Página

sábado, 14 de junho de 2014

Hippies um Modo e Estilo de Vida Diferentes, "Paz e Amor"

 

Os hippies. Quem viveu o seu tempo febril e igualmente sua epoca dourada jamais podera esquecer-se daquele grupo social de gente que nao parecendo ser de todo anti social pareciam fazer questao de estar fora do contexto da sociedade em si ou ate mesmo dos principios, regras, leis, valores sociais e morais da mesma sociedade. Iam crescendo e tornando-se cada vez mais optavam tambem por viver num sistema diferente dos demais em locais que chamavam e todos conheciam como comunidades. Era um espaco ao ar livre mas fechado aos que estavam fora do seu movimento social onde criavam e viviam de acordo com as suas proprias regras e leis, viviam segundo o seu modo de ver a vida e onde eram compreendidos e nao eram disciriminados, viviam muitas vezes isolados do mundo ou pelo menos da sociedade que ate os ia aceitando mas nao parecia de todo conseguir entender suas ideologias e compreeder a gente daquele movimento social que os mesmos seguiam.

Os hippies procuravam tambem viver de uma forma descontraida e despreocupante, ignorando muitas vezes os problemas que preocupavam a todos. Tiveram o seu auge nos anos das decadas 60-70 do Seculo XX juntamente com aqueles que ainda hoje sao apontados como sendo os melhores anos da musica internacional, os membros do mesmo movimento social tiveram o privilegio de acompanhar as carreiras musicas de The Beatles, Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Doors, Elvis Presley, The Mamas & The Papas entre muitos outros acompanharam as carreiras de alguns destes do principio ao fim das mesmas.

Embora o seu principal lema e filosofia de vida fosse "Paz e Amor" o Movimento Hippie esteve envolvido em varios protestos alguns de forma mesmo radical contra a guerras como a Guerra do Vietname, defendiam tambem as causas que envolviam problemas ambientais, lutavam pelos direitos de igualdade social e contra ao capitalismo, estavam ao lado de causas que foram defendidas por politicos e personalidades como Mahatma Gandhi e Martin Luther King. Seu modo de vida ou sentido de ver a mesma, estilo proprio e caracteristico de estar na sociedade e causas que defendiam foram ate fontes de inspiracao para grandes artistas alguns ate se converteram ao seu movimento (Janis Joplin e John Lennon) sobretudo musicos e cantores como o ja referido John Lennon o mentor e principal Lider dos The Beatles. Os hippies tiveram no Festival de Musica de Woodstock um dos principais momentos de reuniao entre si de maior memoria para todos.

O Movimento Hippie foi um comportamento colectivo de contracultura dos anos de 1960. Embora tendo uma relativa queda de popularidade nos anos de 1970 nos Estados Unidos, o movimento apenas ganhou mais forca em paises como o Brasil somente a partir dessa mesma decada. Uma das frases associadas a este movimento foi a celebre maxima do "paz e amor" (peace and love), em que precedeu a expressao "proibam a bomba" (ban the bomb), a qual critivava o uso de armas nucleares. As questoes ambientais, a pratica de nudismo e a emancipacao sexual eram ideias respeitadas recorrentemente por estas comunidades.

Escolhiam livremente um estilo de vida comunitario, tendendo a uma especie de socialismo libertario, a um estilo de vida nomede e a vida em comunhao com a natureza. Negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietname, bem como todas as guerras. Abracavam aspectos de religioes orientais como o budismo e tambem o hinduismo e das religioes das culturas nativas norte-americanas. Estavam igualmente em desacordo com varios valores tradicionais da classe media social americana e das economias capitalistas. Viam o patriarcalismo, o miitarismo, o poder governamental, as corporacoes industriais, a cultura em massa e a cultura pop, o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma instituicao unica e sem legitimidade.

O termo da palavra "hippie" derivou da palavra em ingles hipster (moderno), que designava as pessoas que nos Estados Unidos se envolviam com a cultura negra, como foi o caso de Harry The Hipster Gibson. Em 6 de Setembro de 1965, o termo Hippie foi utlilizado pela primeira vez, foi em um artigo do jornalista Michael Smith, em um jornal de Sao Francisco, California. O aparecimento do movimento foi antecedido pela chamada Geracao Beat, os beatniks, uma onda de escritores e artistas que assumiram os comportamentos que viriam a ser copiados posteriormente pelos hippies. com a palavra "beat" (bater), John Lennon, que viria a ser o mentor, criador, Lider dos Beatles, transformando-se em um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, criou o nome da sua banda, The Beatles. Tanto o termo beatnik (oriundo da classe media) como o termo Hippie assumiram o sentido pejorativo para a grande massa norte-americana.


Nos anos 60, muitos jovens passaram a contestar a sociedade e os problemas que a mesma enfrentava, a por em causa os valores tradicionais e o poder militar e economico. Esses movimentos de contestacao iniciaram-se nos Estados Unidos, impulsionados por musicos e artistas em geral. Os hippies defendiam na altura e ainda hoje defendem o amor livre e a nao violencia. O lema "Paz e Amor" sintetiza bem a postura politica dos hippies, que constituiram um movimento por direitos civis, igualdade e anti militarismo nos moldes da luta e causas igualmente defendidas por Gandhi e Martin Luther King, embora nao tao organizadamente, mantendo uma postura mais anarquica do que anarquista propriamente, neste sentido.

Como grupo, os hippies ainda hoje continuam a tender a viver em comunidades colectivas ou de forma nomade, anddando um pouco sem rumo e destino por varios lugares, vivendo e produzindo independentemente dos mercados formais. Usam habitualmente cabelos e barbas mais compridas do que era considerado "elegante" ou "aceitavel pela sociedade" na epoca do seu surgimento. Muita gente nao associada a contracultura considerava os cabelos compridos uma ofensa, muito em parte por causa da atitude iconoclasta dos hippies, as vezes por os acharem "anti-higienicos" ou considerarem coisas de mulher (cabelos compridos). Foi quando a peca musical Hair (cabelo) saiu do circuito chamado off-Brodway para um grande teatro da Brodway em 1968 que a Contracultura Hippie se massificou. 

Os hippies nao deixaram jamais de fazer protestos contra a Guerra do Vietname. Os aliados dos hippies nesta causa de protesto eram soldados que voltavam depois de terem contado com os indianos e a cultura oriental e que, a partir desse contacto, se inspiraram na Religiao, filosofia e modo de viver oriental para protestarem contra o estilo de vida ocidental. Seu principal simbolo era a figura circular com 3 intervalos iguais.


O simbolo da paz foi desenvolvido em Inglaterra como logotipo para uma campanha pelo desarmamento nuclear, e foi adoptado pelos hippies americanos que eram contra a guerra nos anos de 1960. O logotipo foi criado Gerald Herbert Holtom.

Caracteristicas associadas aos hippies:

. Roupas velhas e naturalmente rasgadas, para ir em oposicao ao consumismo, ou entao roupas com cores berrantes para fazer apologia a psicodelia, alem de diversos outros estilos incomuns (tais como calcas boca-de-sino, camisas tingidas, roupas de inspiracao indiana).
. Gosto especial por certos estilos de musica, como rock psicodelico, The Beatles, Grateful Dead, Jefferson Airplane, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Quicksilver Messenger Service, The Dors Pink Floyd, The Kinks, Bob Dylan, Raul Seixas, Neil Young, Mutantes, Ze Ramalho, Secos & Molhados, os Tropicalistas (Caetano Veloso, Gilberto Gil, etc), Novos Baianos, A Barca do Sol ou soft rock como Sonny & Cheer e Fleetwood Mac, tambem hard rock como The Who entre outros. Apreciam igualmente o Goa Transe, isto, quando sao hippies viajantes, buscadores espirituais e um sem numero de pessoas ligadas a manifestacoes de contracultura, munidos de conhecimento tecnico de producao de musica electronica e de um puro desejo de curtir e experimentar , desenvolveram, de forma intuitiva, um novo estilo sonoro. Um dos principais fundadores deste movimento foi Goa Gil.
. As vezes tocar musicas nas casas de amigos ou em festas ao ar livre, como na famosa "Human Be-in" de San Francisco, ou no famoso festival de Woodstock em 1969. Actualmente, ha o chamado Burning Man Festival.
. Ideias anarquistas de comunidades igualitarias e total liberdade nao violenta.
. Rejeicao a produtos industrializados, consumo de produtos artesanais, principalmente na alimentacao a opcao por produtos naturais e organicos.
. Vida em comunidades onde todos os ditames do capitalismo sao deixados de lado. Por exemplo, todos os moradores exercem uma funcao dentro da comunidade, as decisoes sao tomadas em conjunto, normalmente e praticada a agricultura de substancias e o comercio entre os moradores e realizado atraves de trocas. Existem ainda hoje comunidades de hippies espalhadas pelo mundo inteiro, vivem para a substencia.
. O incenso e meditacao sao partes integrante da Cultura Hippie pelo seu caracter simbolico e quase religiosos.
. Uso de drogas como maconha, haxixe, LSD, Psilocibina (alcaloide extraido de um cogumelo), Mescalina (Peiote), Ayahuasca, Amanita Muscaria, Datura Stramonium, Brugmansia suaveolens, Atropa belladonna e Ibogaina visando a "liberdade da mente", seguindo as ideias dos beats e de Timothy Leary, um psicologo proponente dos beneficios terapeuticos e espirituais do LSD. Porem muitos consideravam o cigarro feito de tabaco como sendo prejudicial para a saude. O uso da maconha era exaltado tambem por sua natureza iconoclasta e ilicita, mais do que por seus efeitos psicofarmaceuticos.
. Culto ao prazer livre, seja ele fisico, sexual ou intelectual.
. Repudio a ganancia e a falsidade.
. Quanto a participacao politica, mostravam algum interesse, mas nunca de maneira tradicional. Eram adeptos do pacifismo e, contrarios a Guerra do Vietname, participaram de algumas manifestacoes antiguerra dos anos de 1960, nao todas, como habitualmente se acredita. Nos Estados Unidos, pregaram o "poder para o povo". Muitos nao se envolvem em qualquer tipo de manifestacao politica para privilegiarem muito mais o bem estar da alma e do individuo, mas assumem uma postura tendente a esquerda, geralmente elevando ideais anarquistas ou socialistas. Sao contra qualquer tipo de autoritarismo e preocupados com as questoes sociais como a discriminacao racial, sexual, etc.
. Fome intelectual insaciavel. Raramente sao adeptos de muitas inovacoes tecnologicas, preferindo uma vida distante de prazeres materiais.
. Misticismo.                                          


Por volta de 1970, muito do estilo Hippie se tornou parte da cultura principal, disseminando a sua essencia por todas as areas das sociedades actuais. A liberdade sexual, a nao discriminacao das minorias, o ambientalismo e o misticismo actual sao, em larga medida, produto da contestacao hippie.

No entanto, a grande imprensa perdeu seu interesse pela subcultura hippie, apesar de muitos hippies terem continuado a manter uma profunda ligacao com a mesma. Como os hippies tenderam a evitar publicidade apos a era do Verao do Amor e de Woodstock, surgiu um mito popular de que o Movimento Social Hippie ja nao existia. No entanto, ele continuou a existir em comunidades espalhadas pelo mundo fora, com andarilhos que acompanhavam suas bandas preferidas, ou as vezes nos intersticios da economia global. Ainda hoje, muitos hippies se encontram em festivais e encontros para celebrar a vida e o amor, como no Peace Fest e nas reunioes da familia arco-iris.

No Brasil, existem algumas comunidades hippies espalhadas por praias e comunidades alternativas. Neste contexto, destacam-se a cidade mineira de Sao Tome das Letras, o vilarejo Trindade em Parati, no Rio de Janeiro, Pirenopolis em Goias, Trancoso e Arembepe na Bahia, etc. No cenario musical destacam-se em particular o cantor Raul Seixas e a banda Mutantes, que fizeram grande sucesso nos anos de 1960 a 1970 e que tem milhares de fans ainda hoje. No cenario da musica contemporanea, destaca-se o cantor Ventania, marcante referencia de Sao Tome das Letras, Minas Gerais. Ventania tem, em seu reportorio, inumeras obras que falam desde do livre pensar ao desapego material, cultuando a natureza e os ideais hippies e do mesmo movimento social que os mesmo criaram e moveram ate aos dias de hoje. Ha, ainda, inumeros festivais por todo o Brasil afora, como o Festival Psicodalia, que se realiza anualmente no sul do Brasil, normalmente em Santa Catarina, e que reune mais de 5000 pessoas por cada edicao. Em Santa Catarina tambem se pode destacar, o Vale da Utopia na proximidade da Guarda do Embau espaco natural ao acampamento e vivenciamento da experiencia Hippie.


Em Portugal ao contrario do que se pensa tambem o mesmo movimento existiu e continua a existir se bem que nao com tanta intensidade e tambem ate inclusivamente um festival de musica que alem de se chamar originalmente Festival de Vilar de Mouros e tambem conhecido nacionalmente e internacionalmente como sendo o Woodstock portugues por onde passaram grandes nomes da musica mundial.

O Festival de Vilar de Mouros teve o seu inicio em 1971 e ate ao presente ano de 2014 teve apenas 14 edicoes. E um Festival de musica que se realiza no Verao em Vilar de Mouros, Caminha, Portugal.

Logo no primeiro ano contou com a presenca do ja extinto quarteto 1111 e de um certo senhor da musica mundial que se continua a chamar Elton John o festival foi assistido por 30.000 pessoas. E um festival de musica variada por onde tem passado nomes como Jose Cid, Elton John, Quarteto 1111, GNR, Jafumega, The Stone Roses, Kussundolola, Xutos & Pontapes, Madredeus, RAMP, Silence 4, Alanis Morissete, Sonic Youth, Robert Plant, Iron Maiden, Rui Veloso, Cla, Sergio Godinho, Neil Young, Megadeth, Da Weasel, Bush, UB40, Sepultura, Blasted Mechanism, David Fonseca, Peter Gabriel, Rao Kyao, The Cure, Bob Dylan, Nightwish, Joe Cocker, Robert Plant, entre muitos outros.

 
Numa aldeia de xisto na serra da Lousa em Portugal vive ainda uma Comunidade Hippie de apenas 19 habitantes. Ao chegar-se a Escola do Riso, perdida em caminhos de terra batida entre Vila Nova de Poiares e Lousa, na aldeia de Framilo. Esta e a prova real de que mesmo em Portugal nao so existem hippies muitos deles ate portugueses embora a maioria estrangeiros que visitaram a terra de Camoes gostaram e ficaram mas tambem inclusive existe uma comunidade de hippies como demostra o video anterior.

Caro leitor quase a terminar pergunto porque realmente a filosofia e ideologia dos hippies nao funciona na perfeicao na realidade mas no papel e sem duvida a ideal? Em qualquer parte do mundo tem que haver ricos e pobres seria impossivel viver-se de outra forma no mundo em que se vive, infelizmente e assim. A ideia dos hippies viverem em comunidade viu-se que tambem nao era perfeita porque em qualquer parte do mundo tem que haver quem governa e manda e quem cumpre, parece-me que o problema do ideal dos hippies foi no fundo algo semelhante ao exemplo da ideologia politica do comunismo. Todos sabemos como se encontram os paises comunistas ou ex comunistas, e impossivel haver um Pais onde todos sao iguais, onde nao existem ricos nem pobres onde nao existe capitalismo. A Ideologia Hippie tambem nao podia ter o sucesso que os mesmos desejavam porque veja-se que os mesmos defendiam a liberdade talvez nao so social mas a liberdade de qualquer dependencia (dependencia de drogas) no entanto eram e sao consumistas de drogas como maconha, LSD, Haxixe e outras que provocam dependencias, talvez essa seja uma das principais razoes pelo qual o ideal dos hippies em teoria pareca ser o perfeito mas na pratica nao passa de um ideal sem sucesso e diquemos que falido assim como o ideal politico do comunismo criado por Karl Heinrich Marx.

 
Se em 1982 o festival de musica de Vilar apenas na sua segunda edicao foi como mostram imagens de fotografias 14 anos depois com imagens de video foi como mostra o video seguinte, quase uma nova  geracao com muitos dos que estiveram presente certamente no de 1982 o amor a musica persiste sem duvida o festival e sem duvida o Woodstock portugues assim o consideram a imprensa nacional e estrangeira.


Caro(a) leitor(a) a terminar esta cronica espero que a leitura da mesma tenha sido do seu gosto assim como foi do meu escrever a mesma que fiquem em paz e com muitos amor, um pouco a maneira da maxima dos hippies, ate a proxima.

                                                                                                    Manuel Goncalves



















Sem comentários:

Enviar um comentário