Página

domingo, 26 de abril de 2015

O Rapaz da Harley Davidson

 

Ela era uma eterna romantica e apaixonada de raiz uma das ultimas sobreviventes entre a geracao de jovens que frequentava aquele colegio para filhos de gente rica.

Como uma eterna romantica esperava ver chegar o seu Principe num cavalo branco se bem que ali podia haver filhos de ministros, deputados, empresarios de sucesso e por ai a fora mas um principe certamente nao seria ali que ela o iria encontrar nao lhe constava que houvesse naquele colegio o filho de algum Rei, pelo que se queria realizar esse sonho o caminho nao passava por ali quanto ao resto ainda era razao para gozo entre as amigas e colegas que lhe diziam que o Principe nao chegava por ela o esperar vir montado num cavalo branco teria mais sorte se o espera-se vindo num carro branco, mudavam-se os tempos, as tradicoes e os costumes e no final deixavam-na sozinha a sonhar com a chegada do seu amado Principe montado num cavalo branco, tinha que ser num cavalo branco fosse la como fosse.

Margarida afastara-se junto ao portao do colegio para dar passagem aquilo que pelo barulho do motor nao podia jamais ser propriamente um cavalo branco, era uma moto que ela nunca antes havia visto embora fosse uma situacao normal professores, alunos e ate mesmo alunas se deslocarem para o colegio de moto. Aquele modelo e marca era rara beleza embora ela nao entendesse muito do assunto e tinha pavor das mesmas sobretudo desde que os pais haviam morrido num acidente de moto e ela tivera que ficar a guarda dos tios paternos demasiado conservadores, nao era de facto um cavalo branco a quem ela dera passagem depois de se desviar do caminho mas o Motard era sem duvida um verdadeiro Principe.

A jovem tinha uns anos a mais que os alunos mais novos e uns meses a menos que os alunos mais velhos daquele colegio mas nao era estudante no mesmo era Funcionaria Auxiliar de Educacao fora atraves de uma ajuda da Assistencia Social que conseguira arranjar aquele emprego a mesma estava longe muito de ter condicoes de frequentar aquele local de ensino como uma estudante. Margarida era pobre e humilde e mantinha-se no seu lugar trabalhava ali de dia e tentava ganhar nome no mundo da danca, sonhava como tantas outras tornar-se Bailarina de Ballet.

O jovem Motard era novo ali naquele colegio ela pelo menos nunca o vira antes e alem do mais o mesmo parecia estar perdido pela forma de vestir e pelo aspecto fisico aquele gigante tambem na parecia ser portugues, aproximou-se e ofereceu-lhe ajuda.

Margarida nao estava errada o mesmo estava ali no primeiro dia de aulas e nao era portugues mas sim americano o pai era o novo Embaixador dos Estados Unidos da America em Portugal ele o Motard gigante que a Margarida parecia ser um Principe ou Deus grego chamava-se Robert Fischer ou para os amigos simplesmente Bobby.

Bobby parecia-lhe timido mas logo a primeira vista demasiado inteligente e capacitado falava quase correctamente portugues e quanto a isso o mesmo explicou-lhe que antes de terem vindo para Portugal por mais de um ano tinham tido aprendizagem na lingua de Camoes. Bobby pareceu-lhe tambem demasiado atletico e desportista.

Tal como Margarida pensava o jovem americano era desportista e praticava basquetebol como semi-profissional apesar de ainda ter idade de junior esperava ser lancado na proxima temporada como estrela vinda de uma equipa Junior da NBA como profissional na equipa principal de Basquetebol do S L Benfica e alguns apontavam-no ja como sucessor de Mike Plowden o maior Basquetebolista a passar pela historia do clube.

A conversa nao ficou por ali Margarida mostrou-lhe todo o colegio, cantina, ginasio e por ai a fora estava deveras encantada com a delicadeza e educacao daquele gigante que no fim nao podia fazer mais que oferecer-se para pagar o cafe a jovem.

Cedo Robert conseguiu tornar-se popular no colegio e conquistar um lugar de destaque e vedeta na equipa de Basquetebol do colegio e o treinador nao tinha duvida que com um Ala/Pivot de jogo como aquele seriam campeoes no campeonato Inter-Escolas a nivel nacional, assim foi.

Margarida e Robert estavam cada vez mais proximos apesar das diferentes classes sociais o mesmo nao se parecia incomodar com a pobreza da rapariga e a familia do mesmo ate tinha simpatizado com ela e aos poucos comecou a entrar num mundo que ate entao nao era o seu.

O americano adorava a sua Harley Davidson um presente que recebera do pai por apesar de querer ser apenas Basquetebolista profissional conseguir ser o melhor aluno daquele colegio do Arizona e da cidade de Phoenix de onde eram naturais. A moto fora tudo o que quisera trazer dos Estados Unidos.

Margarida comecou a sentir que nao tinha condicoes de lutar com as outras raparigas alunas do colegio pela atencao do jovem americano todas tentavam chamar a atencao do mesmo sem sucesso aos olhos de todos o jovem so tinha olhos para o basquetebol e para a sua princesa de duas rodas a Harley Davidson que era a moto mais invejavel do colegio.

Apesar do que a jovem pensava era so por ela que o Basquetebolista demostrava interesse e levava a dar passeios de moto que a mesma depois de perder o medo passou a adorar e foi assim que passou a ter a boleia diaria de Robert. Entrou em delirio quando o mesmo um dia a levou a um Centro Hipico e apareceu na sua frente depois de ter perdido de vista por alguns minutos montado num cavalo branco, agora sim ele era o seu Principe.

Bobby Fischer como era chamado na sua camisola da equipa de Basquetebol do Benfica queria te-la a assistir aos jogos mas nem sempre os afazeres o permitiam ela era uma rapariga atarefada com o trabalho e os estudos procurava ajudar o casal de tios que a estava a criar ao maximo e todo o dinheiro era pouco.

O americano praticamente sozinho tinha qualificado e levado a equipa a final da Euroliga e o impossivel poderia acontecer o Benfica que nunca fora campeao iria defrontar uma final no seu proprio pavilhao um Real Madrid que era somente a equipa com mais titulos de Campeao Europeu de Basquetebol conquistados era sem duvida apesar de um ambiente caseiro um confronto do genero David contra Golias.

Bobby nao alinhara de inicio e a equipa estava a perder por 12 pontos no final do primeiro tempo. Ao inicio do segundo tempo o Treinador lancou a sua arma mais venenosa que era Robert Fischer e 5 minutos depois o resultado era de apenas 4 pontos de diferenca muito devido aos 8 pontos que Bobby marcara mas o Real tambem nao baixara os bracos porem Bobby muito menos.

Durante o confronto o ainda Campeao Europeu tentava nao perder ainda mais pontos de vantagem que chegara a ser de 15 pontos e agora estava em apenas 5 com mais um triplo de Fischer no momento era de 2 pontos com cerca de 15 segundos para jogar e 15 segundos podiam parecer uma eternidade no basquetebol, era um tempo suficiente para fazer um campeao ou sofrer uma derrota.

O pavilhao estava ao rublo e todos gritavam apoiavam o clube local e entravam em delirio com as jogadas de Fischer quando o tempo se parecia esgotar o americano sabia que apenas um lancamento poderia ditar o empate e levar o jogo para um prolongamento quando sofrera uma falta fortissima que o levara para a linha de lancamento livre, se marcasse os dois lancamentos ditaria o prolongamento.

O jovem nao parecia em condicoes de continuar aparentemente a lesao era forte e ja nao havia esperanca que o mesmo se levanta-se quando uma rapariga invadiu o recinto de jogo e correu para  local onde a todo o custo Medico e Massagista tentavam recuperar Fischer todos estavam preocupados temiam uma rotura muscular na perna demasiado grave. A rapariga era Margarida e lancara palavras de alento e forca a Bobby que a ouvi-la a coxear la se conseguiu levantar e de seguida o pavilhao estremeceu com o aplauso no entanto agora o resto era com a forca, resistencia do americano e talvez sorte. O primeiro lancamento entrou directo e o segundo ainda bateu na tabela mas caiu no cesto, o empate estava feito ia-se para prolongamento.

Fischer jogava agora a meio gaz e nao marcara nenhum ponto no prolongamento a equipa perdia por dois pontos e aquele gigante parecia andar ali em sofrimento quando a 4 segundos se viu com a bola nas maos a distancia de um triplo numa dor impensavel saltou e lancou a bola aquele triplo valera tres pontos e no apito final o Benfica ganhara por um ponto e era campeao.

Bobby Fischer tornara-se um heroi o casamento com Margarida como era de pensar realizou-se e estavam felizes. O americano tivera enormes ofertas mas recusara sempre abandonar  clube da aguia ate mesmo equipas da NBA levaram a sua recusa.

Fischer amava Portugal, a mulher e os filhos agora que se preparava para se tornar Seleccionador Nacional o amor era ainda maior ao pais que o acolhera e a patria da sua esposa e filhos mas entretanto na sua memoria as palavras de forca e coragem de Margarida naquela final europeia nunca foram esquecidas, as vezes pensava ele bastava uma palavra de coragem de quem se ama para se vencer o mundo que parece estar virado contra nos.

                                                                                                         Manuel Goncalves





Sem comentários:

Enviar um comentário