Página

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Uma Paixao em Silencio



Missao cumprida era tudo o que se poderia dizer daquele casal de meia idade que acabava de casar o ultimo dos tres filhos, agora seria de novo o apenas tu e eu. Seria tambem de novo quase trinta anos depois o silencio ao Jantar que so era interrompido pelo barulho dos talheres e do copo que se levantava e voltava a colocar na mesa.

Entre si nao havia dialogo pelo menos verbal por forca do destino eram ambos obrigados a usar a linguagem gestual aquela que lhes fora ensinada e aquela que tiveram que tratar de ensinar aos filhos para que os mesmos pudessem entrar em dialogo com os pais e sobretudo para entenderem nao apenas o mundo uns dos outros mas entenderem-se a eles proprios. Sabiam que nao era facil para os filhos terem pais que eram um casal de mudos e que desde de cedo tinham sido eles a voz dos pais para o restante mundo e sociedade.

Fora logo que deram entrada na escola para surdos mudos que se conheceram e desde logo os olhares se cruzaram e os coracoes dispararam, fora logo ali desde juventude que se apaixonaram e nunca mais se largaram um ao outro, trocaram o primeiro beijo no intervalo das aulas e nao houve um unico momento so uma unica excursao na escola que nao fossem companheiro de banco no autocarro, nao houve um unico trabalho escolar feito em grupo que nao tivessem sido companheiros, nao era preciso palavras para descrever o seu amor eles sabiam dizer o quanto gostavam um do outro de outra forma, gestual.

Eram ambos surdos mudos de nascenca e embora tivesse sido essa semelhanca e a mesma idade que os fizera conhecer tambem fora essa mesma semelhanca o maior obstaculo que tinham encontrado na vida para realizar muitos dos seus sonhos. Ele gostaria de ter feito um curso de Direito e talvez tornar-se Advogado, um daqueles advogados que numa sala de audiencias fazia calar a assistencia e facilmente apresentava factos e argumentos, como poderia ele conseguir isso se nao podia, nao conseguia falar, acabou por se formar em Designer Grafico. Ela tambem tivera que escolher outros caminhos e como podia alguem surdo que so com muita dificuldade conseguia ouvir fosse o que fosse sem o aparelho nos ouvidos vir a tornar-se Bailarina de Danca Classica acabou tambem ela por tirar um curso ligado a alta costura e tornara-se numa Estilista de renome mas muito afastada do Jet-set e da propria imprensa.

Nao se arrependiam das escolhas que tinham feito na vida, tinham enorme orgulho nos filhos e consideravam-se no fundo uma familia abencoada por Deus o filho mais velho era medico, a filha era Professora de Historia e tirara o bacharelado em Historia de Arte o que sempre sonhara fazer enquanto o mais novo o tal que acabara de casar fizera um curso de Fotografia e especializara-se em Fotojornalismo, era apesar de jovem um dos fotojornalistas freelancer de maior destaque e rara era a semana que uma foto sua nao era capa de jornal ou revista.

Os filhos agora apos cerca de trinta anos de casamentos estavam todos criados e todos com a vida propria quanto a eles estavam de novo sozinhos com aquele teimoso silencio a Mesa do Jantar so interrompido pelo ruido dos talheres, nao se sentiam tristes e muitos menos solitarios em cada dia que chegavam a casa aquele casal de meia idade abracava-se e beijavam-se trocavam caricias que poucos trocavam ja com cerca de trinta anos de casamento, dialogavam gestualmente entre si e sorriam de alegria na verdade nao estavam sozinhos tinham-se um ao outro.

                                                                                                                Manuel Goncalves

1 comentário:

  1. Terror de Te AmarTerror de te amar num sítio tão frágil como o mundo

    Mal de te amar neste lugar de imperfeição
    Onde tudo nos quebra e emudece
    Onde tudo nos mente e nos separa.

    Que nenhuma estrela queime o teu perfil
    Que nenhum deus se lembre do teu nome
    Que nem o vento passe onde tu passas.

    Para ti eu criarei um dia puro
    Livre como o vento e repetido
    Como o florir das ondas ordenadas.

    (Sophia de Mello Breyner Andresen)

    ResponderEliminar