Página

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Os Madredeus

 

Na vida por vezes so damos valor ou mais valor as coisas quando nao as temos. Eu na minha juventude nao ligava muito a musica popular e tradicional portuguesa e nem sequer era ouvinte de Fado quanto mais apreciador como sou hoje.

Acontece que crescim e se sempre fui um apaixonado pela historia tambem me fui despertando interesse na cultura, nas tradicoes, etc. Apesar de estar longe de Portugal tentei sempre valorizar e nunca desprezar a cultura e tradicoes portuguesas, aprendim longe de Portugal a dar valor sobretudo a Musica Portuguesa mas aquela que e considerada o simbolo e expoente maximo da musica portugesa ou seja ao Fado. Entretanto apaixonei-me pelo Fado, aprendim o sentido do mesmo genero musical quero um dia ver-me perdido numa casa de Fado a apreciar e ouvir o que de melhor a musica popular e tradicional portuguesa tem. Com tudo isso os anos passaram e alem de Trovante que tem o seu genero musical fortemente enraizado na musica popular e tradicional portuguesa uma outra banda comecou a seduzir-me e a conquistar-me.

Mas voltando ainda ao passado, ao meu passado. Era entao eu um jovem de 16, 18 anos quando uma certa banda de Musica Portuguesa parecia chamar a atencao de todos sobretudo do mercado estrangeiro e a mim pareciam nao quer dizer nada, nao apreciava a voz da vocalista e nem o genero de musica isto em 1994 eu tinha 18 anos e realmente a minha onda como se costuma dizer era outra no que dizia respeito a musica, estava longe de ser o que sou hoje sou um fan e apreciador da musica de Madredeus e  hoje vejo que talvez um dos grandes segredos do sucesso do grupo e talvez ser uma banda que reune sempre musicos de grande qualidade, talvez ate dos melhores em Portugal.


Os Madredeus sao o grupo de Musica Portuguesa talvez de longe com maior Projeccao mundial. A musica e uma combinacao e um conjunto de influencias da musica tradicional portuguesa com a musica erudita e com a musica popular contemporanea.

A musicalidade do grupo sempre foi erroneamente referida como Fado, o genero musical portugues mais conhecido e apreciado internacionalmente, sobretudo pela imprensa fora de Portugal. O grupo porem nunca se descreveu desta forma, ainda que mesmo assim declarasse existir uma aproximacao ao "espirito musical" do Fado.

Nos seus ja 29 anos de carreira (1985-2014) os Madredeus lancaram 14 albuns e estiveram em tourne em 41 paises - incluindo a Coreia do Norte e um festival de musica na Noruega, dentro do Circulo Polar Arctico.


Os elementos fundadores do grupo foram: Pedro Ayres Magalhaes (Guitarra Classica), Rodrigo Leao (teclados), Francisco Ribeiro (violoncelo) falecido em Setembro de 2010, Gabriel Gomes (acordeao) e Teresa Salgueiro (voz) Magalhaes ja vinha de uma banda de renome nacional os Herois do Mar formados em 1980 que foi fundado por Magalhaes e os elementos do Corpo Diplomatico foi tambem um dos impulsionadores do projecto Resistencia onde participaram entre outros Tim dos Xutos & Pontapes, Olavo Bilac dos Santos & Pecadores e Miguel Angelo dos Delfins. Magalhaes na fundacao dos Madredeus contou com a ajuda de Rodrigo Leao que esse que vinha dos Setima Legiao, Ribeiro no violoncelo e Gomes no acordeao a eles um ano mais tarde em 1986. Faltava entao uma vocalista e na busca por uma, descobriram Teresa Salgueiro numa casa nocturna de Lisboa, quando essa estava a cantar alguns fados numa reuniao informal de amigos. Logo se aperceberam que a combinacao da voz de Salgueiro e a o som do grupo seria a combinacao perfeita e Teresa foi convidada para uma audicao e ai entao viria a surgir o grupo ja completo, o qual ainda estava anonimo isto e sem nome. A proposta inicial era a de uma oficina criativa, a qual todos os musicos levavam as suas ideias e compunham depois em conjunto os temas e arranjos. Ja um ano mais tarde em 1987, o local de trabalho do grupo, o Teatro Iberico (antiga Igreja do Convento de Xabregas, num bairro de Lisboa chamado "Madredeus") viria a servir de estudio de gravacao para mais de quinze temas reunidos a epoca em LP duplo, mais tarde o mesmo LP viria a ser convertido para CD. Chamaram-no Os Dias da Madredeus e dai viria o nome original do grupo no mesmo trabalho estaria ja na faixa 3 o famoso tema "A Vaca de Fogo". O caracter inovador do Album fez com que rapidamente os Madredeus se tornassem um fenomeno instantaneo de popularidade em Portugal na mesma epoca. O mesmo disco era um conjunto de musica com generos musicais de Fado e musica popular  teve o seu lancamento somente em 1988 mas foi gravado entre 28 e 30 de Julho de 1987.


Em 1990 foi editado o segundo disco de Madredeus, Existir, que teve na cancao O Pastor um grande sucesso o disco era uma mistura do genero de musica popular e do Fado tambem com uma mistura de musica classica. Apesar do sucesso dos dois discos, o grupo era relativamente desconhecido no estrangeiro. Isso acabou por mudar quando os Madredeus deram uma serie de concertos na Belgica onde decorria entao a Europalia, uma exposicao que no ano de 1991 foi dedicada a cultura portuguesa. Outro facto que contribuiu para que os Madredeus se tornassem conhecidos no estrangeiro foi o uso da cancao " O Pastor" num filme publicitario na Grecia, a revelia do grupo. Seguiu-se um novo disco gravado ao vivo em Lisboa, no qual o grupo interpreta cancoes dos dois primeiros discos e incluia ainda novos temas, um dos quais ("Mudar de Vida") Com participacao especial do guitarrista e da guitarrista Carlos Paredes e Luisa Amaro.

Em 1994 lanca o album O Espirito da Paz o album consolida o grupo no estrangeiro e traz mais um dos temas que popularizou a banda, Os Senhores da Guerra. O disco viria a alcancar o primeiro lugar nas tabelas em Espanha e levou o grupo a uma longa digressao internacional, a qual incluiu o Brasil e alguns paises do Extremo Oriente.

Durante as sessoes de gravacao de O Espirito da Paz, que decorreram tambem no estrangeiro mais exactamente em Inglaterra, os Madredeus gravaram em simultaneo outro disco, que viria tambem a ser editado em 1995. O cineasta, dramaturgo, fotografo e produtor de cinema alemao Wim Wenders, estava impressionado com a musica do grupo, acabou por convida-los para musicarem um filme sobre Lisboa, chamado Lisbon Storty (no Brasil "O Ceu de Lisboa"; em Portugal "Viagem a Lisboa"), do qual o grupo foi protagonista. A banda sonora deu ao grupo ainda maior projeccao internacional. O filme apos realizado e concluido foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes.


Em 1995, incorporam-se no projecto musical Madredeus os musicos Carlos Maria Trindade tambem ele tendo passado pelos Herois do Mar depois de ter fundado o Corpo Diplomatico produziu ainda albuns para os Radio Macau, O Circo de Feras dos Xutos e Pontapes e os dois primeiros albuns de Delfins, no lugar do teclista Rodrigo Leao, e o guitarrista Jose Peixoto. Em 1996, Francisco Ribeiro e Gabriel Gomes deixam o grupo e em 1997, os Madredeus gravaram o primeiro album ja com a nova formacao de musicos, intitulado O Paraiso. No mesmo ano ingressa no grupo Fernando Judice (baixo acustico) esse tambem um Musico ja muito experiente e rodado sendo tambem um Musico que abracou o genero Jazz em 1972 tendo ingressasdo no Conservatorio Nacional e mais tarde veio a tocar com nomes como Trovante, Rao Kyao, Sergio Godinho, Fausto, Julio Pereira ou Janita Salome.

Em 1998, o grupo foi convidado a ser a atraccao do concerto de abertura da Expo 98 em Lisboa, ocasiao na qual se apresentaram ao lado do tenor espanhol Jose Carreras. A parecria inusitada renderia outros encontros futuros.

Dois anos mais tarde o ano 2000 marcou o lancamento do album Antologia com cancoes de toda a sua discografia ate ao momento e mais duas cancao que foram ineditas: Oxala e As Brumas do Futuro, tema do filme de estreia da actriz portuguesa Maria de Medeiros trabalhando como directora, "Capitaes de Abril", acerca da Revolucao dos Cravos.

Em 2001, o grupo lanca o seu novo trabalho Movimento, o segundo album de estudio com a nova formacao depois de O Paraiso, em 1997, e depois deste alguns albuns experimentais que causaram acaloradas discussoes entre os fans e os criticos: "Electronico", uma compilacao de versoes electronicas das cancoes de Madredeus feitas por alguns dos musicos electronicos de maior prestigio e renome da Europa, e Euforia, um album duplo com cancoes gravadas ao vivo pelo grupo com a "Vlaams Symfonisch Radio-Orkest" Orquestra Sinfonica da Radio Flamenga da Belgica.

Tres anos mais tarde em 2004 os Madredeus entram novamente em estudio e de la sairam cancoes suficientes para dois albuns: "Um Amor Infinito" dedicado aos fans de todo o mundo e dentro do mesmo genero de outros, Fado e musica popular com 13 faixas, e "Faluas do Tejo" com 10 faixas era o oitavo album da banda e o ultimo com Teresa Salgueiro o simbolo maximo do grupo, este ultimo sendo considerado uma homenagem a cidade de Lisboa, terra natal do grupo.


O ano 2007 foi um ano que se pode considerar de sabatico para os Madredeus. Seus musicos integrantes desenvolveram projectos paralelos ao trabalho da banda, como fez a propria vocalista e simbolo maximo do grupo Teresa Salgueiro, que lancou no mesmo ano dois albuns, ambos produzidos pelo tambem Musico da banda Pedro Ayres Magalhaes, e a dupla Jose Peixoto e Fernando Judice tambem eles actualmente antigos integrantes da banda, que criaram o grupo Sal unindo-se a voz de Ana Sofia Varela e por fim tambem a percussao de Vicky.

Todos os integrantes de Madredeus sempre tiveram liberdade para conduzir projectos paralelos para la do grupo: Carlos Maria Trindade, Pedro Ayres Magalhaes, Jose Peixoto e Fernando Judice actuam tambem frequentemente como produtores musicais. O proprio Trindade e Peixoto tem solidas carreiras como solistas, e mais recentemente Jose Peixoto e Fernando Judice te, trabalhado em projectos conjuntos, como no album Carinhoso, no qual os dois musicos revisitam o repertorio do Compositor brasileiro Pixinguinha, e o supracitado grupo Sal.

Em 28 de Novembro de 2007, porem, o anuncio da saida de Teresa Salgueiro, Fernando Judice e Jose Peixoto tomou os fans do grupo de surpresa. A noticia caiu que nem uma bomba ver dai para a frente os Madredeus sem Teresa Salgueiro era um pouco como imaginar os The Rollings Stones sem o seu emblematico vocalista Mick Jagger mas dai para a frente seria assim que as coisas passariam a ser, Teresa Salgueiro despedia-se dos Madredeus. Restava procurar uma substituta para a mesma que dificilmente se tornaria tao emblematica e ammada  pelos fans ou acabar de vez com o grupo. Pedro Ayres Magalhaes agindo como porta voz do grupo declarou o que os fans jamais queriam ouvir afirmando que o futuro do grupo era incerto e que, na opniao dele mesmo, tornar-se-ia dificil pensar em retorno sem a presenca de Teresa Salgueiro, cujo a voz se tornou emblematica para os Madredeus.


Em 2008, os Madredeus se reunem e para descanso dos fans lancam um novo album, "Metafonia". Apos a saida de Teresa Salgueiro, Fernando Judice e Jose Peixoto os ainda integrantes da banda Pedro Ayres Magalhaes e Carlos Maria Trindade decidiram-se por nao substituir esses musicos, mas sim tomaram a decisao de criar um novo ensemble ao qual chamaram A Banda Cosmica, formada pelas cantoras Rita Damasio e Mariana Abrunheiro, Ana Isabel Dias na harpa, Ruca Rebordao na percurssao, Sergio Zurawski na Guitarra Electrica, Gustavo Roriz no baixo e contrabaixo, Babi Bergamini na bateria e Jorge Varrecoso como violinista convidado. Entretanto, este ultimo participou apenas da temporada do lancamento do grupo no Teatro Iberico, sendo substituido pelo violinista Antonio Barbosa, que passou a fazer parte efectiva do grupo. Da ultima formacao, apenas se mantiveram Pedro Ayres Magalhaes e Carlos Maria Trindade e da formacao inicial apenas restava mesmo Magalhaes. O grupo lancou em 2009 o segundo album "A Nova Aurora" mantendo a mesma formacao. Em 2010 e lancado Castelos na Areia e entranto e anunciado o fim do actual ciclo dos Madredeus com A Banda Cosmica.


Ja em finais de 2011 e entao finalmente anunciada uma nova solucao para o projecto musical Madredeus poder continuar. A solucao viria a passar por uma nova formacao Pedro Ayres Magalhaes (Guitarra Classica) e Carlos Maria Trindade (sintetizadores), juntando-se ao projecto mais uma vez Jorge Varreco (violino), Antonio Figueiredo (violino), Luis Clode (violoncelo) e finalmente tambem uma nova vocalista Beatriz Nunes (voz). A 2 de Abril do mesmo ano e lancado o "Essencia", que pretende inicialmente celebrar os 25 anos de carreira do grupo com novos arranjos de classicos, entretanto 25 anos depois a banda mantem ainda dos membros iniciais e mentores do projecto Madredeus, Pedro Ayres Magalhaes que continua a ser dono e senhor dos acordes de Guitarra Classica do grupo e acabou tambem por caber a Beatriz Nunes a dificil missao quase impossivel de fazer esquecer Madredeus com Teresa Salgueiro a verdade e que a banda continuou mas notam-se algumas diferencas a voz de Salgueiro era unica ou como me disse uma vez um amigo era uma voz cristalina, divinal como a qualidade do vinho do Porto, Beatriz Nunes chegou a banda em 2012 e uma chegada ainda um pouco recente vamos ver o que o futuro reserva. Sinceramente desejo todo o sucesso para ambos Madredeus, Beatriz Nunes e ate para a outra parte envolvida Teresa Salgueiro gostaria mesmo ate de ver as duas juntas cantando em dueto ou a desgarrada.


Os Madredeus tambem vieram a seu tempo conquistar um lugar de destaque no mercado musical dos paises lusofonos, mesmo no sempre concorrido, diverso e nao menos facil mercado musical brasileiro. No Brasil, o grupo ficou conhecido pelo grande sucesso de suas apresentacoes em casas de espectaculo - sempre com lotacao esgotada, em que apesar da quase ausencia das musicas do grupo nas radios brasileiras - e tambem por suas apresentacoes ao ar livre, com especial destaque para concertos que realizaram no Pelourinho, em Salvador, Bahia (1995), Icarai, em Niteroi, Estado do Rio de Janeiro (1997) e no Parque do Ibirapuera, Sao Paulo, e na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro (2000), ambas por ocasioes das comemoracoes dos 500 anos da descoberta do Brasil. As cancoes do grupo tambem viriam mais tarde a ser tema de diversas producoes televisivas no Brasil como a minisserie da Rede Globo de Televisao "Os Maias" (2001) (com as cancoes "Matinal", "Haja o que Houver", "As Ilhas dos Acores" e a cancao que se tornou o tema de abertura da ja referida producao televisiva, a emblematica "O Pastor").

O grupo tambem ja se apresentou em outros paises de lingua portuguesa ou de expressao portuguesa como Angola, Cabo Verde e Macau.


Membros do Grupo:

. Teresa Salgueiro (Vocal).
. Beatriz Nunes (Vocal).
. Pedro Ayres Magalhaes (Guitarra Classica).
. Rodrigo Leao (Teclado).
. Carlos Maria Trindade (Teclado).
. Francisco Ribeiro (Violoncelo).
. Luis Clode (Violoncelo).
. Gabriel Gomes (Acordeao).
. Fernando Judice (Baixo Acustico).
. Jose Peixoto (Guitarra).
. Jorge Varrecoso (Violino).
. Antonio Figueiredo (Violino).

Membros Actuais:

. Beatriz Nunes (Vocais) - (2012/Presente).
. Pedro Ayres Magalhaes (Guitarra Classica) - (1985/Presente).
. Carlos Maria Trindade (Teclado) - (1995/Presente).
. Jose Varrecoso (Violino) - (2012/Presente).
. Antonio Figueiredo (Violino) - (2012/Presente).
. Luis Clode (Violoncelo) - (2012/Presente).

Antigos Membros:

. Rodrigo Leao (Teclado) - (1985/1994).
. Francisco Ribeiro (Violoncelo) - (1985/1997).
. Gabriel Gomes (Acordeao) - (1986/1997).
. Teresa Salgueiro (Vocais) - (1986/2007).
. Fernando Judice (Baixo Acustico) - (1997/2007).
. Jose Peixoto (Guitarra) - (1985/2007).


Entre entradas e saidas sem contar com musicos convidados entre 1985 e o presente passaram pelos Madredeus dez musicos e duas vocalistas os dez musicos foram compostos por dois guitarristas, dois teclistas, dois violinistas, dois violoncelistas, um acordeonista, um baixista acustico.

Discografia:

Albuns de estudio.

. 1987 - Os Dias da Madredeus.
. 1990 - Existir.
. 1994 - O Espirito da Paz.
. 1995 - Ainda (Banda sonora do filme Lisbon Story de Wim Wenders).
. 1997 - Paraiso.
. 2001 - Movimento.
. 2004 - Um Amor Infinito.
. 2005 - Faluas do Tejo.
. 2012 - Essencia.

Madredeus e A Banda Cosmica.

. 2008 - Metafonia.
. 2009 - A Nova Aurora.
. 2010 - Castelos na Areia.

Ao Vivo

. 1992 - Lisboa - (ao vivo, gravado no Coliseu dos Recreios em Lisboa).
. 1998 - O Porto - (ao vivo, gravado no Coliseu do Porto).
. 2002 - Euforia - (ao vivo, com a participacao de Flemish Radio Orchestra).

Compilacoes.

. 2000 - Antologia - (colectanea com duas cancoes ineditas).
. 2001 - Palavras Cantadas - (colectanea direccionada ao publico brasileiro e abrangendo o trabalho do grupo durante 10 anos entre os anos de 1990 e 2000).

Remixes.

. 2002 - Electronico - (releitura electronica de varios temas do grupo).

Colaboracoes.

. 1994 - Filhos da Madrugada - Tema: "Maio Maduro Maio".

Videografia.

. 1995 - Les Acores de Madredeus - documentario frances sobre os Madredeus filmado nos Acores, editado em VHS e DVD.
. 1995 - Lisbon Story - (Viagem a Lisboa, Portugal; O ceu de Lisboa, Brasil) - filme escrito e dirigido por Wim Wenders, em VHS e DVD.
. 1998 - O Espirito da Paz - editado em VHS, re-editado em DVD em 2012.
. 1998 - O Porto - concerto ao vivo no Coliseu do Porto em VHS, re-editado em DVD em 2012.
. 2002 - Euforia - concerto ao vivo dos Madredeus com a Flemish Radio Orchestra, editado em DVD.
. 2006 - Mar - registo da apresentacao dos Madredeus e do Lisboa Ballet Contemporaneo, em DVD.
. 2009 - Metafonia - Ao Vivo no Teatro Iberico.


Regravacoes.

Como seria de esperar com todo o sucesso alcancado as cancoes de Madredeus viriam a ser alvo de varias regravacoes pelos mais diversos artistas:

. A cantora portuguesa Marta Dias gravou "O Sonho", do album O Paraiso.
. A banda portuguesa de heavy metal Moonspell gravou "Os Senhores da Guerra", originaria do album O Espirito da Paz.
. As cantoras brasileiras Zizzi Possi e Luisa Possi (as duas sao mae e filha), bem como tenor espanhol Jose Carreras, gravaram Haja o que houver, do album O Paraiso. O mesmo tema ja havia sido registado em disco, antes dos Madredeus, pela banda de Rock portuguesa Delfins.
. A cantora brasileira Rebeca Matta gravou O Mar, do Album O Espirito da Paz, em 1998.
. O grupo instrumental brasileiro Quarteto Perece gravou "As Montanhas", do Album Os Dias da Madredeus, em 2009.
. A cantora brasileira Mylene lancou, em 2007, um album inteiramente dedicado as cancoes do grupo Madredeus, com 16 temas originarios de diversos albuns da conhecida banda portuguesa.
. A cantora e fadista portuguesa Deo (Deolinda Bernardo) gravou em 2008 o album "Voando sobre o Fado" com 11 temas do grupo.
. A espanhola Soledad Gimenez, cantora dos Presunto Implicados, gravou uma versao em espanhol do tema "Oxala".
. Rodrigo Leao antigo Musico da banda e um dos seus fundadores voltou a gravar "Terras de Bolonha" em 2006.
. O guitarrista da banda de metal brasileira Angra, Rafael Bittencourt, gravou "O Pastor" em seu primeiro album a solo, Brainsworms I, lancado em 2008.
. A banda portuguesa Noidz (Psytrance/Metal) gravou um remix da musica "O Pastor", em 2010.

Generos musicais: World Music, Musica Popular e Fado.


Quase na hora de terminar como e habitual e quem tem seguido o meu trabalho neste blog e as suas publicacoes sabe que gosto sempre de me despedir de forma calorosa. Antes de o voltar a fazer quero dizer que e para mim mais uma vez um verdadeiro prazer ter feito um trabalho onde mais uma vez defendo aquilo que e portugues, a Musica Portuguesa e ate a sua cultura e um pouco das suas artes, sinto profundo orgulho nisso embora nao tenha visto ainda um verdadeiro reconhecimento, mas claro sei que as pessoas vao vendo e algumas ate ficam com a sensacao de ter gostado, tambem agora no fim nao poderia deixar de fazer uma surpresa e colocar mais um video, esse um extracto de quase uma hora de um concerto de Madredeus. Ainda no que respeita aos videos procurei segundo o meu gosto pessoal escolher os melhores e sei que haveriam muitos mais que podiam estar aqui, porem nao me seria possivel faze-lo lamento que algum tema mais conhecido tenha ficado esquecido.

A etiqueta Estrelas da Musica foi realizada para colocar todos os Musicos, Cantores, Cantoras e Bandas de Musica das e dos quais virei a falar biograficamente mais tarde como fiz agora com os Madredeus, reconheco no entanto que nao e facil escrever uma biografia assim de uma bansa que nao sabemos se volta a unir-se ou nao e depois de lancada uma biografia sai um novo trabalho e fica o trabalho biografico ja incompleto.


Espero que tenham gostado dedico esta cronica em particular para todos os fans de Madredeus, do seu trabalho e musica. Ate a proxima, dedico tambem este trabalho em particular a um velho amigo de ja de 20 anos (como o tempo passa) e que ja nessa altura era um fan de Madredeus. Sinto-me radiante e feliz por criar este trabalho onde julgo que poderei mostrar aos meus leitores estrangeiros que sao alguns e vao lendo o que escrevo certamente com ajuda do google tradutor, como ia dizendo sinto-me orgulhoso e radiante de poder mostrar aos mesmos que a Musica Portuguesa nao e so Fado embora considere que Madredeus estejam tambem enraizados ao Fado mas de qualquer forma tem tambem outros generos musicais e com esta cronica mostro tambem aos de fora mas que conhecem a nossa historia e cultura que a Musica Portuguesa nao e apenas a nossa Diva do Fado Amalia Rodrigues, ate a proxima.

                                                                                                              Manuel Goncalves










 

Sem comentários:

Enviar um comentário