Página

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Extrema-Direita, a Nova Forca Politica a Conquista da Europa.

 

Nasceram quase que como clandestinamente, foram crescendo e hoje em muitos paises da Europa ja comecam a deitar cartas em algumas eleicoes da clandestinadade e anonimato passaram a ser uma forca politca que comeca a incomodar os grandes partidos do costume de ideologias socialista e democratas.

A extrema-direita por mais que se esforce vai estar sempre associada ao Neonazismo a ideologia politica defendida por Adolf Hitler e por terem sido partidos politicos com ideologias da extrema-direita e nacionalistas a apoiarem os ditadores que durante anos governaram Portugal (Salazar), Espanha (Franco), Italia (Mussolini) e por estar ligada a movimentos sociais e politicos ligados tambem a grupos sociais que proclamam a violencia e um ten um discurso politico apontado como estando virado para o racismo, discriminacao racial e xenofobia como sao os grupos de Skinheads (cabecas rapadas) mas o espectro politico dentro da cena skinhead abrange da extrema-direita a extrema-esquerda apesar de muitos skinheads serem tambem apoliticos.

Actualmente a extrema-direita esta em puro crescimento em paises como a Franca com a Frente Nacional Partido politico dirigido agora por Marine Le Pen e anteriormente pelo seu pai o Lider emblematico da extrema-direita francesa Jean-Marie Le Pen. Na Austria com o Partido de ideologia nacionalista Partido da Liberdade da Austria liderado por Heinz-Christian Strache que nas eleicoes legislativas de 2006 obtiveram 519.598 mil votos obetendo 11,03%  dos votos do eleitorado austriaco conseguindo assim 21 assentos na assembleia. Na Grecia o Partido politico
Aurora Dourada de ideologia facista e ultra nacionalista sendo um movimento de extrema-direita liderados por Nikolaos Michaloliakos tem no Parlamento Helenico 18 dos 300 lugares e obteve 10% do eleitorado grego nas eleicoes europeias de 2014.

As eleicoes europeias de 2014 foram o aviso previo do forte crescimento da extrema direita e do nacionalismo na Europa onde apenas em Espanha e Portugal o cenario parece ser um pouco diferente. O avanco da direita na Europa ficou bem espelhado muito a conta de partidos de extrema- direita no Chipre a Alianca Democratica liderada por Nikos Anastasiadis conseguiu 37,7% dos votos, na Austria o Partido Popular conseguiu obter 27,5%, na Eslovenia a SDS obteve 24,6% na Franca a Frente Nacional fez historia a obter um quarto dos votos 25%, na Grecia a Aurora Dourada obteve 10%.

Na Dinamarca, o Partido Popular Dinamarques, um Partido nacionalista e anti-imigracao, era apontado como tendo ganho as eleicoes europeias, segundp as sondagens a boca das urnas com 23,10% dos votos do eleitorado. Os nacionalistas conseguiram assim tres lugares no Parlamento Europeu, o mesmo numero que o Partido Social-Democrata que lidera o Governo. Mas tal como o UKIP, do Reino Unido, distanciou-se da extrema-direita que Marine Le Pen e o holandes Geert Wilders pretendem formar no Parlamento Europeu.

Ainda em Franca Jean-Marie Le Pen, o fundador da Frente Nacional o grande vitorioso em Franca das eleicoes europeias de 2014, nao perdeu tempo e fez a exigencia que o Partido anti-imigracao faz sempre que tem uma vitoria eleitoral, afirmou na sua exigencia: "A Assembleia Nacional deve ser dissolvida". A Frente Nacional obteve cerca de 25% dos votos muito a frente do Partido Socialista do Fracois Hollande apenas com cerca de 15%.

Eis agora a lista dos nove partidos de extrema-direita aparentemente mais assustadores que a Europa elegeu onde um tem um Lider partidario com uma suastica tatuada, outro quer expulsar todos os muculmanos do seu pais, outro tem um fundador que sugere o virus do Ebola como solucao contra a imigracao:

. Frente Nacional (Franca):

Jean-Marie Le Pen, fundador da Frente Nacional, partido presidido actualmente pela sua filha, Marine Le Pen, fez manchetes ao sugerir que o virus do Ebola poderia ser a solucao para resolver o problema da imigracao na Europa "em apenas tres meses". Numa outra ocasiao, Le Pen classificou as cameras de gas do holocausto como "um pequeno pormenor".

. Partido Nacional Democratico (Alemanha):

O Neo-nazi PND faz a sua campanha baseando-se na ideia de que se tem que travar a imigracao, com slogans como "o barco esta cheio" e insistindo que a Europa "e um continente de brancos".

. Aurora Dourada (Grecia):

O Partido ultra-nacionalista grego, cujo o Lider tem uma cruz suastica tatuada, conquistou os seus primeiros lugares no Parlamento Europeu. Tem varios dos seus membros na prisao por fazerem parte de uma organizacao criminosa. O Partido continua a insistir porem que nao e criminoso nem Neo-nazi, o mesmo Partido e agora a terceira forca politica mais votada na Grecia.

. Partido dos Finlandeses (Finlandia):

Eurocetico, antes conhecido como Partido dos Verdadeiros Finlandeses, tem surgido em varias polemicas. Em 2011, um elemento foi multado por comentarios que fez no seu blog contra os muculmanos, enquanto outro recusou um convite para assistir as celebracoes do Dia da Independencia porque nao queria ver casais do mesmo sexo.

. Partido do Povo Dinamarques (Dinamarca):

Conquistou quase 27% dos votos e duplicou o numero de eurodeputados, com o fundador do Partido a defender que a Dinamarca nao e um pais onde a imigracao e natural ou benvinda.

. Partido da Liberdade (Holanda):

A extrema-direita holandesa e conhecida pelo seu criticismo feroz ao Islao. O seu Lider Geert Wilders, e conhecido por dizer "Eu nao odeio muculmanos, eu odeio o Islao" e luta pelo repatriamento de todos os muculmanos actualmente no pais. Mantem quatro lugares no Parlamento Europeu.

. Movimento por uma Hingria Melhor (Hungria):

Um dos mais obvios partidos neo-nazis no Parlamento Europeu, manteve o resultado e os seus tres assentos. Defende que os residentes judeus deverao assinar um registo especial, classificando-os como sendo "um risco para seguranca nacional".

. Partido da Liberdade da Austria (Austria):

O Partido de extrema-Direita austriaco duplicou, para quatro, o numero de representantes com a bandeira da anti-imigracao, em particular a muculmana. O lider, Heinz-Christian Strache, no entanto se defende, alega que nao e racista porque "come Kebabs".

 . Liga Norte (Italia):

"A Africa nao tem produzido grandes genios, como se pode ver na enciclopedia do Rato Mickey", e a visao de um dos antigos eurodeputados do partido, que cresceu 6% nos votos do eleitorado italiano.

O crescimento da extrema-direita na Europa era algo dificil de acreditar mas nao deixava de previsivel basta recordar o que aconteceu nas eleicoes presidenciais em Franca em 2002 quando apos o resultado da noite eleitoral de 21 de Abril de 2002 a Franca acabaria por ficar quase que em estado de choque aquele que e o ex Primeiro-Ministro Lionel Jospin nao conseguiu passar a segunda volta com Jacques Chirac, tendo sido ultrapassado por Jean-Marie Le Pen. Essa mesma passagem a segunda volta das eleicoes francesas talvez seja a maior vitoria nao so de Le Pen e nem da extrema-direita francesa mas foi uma vitoria para toda a extrema-direita europeia o resultado serviu de exemplo e incentivo embora na verdade como seria de esperar na segunda volta Jean-Marie Le Pen nao tendo mais apoiantes para alem da extrema-direita francesa lutou contra tudo e contra sozinho acabando por ser completamente esmagado por Chirac que conseguira uma confortavel vitoria com 82,21% do eleitorado frances com 25.537.956 dos votos do eleitorado tendo Jean-Marie Le Pen obtido 17,79% da votacao com 5.525.032 do eleitorado.


Um estudo da Brithis thinktank que os seguidores de grupos radicais de extrema-direita estao a crescer de forma preocupante em toda a Europa atraves das redes online.

Um estudo elaborado por politicos e academicos, reunidos em Bruxelas para analisar o fenomeno da extrema-direita na internet, revelou que o radicalismo esta a crescer em toda a Europa, a um ritmo alarmante, atraves de uma nova geracao de jovens que usa cada vez mais as redes online para aderir a causa nacionalista.

Segundo avanca o jornal britanico "The Guardian", a investigacao foi feita pela British Thinktank Demos, que pela primeira vez analisou comportamentos de apoiantes online de movimentos de extrema-direita, e revelou uma crescente adesao de jovens europeus a movimentos nacionalistas. Segundo o estudo, os jovens revelam-se cada vez mais criticos para com os seus governantes e Uniao Europeia, estando profundamente preocupados com o futuro e identidade cultural, bem como com o crescimento da imigracao e o alastrar da influencia islamica na Europa.

O estudo adianta que esta a crescer na Europa um forte sentimento contra os imigrantes e, uma enorme desconfianca em relacao aos muculmanos. Os partidos que difundem ideias xenofobas, anti-imigracao e anti-islamitas, estao a espalhar-se para fora dos seus terrenos tradicionais em Franca, Italia ou Austria e a conquistar eleitorado em paises tradicionalmente mais liberais como a Holanda ou a Escandinavia, tendo agora significativas representacoes parlamentares nesses paises.

Conforme explica ainda o "The Guardian", a investigacao da British thinktank Demos revela que a identidade nacional preocupa os jovens porque e praticamente ignorada pelos partidos tradicionais, com representacao parlamentar, alertando que o numero crescente de adesoes as ideias de extrema-direita ultrapassa largamente os filiados nos partidos oficiais. Um fenomeno preocupante e a ter em conta pelos politicos europeus, alerta.

Para Jamie Bartlett, o principal Autor do estudo, e vital perceber este fenomeno de crescimento de uma nova geracao de activistas online de extrema-direita, muito mais numerosa que as filiacoes partidarias. "Existem centenas de milhares destes jovens por toda a Europa. Eles estao desiludidos com o sistema politico, com as instituicoes europeias, e preocupados com a erosao da sua cultura e identidade nacional e estao a aderir a movimentos de discurso mais radicais que lhes falam dessas mesmas preocupacoes". Estao muito motivados, activos, e a crescer cada vez mais. Os politicos europeus deviam debrucar-se sobre o fenomeno, percebe-lo e dar uma resposta rapida ao problema. "Estamos numa encruzilhada da historia europeia". Em cinco anos, ou iremos assistir a um aumento do odio e da divisao da sociedade, incluindo o crescimento do ultra-nacionalismo, da xenofobia e do anti-semitismo ou seremos capazes de contrariar esta horrivel tendencia", diz.

Tornou-se demasiado notavel o crescimento da extrema-direita na Europa num total de 751 assentos no Parlamento Europeu a sua representacao no mesmo apos as eleicoes europeias de 2014 era apontada para um numero ate antes impensavel de 140 lugares e a mesma vitoria comeca a inquietar os lideres da Uniao Europeia.

Parece-me na verdade um grande triunfo e vitoria da extrema-direita na Europa para uma ideologia politica que todos afirmam defender e apoiar o racismo, a xenofobia, a anti-imigracao, etc. Mas pessoalmente eu nao sou nenhum Antropologo, Sociologo ou Analista Politico para justificar o crescimento deste fenomeno no entanto como cidadao europeu posso dar livremente a minha opniao. Eu penso que a extrema-direita e o nacionalismo na Europa estao em pleno crescimento muito por culpa das sucessivas falhas dos governos que ate agora tem governado os diversos paises europeus de ideologias socialistas, democratas, trabalhistas e do centro ja para nao falar do comunismo. Os eleitores comecam a ficar cansados das sucessivas falhas nos diversos sistemas politicos, das falsas promessas dos governantes que ate agora nos tem governado. Creio pessoalmente que dentro de uma nova geracao de eleitores a extrema-direita talvez dentro de oito ou doze anos sera ainda mais forte e nao me supreende que possa vir ate a ter a maioria em alguns paises ou ate mesmo no Parlamento Europeu. De notar que os mesmos jovens que hoje sao seguidores ja dos partidos de extrema-direita um dia irao casar ter filhos e que com grande normalidade os mesmos seguirao muitos dos passos dos pais onde o seguir a sua ideologia politica e visto como algo que ja se sera de esperar, acontece o mesmo quando o pai e adepto de um clube de futebol ou algo semelhante, numa familia tradicionalmente catolica e habitual os filhos se-lo tambem. A verdade e so uma a extrema-direita e o nacionalismo estao em puro e forte crescimento na Europa.


Quem me conhece sabe bem (nunca o escondim) que politicamente sou nacionalista, defensor do nacionalismo mas nao defensor da forma como os grupos radicais nacionalistas querem fazer as coisas. Nao podemos ir para a rua de armas em punho, fazer justica mesmo que isso custe sangue, nao podemos impor a nossa forca atraves da violencia como muitos tem feito ate agora e outros tem tentado fazer. Temos que lutar sim, isso e um facto, mas lutar com as palavras, com o dialogo e nao com as armas e a violencia, fazer ouvir a nossa voz atraves do dialogo e das palavras, atraves da uniao e aproveitando o crescimento da mesma ideologia politica pela Europa fora onde saliento mais uma vez que parece que so mesmo em Portugal e Espanha a ideologia politica e os movimentos politicos de extrema-direita e nacionalista parecem nao querer crescer em Portugal muito devido a desde do 25 de Abril de 1974 apenas PSD e PS terem tido uma palavra a dizer no que toca a governar.


Nao queria terminar esta cronica sem abordar um tema que me parece fundamental, porque razao a extrema-direita e o nacionalismo ao contrario de nos outros paises da Europa nao parece ter qualquer forca em Portugal?

Primeiro que tudo tambem se deveria ver porque razao tudo se permite a extrema-esquerda (Bloco de Esquerda) e nada e permitido a extrema-direita (PNR ou Partido Nacional Renovador e mais recentemente o NOS ou Nova Ordem Social).


"Ha um fulgor organizativo na extrema-direita portuguesa", mas este fenomeno nao e sinonimo de crescimento. Ate porque "em Portugal, nao ha condicoes, de maneira nenhuma, para uma explosao" desta ideologia. A conviccao era do Politologo Jose Adelino Maltes, em 2007, que desvolarizava a projeccao que o PNR (Partido Nacional Renovador) havia conseguido nos ultimos tempos, na altura por forca do encontro de extrema-direita que tinha sido agendado para um sabado.

Adelino Maltes lembrava que nao era inedito um encontro daquele genero, e apontava para outra situacao. "O que se tem notado claramente, nos ultimos dois ou tres anos, e a integracao dos movimentos portugueses em movimentos congeneres europeus".

"Esta integracao e uma novidade", sublinhava na altura o politologo. Que apontava tambem um outro dado que contribuia para esse "maior fulgor" em termos de organizacao - a blogosfera, transformada numa ferramenta priviligiada da comunicacao. Adelino Maltes, sublinhava, no entanto, que a questao era sobretudo organizacional. Nao significando um maior impacto desta ideologia - que "nao tem condicoes" para se impor em Portugal.

Manuel Vilaverde Cabral, sociologo, dizia que a extrema-direita portuguesa "tem pouca expressao estatistica" - tao pouco que "temos concerteza mais extrema-direita do que pensamos". Um cenario de dificil contabililizacao, ate porque muitas vezes nao se trata de uma "ideologia articulada".

Neste capitulo, Adelino Maltes, fazia um pequeno reparo, referindo que em Portugal ha muitas vezes "uma certa facilidade nos termos", colocando-se sob o epiteto de extrema-direita situacoes e ideologias muito diferenciadas.

Bruno Santos, membro fundador do PNR - que preferia falar em "nacionalismo" - apontava tambem para o contexto europeu, mas com uma leitura diferente. "Ainda  que devagar, as forcas nacionalistas veem crescendo na Europa", afirmava, evocando como exemplo a recente constituicao de um grupo nacionalista de eurodeputados no Parlamento Europeu. A conclusao que retira e que a tendencia acabaria por se repecutir em Portugal.

Aparentemente os problemas com a justica dos grupos ligados a extrema-direita em Portugal em nada ajudaram para o seu crescimento sobretudo os problemas que levaram Mario Machado antigo Lider dos Hammerskins a cumprir uma pena de dez anos de prisao efectiva.


Termino esta cronica salientando que apesar do nacionalismo ser a minha ideologia politica nao fiz este trabalho com ideia de defender o mesmo, creio que ate apresentei as razoes pelas quais o mesmo nao e aceite e nem bem visto por muitos, aceito que em muitos pontos a extrema-direita seja demasiado radical mas creio que isso e em qualquer Partido que defenda a ideologia dos extremos na extrema-esquerda e semelhante, aceito que a extrema-Direita defenda o Neonazismo, defenda e muitas vezes apoie o racismo e xenofobia mas hoje vendo o que os judeus vao fazendo pela Palestina e pelo mundo fora e de se perguntar se os mesmos foram assim tao vitimas do Neonazismo e do holocausto.

Caro(a) leitor(a) espero que nao encare as minhas afirmacoes como algo racista, que nao veja que o interesse desta cronica foi apenas e somente defender a extrema-direita e o nacionalismo por eu proprio ser Nacionalista. Sim sou nacionalista porque defendo a cultura portuguesa, a lingua portuguesa, as tradicoes e valores sociais do povo portugues e sou nacionalista sobretudo tambem por ser um defensor e fan de um grande senhor de Portugal, governou Portugal, eriqueceu Portugal, deu tudo a Portugal e de Portugal nada tirou, tenho uma enorme devocao nao apenas por Salazar mas tambem pelo Salazarismo. Ate a proxima.

                                                                                                      Manuel Goncalves













   

3 comentários:

  1. Isto é que é bonito... não ?!

    https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xtf1/v/t34.0-12/12666367_10207990853785501_2023361840_n.jpg?oh=8ee3378577813a615f508fe02bd9fba0&oe=56C7136E

    ResponderEliminar
  2. ser nacionalista ou conservador para mim é a mesma coisa depende daquilo que se defende e como se defende,defendo a democracia mas sem migrações e muito menos mistura de religiões e culturas, porque isso mais cedo ou mais tarde acaba sempre por trazer conflito,por isso devemos defender e conservar portugal com os nossos princípios e a nossa cultura e também a nossa Europa,pois é nela que estamos incridos.

    ResponderEliminar
  3. Ser-se Nacionalista caro Abilio nao creio que seja ser racista como muitos insinuam.

    Salazar era racista? Claro que nao e a prova esta no que Africa era e o que Portugal de Salazar fez na mesma.

    Defendo os ideais do Nacionalismo no que diz respeito a defesa das culturas e tradicoes seculares de cada povo. Portugal e, semore foi um Pais de fado e nao de samba, de touradas e Vinho do Porto e nao de Vodka, de Caril e lojas de chineses. Portugal e isso mesmo nao posso aceitar entrar no Centro Comercial da Mouraria em Lisboa e sair do mesmo mal-disposto e enjoado com o cheiro do Caril e especiarias arabes.

    ResponderEliminar