Página

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Kasparov e Karpov a Inesquecivel e Eterna Rivalidade no Xadrez



Quem gosta  de jogar Xadrez e viveu o final da primeira metade da Decada de 80 e a Decada de 90 do seculo passado como eu vivim embora nao jogue Xadrez nao se pode esquecer da rivalidade entre os dois grandes mestres de origem da antiga Uniao Sovietica.

Ja na segunda metade da Decada de 90 tambem para a historia fica a luta e rivalidade que Kasparov travou com  o Deep blue um supercomputador e um software criados pela IBM especialmente para jogar Xadrez com 256 co-processadores, capazes de analisar aproximadamente 200 milhoes de posicoes por segundo. Garry Kasparov ganhou tres partidas das seis partidas, empatou duas perdeu uma isto em Fevereiro de 1996. Kasparov talvez ja calculando o futuro que ai vinha declarou que era o ultimo humano a tornar-se Campeao Mundial de Xadrez e a pericia da mesma maquina levou a perguntar ate quando o homem iria ter dominio sobre maquinas do genero.

Em Maio de 1997, apos uma severa actualizacao, Deep Blue venceu Kasparov em um novo confronto de 6 partidas, com duas vitorias, tres empates e uma derrota, tornando-se assim o primeiro computador a vencer um Campeao Mundial de Xadrez num Match com as regras de tempo oficiais. Deixemos agora esse episodio que mostrou que o homem nao superava a inteligencia de uma maquina quando essa estava preparada para isso e passemos aos duelos de Kasparov e Karpov, curiosamento duelos equilibrados no qual um dos dois nunca saiu como vencedor.


Em quatro encontros para o titulo mundial, o vencedor foi sempre o mesmo havendo tres vitorias 1985, 1986, 1990 e um empate  no confronto de 1987. Sabe o caro(a) leitor(a) dizer qual? Na verdade isso e um facto que pouco importa. Ninguem consegue falar de Xadrez sem recordar estes dois grandes mestres do Xadrez sovieticos. Talvez a mesma rivalidade tenha em muito ajudado para se considerar que os grandes masters do Xadrez estavam na ex-Uniao Sovietica e continuam a estar na Russia e nas suas ex republicas sovieticas.

O Xadrez pode ser considerado igual ao boxe em algumas semelhancas. Dois adversarios se estudam um ao outro durante meses a fio, por vezes anos ate, para descobrirem as fraquezas do rival que tem na sua frente. Outra semelhanca esta na forma como se atribuem os titulos mundiais: temos um campeao que e desafiado por outro lutador no caso do Xadrez mais um jogador do que propriemente um lutador muitas vezes um anonimo e desconhecido novato. E assim como tantas outras historias de episodios semelhantes passados no Xadrez que comeca a historia de Anatoly Karpov e Garry Kasparov.


Na chegada ao ja distante ano de 1984, Karpov eraLlider Mundial de Xadrez, tendo consigo o recorde de maior numero de titulos consecutivos (nove). Ate que um anonimo e quase desconhecido jovem de 20 anos atinge o numero um do Ranking Mundial depois de se bater com e vencer Karpov: o desconhecido jovem era Kasparov.

Na vespera desse primeiro embate, cada um estava plenamente confiante de que sairia vencedor. "Eu via todas as fraquezas dele e nao duvidava de que seria capaz de o controlar no tabuleiro sem suar sequer", confessou o entao campeao em titulo Karpov anos mais tarde. "Pensava que quanto mais cedo nos defrontassemos, maior seria a sua derrota". Kasparov, por seu lado, estava euforico e todo ele respirava confianca. Aos amigos, disse que estava "a cinco minutos de conseguir o titulo de campeao mundial".

Mas como ja era de calcular e esperar na realidade nada era assim tao simples. O primeiro a vencer seis jogos seria o Campeao, independentemente do numero de jogos ou do tempo que durasse o confronto. Tudo aquilo so poderia ter um final ou Karpov renovava o titulo ou Kasparov poderia iniciar uma nova era no mundo do Xadrez. Os encontros seriam em Moscovo, capital na altura da Uniao Sovietica, ate porque desde de 1969 que o Campeonato Mundial de Xadrez nao era disputado entre dois sovieticos (os ultimos tinham sido Boris Spassky e Tigran Petrosian).

Karpov inicialmente mostrou um maior sangue frio e arrancou melhor, como seria de esperar e lhe competia no fundo ele era um Grande Mestre e na sua frente Kasparov nao era ninguem para la de um ilustre desconhecido, o ainda campeao Karpov venceu os quatro primeiros jogos. Seguiu-se uma longa serie de 17 empates, coisa que nunca tinha acontecido num Campeonato Mundial de Xadrez e que tornava ja o mesmo evento desportivo daquele ano como tendo algo de insolito. No jogo 27, Karpov conseguiu arrancar a sua quinta vitoria e estava apenas a uma vitoria do seu decimo titulo de Campeao Mundial de Xadrez e aumentar assim tambem o  numero de titulos ganhos de forma  consecutiva por parte de um jogador de Xadrez. Veio de seguida outro periodo de empates aparentemente interminavel e so depois a surpresa, com Kasparov finalmente a ganhar os jogos 47 e 48.

Foi no dia que Kasparov ganhou o jogo 48 que a Federacao Russa de Xadrez resolveu simplesmente interromper a luta pelo titulo, alegando sobretudo e simplesmente razoes de saude dos dois jogadores. Apesar da polemica decisao a verdade e que Karpov tinha perdido 10 quilos ao longo de cinco meses de encontros entre os dois, mas o proprio queria continuar a jogar (de lembrar que ele tinha ja 5 vitorias e estava a uma das 6 que eram obrigatorias para se encontrar o campeao Kasparov tinha duas o resultado estava 5-3 para Karpov). Porem ignorando tal vontade, a Federacao Internacional de Xadrez concordou e suspendeu o campeonato.

O encontro foi remarcado para o final de 1985, mais uma vez e de novo em Moscovo, mas desta vez a propria Federacao Internacional limitou o embate entre os dois a 24 jogos apenas (0,5 pontos para cada se houvesse empate). O resultado foi verdadeiramente inesperado e novamente acontecera algo que se poderia considerar insolito, resultado final: 13-11 para o jovem e novato Kasparov. Comecara uma das maiores rivalidades do Xadrez e ate das mais conhecidas no mundo do desporto em geral, desde dai, os dois voltaram a competir pelo titulo mais tres vezes (1986, 1987 e finalmente 1990), com Kasparov a vencer sempre e sagrar-se igualmente campeao. Ao todo, os cinco encontros ate foram equilibrados, com 19 vitorias para o sempre derrotado Karpov, 21 para o sempre vencedor Kasparov e 104 empates. Karpov saiu sempre derrotado e talvez ate humilhado na altura mas podemos concluir que isso em nada manchou a sua reputacao e carreira.

Reza entretanto a lenda que segundo boatos os dois jogadores se detestavam. Karpov chegou mesmo a dizer que se tivesse tido oportunidade de defrontar Bobby Fischer quando ainda tinha 20 anos, como Kasparov tivera consigo, se teria tornado um jogador muito melhor - Karpov tentou sem exito desafiar Fischer em 1975 quando ele Karpov era um novato acabado de se tornar Campeao Mundial de Xadrez pela primeira vez arrancando para uma serie de 9 titulos sucessivos, mas as negociacoes nunca se vieram a concretizar.

Por outro lado, frente a frente com tabuleiro diante de si, os dois jogadores respeitavam-se  profundamente. Num dos jogos do seu ultimo encontro e que colocara fim a rivalidade entre ambos, em 1990, os dois sentaram-se a vontade a discutir as jogadas de ambos no final de uma partida. Alguem perguntou a Kasparov porque tinha ele passado tanto tempo a analisar o jogo com  rival e a resposta veio rapida e simples: "Ele e o unico para alem de mim que consegue compreender o que se passou".

A rivalidade entre Kasparov e Karpov atraiu meio mundo para o universo doXadrez, nao so pela qualidade dos dois jogadores, mas (como era de esperar) pelo que eles representavam em si. Karpov, era um homem reservado, radical defensor do regime sovietico e por isso preferido do Kremlin versus Kasparov, o oposto de Karpov, falador, de origem judia e armenia, estrela de um anuncio no Ocidente. Como em tudo na vida, nada era so preto e branco: o sisudo Karpov chegou a falar a um jornal norte-americano, enquanto por sua vez Kasparov era membro do Partido Comunista. Mas a rivalidade ainda que penso nao o odio que ambos pudessem sentir um pelo o outro ou talvez desprezo ficou gravado na historia, ja que os dois foram o simbolo das tensoes internas que a URSS viveu na viragem da decada, antes da sua queda final.

                                          
No mes de Setembro de 2009, o mundo reviu o maior combate da historia do Xadrez moderno: Karpov versus  Kasparov. Por tras de uma luta entre o Maradona e Pele dos tabuleiros de xadrez, aqui jogadores de futebol como Eusebio ou George Best ficam esquecidos de chegar a comparacao com estes dois grandes mestres do Xadrez, estamos a falar dos melhores mas e tudo uma opcao de escolha e gosto para muitos Eusebio e o melhor e para alguns Kasparov nao e melhor que Karpov ou nenhum dos dois e o melhor de todos os tempos. Uma historia de ofensas, quilos perdidos, colapsos, computadores e ate politica e como sempre no fim eis que termina mais uma era...

Um tabuleiro, pecas brancas e igualmente pretas ambas em madeira, frente a frente dois oponentes de carne e osso. A antiga, o azerbaidjano Garry Kasparov e o russo Anatoli Karpov enfrentaram-se entre 21 e 25 de Setembro, em Valencia, na Espanha. A disputa comemorou os 25 anos o aniversario do duelo historico entre os dois, ultimos representantes humanos de grandes xadrezistas, antes de programas como o Deep Blue ou Fritz derrotarem campeoes nos anos 90. Kasparov voltou a ganhar por 9-3, provocando a mesma reaccao raivosa da epoca da Guerra Fria. "Como seres humanos, somos absolutamente distintos e opostos em qualquer assunto. Somos como Pele e Maradona", disse na altura Karpov.

Em 1984, na capital da entao Uniao Sovietica, Kasparov, com 21 anos, disputou o titulo mundial com Karpov, detentor do titulo e honra desde a Decada de 70. O jogo levou cinco meses, e custou 10 quilos a Karpov, colapsos fisicos e nervosos por parte dos dois xadrezistas e acabou com uma inconclusao. A direccao alegou perigo para a saude fisica dos dois jogadores, mas os opositores do Governo sovietico viram na polemica decisao final um sinal de que Karpov, 33 anos e o menino querido dos politicos, poderia perder. Kasparov, era um jovem e com ideias politicamente contrarias ao duro regime politico sovietico, o mesmo representava uma ameaca a propria estabilidade comunista. No ano seguinte, o duelo foi retomado, e Kasparov consagrou-se Campeao Mundial de Xadrez.

A rivalidade entre os dois foi novamente posta a prova por mais tres vezes nesses 25 anos (duas vitorias de Kasparov 1986, 1990 e um empate em 1987). Kasparov passou a desafiar computadores. Em 1996 venceu o conhecido Deep Blue, da IBM. Na epoca, Kasparov previu que seria o ultimo humano a ser Campeao de Xadrez, um ano depois, perdeu para um pc, em uma disputa polemica para alem de insolita que provocou um escandalo no mundo do desporto em particular do Xadrez. A questao agora era ate quando o homem teria poder para dominar a memoria e inteligencia das maquinas? Algumas pessoas ainda disseram que a maquina havia tido uma maozinha humana como ajuda, no final (mas que humano seria esse capaz de bater o Campeao Mundial de Xadrez numa partida de Xadrez?), outros, que era simplesmente muito desigual competir com um organismo que tem em sua base de dados mais de 700 mil jogos de grandes mestres. Mas  facto e que, desde a derrota, nao  surgiu nenhum outro Xadrezista humano para roubar a fama de Karpov ou Kasparov.   

Em Setembro de 2009 quando do ultimo encontro os dois xadrezistas tinham abandonado a aposentadoria para realizar o encontro Anatoly Karpov contava com 58 anos e Garry Kasparov 46. Os dois ao longo de todos os seus encontros tinham ficado mais de 500 horas frente a frente.


Quem me conhece e acompanha o blog sabe que sou uma pessoa demasiado completa talvez a razao destas cronicas aqui serem tao extensas por norma. Considero que seria um pouco incompleto falar da maior rivalidade da historia do Xadrez entre dois jogadores sem falar dos dois em termos individuais e de carreira. Considerei isso e vou faze-lo agora comecando inclusive por aquele que nunca conseguiu sair vitorioso de uma serie de encontros entre Kasporv e Karpov.
                             


Anatoly Evienvich Karpov, em russo: Анатолиu Евгеньевич Карпов, (Zlatoust, 23 de Maio de1951). Um dos melhores xadrezistas de todos os tempos. Foi Campeao Mundial de Xadrez de 1975 a 1985 e de 1993 a 1999 totalizando 16 anos com o titulo mundial e tornando-se o Campeao Munial que mais partidas realizou em disputa direta pelo titulo ou em sua defesa.

Sagrou-se campeao mundial juvenil em 1969 e obteve o titulo de Grande Mestre em 1970. Ao vencer o Torneio Interzonal de Leningrado de 1973, qualificou-se para disputar, no ano seguinte, o Torneio de Candidatos, que consistia em uma serie de partidas de eliminatorias cujo  o vencedor apontaria o desafiante ao titulo mundial. O jovem desconhecido Karpov derrotou, sucessivamente, a Lev Polugaevsky da Bielorussia, Boris Spassky seu compatriota e Viktor Korchnoi um Xadrezista de naturalidade sovietica mas de  nacionalidade suica por opcao, obtendo assim direito a jogar pela conquista da coroa suprema contra o entao campeao, o estadunidense Bobby Fischer.

Fischer, todavia, desistiu de disputar a final, pois nao concordava que a mesma partida tivesse um numero determinado de jogos. A proposta do americano Booby Fischer era de que se sagrasse campeao quem obtivesse primeiro nove vitorias, sem um limite de numero de jogos. Diante da desistencia do campeao e da nao concordancia com a sua condicao. o Presidente da FIDE (Federacao Internacional de Xadrez) da epoca, o ex-campeao mundial Max Euwe, proclamou Karpov campeao. Tenha sido uma decisao polemica ou nao a verdade e que Karpov tornou-se, assim, o primeiro Campeao Mundial de Xadrez, a ganhar o titulo sem disputar uma final.

Nos anos seguintes Karpov foi um participante assiduo nos principais torneios, vencendo-os quase sempre. Confirmava, dessa forma, que merecia o titulo de campeao do mundo da modalidade, isto apesar de o primeiro titulo lhe ter sido entregue da forma como foi nao tendo a FIDE escolhido um adversario para disputar a luta pelo mesmo titulo com ele. Considero que teria sido a decisao mais acertada se Karpov era o numero um no ranking de desafiantes do campeao na impossibilidade de realizar um jogo com o mesmo o certo seria juntaro o desafiante ao campeao numero um com o numero dois e fazer-se assim uma final para encontrar o novo campeao.

Em 1978, em Baguio City (Filipinas) e em 1981, em Merano (Italia), Karpov manteve o titulo maximo derrotando a Korchnoi, que fora o vencedor do Torneio de Candidatos em 1977 e em 1980.

Em 1984 Karpov defendeu seu titulo diante do seu compatriota Garry Kasparov. O jogo nao chegou a final depois de 48 partidas realizadas, ja no inicio de 1985, Karpov vencia Kasparov por 5-3, com 40 empates, precisando de mais uma vitoria para manter o titulo. Diante da perspectiva de a luta prolongar-se, e tendo em vista o estado de exaustao de ambos os jogadores, o entao Presidente da FIDE, Florencio Campomanes, em circunstancias ate hoje nao inteiramente esclarecidas, deu o jogo por encerrado, com a condicao de que um novo jogo seria disputado ainda em 1985.

Nesse segundo jogo Karpov foi derrotado pelo mesmo score, 5-3, com o qual havia vencido Kasparov no "jogo" anterior, acabando por perder o titulo mundial apos dez anos de reinado. Tentou reaver o mesmo titulo por tres vezes diante do mesmo adversario, em 1986, 1987 e 1990, sempre sem sucesso.

A despeito dessas derrotas, todas bastante apertadas ou seja por uma margem muito pequena, ao longo da Decada de 90 do Seculo XX Karpov continuou sendo um dos principais jogadores do mundo e aquele que estava sempre mais a altura de desafiar o campeao em titulo. Conseguiu o feito historico de alcancar o rating performance de 2984, no tradicional Torneio de Linares, ficando desta vez a frente de Kasparov por 2,5 pontos.

Em 1993 Kasparov retirou-se da disputa do titulo mundial da FIDE e criou uma nova associacao, com o resultado da qual o titulo mundial de Xadrez permaneceu dividido durante 14 anos. Com Kasparov, fora do titulo, Karpov conseguiu assim recuperar o titulo da FIDE, que manteve ate 1999. Nesse ano foi a sua vez de retirar-se da disputa, por discordar do novo formato estabelecido pela FIDE para determinar o campeao. Depois disso, Karpov abandonou aos poucos o Xadrez competitivo.

Portador de um estilo unico de jogo, Karpov foi bastante influenciado por tres campeoes mundiais: foi responsavel pelo estudo cientifico de aberturas em deuso na sua epoca (as mesmas jogadas pelo seu idolo, Jose Raul Capablanca); desenvolveu conceitos de super proteccao de casas agudas e estudos sobre reposicionamento das pecas (estudo iniciado por Tigran Petrosian); e por fim tornou-se o jogador de maior conhecimento em finais de jogo, sendo assim considerado por atletas xadrezistas notaveis, como o caso de Garry Kasparov (o seu eterno rival) e Vassilly Smyslov.


Karpov sem duvida foi um grande xadrezista dos melhores Grandes Mestres que surgiram na historia do mesmo desporto que tanto exige da mente de quem o joga so mesmo os melhores chegam ao titulo de Grande Mestre e mesmo esses poucos sao os que se acabam por tornar campeoes do mundo. Penso que Karpov sem lhe tirar o merito teria ido muito mais longe ainda no mundo do Xadrez se nao fosse o eterno rival Kasparov e somente gracas ao retiro de Kasparov da FIDE em 1993 e que Karpov conseguiu os titulos mundiais que conquistou depois entre 1993 e 1998.

Dados pessoais de Anatoly Karpov:

Nome: Anatoly Evienvich Karpov.
Nascimento:  Zlatoust, Russia, 23 de Maio de 1951.
Nacionalidade: Russa.
Titulos: Grande Mestre.
                Campeao Mundial: 1975-1985, 1993-1998.
                Entre outros.


Garry Kasparov (em russo: Гaрри Ки́мович Каспаaров), nascido Garry Kimovich Weinstein (Baku, 13 de Abril de 1963) e um Grande Mestre e ex-Campeao Mundial de Xadrez, Escritor e Activista Politico nascido na Republica Socialista Sovietica do Azerbaijao, Uniao Sovietica (actual Azerbaijao). E considerado por muitos como o maior Xadrezista de todos os tempos.

Kasparov foi o jogador mais novo a se tornar Campeao Mundial de Xadrez em 1985, quando tinha 22 anos, proeza que esteve com o seu nome durante 17 anos, ate 2002. (Em 2002 Ruslan Ponomariov com apenas 18 anos se tornou o mais jovem Campeao Mundial de toda a historia doXadrez). Manteve o titulo mundial oficial da Federacao Internacional de Xadrez ate 1993, quando uma disputa com a FIDE o levou a criar uma organizacao rival, a Professional Chess Association. Ele continuou a vencer o Campeonato Mundial de Xadrez Classico ate ser derrotado por Vladimir Kramnik em 2000 sem vencer sequer uma unica partida. Garry Kasparov tambem e largamente conhecido por ser o primeiro Campeao Mundial de Xadrez a perder um jogo frente a um computador, quando perdeu para o Deep Blue em 1997.

As conquistas de Kasparov incluem ser classificado como o numero um do mundo de acordo com o rating ELO quase continuamente de 1986 ate ao inesperado retiro e abandono do Xadrez de alta competicao em 2005 com 41 anos de idade. Ele ainda mantem, tambem, o recorde de Chess Oscars, tendo recebido o premio por onze vezes.

Entre 1984 e 1990, Kasparov foi membro do Comite Central de Komsomol e membro do Partido Comunista da Uniao Sovietica. Ele anunciou seu afastamento do Xadrez profissional em 10 de Marco de 2005 quando faltava um mes e tres dias para completar 42 anos de idade o que provocou alguma surpresa ao comunicar tal decisao ja que aparentemente nao era uma pessoa idosa para se afastar assim da modalidade desportiva que sempre praticou e na qual era visto como um dos melhores do mundo de todos os tempos. Kasparov explicou que queria dedicar o seu tempo a politica e a escrita. Formou o movimento United Civil Front, e tornou-se membro do The Other Russia, uma uniao da oposicao a administracao de Vladimir Putin. Kasparov chegou a ser candidato para Presidente nas eleicoes de 2008, mas depois acabou por desistir. Embra altamente considerado  e popular, no Oriente, como simbolo da oposicao a Putin, o apoio de Kasparov na Russia era demasiado fraco.

Em 14 de Abril de 2007 Kasparov foi preso na companhia de quase outras duas centenas de pessoas ao participar de um protesto contra o Kremlin, e ficou detido por cerca de dez horas, alem de ser multado em 1000 rublos. Em Novembro do mesmo ano, voltou a ser novamente preso, de novo em um protesto desta vez contra ao proprio Presidente Vladimir Putin e ficou detido desta vez por cinco dias.


Garry Kasparov nasceu Garry Kimovich Weinstein, (russo: Гарри Ваuнштеuн) em Baku, filho de mae armenia e pai Judeu. Ele se iniciou no estudo do Xadrez apos propor uma solucao por um problema criado por seus pais. Seu pai morreu vitima de leucemia quando ele tinha sete anos. Aos 12, ele adoptou o sobrenome armeniano de sua mae, Kasparyan, modificando-o para uma versao mais russa e ficando, Kasparov, como se tornou mundialmente conhecido.

A partir dos 7 anos, Kasparov frequentou a Young Pioneer Palace em Baku e aos 10 anos comecou a treinar na Escola de Xadrez Mikhail Botvinnik, com o Tecnico Vladimir Makogonov. O mesmo Makogonov viu o enorme potencial de Kasparov e desenvolveu as habilidades posicionais do jovem Garry ensinando-lhe tambem a execucao da Defesa Caro-Kann e variantes do Gambito da Dama. Kasparv venceu o Campeonato de Juniores da Uniao Sovietica em Tbilisi, no ano de 1976, aos 13 anos, com  7 pontos de 9. Ele provou que nao tinha sido por falta de merito que havia ganho aquele campeonato repetindo a mesma facanha no ano seguinte, com um placar de pontuacao a mostrar 8½ de 9. Durante esse tempo, estava sendo treinado por Alexander Shakarov.

Em 1978, Kasparov participou no Torneio Sokolsky Memorial, em Minsk. Ele foi convidado como sendo uma excepcao mas acabou por ficar em primeiro lugar. Garry Kasparov disse mais tarde repetidamente que esse torneio e evento foi o ponto de virada da sua vida e foi ai que se convenceu de escolher o Xadrez como sua carreira.

Ele qualificou-se para o Campeonato de Xadrez da Uniao Sovietica pela primeira vez aos 15 anos, em 1978, o Jogador mais novo naquele nivel. Ele venceu o torneio em Daugavpils, pelo tiebreaker com Igor V. Ivanov, garantindo o unico lugar de qualificacao.

Kasparov como seria de esperar subiu rapidamente no ranking da FIDE. Comecando com a supervisao com a Federacao Russa de Xadrez, ele participou de um torneio realizado para jogadores com a categoria de Grande Mestre em Banja Luka na República Sérvia da Bósnia, Bósnia e Herzegovina, em 1979, em quanto ainda nem sequer tinha essa classificacao. Jogar com os mais fortes desde jovem certamente foi um grande e forte trunfo em sentido de aprendizagem para Kasparov nos tempos futuros. Ele de forma inesperada ganhou esse torneio de alta classe, era algo insolito alguem que ainda nao tinha o titulo que so os melhores entre os melhores conseguem obter, Grande Mestre, ganhar um torneio onde os mesmos participavam, emergindo com um ranking provisorio de 2595, o suficiente para leva-lo agora sim ao grupo dos melhores jogadores do mundo, que na epoca era representado por quinze xadrezistas. No ano seguinte, ele venceu o Campeonto Mundial de Juniores em Dortmund, na entao Alemanha Ocidental. Depois desse ano, ele fez sua estreia como segundo suplente da Uniao Sovietica nas Olimpiadas de Xadrez em La Valletta, Malta e se tornou finalmente em um Grande Mestre (ou Grandmaster).

A segunda disputa entre Anatly Karpov e Garry Kasparov foi organizada em Moscovo como o melhor de 24 jogos, onde o primeiro Jogador a obter 12,5 pontos ganharia o titulo de Campeao Mundial de Xadrez e o resultado final nao importaria. Mas no caso de empate 12-12 o titulo permaneceria com o Campeao anterior, Karpov. Em 9 de Novembro de 1985 Kasparov tornou real para si o sonho de qualquer Xadrezista tornando-se o novo Campeao do Mundo de Xadrez com o placar de 13-11, vencendo o vigesimo quarto jogo com as pecas pretas e usando a Defesa Siciliana. Ele tinha 22 anos na epoca, o que fez dele o mais jovem Jogador a se tornar Campeao Mundial de Xadrez. A vitoria de Kasparov com as pretas no decimo sexto jogo e considerada uma das melhores partidas de Xadrez de todos os tempos.

A disputa entre Kasparov e Vladimir Kramnik ocorreu em Londres, durante o segundo semestre de 2000. Kramnik tinha sido aluno de Kasparov na lendaria e reconhecida Escola de Xadrez de Botvnnik/kasparv, e participou de sua equipa na disputa de 1995 contra Viswanathan Anand.  

O melhor preparado Kramnik venceu o jogo 2 contra a  Defesa Grunfeld de Kasparov e conquistou posicoes de vitorias nos jogos 4 e 6. Kasparov cometeu um erro critico no jogo 10 com a Defesa Nimzoindia, pelo mesmo erro Kramnik aproveitou para ganhar em 25 jogadas. Com as pecas brancas Kasparov nao podia destruir a Defesa de Berlim com a abertura a Ruy Lopez (tambem conhecida como abertura a espanhola) e Kramnik fez toda a partida com as pecas pretas. Kramnik ganhou a partida com o placar de pontuacao em 8,5-6,5 e pela primeira vez em 15 anos Kasparov nao teve nenhum titulo de campeonato mundial, comecava assim o inicio do fim de sua era na historia do Xadrez. Ele se tornou o primeiro Xadrezista a perder um Campeonato Mundial de Xadrez sem ganhar um unico jogo da partida desde Emanuel Lasker em 1921.

Logo apos perder o titulo, Kasparov continuou somando vitorias e ganhou uma serie de varios torneios e continuou a ser o Jogador mais bem qualificado do mundo, na frente inclusivamente de Kramnik e outros campeoes mundiais da FIDE. Em 2001 ele recusou um convite para o torneio de Candidatos para o titulo Classico em Dortmund.

                                           
Em Fevereiro de 1996 o computador de Xadrez da IBM chamado Deep Blue venceu Kasparov em um jogo usando controlos de tempo normal no jogo 1. Kasparov reagiu bem, terminando com 3 vitorias e 2 empates alem de uma derrota na primeira partida do jogo e pode considerar-se que ganhou facilmente a partida.

Em Maio de 1997, uma versao actualizada do Deep Blue veio a provocar algo insolito e criando um escandalo envolvido de polemica apos ter sido o mesmo desta vez a derrotar Kasparov ainda que com certa dificuldade por  3½–2½ em uma disputa muito divulgada na altura e ainda hoje muito lembrada e comentada sobretudo no mundo do Xadrez. Apos de na partida se terem disputado cinco jogos, os dois jogadores estavam na mesma, porem insolitamente Kasparov foi vencido no jogo 6. Esta foi a primeira vez que um computador venceu um Campeao do Mundo de Xadrez em uma disputa. Um documentario sobre este evento desportivo foi feito mais tarde, intitulado Game Over: Kasparov and the Machine.

Garry Kasparov nao gostou da humilhacao, claro, declarou que muitos factores pesaram contra ele nessa disputa. Em particular, foi negado a ele o acesso dos jogos recentes do Deep Blue, enquanto a equipa do computador e da IBM poderiam estudar centenas de jogos do mesmo Kasparov. O problema e que inicialmente talvez Kasparov nao se tivesse preocupado com nada considerando que iria sempre vencer facilmente como no ano anterior.

Apos a derrota, Kasparov disse que algumas vezes profunda inteligencia e criatividade nos movimentos do computador, sugerindo que durante o segundo jogo jogadores humanos, em contravencao das regras, fizeram intervencoes. A IBM negou o facto, como negou que tenha trapaceado a partida,  dizendo que a unica intervencao humana ocorreu durante os jogos. A regra para que os desenvolvedores modificassem o programa entre os jogos foi uma oportunidade para que eles dissessem que a usaram para reforcar fraquezas reveladas nas jogadas do computador durante o curso da partida. Kasparov nunca aceitou com bom agrado a humilhacao da derrota e requereu acesso aos registos da maquina mas a IBM simplesmente recusou, embora os tenham publicado na internet posteriormente. Kasparov mudou de estrategia e pediu uma desforra, mas a IBM novamente negou a solicitacao de Kasparov e estranhamente aposentou o Deep Blue, aparentemente foi um facto estranho devido a todo o trabalho, tempo, dinheiro gasto e outros investimentos que haviam sido feitos com o computador e agora simplesmente a IBM o aposentava, o que foi visto por Kasparov como uma forma de cobrir as evidencias de adulteracao durante o jogo. Pode-se considerar a atitude de Kasparov como tendo mau perder ou falta de fair-play mas analisando bem o caso nao se pode deixar de lhe dar uma certa razao a forma como a IBM lidou com a situacao torna-se suspeita.

Apos vencer o prestigioso Torneio de Linares pela nona vez, Kasparov anunciou ao mundo no dia 10 de Marco de 2005 que ele iria retirar e aposentar das competicoes de Xadrez. Ele justificou como razao a falta de objectivos no mundo do Xadrez e expressou frustracao com o fiasco da tentativa de reunificar o Campeonato Mundial de Xadrez.

Kasparov afirmou que poderia vir a jogar em alguns eventos de Xadrez rapido por diversao, mas que na realidade o que ele pretendia dali para a frente era dedicar para seus livros e outras areas da vida, e iria continuar se envolvendo na politica russa.

Garry Kasparov se casou tres vezes: com Masha, com quem teve uma filha antes de se divorciar; com Yulia com quem teve um filho antes de se divorciar pela segunda vez em 2005; e com Daria, com quem tambem tem uma crianca.

Kasparov realmente escreveu um serie de livros sobre Xadrez. Ele publicou uma autobiografia envolvida de polemicas que provocou uma certa controversia, ainda com cerca de 20 anos, originalmente intitulada Child of Change, mais tarde renomeada Unlimited Challenge. Esse livro foi posteriormente actualizado varias vezes depois que ele se tornou Campeao Mundial de Xadrez. Ele tambem escreveu um livro com as anotacoes dos jogos da sua vitoria no Campeonato Mundial de Xadrez de 1985, "World Chess Championship Match: Moscow, 1985" e uma coleccao de outros jogos anotados em 1985: "Fighting Chess: My Games and Career" e tambem esse livro foi actualizado varias vezes em futuras edicoes.

Em 1982, Kasparov escreveu "Batsford Chess Openings", juntamente com o Grande Mestre britanico, o qual ganhou uma segunda versao sete anos mais tarde ja em 1989. Tanbem foi Co-autor de dois livros de aberturas com seu Treinador Alexander Nikitin na Decada de 1980. Kasparov tambem contribuiu amplamente para a serie de aberturas de cinco volumes intitulada "Encyclopedia of Chess Openings".

Politicamente Kasparov se juntou ao entao Partido Comunista da Uniao Sovietica em 1984 um ano antes de bater Karpov pela primeira vez e em 1987 foi eleito para o Comite Central do Komsomol. No ano de 1990 ele saiu do partido e em Maio participou da criacao de uma nova forca politica o Partido Democratico da Russia. Em 1991, Kasparov recebeu um premio do Center for Security Policy (um think tank dos Estados Unidos) por suas fortes contribuicoes "a defesa dos valores Americanos e dos Estados Unidos pelo mundo".

Em 30 de Setembro de 2007, Kasparov entrou na corrida presidencial russa, recebendo 379 votos de 498 em um congresso realizado em Moscovo.

Em Outubro de 2007, Kasparov anunciou a sua intencao de ser candidato da coalizao da oposicao a Vladimir Putin "Other Russia" ("Outra Russia") e prometeu aos eleitores russos lutar por uma "Russia democratica e justa". Posteriormente, naquele mes, ele viajou aos Estados Unidos, onde viria a aparecer em muitos programas de televisao.

Em 24 de Novembro de 2007, Kasparov e outros manifestantes foram detidos pela policia em um comicio da Other Russia em Moscovo. Seguiu-se a isto uma tentativa por parte de cerca de cem manifestantes de romper os cordoes policiais e marchar sobre a comissao eleitoral, que tinha barrado sua coalizao nas eleicoes parlamentares. Kasparov foi posteriormente acusado de resistir a prisao e organizar um protesto que nao estava autorizado e recebeu uma sentenca de prisao de cinco dias, sendo depois de cumprir integralmente a pena a que fora condenado libertado a 29 de Novembro.

Posteriormente, naquele ano, Putin falou brevemente sobre o incidente a revista Time, dizendo: "Por que o senhor Kasparov, quando preso, falava ingles, em vez de russo? Quando um politico trabalha a multidao de outras nacoes e nao a russa, isso quer dizer alguma coisa".

Em 12 de Dezembro de 2007, Kasparov anunciou que ele teve que retirar sua candidatura presidencial, devido a incapacidade de alugar um salao, onde pelo menos quinhentos dos seus apoiantes poderiam se reunir para endossar sua candidatura, como e legalmente exigido segundo a lei russa. Com o prazo a expirar na mesma data, ele alegou que entao era impossivel para ele concorrer . A Porta-voz de Kasparov acusou entao o Governo de acusar a pressao para impedir  aluguer de um salao para a mesma reuniao de endossamento da candidatura e disse que a comissao eleitoral havia rejeitado uma proposta de realizacao de pequenas reunioes ao mesmo tempo, em vez de uma apenas em um grande salao.

Kasparov anunciou em Junho de 2013, em Genebra, que nao voltaria ao seu pais natal, por medo de perseguicao devido as suas actividades politicas que desagradavam o Governo russo.

Em Novembro de 2013, foi anunciado na imprensa de que Kasparov havia iniciado o processo para obter a nacionalidade leta no entanto e contra aquilo que se falava em Marco de 2014, Kasparov obteve passaporte e cidadania croata.


Os mesmos duelos de Kasparov com Karpov marcaram minha infancia e adolescencia embora nao saiba jogar Xadrez o facto marcava-me e chamava-me a atencao aqueles dois homens pareciam ausentes de tudo o que estava a sua volta concentrando-se a 100% no que se ia passando no tabuleiro.

Tambem me lembro bem da rivalidade que veio a haver depois entre Kasparov e  Deep Blue ou entre Kasparov e uma maquina que tinha armazenado na sua memoria quase todas as jogadas de Xadrez possiveis.

Algumas etiqueta podem parecer improprias para a cronicas mas nao. Casos insolitos mesmo pela forma como Kasparov espantou o mundo em 1985 ao ganhar Karpov por 13-11 a inexperiencia de um novato vencia a experiencia de campeao, escandalos e polemicas mesmo pelo o escandalo de humilhacao que Kasparov passou com a derrota frente ao Deep Blue e polemica por todo o falatorio que o mesmo facto causara. Ate quando o homem tinha dominio total sobre as maquinas?, Opniao publica porque compete ao leitor a escolha de considerar quem foi o melhor Kasparov ou Karpov, assim como de decidir tambem se considera a derrota de Kasparov frente ao Deep Blue um jogo limpo por parte da IBM.

Caro(a) leitor(a) a cronica foi um pouco longa para o contexto do titulo mas nao podia deixar de falar detalhadamente nao so da rivalidade mas tambem da vida dos dois eternos rivais do Xadrez, espero que nao tenha ficado em Xeque Mate e ate a proxima.

                                                                                                          Manuel Goncalves












                                     












Sem comentários:

Enviar um comentário