Página

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Analise e Resumo do Ano 2014

 

Ao contrario do ano passado de 2013 o ano 2014 foi um ano mais marcante no mundo. O ano 2014 foi um ano bem mais mediatico que o anterior sobretudo no sentido politico e  nao apenas no sentido internacional. Nao foi porem a nivel nacional o ano que se pudesse ver que era o ano da mudanca, que era o ano que parecia anunciar o fim da crise economica e o crescimento do emprego.

O ano 2014 foi tambem talvez um dos anos mais tragicos em acidentes de aviacao sobretudo na aviacao asiatica. Foi igualmente um ano com tristes partidas deste mundo e da nossa companhia de diversas personalidades publicas algumas as quais jamais iremos esquecer e que foram os nossos idolos e herois de juventude por vezes houve dias em que num so dia partiram mais do que um desses idolos e herois. Para esses que partiram em 2014 nao deixo um adeus nem um ate breve apenas ate um dia. 
 
Dia de Reis, ou seja 5 de Janeiro, domingo de manha ida habitual ao cafe onde antes mesmo de qualquer coisa sou informado em primeira mao da morte de Eusebio da Silva Ferreira. Noticia que deixava triste todos os amantes do futebol sobretudo os benfiquistas como eu clube onde Eusebio durante anos jogou, deu vitorias, titulos, fez crescer o nome e o emblema do clube na hora do adeus era chegada a hora de os benfiquistas agradecerem entre aplausos e lagrimas tudo o que Eusebio fizera pelo clube do simboloda aguia tornando-se um dos poucos jogadores que em toda a carreira fez mais golos do que jogos realizados.


Um cortejo enorme do Estadio da Luz chamada a segunda casa de Eusebio ate ao Cemiterio do Lumiar acompanharam o Rei,o Pantera Negra o melhor entre os melhores. A multidao aplaudiu quando o caixao de Eusebio coberto pela bandeira do clube aplaudiu com lagrimas quando o mesmo era conduzido da Igreja onde fora rezada a missa de corpo presente para o cemiterio resistindo o clima daquela tarde chuvosa. Eusebio falecera com 71 anos e a 20 dias de celebrar 72.


Desde a muito que Eusebio nao vivia os dias de gloria em campo mas fazia parte da familia benfiquista, do emblema do clube e do patrimonio do mesmo. Logo apos a sua morte comecou a discutir-se a possibilidade do mesmo acabar por ir parar ao Panteao Nacional onde estao algumas das maiores personalidades portuguesas como Amalia Rodrigues, Humberto Delgado ou Sophia de Mello Breyner Andresen . A ultima a ter a mesma honra foi mesmo a Poetisa e Escritora Sophia de Mello Breyner Andresen no ano de 2014.


No outro lado do Oceano Atlantico no Brasil ou em terras de Vera  Cruz como se costuma dizer no dia em que em Portugal e em terras lusitanas se chorava a morte de Eusebio da Silva Ferreira os nossos irmaos brasileiros viam-se confrontados com a morte de um grande gigante do mundo da cancao que com a sua grande voz se tornara um gigante de apenas 1, 12 metros.

Nelson Ned d'Avila Pinto conhecido no mundo da musica e das cancoes onde ele tao bem encantou com suas cancoes e deixou uma voz marcante apenas por Nelson Ned, sempre romantico e sentimental assim se mostrava e assumia o pequeno grande gigante com sua voz.


O Pequeno Gigante da Cancao assim era chamado acumulou sucessos e sucessos sempre sob aplausos e discos de ouro e platina. Nelson Ned tornou-se o primeiro Cantor latino-americano a vender 1 milhao de discos no sempre dificil mercado para a musica internacional dos Estados Unidos. Cantou ao lado dos melhores e ele era um deles semelhante a Julio Iglesias e Tonny Bennett apresentando-se com os mesmos.

Nelson Ned ganhou varios discos de ouro tanto no Brasil como no exterior, tendo vendido 45 milhoes de discos tendo isso sido considerado um feito historico para a sua carreira. Actuou por 4 vezes no famoso Carnegie Hall uma das salas de espectaculos mais conhecidas de Nova Iorque e por onde passaram nomes como The Beatles, Frank Sinatra, Charles Aznavour, Manuel García Morante, Phil Keaggy, Edith Piaf, Dalida entre outros Nelson Ned nas suas 4 passagens por Caenegie Hall conquistou a proeza de o fazer sempre com lotacao esgotada.


O Autor e interprete de temas como Domingo a Tarde, As Velhas Arvores da Praca, Tudo passara e Eu Tambem sou sentimental entre outros grandes temas desde de 1990 que cantava cancoes evangelicas apos ter-se convertido ao cristianismo.

Em 2003 sofreu um acidente vascular cerebral, o que provocou desde entao que tivesse perdido a visao do olho direito. O Cantor sofria tambem de diabetes, hipertensao e estaria desenvolvendo o mal de Alzheimer.

Ja no dia 24 de Dezembro de 2013 passou a viver em uma clinica de repouso na Granja Viana, Cotia, próximo a Sao Paulo. Poucos dias depois, em 4 de janeiro, ele deu entrada no Hospital Regional de Cotia, com infeccao respiratoria aguda, pneumonia e problemas na bexiga.


Nelson Ned viria a falecer ja em2014 na manha de de 5 de Janeiro no Hospital Regional de Cotia, em Sao Paulo, devido a complicacoes de um quadro de pneumonia. Curiosamente falecera num domingo o dia da semana que ele imortalizara para dar a tarde dar um passeio romantico.



O ano 2014 viria tambem a tornar-se um dos mais negros para companhias aereas asiaticas sendo que em um dos dois acidentes em questao continua rodeado de misterio e as duvidas permanecem visto a aviao nunca ter sido encontrado.

Na madrugada de 8 de Marco de 2014 no horario local (tarde de 7 de Marco, horario UTC) o Voo da Malaysia Airlines que fazia o voo entre Kuala Lumpur, na Malasia e Pequim, na China levando consigo para uma tragedia ainda rodeada de incertezas do que realmente se sucedeu 227 passageiros e 12 tripulantes, desapareceu dos radares apos aproximadamente completar uma hora de voo enquanto sobrevoava o Golfo da Tailandia, no Mar da China provocando assim em causas ainda desconhecidas a morte dos 239 ocupantes que seguiam a bordo da aeronave.

Ate ao momento do desaparecimento dos motores do radar, nenhum dos 12 elementos da tripulacao relatou qualquer anomalia com o voo. O sistema ACARS do aviao tambem nao enviou qualquer mensagem por satelite, o que deveria ocorrer automaticamente no caso de alguma falha.

Ja em 24de Marco o Governo malaio comunicou oficialmente que o voo havia caido no mar em pleno Oceano Indico sem deixar sobreviventes. Segundo registos feitos por satelites, o aviao nao voou por mais de 7 horas apos desaparecer dos radares, com todos os seus sistemas de comunicacao desactivados.

A aeronave tivera o seu voo inaugural cerca de 12 anos antes a 14 de Maio de 2002 e estava na posse da Malaysia Airlines desde de 31 de Maio do mesmo ano.

A Malaysia Airlines informou que a aeronave contava com 53 465 horas de voo e que, dez dias antes do incidente, passou por uma manutencao de rotina, nao tendo sido detectado nenhum problema.

As 239 vitimas estavam divididas entre 14 nacionalidades sendo a maioria chineses (153) e malaios (50) entre as vitimas europeias estavam 4 franceses, 2 ucranianos, 1 russo, e 1 holandes fazendo 8 vitimas na Europa. Havia entre os 227 passageiros 5 criancas (de dois a quatro anos de idade) sendo que 3 eram chineses e duas eram norte-americanas. Algumas fontes mencionaram apenas duas criancas.

Posteriormente, as autoridades descobriram que dois passageiros de nacionalidade iraniana embarcaram com passaportes de outras pessoas (de um italiano e de um austriaco), que haviam sido roubados meses antes na Tailandia. Assim passou a ser de 16 para 14 nacionalidades diferentes a nacionalidade dos ocupantes.

Ao confirmar-se o desaparecimento da aeronave as buscas foram iniciadas, concentrando-se na area da regiao onde o aviao havia sido contactado pela ultima vez. Em nenhum momento os chineses registaram a entrada da aeronave no seu espaco aereo.

Entre 8 de Marco e 30 de Abril uma equipa de buscas com auxilio dos meios mais modernos e avancados em termos de tecnologia pesquisou todas as areas suspeitas sem qualquer tipo de sucesso, nunca encontraram o aviao nem qualquer corpo de passageiros e tripulantes ou qualquer objecto suspeito. Em 30 de Abril as buscas foram oficialmente encerradas.

A suspeita de actos de terrorista foi levantada e igualmente reforcada pelo facto de que o aviao fizera uma manobra que nao estava prevista e que a mesma nao fora comunicada pela tripulacao. Alem disso,a regiao nao apresentava problemas meteorologicos e o equipamento electronico da aeronave nao enviou automaticamente sinais por satelite.

O relato desta tragedia esta apenas em um resumo muito curto para nao tornar a cronica demasiado extensa mas penso no futuro dedicar uma cronica somente a mesma tragedia de uma forma bem mais aberta.


Dizem que habitualmente nao ha duas sem tres em 2014 nao se chegou a tres mas depois de uma no final do ano chegou-se a segunda tragedia aerea um pouco semelhante porque quanto mais nao seja foi com companhias aereas asiaticas e em espaco aereo e maritimo do mesmo continente.

O Airbus 320-200 do voo QZ8501 da AirAsia no domingo, 28 de Dezembro de 2014 deixou aeroporto na cidade Surabaia na Indonesia segunda cidade mais importante do pais logo a seguir a Jacarta e estava previsto aterrar duas horas depois em Singapura, mas caiu no Mar de Java 40 minutos apos descolar.

Estavam a bordo 155 passageiros e outros 7 integrantes da tripulacao entre eles 155 indonesios, 3 sul-coreanos, um britanico, um frances (copiloto), um malaio e um singapuriano.

O Piloto solicitou a torre de controlo para fazer um desvio a esquerda na rota e subir de 32 mil para 38 mil pes alegando que tinha como objectivo evitar uma tempestade. A alteracao de curso foi aprovada, mas a elevacao foi negada porque outra aeronave ja trafegava na mesma altitude e rota.

Minutos depois, quando os controladores de voo tentaram entrar em contacto para informar que o Aviao da AirAsia ate autorizado a subir nao ate 38 mil mas 34 mil pes, nao obtiveram qualquer tipo de resposta. A aeronave ja havia desaparecido do rasto dos radares.

Ao contrario do voo da Malaysia Airlines as buscas obitveram sucesso e a teoria mais divulgada e que o aviao havia caido na agua quase verticalmente a uma enorme velocidade como algo que cai em queda livre.

"E muito dificil compreender...  a maneira como ele se despenhou extravasa os limites da logica", afirmou o Analista indonesio Gerry Soejatman, apos ter examinado os numeros revelados pela equipa que investiga o que aconteceu ao aviao da AirAsia que se despenhou no Mar de Java.

Gerry Soejatman acredita que o Airbus 320-200 foi apanhado numa corrente de ar ascendente, que o tera obrigado a subir a uma velocidade de mais de 1800 metros por minuto, sendo depois cuspido por uma igualmente severa corrente de ar descendente.

Os corpos e partes do aviao comecaram a ser encontrados, alguns corpo a ser identificados e entregues as familias enlutadas embora alguns ainda estejam e possam a vir a estar desaparecidos por muito tempo porem apesar da tragedia os resultados sempre sao mais positivos que no caso anterior onde nem o aviao alguma vez foi encontrado ate ao momento em que escrevo estas linhas (07/01/2015). A bordo do Airbus 320-200 da AirAsia 162 pessoas entre 155 passageiros e 7 tripulantes incluindo 16 criancas e 1 bebe sendo a maioria indonesios. Apesar de algumas certezas algumas duvidas acerca da tragedia permanecem na incerteza.


O mundo da literatura universal sobretudo do romance viu-se mais pobre e triste ao ver falecer em 2014 um dos seus maiores nomes o colombiano Gabriel Garcia Marquez. O escritor viria a falecer na Cidade do Mexico no Mexico no dia 17 de Abril de 2014 apos ter completado 87 anos 1 mes e 11 dias antes.

Gabriel Garcia Marquez deu-se a conhecer como Escritor mas fora tambem um Jornalista, Editor, Activista e Politico.

Considerado um dos maiores autores do Seculo XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhoes de livros vendidos em 36 idiomas.


O ponto alto de Garcia Marquez deu-se em 1982 quando ganhou o premio mais apetecido para um Escritor o Nobel da Literatura entre as suas principais obras contam-se Ninguem escreve ao Coronel, Cem anos de solidao, Cronica de uma morte anunciada, O Amor nos tempos de colera, Do amor e outros demonio e Memorias de minhas putas tristes. O Escritor viu obras como  Cronica de uma morte anunciada e O Amor em tempos de colera serem imortalizados tambem no cinema.

Ainda em Abril de 2009 Marquez declarou que se havia aposentado e que nao pretendia escrever mais livros. Essa noticia viu-se confirmada em 2012, quando seu irmao, Jaime Garcia Marquez, anunciou ao  mundo que havia sido diagonosticada uma demencia em seu irmao o Escritor Gabriel Garcia Marquez e que, embora estivesse em bom estado fisico, havia perdido a memoria e nao voltaria a escrever.


Gabriel Garcia Marquez morreu em 17 de Abril de 2014 na Cidade do Mexico, vitima de uma pneumonia, pouco mais de um mes apos completar 87 anos (um mes e onze dias). O Escritor lutava contra a reincidencia de um cancro que lhe atingira os pulmoes, ganglios e tambem o figado. Em 1999, ele ja tinha conseguido superar um cancro linfatico. Apos a noticia da sua morte uma multidao de fans deslocou-se para a porta da sua residencia oficial com intencao de lhe prestar uma ultima homenagem.

A morte do Escritor repercutiu mundialmente. O Presidente Norte-Americano Barack Obama declarou ser fa do Escritor, orgulhando-se de possuir um exemplar autografado por este de Cem anos de solidao e dizendo "o mundo perdeu um dos maiores e mais visionarios escritores, um dos meus preferidos desde que eu era jovem" , enquanto escritores como Luis Fernando Verissimo declararam que Garcia Marquez mudou a maneira do mundo em relacao a America do Sul.


Gabriel Garcia Marquez embora nao tenha lido muitas obras do mesmo foi e continua a ser um dos meus escritores de eleicao. Nao poderia deixar de referir a importancia que para mim tem o livro Cen anos de solidao, li-o quando tinha 17 anos e descobria pela primeira vez o que era o amor e estar apaixonado. Tambem nas obras de adaptacao para o mundo do cinema nao posso jamais esquecer Cronica de uma morte anunciada e O Amor nos tempos de colera.


Num ano que comecara triste para o Sport Lisboa e Benfica com a morte de Eusebio um dos seus maiores simbolos o SL Benfica faz uma epoca de sonho a nivel nacional conquistando todas as quatro competicoes nacionais Campeonato, Taca da Liga, Taca de Portugal e Supertaca a gloria so nao sorriu em Torino onde as aguias se viram vencida na Liga Europa pela segunda vez consecutiva frente ao Sevilla FC apos no ano anterior terem perdido a final da mesma competica para os ingleses do Chelsea FC. A nivel nacional o Benfica faz uma proeza inedita nunca nenhum clube antes vencera os quatro trofeus nacionais e uma coisa e certa nao sera em 2015 que o irao fazer nem mesmo o proprio Benfica.

O campeonato 2013-2014 foi de inicio dificil para as aguias pelo facto de na epoca anterior terem perdido tudo o que tinham para ganhar Campeonato que lideraram quase ate ao fim, Taca da Liga que tinham vindo a ser o vencedor dos ultimos anos, Taca de Portugal na final e nas competicoes europeias tambem a final da Liga Europa frente ao Chelsea FC de Inglaterra. Para a historia da epoca anterior ficara na lembranca de muitos Jesus a nao se controlar em pleno Estadio do Dragao casa do eterno rival e a deixar-se cair de joelhos, tambem para a historia a curiosidade do Benfica sofrer sempre o golo da derrota aos 92 minutos, foi assim para o Campeonato e para a final da Liga Europa um facto que provocou varias piadas dos adeptos de clubes rivais.

Jorge Jesus continuou como Treinador contra a vontade de muitos adeptos devido ao voto deo confianca do Presidente Luis Filipe Vieira. Jesus que na final da Taca de Portugal fora como que agredido pela estrela e goleador principal da equipa Oscar Cardozo renovara por mais dois anos. O Benfica comecou mal o Campeonato como tem sido habitual nos ultimos anos de nao comecar a vencer. Depois viu-se eliminado na Liga dos Campeoes e atirado para a Liga Europa competicao que no ano anterior tinha perdido a final pelo meio tambem na memoria ficou mais uma vez um episodio com Jorge Jesus em Guimaraes frente ao clube local onde agrediu um policia, Jesus foi mesmo levado a tribunal e teve que pagar multa pelo que fizera.

Por entre altos e baixos o Benfica tivera o seu primeiro grande teste da epoca foi o desafio contra ao Sporting o velho rival de Lisboa para a Taca de Portugal, no Estadio da Luz que as aguias venceram por um sofredor 4-3 (apos prolongamento) com hat-trick do goleador Cardozo e de Luisao.

Com o passar do tempo a equipa foi demostrando que tinha esquecido o pesadelo da epoca passada de quem tivera tudo nas maos para ganhar e tudo perdera e a equipa fora ganhando confianca e estabilidade, sobretudo defensiva muito gracas as actuacoes do Capitao, Luisao, e tambem Siqueira, que acabara por ser o tao desejado lateral esquerdo que o Benfica tanto procurara depois da saida de Fabio Coentrao para o Real de Madrid. Com o principal objectivo bem definido, vencer o Campeonato Nacional 2013-2014, a equipa mostrava-se unida, humilde,guerreira, demostrando-o ainda mais do maior simbolo do clube e da Seleccao Nacional, Eusebio da Silva Ferreira, em Janeiro de 2014. O falecimento do Pantera Negra, foi em semana de classico e mais uma vez a equipa uniu-se e fez das adversidades e dificuldades, forcas e dedicou o triunfo por 2-0 sobre FC Porto (golos de Rodrigo e Garay), ao Rei Eusebio. 

A 16 de Abril de 2014, o Benfica garante o regresso ao Jamor depois de vencer o FC Porto por 3-1 (3-2 no conjunto das duas maos) estava dado um passo de gigante para a conquista da 25ª Taca de Portugal.

Quatro dias depois de eliminar o FC Porto a 20 de Abril de 2014, e quando faltavam disputar somente 2 jogos para o final do campeonato, o Benfica recebeu e venceu o Olhanense por 2-0 com bis de Lima, sagrou-se Campeao Nacional pela 33ª vez perante um Estadio da Luz quase cheio com 64 mil pessoas e muitos milhares no maior palco da festa em Lisboa, o Marques de Pombal.


Uma semana depois da conquista mais apetecida, o Benfica vence o FC Porto, para a Taca da Liga, por 4-3 (ao contrario dos ultimos anos na epoca 2013-2014 o FC do Porto nao consegue eliminar o Benfica em nenhuma competicao e nem vencer o campeonato) na marcacao das Grandes Penalidades, apos o resultado nulo no final dos 90 minutos, qualificando-se assim para a final.

A 1 de Maio de 2014 o Benfica garante o regresso as finais europeias pelo 2º ano consecutivo (a decima final) apos ter vencido no conjunto das duas maos por 2-1 a Juventus FC de Italia. A vitoria foi vista como uma das mais importantes dos ultimos anos para o clube da Luz as casas de apostas garantiam a passagem da Juventus a final e o Benfica realizara uma verdadeira surpresa marcando regresso a Italia justamente ao mesmo estadio para disputar a final com o Sevilla FC de Espanha. A partir daquele momento o Benfica sabia que os adeptos italianos iriam querem ver o Benfica perder a final para vingarem nao so a humilhacao da derrota mas o destruir do sonho de jogar a final perante os seus adeptos e em sua casa, o Benfica tinha acabado de tirar esse prazer a Juventus nao roubando o lugar aos mesmos mas conquistando por direito proprio um lugar na final.

As principais figuras do titulo de Campeao Nacional foram Luis Filipe Viera, que reforcou o plantel e manteve a confianca no Treinador, e Jorge Jesus, que se viu obrigado a encontrar solucoes para as diversas lesoes de jogadores ate entao fulcrais e ainda fazer substituir Matic que inevitavelmente saiu no mercado de Inverno.

Apos a conquista do 33º Campeonato Nacional, o SL Beinfica garantiu presenca na Supertaca de Portugal frente ao Rio Ave FC, o mesmo adversario das finais da Taca da Liga e Taca de Portugal. A 7 de Maio o Benfica ganhou a sua 5ª Taca da Liga (novo recorde) ao derrotar o Rio Ave FC por 2-0, com golos de Rodrigo e Luisao. A 18 de Maio, o Benfica venceu a sua 25ª Taca de Portugal (novo recorde) novamente frente aos Vilacondenses do Rio Ave FC por 1-0, com um golo de Nico Gaitan. Com esta conquista, o Benfica tinha acabado de se tornar o primeiro clube portugues a conquistar a tripla de Campeonato, Taca de Portugal e Taca da Liga, e tambem conseguiu a sua 10ª dobradinha (novo recorde). Finalmente a 10 de Agosto, no Estadio Municipal de Aveiro, o SL Benfica viria a conquistar a sua 5ª  Supertaca de Portugal batendo nos penalties o Rio Ave FC por (3-2), aposum encontro em que dominou durante os 120 minutos mas sem conseguir marcar golos. Desta forma foi quebrado mais um recorde, onde pela primeira vez na historia do futebol portugues um clube conseguiu arrecadar os 4 trofeus nacionais em pouco mais de 2 meses, ou seja 4 trofeus num ano civil.


A epoca de gloria do Benfica so ficou manchada pela final de Turim frente ao Sevilla FC onde viria a perder nas grandes penalidades, onde Oscar Cardozo entrado quase no final do jogo viria a falhar o segundo penalty para o Benfica e onde Rodrigo nao conseguira fazer melhor. Beto o Guarda Redes do Sevilla FC acabou por ser o heroi do jogo que ficou pelos 4-2 para os espanhois e ao Benfica apenas restava escrever na sua historia que no dia 14 de Maio de 2014 nao conseguira mais uma vez vencer uma final europeia algo que ja vem de 1962. O Benfica conquistara apesar da derrota um novo recorde ironicamente tornara-se o clube europeu com mais finais europeias perdidas. No entanto se em Portugal os anos fossem chamados pelo nome de animais como no anuario chines o ano de 2014 poderia muito bem ter-se chamado o ano da aguia.


Ainda no desporto em ano de mundial de futebol ou de jogos olimpicos nao fica dificil escolher e eleger o momento ou o evento desportivo do ano, assim foi pelo menos em 2014.

Na terra do samba, do sabor tropical, do cafe o Brasil a jogar em casa nao queria perder a oportunidade de se sagrar Campeao Mundia de Futebol pela sexta vez mas no entanto as coisas iriam ser bem diferentes e desde do inicio que a seleccao brasileira demostrava que nao estava bem.

O campeonato do Mundo de 2014 foi a vigesima edicao deste mesmo evento desportivo e realizou-se entre 12 de Junho e 13 de julho.

No inicio eram 32 paises participantes mas logo apos a fase de grupos o numero viu-se reduzido a metade e dai para a frente quem perdesse ia logo para casa mas so duas seleccoes conseguiram ir ate a final deixando para tras as outras trinta porem o Brasil nao era nenhuma das que chegara ao fim.

Na fase de grupos a grande surpresa viera do Grupo B onde a Espanha Bi-Campea Europeia em titulo e Campea Mundial em titulo nao conseguira passar a fase seguinte tendo mesmo no seu jogo de estreia sido humilhada pela Holanda por um resultado expressivo de 1-5 no jogo seguinte ja com o Chile os espanhois foram de novo massacrados por 3-0 e estavam de fora do mundia restava-lhes jogar o terceiro jogo com amor a camisola e assim foi acabaram por vencer a Australia por 3-0 porem a Espanha foi sem duvida a maior surpresa pelo sentido negativo deste mundial.

O Grupo D era o habitual grupo da morte Italia, Inglaterra, Uruguai e Costa Rica. Era chamado o grupo da morte mas a partida no fim da fase de grupos os vivos seriam Inglaterra e Italia os mortos por sua vez Uruguai e Costa Rica mas a realidade foi bem diferente. A Costa Rica que mostrou ser uma das seleccoes que causou maior surpresa venceu o grupo apos uma vitoria por 3-1 sobre o Uruguai, uma vitoria com a Italia 1-0 e um empate o-o com a Inglaterra.

O futuro campeao estava no Grupo G em conjunto com Portugal, Estados Unidos e Gana, era a Alemanha. O jogo inaugural do futuro campeao foi mesmo com a seleccao lusa vencendo por 4-0 e humilhando a seleccao do melhor jogador do mundo em titulo. As contas de Portugal estavam complicadas e complicaram-se ainda mais quando nao foram alem de um empate com os Estados Unidos conquistando uma vitoria apenas no ultimo jogo e juntando-se a seleccoes como como Espanha, Inglaterra, Italia como as seleccoes que mais desiludiram no Mundial de 2014 ao nem sequer terem passado a fase de grupos.

Se um desiludiram outros causaram surpresa e outros fizeram o que lhes era pedido a passagem a fase de eliminatoria sem grandes surpresas no Grupo D estava a grande surpresa causada pela Costa Rica e Uruguai mas veio do Grupo C com a passagem da Grecia a fase seguinte da competicao a Grecia de Fernando Santos passara a fase eliminatoria pela primeira vez na sua historia. O Irao de Carlos Queiroz e antigo Seleccionador Nacional nao teve a mesma sorte conquistando apenas um unico ponto e o ultimo lugar do Grupo F onde tinham medido forcas com a Argentina, Nigeria e Bosnia Herzgovina. Tambem os Estados Unidos causaram surpresa ja que aparentemente quem passaria o seu grupo seria Alemanha e Portugal.


Nos oitavos de final o Brasil suou para ganhar o Chile no final do jogo 1-1 foram para penaltys e venceram por 3-2. Colombia vencera o Uruguai sem grande dificuldade por 2-0 resultado semelhante tivera o jogo seguinte Franca-Nigeria. A alemanha so no prolongamento conseguira vencer a Argelia por 2-1. A holanda viria a vencer tambem o Mexico por 2-1. Costa Rica e Grecia duas grandes surpresas do Mundial 2014 pela positiva estavam frente a frente e apos o empate 1-1 foram para penaltys e nem os deuses gregos os ajudaram desta vez a seleccao orientada pelo portugues Fernando Santos e actual Seleccionador Nacional perdera 5-3 nos penaltys. A Argentina ganhara no prolongamento 1-0 a Suica e a Belgica levou de vencida igualmente no prolongamento os Estados Unidos por 2-1.

Nos quartos de final o Brasil viria a ganhar a Colombia e passara a fase seguinte para delirio dos brasileiros. Franca e Alemnha nos quartos de final jogavam aquela que e sempre uma possivel final de Campeonato da Europa onde os germanicos foram mais fortes que os gauleses. Holanda e Costa Rica a seleccao sensacao esteve quase a causar nova surpresa e arrastara o carrasco dos espanhois para os penaltys onde viria a perder por 4-3. A Belgica era outra sensacao mas nao conseguiu ser mais forte que a Argentina.

Semi finais com duas equipas europeias a jogar com duas equipas do continente Americano. O jogo Brasil-Alemanha era uma repeticao do jogo da final de 2002 onde os alemaes haviam perdido mas ali no Brasil contra a todas as ideias o resultado iria ser bem diferente e o sonho do Brasil viu-se tornar um pesadelo ao perder por 7-1 nunca a seleccao brasileira perdera por um resultado tao pesado ainda para mais em casa. A holanda e a Argentina disputavam outra vaga na final e no final tudo estava como no inicio nos penaltys a sorte iria sorrir a Argentina por 4-2. Argentina e Alemanha seguiam para a final ao Brasil e Holanda restava-lhes o consolo de jogar e lutar pelo terceiro lugar.

No Jogo de terceiro lugar o Brasil voltaria a perder novamente de forma expressiva mas desta vez por apenas 3-0 a Holanda conquistara o terceiro lugar da prova.

A Argentina e Alemanha disputaram a final que mais vezes fora jogada em finais de Campeonato do Mundo depois de em 1986 e 1990 os velhos rivais encontravam-se para a desforra final os Alemaes levaram a melhor por 1-0 no prolongamento.

O melhor jogo do Campeonato do Mundo 2014 no Brasil que me causou maior surpresa nao apenas pela qualidade do jogo mas pelo resultado pesado foi sem duvida o jogo Brasil-Alemanha repito nao pela qualidade do jogo mas pelo resultado e que elego este jogo entre todos os outros.


O colombiano James Rodriguez antigo Jogador do FC Porto viria a tornar-se o melhor marcador da competicao com 6 golos marcados seguido pelo alemao Thomas Muller com 5 as estrelas Messi, Neymar e Van Persie ficariam com 4 golos cada. Por Portugal Cristiano Ronaldo nao foi alem de mais do que 1 golo tal como Nani e Varela.

A Alemanha mostrara ser a melhor em campo e justa campea aos restantes restava-lhes a esperanca de melhor sorte em 2018 na Russia.


Malala Yousafzai foi no ano de 2014 como quase todos esperavam galardoada com o Premio Nobel da Paz depois de no ano de 2013 ser dada como possivel vencedora e ter ficado para tras pelo facto do Comite Nobel Noruegues ter preferido escolher e entregar o premio a Organizacao para a Proibicao de Armas Quimicas.

Malala e uma jovem e isso em 2013 deve ter pesado na decisao de entrega do Nobel, nao pelo facto de a mesma parecer imatura e nao ter motivos para ser digna de tal premio, nao antes pelo contrario. Malala nasceu em 1997 em 2013 tinha 16 anos era demasiado jovem e com toda a vida pela frente certamente o Comite entendeu que poderia esperar mais um ano, mesmo assim penso que a jovem seja a pessoa mais jovem a ser galardoada com este ou qualquer outro Premio Nobel.

Escrevi na cronica do ano passado da Analise e reumo do ano 2013 que a mesma iria quase de certeza ganhar o premio e que se isso viesse a acontecer me faria lembrar a mesma historia de 1995 quando Carlos Filipe Ximenes Belo, Bispo de Dili e Jose Ramos-Horta eram potenciais candidatos e para tristeza da comunidade timorense Portugal os mesmos foram relegados a favor das Conferencias Pugwash sobre Ciencia e Negocios Mundiais e de Joseph Rotblat pelos seus esforcos conta o armamento nuclear. No ano seguinte Os dois timorenses voltaram a ser apontados e em 1996 ganhariam mesmo vendo os seus esforcos na luta pela causa de Timor-Leste recompensados e reconhecidos.


No dia 10 de Outubro de 2014 foi anunciado a entrega do Nobel a Malala Yousafzai no entanto ela nao estava sozinha nesta sua vitoria defendendo a mesma causa da jovem paquistanesa estava tambem o indiano Kailash Satyarthi ambos foram eleitos e reconhecidos pelo seu trabalho na luta contra a discriminacao das criancas e jovens e pelos direitos destas a educacao.

Malala Yousafzai que sonha um dia vir a tornar-se Primeira-Ministra do seu pais tal como fora a sua semelhante Benazir Bhutto nao restam duvidas de que deu um passo gigante para um dia tornar real esse seu sonho.


Naquele que podera ser considerado o momento do ano veio do anuncio do Rei Juan Carlos de Espanha a favor do seu filho e legitimo herdeiro Felipe de Bourbon e a fovor de uma geracao nova.

Foi no dia 2 de Junho de 2014 que o Primeiro-Ministro Mariano Rajov recebeu do ainda Monarca a sua carta de abdicacao. Seria sucedido pelo seu filho, que viria a tornar-se, Felipe VI, apos a aprovacao de uma lei organica tal como estabelece o Artigo 57.5 deo texto constitucinal espanhol.

Em 11 de Junho de 2014, o Parlamento Espanhol aprovou a sua abdicacao, com uma grande maioria a favor foram 341 votos com 299 a favor, 19 contra e 23 abstencoes.

A decisao de Juan Carlos deu-se aos 76 anos de idade e depois de reinar por 39 anos (22 de Novembro de 1975 - 19 de Junho de 2014), deveria ter sido tomada ja em Janeiro passado, segundo indicaram fontes da Casa Real Espanhola ao diario ABC.

Apos  tudo estar tratado numa cerimonia oficial Felipe de Bourbon agora Felipe VI ja nao era Principe havia-se tornado e proclamado Rei de Espanha sucedendo assim a seu pai ainda em vida do mesmo Juan Carlos I no dia 19 de Junho de 2014.

Rumores constam que o agora antigo Rei de Espanha Juan Carlos I tomou a decisao sobretudo pela sua intencao de se divorciar de Sofia sua esposa e antiga Rainha-consorte de Espanha segundo afirmou ja no mes de Setembro a imprensa espanhola.


No Reino Unido o momento do ano veio da Escocia e do referendo que os escoceses fizeram se optavam por continuar ou se queriam tornar-se independentes do Reino Unido.

A contagem do votos comecou logo depois do encerramento das urnas e a votacao ao ver-se pela campanha anterior a mesma parecia que iria ser dura depois do encerramento das urnas as 22:00 BTS (21:00 UTC) em 18 de Setembro, nas 32 areas do Governo local. Com resultado final divulgado, os escoceses para surpresa geral de muitos decidiram por maioria permanecer um pais constituinte do Reino Unido. O "Nao" venceu por uma margem de cerca de 10 pontos percentuais o que tambem provocou alguma surpresa era de esperar uma diferenca bem menor e os nacionalistas principais defensores do sim reconheceram a derrota. Nos numeros da estatistica do resultado do mesmo referendo o "Sim" ficou-se pelos 44.70% enquanto o "Nao" venceu com 55.30%.

A decisao do mesmo referendo deu-se em 15 de Outubro de 2012, quase 2 anos antes, os primeiros-ministros do Reino Unido e da Escocia, David Cameron e Alex Salmond assinaram um acordo que permitia, em 18 de Setembro de 2014, que fosse realizado um referendo, a respeito da independencia da Escocia. Para se votar era apenas necessario ter-se pelo menos 16 anos de idade e registar-se - 97% dos escoceses registam-se para votar naquele que foi o maior referendo da historia da Escocia.


O "Nao" viria a vencer sobretudo nao so pela vontade dos escoceses fosse mesmo essa mas porque a saida da Escocia do Reino Unido no momento traria imensos problemas que poderiam trazer por sua vez problemas para a Escocia, para o Governo e povo em geral. Uma saida do Reino Unido obrigaria os escoceses a passarem a usar uma moeda propria. Nos tempos de crise economico financeira actual nao seria muito bom um pais criar uma moeda propria assim como iriam passar por varios outros problemas economico, financeiros, politico e sociais entre outros. Estava bonito de Imaginar os imigrantes escoceses pela Europa fora na zona da UE perderem o direito de poder estar num outro pais sem se preocuparem com vistos e autorizacoes. Com uma saida do Reino Unido isso iria acontecer nao sendo um pais ligado ao Reino Unido a Escocia deixaria de fazer partes dos paises que englobam a UE.

Com este resultado nao se sabe o que se pode reservar os proximos anos e geracoes. Nao me parece que a juventude esteja muito preocupada com valores culturais, historicos e tradicionais e mesmo agora julgo que nao foi essa a razao da escolha dos escoceses apenas por razoes de estarem num pais com melhor economia e financas com a saida nao so do Reino Unido mas da UE iria certamente exigir da parte do Estado um aumento de impostos.

O "Sim" tinha os seus pontos fortes apenas pelo crescimento do SNP o Partido Nacional Escoces muito em parte por culpa dos escandalos politicos da oposicao e dos maus governos de partidos ate a alguns anos atras eram bem mais populares como Liberais, Trablhistas e Conservadores. Os Nacionalistas tambem consideravam que tinham condicoes economicas para ficar independentes alegando a riqueza das reservas petrolificas do Mar do Norte que geograficamente e politicamente lhes iria pertencer em caso de independencia, so que foram argumentos que nao foram suficientes para convencer os eleitores.


Em Portugal nao sendo um acontecimento politico acaba por ser um acontecimento que tem a ver com um ex-Politico  e ate ex-Primeiro-Ministro que no meu entender se torna o momento mais importante do ano em 2014, Jose Socrates antigo Primeiro-Ministro chega a Portugal vindo de Paris e vai preso algo inedito tanto na politica como na justica portuguesa.

O escandalo rebentara e iria dar a um dos maiores assuntos da imprensa nacional do ano 2014. Jose Socrates o antigo Primeiro-Ministro chega a Portugal e levado detido para interrogatorio assim que aterra em Portugal. O acontecimento rapidamente se torna tema de noticia em varios noticiarios pelo mundo fora e noticia de jornais. Os portugueses em geral tambem pareciam ter sido apanhados de surpresa.

Jose Socrates Carvalho Pinto de Sousa mais conhecido apenas por Jose Socrates ou devido a invulgaridade do nome proprio de Socrates foi detido em por agentes da Autoridade Tributaria e Aduaneira a chegada ao Aeroporto da Portela, Lisboa oriundo de Paris, ainda na propria manga do aviao em que regressara, indiciado por crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupcao. Dada a gravidade das acusacoes de que foi alvo, passou a noite detido no comando metropolitano da PSP em Moscavide, onde viria a aguardar pelo primeiro interrogatorio judicial. Apos tres dias e depois de interrogado pelo Juiz Carlos Alexandre este optou por colocar o antigo dirigente em prisao preventiva no Estabelecimento Prisional de Evora, instalacao de alta seguranca, como prisioneiro numero 44. Desde entao tem sido visitado por inumeras figuras do seu Partido, as quais defendem a sua inocencia, bem como pelos seus advogados de defesa, Joao Araujo e Pedro Delille. Segundo o Semanario Sol, Socrates, fazendo uso da legislacao que ele proprio fez aprovar, conseguiu alegadamente braquear pelo menos 20 milhoes de euros. Igualmente com base na legislacao que tambem fora aprovada a mando do mesmo, o Estabelecimento Prisional de Evora apenas permitiu o envio a Jose Socrates de uma encomenda postal por mes, tendo todas as outras, nomeadamente o livro Cavalos de Vento, escrito e oferecido pelo seu amigo Antonio Arnaut, sido devolvidos pelo correio.


Jose Socrates mesmo durante o auge da sua carreira politica momento em que fora Primeiro-Ministro nunca deixou de estar envolvidos em escandalos e polemicas como foi o caso da sua licenciatura. Socrates sempre fora tratado por Engenheiro quando se veio a saber afinal as suas qualificacoes apenas o consideravam Engenheiro Tecnico.

Viu-se por varias razoes envolvido em varios escandalos e polemicas como o caso em Marco de 2007 o caso da Universidade independente, o caso Socrates-Wikipedia em Agosto do mesmo ano, o caso Computador Magalhaes em Outubro de 2008, caso Freeport Outlet Alcochete, o caso do Escandalo Face Oculta. Socrates foi tambem criticado por querer controlar os meios de comunicao social, viu-se envolvido em processos que ele mesmo impos a jornalistas e viu-se envolvido em muitos outros escandalos como o de violar a lei de nao poder fumar dentro de um aviao durante uma viagem a Venezuela.

Ainda nao se sabe onde todo este caso vai parar a verdade e que Socrates continua na Prisao em Evora e todos os seus pedidos impostos pelos seus advogados para sair em liberdade condicional tem sido recusado sobretudo porque a acusacao alegadamente apresentou provas de que Socrates estaria a preparar uma possivel fuga para o Brasil.

Muitos mais foram os casos de um 2014 que viu partir personalidades como Joe Cocker, Robbie Williams, Mario Coluna, Rodrigo Menezes, Jose Wilker ou Antonio Montez.

O ano 2014 foi um ano ainda falando de justica viu Duarte Lima ser condenado a 10 anos de prisao por crimes de branqueamento de capitais e burla qualificada. No ambito da cultura o ano 2014 viu chegar ao Panteao Nacional a Poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen para o Panteao Nacional. Ainda no campo da politica as eleicoes para eleger o lider do PSD na Madeira confirmam o fim do reinado de Alberto Joao Jardim a Madeira vai continuar a ser um jardim mas sem Alberto Joao.

Na hora da despedida e tal como o ano passado resta-me eleger o momento mais importante do ano e o mesmo vai para a abdicacao do antigo Rei espanhol Juan Carlos e a sucessao de seu filho princepe Filipe VI de Espanha. Igualmente de extrema importancia foi o referendo na Escocia sobretudo pela surpresa da vitoria do sim ter vencido quando a pergunta que se punha aos escoceses era se queriam continuar dependentes do Reino Unido. Igaulmente a nivel nacional a prisao do antigo Primeiro-Ministro Jose Socrates.

Caro(a) Leitor(a) haveria muito mais para falar acerca do que aconteceu nao so em Portugal mas no mundo em geral em 2014 mas para nao tornar esta cronica ainda mais longa fico-me por aqui. Penso que falei dos momentos mais importantes que se sucederam em 2014 peco desculpa se me esquecim de nomear algum da sua preferencia. Ate a proxima.

Ps: Mais uma vez sei que posso parecer demasiado amador mas quero que saibam que apenas procuro e sempre procurarei dar o meu melhor em nome daquilo que defendo que e sobretudo defender e dar a conhecer o que de melhor Portugal tem. Sei que muitos nao gostam de certas coisas que aqui falei mas como em tudo na vida nao se pode agradar a gregos e a troianos.

                                                                                                             Manuel Goncalves























2 comentários:

  1. Muito bem! De facto, este último ano foi difícil, para mim também, com muita instabilidade. Mas o último dia do ano foi perfeito! Pude falar com alguém de quem gosto muito, senti uma certa paz e harmonia! Que ambas continuem no novo ano!

    ResponderEliminar
  2. Um ano nada facil para mim tambem e julgo que bem mais complicado em termos gerais para o mundo em si. As dificuldades muitas vezes somos nos que as fazemos mas o ano de 2015 parece-me tambem nao vir a ser facil.

    ResponderEliminar