Página

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Solidao e Amor Virtual

 

Acordara mais uma vez fora de horas mas nao tarde, sim preparava e ia comer o Pequeno-Almoco quando alguns ja tinham terminado o Almoco. Estava de ferias por isso a sua rotina nao tinha horario.

Estava longe de tudo e entregara o escritorio ao socio ele que gerisse agora a sua maneira o estudio ele queria fugir um pouco da rotina, do seu mundo habitual pensar em tudo menos em projectos de arquitectura. Durante os ultimos dez anos desde que se formara que nao tinha feito outra coisa, trabalho, trabalho e trabalho ao ponto de ter destruido a vida matrimonial.

Abrira o hotmail e comecara a ler os E-mails aqueles gajos nao se cansavam de o aliciar e convidar para ir fazer parte do novo projecto arquitectonico que passava pela reconstrucao de um novo World Trade Center, quanto e que lhe iriam oferecer desta vez? Nada de novo, leu o E-mail de um amigo de infancia e por fim um novo E-mail de uma tal Viktoriya uma russa de Ivanovo uma cidade a 300 quilometros Noroeste de Moscovo, ela falava muito sobre ela mas nao de forma aberta bombardeava-o com perguntas e mais perguntas.

Ele foi-lhe respondendo e ficou a saber que estava inscrito num site de namoro russo brincadeira do primo que cansado de o ver sozinho o inscrevera em varios sites de namoro sem ele saber.

Viktoriya parecia-lhe sincera mandava-lhe mesmo provas daquilo que dizia. Estudava medicina na Universidade Estatual de Moscovo ou Universidade de Lomonossov como muitos outros jovens do mundo inteiro o faziam actualmente e outros o tinham feito no passado Lomonossov era uma escola multi racial.

Tambem ele fora desses estudantes que conseguindo obter uma bolsa de estudo deixara Portugal e atravessara a Europa para aterrar na antiga Uniao Sovietica atras de um sonho, com uma bagagem quase vazia e as maos cheias de ilusoes e de seguida foi levado para o Instituto de Artes da Academia de Moscou Vasily Surikov onde comecara a estudar um ano depois de ter chegado a Moscovo e aterrado no Aeroporto Internacional de Moscovo Domodedovo. O primeiro ano foi de adaptacao nao so para aprender um pouco da lingua russa mas tambem habitos sociais, culturais e sobretudo regras. Sim as regras eram muitas e para nao ter problemas com a KGB era preciso, saber-se como agir e quais eram as mesmas regras, conversas politicas entao nem pensar, namoro era proibido por ser considerado um acto imoral.

Passara ai os anos da sua formacao superior e se entregara de alma e coracao aos estudos no fim foi convidado a ficar nao so pela escola onde se formara mas tambem por grandes empresas e companhias de construcao civil da Uniao Sovietica como Remistudio e fora convidado por Alexander Asadov para ser seu assistente e tivera outras propostas aliciantes para um jovem Arquitecto acabado de se formar mas estava cansado do frio, da neve, da lingua e cultura que nao era a dele "jamais o aceitara que fosse", o sistema politico do qual qualquer um que quisesse chegar a algum lado na vida e tivesse ambicao teria que fazer parte mesmo nao estando de acordo com a ideologia politica que por ali governava e com a qual ele nao concordava. Com a desculpa de ter saudades da sua patria, da sua terra, sua familia e de querer ter o seu proprio estudio de arquitectura e criar de raiz os seus proprios projectos regressou a Portugal.

Durante aqueles anos criara e fora autor de grandes projectos de arquitectura, criara estadios, idealizara mesquitas, fundacoes, igrejas ,museus, hospitais, hoteis de cinco estrelas e fizera de mato grandes urbanizacoes sentia-se realizado profissionalmente mas isso custou-lhe um casamento que conseguira resistir tres anos apenas.

Pensava na esposa ou melhor na ex esposa e culpava-se a si mesmo pelo fracasso do casamento sentia que ela bem tentava suportar a sua ausencia, justifica-la mas sentia que o unico culpado fora ele, apenas ele continuara amigo da mesma mas apenas isso.

Viktoriya parecia entende-lo e queria sair da Russia assim que se forma-se Portugal pelo clima e pelo que ouvia falar da hospitalidade parecia ser-lhe uma boa opcao a ter em conta procurava com aquela nova amizade ir criando amizades em Portugal e quem sabe algo mais.

Estava decidido ja falava com ela a algumas semanas e o regresso a Moscovo nao o desagradava. Quanto mais nao fosse ia ver como estavam agora as coisas com o fim da Uniao Sovietica ia ver e presenciar ao vivo como tudo estava.

Ja tinha o visto no passaporte, preparava a mala sem se preocupar muito com isso era Verao em Moscovo e o clima nao era tao rigoroso como no Inverno. Ja se imaginava a passear com Viktoriya com quem ja tinha uma relacao de namoro no Jardim de Alexandrov localizado nas redondezas do Kremlin e da Praca Vermelha e sendo um dos locais mais romanticos de Moscovo. Tinha-se ido despedir do socio e prometia voltar como novo disposto ate a deixar ser o socio a ir mudar de ares e a ficar ele a gerir o estudio que nao podia ficar parado de forma nenhuma ainda para mais quando estavam com projectos importantes da Camara Municipal de Lisboa.

O aviao aterrara no aeroporto a confusao do costuume com a bagagem e tudo mais. Na sala de chegadas ela Viktoriya tal como prometera esperava por ele e foram dali para o apartamento da mesma.

O apartamento de Viktoriya era pequeno mas acolhedor havia-lhe sido dado pelo estado por ela ser orfao e quando fez 18 anos ter que abandonar o orfanto. Viktoriya era inimiga da sujidade todo o apartamento cheirava a limpeza, tudo arrumado, imensos livros e cds mas tudo arrumado na perfeicao em moveis e estantes. Ele pensou que mulher perfeita para si e colocar ordem no seu apartamento em Lisboa.

Imensos passeios, conversas ao luar, juras de amor trocadas envolvidos em climas romanticos como jantares a luz de velas e olhares sobre a lua cheia que parecia sorrir-lhes e abencoar o mesmo amor e paixao que ambos nutriam um pelo o outro.

O visto dele havia terminado e estava de partida mas estava tudo combinado assim que pudesse ela iria para Portugal so tinha que terminar os estudos e resolver mais algumas questoes mas em breve estariam juntos.

Ele regressara ao trabalho e naquela manha ia ter uma reuniao importante com a camara e com o Ministro da Saude se o projecto dele fosse o mais barato o projecto da construcao do novo hospital seria-lhe entregue. Colocara os ultimos documentos na pasta e ia a descer a escada quando um Taxi parara junto do predio onde tinha o seu apartamento. Uma loira escultural saira do mesmo Taxi mas nao ligara importancia a isso queria mesmo era aproveitar o facto daquele Taxi estar ali parado para seguir viagem para o local da reuniao ja que o seu carro estava na oficina.

Aproximara-se e quase desmaiara sem avisar e num clima de total surpresa a passageira que abandonara o Taxi era Viktoriya que viera finalmente para junto de si e lhe fizera a maior surpresa da sua vida, ele adorou a surpresa, afinal quem e que nao iria gostar?

Ps: Nao costumo exprimir-me em pessoa no final dos contos breves penso que so o fiz por duas vezes esta sera a terceira mas queria aproveitar para desejar ao leitor(a) um Feliz Ano Novo 2015, obrigado.

                                                                                                             Manuel Goncalves

Sem comentários:

Enviar um comentário