a descoberta, feita em 1992, de um planeta que orbita fora do sistema solar, como um marco contra a crenca de Isaac Newton de que o universo nao poderia ter surgido do caos.

Os principais campos de pesquisa de Hawking sao cosmologia teorica e gravidade quantica. Em 1971, em colaboracao com Roger Penrose, provou o primeiro de muitos teoremas de singularidade, os mesmos teoremas fornecem um conjunto de condicoes suficientes para a existencia de singularidade no espaco-tempo. Este trabalho demostra que, longe de serem curiosidades matematicas que aparecem apenas em casos especiais, singularidades sao uma caracteristica generica da relatividade geral.

Hawking tambem sugeriu que, apos o Big Bang, primordiais ou mini buracos foram formados. Com Bardeen e Carter, ele propos as quatro leis da mecanica do buraco negro, fazendo uma analogia com termodinamica .  Em 1974 ele calculou que os buracos negros deveriam, termicamente criar ou emitir particulas subatomicas, conhecidas hoje  como a radiacao Hawking, alem disso, tambem demostrou a possivel existencia de mini buracos negros. Hawking tambem participou nos primeiros desenvolvimentos da teoria de inflacao cosmica no inicio da Decada de 80 com outros fisicos tais como Alan Guth, Andrei Linde e Paul Steinhard, teoria que tinha como proposta a solucao dos principais problemas do modelo padrao Big Bang.

O asteroide 7672 Hawking e assim chamado em sua homenagem.

Entre outras curiosidades e historias acerca do mesmo das quais poderei fazer um traalho mais tarde achei curioso que Stephen Hawking e um dos cientistas mais famosos do Seculo XX e XXI no entanto entre outras coisas que o seu estado debilitado o impede de fazer e assinar o seu nome, desde de 1979 que Hawking nao faz uma assinatura por si proprio. Fe-lo pela ultima vez quando foi eleito Professor de Matematica, na mesma catedra que, um dia, fora ocupada por Isaac Newton. Havia um livro enorme que todos os professores da Universidade deveriam assinar. Depois de mais de um ano de ali lecionar, alguem notou que Hawking ainda nao tinha assinado. Segundo ele trouxeram-lhe o livro e ele assinou com certa dificuldade. Aquela foi a ultima vez que escreveu o seu nome.

Outro facto que achei estranho mas ao mesmo tempo curioso enquanto escrevia neste artigo sobre Hawking, era, como e que aquele que e considerado um dos maiores fisicos de todos os tempos e um dos melhores cientistas do seculo nunca foi nomeado Premio Nobel da Fisica? Fiz algumas pesquisas de investigacao na internet e obtive uma resposta bastante convincente, a principal razao e que as teorias de Hawking jamais foram comprovadas, e as regras ditam quem pode ser o vencedor de um Premio Nobel embora subjectivas apontam para que Hawking seja um candidato pouco provavel.

Os criterios do julgamento dizem que o premio deve ser dado " a pessoa que fez a mais importante descoberta ou invencao no campo da fisica", geralmente no ano anterior. As mesmas normas estao no testamento de Alfred Nobel, e jamais foram alteradas.

Por muito tempo Hawking se dedicou majoritariamente a pesquisa de buracos negro, e mais especificamente a teoria que emitiam a "radiacao Hawking". O problema e que, ate hoje, ninguem observou directamente um buraco negro, muito menos testou a existencia da radiacao que leva o seu nome.

Como dizem outros fisicos tal como Matthew Pitkin, o facto de Hawking nunca ter recebido o Premio Nobel da Fisica nao dminui em nada a sua importancia e o valor do seu trabalho.

- Livros:

. Uma Breve Historia do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros (1988).
. Buracos Negros, Universos-Bebes e outros Ensaios (1994).
. O Fim da Fisica (1994).
. A Natureza do Espaco e do Tempo (1996) em co-autoria com Roger Penrose.
. Uma Breve Historia do Tempo Ilustrada (1997).
. O Universo numa Casca de Noz (2001).
. O Futuro do Espaco-Tempo (2005) em co-autoria com Alan Lightman, Kip Thorne, Igor Novikov e Timothy Ferris.
. Os Genios da Ciencia: Sobre os Ombros de Gigantes (2005).
. Uma Nova Historia do Tempo (2005) em co-autoria com Leonard Mlodinow.
. Brevissima Historia do Tempo (2007) em co-autoria com Leonard Mlodinow.
. George e o Segredo do Universo (2007) em co-autoria com Lucy Hawking (Jornalista, Romancista e filha de Stephen Hawking). As ideias e conceitos da Fisica e Astrofisica de Hawking sobre o Universo, contadas em enredos de uma aventura voltada para criancas.
. O Grande Projecto (2011) em co-autoria com Leonard Mlodinow.

- Premios, Titulos e Medalhas:

. 1975 - Medalha Eddington.
. 1976 -  Premio Dannie Heineman da Fisica Matematica.
. 1976 - Medalha Hughes.
. 1976 - Medalha Maxwell.
. 1979 - Medalha Albert Einstein.
. 1981 -  Medalha Franklin.
. 1982 - Ordem do Imperio Britanico (Comandante).
. 1985- Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society. (RAS).
. 1986 - Membro da Pontificia Academia das Ciencias.
. 1987 -  Medalha Dirac.
. 1988 - Premio em Fisica da Fundacao Wolf.
. 1989 - Premio "Principe das Asturias" da concordia (contribuicao a paz, entendimento, etc).
. 1989 - Titulo de "Companheiro de Honra" da Rainha Elizabeth II.
. 1994 - Participou da musica Keep Talking, "The Division Bell" dos Pink Floyd, se assumindo um fa da conhecida banda.
. 1999 - Premio "Julius Edgar Lilienfeld" da Sociedade Americana de Fisica.
. 2003 - Premio "Michelson Morley" da Case Western Reserve University.
. 2003 - Medalha Oskar Klein.
. 2006 - Medalha Copley da Royal Society.
. 2008 - Premio Fonseca.
. 2009 - Medalha Presidencial da Liberdade.
. 2012 - Fundamental Physics Prize (FPP).

                                                  
Nao vejo com bons olhos a forma como Hawking fala de Deus nos seus livros, certa vez disse algures num post de um amigo do facebook que a Religiao e a politica eram assuntos compativeis de se poderem discutir em conjunto mas que por vezes nem sempre conseguiam sentar-se a mesma mesa de forma cordial, diplomatica e amigavel com a Religiao e a ciencia penso que tambem nao e diferente. Penso que Hawking jamais deveria ter passado para as suas obras algumas das suas teorias tem coisas que por mais importantes que sejam devemos guardar para nos ou que nao deveria falar dos seus pensamentos pessoais nas suas obras como dizer no seu livro "Grande Projecto" que Deus nao criou o universo "Nao ha lugar para Deus nas teorias de criacao do universo". Eu creio que ele o diz apenas porque penso que o mesmo embora nao se assuma como tal e mesmo ateu.

Nao vamos tirar o valor as suas obras e pesquisas por isso Hawking e um Cientista um Fisico e os fisicos creem mais nas coisas visiveis se Hawking fosse um Padre ou um Teologo creio que o mesmso falaria e pensaria de outra maneira.

Tambem eu sou crente em Deus mas desde de a muito que nao sou tao crente na Religiao, creio e defendo que Deus deve estar nos nossos coracoes e mentes assim como o seu filho Jesus Cristo e nao na Religiao. Digo isto talvez por em tempos ter tido uma experiencia mais desagradavel numa identidade religiosa que se intiulava como Religiao e ao mesmo tempo hoje digo que nao passava de uma seita religiosa, nao vou citar o nome para nao criar polemica e desagrado tal como por vezes Hawking criou com as suas afirmacoes. Tambem eu muitas vezes me tenho perguntado como seria possivel Deus criar o universo? Como e possivel alguem ser eterno! Entao qual e o principio da eternidade? Se Deus criou o universo, os ceus e a terra onde vivia ele antes da criacao? Sao perguntas para as quais acho que a propria ciencia nao tem resposta de forma convincente quanto a mim continuo a acreditar e a ter fe apesar de por vezes perguntas e questoes do genero me passarem pela cabeca, por isso penso que Hawking nao deve ser desvalorizado e desacreditado ou ate criar-se uma certa antipatia pelo mesmo pelas suas afirmacoes mais polemicas. Na vida posso dizer que vi gente que nao era crente em Deus nao deixar de serem boas pessoas e praticarem ate actos de bondade e vi gente que era crente em Deus cometerem erros atras de erros, cometendo adulterio, roubos, blasfemia, etc. Apenas Acho que Hawking nao deveria transmitir certas teorias suas ou pensamentos pessoais para as suas obras literarias.


Richard John Cyril Allen (Dronfield, 1 de Novembro de 1963), mais conhecido como Rick Allen, e um Baterista ingles, membro da banda de Rock britanica Def Leppard.

Baterista que iniciou a sua carreira profissional muito jovem, com apenas 15 anos de idade. Em 1978 entra para os Def Leppard que com a saida do Baterista Frank Noon se encontravam em processo de renovacao e com a falta de um Baterista. Nesse mesmo ano, Allen e a banda lancam um mini-LP Def Lepard. Aos 16 anos abandona em definitivo os estudos escolares tornando-se Baterista em tempo integral. Allen tinha a particular caracteristica de apresentar-se nos concertos sem camisa, calcando um par de tenis sem meias, vestindo luvas pretas e vestindo uns calcoes que reproduziam a bandeira da Gra-Bretanha. Esse visual era a imagem que o tinha tornado famoso no mundo inteiro.

Ja em 1980, faz a sua estreia oficial em disco com a banda no disco On Trough the Night, High and Dry, muito elogiado e Pyromania, um enorme sucesso. Allen foi particularmente muito elogiado pela critica especializada por sua tecnica, considerada esplendida, chegando mesmo a ser comparado com Baterista de Rock da velha guarda mais mais experientes que o jovem Allen como Keith Moon (The Who e Plastic Ono Band) e John Bonhman (Led Zeppelin, Band of Joy e Terry Web and the Spiders) era ja apontado como um dos melhores bateristas do mundo para o futuro se nao se perdesse o que as vezes acontece no mundo da musica pelo mesmo estar muito envolvido com vicio de alcool, drogas leves e pesadas.

Em 31 de Dezembro de 1984, ao dirigir-se para uma festa de ano novo na casa da sua familia em Sheffield, Allen, entao um jovem de 21 anos, dirigia o seu Corvette quando foi ultrapassado por um Alfa Romeo. O motorista do mesmo desafiou nitidamente o jovem famoso Baterista para uma corrida e nao o deixou passar, sempre colocando-se a frente do Corvette de Allen bloqueando o caminho. Em sua louca corrida tipico de um jovem de 21 anos ao volante de um carro desportivo e potente para ultrapassar o Alfa Romeo e o seu condutor Allen ficou sem ver uma curva que estava a sua frente e perdeu o controlo do seu carro que certamente ia a alta velocidade, caindo por um paredao de pedra em um campo. Ele foi arremasado para fora do carro, ficou com o braco esquerdo arrancado por causa do cinto de seguranca que estava mal cortado o mesmo acabou quase por funcionar como uma lamina tendo cortado o braco de Allen. O carro ficou totalmente danificado e de cabeca para baixo. com a sua namorada Miriam Barendesen presa em seu assento. Ela nao se feriu gravemente, e encontrou Allen caido no campo. Eles foram ajudados de pronto por uma enfermeira que passava pelo o local, e foram logo levados para um hospital. Inicialmente os medicos conseguiram fazer uma cirugia milagrosa que foi conseguir reimplantar o braco em Allen, mas por causa das infeccoes do mesmo e para que a mesma infeccao nao se espalhasse para o resto do corpo, tiveram que remover novamente o braco ao jovem Baterista que parecia estar com a promisora carreira acabada. Ele deixou o hospital tres semanas e meia depois, com uma recuperacao estimada em pelo menos seis meses no minimo, ja pensava em aprender a tocar bateria com um so braco.

O acidente de Allen prejudicou imenso a banda e seus elementos que se viram assim obrigados a cancelar todos os concertos e comprimissos profissionais por quatro anos. Entre esses comprimissos estavam as apresentacoes no Rock in Rio, no comeco de 1985.

Allen e os Def Leppard so retomariam profissionalmente com o album Hysteria, em 1988. Allen entretanto abandona o visual que o caracterizava e regressa de camiseta, jeans, sem luvas e a tocar descalco. Para as suas apresentacoes ele usa uma bateria feita especialmente para ele e cujo uma das particularidades esta nos controlos de ritmo estarem todos nos pes, o que lhe permite tocar apenas com seu unico braco, seguem-se os albuns Adrenalize (1992), Retro-active (1993), Vault: Def Lepard's Greatest Hits (1995), Slang (1996), Euphoria (1999), X (2002), Best of Def Lepard (2004). Rock of Ages: The Definitive Collection (2005), Yeah! (2006), Song from the Sparkle Lounge (2008) e por fim ate a data Mirrorball (2011). Allen veem se apresentando com os Def Lepard sempre com muito sucesso e sendo sempre muito acarinhado pelos inumeros fans.

Discografia:

Com os Def Lepard:

. Def Lepard Ep (mini-LP 1978).  
. On Through the Night (1980).
. High and Dry (1981).
. Pyromania (1983).
. Hysteria (1988).
. Adrenalize (1992).
. Retro-Active (1993).
. Vault: Def Lepard Greatest Hits 1980-1995 (1995).
. Slang (1996).
. Euphoria (1999).
. X (2002).
. Best of Def Lepard (2004).
. Rock of Ages: The Definitive Collection (2005).
. Yeah! (2006).
. Songs from the Sparkle Loung (2008).
. Mirrorball (2011).
                                                      

Segundo diz o site oficial dos Def Lepard, o companheiro de banda de Allen, Joe Elliot afirma que "Rick e um melhor Baterista agora do que quando tinha dois bracos". 

Allen fundou junto com a sua esposa, Lauren Monroe uma ONG (Organizacao Nao Governamental) chamada The Raven Drum Foundation "A fundacao Corvo Tambor" com destino e intencao a ajudar pessoas com deficiencias fisicas. 


Christopher D'Olier Reeve (Nova Iorque, 25 de Setembro de 1952 - Mount Kisco, 10 de Outubro de 2004) foi um Actor e posteriormente ao seu acidente realizador de cinema norte-americano. Seu papel mais famoso e que imortalizou o seu nome no mundo da setima arte foi como o Super-Homem, numa serie de quatro filmes. Apos sofrer um acidente a cavalo (queda numa prova de Hipismo), passou a liderar uma campanha pela legalizacao de pesquisas com celulas-tronco. Faleceu de uma grave infeccao, em virtude do seu fraco estado de saude.  

Chris Reeve atingiu a fama mundial ao protagonizar o papel de Superman no cinema com 26 anos de idade, mas ja era Actor desde dos 14 anos de idade, tendo feito os seus estudos em prestigiadas escolas de artes cenicas. Iniciou a sua carreira com pequenas participacoes no teatro e televisao, obteve o seu primeiro papel de maior importancia em Alerta Vermelho: Netuno Profundo, em 1977. Mesmo depois do Superman embora tivesse participado em outros bons filmes, tais como Em Algum Lugar no Passado (1980) e Vestigios do Dia (1993) Reeve nunca conseguiu se livrar do estereotipo do Homem de Aco.

Na Primavera de 1995, mais exactamente no dia 27 de Maio, apos um acidente (queda de um cavalo durante uma prova de obstaculos em Hipismo) o deixou tetraplegico devido a uma fratura nas suas duas primeiras vertebras cervicais, o que acabou por provocar um diagonostico clinico em que a sua medula espinal estava gravemente lesionada. Uma enorme luta para sobreviver, Reeve de inicio pediu para lhe desligarem as maquinas quando ele recuperou do coma porem conseguiu ultrapassar todas as fases menos boa e aprendeu a viver mediante o estado em que agora se encontrava. Um ano depois, foi aclamado em pe na cerimonia do Oscar. A partir dai deixou de lutar nas telas de cinema contra ao crime e aos viloes aproveitando o uso dos seus super poderes de Superman e a sua luta passou a ser outra. Reeve entre outras passou o resto da vida a lutar por pesquisas celulas-tronco e criou a Christopher Reeve Paralysis Foundation "Fundacao Paralisia Christopher Reeve", visando a intencao de melhorar a condicao de vida de pessoas como ele, vitimas de algum tipo de paralisia (e pior que isso muitas vezes vitimas da discriminacao social). Em 27 de Janeiro de 1996, foi condecorado com a Ordem Bernard O'Higgins, como reconhecimento a defesa publica que fez dos actores chilenos durante a ditadura do Presidente e General Pinochet (1915-2006). Em Setembro de 2003, ganhou o Premio Lasker.

Morreu em 10 de Outubro de 2004 aos 52 anos, era ainda muito jovem de facto mas o seu estado de saude estava cada vez mais fragilizado desde da altura do tragico acidente, foi vitima de um infarto causado por uma infeccao. Era casado desde de 11 de Abril de 1992 com a tambem actriz Danna Reeve (1961-2006), que conhecera a 30 de junho de 1987 em Williamstown. Dana, desde do tragico acidente de Christopher Reeve, como esposa dedicada passou unicamente a dedicar-se exclusivamente a cuidar do esposo, uma tarefa que se provou laboriosa devido a gravidade da sua condicao fisica e o seu estado de saude tambem nao era o melhor.

Ela, Danna Reeve, tambem veio a morrer dois e anos e pouco depois do marido, quase que se poderia dizer unidos ate na morte, foi vitima de um cancro pulmonar. Da uniao entre ChristopherReeve e Danna Reeve nasceu um filho, Will Reeve. Christopher tinha mais dois filhos de uma relacao anterior, Matthew Reeve e Alexandra Reeve, frutos de uma relacao anterior de dez anos (1977-1987) com a modelo inglesa Gae Exton. Seu ultimo filho, Will, foi adoptado pelo tambem Actor Robin Williams, com quem Christopher sempre mantera uma forte amizade. No inicio da carreira de ambos, Reeve fez mais sucesso e ajudou Williams, que por sua vez e apos o acidente comecou a retribuir a antiga ajuda. Com a morte de Reeve e logo apos a morte de Danna, Robin adoptou Wiil e o criou como seu proprio filho, dando um enorme exemplo nao so de gratidao pelo que Reeve fizera por si mas tambem uma enorme licao de humanismo algo cada vez mais dificil de encontrar nos dias de hoje, infelizmente.

Carreira no Cinema e Televisao:

. Alerta Vermelho: (Netuno Profundo)-(1977).
. SOS Submarino nuclear (Gray Lady Down)-(1978).
. Superman: O Filme (Superman)-(1978).
. The Muppets Go Hollywood (TV)-(1979).
. Superman II: A Aventura Continua (Superman II)-(1980).
. Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time)-(1980).
. Armadilha Mortal (Deathtrap)-(1982).
. Monsenhor (Monsignor)-(1982).
. O Teatro Dos Contos de Fadas- A Bela Adormecida (Faerie Tales Theatre- Sleeping Beauty) (TV)-(1983).
. Superman III (Superman III)-(1983).
. Os Bostonians (The Bostonians)-(1984).
. The Aviator (1985).
. Anna Karenina (Anna Karenina) (TV)-(1985).
. Armacao Perigosa (Street Smart)-(1987).
. Superman IV: Em Busca da Paz (Superman IV: The Quest for Peace)-(1987).
. Troca de Maridos (Switching Channels)-(1988).
. The Great Escape II: The Untold Story (TV)-(1988).
. Guerra de Paixoes (The Rose and the Jackal) (TV)-(1990).
. Earthday Birthday (1990).
. Busca Desesperada (Bump in the Night) (TV)-(1991).
. Death Dreams (TV)-(1991).
. Improprio para Menores (Noises Off...) (1992).
. Segredos Mortais (Mortal Sins) (TV)-(1992).
. Pesadelo do Passado (Nightmare in the Daylight) (TV)-(1992).
. O Lobo do Mar (The Sea Wolf) (TV)-(1993).
. Vestigios do Dia (The Remains of the Day)-(1993).
. Morning Glory (TV)-(1993).
. Apenas Bons Amigos (Speechless)-(1994).
. A Cidade dos Amaldicoados (Village of The Damned)-(1995).
. Sem Suspeita (Above Suspicion)-(1995).
. Black Fox - A Raposa Negra (Black Fox) (TV)-(1995).
. Raposa Negra - Torturado Pelo Odio (Black Fox: Good Man and  Bad) (TV)-(1995).
. Raposa Negra 2 - O Preco da Paz (Black Fox: The Price of Peace) (TV)-(1995).
. A Step Toward Tomorry (1996).
. Without Pity: A Film About Abilities (TV - Narrador)-(1996).
. Janela Indescreta (Rear Window (filme 1998)) (TV)- (1998).
. The Toughest Break: Martin's Story (TV- Narrador)-(1998).
. Smallville (dois episodios - Dr. Swann)-(2002).

 
Sei que este trabalho e insuficiente para mudar algumas mentes da sociedade em relacao a discriminacao muitas vezes sofrida por pessoas com problemas e capacidades fisicas como Stephen Hawking, Rick Allen, Christopher Reeve, na verdade o ser humano preocupa-se muito com outras coisas como a discriminacao racial, preocupam-se muito se na Africa do Sul os brancos ou os negros sao vitimas de racismo mas muitos nao se preocupam por exemplo em ajudar um cego a atravessar uma estrada na avenida mais movimentada da cidade.

Tive um enorme prazer novamente em escrever uma cronica que me exigiu muito trabalho e horas de pesquisa mas sinto-me recompensado so por saber que algumas pessoas vao poder ler isto e talvez pensar um pouco, pelo menos poderao ver que Hawking com uma fortuna acumulada em mais de 10 milhoes de libras nao deve ser assim tao coitadinho como a sociedade discriminatoria o considera, quantos desses que o discriminam injustamente passam mais de metade do mes rezando para que o fim do mesmo chegue para receberem um ordenado mensal e que passado dias ja andam a contar os trocos, mesmo outros cientistas ate mesmo Fisicos como Hawking nao conseguem ser superiores a ele. Quantos bateristas amadores e ate profissionais nao gostariam de estar no lugar de Rick Allen, o tal Baterista que apos levar o braco amputado surpreendeu o mundo porque todos diziam que Allen nunca mais ia voltar a tocar bateria, antes de me despedir so posso mesmo dizer que a sociedade caro leitor as vezes e muito injusta. Espero que este meu trabalho lhe tenha agradado fico feliz se tal acontecer porque o mesmo tambem foi feito a pensar em si, caro(a) leitor(a).
                            
                                                                                                            Manuel Goncalves





















































3 comentários:

  1. Um trabalho inteiramente dedicado a todos os Stephen Hawking's que andam por esse mundo fora que contra tudo e contra a todos apresentam bom trabalho e mostram que afinal e a sociadade que muitas vezes os discrimina que esta errada. Sao pessoas como Hawking que atingem uma fama fora de comum numa area de estudo nada facil e bastante complicada que sao bons exemplos e acabam um pouco por se tornarem embaixadores da causa de defesa do cidadao anonimo que tem os mesmos problemas.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns também pela persistência da tua pesquisa para este texto. Todos os seres humanos têm o seu lugar no mundo, sejam eles quem forem. Muitas pessoas tocam-nos pela sua alma, pela forma como são, pela sua personalidade, não importa se são baixos ou altos, fortes ou fracos fisicamente. A alma supera sempre o corpo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manuela penso que tens razao, alias penso que devemos sempre pensar bem duas vezes antes de avaliar-mos alguem somente pelas aparencias e de ferir aqueles que amamos, desculpa so hoje publicar o teu comentario nao sei o que se passou mas realmente estava la a espera de ser publicado na pagina de comentario mas na pasta de spam, nao sei porque isso aconteceu!!! E uma pagina que raramente abro mas hoje abrim porque andava a fazer uma revisao.

      Eliminar