Página

domingo, 1 de junho de 2014

As Seis Esposas de Henrique VIII de Inglaterra

 

Tenho antes de mais a acresentar que esta cronica comecou a ser planeada apos uma amiga do facebook sugerir que eu escrevesse uma cronica sobre a Rainha Ana Bolena que fora a segunda das seis esposas que Henrique VIII de Inglaterra tivera na vida. Pode-se dizer portanto que o trabalho e da minha autoria como todos os outros mas este comecou por se tratar de uma sugestao dessa mesma amiga, talvez um dia me viesse a passar pela cabeca faze-lo mas de  facto ate essa minha amiga me falar em escrever sobre a tal Rainha personagem da Historia Universal nao me passava pela cabeca vir a realizar o mesmo, ela pediu-me para escrever sobre a mesma por achar a sua historia sinistra.

Comecei por comecar a elaborar o trabalho e logo no inicio da pesquisa pensei, porque nao fazer uma cronica nao apenas sobre a Rainha Ana Bolena mas juntar todas as esposas do Rei Henrique VIII da Inglaterra, fazer um trabalho tal como fiz com as tres esposas do Imperador Nero. Da ideia passei rapidamente a pratica e o resultado esta agora aqui a ser apresentado.

Henrique VIII acabou por escrever uma das paginas mais interessantes e episodios mais curiosos da Historia da Inglaterra ao ter-se casado por seis vezes na vida, nasceu a 28 de Junho de 1491 e faleceu a 28 de Janeiro de 1547 tendo vivido 55 anos e 6 meses exactamente. Foi Rei de Inglaterra de 21 de Abril de 1509 ate a data da sua morte.

Alem de ser famoso pelos seus seis casamentos Henrique VIII de Inglaterra e tambem conhecido por seu papel na separacao da Igreja Anglicana da Igreja Catolica, talvez um dia possa vir a escrever uma cronica em genero biografia sobre o mesmo Rei Henrique VIII de Inglaterra que confesso ser dos monarcas ingleses que mais interesse me desperta, porem agora o assunto da cronica sao mesmo as suas seis esposas.

                                                           
Catarina de Aragao (em castelhano: Catalina de Aragon; Alcala de Henares, 16 de Dezembro de 1485 - Castelo de Kimbolton, Cambridgeshire, 7 de Janeiro de 1536) foi Princesa de Espanha e a primeira Rainha-consorte de Henrique VIII de Inglaterra, sendo mae da Rainha Maria I . Conversava tambem em seu espanhol nativo, por vezes em latim, grego, frances e, mais tarde, ingles. Quando chegou a Rainha, o seu tempo foi maioritariamente empenhado em obras de caridade, o que lhe conferiu o amor do povo ingles.

Em sua uniao com Henrique VIII foi incapaz de produzir um herdeiro masculino para o trono como o mesmo Henrique tanto desejava. Ele entrou com um pedido de anulacao do casamento, alegando que ela teria consumado o anterior, com seu irmao mais velho, falecido pouco tempo depois de deposar Catarina, Artur, Principe de Gales. Uma serie de eventos seguiu esse pedido, levando ao rompimento da Coroa inglesa com a Igreja Catolica Romana apos o papa negar a anulacao do mesmo casamento entre Henrique VIII e Catarina de Aragao. O Rei, assumindo a supremacia religiosa no pais, conseguiu a amulacao do casamento como tanto desejava e pela qual tanto lutara e casou-se com sua amante Ana de Bolena. Catarina, todavia, nunca aceitou a decisao, e continuou sempre considerando-se sua legitima esposa e Rainha de Inglaterra.

Catarina nasceu em Alcala de Henares e foi a filha sobrevivente mais nova dos reis catolicos Fernando II de Aragao e Isabel I de Castela. Ela Caterina fisicamente tinha uma baixa estatura, cabelos ruivos, grandes olhos azuis e o rosto arredondado. Descendia, pelo lado materno, da familia real inglesa; sua bisavo Catarina de Lencastre, de quem recebeu seu nome, e sua trisavo Filipa de Lencastre eram ambas filhas de Joao de Gante e netas de Eduardo III. Consequentemente, ela era prima em terceiro grau de seu futuro sogro, Henrique VII, e em quarto grau da futura sogra, Isabel de Iorque.

Ainda em pequena, Catarina ja viajava constantemente pela Espanha, acompanhada de seus pais durante as guerras para expulsar os mouros, que justificavam pelo motivo desses serem muculmanos. Foi educada pelo tutor Alessandro Geraldini, um eclesiastico, e estudou Religiao, os classicos, historia, leis, heraldica e genealogia, alem de praticar actividades consideradas femininas, como, costura, bordado e danca. Catarina aprendeu a falar e escrever em latim e espanhol, alem de falar em frances e grego e, apenas depois de sua chegada a Inglaterra, ingles. Aos tres anos, tornou-se noiva do herdeiro do trono ingles, Artur Tudor, Principe de Gales. Considerando seu lado materno, Caterina teria uma maior reivindicacao ao trono do que o proprio Henrique VII, pois descendia das duas primeiras esposas de Joao de Gante, Branca de Lencastre e uma outra infanta espanhola, Constanca de Castela. Em contraste, Henrique descendia da relacao dele (Joao de Gante) com Catarina Swynford, cujos os filhos nasceram fora do casamento e so foram legitimados depois da morte de Constanca e casamento com Catarina. Embora considerados legitimos depois disso, eles foram privados de ter direito ao trono, algo que acabou por ser ignorado nas geracoes seguintes. Por essa mesma razao, a dinastia Tudor nao era aceita por todos os paises europeus. Portanto, o casamento com Catarina, alem de liga-los a uma das familias da alta nobreza mais prestigiadas da Europa na epoca, os Transtamara, fortalecia sua reivindicacao ao trono. Os dois casaram-se por procuracao em Maio de 1499 e escreviam um para o outro em latim ate Artur completar quinze anos, quando foi considerado que estavam ambos com idade suficiente para o casamento em vias de facto. Catarina chegou a Londres com um grupo de seus servidores africanos, considerados de luxo pelos ingleses, que causaram grande impressao.

Quando realmente se conheceram, Catarina e Artur descobriram que nao conseguiam se entender, a razao para o mesmo problema e que haviam aprendido diferentes pronunciacoes do latim. Apesar de tudo casaram-se porque isso era uma vontade que nao dependia apenas deles, o casamento realizou-se em Novembro de 1501, na antiga Catedral de Sao Paulo, com uma grande cerimonia oferecida pelo pai do noivo. O jovem casal recentemente casado foi viver para o Pais de Gales, onde Artur tinha deveres a cumprir. Alguns meses depois, ambos ficaram doentes, provavelmente por causa da doenca do suor que assolava a regiao. Em Abril de 1502, Artur morreu e Catarina recuperou-se como uma viuva aos dezasseis anos de idade, o casamento com Artur nao chegara a completar 6 meses e talvez nem mesmo 5.

Henrique VII recusava-se a devolver a primeira parte do seu dote, nem seus pais queriam que ela voltasse para a Espanha sem os direitos de viuvez, o que o Rei nao concedia por nao ter recebido ainda a segunda parte do dote. Surgiu entao a possibilidade de tornar-se noiva do novo Principe de Gales, seu antigo cunhado Henrique, cinco anos mais jovem que ela. A morte da sua mae, Isabel de Castela, durante o decorrer das negociacoes, todavia, diminuiu o valor de Catarina para o matrimonio aos olhos do Monarca ingles, pois Castela era um reino muito maior que Aragao, e foi herdado pela filha mais velha do casal, a mentalmente instavel Joana I de Castela. O casamento foi, entao, ostensivamente adiado ate que Henrique estivesse com idade suficiente, mas o Rei procrastinou  tanto que deixava a duvida no ar se o casamento realmente aconteceria. A situacao de Catarina ficou dificil, pois passou a viver como uma potencial prisioneira, e com pouco dinheiro para se manter a si propria e as suas damas de companhia, vendo-se obrigada inclusivamente a vender parte de seus bens.

Em 1507, serviu como embaixadora espanhola na Inglaterra, quando seu pai viu-se sem um, o que fez dela a primeira mulher embaixadora da Europa. A jovem afirmou que o casamento com Artur nao havia sido consumado devido a pouca idade de ambos, e uma dispensa papal foi requisitada, porque o direito canonico dizia que um homem nao poderia casar com a mulher de seu irmao. O Papa Julio II a concedeu em 1505.

Apos um ano da morte de Artur, a Rainha Isabel de Iorque morreu durante o parto de um bebe natimorto, aos 37 anos de idade. Em Abril de 1509, o proprio Rei Henrique VII faleceu, tornando-se seu filho o novo Rei de Inglaterra, Henrique VIII. Ele decidiu que se casaria com Catarina rapidamente. A cerimonia privada aconteceu em Junho de 1509, seis anos depois da morte de Artur, Catarina estava ja com 23 anos, e Henrique proximo de completar 18. Os dois fizeram a tradicional procissao para Westmister no dia 23 desse mes, seguida por uma populacao entusiasmada, depois de passarem a noite na Torre de Londres como de costume. No dia seguinte, foram ungidos e Coroados juntos pelo Arcebispo de Canterbury na Abadia de Westmister. No mes que se seguiu, seriam organizadas varias ocasioes sociais para que a nova Rainha fosse finalmente apresentada ao povo ingles, que a acabou por receber de uma forma bastante positiva, cedo Catarina comecara a conquistar o coracao do povo ingles.

O primeiro parto da Rainha foi uma menina natimorta, em Janeiro de 1510. Ela voltou a engravidar logo, e no mesmo mes do ano seguinte nascia seu filho, Henrique, Duque da Cornualha  e Principe de Gales. O bebe, no entanto, viria a viver apenas 52 dias. Em 1513, Catarina engravidou novamente, pouco antes de Henrique partir para Franca com seu exercito. Ela foi deixada como Rainha regente. Aproveitando a ausencia do Rei, os escoceses o territorio ingles, mas foram derrotados, tal resultou inclusive na morte do Rei da Escocia, Jaime IV, entre outras figuras importantes do pais. Apesar de ser uma historia difundida, nao ha comprovacao de que Catarina tenha feito um discurso para incentivar as tropas inglesas a batalha. O resultado dessa gravidez tambem nao foi satisfatorio, um menino natimorto, ou falecido pouco depois de nascer. O Rei retornou e, em 1514, a Rainha voltou a dar a luz um menino, Principe Henrique, mas ele tambem acabou morrendo pouco tempo depois de nascer. Em Fevereiro de 1516, Catarina teve finalmente um bebe saudavel, uma menina, que se veio a chamar de Maria. Seu pai Fernando II de Aragao, tinha morrido pouco tempo antes, mas a noticia nao lhe foi dado a ela enquanto carregava o bebe. Dois anos depois, ficou gravida uma ultima vez, novamente uma menina, mas que nao chegou a viver mais de uma semana. No total, ela engravidou seis vezes, embora apenas uma das criancas tenha chegado a idade adulta.

Eis aqui uma lista com os pormenores e resultados dessas mesmo gravidezes:

. Filha natimorta: 31 de Janeiro de 1510 - 31 de Janeiro de 1510.
. Henrique, Duque da Cornualha: 1 de Janeiro de 1511 - 23 de Fevereiro de 1511.
. Filho natimorto: Outubro de 1513 - Outubro de 1513.
. Henrique, Duque da Cornualha: Dezembro de 1514 - Dezembro de 1514.
. Maria I de Inglaterra: 18 de Fevereiro de 1516 - 17 de Novembro de 1558.
. Filha sem nome: 10 de Novembro de 1518  - no maximo uma semana depois.

A dedicacao religiosa de Catarina aumentava enquanto ela envelhecia, assim como o seu proprio interesse pelos estudos academicos. Ela constantemente melhorava seus conhecimentos e ensinava a sua filha Maria. A educacao feminina tornou-se elegante, parcialmente por sua influencia. Ela tambem doou uma grande quantidade de dinheiro para universidades. Henrique, no entanto, ainda considerava um herdeiro masculino para o trono como algo essencial. A dinastia Tudor ainda era recente, e sua estabilidade nao havia sido ainda testada. Alem disso, uma longa guerra civil, conheicda como A Anarquia (1139-1153) havia acontecido da ultima vez que uma mulher, Matilde de Inglaterra, tentara assumir o trono, e a memoria da Guerra das Rosas esteve presente na memoria colectiva.

Em 1525, Henrique comecou a se interessar por Ana Bolena, dama de companhia da Rainha, oito anos mais nova do que ele. Ele passou a corteja-la, ja que nao era possivel para Catarina ter mais filhos. Henrique considerava que seu casamento podia ter sido amaldicoado. Consultou a Biblia, em Levitico, e a interpretou como dizendo que se um homem desposasse a mulher do seu irmao, o casal ficaria sem filhos. Mesmo se o casamento nao tivesse sido consumado (no que Catarina insistiu ate o dia da sua morte), a interpretacao dele afirmava que teria sido errado aos olhos de Deus, portanto nem mesmo o Papa poderia oferecer uma concessao. E possivel que a ideia de uma anulacao do casamento tenha sido sugerida a Henrique muito antes, e muito provavel que ele seria mais motivado pelo desejo de ter um filho homem e evitar problemas na sucessao do que desejar ter uma nova esposa.

Rapidamente, conseguir a anulacao do seu casamento com Catarina tornou-se uma prioridade para ele. William Knight, entao secretario do rei, foi enviado para solicitar a anulacao do mesmo matrimonio ao Papa Clemente VII. Nessa epoca, o Papa era prisioneiro do sobrinho de Catarina, o Imperador Carlos I, depois do saque de Roma em Maio de 1527. Foi dificil para Knight ter acesso a ele, e retornou a Inglaterra e perante o Rei Henrique VIII sem qualquer tipo de sucesso na sua missao. Henrique, entao, colocou a questao nas maos do Cardeal  Wolsey. O Cardeal realizou um julgamento para investigar se o casamento seria valido ou nao, o Bispo de Rochester John Fisher, posicionou-se firmemente ao lado de Catarina. Ela foi irredutivel quando lhe foi sugerido que se retirasse discretamente para se tornar numa freira, dizendo "Deus nunca me chmou para um convento. Sou a verdadeira e legitima esposa do Rei". Escreveu entao para o seu sobrinho Carlos, pedindo-lhe que o mesmo tentasse influenciar o Papa a tomar uma decisao que fosse de contra com a vontade do marido o Rei Henrique VIII.

Wolsey realizou um Tribunal Eclesiastico na Inglaterra, com a presenca de um representante do Papa, de Henrique e da propria Catarina. O Papa, porem, nao permitiria que a decisao final fosse tomada na Inglaterra, e chamou seu representante de volta a Roma. E dificil dizer-se ate onde as decisoes do Papa teriam sido influenciadas pelo Imperador Carlos I, sobrinho de Catarina, mas Henrique claramente percebeu que era improvavel obter a anulacao do seu casamento com a tia deste atraves do Papa, que o havia proibido de voltar a casar antes de tomar uma decisao sobre o assunto. Wolsey havia falhado, e foi afastado da corte em em 1529. Ele (Wolsey) comecou entao a tramar uma forma para que Ana fosse forcada ao exilio e a se comunicar escondido com o Papa, quando Henrique descobriu a trama de Wolsey, ordenou a sua prisao. Se nao tivesse adquirido uma doenca grave e morrido, poderia ter vindo a ser executado por traicao.

Catarina era mais amada pelo povo ingles do que Ana, que era vista apenas como uma usurpadora. Alem de Fisher, alguns de seus defensores eram Thomas More, a irma de Henrique, Maria Tudor, o Lider protestante Martinho Lutero e William Tyndale.

Em 1531, um Tribunal Eclesiastico declarou Henrique o Chefe Supremo da Igreja na Inglaterra, o que efectivamente acabava com a autoridade papal nao apenas na questao de validade do casamento, mas em todas as outras questoes religiosas do pais. Em julho desse mesmo ano, Catarina como ja seria de esperar foi expulsa da corte, os seus aposentos enquanto Rainha-consorte de Inglaterra e esposa do Rei de Inglaterra Henrique VIII foram dados para Ana. Quando o Arcebispo da Cantuaria William Warham morreu, sua posicao foi entregue a Tomas Cranmer, Capelao da familia Bolena. Catarina passou a viver praticamente isolada em Ludlow, e foi inclusive afastada de sua filha Maria, a quem nunca mais voltou a ver. Henrique casou-se secretamente com Ana Bolena. Acredita-se que Ana , cuja irma Maria havia sido amante de Henrique, teria se recusado a deitar-se com ele antes do casamento. Tomas Cranmer efectuou a anulacao em Maio de 1533, cinco dias depois, o casamento dele com Ana foi considerado valido. Em Marco de 1534, o Papa negou o pedido de anulacao, mas a mesma decisao foi ignorada por Henrique, que nao mais o reconhecia.

A morada de Catarina foi mudada repetidas vezes, ficando cada vez mais humilde, por ordens do proprio Henrique. Ela continuou a se considerar e usar o titulo de Rainha, como ainda era chamada pelos seus servos. Henrique, todavia, a considerava apenas "Princesa Dowager de Gales", em reconhecimento a sua posicao como viuva de Artur. Era-lhe permitido receber visitas apenas ocasionais, algumas delas, discretamente, trocavam cartas entre ela e sua filha, que estavam proibidas de se comunicar de qualquer maneira. O Rei lhes ofereceu a chance de terem melhores alojamentos e permissao para terem contacto uma com a outra, se aceitassem Ana como Rainha legitima. Proposta que ambas sempre recusaram.

Ja em Dezembro de 1535, sentindo que a morte se aproximava, ela escreveu seu testamento, e tambem uma carta para o sobrinho, Imperador Carlos I, pedindo que protegesse sua filha Maria. Escreveu tambem uma ultima carta a Henrique, de quem sempre se considerara legitima esposa, na qual o chamava de "meu querido senhor, Rei e marido", pede que "seja um bom pai para ela (Maria)" e diz que "lhe perdoa tudo", e "ora a Deus para que o perdoe tambem". A carta foi assinada como "Catarina, a Rainha". Ela morreu em 7 de Janeiro de 1536, no Castelo de Kimbolton. A noticia de sua morte chegou ao Rei no dia seguinte. Na epoca, foram espalhados rumores que ela morrera porque teria sido envenenada, possivelmente pelo Diplomata Gregory di Casale. Isso ocorreu pois, ao examinarem o corpo de Catarina depois de falecida, os medicos encontraram uma mancha preta em seu coracao, os apoiantes e seus leais defensores viram isso como evidencia de que teria sido assassinada a mando de Henrique e/ou Ana. Actualmente, no entanto, acredita-se que ela teria morrido de cancro, doenca que nao era bem entendida na epoca. Catarina foi enterrada na abadia de Peterborough, com as cerimonias de uma Princesa Dowager de Gales, nao como de uma Rainha. Henrique nao marcou presenca no funeral, assim como tambem nao permitiu que Maria o viesse a faze-lo.

O controverso livro The Education of Christian Women, de Juan Luis Vives, que afirmava que as mulheres tinham todo o direito a educacao, foi dedicado e autorizado por Catarina. A impressao que causava nas pessoas era tanta, que ate seu inimigo Thomas Cromwell disse que "Se nao fosse por seu sexo, ela poderia ter desafiado todos os herois da Historia". Ela conquistou uma grande admiracao por ter dado inicio a um extenso e util programa de ajuda aos pobres. Foi tambem uma patrona do humanismo renascentinsta, e amiga de estudiosos Erasmo de Roterdao e Thomas More. Alguns dos seus comtemporaneos a viam como uma martir.

No reinado de sua filha Maria I de Inglaterra, o casamento com Henrique VIII foi declarado "correcto e valido". A sua filha agora a Rainha Maria I tambem encomendou muitos retratos da sua mae. Um dos momentos mais retratados foi o de seu discurso no julgamento para decidir se seu casamento seria valido ou nao, organizado por Thomas Wolsey, esse momento tambem foi descrito por William Shakespeare, na peca Henry VIII. A tumba de Catarina na Abadia de Peterborough foi modificada seculos depois, por ordem de Maria de Teck, Rainha-consorte de Jorge V, para que dissesse "Katharine Queen of England". Todos os anos, e realizada uma cerimonia em sua homenagem. Sao feitas procissoes e oracoes, e sao colocadas velas, flores e romas em seu tumulo. No dia do 470º aniversario de sua morte, 7 de Janeiro de 2006, o Embaixador espanhol no Reino Unido compareceu. Ha uma estatua dela em seu local de nascimento, Alcala de Henares, que mostra uma jovem segurando um livro e uma rosa.

Seu nome de baptismo era Catalina, mas a forma inglesa Catherine passou a ser usada depois do seu casamento com Artur. A propria Catarina muitas vezes assinava seu nome como Katherine, Katharine e tambem ocasionalmente Katharina, nas cartas que escrevia. Em uma carta escrita para ela, Artur a chamava de Katerine, e a sua filha, Maria, a citou como Kateryn em seu testamento. No Seculo XVI, era comum que nomes fossem escritos de maneiras variadas. Em palacios construidos para Henrique enquanto estavam juntos foram colocadas as iniciais "H&K".

Dados pessoais de Catarina de Aragao:

Nome: Catarina de Aragao.
Titulo: Rainha-consorte da Inglaterra.
Reinado: 11 de Junho de 1509 a 23 de Maio de 1533.
Coroacao: 24 de Junho de 1509.
Antecessora: Isabel de Iorque.
Sucessora: Ana Bolena.
Maridos: Artur, Principe de Gales.
                  Henrique VIII de Inglaterra.
Descendencia: Maria I de Inglaterra.
Casas Reais: Transtamara (por nascimento).
                         Tudor (por casamento).
Pai: Fernando II de Aragao.
Mae: Isabel I de Catela.
Nascimento: Alcala de Henares, Madrid, Espanha, 16 de Dezembro de 1485.
Morte: Kimbolton, Cambridgeshire, Inglaterra, 7 de Janeiro de 1536 (50 anos).
Sepultamento: Catedral de Peterborough, Peterborough, Cambridgeshire, Inglaterra.
Religiao: Catolicismo.
                                                                  
                                                        
Ana Bolena ( Blickling, Norfolk ou Hever, Kent c. 1501-1507 - Londres, 19 de Maio de 1536). Existem algumas duvidas quanto a certeza da data exacta do nascimento de Ana Bolena tudo o que se sabe ao certo e que nasceu entre 1501 e 1507. Ana Bolena foi Rainha-consorte de Inglaterra de 1533 a 1536, sendo segunda esposa de Henrique VIII de Inglaterra, mae da Rainha Isabel I de Inglaterra, bem como marquesa de Pembroke. Seu casamento com Henrique VIII foi realizado rodeado de bastante secretismo e foi um casamento bastante polemico, dos pontos de vista tanto politicos como religiosos, resultando mesmo desse facto a criacao de uma Igreja Anglicana separada na totalidade da Igreja Catolica. A ascensao e queda de Ana de Bolena, considerada a mais controversa Rainha-consorte da Inglaterra, inspiraram e continuam a inspirar inumeras biografias e obras ficcionais.

Ana Bolena era filha de um Diplomata e Politico ingles Sir Tomas Bolena e de Isabel Howard. Foi educada na Franca, principalmente como dama de companhia da Rainha Claudia de Franca, esposa de Francisco I. Voltou para Inglaterra em 1522.

Dois anos mais tarde, apaixonou-se por Henrique VIII. A principio, Ana embora apaixonada resistiu as tentativas do Rei em seduzi-la e torna-la sua amante, como sua irma, Maria Bolena havia sido. Henrique VIII anulou seu casamento com Catarina de Aragao para que livremente pudesse casar com Ana Bolena. Quando se tornou claro que o Papa Clemente VII nao iria aprovar o divorcio de Henrique VIII e Catarina de Aragao e, posteriormente, o casamento deste com Ana Bolena, iniciou-se a ruptura religiosa entre a Inglaterra e a Igreja Catolica Romana, resultando na criacao da Igreja Anglicana.

O arcebispo de York, Thomas Wolsey, destituido de seu posto em 1529 por nao ter sido bem sucedido na sua tentativa de conseguir o divorcio de Henrique VIII e a anulacao do casamento do mesmo com Catarina de Aragao. O casamento de Ana Bolena com Henrique VIII ocorreu em 25 de Janeiro de 1533, entretanto, o mesmo demorou quatro meses para ser completado. Em 23 de Maio daquele mesmo ano, foi anulado o casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragao, sendo que cinco dias depois, o casamento de Ana Bolena com o Rei Henrique VIII foi validado. Pouco tempo depois, Henrique e o arcebispo foram excomungados da Igreja Catolica pelo proprio Papa Clemente VII.

Ana Bolena era filha de Sir Tomas Bolena, Conde de Wiltshire e de Isabel Howard, filha do Duque de Norfolk. Tomas Bolena era um linguista respeitado e um dos diplomatas favoritos do Rei Henrique VII, tendo sido enviado em varias missoes diplomaticas no exterior. E impossivel determinar ao certo e com toda a a certeza a data de nascimento de Ana, pois nao esta registada em registos paroquiais da epoca e os dados contemporaneos sao contraditorios. Acredita-se apenas que tenha nascido entre 1501 e 1507. Um Historiador italiano, argumentou em 1600 que ela nasceu em 1499, enquanto que William Roper, filho de Thomas More, disse que ela nasceu em 1512. Tambem nao esta claro quando seus dois irmaos nasceram, mas parece que sua irma, Maria Bolena, era mais velha. Os filhos de Maria Bolena asseguraram que sua mae havia sido a irma mais velha. Seu irmao Jorge nasceu em aproximadamente 1504. Quando crianca, era chamada de Anne de Nan por membros de sua familia.

Ana foi educada nos Paises Baixos, na corte de Margarida, Arquiduquesa da Austria. Por volta de 1514, viajou para a corte francesa onde se tornou numa das aias da Rainha Claudia de Valois (esposa de Francisco I), onde veio a aprender a falar frances e se familiarizou com a cultura e etiqueta deste pais. Esta experiencia haveria de se mostrar decisiva na formacao da sua personalidade.

Em Janeiro de 1522, Ana Bolena regressou a Inglaterra por ordens do seu pai e entrou ao servico de Catarina de Aragao, a Rainha-consorte do Rei Henrique VIII de quem sua irma, Maria Bolena, era entao amante "oficial". Neste periodo, Ana desenvolveu uma relacao com Henry Percy, o filho do Conde de Northumberland, e os dois chegaram mesmo a estar secretamente noivos. O casamento porem foi impedido pelo pai de Percy por razoes que na verdade sao incertas ou ate mesmo desconhecidas e Ana foi mesmo afastada da corte. Em meados de 1525, estava de regresso e no ano seguinte, substituiu a sua irma  nas atencoes do Rei. A principio, Ana seduziu-o, estimulou todos os avancos de Henrique VIII, mas nao aceitava ser sua amante, queria o trono de Inglaterra. O facto de Maria Bolena ter dado ao Rei uma filha e um filho despertou nele a intencao de casar-se novamente para produzir um herdeiro legitimo, ja que Catarina de Aragao nao parecia ser capaz de produzir um filho Varao para a Casa de Tudor.

O poder de Ana veio aumentando de forma excepcional. Tornou-se influente na diplomacia inglesa ao ter estabelecido uma relacao de amizade com Monsieur de la Pommeraye, embaixador frances. O Diplomata John Barlow espiava no Vaticano as suas ordens. Em 1532, Henrique VIII tornou-a Marquesa de Pembroke, fazendo de si a prmeira mulher a receber um titulo nobiliarquico de seu pleno direito. A sua familia foi tambem beneficiada , o pai recebeu o Condado de Ormonde e o irmao, Jorge Bolena, tornou-se Visconde Rochford. Ana nao era no entanto uma personagem popular e muito menos amada pelo povo da mesma forma que era a Rainha-consorte de Henrique VIII, o povo amava Catarina de Aragao. Em 1531 os apoiantes da Rainha Catarina organizaram uma manifestacao contra Ana Bolena que reuniu oito mil mulheres nas ruas de Londres.

Finalmente, em 1532, em Calais, Henrique VIII e Ana Bolena tornaram-se amantes. A 25 de Janeiro de 1533, antes do anuncio oficial da dissolucao unilateral do casamento com Catarina de Aragao, Henrique casou-se secretamente com Ana, no Palacio de Whitehall. Toda esta pressa pode ter estado relacionada com uma gravidez de Ana e a necessidade de Henrique VIII em nao deixar sombras de duvidas quanto a legitimidade de um herdeiro. Em 23 de Maio de 1533, Cranmer, presente num Tribunal especial convocado pelo Priorado de Dunstable para se pronunciar sobre a validade do casamento do Rei com Catarina de Aragao, declarou esse mesmo casamento como sendo nulo e sem qualquer tipo de efeito. Cinco dias depois, em 28 de Maio de 1533, o Bispo Cranmer declarou o casamento de Henrique e Ana como valido. Catarina perdeu assim o seu titulo e, consequentemente, a 1 de Junho, Ana foi coroada Rainha de Inglaterra numa cerimonia magnifica na Abadia de Westminster precedida de um sumptuoso banquete. Em resposta, o povo londrino mostrou o seu desagrado, comparecendo poucas pessoas. Henrique foi excomungado pelo Papa Clemente VII por esta afronta ao direito canonico, declarando que a luz do mesmo, o seu casamento com Catarina de Aragao continuava como sendo valido. Em 7 de Setembro de 1533, Ana deu a luz uma menina, a futura Isabel I de Inglaterra.

Enquanto Rainha, Ana Bolena procurou introduzir muitos aspectos da cultura francesa na corte inglesa. Continuou influente junto do Rei e diz-se que fora por sua indicacao que a maioria dos Bispos da nova Igreja Anglicana haviam conseguido seus postos. Henrique VIII parecia satisfeito com a sua nova esposa e Rainha-consorte em tudo, menos na falta de um herdeiro. As gestacoes subsquentes acabaram em abortos espontaneos e no nascimento de natimortos, o que resultou no desapontamento do Rei. Em Janeiro de 1536, Catarina de Aragao morreu de doenca prolongada, provavelmente de cancro, e Ana teve o mau gosto de celebrar o evento vestida de amarelo quando o resto da corte, incluindo Henrique VIII, se encontrava de luto nao pela Rainha-consorte do Rei de Inglaterra mas pela Princesa de Gales, fora com esse titulo que Henrique a reconhecera visto que a mesma havia sido casada com seu irmao Artur Principe de Gales. A partir de entao Henrique VIII comecou a afastar-se da mulher, que consequentemente se tornou vulneravel a intrigas. A gota d'agua tera sido a subida de Joana Seymour, ate entao aia de Ana Bolena, ao estatuto de amante de Henrique VIII, Joana Seymour estava a fazer com Ana Bolena o que essa fizera com Catarina de Aragao.

Em 2 de Maio de 1536, apos cerca de 1000 dias como Rainha-consorte da Inglaterra, Ana foi presa na Torre de Londres, acusada, juntamente com seu irmao Jorge, adulterio, incesto e alta traicao. Alem de, no desepero para gerar um herdeiro ao trono, ser acusada de ter tido relacoes sexuais com seu irmao Jorge Bolena, dando a luz um "monstro". Cinco homens, incluindo o seu irmao, foram tambem presos e interrogados sob tortura. Baseado nas confissoes resultantes, o Parlamento condenou Ana Bolena pelo crime de traicao a 15 de Maio. O casamento com Henrique VIII foi anulado dois dias depois, por razoes desconhecidas, uma vez que os registos foram completamente destruidos.

O Historiador e Biografo Eric Ives acredita que Thomas Cromwell pode ter planejado a queda e execucao de Ana Bolena. As conversas entre Chapuys e Cromwell indicam Cromwell como o instigador da trama para remover Ana Bolena. Prova disso e vista atraves de cartas escritas por Chapuys sobre como Ana diferiu com Cromwell sobre a redistribuicao das receitas da igreja e sobre a politica externa. Ela defendia que as receitas deveriam ser distribuidas para instituicoes beneficientes e educacionais, e era a fovor de uma alianca com Franca. Cromwell de contrario por sua vez insistia em encher os cofres exauridos do Rei, e preferiu uma alianca imperial. Por esta razoes, sugere Eric Ives, "Ana Bolena tornou-se uma grande ameaca para Thomas Cromwell". Por outro lado, John Schofield, tambem biografo, alega que nao houve luta pelo poder existente entre Ana e Cromwell e que "nenhum traco pode ser encontrado de uma conspiracao por parte de Cromwell contra Ana. Cromwell envolveu-se no drama real conjugal somente quando Henrique VIII o mandou para o caso". Cromwell nao fabricou ou criou as acusacoes de adulterio, embora ele e outros da corte tenham usado tais comentarios para sustentar a crise conjugal de Henrique VIII e de Ana Bolena. O Historiador Retha Warnicke questiona se Cromwell poderia ter manipulado o Rei em tal assunto. Henrique se emitiu as instrucoes cruciais e seus oficiais, incluindo Thomas Cromwell foram deixados de fora. O resultado, os historiadores, concordam, era uma farsa juridica.

No final de Abril, um musico flamengo a servico de Ana chamado Mark Smeaton foi preso. Inicialmente, ele negou ter sido amante da Rainha, mas depois confessou, talvez sobre o efeito de tortura ou com a promessa de sua liberdade de volta. Outro cortesao, Sir Henry Norris, foi preso no mesmo mes, mas por ser aristocrata nao pode ser torturado. Antes de sua detencao, Norris foi tratado amavelmente pelo proprio Rei, que lhe ofereceu o seu proprio cavalo para usar nas festividades do mes de Maio. Parece provavel que, durante as festividades, o Rei tenha sido notificado da confissao de Mark Smeaton e pouco tempo depois, os alegados conspiradores foram presos por ordem do proprio Rei. Henry Norris foi preso no festival. Ele negou a sua culpa e jurou que a Rainha Ana Bolena era inocente. Uma das pecas mais danosas de provas contra Henry Norris era uma conversa ouvida com Ana no final de Abril, onde ela o acusa de vir muitas vezes a seus aposentos dizendo ir cortejar sua dama-de-companhia, Madge Shelton, mas na verdade as suas intencoes eram cortejar a propria Rainha. Sir Francis Weston tambem foi preso dois dias depois com a mesma acusacao. Sir Williams Bereton, pertencente a Camera Privada do Rei, tambem foi apreendido em razoes de adulterio. Sir Thomas Wyatt um Poeta e amigo da familia Bolena que teria sido apaixonado por ela antes de seu casamento com o Rei, tambem foi preso pela mesma acusacao, mas foi libertado mais tarde, provavelmente devido a sua amizade com Thomas Cromwell. Sir Richard Page tambem  foi acusado de ter um relacionamento sexual com a Rainha, mas foi absolvido de todas as acusacoes apos as mesmas investigacoes para fazer a acusacao nao o poderem implicar a Ana. O ultimo acusado, e mais conhecido, era o proprio irmao da Rainha Ana, Jorge Bolena, preso sob as acusacoes de incesto e traicao, acusado de ter tido um relacionamento sexual com a sua irma. Jorge Bolena era acusado de dois casos de incesto em Novembro de 1535 em Whitehall, e no mes seguinte em Eltham.

Ha uma curiosidade que nos permite avaliar e analiar a personalidade forte e marcante de Ana Bolena e segundo fontes historicas aconteceu por ocasiao de sua execucao. Alguns, inclusive dizem ter sido um ultimo recurso da Rainha para retardar a consumacao da execucao, ainda estando esperancosa de conseguir obter um perdao real por parte de Henrique VIII, perdao esse que estava sendo defendido perante o Rei pela sua irma, Maria Bolena. Quando finalmente foi informada da sua iminente execucao, Ana Bolena fez chegar a Henrique VIII um unico pedido em genero de exigencia, ela Ana Bolena nao aceitaria ser morta por um carrasco ingles, que utilizava o machado para a decapitacao. Exigia portanto a "importacao" de um carrasco frances, pois estes usavam a espada. Para justificar a sua exigencia, teria dito "uma Rainha de Inglaterra nao curva a cabeca para ninguem e em nenhuma situacao", pois as execucoes com a espada eram feitas com o condenado ajoelhado, mas com a cabeca erguida.

No dia 19 de Maio, numa sexta-feira logo pela manha, Ana Bolena foi executada, nao na Torre Verde, mas sim num andaime erigido sobre o lado norte da Torre Branca, em frente do que e actualmente as Casernas de Waterloo. Ela estava usando um saiote vermelho sob um avulso, um vestido de tordilha de damasco aparado na pele e um manto de arminho. Acompanhada por duas assistentes do sexo feminino, Ana Bolena fez o seu ultmo passeio da Casa da Rainha a Torre Verde e ela olhou "como se ela nao fosse morrer". Ana subiu o cadafalso e falou um breve discurso com palavras marcantes para a multidao, ali presente:

"Bom povo cristao, vim aqui para morrer, de acordo com a lei, e pela lei fui julgada para morrer, e por isso nao vou falar nada contra ela. Nao vim aqui para acusar ninguem, nem para falar de algo de que sou acusada e condenada a morrer, mas rezo a Deus para que salve o Rei e que ele tenha um longo reinado sobre vos, pois nunca um Principe tao misericordioso esteve la, e para mim ele sera sempre um bom, gentil e soberano Senhor. E se qualquer pessoa ponha isso em causa, obriga-la-ei a julgar os melhores. E assim deixo o mundo e todos vos, e sinceramente desejo que todos rezem por mim. O Senhor, tem misericordia de mim, eu louvo a Deus a minha alma".

Ana conseguiu obter o que requisitava, mostrando que ate nos ultimos momentos, ainda era capaz de impressionar o Rei. Ela foi decapitada por um carrasco frances, tal como pedira. Henrique nao providenciou um sepulcro para Ana, e assim seu corpo e a cabeca foram enterrados num tumulo desmarcado na Capela Real de Sao Pedro ad Vincula. O seu esqueleto foi identificado durante a renovacao da capela, no reinado da Rainha Vitoria e o local de repouso de Ana esta marcado no chao em marmore.

Ana Bolena tem inspirado ou sido mencionada em numerosas obras artisticas e culturais, desde de meios de comunicacao, obras de arte, representacoes na cultura popular, cinema e ficcao.

A historia tragica de Ana de Bolena tem inspirado muitas obras de ficcao e biografias. Ha tambem inumeras lendas e teorias em torno da sua vida, nomeadamente a sugestao de que Ana teria seis dedos numa das maos, embora essas sugestoes tenham sido dadas por Nicholas Sander, que foi totalmente contra a Inglaterra Anglicana e de Isabel (filha de Ana Bolena). Alem disso, ha uma lenda popular, de que seu espirito ronda pela Torre de Londres.

Aqui fica uma lista dos descendentes de Ana Bolena que teve de Henrique VIII tres filhos, no entanto apenas a primeira crianca sobreviveu:

. Isabel I (7 de Setembro de 1533 - 24 de Marco de 1603).
. Henrique Tudor (II) (1534) - Os historiadores nao sabem ao certo se o menino morreu no mesmo dia que nasceu ou se foi aborto, tao pouco se sabe com toda a certeza se foi realmente um menino.
. Eduardo Tudor (I) (29 de Janeiro de 1536 - 29 de Janeiro de 1536). Faleceu no mesmo dia.

Dados pessoais de Ana Bolena:

Nome: Ana Bolena.
Titulo: Rainha-consorte de Inglaterra.
Reinado: 28 de Maio de 1533 a 17 de Maio de 1536.
Coroacao: 1 de Junho de 1533.
Antecessora: Catarina de Aragao.
Sucessora: Joana Seymour.
Marido: Henrique VIII de Inglaterra.
Descendencia: Isabel I de Inglaterra.
Casas Reais: Tudor (por casamento).
Pai: Tomas Bolena, 1.º Conde de Wiltshire.
Mae: Isabel Howard.
Nascimento: Blicking, Norfolk ou Hever, Kent, Inglaterra c 1501 - 1507).
Morte: Londres, Inglaterra 19 de Maio de 1536 (entre os 28 e os 35 anos).
Sepultamento: Capela Real de Sao Pedro ad Vincula, Londres, Inglaterra.

                                                                   
Joana Seymour (Nascimento em parte incerta ou desconhecida c. 1508 - Londres, 24 de Outubro 1537) foi Rainha-consorte de Inglaterra de 1536 a 1537, sendo a terceira esposa de Henrique VIII e a unica a dar-lhe um herdeiro que sobreviveu aos primeiros meses e mesmo tendo vivido apenas ate aos 15 anos de idade mesmo assim ainda reinou tornando-se aos 9 anos de idade o Rei Eduardo VI.

Joana era filha de Sir John Seymour um certo membro da classe alta inglesa e cortesao da corte de Henrique VIII e de Margarida Wentworth. Trazida desde cedo para a corte, foi aia das rainhas Catarina de Aragao e Ana Bolena ate atrair as atencoes do seu Monarca. A sua ascensao coincidiu como seria evidente com a queda de favor de Ana Bolena e foi a vontade de Henrique VIII em casar-se com Joana que precipitou a execucao da sua segunda mulher. O casamento realizou-se  a 30 de Maio de 1536, apenas 11 dias depois na execucao de Ana Bolena e quando faltavam 8 dias para fazer 4 meses sobre a morte de Catarina de Aragao.

Como Rainha, Joana era antitese da espalhafatosa Ana Bolena. A vida social da agora Rainha-consorte de Inglaterra reduziu-se e foram proibidas todas as manifestacoes de exagero nas roupas e nos modos de conduta. Era formal e seria e nao tinha amizades masculinas, o que depois do escandalo sucedido com a sua antecessora e resultado do mesmo era sobretudo um acto de bom senso. Gracas a sua posicao junto ao Rei, foi possivel a integracao no cenario familiar e da corte de Maria Tudor, filha do primeiro casamento de Henrique VIII, relegada ao esquecimento paterno desde os acontecimentos de 1533. Joana nao interferiu directamente na vida politica, mas na sua ascensao a nova Rainha-consorte trouxe para a ribalta seus dois irmaos Eduardo e Tomas Seymour (este ultimo haveria de se casar com Catarina Parr, a ultima milher de Henrique VIII). O Rei era absolutamente fascinado por ela e concedia-lhe todos os seus desejos, inclusive a satisfacao dos apetites exoticos resultantes de sua gravidez.

Joana morreu na sequencia do parto do futuro Rei Eduardo VI e Henrique VIII organizou-lhe um funeral monumental, declarando luto na corte por muito tempo. De facto, haveria de esperar tres anos ate ao seu proximo casamento. Joana esta sepultada na Capela de Sao Jorge (Castelo de Windsor)no Castelo de Windsor ao lado de marido Henrique VIII.

Com tudo isto das honras que Henrique VIII deu a Joana Seymour no momento da morte da mesma e da forma como a tratava e mimava em vida, pergunto se por acaso Joana Seymour nao tivesse falecido o Rei teria as suas outras tres mulheres? E dificil mas nao totalmente impossivel que Joana fosse a ultima esposa de Henrique VIII caso nao tivesse falecido, tambem veja-se que quando o mesmo morreu foi para junto de Joana que seu corpo foi colocado, talvez fosse por coincidencia ou ate sem a vontade do falecido Rei mas a verdade e que a realidade dos factos acabou por ser essa criando agora algumas incognitas ao redor de toda a historia. Porem tem-se que  ver que mesmo tendo falecido Joana deu a Henrique o que ele tanto queria e nunca conseguira das suas outras esposas ou seja um filho homem, um herdeiro para o trono de Inglaterra. As outras esposas tambem o haviam conseguido mas os bebes se nao morreram a nascenca faleceram pouco tempo depois.

Ao contrario das outras esposas do Rei Joana Seymour deu a luz apenas uma vez mas o fruto desse nascimento viria a ser o primeiro sucessor de seu pai:

. Eduardo VI de Inglaterra.

Na midia popular Joana Seymour e ainda recordada no cinema por diversas vezes:

. Em 1933, Wendy Barrie interpretou Joana Seymour no filme de Alexander Korda, Os amores de Henrique VIII.
. Ricky Wakeman gravou a peca "Jane Seymour" para o seu album de 1973, The Six Wives of Henry VIII.
. Anita Briem interpreta Joana Seymour como dama-de-companhia de Ana Bolena na 2º temporada da serie televisiva The Tudors. Na 3ª temporada da mesma serie, quando se torna Rainha Joana ate a sua morte, a personagem e interpretada por Annabelle Wallis.
. Joana Seymour foi interpretada pela actriz Corinne Galloway em 2008 no filme The other Boleyn Girl.

Dados pessoais de Joana Seymour:

Nome: Joana Seymour.
Titulo: Rainha-consorte de Inglaterra.
Reinado: 30 de Maio de 1536 a 24 de Outubro de 1537.
Antecessora: Ana Bolena.
Sucessora: Ana de Cleves.
Marido: Henrique VIII de Inglaterra.
Descendencia: Eduardo VI de Inglaterra.
Casas Reais: Tudor (por casamento).
Pai: Joao Seymour.
Mae: Margarida Wentworth.
Nascimento: Local e datas incertas a rondar cerca do ano 1508.
Morte: Palacio de Hampton Court, Londres, Inglaterra, 24 de Outubro de 1537 (cerca 29 anos).
Sepultamento: Capela de Sao Jorge, Windsor, Berkshire, Inglaterra, 12 de Novembro de 1537.


Ana de Cleves (Dusseldorf, Ducado de Berg, Sacro Imperio Romano-Germanico, 22 de Setembro de 1515 - Londres, Inglaterra, 26 de Julho de 1557) foi a quarta Rainha-consorte de Henrique VIII de Inglaterra por apenas seis meses em 1540. 

Ana nasceu em Dusseldorf, filha de Joao III, Duque de Cleves, Lider de um dos estados germanicos pioneiros na implementacao do Movimento Protestante. A posicao de Cleves face a Igreja Catolica tornava-o assim num forte e potencial aliado para Henrique VIII de Inglaterra, chefe da recente criada Igreja Anglicana, em 1533. A uniao era diplomaticamente valiosa e foi defendida entre outros por Thomas Cromwell, chanceler do reino. Um certo pintor alemao de nome Hans Holbein, o jovem foi entao contratado para efectuar um quadro de Ana, cujo o resultado em muito agradou Henrique VIII. Quando Ana chegou a Inglaterra, ficou mais do que claramente evidente o talento do pintor artistico alemao, pois a pintura de Hans Holbein superava o modelo em atributos fisicos. Ana nao era de todo uma mulher bonita e tinha a cara coberta de sinais e cicatrizes de variola, prontamente disfarcadas na perfeicao na pintura do quadro de Holbein. Henrique VIII certamente sentiu-se enganado ou iludido sobretudo pela obra do pintor alemao, ficou completamente desconsolado com a escolha da sua nova noiva e futura esposa desde o primeiro momento, poderia nao ter casado, poderia ter-se recusado a faze-lo, mas apesar de tudo nao o fez. Henrique VIII casou pela quarta vez na vida desta vez com Ana de Cleves a 6 de Janeiro de 1540, em Greenwich. Uma das aias designadas para Ana foi uma tal Catarina Howard, uma jovem de quinze anos com quem o Rei sem perder tempo comecou uma relacao amorosa quase que de imediato. O casamento com Ana foi anulado a 9 de julho do mesmo ano, com base na nao consumacao, e pouco depois Henrique VIII casou com a jovem antiga amante Catarina Howard. Ana decidiu nao partir e voltar para a sua terra optou por ficar em Inglaterra e foi generosamente recompensada pelo incomodo do divorcio. Henrique VIII conferiu-lhe desde logo uma pensao, o usofruto do Castelo de Hever e os titulos de Princesa de Inglaterra e Irma do Rei. No fim da vida e prestes a aproximar-se da morte, Ana converteu-se ao catolicismo e tornou-se amiga intima e confidente das enteadas Maria (filha de Catarina de Aragao) e de Isabel I (filha de Ana Bolena). Faleceu em Londres a 26 de Julho de 1557 com 41 anos de idade e foi sepultada na Abadia de Westminster no dia 2 de Agosto. 

Apesar de talvez ser das rainhas-consortes casadas com o Rei de Inglaterra Henrique VIII com um papel mais discreto praticamente nem chegou a um ano, apenas seis meses e tres dias Ana de Cleves mesmo assim nao ficou esquecida pelos historiadores e pela propria midia. Ana de Cleves da-me a parecer ter uma personalidade doce e acessivel ao ponto de estar casada com Henrique VIII menos de sete meses mas ter conseguido tornar-se amiga intima e confidente das filhas do mesmo Maria ja com entao 24 anos, ja uma mulher portanto e de Isabel que era uma crianca de 7 anos em 1540 ano em que Henrique VIII casou e se divorciou de Ana de Cleves.

Na midia Ana de Cleves e relembrada por diversas vezes e da seguinte maneira:

. O papel de Ana de Cleves foi interpretado por Elsa Lanchester em Os Amores de Henrique VIII, que foi lancado em 1933. O marido de Elsa, Charles Laughton interpretou o papel de Henrique VIII e ganhou o Oscar de melhor actor por sua interpretacao. O filme recebeu tambem uma indicacao para melhor filme, o primeiro de uma filmagem feita nos Estados Unidos.
. Rick Wakeman gravou a peca "Anne of Cleves" para o seu abum de 1973 The Six Wives of Henry VIII.
. O papel de Ana de Cleves foi interpretado pela actriz e cantora Joss Stone na serie de televisao The Tudors.
. Foi interpretada por Elvi Hale na serie da BBC The Six Wives of Henry VIII, de 1971. 

Dados pessoais de Ana Cleves:

Nome: Ana Cleves.
Titulo: Rainha-consorte de Inglaterra.
Reinado: 6 de Janeiro de 1540 a 9 de Julho de 1540.
Antecessora: Joana Seymour.
Sucessora: Catarina Howard.
Marido: Henrique VIII de Inglaterra.
Casas Reais: La Marck (por nascimento).
                        Tudor (por casamento).
Pai: Joao III de Cleves.
Mae: Maria de Julich-Berg.
Nascimento: Dusseldorf, Ducado de Berg, Sacro Imperio Romano-Germanico, 22 de Setembro de 1515.
Morte: Londres, Inglaterra, 26 de Julho de 1557 (41 anos).
Sepultamento: Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra, 2 de Agosto de 1557.

                                                                                                        
Catarina Howard (Londres, Inglaterra c. 1523 - 13 de Fevereiro de 1542) foi a quinta Rainha- consorte de Inglaterra, atraves de seu casamento com Henrique VIII.

Catarina Howard era filha de Edmundo Howard e Joyce Culpepper. Era tambem sobrinha de Tomas Howard, Duque de Norfolk e prima de Ana Bolena (segunda esposa e Rainha-consorte de Henrique VIII). Durante parte da sua infancia o seu pai foi Governador de Calais e Catarina acabou por crescer na casa da sua avo, a Duquesa de Norfolk, que acabou por nao lhe dar a atencao necessaria, permitindo mesmo que ela desenvolvesse algumas relacoes amorosas. Em 1539, Catarina tornou-se aia de Ana de Cleves, futura Rainha-consorte de Henrique VIII. O Rei, no entanto, encantou-se por ela e nao pela noiva e futura esposa e quarta Rainha-consorte, casou-se com Ana Cleves mas o encanto pela jovem de 15 ou 16 anos continuou e o mesmo encanto precipitou o divorcio. A 28 de Julho de 1540 o Rei ja um homem livre casou-se com Catarina e a mesma tornou-se sua quinta Rainha-consorte.

Apesar da paixao que o Rei lhe tinha e dos presentes luxuosos com que a cobria, Catarina nao encontrou felicidade no casamento e teve supostamente a ousadia de tomar como favorito Thomas Culpeper (por coincidencia da familia de Ana Bolena segunda Rainha-consorte de Henrique VIII), um cortesao. A verdadeira natureza desta relacao continua por ser esclarecida, mas o certo e que ambos trocaram correspondencia considerada incriminatoria. Enquanto Rainha, Catarina chamou a corte alguns dos seus antigos amigos, nomeadamente Francisco Dereham, que tinha alegadamente sido seu amante em Norfolk e que se tornou seu secretario particular. As companhias da Rainha e o seu passado mais oculto comecaram a levantar suspeitas em 1541. De inicio, Henrique VIII recusou-se a acreditar nas evidencias, mas logo assim que as cartas de Culpeper e Catarina apareceram deu ordem para que a mesma fosse colocada sob prisao na Abadia de Middlesex. Catarina perdeu o titulo de Rainha-consorte e foi repudiada. Em Dezembro, Culpeper e Dereham foram ambos executados. Em Janeiro de 1542, foi a vez de Catarina comecar a ser julgada pelo alegado adulterio, o que numa Rainha era o equivalente a uma traicao. Considerada culpada, Catarina foi executada na Torre de Londres a 13 de Fevereiro de 1542 (cerca de 18 ou 19 anos). Diz-se que passou os ultimos dias a ensaiar a sua  execucao.

Os historiadores da dinastia Tudor continuam a debater se Catarina foi ou nao culpada de adulterio, ou se foi incriminada pelos seus inimigos e de sua familia de lembrar que Catarina era prima de Ana Bolena, tambem ela fora casada com Henrique VIII e importante lembrar como as coisas terminaram no caso de Ana Bolena e possivelmente a sua familia ganhara muitos inimigos Henrique casara ja mais tres vezes depois disso mas ainda se tinham passado apenas 6 anos e o caso ainda era fresco na memoria de muitos sobretudo dos seus inimigos. Todos corcordam que de qualquer forma, Catarina foi uma mulher futil.

Em 1541, Catarina foi acusada de adulterio e posta sob prisao domiciliar no palacio de Hampton Court. Segundo dizem, ela por uma vez conseguiu escapar dos guardas e correu pela galeria para implorar perdao e misericordia a seu esposo. Ela esmurrou fortemente as portas as portas da capela, gritando o nome de Henrique, ate que sem o sucesso pretendido acabou novamente capturada pelos guardas que a levaram de volta para os seus aposentos. Posteriormente, ela foi executada na Torre de Londres. De acordo com uma lenda popular, o fantasma de Catarina agora assombra a galeria por onde tentara fugir e muitos afirmam ou afirmaram te-la ouvido chamar por Henrique.

Na midia tambem Catarina Howard nao ficou esquecida ate porque e importante lembrar que toda esta historia de Henrique VIII, seus casamentos e divorcios, sua vida e a historia da propria Dinastia Tudor chegaram ao cinema e a televisao por diversas vezes:

. O papel de Catarina foi interpretado por Binnie Barnes no filme de 1933, Os Amores de Henrique VIII.
. Rick Wakeman gravou a peca "Catherine Howard" para seu album de 1973 The Six Wives of Henry VIII. Na versao ao vivo do seu album, a peca se chama "Kathryn Howard".
. Catarina Howard foi interpretada em 2009 e 2010 pela actriz Tamzi Merchant na serie da televisao The Tudors.

Dados pessoais de Catarina Howard:

Nome: Catarina Howard.
Titulo: Rainha-consorte de Inglaterra.
Reinado: 28 de Julho de 1540 a 23 de Novembro de 1541. 
Antecessora: Ana de Cleves.
Sucessora: Catarina Parr.
Marido: Henrique VIII de Inglaterra.
Casas Reais: Tudor (por casamento).
Pai: Edmundo Howard.
Mae: Joyce Culpeper.
Nascimento: Londres, Inglaterra, data incerta cerca de 1523.
Morte: Londres, Inglaterra 13 de Fevereiro de 1542 (cerca de 18 ou 19 anos).
Sepultamento: Capela Real de Sao Pedro ad Vincula, Londres, Inglaterra.
                                                                        
                                                          
Catarina Parr (Londres, Inglaterra, (provavelmente em Agosto) 1512 - Winchcombe, Gloucestershire, Inglaterra, 5 de Setembro de 1548. Foi Rainha-consorte da Inglaterra e Irlanda e a sexta e ultima esposa de Henrique VIII de Inglaterra. Casou-se com Henrique VIII a 12 de julho de 1543 tornando-se assim tambem na quarta esposa plebeia que o Rei tomava como consorte. Catarina Parr tambem e a Rainha inglesa que casou mais vezes, tendo um total de quatro marido ao longo da vida.

Catarina Parr a ultima Rainha-consorte de Henrique VIII tinha um bom relacionamento com os tres filhos dos casamentos antecessores de Henrique e contribuiu mesmo de perto para a educacao de Isabel e Eduardo ambos, mais tarde, acabaram por vir a tornar-se monarcas de Inglaterra. Teve, ainda, bastante influencia sobre o marido na questao do Terceiro Acto de sucessao, de 1543, que colocou as princesas Maria e Isabel de volta a linha de sucessao ao trono.

De Julho a Setembro de 1544, enquanto Henrique se encontrava em uma campanha militar na Franca. Catarina foi nomeada regente. Em caso de morte do Rei, ela permaneceria como regente ate que o Principe Eduardo atingisse a maioridade. Apesar desse facto, em seu testamento, Henrique nao deixou nenhuma funcao no Governo para a Rainha e esposa. Por culpa de sua simpatia para com causas protestantes, Catarina cedo despertou fortes inamizades de poderosas autoridades catolicas, que, em 1546, numa tentavia frustrada de voltar o Rei Henrique VIII contra a sua esposa e Rainha-consorte Catarina Parr, chegaram mesmo a elaborar um Mandado de Prisao contra a ela, no entanto, logo o Rei e ela se reconciliaram. Catarina publicou um livro, Prayers or Meditations - tornando-se em algo inedito ate entao uma Rainha inglesa publicar uma obra literaria usando seu verdadeiro nome. Apos a morte de Henrique, ela publicou The Lamentations of a Sinner e tambem assumiu um pouco o papel de guardia de Isabel.

Logo seis meses apos a morte de Henrique VIII, Catarina casou-se, pela quarta e ultima vez, com Tomas Seymour (curiosamente irmao da terceira esposa de Henrique VIII), 1º Barao Seymour de Sudeley. O casamento foi breve, uma vez que Catarina morreu em 5 de Setembro de 1548, a razao da morte nao e certa mas e dado como provavel que a mesma tenha sido causada por complicacoes do parto. 

Catarina nasceu em 1512, provavelmente em Agosto, embora a data exacta seja mesmo desconhecida. Ela era a filha mais velha de Thomas Parr, Lorde do Castelo de Kendal em Westmorland (hoje Cumbria), descendente do Rei Eduardo III, e Maud Green, filha e co-herdeira de Sir Thomas Green, Lorde de Greens Norton, Northamptonshire, e da sua mulher Maud Green. Os Parr eram uma ilustre e importante familia do norte que contavam com varios membros condecorados, Catarina tinha um irmao mais novo, William, que mais tarde veio a tornar-se o 1º Marques de Northampton, e uma irma, Anne, que mais tarde veio a tornar-se tambem na Condessa de Pembroke. Sir Tomas era bastante proximo e intimo de Henrique VIII. Sua esposa, Lady Parry, sua esposa era amiga e dama de companhia de Catarina de Aragao (primeira esposa de Henrique VIII). Presume-se que Catarina tenha sido baptizada com esse nome em homenagem a Rainha, que tambem era sua madrinha).

Com apenas 15 anos, casou com Sir Edward que era tambem Lorde Borough, o casamento foi curto porque o mesmo Edward morreu pouco tempo depois. No principio da Decada de 1530, Catarina casou novamente com Joao Neville, Lorde Latimer e 3.º Barao latimer. Apos a morte de Latimer, Catarina tornou-se numa Viuva de enorme fortuna e muito jovem ainda e atraiu a atencao de muitos em particular de Tomas Seymour, irmao de Joana Seymour, que retribuiu a atencao. Catarina e Seymour fizeram planos de matrimonio, mas o Rei Henrique VIII apaixonou-se por ela e meteu-se no caminho dos dois ao propor casamento a Catarina. Sem forcas politicas para recusar os avancos do Rei, Catarina cedeu deixou Tomas Seymour e casou com Henrique VIII a 12 de Julho de 1543 tornado-se assim na sua sexta e ultima mulher.

Enquanto Rainha, Catarina procurou reconciliar o Rei com as suas duas filhas, as Princesas Maria e Isabel, entao despromovidas e como bastardas. A sua relacao com Henrique VIII nao se pode dizer que tenha sido propriamente feliz e tranquila, sendo mesmo frequente as discussoes entre os dois, noo entanto, dado que o foco da discordia era teologia, Catarina nunca perdeu o favor politico e Henrique apreciava a sua cultura e tenacidade intelectual. As suas conviccoes religiosas, que lhe valeram a censura e reprovamento de Henrique por ser demasiado Protestante, eram uma das caracteristicas e tiveram forte influencia em sua enteada Isabel, de quem era especialmente amiga.

Apos a morte de Henrique VIII, Catarina conseguiu casar-se finalmente com o seu antigo apaixonado, Tomas Seymour. O casamento nao foi propriamente o que ela esperava, mais uma vez Catarina Parr nao fora feliz em mais um dos seus casamento, essa era a quarta vez que estava casada. O motivo para a nao felicidade no casamento era que Seymour se mostrava mais interessado no dinheiro dela e na Princesa Isabel, que estava entao a viver com o casal. Apesar disso, Catarina ficou gravida pela primeira vez, apos quatro casamentos, e morreu possivelmente de complicacoes relacionadas com o parto da sua filha Maria, que nao sobreviveu por muito tempo.

Terminva assim umas das partes da historia mais interessantes acerca da vida pessoal dos monarcas ingleses e talvez a razao pela qual Henrique VIII nunca fora esquecido nem mesmo pelos historiadores mais recentes, tambem a sua ultima esposa Catarina Parr nao ficou esquecida pela midia:

. O papel de Catarina Parr foi interpretado pela actriz Everley Gregg no filme de 1933, Os amores de Henrique VIII.
. Rick Wakeman gravou a peca "Catherine Parr" para seu album de 1973 The Six Wives of Henry VIII. Na versao ao vivo de 2009 do seu album, a peca se chama "Katherine Parr".
. Catarina foi interpretada em 2010 pela actriz Joely Richardson na 4ª temporada da Serie de televisao The Tudors. 

Dados pessoais de Catarina Parr:

Nome: Catarina Parr.
Titulo: Rainha-consorte da Inglaterra e Irlanda.
Reinado: 12 de Julho de 1543 a 28 de Janeiro de 1547.
Antecessora: Catarina Howard.
Sucessora: Ana da Dinamarca (Catarina Parr nao teve sucessora como Esposa de Henrique VIII porque  foi a ultima esposa de Henrique VIII, Ana da Dinamarca apenas e vista como sua sucessora por ter sido esposa de Jaime VI & I ja que o Rei que sucedeu a Henrique VIII seu filho nao casou de depois os governantes foram Maria I e Isabel I as outras filhas de Henrique VIII).
Maridos: Sir lorde Edward Burgh.
                  Lorde Joao Neville, 3.º Barao Latimer.
                  Henrique VIII de Inglaterra.
                 Tomas Seymour , 1.º Barao Seymour de Sudeley.
Decendencia: Maria Seymour.
Casa Real: Tudor (por casamento).
Pai: Sir Thomas Parr.
Mae: Maria Green.
Nascimento: Londres, Inglaterra, Agosto(provavelmente) de 1512.
Morte: Winchcombe, Gloucestershire, Inglaterra, 5 de Setembro de 1548 (36 anos).
Sepultamento: Capela de St. Mary, Castelo de Sudeley, Gloucestershire, Inglaterra. 

                                              
Aqui deixo agora uma lista com a duracao dos casamentos:

. Catarina de Aragao: Casamento - 11 de Junho de 1509 Divorcio  - 23 de Maio de 1533 (aproximadamente 24 anos) Resultado final - Divorcio.
. Ana Bolena: Casamento - 25 de Janeiro de 1533 Divorcio - 17 de Maio de 1536 (tres anos, tres meses e vinte e tres dias) Resultado final - Ana Bolena foi condenada a pena de morte por suposto alegado adulterio, traicao e incesto com o irmao.
. Joana Seymour: Casamento - 30 de Maio de 1536 a 24 de Outubro de 1537 (um ano, quatro meses e vinte e cinco dias) Resultado final: Joana faleceu na sequencia do parto de Eduardo VI que viria a ser o unico filho homem de Henrique VIII e seu herdeiro directo ao trono.
. Ana de Cleves: Casamento - 6 de Janeiro de 1540 Divorcio - 9 de Julho de 1540 (seis meses e tres dias) Resultado final - Divorcio.
. Catarina Howard: Casamento - 28 de Janeiro de 1540 Divorcio - 23 de Novembro de 1541 (um ano, nove meses e vinte e seis dias). Resultado final - Catarina foi acusada de suposto e alegado adulterio, por sua vez acabou condenada a morte e foi executada a 13 de Fevereiro de 1542.
. Catarina Parr: Casamento - 12 de Julho de 1543 a 28 de Janeiro de 1547 (aproximadamente quatro e meio). Resultado final - Catarina Parr ficou viuva de Henrique VIII a 28 de Janeiro de 1547.

Na lista de ordenacao do tempo de reinado das rainhas as coisas ficam ordenadas da seguinte maneira:

Catarina de Aragao.
Catarina Parr.
Ana Bolena.
Catarina Howard.
Joana Seymour.
Ana de Cleves.

Apresento a lista a titulo de curiosidade a idade das rainhas quando casaram com Henrique e a idade com que faleceram:

. Catarina de Aragao: Casamento 23 anos.
                                          Falecimento 50 anos.
. Ana Bolena: Casamento cerca de 26 a 32 anos.
                          Falecimento cerca de 28 a 35 anos. 
. Joana Seymour: Casamento cerca de 28 anos.
                                  Falecimento cerca de 29 anos.
. Ana de Cleves: Casamento 25 anos.
                              Falecimento: 41 anos.
. Catarina Howard: Casamento cerca de 17 anos.
                                      Falecimento cerca de 19 anos.
. Catarina Parr: Casamento cerca de 31 anos.
                               Falecimento cerca de 36 anos.

Entre tantos casamentos e divorcios era natural que os estatutos socias das futuras rainhas fossem diferentes antes do casamento Henrique VIII casou seis vezes e em quatro delas com plebeias:

Catarina de aragao - Nobre.
Ana Bolena - Plebeia.
Joana Seymour - Plebeia.
Ana de Cleves - Nobre.
Catarina Howard - Plebeia.
Catarina Parr - Plebeia.

Henrique VIII dos seus seis casamentos apenas teve duas filhas e um filho a chegarem a idade adulta e todos eles a seu tempo foram monarcas de Inglaterra:

Maria I - Com Catarina de Aragao.
Isabel I - Com Ana Bolena.
Eduardo VI - Com Joana Seymour.

Eis as datas em que os mesmos foram governantes de Inglaterra:

. Eduardo VI: 28 de Janeiro de 1547 a 6 de Julho de 1553. (seis anos, seis meses e tres dias).
. Maria I: 19 de Julho de 1553 a 17 de Novembro de 1558 (tres anos, quatro meses e vinte e nove dias).
. Isabel I: 17 de Novembro de 1558 a 24 de Marco de 1603 (quarenta e quatro anos, quatro meses e sete dias).

Continuo a cronica agora ja a falar num titulo pessoal. Os leitores mais atentos certamente ja puderam ver eu me encontro em Inglaterra na cidade de Peterborough isso e visivel no fim das cronicas na area reservada a assinalar-se o local, os leitores poderao ter reparado mas tambem facilmente e um detalhe que passara despercebido mesmo depois de lerem a parte reservada a Rainha Catarina de Aragao. A verdade e que me encontro na mesma cidade onde a Rainha Catarina de Aragao se encontra sepultada e estou a pouco mais de um quilometro e talvez nem isso da Catedral onde a mesma se encontra sepultada. Na segunda-feira passada por estar a escrever esta cronica fui revisitar a mesma Catedral com intuito mais de ir verificar o tumulo da mesma antiga Monarca e posso afirmar que a tradicao se mantem o tumulo esta constantemente coberto de flores e romas.

Deu-me um enorme prazer escrever esta cronica, desde que fiz este blog e escrevo no mesmo na area da Historia esta foi a cronica que me deu mais prazer escrever talvez porque me tenha sido sugerida a pedido de uma amiga. A verdade e que ja tinha feito algo semelhante com as esposas do Imperador Nero de Roma mas mesmo conhecendo a historia dos casamentos de Henrique VIII ainda nao me tinha passado pela cabeca realizar este trabalho. Quando iniciei o mesmo algo que temia era o tempo que a mesma cronica iria levar a ser realizada estaria a falar de seis pessoas e isso envolviria muito trabalho de pesquisas e tempo, no entanto algo que ficou mais facil e que nao ha tanto para dizer de alguem que foi Rainha por menos de um ano do que alguem que foi Rainha durante cerca de 24 anos.

Uma das razoes que me deu mais prazer em escrever esta cronica agora que estou prestes a termina-la foi justamente o explicar, o narrar e contar a historia num trabalho que foi elaborado e realizado em pesquisas de fontes seguras. Digo isto porque a mim quando a historia me foi contada pela primeira vez a muitos anos contaram-me errantemente que Henrique VIII quando queria livrar-se de uma esposa para se casar com a amante ordenava que a mesma esposa fosse morta. Ora actualmente posso ver que isso nao faz parte da realidade pois mesmo quando Henrique VIII desejou livrar-se de Catarina de Aragao e Ana de Cleves as mesmas nao foram executadas de forma alguma, no caso de Ana Bolena e Catarina Howard o caso e diferente mas nem os historiadores tem a certeza de que as mesmas sentencas de morte tenham sido fundamentadas em factos reais ou nao. Joana Seymour faleceu ainda estava casada com Henrique VIII e Catarina Parr estava casada com o mesmo quando esse faleceu. 

Caro(a) leitor(a) espero mais uma vez que tenha gostado deste trabalho assim como eu gostei de o escrever e sobretudo publica-lo e apresentar o mesmo aqui no blog. Ate a proxima.

                                                                                                                Manuel Goncalves




























 
                                                                   

 
 
 
 

















































2 comentários:

  1. Levei cerca de duas horas na leitura desta crônica. Parabéns pelo capricho na escrita e pesquisa Manuel Gonçalves.

    Fiquei encantada tal qual historiador. No entanto sou farmacêutica.

    ResponderEliminar
  2. Pois mas eu devo dizer nao sou Jornalista, nao sou Historiador, nao sou nada, isto e nao sou formado.

    Eu me considero um mero Bloguista ou blogger entendam como devem chamar que tem a paixao pela escrita, pesquisa historica e que traz para este blog o melhor que pode. Ja agora sou tambem um mero Operario Fabril portugues imigrado como tantos outros no Reino Unido.

    ResponderEliminar