Página

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Pai Natal, a Lenda e o Mito Pelo Mundo Fora

 

Quem na sua infancia nunca acreditou nesta mesma personagem ficticia que acaba tambem por ser uma lenda , quem na altura da epoca natalicia na sua infancia nunca se cruzou com o mesmo no centro comercial de maior movimento da cidade.

Eramos criancas, inocentes humanos e ingenuamente acreditavamos no mito, na lenda que nos contavam sobre o homem de barbas brancas, velhinho e gordinho que nos vinha recompensar por nos termos portado bem ao longo do ano. Acreditavamos em tudo isso ate porque como ja disse iamos num passeio ate ao centro comercial e la estava um, apenas mais um isso fazia com que a crianca, inocentemente ingenua tivesse a certeza de que o Pai Natal era real. Aqui entre nos como eu gostava muitas vezes de ficar sempre parado naquela idade de crianca.

Tem varios nomes, visto de varias maneiras perante as culturas e tradicoes de cada povo, varias lendas e mitos a explicar a existencia ou no fundo criacao mas perante uma coisa o sentido e comum, ele e um dos simbolos que mais representam o Natal e mesmo em quase todas as diferentes culturas  e tradicoes existe tambem em comum em quase todas o Pai Natal se apresentar com o seu uniforme vermelho e branco e nao existe Natal sem ele o Pai Natal.


Pai Natal em portugues e Papai Noel em portugues de expressao brasileira logo aqui comecam as diferencas dos nomes se bem que na verdade no Brasil se use uma mistura de brasileiro Papai e francesa Noel. E uma figura lendaria e ficticia, que em muitas culturas ocidentais, traz presentes ao lares das criancas bem-comportadas na Noite de Vespera de Natal, ou no Dia de Sao Nicolau (6 de Dezembro). A lenda pode ter-se baseado em parte em contos hagiograficos sobre a figura historica de Sao Nicolau. Uma historia quase identica e atribuida no folclore grego e bizantino a Basilio de Cesareia. O Dia de Sao Basilio, 1 ou 1.º de Janeiro, e considerado a epoca para a troca de presentes na Grecia.

O personagem foi inspirado em Sao Nicolau, Arcebispo de Mira na Turquia, no Seculo IV. Nicolau tinha por costume habitual ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com as moedas de ouro a ser ofertado na chamine das casas. Foi declarado Santo depois de muitos milagres lhe terem sido atribuidos. Sua transformacao em simbolo natalicio aconteceu na Alemanha e dai correu o mundo inteiro, tornando-se o que hoje todos vemos.

Enquanto Sao Nicolau era originalmente retratado com trajes de Bispo, actualmente a figura do Pai Natal e geralmente retratado rechonchudo, alegre e de barba branca vestindo um traje que passa por um casaco vermelho com gola e punho de manga branca, calcas igualmente vermelhas de bainha branca, cinto e botas de couro preto. Esta imagem tornou-se popular nos EUA e Canada no Seculo XIX. sobretudo devido a influencia da Coca-cola que lancou um comercial de um bom velhinho com vestuario vermelho. Essa mesma imagem tem se mantido e reforcado por meio dos midia e dos meios publicitarios, com musicas, filmes e propagandas.

Conforme reza a lenda, o Pai Natal mora no Extremo Norte, numa terra certamente fria e de neve eterna. Ja na versao americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versao britanica frequentemente se diz sobretudo as criancas que ele vive nas montanhas de Korvatunturi, na Laponia, Finlandia. O Pai Natal vive com sua esposa a Mae Natal, com incontaveis elfos magicos e oito ou nove renas voadoras. Outra lenda igualmente bem popular diz que ele faz uma lista das criancas ao redor do mundo, dando-lhes uma classificacao de acordo com o seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces a todas as criancas bem-comportadas no mundo, e as vezes carvao as criancas mal-comportadas, na Noite da Vespera de Natal. O Pai Natal consegue realizar essa faceta anualmente com o auxilio de elfos, que fazem os brinquedos na oficina, e das renas que puxam no treno nessa mesma noite pela escuridao dos ceus.

Ha bastante tempo comecou a existir uma certa oposicao a que se ensine as criancas a acreditarem no Pai Natal. Alguns Cristaos dizem que a tradicao do Pai Natal desvia das origens religiosas e do proposito verdadeiro do Natal (talvez querendo mostrar que a tradicao natalicia "lamentavelmente" muito por culpa do mito do Pai Natal comeca a ser cada vez mais apenas um excelente negocio comercial e ate concordo com a ideia, porem, se formos por ai pergunto o que e cada vez mais o cenario do Santuario de Fatima um local de culto, oracao e peregrinacao transformado num excelente local de comercio). Outros criticos sentem que o Pai Natal e uma mentira elaborada e que nao e eticamente correcto que os pais ensinem os filhos a crer na sua existencia. Ainda outros se opoem e colocam o Pai Natal como simbolo de comercializacao da epoca natalicia, ou como uma intrusao em suas proprias tradicoes nacionais.

Uma das pessoas que ajudaram a dae forca a lenda do Pai Natal foi Clemente Clark Moore, um Professor de Literatura Grega de Nova Iorque, que lancou o Poema Uma vista de Sao Nicolau, em 1822, escrito para os seus seis filhos. Nesse mesmo poema, Moore divulgava a versao de que ele viajava num treno puxado por renas. Ele tambem ajudou a popularizar outras caracteristicas do bondoso velhinho, tais como a de entrar pela chamine. 

O caso da chamine, inclusive, e um dos mais curiosos na lenda do Pai Natal. Alguns estudiosos defendem que isso se deve ao facto de varias pessoas que tinham o costume de limpar as chamines no Ano Novo para permitir que uma boa sorte entrasse em casa para o resto do ano.

No poema, varias tradicoes foram trazidas de diversas fontes e a verdadeira explicacao da chamine veio da Finlandia. Os antigos lapoes viviam em pequenas tendas, semelhantes a um Igloo, (tradicionalmente associados aos esquimos), que eram cobertas com peles de renas. A entrada para essas "casas" era por um buraco no telhado.

A ultima e mais importante caracteristica incluida na figura do Pai Natal e sua blusa vermelha e branca. Antigamente, ele usava trajes verdes e costumava usar tambem um gorro verde na cabeca.

O seu actual visual foi obra do Cartoonista Thomas Nast, na Revista Harper's Weeklys, em 1886, na edicao especial de Natal. Em alguns lugares na Europa, contudo, algumas vezes ele tambem e representado com os paramentos eclesiasticos de Bispo, tendo, em vez do gorro vermelho, uma Mitra episcopal.

O visual vermelho e branco ganhou impulso em 1931, quando a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitaria usando um Pai Natal vestido segundo a criacao de Nast. Historicamente, a Coca-Cola nao foi a primeira empresa e marca de bebidas nao-alcoolicas a usar este visual moderno numa das suas campanhas publicitarias: Ja em 1915, a White Rock Beverages o tinha feito usando a imagem do Pai Natal para vender agua mineral. Tornou a recorrer ao visual para um anuncio de ginger ale em 1923. Ainda mais cedo, o gorducho vestido trajando o actual uniforme vermelho e branco ja tinha aparecido em varias  capas em diversas ocasioes de revistas Puck nos primeiros anos do Seculo XX.

Nos paises do Norte da Europa, diz a tradicao que o Pai Natal nao vive propriamente no Polo Norte, mas sim na Laponia, com mais exactidao na cidade de Rovaniemi, onde de facto existe mesmo o "escritorio do Pai Natal" bem como igualmente o parque conhecido por "Santa Park", que como seria ja de esperar chama a atencao pela lenda e pelo mito e se tornou uma atraccao turistica do local visitado por turistas de todo o mundo. Criou-se inclusive um endereco oficial como a residencia do Pai Natal, a saber:

Destinatario: Santa Claus.
Codigo Postal: FIN-96930 Arctic Circle.
Rovaniemi - Finlandia.

Em funcao do mesmo facto, a regiao de Penedo, Distrito de Itatiaia, na cidade do Rio de Janeiro, que e uma colonia finlandesa, se autodeclarou como "Residencia de Verao" do Pai Natal.

As renas do Pai Natal sao as unicas renas do mundo que sabem voar, dando-lhe assim uma ajuda fundamental para entregar os presentes as criancas bem-comportadas do mundo inteiro na Noite de Natal. Quando o Pai Natal pede para elas serem rapidas, elas podem tornar-se as renas mais rapidas do mundo. Mas quando ele quer o oposto, elas tornam-se igualmente lentas.

A quantidade do numero certo de renas que puxam o treno e controversa, tudo por causa da rena conhecida como Rudolph. Ao redor da lenda e mito do Pai Natal existe mais uma lenda que diz que Rudolph teria entrado para a equipa das renas titulares por ter um nariz vermelho e brilhante, o que ajuda a guiar as outras renas durante as tempestades. E, a partir daquele mesmo ano, a quantidade de renas aumentou passando a serem nove, diferente dos trenos tradicionais, puxados por oito renas. Tal lenda foi criada em 1939 e retratada no filme Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho (1960 e 1998).

Os nomes da renas em ingles sao: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. E em portugues sao: Rodolfo, Corredora, Dancarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovao e Relampago.

A agencia que controla o espaco aereo americano (North American Aerospace Defense Command) tambem instalou um "Santa Tracker" ("Rastreador de Santa" Claus) em sete idiomas, onde se pode ver a localizacao a localizacao actual e as proximas paragens do Pai Natal, ajudado e acompanhado sempre das suas lendarias renas. O programa de rastreamento do Pai Natal pela agencia e uma longa e antiga tradicao que data ja de 1955, quando um certo anuncio no Jornal Colorado veio com o numero telefonico para conectar as criancas com o bondoso velhinho e algumas chamadas, por erro, cairam na linha da NORAD.

Cartas para Santos ou de cunho religioso sao uma pratica existente desde a antiguidade, mas apenas a partir do seculo passado surgiu no mundo o acto tradicional sobretudo nos mais jovens de enviar as cartas ao Pai Natal (sim os mais jovens porque vamos crescendo e descobrindo a verdade do Pai Natal) como cunho familiar, ou seja, os pais da crianca leem as cartas dela e com a condicao de serem bem-comportados durante o ano, recebem o presente sendo a autoria da oferta sido realizada pelo Pai Natal; as vezes e tudo tao bem ensaiado entre a familia na Noite de Natal que as criancas chegam mesmo a nao querer deixar de acreditar no Pai Natal ficando sua existencia, identicamente ao Coelho da Pascoa.

Ha, entretanto, versoes oficias ou semioficiais de Pais Natais no mundo receptoras de correspondencia, e correspondem de acordo com algum criterio de seleccao (presentes de muito valor monetario nao sao entregues por razoes obvias). E comum encontra-los em centros comerciais, pracas do centro da cidade, hospitais e estabelecimentos publicos, etc. Na maioria destes lugares as cartas sao entregues presencialmente ou depositadas no proprio ambiente.

No Brasil, os Correios oficialmente recebem cartas enderecadas ao Papai Noel desde 2001, e o numero de mensagens correspondidas equivaleu em 2008 em aproximadamente metade, seleccionadas de acordo com o contexto ou com o valor financeiro do presente. As mensagens sao enviadas aos funcionarios dos Correios, mas todos os brasileiros podem se voluntarear como Papai Noel directamente nas agencias dos Correios do pais.

Os Correios dos paises escadinavos tambem tem um modo de funcionamento parecido, mas porem estao preparados para correspondencias de todo o planeta, uma vez que a Laponia e a terra dada como sendo oficialmente da origem do Pai Natal. Na Finlandia inclusive, todas as cartas dirigidas ao Pai Natal ou Santa Claus e com endereco Laponia ou Polo Norte sao direcionadas para a agencia em Rovaniemi (capital da Provincia laponesa), e segundo a propria agencia, o endereco correcto e: Santa Claus, 96930, Circulo Polar, Finlandia. As cartas recebidas com remetente recebem uma resposta em oito idiomas diferentes.


Nomes de Pai Natal em varios Paises:

. Alemanha: Nikolaus (ou Weihnachtsmann - literalmente, "homem do Natal").
. Argentina, Colombia, Espanha, Paraguai, Peru e Uruguai: Papá Noel.
. Brasil: Papai Noel.
. Cabo Verde: Pai Natal.
. Chile: Viejito Pascuero.
. Croacia: Djed Mraz.
. Dinamarca: Julemanden.
. Eslovenia: Božiček.
. Estados Unidos e Canada: Santa Claus.
. Finlandia: Joulupukki.
. Franca: Père Noël.
. Galizia: Pai Nadal, Papá Noel.
. Italia: Babbo Natale.
. Inglaterra e Reino Unido da Gra-Gretanha: Father Christmas.
. Japao: サンタクロース (le-se "Santa kurosu" vem do ingles Santa Claus).
. Macedonia: Dedo Mraz.
. Paises Baixos: Kerstman (literalmente, "homem do Natal").
. Portugal: Pai Natal.
. Russia: Дед Мороз (le-se "Ded Moroz").
. Suecia: Jultomte.


Nesta altura do ano a frase que mais escutamos ou vemos nas montras das lojas, nos placares electronicos das avenidas, etc ou ate nos anuncios de televisao e o celebre "Feliz Natal" mas tal como o Pai Natal embora o desejo de boas festas seja um sentimento igual em toda a parte do mundo tambem o mesmo tem a sua forma de ser dito de pais para pais e idioma para idioma:

. Albanes: - Gezuar Krishtilindjen.
. Alemao: - Frohe Weihnachten.
. Armenio: - Shenoraavor Nor Dari yev Pari gaghand.
. Basco: - Zorionak.
. Bosnio, Croata e Servio: - Sretan Božić.
. Castelhano: - Feliz Navidad.
. Catalao: - Bon Nadal.
. Coreano: - Chuk Sung Tan].
. Dinamarques: - God Jul / Glædelig Jul.
. Espanhol: - Feliz Navidad.
. Esperanto: - Gajan Kristnaskon.
. Esloveno: -  Vesel božič.
. Finlandes: - Hyvää joulua.
. Frances: - Joyeux Noël.
. Galego: - Bo Nadal.
. Gales: - Nadolig Llawen.
. Georgiano: - Kristas Shobas.
. Grego: - Καλά Χριστούγεννα.
. Holandes: - Prettige Kerstfeest.
. Ingles: - Merry Christmas ou Happy Christmas.
. Italiano: Buono Natale.
. Japones: - メリークリスマス Merīkurisumasu (adaptacao de Merry Christmas).
. Latim: - Natale Hilare.
. Macedonio: - Sreken Božić.
. Mandarim: - Shèngdàn jié kuàilè (no sistema de escrita simplificada 圣诞节快乐 e tradicional 聖誕節快樂).
. Polaco: - Wesołych Świąt.
. Portugues: - Feliz Natal.
. Riograndenser Hunsrückisch (dialecto alemao): - Fröhliche Weihnacht!
. Romeno: - Crăciun Fericit!
. Russo: - С Рождеством (le-se "S Rojdestvom").
. Sueco: - God Jul.
. Ucraniano: -  Z Rizdvom Hrystovym.


Assim quase no final desta cronica em plena Noite de Natal tenho a acrescentar que penso podem considerar uma ideia ate infantil mas o mundo estaria bem melhor se a humanidade tivesse sempre aquela mentalidade, aquela ingenuidade e pureza de quando se era crianca e se acreditava no Pai Natal. Acreditavamos e mesmo quando ja duvidavamos la estava ele no centro comercial da cidade, na festa de natal da empresa do pai ou da mae tambem nao faltava um, era lindo, era magico quando o mesmo se aproximava e trazia os doces e presentes. A geracao da nova humanidade cresce e tudo muda e agora sao aqueles que vieram depois de nos ou seja os nossos filhos que vivem esse sonho, essa ilusao essa magia.

Caro(a) leitor(a) coloquei a etiqueta Opniao Publica por considerar que o tema que envolve esta cronica deve ser da opniao de cada um se deve ou nao ser mantido a ideia de ensinar as criancas a acreditar ou nao no Pai Natal, com votos de um Feliz e Santo Natal termino esta cronica.

                                                                                                    Manuel Goncalves


2 comentários:

  1. Um tema muito a propósito nestes dias. O Natal é sempre especial: as decorações, a música, tudo isso nos faz voltar à ilusão, aos sonhos, tão próprios da infância. Desejo a todos os amigos, leitores e especialmente ao autor o melhor possível Natal. Às vezes as pessoas estão separadas fisicamente, mas próximas no espírito e no coração. É isso que interessa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CM por mais que se tente nao ha nada que a parte fisica possa substituir embora claro noutros pontos a ausencia possa ser aceitavel e ate culmatada, sonhos propios de infancia foi isso que por vezes tentei abordar. Posso recordar que a minha infancia nao foi facil por vezes o Pai Natal nao me trazia o que eu queria e lembro-me de um ano em que nao me trouxe absolutamente nada.

      Eliminar