Página

quarta-feira, 11 de março de 2015

Festroia, "Nao o Deixem Acabar"

 

Decidi escrever esta cronica por ser um amante de cinema de longa data. Porem podem perguntar-se porque ainda nao escreveu ele sobre os Oscares, a biografia de um actor, um filme, etc? A resposta e simples porque tem vindo sempre algo que vai tirando o lugar a isso, a politica, assuntos sociais mais prioritarios alem das minhas cronicas preferidas sobre Historia vao-se tornando prioritarias.

Escrevo agora esta porque tendo sido criado embora nao nascido no Distrito de Setubal e por tudo  que envolve a cidade sadina me chamar a atencao, desta vez e com tristeza que escrevo sobre o possivel fim do mesmo festival. Ainda nada e certo mas a realizacao do festival de 2015 essa ja esta cancelada, tudo por falta de verbas. Sei que com esta cronica pouco ou nada posso fazer alem de chamar a atencao um pouco do publico para um assunto que muitos ja conhecem mas penso que a intencao vale por si. Tratando-se o cinema desta forma em Portugal e que certamente nunca teremos um filme portugues a conquistar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em  Hollwood.

Ate que ponto se vai deixar morrer assim a cultura portuguesa o Festroia alem de um dos melhores festivais de cinema, alem de ser um dos mais antigos era como se nao basta-se ja tudo o que foi escrito um dos eventos culturais e sociais mais importantes da cidade e chamava muitos estrangeiros a cidade alem de que chamou muitos bons nomes de referencia do cinema que foram ao festival e ganharam o seu Golfinho de Ouro. Comeco a cronica pelo principio falando do que foi  o Festival de Cinema Festroia desde o inicio aos dias de hoje, quando me recordava deste festival lembrava-me de outro em Portugal embora o mesmo fosse na vertente musical mas considerava o Festroia um pouco o Festival de Musica de Vilar de Mouros, talvez por considerar um o melhor festival de musica em Portugal e o outro o melhor festival de cinema (nao estou a tirar o merito a outro Festival de Cinema bem conhecido o Fantasporto), em nome do cinema portugues e da cultura portuguesa nao deixem acabam em definitivo o Festroia.
                                                        

O Festroia ou Festival Internacional de Cinema de Troia e (ou era) um festival de cinema que se realiza (ou realizava) na cidade de Setubal. Existe (ou existia) desde 1985 e tem-se dedicado (ou dedicava-se) desde entao a exibicao de filmes com qualidade oriundos de paises que tem uma baixa producao cinematografica e que sejam pouco conhecidos do publico portugues.

O principal premio do Festival e (ou era) o Premio do Golfinho de Ouro mas existe (ou existia) tambem o Golfinho de Prata.

O Festroia conta (ou contava) tambem com a presenca de juris internacionais que atribuem (ou atribuiam) os seis premios especificos: a SIGNIS (Organizacao Catolica Internacional do Cinema); a FIPRESCI (Imprensa Cinematografica), e, pela primeira vez, em 2006, o Galardao da CICAE (Confederacao Internacional dos Cinemas de Arte e Ensaio). Tem (ou tinha) seccoes especificas dedicadas  Primeiras Obras, Independentes Americanos e filmes abrangidos por uma categoria vasta - O Homem e a Natureza. Em 2006 contou com 180 fimes, projectados em 2 salas em Setubal e uma extensao em Almada e Lisboa.

Um ano mais tarde em 2007 o Festroia tornou-se o primeiro Festival Internacional de Cinema Carbonozero, compensando a sua pegada carbonica atraves da plantacao e gestao de uma area de floresta autoctone na Herdade da Gambia, no Concelho de Setubal.

E (ou era) uma iniciativa e evento cultural sem fins lucrativos, criada em 1985 com o objectivo de divulgar cinematografias de qualidade que nao chegaram, regra geral, aos circuitos de distribuicao comercial.


Ao longo das suas mais de duas decadas de existencia, o festival conseguiu conquistar uma reputacao invejavel em Portugal e no estrangeiro, nao so devido a seleccao rigorosa que faz (ou fazia) das obras que apresenta (ou apresentava), como ao facto de servir como ponto de encontro de dezenas de personalidades do mundo do cinema.

Entre os grandes nomes que passaram pelo Festroia nos ultimos anos contam-se Pedro Almodovar, Robert Mitchum, Kirk Douglas, Christopher Walken, Mickey Rooney, Dennis Hopper, Ben Gazzara, Jane Russell, Lauren Bacall, Christiane Torloni,Georges Corraface, Michael York, Alberto Sordi, Francesco Rosi, Jose Antonio Bardem ou os portugueses Ruy de Carvalho e Joaquim de Almeida, so para dar alguns exemplos.

Alem de grandes figuras da setima arte, o festival convida (ou convidava) sempre mais de meia centena de jornalistas de orgaos de referencia como a BBC, a RTVE, o La Republica ou o Expresso,  os quais sempre ajudaram a que  Festroia tivesse uma repercussao consideravel tanto a nivel nacional como internacional, como comprovam as estatisticas da 22ª edicao do certame. 

Realizada entre 2 e 11 de Junho de 2006, aquela edicao do festival (22ª edicao) motivou cerca de duzentas noticias em mais de setenta orgaos de comunicacao social de uma duzia de paises, dos Estados Unidos a India, passando por Brasil, Italia ou Republica Checa.

A imprensa especializada em cinema tambem e (ou era) uma presenca assidua no Festroia, cuja a qualidade foi reconhecida em 1987 (indicando portanto que se tendo iniciado em 1985 o Festroia demorou apenas dois anos a atingir um nome a nao esquecer no que se refere aos festivais de cinema), pela Federacao Internacional da Imprensa Cinematografica (FIPRESCI), que todos os anos envia (ou enviava) um Juri proprio ao certame, com vista a atribuir o premio da critica.

Um publico jovem e que valoriza (ou valorizava) a informacao com uma media de assistencia a rondar as 25 mil pessoas, oriundas sobretudo dos distritos de Setubal e Lisboa. E (ou era) um publico maioritariamente jovem, em parte devido ao trabalho realizado durante todo o ano nas salas de cinema geridas pela Associacao Cultural Festroia na cidade de Setubal, onde, muito com ajuda dos precos baixos e da elevada qualidade de programacao, se tem criado habitos cinefilos entre as camadas jovens.

A par da ja referida programacao de qualidade, o Festroia sempre apostou em fortalecer a ligacao a um publico cada vez mais exigente. Nesse mesmo sentido, foi criado em 2005 um blog oficial aberto a todos os que nele queiram participar e, em 2006, um jornal diario bilingue, muito elogiado nao so pelos espectadores como pela imprensa presente no certame.

Alem do referido diario, o festival produz regularmente outros materiais promocionais, todos eles bilingues, caso do catalogo oficial, do booklet de homenagem ao cinema noruegues e do folheto promocional sobre o Festroia 2006 (quando o festival vivia o seu momento de ouro e gloria), que foi distribuido em festivais internacionais de cinema como: Valladolid e San Sebastian em Espanha ou o de Berlim na Alemanha.

Diversos factores contribuem (ou contribuiam) para que o Festroia se afirme (ou afirma-se) como festival de cinema de referencia em Portugal. Ele e (ou era) o unico festival de cinema portugues que integra (ou integrava) o calendario anual da Federacao Internacional das Associacoes de Produtores de Filmes (FIAPF), do qual tambem fazem parte certames como Berlim, Cannes, Veneza, San Sebastian ou Sao Paulo.

A admissao na FIAPF ocorreu em 1988 quando o festival contava com tres anos e ia na terceira edicao, ano em que a qualidade de programacao do Festroia foi tambem reconhecida Organizacao Catolica Internacional de Cinema (OCIC / SIGNIS), que desde entao tem enviado todos os anos (ou que desde entao todos os anos enviava) um Juri proprio ao festival.

Em 2006, dois outros acontecimentos aumentaram o prestigio do Festroia: foi o primeiro festival nacional a ter um Juri da Confederacao Internacional de Arte e Ensaio (CICAE); e a sua Directora, Fernanda Silva,tornou-se a primeira figura do mundo institucional da setima arte portuguesa a ser convidada para Membro votante da Academia Europeia de Cinema (EFA), que todos os anos atribui os European Film Awards, o equivalente europeu dos Oscares de Hollwood.


Lista dos Golfinhos de Ouro:

. 1ª  edicao 1985.
Cabra Marcado Para Morrer. - Eduardo Goutinho. (Brasil).

. 2ª  edicao 1986.
Ligacoes Quentes. - Robert Altman. (EUA).

. 3ª  edicao 1987.
Madrid. - Basilio Martin Patino. (Espanha).

. 4ª  edicao 1988.
Em Nome do Filho. - Jorge Polaco. (Argentina).

. 5ª  edicao 1989.
El Kalaa. - Mohamed Chouikh. (Argelia).

. 6ª  edicao 1990.
Louss. - Rachid Benhadj. (Argelia).

. 7ª  edicao 1991.
Homo Novus. - Pal Erdoss. (Hungria).

. 8ª  edicao 1992.
Uma Lua Cheia. - Endaf Emlyn. (Pais de Gales).

. 9ª  edicao 1993.
E Melhor Ser Rico e Saudavel Do Que Pobre e Doente. - Juraj Jakubisko. (Checoslovaquia).

. 10ª edicao 1994.
O Monte Sagrado. - Hrafn Gunnlaugsson. (Islandia).

. 11ª  edicao 1995.
Madagascar. - Fernando Perez. (Cuba).

. 12ª  edicao 1996.
Febre Gelada. - Fridrik Thor Fridriksson. (Islandia).

. 13ª  edicao 1997.
O Pai. - Majid Majidi. (Irao).

. 14ª  edicao 1998.
O Bandido. - Yavuz Turgul. (Turquia).

. 15ª  edicao 1999.
Solomon & Gaenor. - Paul Morrison. (Pais de Gales).

. 16ª  edicao 2000.
Emboscada. - Olli Saarela. (Finlandia).

. 17ª  edicao 2001.
Italiano Para Principiantes. - Lone Scherfig. (Dinamarca).

. 18ª  edicao 2002.
Todas As Hospedeiras Vao Para o Ceu. - Daniel Burman. (Argentina).

. 19ª  edicao 2003.
Historias Minimas. - Carlos Sorin. (Argentina).

. 20ª  edicao 2004.
Bom Dia Senhor Shlomi. - Shemi Zarhin. (Israel).

. 21ª edicao 2005.
Sempre Se Pode Voar. - Bahman Ghobadi. (Irao).

. 22ª edicao 2006.
Que Lugar Maravilhoso. - Eyal Halfon. (Israel).

. 23ª edicao 2007.
Posto Fronteirico. - Rajko Grlic. (Bosnia, Croacia, Eslovenia, Macedonia e Servia).

. 24ª edicao 2008.
Vasilhame. - Jan Sverak. (Republica Checa, Reino Unido, Dinamarca).

. 25ª edicao 2009.
Fruto Proibido. - Dome Karukoski. (Finlandia).

, 26ª edicao 2010.
Uma Especie de Cavalheiro. - Hans Peter Moland. (Noruega).

. 27ª edicao 2011.
Tirza. - Rodulf Van Berg. (Holanda).

. 28ª edicao 2012.
A Parada. - Srdjan Dragojevic.(Servia, Croacia, Macedonia, Montenegro, Eslovenia).

. 29ª edicao 2013.
O Colapso Do Circulo Quebrado. - Felix Van Groeningem. (Belgica).

. 30ª edicao 2014.
As Criancas Do Sacerdote. - Vinko Bresan. (Croacia, Servia).

O Golfinho de ouro como se pode ver ja foi para filmes internacionais oriundos de varios paises e ate mais do que um continente mostrando assim que o Festroia nao e um festival de cinema somente europeu e por vezes chegou mesmo a acontecer o filme vencedor do Golfinho de Ouro ter a sua realizacao e producao a envolver mais do que um pais isso aconteceu por 3 vezes em 2007 com Posto Fronteirico, 2008 com Vasilhame e 2012 com A parada.

Porem o Festroia nao tinha so o premio Golfinho de Ouro que era atribuido ao melhor filme da edicao do mesmo ano, eis a lista dos Galardoes mais importantes que o Festroia entrega (ou entregava) anualmente:

. Golfinho de Ouro. - Melhor filme.
. Golfinho de Prata - Prémio Especial do Júri.
. Golfinho de Prata - Melhor Realizador.
. Golfinho de Prata - Melhor Actor.
. Golfinho de Prata - Melhor Actriz.
. Golfinho de Prata - Melhor Argumento.
. Golfinho de Prata - Melhor Cinematografia.


Apesar dos tempos serem de crise nada fazia acreditar no cancelamento do evento e certame cinematografico que e visto por muitos como o melhor festival de cinema em Portugal e um dos melhores a nivel europeu e ate a nivel mundial. Porem aconteceu a noticia chegou aos jornais e foi confirmada na propria pagina do Festroia no facebook.

Em 3 de Marco de 2015 aparecia a primeira confirmacao da noticia do cancelamento do festival que dizia assim:

"Comunicado De Imprensa

A Associacao Cultural Festroia lamenta informar que a 31ª  edicao do Festival Internacional De Cinema de Setubal nao ira efectuar-se, devido a falta de apoios que permitam a sua realizacao.

Embora a Associacao e a Camara Municipal de Setubal tenham enviado todos os esforcos para conseguir apoios suficientes a realizacao do Festival, o mesmo nao foi possivel.


Agradecemos a todos os que acompanharam e apoiaram durante 30 anos este evento, que promeveu o Cinema Internacional e trouxe a Portugal filmes e estrelas inesqueciveis.

A todos, o nosso muito obrigada".

A Presidente da Associacao Cultural Festroia.

Fernanda Silva.

Foi assim com poucas palavras e sem grandes esclarecimentos mas de forma emocionante e mostrando que na realidade ou mais ou nada mais se poderia fazer que na pagina de facebook ficou-se a saber que em 2015 e pela primeira vez em 30 anos desde a sua criacao em 1985 que este ano nao haveria Festroia.

Assim que se soube a triste noticia que mostrou mais uma facada nao so no Cinema Nacional mas tambem na cultura portuguesa varias palavras de apoio enviadas em mensagens, post e E-mails foram chegando a pagina do facebook do Festroia de varias partes do mundo e a Presidente da Associacao Cultural Festroia, Sra Fernanda Silva o que levou a um novo comunicado desta vez em forma de mensagem de agradecimento.

"Queridos amigos.

Nao encontro palavras para descrever o quanto me emocionaram as mensagens, posts e E-mails de apoio que tem chegado de todo o mundo. Esta e a maior recompensa que se pode ter ao fim de decadas de dedicacao ao Festroia.

O vosso carinho preenche um pouco o vazio que nos ficou.

Compreendo a vossa revolta, que eu mesmo sinto, e garanto-vos que foi com o coracao destrocado que "tivemos" que tomar esta decisao, a mais dificil de toda a minha vida.

A Associacao Cultural continuara activa e a responsabilizar-se pela programacao do Auditorio Municipal Charlot atraves do protocolo com a Camara Municipal de Setubal.

Vamos fazer do Charlot o nosso ponto de encontro para ver bom cinema. Agradeco o vosso carinho e continuo como sempre ao vosso dispor".

Um beijo.

Fernanda Silva.

Tambem nos principais jornais portugueses nas paginas dedicadas a cultura, eventos culturais e cinema a triste noticia que caira que nem uma bomba comecou a confirmar-se. Nao e possivel que o Governo gaste milhares em causas sociais sem uma razao aparente, que ajude tanto e tanto os de fora isto ja para nao falar dos milhoes que se gastam em obras publicas por vezes inacabadas e nao invista na cultura depois da nestes triste episodios. Infelizmente razao tinha um monitor meu quando eu andava a fazer um Curso de Formacao Profissional o Governo quando nao ha dinheiro corta sempre na Cultura e no Ambiente depois com azar corta igualmente na Educacao e na Saude mas nunca nas Obras Publicas e nas despesas de Estado.

Em todas as noticias da imprensa tanto nas paginas de jornal, como nas paginas dos mesmo na internet a justificacao foi sempre a mesma o que levara ao cancelamento do evento fora a falta de dinheiro, foi a falta de apoios financeiros de anos anteriores. A directora do festival justicava o seguinte a agencia de noticias Agencia Lusa:

"Nao temos verbas suficientes para fazer um festival digno. Ate aqui fomos conseguindo, mas agora nao. Perdemos o apoio de fundos europeus, da Europa Criativa". Afirmou Fernanda Silva a Directora do Festival.

O Festroia, um dos mais antigos festivais portugueses de cinema e o mais importante da regiao de Setubal, deveria cumprir a 31ª  edicao na primeira semana de Junho, mas a direccao decidiu-se pelo cancelamento, por so ter metade dos 200.000 euros necessarios a concretizacao.

Segundo Fernanda Silva, estavam assegurados apoios financeiros por parte da autarquia de Setubal e do Instituto do Cinema e Audovisual, a par de apoios pontuais de outras entidades da regiao, mas "de apoios privados o festival teve zero".

"Setubal e uma regiao pobre, passa por dificuldades e a cultura tambem comeca a levar pancada nesta zona. Dei o meu melhor e estarei por aqui, mas infelizmente e assim", lamentou com tristeza a Directora do Festroia.

Fernanda Silva disse ainda que "Os apoios europeus tambem sofreram cortes e estao cada vez mais dificultados. Sao apoiados menos festivais portugueses e o Festroia que recebia sempre o apoio maximo [75.000 euros], desta vez nao teve apoio. Nao se percebe".

E foi assim que se deu mais uma virada numa pagina de um livro que desde a alguns anos parece querer matar a cultura portuguesa, os eventos culturais, os festivais de musica e cinema. E sabido que durante muitos anos o Festival de Musica de Vilar de Mouros esteve parado mesmo quando em actividade chegou a trazer a Portugal durante a sua realizacao anual grandes bandas e nomes da musica mundial tornando-se um dos festivais de musica de eleicao na Europa no entanto a fama, o prestigio nao chegam para a sua realizacao e preciso primeiro que tudo dinheiro. Pergunto se o Governo e o Ministerio da Cultura nao ajudam porque razao se fala tanto dos apoios que a Fundacao Calouste Gulbenkian da a apoiar causas e eventos culturais. Sim e um facto que realmente isso e uma realidade mas parece tambem falhar nos momentos mais importantes.

Gostaria de acreditar que 2015 sera um ano que nao se vai repetir para o Festroia e que em 2016 sera finalmente realizada a 31ª edicao mas sejamos realistas nada parece mudar para melhor em Portugal sobretudo depois da famosa crise economica e financeira de que tanto se fala. Por parte do Governo e do proprio Ministerio da Cultura nao parece haver grande preocupacao ou lamento pelo cancelamento do Festroia e se nao ha dinheiro para a realizacao do mesmo em 2015 pode ate haver em 2016 mas tudo e incerto. Esperemos que algo mude e que possa ate aparecer novos patricionadores para a realizacao do Festroia, de lamentar tambem o que se sucede e como dizia alguem num comentario do facebook "se a autarquia nao ajudasse tanto o Vitoria de Setubal e so desse importancia ao desporto sobretudo ao futebol talvez as coisas pudessem ser diferentes quando se trata de ajudar nao o desporto mas a cultura".

Caro(a) leitor(a) e com profundo lamento que escrevi esta cronica como defensor nao so da nossa cultura, dos nossos valores mas tambem como um apaixonado e amante de cinema e com pena que vejo acontecer situacoes desta sobretudo tambem porque a cidade de Setubal tambem me diz muito e guarda muitos bons momentos que vivim na vida. Esta cronica acaba por tambem se tornar num apelo para a continuidade do Festroia que em 30 anos talvez se tenha tornado a expoente maximo dos eventos culturais em Setubal, ate a proxima.

                                                                                                          Manuel Goncalves    










 








 





2 comentários:

  1. Foi realmente uma pena o festival ter acabado! Mas creio que a cidade tem mais iniciativas culturais, e no Verão tem um lindíssimo parque natural muito perto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro ver as coisas com mais optimismo embora seja um pouco pessimista. Penso que no fundo o Festival nao acabou apenas houve um interregnio para o ano talvez se encontrem solucoes.

      Eliminar