Página

sábado, 21 de fevereiro de 2015

O Reencontro

 
 
Como num reencontro era assim que ele a via no fundo tanto anos depois eram como dois caminhos, talvez ate duas estradas que se haviam separado e como por magia ou heronia do destino se voltavam a encontrar tudo por razoes e exigencias profissionais.

Eles eram dois artistas e eram verdadeiros profissionais inicialmente temeram o que o destino lhes tracara de novo mas depois de conversarem chegaram a um acordo e consenso de que apesar de serem divorciados, podiam voltar a falar-se, a dialogar e ate conviver ja que o destino e as carreiras semelhantes no mundo da musica e os contratos profissionais os obrigava a voltar a um trabalho em conjunto.

Ele era um dos maestros mais famosos do mundo e respeitado por todos os musicos das orquestas por onde tinha passado ao longo da vida sobretudo apos o divorcio em que resolvera ir para fora e quando dera por si estava a sentir o peso de substituir como Maestro e Director Musical da orquestra Zubin Metha que fora sempre o seu idolo. Tinha tambem o peso de dirigir uma orquestra que esta no grupo das Big Five, dera tudo o que tinha de melhor para dar a Orquestra Filarmonica de Nova Iorque, Avery Fisher Hall, localizado no Lincoln Center a sede da orquestra era a sua segunda casa.

Recusara convites de Viena de Austria por muitos vista como a capital da musica classica nenhum dinheiro do mundo, nenhum outro contrato de trabalho milionario lhe pagaria o prazer de se perder nos seus passeios por Midtown Manhattan, Central Park, Time Square, perder-se a olhar a Estatua da Liberdade, Riverside Park, os almocos no Chinatown de Manhattan, a visao nocturna do Empire State Building, as exposicoes no Metropolitan Museum of Art, os jogos de basquetebol dos New York Knicks, o hoquei sobre o gelo dos New York Rangers, e o futebol americano dos New York Giants. Tudo isso junto valeu mais do que partir para outra aventura, alem de se estar a sentir realizado estava a ficar velho para outras mudancas e comecar tudo de novo. Samuel Parker Lee Junior como ele se intitulava no mundo artistico era filho de americanos mas nascera em Portugal sentia-se portugues mas por enquanto o seu lugar era ali mesmo em Nova Iorque junto das suas raizes paternas.

Parker Lee como muito lhe chamavam sempre ignorando o Samuel mas nunca esquecendo o Jr  tivera uma carreira de sucesso dirigira varios musicais, vira os seu nome em varios discos de grandes cantores e participara em bandas sonoras. Trabalhara com o grande Sinatra e Nelson Ned quando o mesmo passou por Nova Iorque mas a idade comecava a ser um peso era tambem preciso saber dar a vez aos mais novos.

Foi com tristeza que os musicos se despediram daquele Maestro que ficara na historia por considerar sempre que ali era ele a unica vedeta e estrela que tivera a coragem de expulsar dos ensaios um Violinista de renome dos ensaios unicamente porque o mesmo tivera a ousadia de levar o telemovel ligado para os ensaios e perturbara o mesmo, nem o famoso Stradivarius do Violinista o salvou, suspenso por longo termo.

Ia regressar a Lisboa claro onde iria ficar a frente da Orquestra do Teatro Sao Carlos que com uma agenda menos cheia que a de Nova Iorque lhe davam mais descanso, Peter Lee estava a beira dos 60 anos. O regresso a Lisboa era a forma definitiva de gozar um pouco de paz na sua nova quinta em Sintra que comprara com um palacete secular onde ele colocara todos os premios e recordacoes de uma carreira tinha agora o sonho de ver o mesmo lugar tornar-se num museu apos a sua morte.

Andrea Smith Lee era uma Pianista escocesa e ex-mulher de Peter Lee apos  divorcio continuou a usar o nome do mesmo no seu nome artistico e passara quase todos os 20 anos do divorcio em Roma onde encantara o mundo com a sua musica e conquistara varios fans de musica classica pelo mundo fora.

Andrea Smith o Miss Lee como gostava de ser chamada fora artista convidada de varios musicais e actuara em varios recitais para a realeza europeia e para o proprio Papa. Vivera casos de amores e desamores que tinham sido noticias e capas de jornais. Ela era o espelho de uma artista que tivera uma carreira de sucesso mas uma vida pessoal e triste, uma vida privada recheada de escandalos e por fim uma vida envolvendo crises nervosas, depressoes, internamentos em clinicas psiquiatricas, so muito recentemente a sua vida tomara algum descanso.

Miss Lee estava em Veneza onde iria actuar num recital que antecedia o famoso festival de cinema daquela cidade quando recebeu uma chamada do seu agente artistica nos ultimos tempos andavam ambos preocupados o contrato de Andrea com a Orquestra de Roma que estava prestes a terminar e nao havia grande interesse da companhia em continuar com a mesma, a Orquestra do Teatro Sao Carlos em Lisboa tinha interesse em contracta-la ainda que por uma oferta monetaria mais baixa so que ela usufruia  actualmente, regressar a Lisboa parecia-lhe tentador e o dinheiro ja nao era tudo na vida, sem pensar duas vezes aceitou.

Samuel tinha chegado de New Work e arrumava alguns documentos importantes no cofre do seu quarto quando a empregada que contratara para lhe tratar da casa e servir de governanta o viera chamar, tinha uma visita no jardim que apesar da insistencia se recusara a entrar e preferiu esperar no jardim, Samuel foi ate la e a sua visita estava junto do lago artificial que ele mandara construir para colocar os seus cisnes.

A visita era Andrea fazia mais de 20 anos que nao se viam e agora iam voltar a trabalhar juntos ja que ela fora contratada para tocar na orquestra onde ele iria ser Maestro. Estavam ambos felizes com o reencontro e nao se culparam um ao outro pelos anos que tinham passado sem se ver. Agora como amigos so queriam recuperar o tempo perdido Samuel convidou-a para tomar cha e ela nao recusou convidou-a igualmente para ser sua hospede e deixar a suite do hotel em que estava em Lisboa enquanto  seu apartamento no Parque das Nacoes com vista para o Tejo nao ficava com as obras terminadas.

Apesar de terem sido casados a ausencia de 20 anos fazia-os parecer estranhos estavam de facto diferentes ele comecara a fumar e nao dispensava os charutos cubanos e ela deixara de ingerir bebidas alcoolicas devido as sucessivas medicacoes para superar as suas depressoes nervosas e esgotamentos, no final dos ensaios e nos dias de concertos quando a orquestra nao estava em digressao e actuava ali mesmo no Teatro Sao Carlos em Lisboa tinham por habito irem cear ate uma ou outra tradicional casa de fados no Bairro Alto. Nao estavam envolvidos no relacionamento para la da amizade mas sentiam-se felizes com aquele reencontro.

Sinatra, isso mesmo Frank Sinatra o amigo de Samuel de longa data dos tempos de New York vinha actuar em Portugal e eles nao queriam perder o concerto. Samuel comprara logo  dois bilhetes para assistir ao concerto no camarote mas a noticia mais agradavel ainda estava para surgir.

Frank Sinatra JR o Maestro da orquestra que acompanhava o seu pai Frank Sinatra tinha tido um acidente de automovel nada de grave mas partira um braco e iria ficar sem poder orquestrar fosse que orquestra fosse durante alguns meses e o concerto em Portugal era dentro de poucas semanas.

De imediato a imprensa mal informada tratou de comecar a publicar a noticia de que o concerto de Sinatra em Portugal estava cancelado o que jamais passara pela cabeca inclusive do proprio Sinatra. Procurava-se um Maestro a altura para orquestrar a orquestra que acompanhava Sinatra, tinha que ser um grande Maestro sem duvida mas para surpresa da empresa que organizara o concerto uma das novas exigencias de Sinatra e que tinha que ser realmente um grande Maestro mas o mesmo exigia simplesmente exigia que fosse Samuel Parker Lee Junior esse Maestro caso contrario podiam esquecer o concerto em Portugal e o proprio mostrava-se disposto a pagar os prejuizos que o cancelamento do concerto poderia vir a causar.

Parker Lee sentiu-se honroso quando soube da exigencia do amigo de longa data e logo tratou de exigir agora ele que Frank Sinatra, o amigo Sinatra nao iria ficar em suite de nenhum hotel em Lisboa tanto ele a estrela da musica como quem ele entendesse e fizesse parte do seu staff ficariam no seu enorme palacete na quinta de Sintra.

O Maestro entretanto comecara a sentir-se velho e queria gozar descansadamente a sua velhice a sua fortuna permitia isso e muito mais. Os investimentos que fizera daquilo que ganhara ao longo de uma vida davam lucro de outra forma nao teria comprado aquele palacete e quinta envolvendo o mesmo que lhe custara quase dois milhoes de euros a um conde e nao teria um Rolls royce na garagem. Samuel estava decidido a aposentar-se apos o concerto de Sinatra, seria uma despedida em grande e uma forma compensadora de terminar a sua brilhante carreira sempre recheada se sucesso. Estava velho e cansado para ter uma vida atribulada como a dos artistas e queria ficar calmamente na quinta a praticar jardinagem, a jogar xadrez com os amigos que o visitassem e a praticar outras actividades de lazer e paixoes que fora tendo ao longo da vida. Queria ter tempo para ir cacar para as herdades no Alentejo ao fim de semana, ir a pesca e viajar muito a volta do mundo, ficar em casa a cozinhar. Samuel so nao tinha coragem ou recusava-se a aceitar a ideia de que queria a ex mulher do seu lado.

Sinatra chegara e era a vespera do grande dia. Como de costume no aeroporto por exigencia do cantor nem jornalistas e nem fotografos, apenas alguem da organizacao do concerto e o amigo Samuel que o iria acompanhar e servir tanto de Guia como de Tradutor enquanto ele estivesse em Portugal.

O cantor adorara o Bairro Alto e Samuel levara-o ao mesmo restaurante onde ja tinha estado com Woody Allen. Tomaram o Pequeno-Almoco na Pastelaria da Fabrica dos Pasteis de Belem e ninguem por parte dos clientes queria acreditar que ali a sua frente estava aquele cantor que era conhecido como sendo a voz do seculo. Almocaram com Andrea num clube vip perto do teatro e passaram a tarde entre Belem e o Parque das Nacoes, entretanto eis que a hora se aproximava a caminho do Pavilhao Atlantico onde iria ser o concerto que era visto nao apenas como o concerto ou o momento musical do ano mas tambem como dos maiores momentos culturais daquele ano Parker Lee pegou na mao da esposa e falou-lhe num reatamento algo que emocionou a mesma.

O concerto comecara tinha ja uma particularidade em comum e que tanto Sinatra como Samuel Parker Lee tinham anunciado e assim tornado publico de que era o final das suas carreiras. Foi uma corrida as bilheteiras a ideia de nao mais verem Frank Sinatra actuar trouxe pessoas e fans inclusive dos Estados Unidos e falou-se mesmo a ultima da hora de mudar o local do concerto do Pavilhao Atlantico para um recinto maior mas o staff de Sinatra recusou a ideia.

Sinatra estava ja quase no fim e cantara os maiores sucessos da sua carreira fizera-o sbretudo porque aquele concerto servia para uma gravacao de um cd ao vivo. Cantara os temas mais romanticos do seu reportorio e quando se preparava para cantar um que era dos favoritos daquele que era o Maestro da sua orquestra naquela noite o mesmo Maestro saiu do seu lugar e foi ter com Sinatra e pediu-lhe para dedicar esse mesmo tema em seu nome a Pianista que os acompanhava, foi assim que a pedido de Samuel a estrela da noite cantou e dedicou tema, What Now My Love, para a Pianista Andrea Smith Lee. Logo apos Sinatra encerrou o concerto com My way como sempre o fazia e o publico aplaudiu de pe, o aplausou foi ainda maior quando o Maestro foi ter com a Pianista com um ramo de rosas vermelhas e a beijara apos um abraco.

Andrea chorara emocionada com aquela declaracao de amor publica alguns musicos da orquestra estavam emocionados e na assistencia nas cadeiras da frente era uma mistura de sorrisos e lagrimas.

A noite terminara, amanhecera e era hora de levar Sinatra ao aeroporto nada mais ia restar daquela noite e so uma coisa tinha mudado Andrea estava ali do seu lado para sempre para Samuel era apenas isso que contava era o reencontro com a felicidade duas decadas depois. Abracou-a com um sorriso e uma palavra de amor.

                                                                                                                 Manuel Goncalves



2 comentários:

  1. Bonito texto. Os reencontros são sempre emocionantes, especialmente entre pessoas que se amam. Quantas pessoas não estão longe mas sabem que o outro estará lá sempre, pronto a mostrar o carinho que sempre as ligou! A ligação afectiva entre duas pessoas torna a vida um pouco mais fácil de suportar. Creio que esta crónica é precisamente sobre isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto nao e uma cronica mas sim um conto breve, tenho tomado o cuidado de separar isso. O verdadeiro amor esse por mais adversidades que possam existir nunca morre e penso que ele o personagem apesar de todos aqueles anos de separacao e divorcio sempre a amou a ex-esposa pelo menos foi essa a ideia que procurei transmitir.

      Eliminar