Página

terça-feira, 19 de agosto de 2014

O Nerd

 

O Nerd era por esse mesmo nome que todos o conheciam na escola e era por esse mesmo nome que os proprios colegas o chamavam de resto tambem era alcunhado de, o Cranio, o Marrao, Bernardo dedo no ar, a enciclopedia, etc. Tornara-se assim um aluno popular mas pela negativa perante os colegas porem perante os professores era diferente, era um aluno elogiado e escolhido para os melhores trabalhos so lhe davam valor quando se tratava de fazer um trabalho de grupo e sem duvida Bernardo estava mesmo a tornar-se um verdadeiro Nerd. Aluno exemplar em Matematica e ciencias, razoavel em linguas e aceitavel em disciplinas envolvendo artes como Musica e Desenho o unico senao era mesmo Educacao Fisica.

Se no inicio aquilo era uma brincadeira de miudos com o passar dos anos nada se alterara embora tivesse sempre estudado em colegios particulares, os melhores colegios de Lisboa e onde andavam tal como ele todos os chamados meninos betinhos de Cascais. O Colegio Camoes, Luis de Camoes era talvez o melhor de Lisboa e logo que terminara o ensino preparatorio fora ai que o pai o matriculara para fazer o liceu.

Bernardo de inicio nao gostara do mesmo, mais parecia uma Universidade americana daquelas que via nos filmes e series de televisao. Fora ali no entanto que se fizera um aluno verdadeiramente notavel nao apenas pelas suas boas notas mas pelo feitos que ali realizara do oitavo para o decimo segundo ano vencedor de todos os torneios de xadrez anuais, vencedor das Olimpiadas da Matematica do Colegio e a nivel nacional representara o Colegio a nivel nacional por equipas e depois representara o proprio pais nas olimpiadas da Matematica e Ciencia onde conquistara uma medalha de ouro e fora um heroi nacional, entre os colegas do Colegio era agora respeitado mas das alcunhas ja ninguem o salvava, infelizmente.

Apesar do sucesso como estudante e das boas notas agora com a quase entrada na Universidade o facto de ser constantemente vitima de Bullying por parte daquele grupo de alunos e alunas do Colegio que eram considerados os populares nao era nada positivo para ele, Bernardo. Temia que na Faculdade as coisas nao fossem diferentes ou que ainda se complicassem. Tinha esperanca de ser aceite pelos futuros colegas ja que todos iriam estudar a mesma coisa e possivelmente teriam muitas coisas em comum.

Assim fora Bernardo fizera a prova geral de acesso para a entrada na Universidade e resolvera tentar entrar num exame a nivel nacional onde teria se estivesse entre os melhores direito a uma bolsa de estudo com direito a ir estudar para o estrangeiro. Ele queria estudar Fisica, sonhava vir a formar-se em Engenharia Aeroespacial e poder um dia vir a ser aceite na NASA, tinha a ambicao de trabalhar em projectos de alta tecnologia avancada e em projectos aeroespaciais como a como a construcao de satelites e vaivem espaciais.

Tudo correra como desejara e apesar de poder escolher entre qualquer uma das faculdades e universidades que tinham vagas optou por nao viajar para os Estados Unidos isso deixaria para mais tarde, por agora queria ficar mais perto da familia ainda que de qualquer forma longe. Optara por ir para a Universidade de Cambridge onde tencionava conhecer pessoalmente um dos seus idolos da ciencia Stephen Hawking e era um prazer estudar num local por onde tinham passado cientistas como Isaac Newton. Aquele sempre fora o seu sonho desde jovem de tenra idade que sonhara tornar-se cientista o seu quarto sempre parecera mais um laboratorio onde nao faltava uma mesa com tubos de ensaio, provetas, microscopio e por fim o que mais o fascinava telescopio.

Partiu Cambridge seria agora dentro de dias nao um sonho mas uma realidade o baile de finalistas do Liceu foi o local escolhido para lhe fazerem a ultima partida de Bullying organizada diquemos que por uma das alunas populares e lideres de um dos mesmos grupos dessas classes, maldita hora que decidira ir a festa, maldita Maria Eduarda, era assim que a tal Lider do grupo dos betinhos de Sintra se chamava.

Os anos em Cambridge tinham sido um verdadeiro alivio, ele estava certo por pensar que ali todos teriam mais maturidade e que por estar num grupo com os mesmos ideiais e projectos seria mais facil ser aceite. Tornou-se mais uma vez um aluno notavel e de destaque as boas notas levaram-no a que no fim do curso fosse convidado a ficar na universidade agora como Professor. Recusou o convite o seu sonho era mesmos a pesquisa e investigacao e nao dedicar-se ao ensino alem do mais havia a NASA que ja era o seu sonho.

Partiu entao para os Estados Unidos ja com emprego garantido iria ser um engenheiro aeroespacial envolvido no novo projecto aeroespacial o seu trabalho seria na criacao de satelites na parte electronica onde poderia tambem vir a tornar-se membro de uma tripulacao de astronautas como especialista de carga. Era o inicio da realizacao de um sonho de infancia.

Em Portugal ninguem o conhecia, ninguem dava valor ao seu trabalho mas as suas pesquisas e trabalhos iam aparecendo publicados nas revistas de ciencia. Bernardo estava ja a alguns anos nos Estados Unidos e tinha participado em projectos bem sucedidos mas sempre arriscados da NASA, fora sempre um engenheiro aeroespacial de renome mas so recentemente comecara a ter o treinamento para participar numa missao espacial no Centro Espacial Kennedy da NASA na Florida onde conhecera a sua futura esposa.

Tudo estava apostos mas uma semana antes do lancamento do vaivem espacial um acidente de carro quase lhe custara a vida sobrevivera por milagre e foi na cama do hospital quase sem se conseguir mexer que assistiu pela televisao ao lancamento do vaivem onde iriam os seus colegas de treinamento mais o seu suplente, todos os astronautas tem um suplente ate ao momento final para a descolagem. Partiram tudo parecia bem mas um minuto depois as coisas eram diferentes podia parecer mentira mas as imagens nao deixam margens para engano o vaivem explodira e uma tragedia caira sobre a cabeca da NASA e de todo o Pais.

A tragedia ve-lo pensar nao queria ter o mesmo fim dos seus colegas agarrou na esposa e nos filhos e rumaram para Portugal onde agora ele iria ser director do Pavilhao do Conhecimento e alem de ir dar aulas iria tambem fazer trabalhos para o Planetario de Lisboa.

A esposa ainda estava nos Estados Unidos fora ele que se tivera de preparar a casa acabada de comprar um T5 perto do parque das nacoes e bem pertinho de um dos locais de trabalho o Pavilhao do Conhecimento. Bernardo acordara tarde naquela manha embora nao estivesse atrasado nao tinha nenhum comprimisso marcado e isso deixara-o livre alem de que o trabalho que estava agora a fazer poderia faze-lo em casa e entrega-lo no Planetario. Almocaria no local do costume e a tarde seria passada a escrever um artigo para uma revista de ciencia americana. Trabalho nao lhe faltava alem de ir lecionar, do trabalho no Planetario e no Pavilhao do Conhecimento tinha outros trabalhos de escrever e publicar artigos em varias das melhores revistas de ciencia americanas e europeias. O trabalho da NASA era pago a preco de ouro mas aquela tragedia que vitimara os seus antigos colegas e so nao o vitimara a ele porque o seu acidente fora um milagre que o salvara fizera-o entender que nao havia dinheiro que pudesse valer a propria vida. Tinha filhos novos queria ve-los crescer, queria ver os seus netos e ainda viver uma reforma antecipada com a esposa ao seu lado.

A campainha tocara, concerteza deveria ser a nova empregada da limpeza a agencia de trabalhos temporarios onde tinham ido contratar uma ligara-lhe a avisa-lo de que a antiga havia tido um acidente e estava de baixa medica. Fora abrir a porta com vontade de rumar ao desconhecido e com vontade de ver como era a nova empregada, era nem mais nem menos do que Maria Eduarda uma das betinhas de Sintra que no Colegio ela e o seu grupo se fartavam de lhe fazer a vida negra.

Reconheceram-se de imediato e ele nao mostrou rangor. As voltas que a vida dava Maria Eduarda ainda nao queria acreditar e sentia-se envergonhada nao apenas por ir trabalhar para alguem que a vinte anos atras no Colegio sempre humilhara e fizera partidas de Bullying. Bernardo levantou-se sem tocar mais no assunto deu-lhe as ordens que ela cumprira e no fim ainda tiveram tempo para contarem o que tinham feito durante todos aqueles anos. Bernardo ficou a saber que recentemente Maria Eduarda ficara na miseria tudo por culpa da morte do marido e da falencia dos seus negocios e vira-se obrigada a descer ao mais baixo nivel para sobreviver e fazer sobreviver os filhos ainda menores, no fim despediram-se com um aperto de mao e um sorriso.

Bernardo voltou ao seu trabalho, sentou-se frente ao computador, acendeu um cigarro e enquanto ia elaborando as tarefas daquele trabalho algo nao lhe saia da cabeca a Lider do grupo que lhe dava cabo da cabeca e lhe infernizava a vida no Colegio agora era sua Empregada de Limpeza, as voltas que a vida dava, ninguem podia dizer que estava bem. Suspirou fundo lamentado apesar de tudo a ma sorte que Maria Eduarda tivera, ninguem podia dizer que estava bem na vida.

                                                                                                       Manuel Goncalves

Sem comentários:

Enviar um comentário