Página

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Um Amor Sem Leis

 

Um amor sem leis era o que tinha sido aquela relacao que envolvera o amor proibido, paixao, prazer e ate o adulterio.

Ele durante anos nao conseguira esquece-la apesar da ausencia,  distancia e da frieza com que tudo terminara. Pensou que tudo aquilo nao fora mais que um amor de adolescente, uma relacao platonica e que a distancia com ajuda do tempo iria ajudar a esquece-la mas a realidade fora bem diferente, completamente diferente daquilo que ele imaginara jamais a esquecera, jamais a deixara de amar. Sim, claro, depois dela ele tivera outra relacoes pouco ou mais reais que aquela que ele considerava um amor platonico e ate nao correspondido mas em cada fim de uma relacao Maria Cristina vinha-lhe sempre a memoria.

Ela chamava-se Maria mas como tantas outras Marias nunca ouvia ninguem chama-la assim era sempre Cristina ou Maria Cristina para ele ela acabara por ser Doutora Cristina a herarquia social e o meio social assim o obrigava a seguir aquelas etiquetas de boa educacao e maneiras alem de que o diploma que ela pendurava na parede do seu cabinente nao deixava restar duvidas ela era formada, tinha um curso superior, passara pela universidade nao era uma pessoa qualquer.

Recuando no passado e voltando ao comeco de tudo ele era um jovem quase a fazer 16 anos ainda era muito novinho e nao sabia quase nada da vida. Nao sabia quase nada da vida e do resto pouco tambem sabia mas na cabeca dele como de tanto jovens da sua idade julgava estar certo e ser conhecedor de tudo.

A vida obrigou-o a deixar os bancos da escola e a procurar uma saida profissional mas os tempos eram outros de a alguns anos atras em que se comecava a trabalhar cada vez mais cedo inclusive era ilegal comecar-se a trabalhar antes dos 16 anos de modo que um Curso de Formacao Profissional era a melhor opcao.

Com a carta na mao apresentou-se na Secretaria do Centro de Formacao Profissional enviaram-no para a respectiva Tecnica que o iria entrevistar e quase que estudar o seu caso. A primeira vista foi importante ela ficou surpreendida com a inteligencia dele, a conversa correu bem e ele esteve acima da altura na media dos testes psicotecnicos, ela estava pasma era o primeiro sinal que as coisas nao iriam ficar por ali.

Tal como ela prevera ele havia sido seleccionado para comecar um Curso de Formacao Profissional e quando o viu de novo deu-lhe os parabens como ela lhe tinha dito entre os 20 seleccionados so havendo 4 vagas a nota dele havia sido melhor, tratou-o naquele momento como se ele fosse um fora de serie ou super dotado e ao que parece tinha ficado atento a ele, queria como que polir ele, apostar nele o mesmo parecia ser um diamante em bruto e como ele confessara anos mais tarde fizera-o porque desde o primeiro momento ela tivera a certeza que ele ia chegar longe na vida, viu desde logo que ele tinha potencial e que era muito inteligente. A unica coisa que lhe faltava eram oportunidades e alguem que acreditasse nele.

O tempo foi passando e como nao poderia deixar de ser eles foram-se conhecendo cada vez mais muito por ajuda das sessoes de terapia que ele tinha com ela uma vez por semana.

Com o tempo ela ja nao o ajudava por dever profissional mas segundo ela lhe confessara anos mais tarde por carinho, depois amor. Com o tempo tambem comecaram a sair um pouco as escondidas ja que ela apesar de tudo continuava a ser a Doutora Cristina, ele era apenas mais um formando daquela escola e ainda menor de idade.

A paixao pela literatura levou-a a leva-lo ate a biblioteca da terra mais proxima que ficava denro do proprio centro cultural. Quinzenalmente iam levar e requisitar novos livros, conversavam de quase tudo e ja sabiam que sentiam um amor, que estavam apaixonados um pelo o outro. Os passeios a biblioteca nao ficavam por ali iam ate mais alem onde aproveitavam para descansar no adro da Igreja sentados no muro que servia de barreira.

Fora ali no muro o mais confortavel possivel que ele sentira que a amara e descobrira o que era o amor pela primeira vez na vida. Tivera vontade de a abracar e beijar mas nao arriscara ir tao longe com medo de ela nao gostar, nao lhe falar mais. Saiam quase sempre dali e iam lanchar a um dos cafes mais proximos.

Tudo aquilo durara alguns meses mas tivera um fim ele foi enviado para um estagio e ela em final de contrato de trabalho que nao fora renovado foi-se embora. Ele sentira a sua falta ainda para mais porque desde a algum tempo que estavam chateados e nao se falavam, a situacao havia sido descoberta e eles tiveram que se afastar bruscamente num corte de relacoes.

Ele quis o destino nao continou muito mais tempo por ali o estagio terminara e ele regressou a escola e no momento odiava aquele lugar tudo fazia lembra-lo de Maria Cristina e tudo parecia triste a sua volta a sua razao de viver ja nao estava ali. Tudo aquilo e outros problemas fizeram-no entrar em confronto com a Assistente Social daquela escola e como ali era tipo a lei da selva que governava ele acabou por ser expulso do mesmo lugar.

O destino levou-o a mesma terra onde ela vivia e foram quase vizinhos mas apesar das tentativas de aproximacao dela por tudo o que tinha acontecido ele sempre fora mais frio e chegou mesmo a ser indelicado com ela ao praticamente expulsa-la do local onde ela o fora visitar.

Entre tantos altos e baixos ele tivera a oportunidade da sua vida quando tudo parecia perdido e depois de perder tudo num negocio devido a um desfalque do socio na empresa que ele tinha. Tivera uma oferta de emprego no estrangeiro para ir trabalhar no Reino Unido oferta que ele jamais pensou recusar e partiu sem se despedir dela.

Treze anos foram treze anos que se tinham passado e ele sempre com uma certa nostalgia ou melancolia com qual dava para viver mas sentia um sentimento de fracasso ao longo dos anos anos tentara contacta-la e procurou-a sem exito. Varias vezes o fizera na internet e no facebook sem sucesso ate que um dia o conseguira.

Deixou-lhe uma mensagem onde falou e se mostrou arrependido de todos os problemas que lhe tinha causado e nao tinham sido pouco, profissionais, familiares, etc. Fora sincero e so  lhe queria pedir desculpa mas ela ao contrario do que ele pensava respondeu-lhe em menos de 5 minutos ja eram amigos no facebook e estavam a falar e a matar saudades depois do efeito da surpresa ter passado.

Ela nao o imaginava daquela forma mas viu que ele estava diferente, parecia ser mais homem o que era natural a idade obrigava a uma certa maturidade e ele nao parecia mas ja tinha quase 34 anos. Ela ficou a saber que ele tinha conseguido vencer na vida no Reino Unido, nao fizera fortuna mas conseguira construir por la toda a sua vida. Ficou a saber que ele nunca casara tivera outras mulheres mas jamais a esquecera.

Foram conversando e nao resistiram estavam de novo envolvidos agora mais do que nunca. Ja se tinham passado alguns meses e ela esperava-o em Lisboa na sala do aeroporto no dia dos anos dele, dali o caminho era o quarto do hotel que ela reservara assim que soube da sua vinda a Portugal.

Primeira vez que faziam amor tinha que ser inesquecivel e logo no dia dos anos dele. Muitos outros momentos se seguiram em que fizeram amor, em que passearam como um casal normal, almocaram e jantaram em restaurantes e tiveram tantos momentos de cumplicidade que iriam recordar toda a vida.

Sabiam ja que nao iam ficar juntos mas enquanto as ferias dele nao acabaram foi assim que viveram um amor com paixao e adulterio um amor que a sociedade chamava de um amor imoral e proibido mas ao qual ele preferia chamar um amor sem leis.

Ele regressou a Inglaterra ela nem por isso ficou com a familia em Portugal sempre em contacto com ele diario no facebook ate a relacao ser descoberta. Ele jamais a esquecera e em cada relacao que tinha e terminava as recordacoes daquele amor vinham a sua memoria, era a paixao da sua vida aquele amor sem leis.

                                                                                                            Manuel Goncalves

Sem comentários:

Enviar um comentário