Página

domingo, 20 de abril de 2014

Todos Diferentes, Todos Iguais Numa so Sociedade, Invisuais

 
                                                                    
Perguntaria a mais comum das pessoas o que terao em comum Ray Charles, Jose Feliciano, Stevie Wonder e Andrea Bocelli. Os mais distraidos ou com menos conhecimento embora nao ignorancia poderao dizer que nada, alguns poderao dizer que em comum a unica coisa que eles tem e o facto de os quatro serem cantores e musicos de renome internacional dos mais apreciados por muitos e por fim os que tem mais conhecimentos dirao algo mais que isso dirao que em comum os quatro tem o facto de serem invisuais.

Mais uma vez com estes quatro se comprova que as deficiencias nao impedem as pessoas de chegarem longe na vida quando lutam por isso, prometim numa cronica anterior que estava a falar de tres exemplos naquele momento mas que nao ficaria por ai e estou a continuar a faze-lo fazendo cumprir a minha promessa, orgulho-me disso.

Jose Feliciano e Stevie Wonder ja nasceram cegos jamais viram a luz do dia no entanto com Ray Charles e Andrea Bocelli nem sempre foi assim tiveram que aprender a viver com isso e sobretudo a sobreviver da forma em que agora se encontravam.

Dos quatro aquele do qual a carreira conheco menos e Ray Charles embora reconheca que de todos o mais desconhecido do publico em geral sobretudo do actual se ele Jose Feliciano dos quatro se me perguntarem qual o meu favorito ficarei um pouco na duvida e se puder ser dou um empate tecnico entre Andrea Bocelli e Stevie wonder optei por falar dos mesmos nao pelo grau de preferencia que sinto pelos mesmos mas pelo nascimento comecando tambem pelo mais velho e continuando assim ate ao mais novo, comeco entao por Ray Charles o unico que dos quatro ja nao se encontra entre nos.
                                                 

Ray Charles (Albany, 23 de Setembro de 1930 - Los Angeles, 10 de Junho de 2004) foi um Pianista pioneiro e Cantor de musica soul que ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, alem de ser um inovador Interprete de R&B.

Seu nome de baptismo Ray Charles Robison, foi encurtado para Ray Charles quando entrou na industria do entretenimento uma forma criada para evitar confusao com o famoso pulgilista Sugar Ray Robison. Considerado um dos maiores genios da musica negra americana. Ray Charles tambem foi um dos responsaveis pela introducao do ritmo gospel nas musicas de R&B.

Foi eleito pela revista Rolling Stone o 2º maior Cantor de todos os tempos e o 10º maior artista da musica de todos os tempos.
                                              

Era filho de Aretha Williams, que trabalhava numa serralharia, e de Bailey Robinson, um reparador de ferrovia, mecanico e biscateiro. Os dois nunca se casaram. A familia em certa altura mudou-se para Greenville, no Estado da Florida, quando Ray Charles era ainda um bebe. Bailey teve ainda mais tres familias, Aretha cuidava da familia sozinha.

Ray Charles nao nasceu cego. Ele porem ficou totalmente cego aos sete anos de idade. Charles nuca soube exactamente ao certo a razao e motivo porque perdeu a visao, apesar de existerem fontes que sugerem que a sua cegueira se ficou a dever a glaucoma, enquanto outras fontes sugerem que o futuro Musico comecou a perder a visao devido a uma infeccao provocada por agua com sabao nos seus olhos, que foi ignorando e deixando sem tratamento. Frequentou a Escola para Cegos e Surdos de Santo Agostinho, em St. Augustine, Florida. Aprendeu tambem a escrever musica e a tocar varios instrumentos musicais, mas foi no piano que se tornou mais conhecido. Enquanto ele estava la na mesma escola, a mae morreu seguido por seu pai dois anos mais tarde.

Orfao ainda na adolescencia, o jovem Ray Charles iniciou a sua carreira tocando piano e cantando em grupos de gospel, no final dos anos 40. A principio influenciado por Nat King Cole, trocou entao o gospel por baladas profanas e, apos assinar contrato com a Atlantic Records em 1952, enverdou pelo R&B. Quando o rock & roll estourou no inicio da era Elvis Presley em 1955, e cantores negros como Chuck Berry e Little Richard foram promovidos, Ray Charles aproveitou o espaco aberto na midia e lancou sucessos como "I Got a Woman" (gravado depois mais tarde por Elvis), "Talkin about You", "What I'd say", "Litle girl of Mine", "Hit the Road Jack", entre outros, reunindo elementos de R&B e gospel nas musicas de uma forma que vieram a abrir o caminho para a soul music dos conhecidos anos 60 da musica, e tornando-o a ele Ray Charles um astro reverenciado do pop negro.

A partir de entao, embora sempre ligado ao soul, nao se atreve a nenhum genero musical especifico, Charles ao longo da sua carreira conviveu com o jazz, gravou baladas romanticas chorosas e standards da cancao americana. Entre os seus sucessos historicos desta fase estao cancoes como "Unchain My Heart", "Ruby", "Cry Me a River", "Georgia On My Mind" e diversas baladas country tais como "Sweet Memories" e o seu maior sucesso comercial "I Can't Stop Loving You", de 1962. Apesar de seus problemas com as drogas mais ramente heroina que acabaram em parte por lhe prejudicar certas epocas e pontos da sua carreira, as interpretacoes de Ray Charles sempre foram apreciadas e o mesmo sempre teve uma enorme legiao de fans, nao importando as musicas que cantasse. Uma "aura" de genialidade reconhecida acompanhou-o ate ao fim da vida e mais do que no ultimo album que gravou, era nas apresentacoes ao vivo que o seu notavel talento unico podia ser apreciado.

Na vida intima e pessoal Ray Charles era o que se pode chamar um notario mulherengo, Charles casou-se duas vezes e foi pai de doze filhos com sete mulheres diferentes. Sua primeira esposa foi Eileen Williams (casado em 1951, divorciado um ano mais tarde em 1952) deu-lhe um filho apesar do curto tempo que estiveram casados. Outros tres filhos sao do seu segundo casamento, em 1955, com Della Beatrice Howard (divorciaram-se 22 anos mais tarde em 1977). Sua namorada de longo prazo e parceira no momento da sua morte era Norma Pinella. Charles deu a cada um dos 12 filhos 1.000.000,000 US$ sem impostos em 2004, pouco tempo antes de morrer.

O filme Ray, de 2004, interpretado por Jamie Fox (vencedor do Oscar, pelo papel) conta a vida do musico, partindo do momento em que deixa a sua casa em direccao a Seatle, para tentar uma carreira profissional, ate ao sucesso e o vicio da heroina e sua luta para se livrar do mesmo vicio, intercalando inumeros flash-backs, onde o protagonista relembra os conselhos maternos e momentos da sua infancia quando perdeu o seu irmao (que morreu afogado) e de quando ficou cego.

Ray Charles faleceu com 73 anos, as 11h35m no dia 10 de Junho de 2004 em sua casa de Beverly Hills, onde estava com seus familiares, vitima de uma doenca no figado. Foi enterrado no Cemiterio Inglewood Park, localizado em Los Angeles na California.

Lista de Singles que atingiram o Top 10 da lista Hot 100 da revista Biilboard:

. 1958 - "What'd I Say" - Maior posicao atingida - 6° Lugar.
. 1960 - "Georgia On My Mind" - Maior posicao atingida - 1° Lugar.
. 1961 - "Hit The Road Jack" - Maior posicao atingida - 1° Lugar.
. 1961 - "One Mint Julep" - Maior posicao atingida - 2° Lugar.
. 1962 - "Unchain My Heart" - Maior posicao atingida - 9° Lugar.
. 1962 - "I Can't Stop Loving You" - Maior posicao atingida - 1° Lugar.
. 1962 - "You Don't Know Me" - Maior posicao atingida - 2° Lugar.
. 1962 - "You Are My Sunshine" - Maior posicao atingida - 7° Lugar.
. 1963 - "Busted" - Maior posicao atingida - 4° Lugar.
. 1963 - "Take These Chains From My Heart" - 8° Lugar.
. 1963 - "Crying Time" - 6° Lugar.


                                                               
Jose Montserrate Feliciano Garcia (Lares, Porto Rico, 10 de Setembro de 1945), Cantor e Violonista Porto-riquenho radicado nos Estados Unidos.

Jose Feliciano, ja nasceu cego, em uma familia muito pobre e numerosa, com mais onze irmaos. Aprendeu sozinho a tocar acordeao, e aos nove anos ja tocava no The Puerto Rican Theater, no Bronx, Nova Iorque, para onde a sua numerosa familia havia emigrado quando ele tinha cinco anos de idade. Sempre um verdadeiro autodidata, passou a praticar violao, tendo como Professor apenas alguns discos. Ganhou varios premios e homenagens. Feliciano e considerado como o primeiro Musico latino a entrar no mercado de musica inglesa, abrindo caminho para muitos outros depois dele.
                                                           

Ja na adolescencia, como seria de esperar comecou a tocar para ajudar a familia. O primeiro salto na carreira profissional ocorreu em um festival em Mar del Plata, Argentina, onde foi visto por por um executivo da RCA que logo notou o seu talento e enorme potencial, foi incentivado pelo mesmo a gravar um disco com musicas hispanicas, dando o ponto de partida para a origem aos singles Poquita Fe e Usted. Sua fama alastrou-se com o lancamento de "Light My Fire" (Doors Music Co. ASCAP, 1 de Junho de 1968).

Jose Feliciano, ao longo da sua brilhante carreira, recebeu 45 discos de ouro e platina, foi indicado 16 vezes para o Grammy, recebendo o mesmo premio em 6 vezes, a mais recente delas em Fevereiro de 2009, pelo album "Senor Bachata". Em 1996, uma escola publica do Harlem (bairro de Manhattan, Nova Iorque) foi renomeada "The Jose Feliciano Performing Arts School" pela Prefeitura de Nova Iorque e, em 2001, Feliciano recebeu o "Doutorado em Letras Humanas" pela Universidade Sagrado Coracao, em Fairfield, Connecticut.


Discografia:

Ingles/Internacional.

. 1964 - The Voice and Guitar of Jose Feliciano.
. 1965 - Fantastic Feliciano.
. 1966 - A Bag Full of Soul.
. 1968 - Feliciano!
. 1968 - Souled.
. 1969 - Feliciano - 10 to 23.
. 1969 - Alive Alive-O!
. 1970 - Firework.
. 1970 - Christmas Album.
. 1971 - Encore!
. 1971 - Che Sara.
. 1971 - That the Spirit Needs.
. 1972 - Sings.
. 1972 - Memphis Menu.
. 1973 - Compartments.
. 1974 - For My Love, Mother Music.
. 1974 - And The Feeling's Good.
. 1975 - Just Wanna Rock and Roll.
. 1976 - Angela.
. 1977 - Sweet Soul Music.
. 1981 - Jose Feliciano.
. 1983 - Romance In The Night.
. 1989 - I'm Never Gonna Change.
. 1990 - Steppin' Out.
. 1996 - Present Tense.
. 1996 - On Second Thought.
. 2000 - The Season Of Your Heart.
. 2006 - Six String Lady (the instrumental album).
. 2007 - Soundtrax Of My Life.

Espanhol.

. 1966 - El Sentimiento La Voz Y La Guitarra.
. 1966 - La Copa Rota.
. 1967 - Sombra.
. 1967 - ¡ El Fantastico!
. 1967 - Mas Exitos de Jose.
. 1968 - Felicidades Con Lo Mejor de Jose Feliciano.
. 1968 - Sin Luz.
. 1971 - En Mi Soledad - No Llores.
. 1971 - Jose Feliciano Dos Cruces.
. 1971 - Jose Feliciano January 71.
. 1971 - Jose Feliciano Canta Otra.
. 1982 - En Cenas De Amor.
. 1983 - Me Enamore.
. 1984 - Como Tu Quieres.
. 1985 - Ya Soy Tuyo.
. 1986 - Te Amare.
. 1987 - Tu Inmenso Amor.
. 1990 - Nina.
. 1992 - Latin Street.
. 1996 - Americano.
. 1998 - Senor Bolero.
. 2001 - Senor Bolero 2.
. 2003 - Guitarra Mia Tribute.
. 2005 - A Mexico, Con Amor.
. 2008 - Senor Bachata.


Sem duvida nao se pode questionar o enorme talento de Jose Montserrate Feliciano Garcia, um Musico de enorme talento e dono de uma voz notavel. Feliciano pode ter feito algumas pausas um poucos longas em lancamento de discos para o mercado atraves de gravacoes mas tem uma carreira brilhante recheada de talentos apesar de todas as suas barreiras encontradas no dia a dia devido a sua cegueira e um Musico e Cantor que de 1964 a 2008 entre trabalhos em ingles e espanhol 53 trabalhos o que em 50 anos de carreira faz uma media de 1.06 discos gravados por ano.

Feliciano foi tambem talvez o grande incentivador para outros musicos e cantores estrangeiros se lancarem a cantar em ingles e a entrar no mercado musical Ingles e americano abrindo portas para bandas como os suecos Abba e os suecos Europe ou ainda para o Cantor a solo grego nascido no Egipto Demis Roussos conhecido por cantar em varias linguas sobretudo em ingles.


Stevie Wonder (nome artistico de Stevland Hardaway Morris) (Saginaw, 13 de Maio de 1950) e um Compositor, Cantor e activista de causas humanitarias e sociais estadunidense.

Assinou contrato com a Tamla Records, selo da Motown Records aos onze anos e continua com a mesma ate aos dias de hoje portanto uma ligacao ja com cerca de 53 anos, Gravou mais de trinta sucessos que alcancaram o top ten e ganhou vinte e cinco Grammy Awards, o maior numero ja ganho por um artista masculino. Ao nascer foi-lhe dado o nome Stevland Hardaway Judkins, depois alterado para Stevland Hardaway Morris.

                                    
Stevie Wonder nasceu em Saginaw, Michigan em 1950, sendo o terceiro dos seis filhos de Calvin Judkins e de Lula Mae Hardaway. Devido ao seu nascimento prematuro, em seis semanas os vasos sanguineos da parte de tras dos seus olhos ainda nao tinham chegado na parte frontal e seu crescimento abortado causou por sua vez o descolamento das retinas. O termo medico para esta condicao e de retinopatia da prematuridade, e ela pode ter sido agravada pelo oxigenio bombeado para a sua incubadora, mas nao e considerada a principal causa da sua cegueira.

Quando Stevie Wonder tinha quatro anos, sua mae deixou seu pai e se mudou com seus filhos para Detroit. Voltou a ter o seu nome de solteira Lula Hardaway e mais tarde mudou o sobrenome dos seus filhos para Morris. Morris permanece como o nome legal de Stevie Wonder desde entao. Desde muito cedo o jovem Stevie mostrou interesse pela musica, comecou a tocar instrumentos ainda muito jovem, incluindo piano, gaita, bateria e baixo. Durante a sua infancia foi um membro de um coral de igreja.

Ronnie White do grupo The Miracles da credito ao seu irmao Gerald White por o mesmo persistentemente insistir para que o irmao ouvisse o pequeno Stevie em 1961, Wonder tinha portanto cerca de 11 anos de idade. Apos atender ao pedido do irmao White levou Stevie e sua mae ate a Motown Records. Impressionado com o jovem musico, o CEO da Motown, Berry Gordy assinou contrato atraves de um dos selos da Motown, a Tamla Records com o nome de Little Stevie Wonder. Gravou o single "I Call It Pretty Music, But The Old People Call It The Blues", que viria a ser lancado pela Tamla no final de 1961. Wonder lancou seus dois primeiros albuns, The Jazz Soul of Little Stevie e Tribute To Uncle Ray, em 1962, com pequeno sucesso.

Aos 13 anos, Wonder alcancou um grande sucesso com  "Fingertips (Pt. 2)" um single de 1963 gravado ao vivo durante a apresentacao da digressao Motor Town Revue, lancada no album Recorded Live: The 12 Years Old Genuis. A cancao que apresentava Wonder nos vocais, bongos e gaita e um jovem que viria a ser tambem famoso e conhecido por Marvin Gaye na bateria, atingiu o numero 1 na parada Pop e R&B e fez com que Stevie atingisse de vez o grande publico.

Em 1964, Stevie Wonder fez a sua estreia no cinema com o filme Muscle Beach Party fazendo o papel dele proprio, creditado como "Little Stevie Wonder". Voltou na sequencia da continuacao do filme, lancada cinco meses depois, Bikini Beach. Ele se apresenta em ambos os filmes, cantando "Happy Street" e "Happy Feelin (Dance And Shout)", respectivamente.

Apos tirar o "Little" do seu nome, Wonder teve varios sucessos na metade dos anos 60, incluindo "Uptight (Everything's Alright)", "With a Child's Heart" e "Blowin in the Wind", uma cobertura da cancao de Bob Dylan que foi uma das primeiras que reflectem a consciencia social de Stevie, e que conta com a participacao do seu mentor, o produtor Clarence Paul. Stevie Wonder tambem comecou a trabalhar como letrista da Motown, compondo musicas para ele proprio assim como para seus companheiros de editora, incluindo "Tears of a Clown", sucesso cantado por Smokey Robinson & the Miracles.

Em 1968 Stevie Wonder gravou um album de faixas instrumentais de Soul/Jazz, a sua maioria com solos de guitarra, sob o pseudonimo de Eivets Rednow (que tambem viria a ser o titulo do disco), que nada mais e que "Stevie Wonder" ao contrario. O album acabou por fracassar e nao teve muita atencao, e seu unico single, uma cobertura de "Alfie", atingiu apenas o numero 66 no top do pop  estadunidense e numero 11 no top "Adult Contemporary". Apesar disso, teve varios sucessos entre 1968 e 1970 como "I Was Made to Love Her", "For Once in My Life" e "signed, Sealed , Delivered I'm Yours". Em Setembro de 1970, aos 20 anos de idade, Wonder se casou com Syreeta Wright, uma antiga secretaria da Motown e Compositora. No album seguinte Where I'm Coming From, sua esposa o ajudou compondo e produzindo, com permissao de Gordy. O album no entanto nao obteve sucesso. Com vinte e um anos, Stevie nao renovou seu contrato com a Motown que expirou em 21 de Maio de 1971.

Ainda em 1970, Wonder co-escreveu e tocou diversos instrumentos no sucesso "It's a Shame" para o grupo The Spinners. Sua contribuicao foi uma demostracao de seu talento e uma arma para as negociacoes com o presidente da Motown, Gorby, sobre a autonomia criativa de Stevie.

De uma maneira independente Wonder gravou dois albuns, que foram usados como ferramentas de barganha enquanto negociava com a Motown um novo contrato. Eventualmente o presidente da editora concordou com seus pedidos de total controlo criativo e direitos de suas proprias cancoes, o contrato de 120 paginas deu a Stevie royalties muito mais altos que anteriormente. Wonder retornou a Motown em Marco de 1972 com Music of My Mind. Ao contrario da maioria dos LP's dos artistas da Motown, que normalmente consistiam de uma colectanea de singles, lados-B e coberturas, Music of My Mind foi de facto um album, com cancoes que fluiam juntas tematicamente. As letras de Stevie falavam de aspectos sociais, politicos e temas misticos bem como as cancoes romanticas, enquanto musicalmente Wonder comecava a explorar o overdubbing e gravar, ele proprio, a maioria das partes instrumentais. Este foi chamado de "periodo classico" durante os anos 70. Music of My Mind marcou o fim dos albuns de Stevie Wonder que nao obteram grande sucesso tornando-se fracassos e marcou o inicio de uma longa colaboracao com pioneiros dos sintetizadores Tonto's Expanding Head Band, (Robert Margouleff e Malcolm Cecil).

Lancado no final de 1972, Talking Book apresentava o sucesso "Superstition" que e um dos mais distintivos e famosos exemplos de som do clavinet Hohner. A cancao, inicialmente prevista para o Guitarrista Jeff Beck, fez com que Stevie tambem atingisse as radios de rock. Talking Book tambem apresentava "You Are the Sunshine of My Life", que tambem alcancou o numero um. Na mesma epoca do lancamento do album, Stevie Wonder iniciou uma digressao com os Rolling Stones. A digressao The Rolling Stones American Tour 1972 foi tambem um factor importante para o sucesso tanto de "Superstition" como de "You Are the Sunshine of My Life". As duas cancoes ganharam tres Grammy Awards. Em um episodio de Sesame Street que foi exibido em Abril de 1973 Wonder e a sua banda  apresentam "Superstition", bem como a cancao "Sesame Street Song", onde Stevie demostrava as suas habilidades com o "talk box".

Consideracoes politicas tomaram maior foco no album seguinte, Innervisions, lancado em 1973. O album apresentava "Higher Ground" (4 no top pop) assim como "Living for the City" (8). Ambas as cancoes alcancaram o numero 1 no top R&B. Baladas populares como  "Golden Lady" e "All in Love Is Fair" tambem estavam presentes. Innervisions ganhou tres Grammy Awards, incluindo melhor Album do Ano. Longe parecia ficar o tempo dos albuns em que o sucesso tinha sido um fracasso autentico agora os tempos eram outros, o album ficou na 23ª posicao da lista da revista Rolling Stone dos 500 melhores albuns. Wonder se tornou no mais influente e aclamado Musico negro do comeco dos anos 70.

Em 6 de Agosto de 1973, Stevie Wonder se envolveu em um grave acidente de carro durante a sua digressao na Carolina do Norte, deixando o Cantor e Musico em coma por quatro dias. Como resultado do acidente, Stevie teve uma perda parcial do olfacto (Anosmia) e uma temporaria perda do paladar.

Apesar deste incidente, Wonder recobrou todas as suas faculdades musicais, e reapareceu num concerto no Madison Square Garden em Marco de 1974. O album Fulfillingness' First Finale foi lancado em Julho de 1974 e duas musicas em particular alcancaram o sucesso no top da pop "You Haven't Done Nothin" (1) (a cancao era um protesto politico que tinha como alvo Richard Nixon) e "Boogie On Reggae Woman". Este mesmo album tambem mais tres Grammys, incluindo Album do Ano.

Nesse mesmo ano Wonder fez parte de uma jam session em Los Angeles que se tornaria o album pirata A Toot and a Snore in' 74, contendo, provavelmente a unica gravacao conhecida na era pos-Beatles de John Lennon e Paul McCartney tocando juntos. Ele tambem co-escreveu e produziu o album de Syreeta Wright, Stevie Wonder Presents: Syreeta.
 
Em 4 de Outubro de 1975, Wonder se apresentou no historico "Wonder Dream Concert" em Kingston, Jamaica, durante um concerto de beneficiencia para um instituto para cegos. Alem de Stevie Wonder, os tres membros originais do The Wailers - Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer - se apresentaram juntos pela ultima vez.

Ainda em 1975, em seu 25º aniversario, Stevie Wonder ganhou mais dois Grammy Awards, em 1974 por Innervisions e em 1975 por Fulfillingness' First Finale. No ano seguinte o Cantor e Compositor Paul Simon venceu o Grammy na categoria de Album do Ano por Still Crazy After All These Years. Em seu discurso, Simon brincou agradecendo a Stevie Wonder por nao ter lancado nenhum album naquele ano.

O album duplo com um EP extra Songs in the Key of Life, lancado em Setembro de 1976. Cheio de estilos musicais diferentes, ilimitado em ambicoes e as vezes liricamente complicado, o album foi de dificil, assimilacao para alguns ouvintes, ainda assim e considerado por muitos como o coroamento de Wonder e um dos albuns mais conhecidos em toda a historia da musica pop. O album se tornou o primeiro de um artista estadunidense a estrear directo no numero 1 do top Billboard, onde permaneceu por 14 semanas nao consecutivas. Duas das faixas do album foram numero 1 no top do pop/R&B "I Wish" e "Sir Duke". E tambem o tema "Isn't She Lovely" era sobre a sua filha recem nascida Aisha, enquanto ainda no mesmo album cancoes como "Love's in Need of Love Today" (que anos mais tarde seria apresentada no america: A Tribute to Heroes, um tributo as vitimas dos ataques do 11 de Setembro de 2001) e "Village Ghetto Land" reflectiam um estado de espirito muito mais pensativo. Songs in the Key of Life ganhou como Album do Ano e mais dois outros Grammys. O album ficou na posicao 56 na lista da revista Rolling Stone dos 500 melhores albuns de todos os tempos.

Depois deste periodo de alta criatividade e sucesso na carreira, Wonder parou de gravar por tres anos, lancando apenas o album triplo Looking Back, uma antologia contemplando seu inicio na Motown. Os albuns que Stevie lancou durante este periodo foram infuentes no mundo musical, a revista Rooling Stone em seu guia de 1983 mais uma vez nao deixou de lembrar Stevie Wonder no Rolling Stone Record Guide do mesmo ano diz que os mesmos albuns foram "pioneiros no estilo que determinaria o jeito da musica pop na proxima decada". A lista da revista Rolling Stone de 2003 dos 500 Melhores Albuns de Todos os Tempos incluem tres destes albuns entre o primeiros 90 da lista, enquanto em 2005 Kanye West diz de seu proprio trabalho "Eu nao estou tentando competir com o que tem por ai agora. Eu realmente estou tentando competir com Innervisions e Songs in the Key of Life. Parece uma blasfemia, musicalmente, dizer uma coisa destas, mas por que nao definir isso como seu principal objectivo?"

Foi em sua proxima fase que Stevie wonder comecou a colher (comercialmente falando) os frutos do seu periodo classico. Os anos 80 seriam fabulosos para Wonder e viriam o mesmo alcancar seus maiores sucessos atingindo um nivel sem precedentes de fama evidenciada pelo aumento das vendas de seus albuns, participacoes em accoes de caridade, colaboracoes com grandes artistas, grande impacto politico e aparicoes em programas de televisao.

Neste mesmo periodo Stevie Wonder, lancou a trilha sonora Journey through the Secret Life of Plants (1979), presente no filme com o mesmo nome. Na maior parte instrumental, o album porem foi muito criticado na epoca do seu lancamento, vem sendo considerado ao longo dos tempos desde do seu lancamento no mercado por alguns criticos como sendo um album incomum. Ainda em 1979 Wonder tambem escreveu e produziu o sucesso dance "Let's Get Serious", de Jermaine Jackson e que atingiu o numero 1 do top R&B singles da Billboard em 1980. Hotter than July (1980) se tornou no primeiro album de Wonder a se tornar platina , e o single "Happy Birthday" foi um veiculo bem sucedido em sua campanha para estabelecer o aniversario do Dr. Martin Luther King como feriado nacional nos Estados Unidos. O album tambem veio a incluir "Master Blaster (jammin')", um tributo seu a Bob Marley, "All I Do" e a balada "Lately", que mais tarde teria a cobertura dos grupos Jodeci e S Club 7.

Em 1982, Wonder lancou retrospectiva do seu trabalho nos anos 80, Stevie Wonder's Original Musiquarium, que incluia quatro cancoes novas, o classico funk com 10 minutos "Do I Do" (que teve a participacao do lendario trompetista de jazz Dizzy Gillespie), "That Girl", "Front Line", uma narrativa sobre um soldado no Vietname em que Stevie Wonder escreveu e cantou na primeira pessoa e "Ribbon in the Sky", uma dw muitas composicoes classicas. Wonder tambem atingiu mais uma vez o numero 1 em colaboracao com Paul McCartney em seu hino a harmonia racial, "Ebony and Ivory". Ainda no mesmo ano Stevie participou no album Luz, do cantor e Compositor brasileiro Djavan, tocando gaita na musica "samurai".

Em 1983, gravou a cancao "Stay Gold", o tema para adaptacao de Francis Ford Coppola para o conto de Susan E. Hinton The Outsiders. Sempre de forma errada e incorrecta atribuido somente a Stevie Wonder, a musica e de Carmine Coppola, enquanto Wonder escreveu a letra.

Ainda em 1983 Wonder programou um album que teria o titulo de "People Work, Human Play". O album porem teve o inconveniente de nunca ter ficado pronto e ja em 1984 Wonder lancou a trilha sonora do filme A Dama de Vermelho. O "I Just Called to Say I Love You" talvez o seu tema mais conhecido, alcancou com relativa facilidade o numero 1 nos tops da musica Pop e R&B tantos nos EUA como no Reino Unido, e ficou em 13º lugar dos singles mais vendidos na lista publicada em 2002 no Reino Unido. Ganhou um Oscar como "Melhor Cancao" em 1985. O mesmo album contava ainda com a participacao de Dionne Warwick, cantando no dueto "It's You". O album seguinte In Square Circle (1986) teve o sucesso pop "Part-time Lover". O mesmo album ainda teve outro sucesso reunido "Go Home", alem da balada "Overjoyed" que originalmente tinha sido escrita para o album Journey Through the Secret Life of Plants, mas nao apareceu nesse mesmo album. Wonder esteve tambem presente (tocando gaita) na cobertura de Chaka Khan para a musica de Prince "I Feel For You", ao lado de Grandmaster Melle Mel, que se tornou num enorme sucesso. No mesmo periodo, tocou gaita nos singles dos Eurythmics "There Are Must Be an Angel (Playing With My Heart)" e tambem no sucesso de Elton John "I Guess That's Why They Call It The Blues".

Em 1985 Stevie Wonder era um icone estadunidense e tema de bem humoradas piadas sobre cegueira contadas por Eddie Murphy no Saturday Night Live. O proprio Wonder, algumas vezes, participava em algumas dessas cenas, na digressao The Motown Revue, Smokey Robinson presenteou Wonder com uma placa, a qual Stevie fingiu ler para toda a plateia e ter percebido um erro de ortografia. Participou do projecto USA For Africa na cancao "We Are the World", assim como de uma outra campanha, desta vez para as vitimas da AIDS no single "That's What Friends Are For" (1986).

Em 1986, Stevie Wonder apareceu no programa The Cosby Show, fazendo o papel dele proprio, no episodio "A Touch of Wonder", onde Theo e Denise Huxtable se envolvem em um acidente com a limosine do Cantor e este os convida para ir ate ao estudio.

Em 1987, Wonder fez uma participacao no album Bad de Michael Jackson no dueto "Just Good Friends". Por sua vez Jackson fez um dueto com Stevie na faixa "Get It" no album de Stevie em 1987 Characters. Em 1988, Wonder fez um dueto com Julio Iglesias no sucesso "My Love", uma faixa do album Non Stop.

Depois do album Characters, Wonder continuou a lancar material inedito, mas num ritmo mais lento que anteriormente. Gravou a trilha sonora do filme Jungle Fever de Spike Lee em 1991. Deste album, singles e videos foram lancados para as cancoes "Gotta Have You" e "These Three Words" o lado B do single de "Gotta Have You" incluia uma gravacao de "Feeding Off The Love Of The Land". Uma versao com vocais e piano de "Feeding Off The Love Of The Land" na colectania Nobody's Child: Romanian Angel Appeal. Existem rumores que "Feeding Off The Love Of The Land" fosse originalmente incluida no album Fulfillingness' First Finale Volume Two, um projecto que nunca foi dado como confirmado.

Conversation Peace e o album ao vivo Natural Wonder foram lancados nos anos 90. Em 1994, Wonder participou do albuns de coberturas do grupo Kiss, Kiss My Ass: Classic Kiss Regrooved, tocando gaita e fazendo os vocais de apoio na cancao "Deuce", cantada por Lenny Kravitz.

Ja na segunda metade dos anos 90 em 1996, o album Songs in the Key of Life foi seleccionando como tema da serie Classics Albums. Esta serie dedica 60 minutos para desmembrar albuns classicos. No mesmo ano, se apresentou cantando o famoso classico de John Lennon "Imagine" na cerimonia de encerramento dos Jogos Olimpicos de Verao de 1996 em Atlanta.

Em 1997, Wonder colaborou com Babyface na faixa "How Come, How Long", que se tratava de violencia domestica e concorreu ao Grammy.

Em 1999, Wonder anunciou o seu interesse em adquirir uma protese intra ocular para, parcialmente, recuperar a sua visao.

Em 2000, Stevie Wonder contribuiu com duas novas cancoes para a trilha sonora de Spike Lee, Bamboozled (A Hora do Snow) "Misrepresented People" e "Some Years Ago".

Em Marco de 2002, Wonder se apresentou na cerimonia de abertura dos Jogos Paraolimpicos de Inverno de 2002 em Salt Lake City. O primeiro album com material inedito em dez anos foi A Time to Love, que foi lancado em 18 de Outubro de 2005. O album foi lancado electronicamente em 27 de Setembro de 2005, exclusivamente para a Apple iTunes Store. O primeiro single "So What the Fuss", foi lancado em Abril e tinha o Cantor Prince tocando guitarra e vocais do grupo Vogue. Um segundo single "From the Botton of My Heart" alcancou sucesso no top R&B. O album ainda contava com a participacao de India Arie no tema "Time to Love".

Em Marco de 2006, Stevie Wonder recebeu nova exposicao nos EUA durante o programa American Idol. Foi pedido a cada um dos 12 concorrentes que cantassem uma cancao de Stevie. Os concorrentes ainda se encontraram com ele. Wonder apareceu no programa "My Love Is on Fire" (de Time to Love) ao vivo. Em 2006, Stevie Wonder fez uma participacao especial no album de Busta Rhymes, The Big Bang na faixa "Been through the Storm". Ele canta o refrao e toca piano na faixa produzida por Dr. Dre e Sha Money XL. Tambem participou no album de snoop Dogg, The Blue Carpet Treatment com "Conversations". A cancao e uma nova versao de "Have a Talk with God" do album Songs in the Key of Life.

Ainda em 2006 Wonder fez um dueto com Andrea Bocelli em seu ultimo album Amore, tocando gaita e fazendo os vocais na faixa "Canzoni Stonate".

Em 2 de Agosto de 2007, Stevie Wonder anunciou a digressao "A Wonder Summer's Night" com um total de 13 concertos. Sua primeira digressao pelos Estados Unidos em mais de 10 anos. O Director musical de Wonder durante esse mesmo periodo foi o Professor Henry Panion, famoso arranjador, Compositor e Condutor, alem de pioneiro no desenvolvimento de programas de tecnologia musical em faculdades.

Em 28 de Agosto de 2008, no dia em que Barack Obama aceitou a sua nomeacao para concorrer as eleicoes a presidencia dos Estados Unidos, Wonder se apresentou na convencao do Partido Democrata em Denver, Colorado. As cancoes incluidas foram uma cancao inedita, "Fear Cant' Put Dreams to Sleep" e "Signed, Sealed, Delivered I'm Yours" musica que foi usada regularmente durante a campanha presidencial de Barack Obama.

Em 8 de Setembro de 2008, Stevie Wonder inicia uma digressao pela Europa (Wonder Summer's Night), a primeira em mais de uma decada. O concerto de abertura da mesma digressao foi no National Indoor Arena em Birmingham, Inglaterra. Para delirio dos fans ingleses Wonder ainda tocou em Londres e Manchester. Stevie Wonder fez ainda concertos na sua digressao europeia na Holanda (Roterdao), Suecia (Estocolmo), Alemanha (Colonia, Mannheim e Munique), Noruega (Hamar), Franca (Paris), Italia (Milao) e Dinamarca (Aalborg). Talvez aproveitando o gaz Wonder alargou a digressao europeia para a Oceania mais propriamente para a Australia (Perth, Adelaide, Melbourne, Sydney e Brisbane) fez tambem uma serie de concertos na Nova Zelandia actuando em (Christchurch, Auckland e New Plymouth) em Outubro e Novembro de 2008.

No ano 2010, Stevie Wonder participou da maratona televisiva "Hope for Haiti Now", que visava arrecadar fundos para ajudar as vitimas de um grande terramoto ocorrido no Haiti. Em sua apresentacao, Stevie fez um medley de "A Time to Love" seguido de "Bridge Over Troubled Water", tocando piano com acompanhamento de um coro gospel. Sua actuacao foi uma das mais emocionantes do evento. O mesmo contou com a participacao de dezenas de artistas e originou a gravacao de um disco ao vivo.

Ja em 29 de Setembro de 2011, Wonder fez uma apresentacao para mais de 100.000 pessoas, no 4º dia de concertos do Rock in Rio 4, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

A vida pessoal de Wonder ao longo dos tempos tem-se mostrado atribulada e nem sempre facil pelo menos na parte da vida pessoal que se torna de conhecimento publico.

Em 1973, ao ser conduzido a um concerto na Carolina do Norte, uma grande tora de madeira caiu sobre o carro em que estava Wonder sofreu graves traumatismos na cabeca e ficou em coma durante quase uma semana, mas conseguiu recuperar-se porem durante algum tempo o Cantor perdeu de forma parcial o olfacto (Anosmia) e teve uma perda temporaria de paladar ficando assim com mais sentidos afectados para alem da visao.

Wonder e pai de sete filhos de varios relacionamentos e foi casado duas vezes. Em 1970, com uma ex secretaria da Motorwn e Compositora, Syreeta Wright, com quem chegou a trabalhar em conjunto mas de quem se divorciou em 1972 e, desde 2001, e casado com a designer de moda Kai Milla Morris, tendo no entanto o rompimento da relacao em Dezembro de 2012.

Sua filha, Aisha Morris, foi a inspiracao para o seu grande sucesso "Isn't She Lovely". Aisha e cantora e tem acompanhado seu pai em digressoes e gravacoes, inccluindo no seu album de 2005 "A Time to Love". Wonder tem mais dois filhos com Kai Milla Morris, o mais velho e Kailand Morris e o mais jovem e, Mandla Kadjay Carl Stevland Morris, que nasceu em 13 de Maio de 2005, exactamente no dia em que Stevie Wonder completava 55 anos.

Wonder desde de algum tempo tem estado envolvido em assuntos politicos. Ele e um activista de direitos civis e deu o seu apoio o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama durante a sua campanha a presidencia.

Em 2006, Wonder perdeu a sua mae que viria a falecer em Los Angeles, California com a idade de 76 anos.

Os filhos de Stevie Wonder sao:

. Aisha Morris (Nascida em Abril de 1975) (Mae, Yolanda Simmons).
. Keita Morris (Mae, Yolanda Simmons).
. Kwame Morris.
. Mumtaz Morris (Mae, Melody McCulley).
. Sophia Morris.
. Kailand Morris (Mae, Kai Milla Morris).
. Mandla Kadjay Carl Stevland Morris) (Nascido em 13 de Maio de 2005) (Mae, Kai Milla Morris).   

O sucesso de Stevie Wonder como Musico socialmente consciente influenciou a musica popular estadunidense. Alguns musicos e figuras publicas que citam Wonder como um idolo e influencia sao ou foram Michael Jackson, David Archuleta, Stevie Ray Vaughan, India Aire, Barack Obama, Blackstreet, Bruno Mars, Gloria Estefan, Musiq Soulchild, George Michael, Cyndi Lauper, The Neptunes, Luciano Pavarotti, Tupac Shakur, Ivete Zangalo, Will Smith, Coolio, Snoop Dogg, Kirk Franklin, Mary J. Blige, Mariah Carey, Babyface, Kelis, Donnell Jones, Jermaine Jackson, Janet Jackson, Luther Vandross, N'Sync, Glenn Lewis, Dru Hill, Justin Bieber, Boyz II Men, Alicia Keys, Eric Hutchinson, Carrie Underwood, Elton John, John Legend, Prince, Anthony Kiedis (Lider dos Red Hot Chili Peppers), Sting, Beyonce Knowles, Aaliyah, Brandy, Justin Timberlake, Ashanti, Shogo Hamada, Jason Kay (Lider dos Jamiroquai), Utada Hikaru, Ken Hirai, Whitney Houston, Wang Leehom, Lenny Kravitz, Glenn Hughes, Erykah Badu, Maroon 5 e Steve Perry.

Wonder tem sido tambem solicitado inumeras vezes para fazer participacoes especiais em gravacoes de outros artistas, incluindo Carly Simon, Busta Rhymes, Quincy Jones, Sting, The Pointer Sisters, Burt Bacharach, Barbara Streisand, Andrea Bocelli, Jeff Beck, Snoop Dogg, Elton John, Lenny Kravitz, Billy Preston, James Taylor, Roberta Flack, Smokey Robinson, Paul McCartney, Beyonce Knowles, Tony Bennet, Frank Sinatra, Queen, Latifah, The Supremes, Babyface, The Beach Boys, Chaka Khan, Herbie Hancock, Luther Vandross, The Temptations, Gloria Estefan, Andrae Crouch, Michael Jackson, Jermaine Jackson, John Denver, BeBe Vinans, Julio Iglesias, Don Henley, Take 6, The Flying Burrito Brothers, Rod Stewart, The Gap Band, 'NSYNC, The Manhattan Transfer, Donna Summer, Eurythmics, Cyndi Lauper, B. B. King, Sergio Mendes, Jon Gibson ("Have a Talk With God"), Paula Abdul, Whitney Houston e Djavan.

As cantoras Deniece Williams, Angela Winbush e Carl Anderson comecaram as suas carreiras nos anos 70 e fizeram vocais de apoio para Stevie Wonder como parte do "Wonderlove". Ao contrario da crenca popular Minnie Riperton nao comecou a sua carreira profissional no "Wonderlove" mas sim como vocalista no grupo The Gems tendo alcancado sucesso no grupo soul Rotary Connection.   

Stevie Wonder e sem duvida dos artistas que mais tem gravado ao longo da sua carreira pelo que seria um trabalho demorado editar aqui toda a sua discografia e sobretudo seria talvez cansativa para o leitor ler um trabalho tao extenso pelo que irei apenas referir os dados de maior importancia.

Stevie Wonder gravou entre 1962 com The Jazz-Soul of little Stevie Wonder apenas com cerca de 13 anos e 2007 com Number'1 exactamente 40 albuns por onde espalhou todos os seus grandes sucessos que bem conhecemos esses 40 albuns que ate poderiam ser 42 porem 2 deles foram cancelados durante as gravacoes, foram eles Workout Stevie Workout e tambem People Move, Human Play. Existe tambem as particularidades dos albuns Tamla-Motown Festival Tokyo'68 de 1968 e "Live" at The Talk of Town de 1970 terem sido somente editados e lancados o primeiro no mercado musical do Japao e o segundo igualmente somente no mercado musical do Reino Unido. O ano em que Stevie wonder gravou mais albuns foi o de 1968 com 4 albuns, existe tambem a particularidade de um deles ser o seu primeiro album de Greatest Hits quando o mesmo tinha somente 18 anos e foi o seu decimo primeiro album, de facto Stevie Wonder iniciou uma carreira relativamente jovem. Stevie Wonder gravou tambem entre 1962 e 2009 cerca de 100 singles.

Wonder venceu igualmente entre 1972 e 2006, 25 Grammys Awards tendo sido os anos de 1973 e 1974 aqueles que mais Grammys Awards conquistou arrecadando 5 por cada ano, sem duvida um facto que o ajudou a tornar-se o Cantor masculino com mais premios do genero conquistados ate aos dias de hoje (Pensava eu que o recordista fosse Michael Jackson mas nao esse apenas venceu 13, no entanto nunca tinha feito uma pesquisa sobre o mesmo assunto, no entanto Jackson e considerado segundo a popular e famosa revista de musica Rolling Stone o Artista que mais factorou em vida cerca de 7 bilhoes de dolares, fazendo do mesmo o artista mais rico em toda a historia, e um ano apos a sua morte facturou cerca de 1 bilhao de dolares). Aqui tambem ha a particularidade de que entre 1965 e 1980, um artista que produzia as suas proprias cancoes ganhava um Grammy adicional tanto como produtor e como artista.

                                                      
Para alem disso ao longo da vida Stevie Wonder recebeu varios reconhecimentos como:

. 1969 - US Distinguished Service Award.
. 1973-2006 - 25 Grammys Awards.
. 1974 - NARM Presidential Award.
. 1984 - ASCAP Founders Award.
. 1985 - NARM Artist of the Decade.
. 1985 - Oscar - Best Original Song (O filme The Woman in Red).
. 1989 - Incluido no Rock 'N Roll Hall Of Fame.
. 1996 - NARAS Lifetime Achievement Award.
. 1998 - United in Recover's Ambassador of Peace Award.
. 1999 - MusiCares Person of the Year.
. 2002 - 'Songwriters' Hall of the Fame.
. 2004 - Billboard Century Award.
. 2005 - Lifetime Achievement Award (Cidade de Detroit).
. 2006 - National Artistic Achievement Award.
. 2006 - Lifetime Achievement Freedom Award.
. 2008 - Hall of Fame Award.
. 2009 - Library of Congress Gershwin Prize.
                                                     
                                                    
Andrea Bocelli (Lajatico, 22 de Setembro de 1958) e um reconhecido e famoso Tenor (talvez um dos melhores deste seculo e do seculo passado talvez o mais famoso apos os elementos do  famoso trio composto pelos tres tenores, Pavarotti, Carreras e Domingos. Bocelli esta ao nivel de qualquer um deles)Compositor e Produtor musical italiano. Vencedor de cinco BRIT Awards e tres Grammys. Bocelli gravou quatro operas completas (La Boheme, Il Trovatore, Werther e Tosca), alem de varios albuns classicos e populares que incluem a adaptacao de temas reconhecidos a serem cantados em estilo de opera.

                                  
Andrea Bocelli nasceu na cidade de Lajatico em 1958. Filho de Alessandro e Edi Bocelli, Andrea cresceu na fazenda da familia, a cerca de 40 km da cidade de Pisa. Desde que nasceu, o jovem Bocelli possuia evidentes problemas de perda de visao e apos varios estudos clinicos e exames medicos foi-lhe diagnosticado a doenca de glaucoma. Quando Bocelli tinha doze anos, enquanto estava a jogar futebol, foi atingido na cabeca, e perdeu definitivamente a sua visao.

Ainda durante a sua infancia antes e depois de perder a visao, Andrea se apaixonou pela musica e a sua mae, Edi, costumava dizer que a musica era a unica coisa que o consolava apos a perda completa da visao. Aos seis anos de idade, iniciou as suas aulas de piano e depois veio o inicio das aulas de flauta, saxofone, trompete, harpa, violao e bateria. Na infancia, Andrea tocava orgao na igreja que se situava proximo a casa dos seus pais, onde ia regularmente todos os domingos com a avo. Aos doze anos de idade venceu o premio Margherita d'Oro, em Viareggio, com o reconhecido sucesso de opera "O Sole Mio", conseguindo assim a sua primeira vitoria numa competicao e festival de musica.

Apos a conclusao do seu ensino medio, em 1980, Bocelli foi continuar os seus estudos agora superiores na Universidade de Pisa, onde mais tarde se graduou em Direito. Depois de trabalhar por um ano como Advogado, Andrea teve aulas de canto com o Maestro Luciano Bettarini, dedicando-se depois a musica em tempo integral.

Andrea Bocelli nunca deixou o treinamento vocal, atendendo "master classes" com o reconhecido Tenor Franco Corelli, em Turim.

Em 1992 a estrela do rock italiano Zucchero Fornaciari testou Andrea enquanto procurava por tenores para fazer um dueto com ele na cancao "Miserere", quando ouviu a mesma gravacao do teste, o entao Tenor Luciano Pavarotti, implorou a Zucchero para usar Andrea na gravavao original em vez de ele mesmo. Porem a musica acabou mesmo por ser gravada com Zucchero e Pavarotti, mas Andrea Bocelli acompanhou Zuchero numa digressao europeia.

Ja em 1994 Andrea apresentou-se no Festival de San Remo (Festival da Cancao Italiana), ganhando o mesmo com a cancao "Il mare calmo della sera", o que o levou a conquistar o seu primeiro disco de ouro. Ainda no mesmo ano, Bocelli fez a sua estreia na opera Macbeth, do conhecido Compositor de operas Giuseppe Verdi, com o papel de Macaduff, cantou no concerto de beneficiencia de Pavarotti em Modena, cidade de onde o mesmo (Pavarotti) era natural e apresentou-se para o Papa Joao Paulo II no Natal.

Em 1995 sua cancao "Con te partiro" ficou em quarto lugar no Festival de San Remo talvez se esperasse mais nesse Festival e da mesma cancao mas o resultado nao pareceu ter afectado a carreira do tenor.

Na vida pessoal Bocelli casou-se recentemente em Marco de 2014 pela segunda vez com Veronica Berti. Andrea e pai de tres filhos, Amos (nascido em 1995) e Matteo (nascido em 1997) do seu primeiro casamento com  Enrica Cenzatti e de Virginia (nascida em 2012) fruto da relacao amorosa com Veronica Berti com quem agora esta casado.

O idolo de infancia de Andrea Bocelli era o portugues Eusebio da Silva Ferreira, jogador de futebol e um dos sonhos de infancia de Bocelli era conhecer o mesmo. Quando Andrea Bocelli atingiu o patamar da fama a nivel internacional e se tornou famoso, foi Eusebio que o quis conhecer e as posicoes trocaram-se.

Em 1996 Bocelli cantou com a soprano inglesa Sarah Brightman uma versao em dueto de "Con te partiro", intitulada "Time to Say Goodbye" ("Hora de Dizer Adeus") e que se tornou sem duvida no seu maior sucesso, bateu recorde de vendas e ficou no top das dez cancoes mais tocadas no mundo por quase seis meses. Nos anos seguintes, Andrea apresentou-se em Paris, Bologna, Torre del Lago e Vaticano. Lancou mais albuns ate a sua entrada no mercado americano, com um concerto no "John F. Kennedy Center for the Performing Arts" em Washington e uma recepcao na Casa Branca. Naquele ano e em 1999 Andrea partiu para uma digressao pela America do Norte e America do Sul e fez duetos com Celine Dion, alem de apresentar-se na primeira opera totalmente transmitida ao vivo pela internet da "Detroit Opera House" ("Opera de Detroit"), com Denyce Graves.

Gravou em 1998 com a cantora brasileira Sandy Leah a cancao "Vivo por ela" ("Vivo per lei"), musica que foi muito passada nas radios de todo o Brasil.

Ja no novo seculo e mais exactamente em 2002, Andrea repetiu a digressao pela America, ganhando dois "World Music Awards". Desde entao, Bocelli continuou a sua carreira com aparicoes em concertos pelo mundo inteiro, cantando inclusive durante o All-Star Weekend da NBA de 2006 em Houston, Texas. Cantou "Because We Believe" ("Porque Nos Acreditamos"), do seu album Amore (lancado em 2006), na cerimonia de encerramento dos Jogos Olimpicos de Inverno em Turim, Italia.

Em 2006, Bocelli trabalhou com os seis finalistas do programa de televisao American Idol, ajudando-os a cantar as cancoes escolhidas segundo o tema da semana "classic love songs" (musicas romanticas classicas).

Bocelli cantou em muitos eventos de caridade e em varias outras ocasioes no mundo inteiro, como no local dos destrocos do World Trade Center. Em Outubro de 2001 participa no evento "Pavarotii & Friends" ("Pavarotti e Amigos"), em concertos para a fundacao de pesquisa ARPA (da qual ele e presidente honorario) em Pisa, Italia, participou no projecto de CD feito por Sharon Osbourne para o fundo de ajuda as vitimas do tsunami de 2004 e apresentou-se num grande concerto transmitido pela televisao na Italia, em Marco de 2005, chamado "Music for Asia" ("Musica para a Asia"). Andrea tambem gravou com a cantora brasileira Sandy (da dupla Sandy & Junior) quando a mesma ainda era uma menina, a musica "Vivo Por Ella" (versao em espanhol de "Vivo Per Lei"), no ano de 1999.

Nao se limitando apenas a cantar, Andrea contribuiu para varios trabalhos escritos, incluindo pequeno texto de amizade em compilacao feita por Doris S. Platt e o prefacio em um "Capitulo-entrevista" para um livro italiano sobre guarda conjunta. Ele tambem escreveu uma autobiografia, La musica del silenzio (A musica do silencio), que veio a ser publicada ainda em 1999. A traducao inglesa do livro foi lancada no ano seguinte, com o nome Andrea Bocelli: The Autobiography (Andrea Bocelli: A Autobiografia).

                                              
Sem duvida que aqui esta um dos maiores e melhores classicos da musica lirica cantado em dueto tambem por duas grandes vozes que em conjunto funcionam na perfeicao, este tema e um dos meus favoritos do genero e um dos melhores duetos que tive o prazer de ouvir ate hoje, as duas vozes entrelancadas fazem esta obra divina que podemos escutar.

Discografia:

DVD.

. 1997 - A Night in Tuscan.
. 1999 - Sacred Arias.
. 2001 - Tuscan Skies (Cieli di Toscana).
. 2006 - Credo.
. 2007 - Under the Desert Sky.
. 2008 - Vivere Live in Tuscany.
. 2011 - Concerto: One Night in Central Park.
. 2013 - Love in Portofino.

CD.

. 1994 - Il mare calmo della sera.
. 1995 - Bocelli.
. 1997 - Romanza.
. 1997 - Viaggio italiano.
. 1998 - Aria - The Opera Album.
. 1999 - Sogno.
. 2000 - Verdi.
. 2000 - Sacred Arias.
. 2000 - La Boheme.
. 2001 - Cieli di Toscana.
. 2001 - Requiem.
. 2002 - Sentimento.
. 2003 - Tosca.
. 2004 - Verdi Il Trovatore.
. 2004 - Andrea.
. 2006 - Amore.
. 2007 - The Best Of Andrea Bocelli - Vivere.
. 2007 - Paglicci.
. 2007 - Cavelleria Rusticana.
. 2008 - Carmen.
. 2008 - Incanto.
. 2009 - My Christmas.
. 2011 - Notte Illuminata.
. 2011 - Concerto: One Night in Central Park.
. 2012 - Opera.
. 2013 - Passione.
. 2013 - Love in Portofino.

Usando um pouco o titulo do video anterior quase na altura de finalizar a cronica e de ser tempo para dizer adeus. Nao vou partir sem antes confessar que aquilo que mais me custou fazer nesta cronica foi a escolha dos temas que havia de partilhar com os leitores em videos no caso de Stevie Wonder e Andrea Bocelli visto a qualidade dos mesmos mesmo quando a quantidade e muita , sendo assim deixo ficar aqui mais dois de cada um deles e depois ainda um dueto de ambos e ainda um dueto de Wonder com o ex Beatles Paul McCartney, nota-se em muitos desses temas uma forte onda de romantismo, talvez seja isso que me agradam tanto,  jamais escondim a minha veia romantica.

                                         
                                         
 Depois destes  dois temas de Stevie Wonder deixo ficar tambem dois temas bem conhecidos da musica romantica agora cantdos pelo Tenor Andrea Bocelli um deles ja imortalizado por Elvis Presley, Julio Iglesias e tambem Kenny Rogers um dos reis da musica country norte-americana.

                                         

Todos estes temas espero que sejam do agrado do leitor procurei escolher dos melhores que conhecia dentro das minhas preferencias musicais (ou seja musica romantica) e aproveito a ocasiao para dedicar os mesmos a alguem que em tempos foi muito importante para mim nao vou nomear nomes por razoes de privacidade deixarei apenas a pessoa ficar conhecida como C M  e aproveito tambem para deixar primeiro a finalizar dois videos de duetos que ficaram na historia da musica um de Stevie wonder com Paul McCartney e por fim um que julgava ser imaginavel de existir com Andrea Bocelli e Stevie Wonder.

                                         

Agora sim caro(a) leitor(a) posso apresentar as despedidas e fazer votos que tenham gostado de mais este meu trabalho em que o interesse principal foi sem duvida mais uma vez mostrar que mesmo com deficiencias sejam elas quais forem qualquer pessoa pode chegar a algum lado na vida.

Por considerar tal como a cronica Todos diferentes, todos iguais numa so sociedade que estas pessoas muitas vezes por ter um problema de adaptacao sao discriminadas pela sociedade e considero isso um atentado aos Direitos Humanos, pela mesma razao coloco a mesma etiqueta nesta cronica embora a mesma nao esteja tao voltada para o tema e para a Sociedade mas sim para a Musica e Artes. Nao importa onde importa e que seja onde queriam chegar, estao aqui quatro grandes exemplos evidentes de que isso e possivel, ate a proxima.
 
                                                                                                             Manuel Goncalves



  






 

  








   












 






 
 
 
                                                     



 
 


                
 
 


















































 
                                                                                                                      




Sem comentários:

Enviar um comentário