Página

sábado, 29 de novembro de 2014

O Terminal

 
 
Perdido, sentia-se perdido, completamente perdido e rezava para encontrar uma salvacao. Oxala aquela tivesse sido uma boa escolha mas o que fazer nao tinha muito mais por onde escolher depois de tomar as decisoes que tomara.

Ate entao nunca tivera problemas para viver e agora nem sobreviver sabia se iria conseguir se nao lhe aceitassem o seu pedido de asilo politico era bem capaz de ser obrigado a voltar para o seu Pais de origem e ai sabia o que lhe esperava, traicao nao tinha perdao ainda para mais nos Estados Unidos mas o que ele tinha consigo, o que ele sabia nao podia manter em silencio tinha que o dizer ao mundo.

Seguia agora calma e nervosamente para o balcao da alfandega fosse como fosse era ali que tudo teria que comecar certamente depois da primeira conversa e abordagem seria levado para um gabinete dos servicos de estrangeiros e fronteiras e seria ali que o comeco incerto da sua nova vida teria um inicio. O caso dele certamente seria mais caricato se o Estado e a justica americana ainda nao tivessem lancado uma caca ao homem iriam faze-lo logo que soubessem onde ele se encontrava.

As previsoes dele, Edward Snowden, estavam certas aquilo era demasiado delicado para ser tratado ali no balcao da alfandega levaram-no para uma sala onde se reuniram com ele. Foi-lhe explicado que o processo seria complicado e nao seriam eles a decidir o que fazer com ele mas o proprio Governo ou seja as autoridades maximas do Pais ele por enquanto como primeira resposta nao seria enviado de novo para os Estados Unidos assim como nao podia tambem entrar no espaco russo sendo assim durante o tempo em que estudariam o caso dele o mesmo nao poderia abandonar o Aeroporto Cheremetievo ate os Servicos de Migracao Russos. Sua casa agora seria aquele Terminal de chegadas do Aeroporto.

O assunto rapidamente chegou os midia e a onda de solidariedade de populares foi fantastica. Bem depressa o aeroporto chegou a ter grupos de pessoas anonimas que o iam visitar, instituicoes de caridade iam levar-lhe comida, saco de cama, produtos de higiene pessoal e tudo mais. Alguns chegaram mesmo ao ponto de lhe levar alguns rublos que ele recusava mesmo depois das suas contas nos EUA terem sido congeladas e ele ter ficado sem grande parte do seu dinheiro.

Ela era loira, alta, olhos azuis figura tipica da mulher russa chegou perto dele com um sorriso do tamanho do mundo e enorme simpatia, era Hospedeira de Bordo vinha de uniforme e sem saber porque sentou-se tentando comecar a conversar com ele num ingles correcto e sem defeitos. Comecaram a conversar timidamente sobre o clima rigoroso que fazia no momento na Russia Olga chamou-o para beber um cafe ele la foi com os segurancas do aeroporto sempre de olho nele sentia-se como estivesse num Big Brother mas onde ele e apenas ele estivesse a ser vigiado.

Olga era simpatica de facto e todos os dias comecou a levar-lhe um hamburger, um hot dog ou uma pizza que eles comiam ali mesmo perante o olhar de quem passava e parava a observa-lo a sua historia ja era de facto assunto nacional com o tempo comecou a sentir-se como um animal em vias de extincao que estava enjaulado e todo teimavam em ir dar uma olhadela.

O caso nao estava facil na Russia todos sabiam o risco que corriam em aceita-lo desafiando assim o poder dos Estados Unidos e por ai nos Estados Unidos a sua familia comecou a ser ameacada, a ser vitima de actos de represalias e tudo mais Olga todos os dias ia ve-lo leva-va-lhe comida feita em casa por ela quando ele lhe confessou que comecava a ficar farto da comida fast food e prometera-lhe abrigo em sua casa quando a sua situacao estivesse resolvida.

Ele sorria quando um canal de televisao, uma radio o ia entrevistar e sorria para as pessoas ca fora que se amontoavam suplicando para o Governo lhe dar asilo politico eis que a resposta do Governo chegara.

Explicaram a Snowden que o ideal seria ele casar com uma cidada russa nesse caso legalmente ele nao poderia ser expulso do territorio russo sem que isso se justificasse o processo de pedido de nacionalidade seria uma boa opcao mas demasiado demorado e tempo era o que mais faltava a resposta do Governo russo era apenas uma Snowden poderia ter asilo provisorio na Russsia mas teria que entregar os documentos que trazia consigo encriptados na sua pen drive e entrega-los as autoridades russas. Snowden concordou, logo de seguida tambem lhe foi oferecido trabalho sendo ele quem era seria facil arranjar trabalho mas nao poderia ser jamais para o estado por razoes de seguranca Snowden nao podia voltar a trabalhar nos servicos secretos de nenhum pais. Snowden pensou que isso era um mal menor. Foi-lhe explicado por fim que ele jamais poderia voltar aos Estados Unidos e que nos proximos tempos nem poderia deixar a Russia.

Comecaram a correr rumores de que ele iria abandonar o aeroporto e assim foi tres meses com um forte aplauso ca fora com varias instituicoes de caridade e humanitarias que sempre tinham lutado pela defesa dos direitos humanos Swoden foi levado para destino incerto ou seja para a Dacha nos montes Urais dos pais de Olga foi ai mesmo que celebraram o casamento.

Dez anos depois num apartamento de um bairro social de classe media Snowden sai de casa e sente-se outro homem outra pessoa leva o filho Sacha pela mao para o Jardim de Infancia ainda hoje as pessoas o veem na rua e sorriem para aquele homem de grande coragem e que nunca se esqueceu de agradecer a todos os que ajudaram por fim a meio da manha chega ao seu escritorio de Advogados, depois de receber o asilo voltara a estudar na Russia e formara-se em Direito no seu trabalho o que mais gostava de fazer era ajudar pessoas a conseguir asilo na Russia e nacionalidade. Voltar aos EUA embora tivesse recebido um perdao por parte do Governo de Washington estava fora de questao ele agora era russo era da Russia.

                                                                                                                Manuel Goncalves

3 comentários:

  1. Depois de umas semanas de gripe, já posso voltar à "vida normal". Snowden, a personagem real, ainda não é totalmente conhecida para nós, embora ele tivesse tido enorme coragem em enfrentar as forças mais poderosas do seu país. Na Rússia, está obviamente protegido pelos serviços secretos. Esta possível história, pode acontecer, mas.... há muita coisa que não sabemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este e de longe o melhor dos meus contos breves mas tem algo de particularmente especial no sentido de ser um dos que me obrigou a um maior trabalho de pesquisa. Eu tive que ir investigar em que aeroporto ele tinha ficado retido a espera da decisao e essas coisas do genero assim como e no fundo um conto breve com a historia real de Snowden e a historia ficticia do filme o Terminal em que a personagem de Viktor Navorski que fica retido num aeroporto ao chegar aos EUA e acaba por ter um caso amoroso com uma hospedeira de bordo Amelia Warren interpretados por Tom Hunks e Catherine Zeta-Jones. O filme esse foi inspirado na historia de um Iraniano de nome Merhan Karimi Nasseri que viveu no Terminal 1 do Aeroporto Charles de Gaulle, perto de Paris, Franca desde de 1988 quando seus documentos de refugiado foram roubados, ate 2006.

      Eliminar
  2. Em relacao ao resto que falas Caroline creio que Snowden tem a cobertura dos servicos secretos russos e toda a sua proteccao dos mesmos servicos ou seja do KGB.

    ResponderEliminar