Página

domingo, 2 de março de 2014

Os Dois Papas Portugueses

 
 
Pensava eu ate a bem pouco tempo que apenas um Papa na Historia da Igreja Catolica tivesse sido portugues e no fim recentemente tomei conhecimento que nao muitos mais apenas mais um, foram na realidade dois os portugeses que ocuparam o lugar e a cadeira de Pedro, afinal estamos sempre a aprender ou nao fosse a vida penso que entre outras coisas uma licao.

Quem me conhece sabe que embora nao seja a minha area profissional a minha especialidade e vocacao e tudo o que esteja relacionado com Historia, era isso que eu gostava de ter estudo mas nao tive oportunidades para isso, a vida nao e facil e muitas vezes nao e aquilo que queremos, estudar quando era seu tempo nao me deram condicoes para isso entretanto a vida tomou um rumo em que a falta de tempo e disponibilidade nao o permite. Quando criei este blog uma das ideias era sobretudo poder-me dedicar ainda que de forma amadora a fazer trabalhos de pesquisa nas mais diversas areas e realmente uma das minhas paixoes, embora tenha a paixao pela Historia em si a mesma nos ultimos tempos mesmo aqui no blog tem sido um pouco posta de parte e quando a cronica apresentada envolve a mesma materia e um pouco de forma secundaria porem desta vez nao vai ser assim.

Sem duvida que nos varios seculos da Igreja Catolica em relacao a outras nacionalidades os Papas de nacionalidade italiana estiveram muito em destaque, talvez durante varios seculos o factor do coracao da Igreja Catolica estar no Vaticano que por sua vez se encontra situado em Roma por sua vez capital de Italia tivesse provavelmente de facto algum peso.

Ate a eleicao de Joao Paulo II a 16 de Outubro de 1978 primeiro Papa de nacionalidade polaca e primeiro Papa de origem eslava o Papa eleito era sempre de nacionalidade italiana desde do Papa Adriano VI de nacionalidade holandesa eleito a 9 de Janeiro de 1522. Foi entao uma tradicao com 456 anos quebrada por alguem que vei-o de onde menos se esperava ja que o Cardeal Karol Jozef Wojtyla nao passava de um ilustre desconhecido quando se iniciou o conclave que o elegeu e deu origem a Joao Paulo II. Da mesma tradicao dos Papas italianos durante mais de quatro seculos surgiram 46 Papas o que de facto da uma media de 9.91 anos quase 10 anos a cada um de Papado realmente nao e muito visto que so Joao Paulo II foi Lider da Igreja Catolica por cerca de 27 anos nem mais nem menos do que 9665 dias. Durante a Historia da Igreja Catolica foram eleitos agora ja a contar com o Papa Francisco 266 Papas e dos quais 212 eram de nacionalidade Italiana significa entao que apenas 54 Papas nao eram Italianos o que vem a dizer que os cardeais italianos de uma forma ou de outra sempre tiveram muita forca e sempre uma palavra a dizer dentro da Igreja Catolica sobretudo quando chega a hora de um novo conclave.

Em titulo de curiosidade antes de partir para o assunto em si da cronica deixo aqui uma lista da nacionalidade de todos os Papas e mais algumas curiosidades:

. 212 italianos.
. 17 franceses.
. 11 gregos.
. 6 sirios.
. 6 alemaes.
. 3 espanhois.
. 3 norte-africanos.
. 2 dalmatas (croatas).
. 2 portugueses.
. 1 israelita.
. 1 ingles.
. 1 nerlandes (holandes).
. 1 cretense (grego).
. 1 polaco.
. 1 argentino.

De todos estes o que teve o papado mais longo foi justamente o primeiro Pedro hoje conhecido por Sao Pedro e por ser o Discipulo mais chegado de Jesus Cristo o mesmo Papa Pedro foi Papa por cerca de 37 anos alguns apontam mesmo para um Papado de 13514 dias entre o ano 30 e o ano 67 mas nada e certo ja que nao ha certeza da data do fim do pontificado. O Papa que teve o Papado da historia ao contrario do que eu pensava e muito julgo que tambem nao foi o antecessor de Joao Paulo II o Papa Joao Paulo I com 33 dias de Papado passados entre 26 de Agosto e 28 de Setembro de 1978 mas sim Urbano VII que foi Papa por apenas 12 dias entre 15 de Setembro e 27 de Setembro de 1590, isto porque nao se considera na lista de Papas a eleicao do Papa eleito Estevao II sucessor de Sao Zacarias Estevao II foi eleito mas morreu poucos dias depois de apoplexia e nao chegou a ser consagrado Papa. O Anuario Pontificio incluiu este Estevao II na lista de Papas ate ao concilio do Vaticano II (1962-1965) declarar que ele nao fora Papa, esta agora na opniao de cada um considera-lo Papa ou nao de qualquer forma foi nao de forma consagrada Papa por 3 dias entre 23 de Marco e 26 de Marco de 752. Entre outras curiosidades apontam para um facto que afirmam que o Vaticano esconde a anos da eleicao de um Papa que no fundo era uma Papisa ou seja uma mulher e da eleicao de um Papa que era uma crianca de 12 anos, Bento IX nasceu em Roma entre 1012 e 1020. Foi Papa da Igreja Catolica em tres ocasioes entre 1032 e 1048 sendo a primeira ocasiao em 1 de Agosto de 1032, Bento IX foi posto e deposto por 3 vezes.

Fica complicado considerar-se Sao Damaso I como um Papa Portugues porque ele nasceu em territorio hoje portugues mas antes da fundacao do mesmo Pais pelo que legitimamente se pode considerar nao Portugues dai talvez a duvida que o mesmo fosse um Papa Portugues e de facto uma incerteza. Pessoalmente considero o mesmo como portugues e aqueles que afirmam que o mesmo e hispano ou espanhol deverao entao recordar-se que o Reino de Portugal foi criado apos tornar-se independente de outros reinos em 1143 e que oficialmente ficou reconhecido como Reino para todos apos o Papa Alexandre III o reconhecer como tal em 1179 enquanto o Reino de espanha so viria a surgir em 1469 depois da uniao dos reinos de Leao, Navarra, Castela e Aragao. Se formos por ai tambem nao se poderia considerar por exemplo D Afonso Henriques portugues porque nasceu fora de Portugal e mesmo antes do mesmo surgir. E um facto que o mesmo tera nascido realmente nascido 838 anos antes da fundacao de Portugal.


Sao Damaso (Portugal, 305 - Roma 11 de Dezembro de 384) foi Papa de 366 ate a data da sua morte.

Damaso nasceu em territorio actualmente portugues, havendo quem defenda a hipotese de ter nascido mais especificamente na cidade berco de Portugal, Guimaraes ou em Idanha-a-Velha a altura integrantes do Imperio Romano, actualente Portugal. A sua epoca foi coincidente com a ascensao de Constantino e a adopcao do Cristianismo como Religiao Oficial do Imperio Romano.

Em Outubro de 366 possivelmente ja com 61 anos, Damaso I conseguiu, apos vencer em lutas sangrentas o seu mais directo concorrente e adversario Ursino e ocupar o trono Papal.

Foram necessarios dois anos de lutas sangrentas e chacinas,houve tambem algumas vidas perdidas em batalhas para que Damaso chegasse entao ao papado. As batalhas entre os bandos seguidores dos dois postulantes foram de tal forma violentas que somente em apenas um dia de batalha foram recolhidos do campo da mesma 137 corpos mortos. Acusado por seus adversarios de assassinato, Damaso teve que se defender perante um tribunal imperial. Porem o entao Imperador romano Valentiniano I apoiava Damaso e no ano 378 ele foi absolvido, enquanto por sua vez o seu inimigo Ursino teve bem menos sorte e acabara por ser desterrado.

Esse processo deu a Damaso I a oportunidade de ajustar as relacoes entre a justica civil e a eclesiastica. O Estado passou a reconhecer oficialmente a competencia da Igreja em materia de fe e de moral, enquanto tomava a seu encargo a exucucao das sentencas ditadas pelo tribunal episcopal.

Damso I foi um dos mais notaveis Papas do Seculo IV tendo sido eleito a 1 de Outubro de 366 sendo o seu antecessor Liberio e tendo o fim do pontificado a 11 de Dezembro de 384 sendo sucedido por Siricio, Damaso foi o 37o Papa da Igreja Catolica, defendendo sempre a Igreja de Roma contra eventuais cismas, enviando legados ao Primeiro Concilio de Constantinopla, e tambem foi um Escritor de enorme merito reconhecido, Autor de valiosos epigramas e das importantes cartas sinodais. Damaso I tambem foi o Papa que encomendou a Jeronimo de Estridao uma revisao da versao latina da Biblia, a mesma viria a ficar conhecida como Vulgata Latina, ainda hoje a mesma revisao e considerada uma das mais importantes traducoes biblicas.

O entao Papa Damaso I foi tambem o primeiro o primeiro Papa a usar com devoltura o Anel do Pescador, com o simbolo de Sao Pedro, que ao contrario de hoje, era passado de pontifice para pontifice, assim que confirmada a sua morte, como simbolo da sua autoridade pastoral. O anel com a egide de Pedro, o primeiro Papa, ja nao existe, pois foi destruido.

Os imperadores romanos (incluindo Constantino) continuaram a conservar o oficio de Pontifice Maximo (Pontifex Maximus) ate 376 ate que o Imperador Graciano por razoes cristas, o recusou, ja que reconhecia-o como idolatria e blasfemia. Existem registos de que, em torno do ano 378 Damaso era entao nomeado Pontifice ou "Pontifex", embora nao fosse chamado de Pontifice Maximo, termo que aparece na Biblia para descrever homens abencoados (Hebreus 5, 14), e em casos o proprio Jesus (Hebreus 3, 1).

Damaso I e citado no livro "Peregrino da America" como um Poeta portugues (Livro II).
                                                                   
Dados pessoais de Damaso I:

Nome: Damaso I.
Nascimento: Guimaraes ou Idanha-a-Nova, 335, Territorio do futuro Portugal.
Morte: Roma, 11 de Dezembro de 384. (79 anos).
Eleicao: 11 de Outubro de 366.
Fim do Pontificado: 11 de Dezembro de 384.
Antecessor: Liberio.
Sucessor: Siricio.
                                                                
                                                                         
Joao XXI nascido como Pedro Juliao Rebolo mais conhecido como Pedro Hispano (Lisboa, 1215 - Viterbo,20 de Maio de 1277) Foi Papa entre 20 de Setembro de 1276, ate a data da sua morte, tendo sido tambem um famoso Medico, Filosofo, Professor e Matematico portugues do Seculo XIII. Joao XXI nao deve ter sido um Papa notavel sobretudo pelo curto papado que teve de notar que entre o inicio do seu papado e a data da sua morte se passaram exactamente somente oito meses.

Alguns autores e historiadores indicam como data para o seu nascimento o ano de 1205, outros que foi antes em 1210, possivelmente em 1205 ou 1207 e outros ainda entre 1210 e 1220.

Pedro Juliao, ou Pedro Hispano, nasceu em Lisboa, no entao Reino de Portugal. em data nao conhecida, mas seguramente antes de 1226, filho de Juliao Rebelo, Medico, cujo profissao segue, e de Teresa Gil (embora o Filosofo e Professor portugues Luis Ribeiro Soares defenda que possa ter sido filho do chanceler de D. Sancho I, Mestre Juliao Pais).

O entao ainda Pedro Juliao futuro Papa Joao XXI talvez na altura estivesse longe de adivinhar o seu futuro comecou os seus estudos na escola episcopal da catedral de Lisboa, tendo tambem mais tarde estudado na Universidade de Paris (aqui mais uma vez a afirmacao pode estar rodeada de incertezas tal como estao na sua data de nascimento novamente alguns historiadores nao concordam com a afirmacao e afirmam que foi na Universidade de Montpellier) com mestres notaveis, como Sao Alberto Magno (um conhecido dominicano, Filosofo, Teologo, Naturista, Quimico germanico nascido em Lauingen na Baviera alema) e tendo como condiscipulos Sao Tomas de Aquino e Sao Boaventura, grandes nomes do cristianismo. La fosse em que Universidade fosse Pedro Juliao estudou medicina e teologia, dedicando especial atencao a palestras de dialetica, logica e sobretudo fisica e metafisica do filosofo grego Aristoteles.

Entre 1246 e 1252 ensinou medicina na Universidade de Siena, onde chegou mesmo a escrever algumas obras, de entre as quais se destacam o Tratado Summulae Logicales que foi o manual de referencia sobre a logica aristotelica durante mais de trezentos anos, nas universidades europeias, com 260 edicoes em toda a Europa, traduzido para grego e hebraico.

Prova da sua vastissima cultura cientifica encontra-se na obra De oculo, um tratado da oftalmologia, que conhece ampla difusao nas universidades europeias. Quando Miguel Angelo adoece gravemente dos olhos, devido a um arduo labor consumido na decoracao da Capela Sistina, encontra remedio numa receita de Pedro Juliao. De sua autoria, o "Thesaurus pauperum"  (Tesouro dos pobres), em que trata de varias doencas e suas curas, com cerca de uma centena de edicoes e traduzido para 12 linguas.

Ja no dominio da Teologia, e Autor de Comentarios ao pseudo-Dionisio e Scientia libri de anima. Encontra-se por publicar a obra De tuenda valetudine, manuscrita em Paris, dedicada a Branca de Castela,esposa do rei Luis VIII de Franca e filha de Afonso IX de Castela.

Antes de 1261, ano em que e eleito decano da Se de Lisboa, Pedro Juliao ingressa no sacerdocio. O entao rei Afonso III confia-lhe o priorado da Igreja de Santo Andre (Mafra) em 1263, posto que e elevado a conego e deao da Se de Lisboa, Tesoureiro-mor na Se do Porto e Dom Prior na Colegiada Real de Santa Maria de Guimaraes.

Apos a morte de Dom Martinho Geraldes, Pedro Juliao e nomeado Arcebispo de Braga pelo actual Papa da altura Gregorio X o eleva a Cardeal-bispo com o titulo de Tusculum-Frascati, da Diocese suburbicaria de Frascati, o que permite ao pontifice poder contar com os servicos medicos do sabio portugues. Regressa ao Arcebispado de Braga, ate ser nomeado o sucessor de, Dom Sancho. De volta a corte pontificia, Gregorio X mais uma vez da uma nova nomeacao ao Portugues elegendo e nomeando o mesmo como seu medico principal (arquiathros) em 1275.

A eleicao de Pedro Juliao, em conclave realizado em Viterbo, apos a morte de Adriano V, a 18 de Agosto de 1276, decorre num periodo muito perturbado que estavam relacionadas com tensoes politicas e religiosas e com alguns cardeais inclusivamente a sofrer actos de violencia fisica. Finalmente e eleito entao Papa a 13 de Setembro de 1276 e coroado justamente uma semana depois a 20 de Setembro e escolhe o nome de Joao passando a chamar-se Joao XXI, sendo o 187o Papa ate a data da sua morte a 20 de Maio de 1277.

Joao XXI ira macar o seu curto pontificado (apenas 8 meses) pela fedelidade para com o XIV Concilio Ecumenico de Liao. Ao tomar as redeas da Igreja Catolica apressa-se a mandar castigar, em um tribunal criado para o efeito, os que haviam molestado os Cardeais presentes no conclave que o elegera.

Embora realmente sem grande sucesso, decide levar por diante a missao encetada por Gregorio X de reunir a Igreja Grega com a Igreja do Ocidente. Esforca-se tambem por libertar a Terra Santa em poder dos turcos.

Tenta reconciliar grandes nacoes europeias, como Franca, Germania e Castela, dentro do espirito da unidade crista. Neste sentido, envia legados a Rudolfo de Habsburgo e a Carlos de Anjou, sem sucesso (e curioso lembrar que todas estas obras e feitos embora sem sucesso foram realizados todos durante o seu pontificado como se sabe de apenas 8 meses).

Pontifice dotado de rara simplicidade, recebe nas suas audiencias tanto os ricos como os pobres tratando a todos de igual modo. Dante Alighieri, um Poeta italiano (1265-1321), na sua famosa "Divina Comedia", coloca entao a alma de Joao XXI no Paraiso, entre as almas que rodeiam a alma de Sao Boaventura, apelidando-o de "aquele que brilha em doze livros", mencao clara a doze tratados escritos erudito pontifice portugues. O Rei Afonso X de Leao e Castela, o aabio, avo de Dom Dinis de Portugal, elogia-o em forma de cancao no "Paraiso", canto XII. Mecenas de artistas e estudantes, e tido na sua epoca por "egregio Varao de letras", "grande Filosofo", " Clerigo universal" e "completo Cientista, Fisico e Naturista".

Mais dado ao estudo em si que as tarefas pontificias, Joao XXI delega no Cardeal  Orsini, o futuro Papa Nicolau III, os assuntos correntes da Se Apostolica. Ao sentir-se doente abandona Roma e retira-se para a cidade de Viterbo, onde morreu a 20 de Maio de 1277, vitimado pelo desmoramento das paredes do seu aposento, estando o palacio apostolico em obras. E sepultado junto do altar-mor da Catedral de Sao Lourenco, naquela cidade. No Seculo XVI, durante os trabalhos de reconstrucao do Templo, os seus restos mortais sao transladados para um modesto e ignorado tumulo, mas nem mesmo ai encontraram repouso definitivo. Atraves do contributo da Camera Municipal de Lisboa, por Joao Soares entao seu presidente, mausoleu e colocado, a titulo definitivo, ao lado do Evangelho de Catedral de Viterbo, a 28 de Marco de 2000.

Dados pessoais de Joao XXI:

Nome: Pedro Juliao (Joao XXI).
Nascimento: Lisboa, entre 1205 e 1226.
Morte: Viterbo, 20 de Maio de 1277.
Eleicao: 20 de Setembro de 1276.
Fim do Pontificado: 20 de Maio de 1277.
Antecessor: Adriano V.
Sucessor: Nicolau III.

Resta-me terminar esta cronica desejando que a mesma tenha sido do agrado do leitor(a), sei que podera nao estar de acordo comigo. Realmente muitos continuam a considerar Sao Damaso como Papa considerando assim que somente um Papa foi portugues e esse foi Joao XXI, sao de facto opnioes pessoais quase como aquela do Santo Antonio ser de Lisboa ou de Padua. Agradeco de uma forma ou de outra o tempo que perdeu a ler este meu trabalho do qual muito me orgulho porque de uma forma ou de outra acaba por ser um contributo meu para dar a conhecer a alguns um pouco da Historia de Portugal, do nosso Portugal.

                                                                                                          Manuel Goncalves













2 comentários:

  1. Caro senhor Manuel Gonçalves,
    em primeiro lugar, receba os meus parabéns pelo seu blog.

    À respeito de São Dâmaso, tenho dúvidas se de facto era português ou se filho de pais portugueses (ou, como bem salientou em seu texto: nascido no actual território português).
    Tanto a Enciclopédia Britânica quanto a Catholic Encyclopedia indicam que deverá ter nascido em Roma, ainda que filho de "Hispânicos":

    https://www.britannica.com/biography/Saint-Damasus-I

    https://www.newadvent.org/cathen/04613a.htm

    De qualquer maneira, não sou um especialista no tema, apenas deixo-lhe aqui minha dúvida.

    Melhores cumprimentos
    Vinícius.

    ResponderEliminar
  2. Concordo, ele nasceu em 305 naquele que viria a ser o Reino de Portugal, ora Portugal nasceu em 1143, e o que diz a pagina da wikipedia. Eu proprio fiz referencia no texto, nasceu em territorio que viria a ser Portugal.

    ResponderEliminar