Página

sábado, 24 de maio de 2014

Dia 11 de Setembro de 2001, a Data Que os EUA Nao Esquecem

 
                                          
O dia que os EUA nao esquecem e o proprio Mundo em geral tambem e possivelmente o 11 de Setembro de 2001, as imagens foram das mais chocantes algumas vezes mostradas e que exibiam ao vivo parte dos atentados que envolviam aqueles ataques terroristas ao vivo como um aviao a chocar com as tchamadas Torres Gemeas do World Trade Center que era na altura um dos principais centros de negocios e financeiros de todo o mundo.

Para os Estados Unidos apesar de tudo acabava de ser uma licao bem aplicada em que acabavam por ver que pelo menos em sistemas de seguranca nao eram assim tao perfeitos como pensavam e igualmente na luta contra ao terrorismo. As imagens mostravam a humilhacao que os mesmos servicos estavam a passar e eram as imagens de um pais incredulo e em choque. Os mesmos servicos nunca ou jamais possivelmente haveriam pensado que alguem um dia tivesse a ousadia de desafiar daquela forma a forca e a influencia dos Estados Unidos, mesmo quando se falava de terrorismo um simples ataque nos EUA era algo que nao era imaginavel ou ate mesmo  credivel, naquele momento as imagens falavam por si provando o contrario.

Os famosos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 (as, vezes referidos apenas por 11 de Setembro) foram uma serie de ataques suicidas contra aos Estados Unidos levados a realizacao pela organizacao fundamentalista islamica Al-Qaeda em 11 de Setembro de 2011 e que em horas eran noticiados em todos o mundo nas principais televisoes de cada pais e no dia seguinte eram capas de jornal e revistas, sendo noticia de destaque em qualquer parte do mundo, tiveram um forte impacto na imprensa internacional.

                                                      
Na manha daquele dia, dezanove terroristas sequestraram quatro avioes comerciais de passageiros. Os sequestradores colidiram intencionalmente dois avioes contra as Torres Gemeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edificios. Por causa do sucedido ambos os predios desmoronaram duas horas apos os impactos, destruindo edificios vizinhos e causando varios outros danos. O terceiro aviao de passageiros colidiu contra ao Pentagono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (o que causou logo a furia dos responsaveis do mesmo departamento afirmando que atacar o Pentagono era desafiar guerra aos Estados Unidos) no condado de Arlington, Virginia, nos arredores de Washington, D.C.O quarto aviao caiu em campo aberto proximo de Shanksville, na Pensilvania, depois de alguns dos seus passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controlo da aeronave dos sequestradores, que a tinham reencaminhado na direccao da capital norte-americana e onde segundo consta o objectivo era atingir  o Capiolio (sede do Congresso dos Estados Unidos) ou a Casa Branca, ou seja a residencia presidencial. Nao houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

Quase tres mil pessoas morreram durante os ataques, incluindo os 227 civis e os 19 sequestradores a bordo dos avioes. A esmagadora maioria das vitimas eram civis, incluindo cidadaos de mais de 70 paises. Alem disso, ha pelo menos um obito secundario, uma pessoa foi descartada da contagem por um medico legista, pois teria alegadamente morrido por doenca pulmonar devido a exposicao de poeira do colapso do World Trade Center.

Os Estados Unidos rapidamente responderam ao ataque com o lacamento da Guerra ao Terror: O pais invadiu o Afeganistao para derrubar os Talibans, que abrigavam os terroristas de Al-Qaeda. Os Estados Unidos tambem aprovaram o USA PATRIOT Act. Muitos outros paises tambem reforcaram a sua legislacao antiterrorista e ampliaram os poderes de aplicacao da lei. Algumas bolsas de valores estadunidenses ficaram fechadas no resto da semana seguinte ao ataque e registaram enormes prejuizos ao reabrir, especialmente nas industrias area e de seguros. O entao desaparecimento de bilhoes de dolares em escritorios destruidos causaram serios danos a economia de Lower Manhattan, em Nova Iorque e provocando o caos no mundo financeiro em varias partes do mundo.

Os danos provocados pelos atentados no Pentagono foram reparados em um ano, e o Memorial do Pentagono foi construido ao lado do predio. O processo de reconstrucao foi iniciado tambem no local do World Trade Center. Em 2006, uma nova torre de escritorios foi construida no local, o World Trade center 7. A torre One World Trade Center foi construida no local e, com 541 metros de altura apos a sua conclusao, e um dos arranha-ceus mais altos da America do Norte. Mais tres edificios estavam previstos para ser construidos na mesma altura da construcao da One World Trade Center no local das antigas Torres Gemeas, alem de um memorial as vitimas dos ataques ja concluido. O Memorial Nacional do Voo 93 comecou a ser construido em 8 de Novembro de 2009 e a primeira fase de construcao foi concluida no 10º aniversario dos atentados de 11 de Setembro, em 2011.

Local: Nova Iorque, NY, Condado de Arlington, VA Shanksville, PA.
Data: 11 de Setembro de 2001 8h46min - 10h28min (UTC-5).
Mortes: 2996 mortos (incluindo 19 terroristas).
Feridos: >6291.
Participantes: 19.

A historia da tragedia daquele dia que ninguem consegue esquecer comeca da seguinte maneira:

No inicio da manha de 11 de Setembro de 2001, 19 sequestradores assumiram o controlo de quatro avioes comerciais (dois Boeing 757 e dois Boeing 767), respectivamente, em rota para a California (tres indo para o LAX, em Los Angeles, e um para Sao Francisco), apos decolar de Boston, Massachusetts; Newark, Nova Jersey e Washington, D.C. Avioes grandes com longos voos foram intencionalmente escolhidos para o sequestro porque seriam fortemente impulsionados.

Os quatro voos foram:

. Voo 11 da American Airlines: deixou o Aeroporto de Boston as 07:59 com rota para Los Angeles e uma tripulacao de 11 membros e outros 76 passageiros, nao incluindo os 5 sequestradores. Os terroristas colidiram o aviao contra a Torre Norte do World Trade Center as 08:46.

. Voo 175 da United Airlines: deixou o Aeroporto de Boston as 08:14 em rota para Los Angeles com uma tripulacao de 9 membros e 51 passageiros, sem incluir os 5 sequestradores. Os terroristas colidiram o aviao contra a Torre Sul do World Trade Center as 09h03.

. Voo 77 da American Airlines: deixou o Aeroporto Internacional Washington Dulles, na Virginia, as 08:20 em rota para Los Angeles com uma tripulacao de 6 membros e outros 53 passageiros, nao incluindo os 5 sequestradores. Os terroristas colidiram o aviao contra o Pentagono as 09:37.

. Voo 93 da United Airlines: deixou o Aeroporto Internacional de Newark as 08:42 em rota para Sao Francisco, com uma tripulacao de 7 membros e outros 33 passageiros, nao incluino os 4 sequestradores . Depois dos passageiros se revoltaram  , os terroristas derrubaram o aviao no chao, perto de Shanksville, na pensilvania, as 10:03.

A cobertura da imprensa foi intensa durante os ataques e as suas consequencias, a comecar momentos apos a primeira colisao no World Trade Center e fizeram uma reportagem quase que completa do mesmo ataque terrorista descrevendo  o que foi o terror e  pesadelo de uma hora e dezassete minutos.

As 08:46, o voo 11 da American Airlines atingiu a Torre Norte do World Trade Center, seguido pelo voo 175 da United Airlines que atingiu  a Torre Sul as 09:03.

Outro grupo de sequestradores do Voo 77 da American Airlines atingiu o Pentagono as 09:37. Um quarto voo, o Voo 93 da United Airlines, caiu em uma area rural perto de Shanksville, na Pensilvania, as 10:03 depois de os passageiros terem arriscado o tudo por tudo e tendo-se revoltado para tentar retomar o comando do aviao. Acredita-se que a meta final dos sequestradores seria o Capitolio (sede do Congresso dos Estados Unidos) ou ate mesmo a Casa Branca.

Em Setembro de 2002, em uma entrevista realizada pelo documentarista Yosri Fouda, um jornalista da Al Jazeera, Khalid Sheikh Mohammed, junto a Ramzi Binalshibh, afirmou que o quarto aviao sequestrado estava se dirigindo para o Capitolio dos Estados Unidos e nao para a Casa Branca. Eles ainda aformaram que a Al-Qaeda inicialmente tinha planejado fazer com que os avioes sequestrados atingissem instalacoes nucleares em vez das Torres Gemeas do World Trade Center e do Pentagono, mas foi decidido nao atacar as centrais nucleares por causa de temores de que os ataques poderiam sair de controlo.

Durante o sequestro dos avioes, os terroristas usaram armas brancas para esfaquear e matar os pilotos das aeronaves, os comissarios de voo e os passageiros. Relatorios feitos com as chamadas telefonicas vindas do aviao indicaram que facas foram usadas pelos sequestradores para ferir atendentes e, em pelo menos um caso, um passageiro, durante dois dos sequestros. Alguns passageiros foram capazes de fazer ligacoes, usando o servico de telefone da cabine e celulares e fornecer detalhes, inclusive de que varios dos sequestradores que estavam a bordo de cada aviao tinham usado sprays quimicos contra a tripulacao, como gaz lacrimogeneo ou spray de pimenta, e que algumas das pessoas a bordo tinham sido esfaqueadas.

A Comissao do 11 de Setembro estabeleceu que dois dos sequestradores tinham comprado recentemente ferramentas manuais multi-funcoes da marca Leatherman. Uma hospedeira de bordo do voo 11, um passageiro do voo 175 e os passageiros do voo 93 mencionaram que os sequestradores estavam armados com bombas, mas um dos passageiros tambem mencionou que achava que as bombas eram falsas. Nenhum vestigio de explosivos foram encontrados nos locais dos incidentes e a comissao do 11 de Setembro concluiu que as bombas eram provavelmente mesmo falsas.

No voo 93 da United Airlines as gravacoes da caixa preta revelaram que a tripulacao e os passageiros tentaram assumir o controlo do aviao retirando o mesmo das maos e poder dos sequestradores depois de ficarem a saber, atraves de chamadas telefonicas, que outros avioes sequestrados foram levados a chocar contra outros edificios na manha daquele mesmo dia. De acordo com a transcricao das gravacoes do voo 93, um dos sequestradores deu a ordem para alterar a rota do aviao, uma vez que tinha ficado evidente que eles iriam perder o controlo do aviao para os passageiros revoltados. Logo depois a aeronave caiu em um campo aberto perto de Shanksville, Condado de Somerset, Pensilvania, as 10:03. hora local (14:03:11 UTC). Khadil Sheikh Mohammed, o organizador dos atentados, mencionou em uma entrevista ja no ano seguinte em 2002 com Yosri Fouda que o alvo do Voo 93 era o Capitolio dos Estados Unidos, que foi dado o nome-codigo "Faculdade de Direito".

Tres dos predios do complexo do World Trade Center desmoronaram devido a uma falha estrutural, no proprio dia do ataque, 11 de Setembro 2001. A Torre Sul (WTC 2) caiu as 09:59 apos queimar por 56 minutos em um incendio causado pelo impacto do Voo 175 da United Airlines. A Torre Norte (WTC 1) desmoronou passado 29 minutos do desmoronamento da Torre Sul as 10:28, apos queimar por aproximadamente 102 minutos (curioso notar-se que a primeira torre a ser atingida foi a ultima a desmoronar-se). Quando a Torre Norte desabou, os escombros cairam proximo do World Trade Center 7 (WTC 7) danificando o edificio e iniciando um incendio. Estes incendios queimaram durante horas e comprometeram a integridade estrutural do edificio, levando-o ao colapso total ja na tarde do mesmo dia as 17:21.

Os ataques criaram uma confusao generalizada entre as organizacoes de noticias e os controladores de trafego aereo dos Estados Unidos. Todo o trafego aereo civil internacional ficou proibido de desembarcar em solo estadunidense por tres dias. As aeronaves que ja estavam em pleno voo foram afastadas ou desviadas para aeroportos no Canada ou no Mexico. Fontes de noticias e relatorios nao comfirmados, muitas vezes contraditorios, foram divulgados ao longo do dia. Um dos mais prevalentes destes relatou que um carro-bomba iria ser detonado na sede do Departamento do Estado dos Estados Unidos, em Washington, D.C. Logo apos a divulgacao pela primeira vez sobre o acidente no Pentagono, alguns meios de comunicacao tambem informaram brevemente que o incendio tinha eclodido no National Mall. Outro relatorio saiu na Associated Press, informando que o Voo 1989 da Delta Airlines tambem havia sido sequestrado. Este relatorio tambem veio a revelar-se ser falso, acreditou-se por breves momentos que tambem este voo corria risco de sequestro, mas seu comando respondeu aos controladores, e pousou de seguida em seguranca em Cleveland, Ohio.

Houve um total de cerca de 3000 mortos exactamente 2996, incluindo os 19 sequestradores e as 2977 vitimas. As vitimas foram distribuidas da seguinte forma 246 nos quatro avioes (onde nao houve qualquer sobrevivente), 2606 na cidade de Nova Iorque e 125 no Pentagono. Todas as mortes ocorridas foram de civis, excluindo 55 militares atingidos no Pentagono.

Em 2007, o escritorio examinador medico da cidade de Nova Iorque divulgou o numero oficial de mortos do 11 de Setembro, adicionando a morte de Felicia Dunn-Jones. Dunn-Jones faleceu cinco meses apos o 11/9 devido a uma doenca pulmonar que foi associada a exposicao a poeira durante o colapso do World Trade Center. Heyward Leon, que morreu de linfoma em 2008, foi adicionado ao numero oficial de mortos em 2009.

O Instituto Nacional de Padroes e Tecnologia (NIST) estimou que cerca de 17400 civis estavam no complexo do World Trade Center no momento dos ataques, enquanto as contas da Autoridade Portuaria de Nova Iorque sugerem 14154 pessoas estavam nas Torres Gemeas as 08h45min. A grande maioria das pessoas abaixo da zona de impacto evacuaram os edificios com seguranca, junto com 18 pessoas que estavam na zona do impacto que, evidentemente, usaram a escadaria intacta na Torre Sul. Pelo menos 1366 morreram, pois estavam no andar do Impacto da Torre Norte ou em andares superiores, e pelo menos 618 na Torre Sul, onde a evacuacao tinha comecado antes do segundo impacto. Assim dos 2753 mortos no WTC , 1950 estavam nos andares atingidos pelas aeronaves ou acima deles.

De acordo com o relatorio da comissao centenas das vitimas mortais morreram instantaneamente com o impacto, enquanto dos restantes ficaram presos e morreram apos o colapso da torre. Pelo menos 200 pessoas saltaram dos edificios para a morte (como e mostrado na foto "The Falling Man"), caindo nas ruas e telhados de edificios adjacentes, centenas de metros abaixo. Alguns dos ocupantes de cada torre, e que estavam em edificios acima do ponto de impacto subiram em direccao ao tecto, contendo a esperanca de um resgate por helicoptero, mas as portas de acesso ao telhado estavam bloqueadas. Nao existia qualquer plano de resgate de helicoptero e, em 11 de Setembro, a fumaca e calor intenso teriam impedido tais aeronaves de realizarem os salvamentos.

Um total de 411 trabalhadores de emergencia que responderam as chamadas de socorro morreram quando tentavam resgatar as pessoas e apagar os incendios. O Corpo de Bombeiros da Cidade de Nova Iorque (FDNY) perdeu 341 bombeiros e 2 paramedicos. O Departamento de Policia da Cidade de Nova Iorque (NYPD) perdeu 23 funcionarios. O Departamento de Policia da Autoridade Portuaria perdeu 37 oficiais, e 8 EMTs adicionais e paramedicos de unidades privadas de servicos de emergencia foram mortos.

O Cantor Fitzgerald L.P., um banco de investimento nos pisos 101a-105a do World Trade Center 1, perdeu 658 funcionarios, muitos mais do que qualquer outra empresa. A Marsh Inc., localizada imediatamente abaixo do Cantor Fitzgerald nos pisos 93-101 (o local de impacto do voo 11) perdeu 355 funcionarios, e 175 funcionarios da Aon Corporation foram mortos.

Depois de Nova York, New Jersey foi o Estado mais atingido, com a cidade de Hoboken ostentando a maioria das mortes. Mais de noventa paises perderam cidadaos nos ataques ao World Trade Center cinco das vitimas mortais eram de nacionalidade portuguesa ( Joao Aguiar Junior, 30 anos, era vie-presidente da empresa de corretagem e gestao do patrimonio onde trabalhava, morreu quando foi avisar antigos colegas de uma antiga empresa para a qual trabalhava para abandonarem o edificio. Carlos da Costa, 41 anos, era engenheiro electronico na Autoridade Maritima tambem morreu a ajudar outros a escapar das torres. Antonio Jose Carrusca Rodrigues, 36 anos, Policia na Autoridade Maritima de Nova York e New Jersey, apesar de nao trabalhar nas torres quando soube do sucedido foi imediatamente para o local, morreu quando estava a descer uma torre durante a queda mesma. Manuel Mota, idade desconhecida, decorador de interiores, estava no andar 107 da Torre Norte para uma reuniao com os donos do restaurante "Windows of the World", chegou dois minutos antes de o primeiro aviao chocar 20 pisos abaixo. Antonio Augusto Tome Rocha, 34 anos, era corrector na Cantor Fitzgerald Securities) morreram tambem tres pessoas de nacionalidade brasileira.

Semanas apos o ataque, o numero de vidas perdidas foi estimado em mais de seis mil. A cidade de Nova Iorque so foi capaz de identificar os restos mortais de 1600 das vitimas no World Trade Center, ficando sem identificacao mais de 1100. O escritorio legista tambem recolheu cerca de dez mil ossos nao identificados e fragmentos de tecidos humanos que nao puderam ser combinados para a lista dos mortos. Em 23 de Fevereiro de 2005, as autoridades medicas e legistas reconheceram a limitacao tecnologica na epoca, para avancar nos trabalhos de identificacao dos corpos. Nos ultimos cinco meses apenas oito vitimas haviam sido identificadas.

Fragmentos osseos ainda estavam sendo encontrados em 2006, isto com cerca ou mais de cinco anos passados apos a tragedia do 11 de Setembro provocada pelos ataques terroristas, quando os trabalhadores estavam se preparando para demolir Deutsche Bank Building, que tambem havia sido danificado. Essa mesma operacao foi concluida em 2007. Em 2 de Abril de 2010 uma equipa de especialistas em Antropologia forense e Arqueologia comecou a procurar por restos humanos, artefatos humanos e objectos pessoais no aterro sanitario de Fresh Kills, em Staten Island. O objectivo da mesma operacao era procurar por restos humanos e ficou concluida em Junho de 2010, com 72 restos humanos encontrados, elevando assim na altura para 1845 o numero de restos humanos encontrados. As identidades de 1629 das 2753 vitimas foram identificadas. Os perfis de DNA, na tentativa de identificar as vitimas adicionais, sao permanentes. Em Agosto de 2011, 1631 vitimas foram identificadas, enquanto que 1122 (41%) das vitimas permaneceram nao identificadas. Os restos mortais estao sendo mantidos em armazenamento no Memorial Park, fora das instalacoes do instituto medico de Nova York. Em 2013, esperava-se que os restos mortais fossem transferidos para um deposito atras de uma parede no Museu do 11 de Setembro. Em Junho de 2011, uma equipa de cientistas do instituto medico da cidade tentaram novamente identificar os restos mortais, na esperanca de que a tecnologia melhor desenvolvida lhes permitisse finalmente identificar outras vitimas.

A seguinte lista apresenta e distribui o numero de mortes pelos seus locais (excluindo os sequestradores):

Nova Iorque.

World Trade Center - 2606.
American 11 - 87.
United 175 - 60.

Arlington.

Pentagono - 125.
American - 77.

Shanksville.

United 93 - 40

Total - 2977.

Junto com os 110 andares das Torres Gemeas, varios edificios ao redor foram destruidos ou pelo menos ficaram seriamente danificados, incluindo os edificios 3 a 7 do complexo do World Trade e a Igreja Ortodoxa Grega de Sao Nicolau. A Torre Norte, a Torre Sul, o Marriott Hotel (WTC3) e o WTC 7 foram completamente destruidos. A alfandega dos Estados Unidos (no WTC 6) o WTC 4, o WTC 5 e duas passarelas de pedestres que ligavam os edificios foram tambem severamente danificadas. O Deutsche Bank Building foi parcialmente danificado e mais tarde acabou por ser demolido. Os dois edificios do complexo vizinho do World Financial Center tambem sofreram danos.

O Deutsche Bank Building, na liberty Street do complexo World Trade Center, foi mais tarde condendado por causa das condicoes toxicas no interior da torre de escritorios e foi desconstruido. O Fiterman Hall, do Colegio Comunitario do Borough de Manhattan, na 30 West Broadway foi condenado devido aos danos nos ataques e comecou mais tarde a ser reconstruido. Outros edificios vizinhos, como o 90 West Street e o Veritzon sofreram grandes danos, mas foram restaurados. Os edificios do World Financial Center, o One Liberty Plaza, o Milenium Hilton e o 90 Church Street tiveram danos moderados e foram restaurados. Os equipamentos de telecomunicacoes tambem foram destruidos, mas as estacoes de midia rapidamente foram capazes redirecionar os seus sinais e retomar as transmissoes.

O Pentagono foi severamente danificado pelo impacto do Voo 77 da American Airlines e por incendios subsequentes, causando o desabamento de uma das areas do edificio. Ao se aproximar do Pentagono, as asas do aviao derrubaram postes de luz e seu motor direito partiu um gerador antes de cair no lado ocidental do edificio, matando todos os 53 passageiros, os 5 sequestradores e os 6 tripulantes. O aviao atingiu o Pentagono no nivel do primeiro andar. A parte dianteira da fuselagem desintegrou-se durante o impacto, enquanto que as secoes centrais e a cauda se mantiveram em movimento por uma fraccao de segundos. Detritos provenientes da cauda penetraram mais fundo no edificio, destruindo em 94 metros tres dos cinco aneis mais externos do edificio.

O Corpo de Bombeiros da Cidade de Nova York (FDNY) rapidamente mandou 200 unidades (metade do departamento) para o local dos ataques, cujos esforcos foram completados por varios bombeiros de folga e paramedicos o Departamento de Policia da Cidade de Nova Iorque (NYPD) enviou Unidades de Servico de Emergencia (ESU) e outros policiais, juntamente com a implantacao da sua unidade de aviacao. Uma vez em cena FDNY, NYPD e policiais da Autoridade Portuaria nao coordenaram esforcos e realizaram buscas redundantes por vitimas civis.

Com as condicoes deterioradas, a unidade de aviacao da NYPD retransmitia informacoes aos comandantes dos bombeiros, que emitiam ordens para o seu pessoal evacuar as torres, de modo que a maioria dos oficiais estava em condicoes de seguranca antes de evacuar os edificios que desmoronaram. Com postos de comando criados separadamente e comunicacoes de radio incompativeis entre os organismos, os avisos nao foram passados aos comandos do FDNY.

Apos a primeira torre desabar os comandantes de bombeiros enviaram os avisos de evacuacao, no entanto, devido as dificuldades tecnicas com mau funcionamento do sistema repetidor de radio, os bombeiros nao conseguiram ouvir muitas das ordens de evacuacao. O pessoal de atender os numeros de emergencia nas centrais tambem receberam informacoes de chamadas que nao foram repassadas aos comandantes no local. Poucas horas depois do ataque uma importante operacao de busca e resgate foi lancada. Depois de meses de operacoes, o local onde outrora fora o World Trade Center com as suas famosoas Torres Gemeas foi limpo no final de Maio de 2002.
                                                             

A origem da Al-Qaeda pode ser rastreada ate 1979, quando a Uniao Sovietica invadiu o Afeganistao. Osama Bin Laden viajou para o Afeganistao e ajudou a organizar mujahidin arabes para resistir aos sovieticos. Sob a orientacao de Ayman  Al-Zawahiri, Bin Laden tornou-se mais radical. Em 1996, Bin Laden divulgou sua primeira fatwa, pedindo para os soldados americanos deixarem a Arabia Saudita.

Em sua segunda fatwa em 1998, Bin Laden delineou suas objeccoes a Politica xterna americana em relacao a Israel, bem como a continua presenca de tropas americanas na Arabia Saudita apos a Guerra do Golfo. Bin Laden defendeu as suas teses e apresentou os seus ideais usando textos islamicos para exortar os muculmanos a atacar americanos e, de acordo com Bin Laden, muculmanos juristas "tem ao longo da historia islamica concordado unanimemente que a jihad e um dever individual se o inimigo destroe os paises muculmanos.

Bin Laden, foi quem orquestrou os ataques, inicialmente negou a acusacao, mas depois admitiu o seu envolvimento em conjunto com homens da sua familia nos mesmos atentados. A rede Al Jazeera transmitiu uma declaracao de Laden em 16 de Setembro de 2001, afirmando que "gostaria de salientar que nao realizei este acto, que parece ter sido realizado por individuos com motivos proprios". Ja em Novembro de 2001, as forcas americanas recuperaram uma fita de video de uma casa destruida em Jalalabad, no Afeganistao. Na fita, Bin Laden e visto a falar com Khaled Al-Harbi e admite presciencia nos ataques. Em 27 de Dezembro de 2001, um segundo video de Bin Laden foi divulgado. Nas filmagens, ele diz: "o terrorismo contra aos Estados Unidos merece ser louvado, porque e uma resposta a injustica, com o objectivo de forcar a America a parar com seu apoio a Israel, que mata nosso povo", mas ele parou de admitir a responsabilidade pelos ataques.


Pouco antes das eleicoes presidenciais nos Estados Unidos em 2004, em uma declaracao gravada, Laden reconheceu mais uma vez publicamente o envolvimento da Al-Qaeda  nos ataques aos Estados Unidos e admitiu a sua ligacao directa nos atentados. Ele disse que os ataques foram realizados porque "somos livres ...e queremos recuperar a liberdade sob a nossa nacao. Ao minar a nossa seguranca, nos minamos a sua". Bin Laden disse que orientou pessoalmente seus seguidores a atacar o World Trade Center. Outro video obtido pela Al Jazeera em Setembro de 2006 mostra Bin Laden com Ramzi Bin Al-Shibh, bem como com mais dois sequestradores, Hamza Al-Ghamdi e Wail Al-Shehri, enquanto faziam os preparativos para os ataques. Os Estados Unidos jamais indicaram formalmente Osama Bin Laden pelos ataques de 11 de Setembro de 2001, mas ele esteve na lista dos mais procurados pelo Escritorio Federal de Investigacao (FBI) por causa dos bombardeamentos as embaixadas americanas em Dar es Salaam, na Tanzania, e em Nairobi, no Quenia. Depois de uma perseguicao de quase 10 anos, Bin Laden foi morto por forcas especiais americanas em um complexo em Abbottabad, no Paquistao, em 2 de Maio de 2011.
                                                  
 

O conhecido jornalista em assunto do mundo muculmano da cadeia de televisao arabe  Al Jazeera relatou que em Abril de 2002, Khalid Sheikh Mohammed admitiu seu envolvimento, junto com Ramzi Bin Al-Shibh, nos ataques do 11/9. O Relatorio da Comissao do 11/9/2001 determinou que a animosidade de Mohammed, o principal planeador dos ataques, para com os Estados Unidos era resultado da sua "violenta discordancia da Politica Externa dos Estados Unidos de favorecer Israel".

Mohammed tambem foi consultor e financiador do atentado de 1993 ao World Trade Center e do tio de Ramzi Yousef, o Terrorista Lider do ataque.

Mohammed foi preso em 1 de Marco de 2003, em Rawalpindi, Paquistao, por agentes de seguranca paquistaneses que trabalhavam com a CIA, em seguida, foi transferido e interrogado na Prisao de Guantanamo, na Base Naval da Baia de Guantanamo, em Cuba, com sessoes que incluiam afogamento simulado. Durante as audiencias na Baia de Guantanamo em Marco de 2007, Mohammed novamente confessou a sua responsabilidade pelos ataques, afirmando que ele "foi o responsavel pela operacao 11/9, de A a Z" e que a sua declaracao nao foi feita sob coaccao.


Durante o julgamento de Zacarias Moussaoui, cinco pessoas foram identificadas como tendo tido conhecimento total dos detalhes da operacao. Elas sao Bin Laden, Khalid Sheikh Mohammed, Ramzi Bin Al-Shibh, Abu Al-Turab Urduni e Mohammed Atef. Ate o momento, apenas figuras perifericas foram julgadas ou condenadas pelos ataques.

Em 26 de Setembro de 2005, um tribunal superior espanhol condenou Abu Dahdah a 27 anos de prisao por conspiracao sobre os ataques de 11/9 e de ser membro da organizacao terrorista Al-Qaeda. Ao mesmo tempo, outros 17 membros da Al-Qaeda foram condenados a penas entre 6 e os 11 anos. Em Fevereiro de 2006, o Supremo Tribunal Espanhol reduziu a pena de Abu Dahdah para apenas 12 anos retirando 15 anos a pena de 27 anos que inicialmente lhe fora aplicada porque considerou que a sua conspiracao nao fora comprovada.

Tambem em 2006, Moussaoui, que inicialmente era suspeito de ter sido o vigesimo sequestrador, foi condenado por conspiracao ao cometer actos de terrorismo e pirataria aerea. Ele esta cumprindo uma sentenca de prisao perpetua sem liberdade condicional. Mounir El-Motassadeq, um associado dos sequestradores com sede em Hamburgo, Alemanha, esta cumprindo uma pena de 15 anos de prisao por seu papel em ajudar os sequestradores em se preparar para os ataques.

A celula de Hamburgo, incluiu os radicais islamicos que posteriormente se tornaram as pecas-chave dos ataques do 11 de Setembro. Moamed Atta, Marwan Al-Shehhi, Ziad Jarrah, Ramzi Bin Al-Shibh e Said Bahaji eram todos membros da celula terrorista da Al-Qaeda em Hamburgo.

Alega-se que os tres principais motivos para os ataques do 11 de Setembro sejam a presenca americana na Arabia Saudita, o apoio a Israel por parte dos Estados Unidos e as sancoes contra o Iraque. Estes motivos foram ditos explicitamente pela Al-Qaeda em declaracoes preteritas aos atentados, incluindo a fatwa de Agosto de 1996 e um pequeno fatwa publicado em Fevereiro de 1998. Apos os ataques, Bin Laden e Al-Zawahiri publicaram fitas de videos e fitas de audio adicionais, algumas delas repetindo as razoes pelos ataques. Duas dessas publicacoes merecem destaque: "Carta para a America" de 2002, e um video de 2004 mostrando Osama Bin Laden. Alem de pronunciamentos directos de Bin Laden e a Al-Qaeda, inumeros analistas politicos tem colocado outros motivos e razoes para a realizacao dos ataques.

Bin Laden chegou mesmo a afirmar que o profeta Maome bania a "presenca permanente de infieis na Arabia". No fatwa de 1998, a Al-Qaeda escreveu que "Por mais de sete anos, os Estados Unidos tem vindo a ocupar as terras do isla e os lugares mais santos, a Penisula Arabica, saqueando suas riquezas, mandando em seus governantes, humilhando seu povo, aterrorizando seus vizinhos, e transformando as bases da penisula em uma lideranca para lutar com os povos muculmanos vizinhos". Em uma entrevista em 1999 com o reporter paquistanes Rahimullah Yusufzai, Bin Laden disse que pressentia que os norte-americanos estavam "perto demais de Meca" e considerou que isso era uma provocacao a todo o povo muculmano.

Em Novembro de 2002 na "Carta a America", Bin Laden afirmou que o apoio dos Estados Unidos a Israel era outro motivo: "A criacao e manutencao e um dos maiores crimes, e voces sao os lideres desses criminosos. E, claro, nao ha necessidade de explicar e demostrar o grau de apoio americano a Israel. A criacao de Israel e um crime que deve ser apagado. Toda e qualquer pessoa cujo as maos se tornaram poluidas de contributo para este crime tem de pagar o seu preco, e pagar por isso fortemente". Em 2004 Bin Laden reforcou novamente que o apoio a Israel era um dos motivos que levaram a realizacao dos atentados. Diversos analistas, incluindo John Mearsheimer e Stephen Walt, autores da obra literaria The Israel Lobby and U.S. Foreign Policy, tambem argumentaram que o principal motivo dos ataques de 11 de Setembro foi o apoio que os Estados Unidos sempre havia dado a Israel.

No fatwa de 1998, a Al-Qaeda pronunciou que as sancoes do Iraque eram razoes para matar estadunidenses: "apesar da grande devastacao infligida ao povo iraquiano pela alianca cruzado-sionista, e apesar do grande numero de pessoas mortas, que ultrapassou um milhao... Apesar de tudo isso, os americanos estao mais uma vez contra as tentativas de repetir os massacres horrendos, como se eles nao se contentassem com o bloqueio prolongado imposto apos a guerra feroz ou a fragmentacao e destruicao... Com base nisso, e em conformidade com a ordem de Deus, emitimos a fatwa que se segue para todos os muculmanos: a decisao de matar os americanos e seus aliados, civis e militares e um dever individual de todo o muculmano...".

Em adicao a esses motivos dados pela propria Al-Qaeda, alguns analistas tem sugerido outras razoes, muitas vezes rejeitadas, incluindo uma humilhacao que o mindo islamico teria ao ficar para tras do mundo ocidental, especialmente pela diferenca expressiva da economia devido a globalizacao recente. Outro motivo apresentado e falado pelos ocidentais e o de que os terroristas teriam o desejo de provocar os Estaddos Unidos para uma guerra mais ampla contra o mundo islamico, com a esperanca de motivar mais aliados a apoiarem a Al-Qaeda.

A ideia dos atentados partiu de Khalid Sheikh Mohammed, que primeiro apresentou o projecto dos mesmos a Osama Bin Laden em 1996. Nesse momento, Bin Laden e a propria Al-Qaeda estavam em um periodo de transicao, tendo acabado de se mudar de volta ao Afeganistao, vindo regressando do Sudao. Em 1998, os atentados terroristas sofridos pelas embaixadas dos Estados Unidos na Africa e o fatwa de Bin Laden foram determinantes para se marcar um novo ponto de viragem, quando Osama voltou suas atencoes a atacar os Estados Unidos. Em Dezembro de 1998, o Centro Contra Terrorismo da CIA relatou ao entao presidente Bill Clinton que a Al-Qaeda estava se preparando para realizar ataques contra os Estados Unidos que poderiam incluir sequestros de avioes.

Ja no final de 1998 ou no inicio de 1999, Bin Laden deu a aprovacao para Mohammed avancar com a organizacao dos ataques. Uma serie de reunioes ocorridas no inicio de 1999 possivelmente envolvidas de todo o secretismo e no maximo sigilo, envolvendo Mohammed, Osama  Bin Laden e seu vice, Mohammed Atef. O ultimo dos nomeados Atef  prestou apoio operacional para o projecto dos atentados, incluindo seleccoes de destino e ajuda na organizacao de viagens para os sequestradores. Bin Laden discordou de Mohammed, rejeitando alguns alvos potenciais inicialmente apontados, como a US Bank Tower, em Los Angeles, porque "nao havia tempo suficiente para se preparar para uma operacao desse tipo".

Bin Laden liderou e deu o patrocinio financeiro para se avancar com a mesma trama, alem de se ter envolvido na seleccao de participantes. Osama inicialmente escolheu e seleccionou Nawaf Al-Hazmi e Khalid Al-Mihdhar, todos eles eram jihadistas ja com bastante experiencia porque haviam lutado na Bosnia. Tanto Hazmi como Mihdhar chegaram aos Estados Unidos em meados de Janeiro de 2000. Ja na primavera de 2000 os dois tiveram aulas de voo e, finalmente, serviram como sequestradores secundarios.

No final de 1999, um grupo de homens a partir de Hamburgo, na Alemanha, chegaram ao Afeganistao, incluindo Mohamed Atta, Marwan Al-Shehhi, Ziad Jarrah e Ramzi Bin Al-Shibh. A razao que levou Bin Laden a seleccionar estes homens foi porque eles eram educados, falavam correctamente ingles e ja tinham experiencia de vida no oeste dos EUA. Novos recrutas foram examinados rotineiramente para habilidades especiais e os lideres da Al-Qaeda consequentemente, descobriram que Hani Hanjour ja tinha uma licenca de piloto comercial.

Hanjour chegou em San Diego no dia 8 de Dezembro de 2000, juntando-se a Hazmi. Entretanto agora juntos eles logo partiram para o Arizona, onde tiveram cursos de reciclagem com Hanjour. Marwan Al-Shehhi chegou no final de Maio de 2000, enquanto Atta chegou em 3 de Junho de 2000 e Jarrah em 27 de Junho de 2000. Bin Al-Shibh tentou sem sucesso por varias vezes obter um visto para entrar nos Estados Unidos, como um iemenita, foi rejeitado devido a preocupacoes que ele tenta-sse ficar mais tempo do que o seu visto lhe permitiria e permanecesse como um imigrante em situacao ilegal. Bin Al-Shibh permaneceu em Hamburgo, proporcionando coordenacao entre Atta e Mohammed. Os tres membros da celula de Hamburgo realizaram todo o treinamento de piloto no sul da Florida.

Na primavera de 2001, os sequestradores secundarios comecaram a chegar nos Estados Unidos. Em Julho de 2001, Atta reuniu-se com Bin Al-Shibh na Espanha, onde coordenou os detalhes da trama, a seleccao final dos alvos a atingir nos atentados. Bin Al-Shibh tambem passou o desejo de Bin Laden de que os ataques fossem realizados o mais rapidamente possivel.

Cerca de 1200 estrangeiros foram presos e encarcerados secretamente em relacao a investigacao dos ataques do 11 de Setembro, ainda que o Governo nao tenha divulgado o numero exacto.

Os metodos usados pelo Estado para investigar e deter os suspeitos foram severamente criticados por organizacoes de direitos humanos como a Human Rights Watch e chefes de Governo como a chanceler alema Angela Merkel. Ate agora o Governo dos Estados Unidos nao falou a ninguem dos participantes de conspiracao que realizaram as operacoes em terra.

No dia 26 de Setembro de 2005, a Audiencia Nacional da Espanha, dirigida pelo conhecido juiz Baltasar Garzon, condenou Abu Dahdah a 27 anos de prisao por conspiracao nos atentados do 11 de Setembro e por fazer e ser parte da organizacao terrorista Al-Qaeda. Ao mesmo tempo, outros 1234 membros de Al-Qaeda foram condenados a penas entre 6 e 12 anos. Em Fevereiro de 2006, o Tribunal Supremo baixou a pena de Abu Dahdah em 15 anos porque considerou que sua participacao na conspiracao nao estava de todo provada.

Ninguem poderia pensar que o caso fosse tao grave e no que estava para vir quando as 08:14, o piloto do voo 11 nao respodeu a uma instrucao para ascender emitida pelo Centro de Controlo de Trafego Aereo da Administracao Federal de Aviacao (FAA) em Boston, que controla o espaco aereo local. O piloto estava naquele momento voando do lado oposto as chegadas de Boston e, como o voo 11 passou a representar um verdadeiro perigo aereo, os controladores de trafego aereo comecaram redirecionar as chegadas de aeronaves para promever uma separacao adequada. As 08:20,  Betty Ong, uma comissaria de bordo do voo 11 da American Airlines, avisou a companhia sobre o sequestro da aeronave. As 08:21, o aviao (agora visivel apenas no radar primario) comecou a sair radicalmente da sua rota prevista. As 08:25, o controlador ouviu o que acreditou ser a voz de um dos sequestradores em uma transmissao de radio do voo 11. O Centro de Boston chamou o Centro de Comando FAA em Herndon, Virginia, as 08:28 para relatar o ocorrido. As 08:32, os funcionarios da FAA foram avisados de que o voo 11 tinha sido sequestrado e notificaram o Comando de Defesa Aeroespacial da America do Norte (NORAD). O NORAD entao sem demora enviou dois cacas F-15 da Base Aerea da Guarda Nacional de Otis, em Massachusetts, que estavam em voo as 08:53 apenas 21 minutos apos a notificacao do FAA para o NORAD. Por causa da lenta e confusa comunicacao com os funcionarios da FAA, o NORAD tinha sido apensas avisado sobre o sequestro do voo 11, mas nao fez nenhum aviso sobre qualquer um dos outros voos anteriores que cairam.

As 09:28, o controlador aereo John Werth do Centro da FAA de Cleveland ouviu "sons de possiveis gritos" vindos do voo 93 da United Airlines e notou que o aviao tinha descido 700 pes e que o transponder estava desligado. Naquele mesmo momento, Werth ja sabia que alguns avioes de passageiros que tinham levantado voo naquela manha, pouco tempo antes, haviam sido sequestrados e que inclusivamente um deles tinha atingido uma das torres do World Trade Center, em Nova Iorque. Depois de ambas as Torres Gemeas terem sido atingidas, mais cacas foram enviados da Base da Forca Aerea Langley-Eustis, na Virginia, as 09:30, dois minutos mais tarde. As 09:32 Werth ouviu uma voz dizendo: "Nos temos uma bomba a bordo" e pediu a seu supervisor que notificasse a Sede da FAA. As 09:36, o Centro de Cleveland chamou o Centro de Comando da FAA, em Herndon, e perguntou se os militares tinham sido notificados. O Centro de Comando da FAA entao disse ao Centro de Cleveland que "o pessoal da FAA estava bem acima deles na cadeia de comando para tomar a decisao de procurar ajuda militar e que estavam trabalhando sobre a questao". Ja as 09:49, a decisao sobre a possibilidade de chamar os militares ainda nao havia sido tomada e ninguem da FAA os chamou ate as 10:07, quatro minutos apos o voo 93 ter caido perto de Shanksville, na Pensilvania.

So as 10:20 se tomou uma decisao mais radical, o entao vice-presidente Dick Cheney deu ordem para abater qualquer aeronave comercial que pudesse ser identificada como sequestrada. No entanto, estas instrucoes nao foram transmitidas a tempo dos pilotos agirem. Alguns cacas chegaram ao ar, sem qualquer tipo de municao, sabendo que para evitar que os sequestradores atingissem seus alvos, os pilotos poderiam ter que interceptar e colidir os seus cacas nos avioes sequestrados, possivelmente ejectando no ultimo momento. Isso aconteceu directamente com dois pilotos de F-16 da USAF, o Coronel Marc Sasseville e a Tenente-novata Heather "Lucky" Penney, que, impossibilitados de terem seus jatos armados em tempo e portanto apenas municao de festim de treinamento, receberam ordens de derrubarem o voo 93 da United de qualquer maneira. O plano, que acabou sendo desnecessario pela queda do aviao antes que os caca chegassem ate ele, era de um se atirar contra a cabine e o outro contra a cauda do Boeing 757. Penney nao pretendia ejectar-se no ultimo segundo pois isso poderia mudar a rota do caca no momento da colisao e tinha consciencia de estar a realizar uma missao suicida.  

Pela primeira vez na Historia dos Estados Unidos e da sua aviacao, o espaco aereo foi fechado a todas aeronaves civis nao-emergenciais nos Estados Unidos, Canada e em outros paises foi dada a ordem de regressar imediatamente ao chao, deixando assim dezenas de milhares de passageiros ao redor do mundo sem voos. A FAA fechou o espaco aereo americano para todos os voos internacionais, fazendo com que cerca de 500 voos fossem redirecionados para outros paises. O Canada recebeu 226 dos voos desviados e colocou em pratica a Operacao Yellow Ribbon para lidar com o grande numero de avioes em terra e de passageiros retidos.

Os ataques do 11 de Setembro tiveram efeitos imediatos sobre o povo americano. Equipas policiais e de resgate de todo o pais lagaram seus postos e viajaram a Nova York para ajudar a resgatar os corpos dos restos retorcidos das Torres Gemeas do World Trade Center. Doacoes de sangue aumentaram em todo o pais nas semanas seguintes ao 11 de Setembro. As mortes dos adultos que faleceram nos ataques ou morreram nas operacoes de resgate resultaram em mais de 3000 criancas a ficarem orfaos de pelo menos um dos pais. Estudos posteriores documentaram as reacoes dessas criancas a estas perdas e sobre as perdas que temiam durante a vida, o ambiente de proteccao apos os ataques e os efeitos sobre os responsaveis que sobreviveram.

As 14:40 de 11 de Setembro, o secretario da Defesa Donald Rumsfeld emitiu uma rapida ordem a seus assessores para inicialmente se procurar evidencias do envolvimento do Iraque nos ataques, de acordo com anotacoes feitas pelo alto oficial Stephen Cambone. "Melhor informacao rapida. Julgo ser boa e bastante para atacar S.H" -  se referindo a Saddam Hussein - "ao mesmo tempo. Nao apenas UBL" (Osama Bin Laden), as notas de Cambone citam Rumsfeld dizendo: "Precisamos nos mover rapidamente - Proximos aos prazos estabelecidos para os alvos - vao com forca maxima - vasculhem tudo. Coisas relacionadas ou nao".

O conselho da Organizacao do Tratado do Atlantico Norte (OTAN) declarou que os ataques contra aos Estados Unidos foram considerados um ataque a todos os paises da alianca militar e, como tal, correspondem ao 5º artigo da Carta Magna da organizacao. Ao voltar para a Australia apos uma visita oficial aos Estados Unidos na epoca do ataque, o entao Primeiro-Ministro australiano, John Howard, invocou o artigo IV do tratado Anzus. Na reaccao aos atentados, a administracao Bush anunciou uma "Guerra ao Terror", com metas estabelecidas de levar Osama Bin Laden e a Al-Qaeda a justica e a prevenir o possivel aparecimento de outras redes terroristas e talvez ate de futuros ataques. Estes objectivos serao realizados atraves de sancoes economicas e militares contra os Estados vistos e considerados como abrigos a terroristas e aumentando a vigilancia global e o compartilhamento de informacoes.

Em 14 de Setembro de 2001, uma resolucao conjunta chamada "Autorizacao para o Uso da Forca Militar Contra os Terroristas" foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos para autorizar o Presidente do pais a lutar contra os terroristas e tambem contra as nacoes que os abrigam e protegem. Em 7 de Outubro de 2001, a Guerra no Afeganistao comecou quando as forcas americanas e britanicas iniciaram campanhas de bombardeio aereo em campos do Taliba e da Al-Qaeda e depois invadiram o territorio afegao com tropas terrestres das Forcas Especiais. O objectivo inicial era derrubar o regime taliba no Afeganistao por uma coalizao liderada pelos americanos foi a segunda maior operacao de guerra dos Estados Unidos contra o terrorismo internacional fora do seu territorio e a maior operacao militar directamente relacionada ao terrorismo. O conflito no Afeganistao entre a insurgencia taliba e a Forca Internacional de Assistencia para Seguranca (ISAF) esta em curso. Filipinas e Indonesia, entre outros paises com seus proprios conflitos interno com o terrorismo islamico, tambem aumentaram a sua prontidao militar apos os ataques.

Apos os ataques, a taxa de aprovacao do Presidente George W. Bush subiu para 90%. Em 20 de Setembro de 2001, ele dirigiu-se a nacao e uma sessao conjunta do Congresso dos Estados Unidos sobre os eventos do 11 de Setembro e os subsequentes nove dias de esforcos de resgate e recuperacao foi criada e descreveu a resposta destinada aos ataques. O papel altamente visivel de Rudy Giuliani, entao prefeito de Nova York, recebeu fortes elogios na cidade e em todo o pais.

Muitos fundos de ajuda foram imediatamente criados para ajudar as vitimas dos atentados, com a missao principal de prestar assistencia financeira aos sobreviventes dos atentados e as familias das vitimas. Dentro do espaco estabelecido para a compensacao das vitimas, que era de 11 de Setembro de 2003, 2833 pedidos haviam sido recebidos das familias daqueles que foram mortos.

Planos de contingencia para continuidade de Governo e evacuacao de lideres foram executados quase imediatamente apos os ataques. No entanto, o Congresso nao revelou que os Estados Unidos estiveram sob o estatuto de "continuidade de governo" ate Fevereiro de 2002.

Na sua maior reestruturacao do Governo americano na Historia Comtemporanea, os Estados Unidos promulgaram a Lei de Seguranca Nacional (Homeland Security Act) de 2002 e criaram o Departamento de Seguranca Interna (DHS). O Congresso tambem aprovou o USA PATRIOT Act, afirmando que a legislacao iria ajudar a detectar e eliminar o terrorismo e outros tipos de crimes. Grupos defensores das liberdades civis criticaram o Patriot Act, dizendo que a lei permite a invasao da privacidade dos  cidadaos e elimina por sua vez a supervisao judicial da aplicacao da lei e da inteligencia domestica. Em esforcos para combater eficazmente futuros actos de terrorismo, amplos poderes foram dados a Agencia de Seguranca Nacional (NSA). A NSA comecou a vigiar as telecomunicacoes dos cidadaos do pais sem um mandado judicial, o que foi muito criticado, uma vez que permitiu a agencia "espionar telefonemas e E-mails entre pessoas dos Estados Unidos e ate pessoas no estrangeiro sem um mandado judicial".

Em 6 de junho de 2002, o entao procurador-geral dos Estados Unidos, John Ashcroft, propos regras que criaram um programa de registo especial obrigatorio no Servico de Imigracao e Naturalizacao (INS) para homens entre 16 e 64 anos que eram cidadaos de determinadas nacoes estrangeiras e residiam em territorio norte-americano. Esses homens tem a sua identidade verificada, sao entrevistados, fotografados e tem as suas impressoes digitais tiradas. O chamado Sistema de Registo de Entrada e Saida de Seguranca Nacional (NSEERS), e composto por dois programas, o monitoramento de chegadas e partidas, de um lado, e as inscricoes voluntarias daqueles que ja estao nos Estados Unidos. O Departamento de Justica agia sob a autoridade da Lei de Imigracao e Nacionalidade de 1952, que havia autorizado um sistema de registo, mas que havia sido caducada em 1980 por causa de problemas com o orcamento. Ashcroft identificou aqueles que eram obrigados a serem registados como "individuos de elevada preocupacao para a seguranca nacional que permanecerem no pais por mais de 30 dias". O processamento das chegadas aos Estados Unidos comecou em Outubro de 2002. O processo centrou-se primeiramente nas chegadas do Irao, Iraque, Libia, Sudao e Siria. Foram registadas 127694 pessoas antes do processo ser extinto e o programa de triagem universal ter sido posto em pratica.

Varios incidentes de assedio e crimes de odio contra muculmanos e sul-asiaticos foram registados nos dias seguintes apos os ataques do 11 de Setembro. Os Sikhs tambem se tornaram num alvo porque os homens que seguem o Sikhismo geralmente usam turbantes (tradicionalmente usam turbante e barba), que sao estereotipados e associados aos muculmanos. Houve relatos de ataques a mesquitas e outros edificios religiosos (incluindo o bombardeio de um Templo Hindu), e agressoes a pessoas, incluindo um assassinato: Balbir Singh Sodhi, um Sikh confundido com um muculmano que foi morto a tiros em 15 de Setembro de 2001, em Mesa, Arizona.

De acordo com um estudo academico, as pessoas que estavam associadas com o Medio Oriente tinham a mesma probabilidade de se tornarem vitimas de crimes de odio, assim como os seguidores do Islamismo durante a mesma epoca. O estudo tambem constatou um aumento semelhante em crimes de odio contra a pessoas que podem ser identificadas como sendo muculmanas, arabes e outros povos vistos como sendo originarios do Medio Oriente. Um relatorio de um grupo de defesa dos americanos sul-asiaticos conhecido como South Asian Americans Leading Together, documentou 645 incidentes de preconceito contra os americanos do Sul da Asia ou do Medio Oriente entre 11 e 17 de Setembro. Varios crimes tais como incendios, vandalismo, tiroteios, perseguicoes e ameacas foram documentados em varios lugares.

Os ataques foram anunciados pelos meios de comunicacao e Governo em todo o mundo. Em todo o planeta, as nacoes pro-americanas de pronto ofereceram apoio e demostraram estarem solidarios com o povo americano. Lideres na maioria dos paises do Medio Oriente e Afeganistao, condenaram os ataques. O Iraque foi uma notavel execao, ao fazer uma declaracao oficial imediata, dizendo: "os cowboys americanos estao colhendo os frutos de seus crimes contra a humanidade". Embora o Governo da Arabia Saudita tenha condenado oficialmente os ataques, muitos sauditas apoiaram a causa de Bin Laden. Tal como nos Estados Unidos, apos os ataques houve um aumento das tensoes entre muculmanos e nao-muculmanos em outros paises espalhados pelo mundo fora.

A Resolucao 1368 do Conselho de Seguranca das Nacoes Unidas condenou os ataques e manisfestou disponibilidade para tomar todas as medidas necessarias para responder e combater todas as formas de terrorismo, em conformidade com a sua Carta Magna. Varios paises introduziram algum tipo de legislacao anti-terrorismo e congelaram as contas bancarias suspeitas de terem ligacoes com a Al-Qaeda. A aplicacao da lei e as agencias de inteligencia em varios paises tambem prenderam varios supostos terroristas.

Dezenas de Milhares de pessoas tentaram fugir do Afeganistao logo apos os ataques, temendo um resposta por parte do Governo dos Estados Undos. O Paquistao, que ja abriga muitos refugiados afegaos de conflitos anteriores, viu-se obrigado a fechar a sua fronteira com o Afeganistao em 17 de Setembro de 2001. Cerca de um mes apos os ataques, os Estados Unidos lideraram uma ampla coalizao de forcas internacionais para derrubar o regime taliba no Afeganistao por o mesmo ter acolhido a Al-Qaeda. Embora as autoridades paquistanesas tenham inicialmente relutado em se alinhar com os Estados Unidos contra os taliba, eles permitiram o acesso da coalizao a suas bases militares e mais de 600 presos foram entregues para os Estados Unidos como suspeitos de serem membros de Al-Qaeda.

Os Estados Unidos usaram a Prisao de Guantanamo, na Base Naval da Baia Guantanamo em Cuba, para manter os presos que eles definiram como "combatentes inimigos ilegais". A legitimidade destas detencoes foi questionada pela propria Uniao Europeia e por organizacoes de direitos humanos.

Como nao poderia deixar de ser os ataques tiveram um impacto economico significativo nos Estados Unidos e nos mercados mundiais. A New York Stock Exchange (NYSE), a American Stock Exchange (AMEX) e a NASDAQ nao abriram no 11 de Setembro e permaneceram fechadas ate 17 de Setembro. Quando os mercados de accoes reabriram, o Dow Jones Industrial Average (DJIA), indice do mercado de accoes, caiu 684 pontos, ou 7.1%, para 8921, um recorde de recuo de um ponto em um dia.

Ate o final da semana, o DJIA tinha caido 1.369,7 pontos (14,3%), ate entao, a maior queda jamais vista em uma semana na historia, embora mais tarde ultrapassada em 2008, durante a crise financeira global. As bolsas de accoes estadunidenses perderam 1,4 trilhao de dolares em valor em uma semana. Isto e o equivalente a 1,72 trilhao de dolares nos tempos actuais.

Em Nova York, cerca de 430 mil postos de trabalho por mes e 2,8 bilhoes de dolares em salarios foram perdidos nos tres meses seguintes ao 11/9. Os efeitos economicos foram mais fortes principalmente nos sectores economicos da cidade que trabalhavam em algo relacionado com exportacoes. Estima-se que o PIB da cidade diminuiu 27,3 bilhoes de dolares nos ultimos tres meses de 2001 e em todo o ano de 2002. O Governo federal concedeu 11,2 bilhoes de dolares no inicio de 2002 para o desenvolvimento economico e para necessidades de infraestrutura.

Os ataques do 11 de Setembro tambem prejudicaram as pequenas empresas em Lower Manhattan, proximas ao World Trade Center destruindo ou deslocando cerca de 18000 delas. Foi prestada assistencia por emprestimos Small Business Administration e pela Community Development Block Grants and Economic Injury Disaster Loans do Governo federal. Cerca de 2.960.000 m² do espaco de escritorios de Lower Manhattan foi danificado ou destruido.

Muitos se perguntaram se esses postos de trabalho seriam repostos e se a base tributaria danificada iria se recuperar. Os estudos dos efeitos economicos do 11 de Setembro mostram que o mercado imobiliario de escritorios em Manhattan e o emprego de escritorios foram menos afectados do que o inicialmente esperado, devido as necessidades de servicos financeiros da industria.

O espaco aereo dos Estados Unidos foi fechado por varios dias apos os ataques e as viagens aereas diminuiram apos a sua reabertura, levando a uma reducao de quase 20% da capacidade de transporte aereo e agravando os problemas financeiros da industria aerea do pais.

Como resultado dos ataques, muitos governos por todo o mundo alteraram ou criaram uma legislacao anti-terrorismo. Na Alemanha, onde varios dos terroristas do 11 de Setembro tinham morado e tirado proveito das politicas alemas liberais de asilo, dois grandes pacotes de leis anti-terrorismo foram decretados. O primeiro serviu para remover brechas legais que permitiam que terroristas vivessem e levantassem dinheiro na Alemanha. O segundo abordou a eficacia e a comunicacao da inteligencia do Governo e a aplicacao da lei. O Canada aprovou a lei Canadense Anti-Terrorismo, a primeira legislacao anti-terrorismo da nacao. O Reino Unido decretou a Lei Anti-Terrorismo, Crime e Seguranca de 2001 e a lei de Prevencao ao Terrorismo de 2005. A Nova Zelandia decretou a Lei de Supressao ao Terrorismo de 2002.

Nos Estados Unidos, o Departamento de Seguranca Interna foi criado para coordenar os esforcos nacionais anti-terrorismo. O USA PATRIOT Act deu ao Governo federal mais poder, incluindo a autoridade para deter estrangeiros suspeitos de terrorismo por uma semana mesmo sem acusacao, para monitorar as comunicacoes de telefone, E-mail e o uso de internet por suspeitos de terrorismo e para processar suspeitos de terrorismo sem restricoes de tempo. A Administracao Federal de Aviacao (FAA) ordenou que os cockpits dos avioes deveriam ser reforcados para evitar que terroristas tomem o controlo das aeronaves e permitiu a presenca de oficiais de Governo em voos. Alem disso, a Lei de Seguranca da Aviacao e Transportes tornou o Governo federal, e nao mais os aeroportos, os responsaveis pela seguranca dos mesmos (aeroportos). A lei criou uma forca de seguranca federal para inspeccionar os passageiros e bagagens, causando atrasos e preocupacao com a privacidade dos passageiros.

As milhares toneladas de detritos toxicos resultante do colapso das Torres Gemeas consistiram em mais de 2500 contaminantes, incluindo agentes cancerigenos conhecidos. Isso conduziu a doencas debilitantes entre os trabalhadores de emergencia e de resgate, que muitos afirmaram serem directamente relacionados com a exposicao de detritos. Por exemplo, o oficial do NYPD, Macri Frank, morreu de cancro no pulmao que se foi espalhando por todo o seu corpo em 3 de Setembro de 2007, faltavam justamente 8 dias para os atentados do 11 de Setembro completarem seis anos, sua familia afrmou que o cancro era o resultado de longas horas no local dos atentados.

Os efeitos na saude tambem se estenderam para alguns moradores, estudantes e trabalhadores de escritorios de Lower Manhattan e do Chinatown da cidade. Varias mortes foram ligadas a poeira toxica causada pelo colapso do World Trade Center e os nomes das vitimas serao incluidos no memorial do World Trade Center. Existe tambem a especulacao cientifica que a exposicao a varios produtos toxicos no ar podem ter efeitos negativos no desenvolvimento fetal. Devido a este risco potencial para criancas o centro de saude ambiental esta actualmente analisando as criancas cujo as maes estavam gravidas durante o colapso das Torres Gemeas do WTC e estavam a morar ou trabalhar perto do local da tragedia.

Um estudo da equipa de resgate lancado em Abril de 2010 constatou que todos os trabalhadores estudados tinham comprometido as funcoes pulmonares e que de 30% a 40% dos trabalhadores estavam apresentando sintomas persistentes que haviam comecado no primeiro ano do ataque com pouca ou ate mesmo nehuma melhoria desde entao.

As disputas legais sobre os custos de atendimento de doencas relacionadas com os ataques ainda estao no sistema judicial. Em 17 de Outubro de 2006, o juiz federal Alvin Hellerstein rejeitou a recusa de Nova Iorque para pagar os custos de saude para os trabalhadores de salvamento, permitindo a possibilidade de varios processos judiciais contra a cidade. Os funcionarios do Governo foram acusados de incitar o publico a retornar a Lower Manhattan nas semanas logo apos os ataques. Christine Todd Whitman, administradora da Agencia de Proteccao Ambiental dos Estados Unidos (EPA), na sequencia dos ataques, foi duramente criticada por dizer incorrectamente que a area dos ataques era ambientalmente segura. O presidente George W. Bush foi duramente criticado por interferir nas interpretacoes da EPA e por pronunciamentos sobre a qualidade do ar na sequencia dos ataques. Alem disso, o entao prefeito, Rudolph Giuliani, foi tambem criticado por incitar o pessoal do sector financeiro para voltar rapidamente a maior area de Wall Street.

Alguns estadunidenses ficaram preocupados com a possibilidade de utilizar avioes para viagens, fazendo maior uso de automoveis e outros meios de transporte que eram segundas escolhas, ate entao. Isso resultou em uma estimativa de 1595 mortes em "excesso" nas auto-estradas do pais no ano seguinte aos atentados.

O impacto do 11 de Setembro se entende para alem da geopolitica na sociedade e na cultura em geral. Algumas das reacoes imediatas aos atentados incluiram maior foco na vida familiar, maior participacao na igreja e expressoes aumento de patriotismo, como hastear a bandeira. A industria da radio respondeu tirando certas musicas das listas de reproducao e os ataques foram posteriormente utilizados como background ou como elementos tematicos no cinema, televisao, musica e literatura. Programas de televisao ja em execucao e programas desenvolvidos apos os ataques tem reflectido as preocupacoes culturais pos-11 de Setembro. As teorias conspiratorias sobre os ataques de 11 de Setembro de 2001 tornaram-se fenomenos sociais, apesar do apoio insignificante de tais opnioes por cientistas, engenheiros, especialistas e historiadores renomenados. O 11 de Setembro tambem acabou por ter um grande impacto sobre a fe religiosa de muitos individuos, para alguns a reforcou para encontrar consolo para lidar com a perda de ente queridos e assim ajudar a superar a dor da perda de alguem, outros comecaram a questionar a sua fe ou a perderam totalmente, porque nao conseguiam conciliar os ataques com a sua visao religiosa.

Imediatamente apos os ataques, o Escritorio Federal de Investigacao (FBI) comecou o PENTTBOM, o maior inquerito criminal da Historia dos Estados Unidos. No seu auge, mais de metade dos agentes do FBI estavam trabalhando nessa investigacao. O FBI concluiu que havia evidencias "claras e irrefutaveis" que ligavam a Al-Qaeda e Osama Bin Laden aos ataques. A instituicao logo foi capaz de identificar os sequestradores, incluindo aquele que era considerado o Lider dos mesmos Mohamed Atta, quando sua bagagem foi descoberta no Aeroporto Internacional de Boston. Devido a uma confusao, a bagagem nao entrou a bordo do Voo 11 da American Airlines, conforme planejado. A bagagem continha os nomes, as atribuicoes e as conexoes dos sequestradores e da Al-Qaeda. "ele tinha todos esses documentos em lingua arabe que resultaram na Pedra de Roseta da investigacao", disse um agente do FBI.

Poucas horas depois dos ataques, o FBI divulgou os nomes e, em muitos casos, os dados pessoais dos pilotos suspeitos e dos sequestradores. Ao meio dia, a Agencia de Seguranca Nacional (NSA) e as agencias de inteligencia alemas interceptaram comunicacoes que apontavam para Osama Bin Laden. Em 27 de Setembro de 2001, o FBI divulgou as fotos dos 19 sequestradores, juntamente com informacoes sobre as possiveis nacionalidades e pseudonimos de cada um deles. Quinze dos homens eram da Arabia Saudita, dois dos Emirados Arabes Unidos, um do Egipto (Atta) e um do Libano.

A Comissao Nacional dos Ataques Terroristas nos Estados Unidos (Comissao do 11/9), presidida pelo ex Governador de Nova Jersey, Thomas Kean, foi formada no final de 2002 para preparar um relatorio completo das circunstancias que envolveram os ataques, incluindo o planejamento e a resposta imediata aos atentados. Em 22 de Julho de 2004, a Comissao do 11/9 emitiu o Relatorio da Comissao do 11 de Setembro. O mesmo documento detalhou os acontecimentos do dia dos ataques, concluiu que os atentados foram realizados sem duvida alguma por membros da Al-Qaeda e examinou como as agencias de seguranca e inteligencia estavam na altura inadequadamente coordenadas para evitar os mesmos atentados. Formada a partir de um grupo independente bipartidario de senadores, a maioria dos antigos parlamentares, comissarios e governadores, explicou: "Nos acreditamos que os ataques de 11/9 revelaram quatro tipos de falhas: na imaginacao, na politica, nos recursos e na gestao". A comissao fez inumeras recomendacoes sobre como prevenir futuros ataques e, em 2011, constatou-se que varias dessas mesmas recomendacoes ainda nao haviam sido devidamente implantadas.

O Instituto Nacional de Padroes e Tecnologia (NIST) dos Estados Unidos investigou o colapso das Torres Gemeas e da Torre 7 do World Trade Center. As investigacoes examinaram a razao e motivo dos predios terem desmoronado, quais medidas de proteccao contra incendios estavam no local e como sistemas de proteccao contra incendios podem ser melhorados em construcoes futuras. A investigacao sobre o colapso do WTC 1 e WTC 2 foi concluida em Outubro de 2005 e a do WTC 7  foi concluida em Agosto de 2008.

O NIST constatou que a infraestrutura de aco a prova de fogo das Torres Gemeas foi arrancada pelo impacto inicial dos avioes e que, se isso nao tivesse acontecido, as torres provavelmente teriam permanecido de pe. Um estudo de 2007 do colapso da Torre Norte e publicado por pesquisadores da Universidade de Purdue determinou que, uma vez que o impacto do aviao a maior parte do isolamento termico da estrutura, o calor do incendio dos escritorios teria amolecido e enfraquecido as vigas e colunas expostas o suficiente para iniciar o colapso do edificio, independentemente do numero de colunas arrebentadas ou danificadas pelo impacto.

O Director do relatorio inicial afirmou que "as torres ficaram supreendentemente bem. A aeronave terrorista nao levou os edificios abaixo, foi o incendio que se seguiu. Ficou provado que se pode tirar dois tercos de uma torre e que mesmo assim o edificio ainda ficaria de pe. Os incendios enfraqueceram as vigas que suportavam os pisos, levando ao afundamento dos andares. A flacidez dos pisos puxou as colunas de aco exteriores, o que levou as colunas exteriores a se curvarem para dentro. Com o dano nas colunas centrais, as colunas exteriores fumegantes ja nao podiam suportar as estruturas dos edificios, fazendo-os entrar em colapso. Alem disso, o relatorio descobriu escadas nas torres que nao foram adequadamente reforcadas para proporcionar uma evacuacao de emergencia adequada para as pessoas que estavam acima das zonas de impacto. O NIST concluiu que incendios descontrolados no WTC 7 queimaram o piso e as vigas e, posteriormente, "causaram uma falha critica do apoio da coluna, dando inicio a um colapso induzido pelo progressivo incendio que levou o edificio abaixo".

O inspector geral da Agencia Central de Inteligencia (CIA) realizou uma avaliacao interna do desempenho pre-11/9 da agencia e foi duramente critico aos altos funcionarios da CIA por nao fazerem todo o possivel para enfrentar o terrorismo. Ele criticou sua incapacidade de parar dois dos sequestradores, Nawaf Al-Hazmi e Khalid Al-Mihdhar, quando eles entraram nos Estados Unidos e a sua incapacidade de compartilhar informacoes sobre os dois homens com o FBI. Em Maio de 2007, os senadores de ambos os principais partidos politicos dos Estados Unidos elaboraram uma legislacao para tornar publica a revisao. Um dos apoiantes, o senador Ron Wyden, disse: O povo americano tem o direito de saber o que a Agencia Central de Inteligencia estava fazendo naqueles meses criticos antes do 11/9.

Apos a divulgacao dos resultados das investigacoes oficiais sobre os atentados, muito civis, fisicos, engenheiros, militares, pilotos e ate mesmo alguns dos sobreviventes dos ataques questionaram a versao governamental sobre as causas e os responsaveis pelos ataques. Os teorico de conspiracao discordam da versao oficial dos atentados, questionam as motivacoes e as partes envolvidas por tras deles, e se envolveram em investigacoes independentes. Alguma das teorias de conspiracao veem os ataques como um causus belli atraves de uma operacao de bandeira falsa (como com a mal sucedida Operacao Northwoods, em meados do ano de 1960) para trazer o aumento da militarizacao e do poder do Governo sobre a populacao. Os defensores das teorias conspiratorias do 11 de Setembro tem sugerido que individuos dentro dos Estados Unidos possuiam informacoes detalhadas sobre os ataques e que deliberadamente optaram por nao tentar evitar os mesmos, ou que individuos fora de Al-Qaeda planejaram, realizaram ou auxiliaram a realizacao dos atentados. Uma pesquisa realizada em 2013 pela empresa de pesquisa de mercado YouGov e publicada proximo ao decimo segundo aniversario dos ataques apontou que um em cada dois norte-americanos ainda tem duvidas sobre a versao do Governo do pais sobre as causas e consequencias dos atentados do 11 de Setembro.

O principal ponto de controversia e o colapso estrutural das Torres Gemeas e da Torre 7 do complexo do World Trade Center. Alguns teoricos da conspiracao reivindicam que o WTC nao entrou em colapso por causa da colisao das aeronaves, mas que foi implodido com ajuda de explosivos. Esta hipotese de demolicao controlada, no entanto, e completamente rejeitada por renomadas organizacoes como o Instituto Nacional de Padroes e Tecnologia e a Sociedade Americana de Engenheiros Civis, que, apos investigacao, concluiram que os impactos dos avioes em alta velocidade, associados aos incendios posteriores, causaram o colapso das duas torres.

O ataque ao Pentagono tambem levantou diversas duvidas. Um dos pontos que se questionam e que, por ser um edificio relativamente baixo. a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos seria um alvo bastante dificil para um Boeing 757 a uma velocidade de 560 quilometros por hora acertar com precisao (era certamente algo possivel apenas para um piloto muito experiente). Entre os que questionaram a versao oficial esta o grupo Pilots for Truth (em potugues: Pilotos pela Verdade - traducao livre), que afirma que nao foram encontradas marcas das asas do aviao ou destrocos da aeronave no local do impacto. Tambem causou alguma controversia a falta de testemunhas oculares do momento do ataque, a rapidez com que o FBI recolheu as gravacoes de circuito interno de cameras da regiao do Pentagono imediatamente apos a explosao, alem do facto de as poucas imagens disponibilizadas nao mostrarem o momento do choque do Boeing 757 contra o predio. O Jornalista e Cientista Politico frances Thierry Meyssan defende em seu livro "11 de Setembro de 2001 - Uma terrivel farsa" que o Pentagono foi, na verdade, atingido sim mas por um missil (uma versao na minha opniao um pouco absurda). A explicao da Sociedade Americana de Engenheiros Civis para o buraco na fachada do Pentagono foi a de que um aviao, quando bate, nao deixa uma silhueta perfeita de si. Alem disso, corpos de passageiros foram identificados nos escombros. A falta de destrocos do Aviao seria explicada pelo facto de que, com o impacto e a explosao subsquente, o Boeing 757 teria praticamente ficado desintegrado.

Nos dias que se seguiram aos ataques, muitos memoriais e vigilias foram realizadas ao redor do mundo. Alem disso, as fotos foram colocadas em todo o Ground Zero. Uma testemunha descreveu ser incapaz de "se afastar dos rostos de vitimas inocentes que foram mortas. Suas fotos estao em toda a parte, em cabines telefonicas, postes de luz, paredes de estacoes de metro. Tudo o que me fez lembrar de um grande funeral, as pessoas caladas e tristes, mas tambem muito bom. Antes, New York me dava uma sensacao de frio, agora as pessoas estavam chegando para se ajudar umas as outras".

Um dos primeiros memoriais foi o "Tribute in Light" uma instalacao de 88 holofotes no local onde ficavam as torres do World Trade Center que projecta duas colunas verticais de luzes no ceu. Em Nova Iorque, a concorrencia pelo Memorial do World Trade Center realizou-se a concecao de um memorial apropriado no local. O desenho vencedor, Reflectindo Ausencia, foi seleccionado em Agosto de 2006 e consiste de um par de espelhos d'agua no local onde estavam as torres, cercado por uma lista dos nomes, cercado por uma lista dos nomes de vitimas em um espaco memorial no subsolo. Os planos para a realizacao de um museu no local foram suspensos, na sequencia do abandono do International Freedom Center, em reacoes as denuncias das familias das vitimas.

O Memorial do Pentagono foi concluido e aberto ao publico durante o setimo aniversario dos ataques, em 11 de Setembro de 2008. Trata-se de um parque com 184 bancos de frente para o Pentagono. Quando o Pentagono foi reparado entre 2001 e 2002, uma capela privada e um memorial no interior foram incluidos, situada no local onde o voo 77 se chocou contra o edificio.

Em Shanksville, o Memorial Nacional do Voo 93 foi realizado que quando estava a ser planeado estava previsto para incluir um bosque esculpido de arvores formando um circulo em torno do local do acidente, dividido pelo caminho do aviao, enquanto sinos de vento carregariam os nomes das vitimas. Um memorial temporario esta localizado a 457 metros do local do acidente. Os bombeiros de Nova York doaram um memorial para o Corpo de Bombeiros Voluntarios de Shanksville. E uma cruz de aco do World Trade Center montada em cima de uma plataforma no formato geometrico de um Pentagono. Foi instalado fora do quartel em 25 de Agosto de 2008.

Muitos outros Monumentos permanentes foram construidos em outros lugares e bolsas de estudo e caridade foram estabelecidas para as familias das vitimas, junto com muitas outras organizacoes e numeros privados.

No proprio dia dos ataques, o entao prefeito de Nova York, Rudy Giuliani, proclamou no seu discurso, "Nos vamos reconstruir. Nos vamos sair dessa mais fortes do que antes, mais fortes politicamente, economicamente mais fortes. A linha do horizonte sera feita toda de novo". A Lower Manhattan Development Corporation, empresa responsavel pela coordenacao dos esforcos de reconstrucao no lcal do World Trade Center, foi criticada por fazer pouco com o financiamento direcionado para o enorme esforco de reconstrucao.

Alem da construcao do World Trade Center 7, junto ao local principal e concluido em 2006, e da Estacao PATH, que abriu no final de 2003, o trabalho de reconstrucao no local do World Trade Center foi adiado ate ao final de 2006, quando o arrendario Larry Silverstein e a Autoridade Portuaria de Nova York e tambem Nova Jersey chegaram finalmente a um acordo sobre o financiamento de novos edificios. A One World Trade Center ficou concluida em 2013 no local onde se localizava o antigo World Trade Center 6 com 541 metros se tornou um dos edificios mais altos na America do Norte perdendo actualmente para a CN Tower em Toronto, Canada.

No local do World Trade Center, mais tres torres foram construidas a leste de onde as torres originais estavam. Embora a construcao de todas as tres torres tivesse comecado, elas estavam previstas serem concluidas apenas pouco depois da conclusao do One World Trade Center, que se veio a realizar finalmente em Junho de 2013. A seccao danificada do Pentagono foi reconstruida tambem e logo apos ocupada um ano apos os atentados.


Deixei esta cronica ter a etiqueta de Opniao Publica porque penso que o tema e mesmo tambem de Opniao Publica, muito se fala ainda do que realmente se passou no dia 11 de Setembro de 2001. Muitos afirmam que nem sequer foi um ataque terrorista contra aos Estados Unidos acusando os mesmo de terem sido os verdadeiros mentores dos atentados, algo que realmente eu discordo mas sao opnioes pessoais. O tema em si daria para fazer uma nova cronica acerca de terrorismo e dos atentados do 11 de Setembro tal nao poderia ser a sua extensao ao falar-se de um assunto sobre teorias conspiratorias sobre os ataques do 11 de Setembro de 2001. Penso que igualmente possa faltar a etiqueta Espectaculos e Eventos.

Termino esta mesma cronica deixando apenas no ar o pensamento que nao importa se o 11/9 foi um ataque terrorista ou nao o que importa mesmo e que sem duvida alguma o dia 11 de Setembro de 2001 e uma das datas que os Estados Unidos jamais conseguirao esquecer, espero que a mesma cronica tenha sido do agrado do leitor(a) assim como foi do meu agrado escreve-la. Ate a proxima.

                                                                                                               Manuel Goncalves






































Sem comentários:

Enviar um comentário