Página

sábado, 25 de abril de 2015

Os Dois Conclaves do Seculo XXI

 

Apesar de ao longo da minha vida, nasci em 1977, ter ate aos dias de hoje havido quatro conclaves me recordo apenas de dois dos mesmos. E evidente que nos dois primeiros seria impossivel recordar-me ja que ambos se sucederam em 1978. O primeiro em Agosto de 1978 durante dois dias entre 25 e 26 de Agosto onde foi escolhido o Cardeal Albino Luciani e que veio a adoptar o nome de Joao Paulo I. O insolito aconteceu e o mesmo Papa escolhido em 26 de Agosto viria a falecer na cama em 28 de Setembro do mesmo ano sendo Papa apenas por 33 dias.

A pessoa que viria ser o Papa seguinte foi uma das mais marcante no Seculo XX e de facto um dos homens que mais admirei na vida e tudo comecou apos um conclave que teve a duracao de tres dias iniciado em 14 de Outubro e que viria a terminar no dia 16 de Outubro com a eleicao muito supreendente de Karol Jozef  Wojtyla que iria ter com o nome de Joao Paulo II um dos papados mais longos da historia da Igreja Catolica entre 16 de Outubro de 1978 ate a data da sua morte 2 de Marco de 2005.

Joao Paulo II era um ilustre desconhecido de quase todos fora do mundo dos cardeais da Igreja Catolica, foi Papa durante 27 anos mais exactamente 9665 dias apenas  O Apostolo Pedro que viria a ser o primeiro Papa e conhecido por Sao Pedro com um Papado de cerca de 13514 dias e Pio IX com 11559 e que desde do ano 2000 no dia 3 de Setembro de 2000 ainda pelo Papa Joao Paulo II se tornou Beato tem um Pontificado mais longo que Joao Paulo II que hoje e conhecido ja por Sao Joao Paulo II.


O ultimo Papa do Seculo XX marcou profundamente nao so a Historia da Igreja Catolica mas da propria Historia Universal e por isso o peso da responsabilidade era enorme para o seu futuro sucessor, sobretudo porque Joao Paulo II sempre soube cativar os mais jovens e muitos deles na altura da sua morte nao tinham conhecido outro Papa.

Se a eleicao de Karol Wojtyla foi uma surpresa ao contrario no caso do seu sucessor nao foi uma surpresa para ninguem a sua eleicao do Cardeal alemao Joseph Alois Ratzinger num conclave de dois dias entre 18 de Abril e 19 de Abril de 2005 e que viria a ser chamado por escolha sua de Bento XVI e o mesmo foi Papa durante quase 8 anos entre 19 de Marco de 2005 e 28 de Fevereiro de 2015 por um periodo de 2872 dias apos ter causado a maior surpresa do seu Pontificado ao anunciar a sua renuncia.

Seguiu-se alguem que parece ter sido uma nova surpresa na eleicao de Papas se en 2005 havia ficado em segundo lugar na verdade parecia estar esquecido em 2013 pois nem fazia parte da lista dos favoritos. Jorge Mario Bergoglio apos dois dias de Conclave entre 2 de Marco e 13 de Marco foi eleito Papa.

Passo agora finalmente em definitivo ao tema da cronica ou seja a falar dos dois conclaves do nosso Seculo XXI.


Como resultado da morte do Papa Joao Paulo II em 2 de Abril de 2005, foi organizado o Conclave de 2005, no qual o 265º Papa de acordo com o proprio Vaticano seria eleito na Igreja Catolica Romana. De acordo com a propria Lei Canonica (Codigo de Direito Canonico) o processo de eleicao deve comecar entre 15 a 20 dias apos a morte do ultimo Papa (neste caso entre 17 e 22 de Abril). O Colegio de Cardeais anunciou que este conclave comecaria na segunda-feira, 18 de Abril de 2005. Apos quatro votacoes, em 19 de Abril de 2005 os cardeais elegeram como Papa Joseph Ratzinger, de 78 anos, que viria a escolher como nome Bento XVI.

Um Conclave e o processo pelo qual o Colegio de Cardeais escolhe um novo Papa. Foi a primeira eleicao papal sujeita as regras definidas no documento Universi Dominici Gregis, uma constituicao apostolica de 22 de Fevereiro de 1996. Com a morte de Joao Paulo II em 2 de Abril de 2005, havia 117 cardeais abaixo da idade de 80 anos. O ultimo Papa criou um outro Cardeal secretamente (in pectore) em 2003, mas a sua identidade e idade acabaram por nunca ser reveladas: a menos que Joao Paulo II tivesse revelado o nome de seu Cardeal in pectore publicamente antes de falecer, a indicacao torna-se invalida e o mesmo nao podera votar para a eleicao do novo Papa. Em uma declaracao no dia 5 de Abril o Pora-voz do ultimo Papa (Joao Paulo II, na altura) Joaquin Navarro-Valls confirmou que o recem falecido Joao Paulo II havia deixado de facto algum tipo de testamento para ser revelado apos a sua morte, mas em outra declaracao em 6 de Abril, o mesmo Navarro-Valls disse que os cardeais leram o testamento que continha 15 paginas de Joao Paulo II durante um encontro pre-conclave e o mesmo de facto nao continha o nome do Cardeal in Pectore, de qualquer modo aa data ja tinha expirado em 2 de Abril.

A Universi Domenici Gregis, quebrando a tradicao, diz que os cardeais nao ficarao trancados na Capela Sistina por todo o Conclave; mas diz que, enquanto estiverem pelo Vaticano fora de Sessao, nao lhes sera permitido o acessoa televisao, radio ou telefone ja durante o processo de eleicao. Os cardeais ficarao na nova Casa de Santa Marta (antigo abrigo de Santa Marta), a uma distancia de 300 metros da Capela Sistina.

Todos, excluindo tres dos eleitores, foram escolhidos por Joao Paulo II. Foi por decreto do Papa Paulo VI em 1971 que os cardeais com mais de 80 anos de idade no inicio do Conclave nao poderiam votar para eleger um novo Papa, uma regra que Joao Paulo II viria a mudar em 1996 para especificar que agora sao cardeais com mais de 80 anos de idade assim que o Papa falece. Paulo VI tambem limitou o numero maximo possivel de cardeais eleitores para 120, mas Joao Paulo II nao obedeceu a este limite ao elevar cardeais. No total sao actualmente 183 cardeais (nao contando com o Cardeal in Pectore), todos apontados por Joao Paulo II (excepto 14 destes).

Os cardeais eleitores vieram de pouco mais de 50 nacoes (um pequeno aumento das 49 representadas nos conclaves de 1978) de todas as partes do mundo, onde cerca de 30 possuem apenas um representante. Os eleitores italianos como sempre estavam em maior numero com 2o, seguidos dos Estados Unidos com 11. Este foi ate entao o maior numero de cardeais a entrar num Conclave, sendo que cada um dos conclaves de 1978 possuia 111 eleitores presentes.

Conclave, Abril de 2005:

. Eleitores: 117 cardeais.
. Ausentes: 2 cardeais.
. Presentes: 115 cardeais.
. Europa: 58 cardeais.
. America do Sul: 21 cardeais.
. America do Norte: 14 cardeais.
. Africa: 11 cardeais.
. Asia: 11 cardeais.
. Oceania:2 cardeais.

Eleitores por pais:

. Italia / Vaticano: 20 eleitores.
. Estados Unidos: 11 eleitores.
. Alemanha, Espanha: 6 eleitores.
. Franca: 5 eleitores.
. Brasil, Mexico, Polonia: 4 eleitores.
. Canada, Colombia, India: 3 eleitores.
. Chile, Hungria, Japao, Nigeria, Filipinas, Portugal, Ucrania, Reino Unido: 2 eleitores.
. Africa do Sul, Argentina, Australia, Austria, Belgica, Bolivia, Bosnia Herzegovina, Camaroes, Croacia, Costa do Marfim, Cuba, Gana, Guatemala, Honduras, Indonesia, Letonia, Lituania, Madagascar, Nicaragua, Nova Zelandia, Paises Baixos, Peru, Republica Checa, Republica Democratica do Congo, Republica Dominicana, Republica da Irlanda, Sudao, Suica, Siria, Tanzania, Tailandia, Uganda, Vietname: 1 eleitor.

Lista dos cardeais eleitores do Conclave de 2005:

1. Geraldo Majella Agnelo. (Brasil) - Arcebispo de Sao Salvador da Bahia e Primaz do Brasil.
2. Bernard Agre. (Costa do Marfim) - Arcebispo de Abidjan.
3. Francisco Alvaro Martinez. (Espanha) - Arcebispo de Toledo.
4. Aloysius Matthew Ambrozic. (Canada) - Arcebispo de Toronto.
5. Carlos Amigo Vallejo. (Espanha) - Arcebispo de Sevilha.
6. Ennio Antonelli. (Italia) - Arcebispo de Florenca.
7. Francis Arinze. (Nigeria) - Prefeito da Congregacao para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
8. Audrys Juozas Backis. (Lituania) - Arcebispo de Vilnius.
9. Philippe Xavier Ignace Barbarin. (Franca) - Arcebispo de Lyon.
10. William Wakefield Baum. (Estados Unidos) - Penitenziere Maior Emerito.
11. Jorge Mario Bergoglio. (Argentina) - Arcebispo de Buenos Aires.
12. Tarcisio Bertone. (Italia) - Arcebispo de Genova.
13. Giacomo Biffi. (Italia) - Arcebispo de Bolonha.
14. Josip Bozanic. (Croacia) - Arcebispo de Zagreb.
15. Agostino Cacciavillan. (Italia) - Presidente Emerito da Administracao do Patrimonio da Se Apostolica.
16. Ricard Maria Carles i Gordo. (Espanha) - Arcebispo de Barcelona.
17. Dario Castrillon Hoyos. (Colombia) - Prefeito da Congregacao para o Clero.
18. Marco Ce. (Italia) - Patriarca Emerito de Veneza.
19. Juan Luis Cipriani Thorne. (Peru) - Arcebispo de Lima, Primaz do Peru.
20. Desmond Connell. (Republica da Irlanda) - Arcebispo de Dublin.
21. Jose da Cruz Policarpo. (Portugal) - Patriarca de Lisboa.
22. Godfried Danneels. (Belgica) - Arcebispo de Malines-Bruxelas.
23. Ignace Moussa I Daoud . (Siria) - Patriarca de Antioquia e Prefeito da Congregacao para as igrejas Orientais.
24. Julius Riyadi Darmaatmadja. (Indonesia) - Arcebispo de Jakarta.
25. Salvatore De Giorgi. (Italia) - Arcebispo de Palermo.
26. Ivan Dias. (India) - Arcebispo de Bombaim.
27. Edward Michael Egan. (Estados Unidos) - Arcebispo de Nova Iorque.
28. Peter Erdo. (Hungria) - Arcebispo Esztergom-Budapeste.
29. Francisco Javier Errazuriz Ossa. (Chile) - Arcebispo de Santiago do Chile.
30. Frederic Etsou-Nz.-Bamungwabi. (Republica Democrata do Congo) - Arcebispo de Kinshasa.
31. Jose Freire Falcao. (Brasil) - Arcebispo de Brasilia.
32. Francis Eugene George. (Estados Unidos) - Arcebispo de Chicago.
33. Michele Giordano. (Italia) - Arcebispo de Napoles.
34. Jozef Glemp. (Polonia) - Arcebispo de Varsovia, Primaz da Polonia.
35. Zenon Grocholewski. (Polonia) - Prefeito da Congregacao para a Educacao Catolica.
36. Stephen Fumio Hamao. (Japao) - Presidente do Pontificio Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.
37. Julian Herranz. (Espanha) - Presidente Pontificio Conselho para Textos Legislativos e Comissao Disciplinar da Curia Romana.
38. Claudio Hummes. (Brasil) - Arcebispo de Sao Paulo.
39. Lubomyr Husar. (Ucrania) - Arcebispo Maior de Leopoli dos Ucranianos.
40. Marian Jaworski. (Ucrania) - Arcebispo de Leopoli dos Latinos.
41. Walter Kasper. (Alemanha) - Presidente do Pontificio Conselho para a Promocao da Unidade dos Conselhos.
42. William Henry Keller. (Estados Unidos) - Arcebispo de Baltimore.
43. Michael Michai Kitbunchu. (Tailandia) - Arcebispo de Banguecoque.
44. Bernand Francis Law. (Estados Unidos) - Arcebispo Emerito de Boston.
45. Karl Lehmann. (Alemanha). - Bispo de Mainz.
46. Nicolas de Jesus Lopez Rodriguez. (Republica Dominicana) - Arcebispo de Santo Domingo.
47. Alfonso Lopez Trujillo. (Colombia) - Presidente do Pontificio Conselho para a Familia.
48. Javier Lozano Barragan. (Mexico) - Presidente do Pontificio para Operadores de Saude.
49. Jean-Marie Lustiger. (Franca) - Arcebispo Emerito de Paris.
50. Franciszek Marcharski. (Polonia) - Arcebispo de Cracovia.
51. Roger Michael Mahony. (Estados Unidos) - Arcebispo de Los Angeles.
52. Adam Joseph Maida. (Estados Unidos) - Arcebispo de Detroit.
53. Francesco Marchisano. (Italia) - Arcebispo da Basilica Vaticana, Vigario da Cidade do Vaticano.
54. Eduardo Martinez Somalo. (Espanha) - Prefeito Emerito da Congregacao dos Institutos da Vida Consagrada, Camerlengo da Igreja Romana.
55. Carlo Maria Martin. (Italia) - Arcebispo Emirito de Milao.
56. Renato Raffaele Martino. (Italia) - Presidente do Pontificio Conselho Justica e Paz.
57. Thedore Edgar McCarrick. (Estados Unidos) - Arcebispo de Washington.
58. Jorge Arturo Medina Estevez. (Chile) - Prefeito Emerito da Congregacao para Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
59. Joachim Meisner. (Alemanha) - Arcebispo de Colonia.
60. Cormac Murphy -O'Connor. (Inglaterra) - Arcebispo de Westminster.
61. Wilfrid Fox Napier. (Africa do Sul) - Arcebispo de Durban.
62. Attilio Nicora. (Italia) - Presidente da Administracao do Patrimonio da Se Apostolica.
63. Miguel Obano Bravo. (Nicaragua) - Arcebispo de Managua.
64. Keith Michael Patrick O'Brien. (Inglaterra) - Arcebispo de Saint Andrews e Edimburgo.
65. Anthony Olubunmi Okogie, (Nigeria) - Arcebispo de Lagos.
66. Jaime Lucas Ortega y Alamino. (Cuba) - Arcebispo de Sao Cristovao de Havana.
67. Marc Ouellet. (Canada) - Arcebispo do Quebeque, Primaz do Canada.
68. Bernard Panafieu. (Franca) - Arcebispo de Marselha.
69. Laszlo Paskai. (Hungria) - Arcebispo Emerito de Esztergom-Budapeste.
70. George Pell. (Australia) - Arcebispo de Sydney.
71. Polycarp Pengo. (Tanzania) - Arcebispo de Dar es Salaam.
72. Jean-Baptiste Pham Minh Man. (Vietname) - Arcebispo da Cidade Ho Chi Minh.
73. Severino Poletto. (Italia) - Arcebispo de Turim.
74. Mario Francesco Pompedda. (Italia) - Prefeito Emerito do Supremo Tribunal da Signatura Apostolica.
75. Paul Poupard. (Franca) - Presidente do Pontificio Conselho da Cultura.
76. Janis Pujats. (Letonia) - Arcebispo de Riga.
77. Vinko Puljic. (Bosnia e Herzegovina) - Arcebispo de Sarajevo.
78. Rodolfo Quezada Toruno. (Guatemala) - Arcebispo da Cidade da Guatemala.
79. Joseph Ratzinger. (Alemanha) - Prefeito da Congregacao para a Doutrina da Fe, Decano do Colegio Cardinalacio (eleito Papa em 19 de Abril de 2005).
80. Armand Razafindratandra. (Madagascar) - Arcebispo de Antananarivo.
81. Giovanni Battista Re. (Italia) - Prefeito da Congregacao para os Bispos.
82. Justin Francis Rigali. (Estados Unidos) - Arcebispo de Filadelfia.
83. Norberto Rivera Carrera. (Mexico) - Arcebispo da Cidade do Mexico.
84. Oscar Andres Rodriguez Maradiaga. (Honduras) - Arcebispo de Tegucicalpa.
85. Antonio Maria Rouco Varela. (Espanha) - Arcebispo de Madrid.
86. Pedro Rubiano Saenz. (Colombia) - Arcebispo de Bogota.
87. Camillo Ruini. (Italia) - Vigario Geral para a Diocese de Roma.
88. Juan Sandoval Iniguez. (Mexico) - Arcebispo de Guadalajara.
89. Jose Saraiva Martins. (Portugal) - Prefeito da Congregacao para a Causa dos Santos.
90. Eusebio Oscar Scheid. (Brasil) - Arcebispo de Sao Sebastiao do Rio de Janeiro.
91. Christoph Schonborn, O.P. (Republica Checa) - Arcebispo de Viena.
92. Henry Schwerv. (Suica) - Arcebispo de Sion.
93. Angelo Scola. (Italia) - Patriarca de Veneza.
94. Sergio Sebastiani. (Italia) - Presidente da Prefeitura dos Assuntos Economicos da Santa Se.
95. Crescenzio Sepe. (Italia) - Prefeito da Congregacao para a Evangelizacao dos Povos.
96. Peter Seiichi Seiichi Shirayanagi. (Japao) - Arcebispo Emerito de Toquio.
97. Adrianus Johannes Simonis. (Paises Baixos) - Arcebispo de Utrecht.
98. Jaime Lachica Sin. (Filipinas) - Arcebispo Emerito de Manila.
99. Angelo Sodano. (Italia) - Secretario de Estado, Vice-Decano do Colegio Cardinalicio.
100. James Francis Stafford. (Estados Unidos) - Penitenziere Maior da Penitenzieria Apstolica.
101. George Maximilian Sterzinsky. (Alemanha) - Arcebispo de Berlim.
102. Adolfo Antonio Suarez Rivera. (Mexico) - Arcebispo Monterrey.
103. Edmund Casimir Szoka. (Estados Unidos) - Presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano.
104. Jean-Louis Tauran. (Franca) - Arquivista e Bibliotecario de Santa Igreja Romana.
105. Julio Terrazas Sandoval. (Bolivia) - Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra.
106. Dionigi Tettamanzi. (Italia) - Arcebispo de Milao.
107. Telesphore Placidus Toppo. (India) - Arcebispo de Ranchi.
108. Christian Wiygham Tumi. (Camboja) - Arcebispo de Douala.
109. Jean-Claude Turcotte. (Canada) - Arcebispo de Montreal.
110. Peter Kodwo Appiah Turkson. (Gana) - Arcebispo Cape Coast.
111. Ricardo Jamin Vidal. (Filipinas) - Arcebispo de Cebu.
112. Varkey Vithayathil. (India) - Arcebispo Maior de Emakulam-Angamaly do Siro-Marabaresi.
113. Miloslav Vlk. (Republica Checa) - Arcebispo de Praga.
114. Emmanuel Warmala. (Uganda) - Arcebispo de Kampala.
115. Friedrich Wetter. (Alemanha) - Arcebispo de Monaco e Frisinga.
116. Thomas Stafford Williams.  (Nova Zelandia) - Arcebispo de Wellington.
117. Gabriel Zubeir Wako. (Sudao) - Arcebispo de Cartum. 


Apos um longo Pontificado, o Conclave selecciona muitas vezes um Papa mais idoso, que e designado para liderar um Pontificado curto, um periodo de transicao. Um dos mais espectaculares papabile foi Joseph Ratzinger, que havia completado 78 anos um pouco antes da abertura do Conclave, e foi eleito Papa com o nome de Bento XVI a quarta votacao (ultima do segundo dia de Conclave) a 19 de Abril de 2005.

Ratzinger enquanto apontado como possivel sucessor de Joao Paulo II era visto como um conservador social alemao e um dos cardeais mais proximos de Joao Paulo II. Favorecido por aqueles cardeais que a todo o custo queriam preservar o conservadorismo que sempre foi apontada como uma das imagens de marca do falecido Papa polaco, vindo a ser descrito e considerado por seus apoiantes como o "Papa em espera", apesar disso poder contar contra ele entre seus colegas cardeais. Outros acreditaram que o mesmo seria mais um "responsavel-mor" pela escolha do novo Papa, influenciando com a sua decisao outros cardeais eleitores, do que ele proprio ser eleito (um Cardeal que busca a vitoria de um candidato especifico com sucesso e as vezes definido como o grande eleitor de um Conclave).

Por vezes o novo Papa eleito tem um certo contraste dramatico com o seu predecessor. Por exemplo, o controverso Papa Pio IX (1846 - 1878), um considerado "populista que se tornou conservador", foi sucedido pelo Diplomata aristocrata Papa Leao XIII (1878 - 1903), que foi sucedido pelo Papa Pio X (1903 - 1914), com as origens de suas raizes numa humilde familia italiana.

As especulacoes sobre quem deveria ser o novo Papa eram ja antigas bem antes da morte de Joao Paulo e inicio do Conclave de 2005 que sucedeu a morte do mesmo, desde de 2001 que o tema era muito comentado mesmo fora do mundo da Igreja Catolica, e os nomes de possiveis candidatos foram divulgados pela imprensa (um facto de menor importancia de lembrar que em 1978 ninguem falava e apontava o Cardeal Karol Jozef  Wojtyla). Estes sao nao-oficialmente conhecidos como os papabile, uma palavra italiana cuja a traducao poderia ser algo como poder ser Papa.

Fortes especulacoes iniciais, antes de Joao Paulo II adoecer pela ultima vez e falecer, chamaram atencao a facto de cinco nacoes com o maior numero de catolicos do mundo, apenas uma e da Europa, a Italia com. 46 % de todo o mundo estao na America Latina; as Filipinas possuem mais catolicos que a Italia; o Brasil e o pais  do mundo com maior numero de catolicos; a Africa 120 milhoes de catolicos. Mesmo assim 35% dos  cardeais votantes ou representam oficialmente uma diocese italiana ou trabalham para a administracao do Vaticano, a Curia.

Percentagem de Cardeais Italianos no Colegio dos Cardeais (1903-2005):

. 1903 - 56.25%.
. 1914 - 50.76%.
. 1922 - 51.6%.
. 1939 - 54.8%.
. 1958 - 35.8%.
. 1963 - 35.36%.
. 1978 (Agosto) - 22.8%.
. 1978 (Outubro) - 22.5%.


Lista daqueles considerados papabile em 2005 (um grande numero de homens foram mencionados como sucessores):

1. Joseph Ratzinger.
Pais: Alemanha.
Posicao: Cardeal-Bispo.
Cargo: Ultimo responsavel pela Congregacao pela Doutrina de Fe.
Idade (no Conclave): 78 anos.
Ano que se tornou Cardeal:1977.

2. Angelo Sodano.
Pais: Italia.
Posicao: Cardeal-Bispo.
Cargo: Ultimo Secretario de Estado do Vaticano.
Idade (no Conclave): 77 anos.
Ano que se tornou Cardeal: 1991.

3. Alfonso Lopez Trujillo.
Pais: Colombia.
Posicao: Cardeal-Bispo.
Cargo: Ultimo Presidente do Conselho Pontifice para a Familia.
Idade (no Conclave): 69 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 1983.

4. Giovanni Battista Re.
Pais: Italia.
Posicao: Cardeal-Bispo.
Cargo: Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Idade (no Conclave): 71 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.

5. Godfried Danneels.
Pais: Belgica.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Mechelen - Bruxelas.
Idade (no Conclave): 72 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 1983.

6. Jean-Marie Lustiger.
Pais: Franca.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Paris aposentado.
Idade (no Conclave): 78 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 1983.

7. Francis Arinze.
Pais: Nigeria.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo:Prefeito da Congregacao para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
Idade (no Conclave): 72 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 1985.

8. Miloslav Vlk.
Pais: Republica Checa.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Praga.
Idade (no Conclave): 72 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 1994.

9. Dionigi Tettamanzi.
Pais: Italia.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Milao.
Idade (no Conclave): 71 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 1998.

10. Christoph Schonborn.
Pais: Austria.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Viena.
Idade (no Conclave): 60 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 1998.

11. Norberto Rivera Carrera.
Pais: Mexico.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo da Cidade do Mexico.
Idade (no Conclave): 62 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 1998.

12. Ivan Dias.
Pais: India.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Bombaim.
Idade (no Conclave): 69 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.

13. Geraldo Majella Agneto.
Pais: Brasil.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Salvador (Bahia).
Idade (no Conclave): 71 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.

14. Oscar Andres Rodriguez.
Pais: Honduras.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Tegucigalpa.
Idade (no Conclave): 62 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.

15. Juan Luis Cipriani Thorne.
Pais: Peru.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Lima.
Idade (no Conclave): 61 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.

16. Claudio Hummes.
Pais: Brasil
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Sao Paulo.
Idade (no Conclave): 70 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.

17. Jorge Mario Bergoglio.
Pais: Argentina.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Buenos Aires.
Idade (no Conclave): 68 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.

18. Jose da Cruz Policarpo.
Pais: Portugal.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Patriarca de Lisboa.
Idade (no Conclave): 69 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.

19. Severino Polleto.
Pais: Italia.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Turim.
Idade (no Conclave): 72 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.

2 . Comarc Murphy-O'Connor.
Pais: Reino Unido.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Westminster.
Idade (no Conclave): 72 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.

21. Lubomyr Husar.
Pais: Ucrania.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo-Maior de Lviv.
Idade (no Conclave): 72 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.

22 . Angelo Scola.
Pais: Italia.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Patriarca de Veneza.
Idade (no Conclave): 63 anos.
Ano em  que se tornou Cardeal: 2003.

23. Ennio Antonelli.
Pais: Italia.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Florenca.
Idade (no Conclave): 68 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2003.

24. Tarcisio Bertone.
Pais: Italia.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Genova.
Idade (no Conclave): 70 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2003.

25. Peter Kodwo Appiah Turkson.
Pais: Gana.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo da Costa do Cabo.
Idade (no Conclave): 56 anos.
Ano em que se tornou Papa: 2003.

26. Jaime Lucas Ortega Alamino.
Pais: Cuba.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Havana.
Idade (no Conclave): 68 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 1994.

27. Jaime Sin.
Pais: Filipinas.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Manila (aposentado).
Idade (no Conclave): 76 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 1976.

28. Marc Quellet.
Pais: Canada.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo do Quebec.
Idade (no Conclave): 60 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2003.

29. Jean-Claude Turcotte.
Pais: Canada.
Posicao: Cardeal-Padre.
Cargo: Arcebispo de Montreal.
Idade (no Conclave): 68 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 1994.

30. Dario Castrillon Hoyos.
Pais: Colombia.
Posicao: Cardeal-Diacono.
Cargo: Presidente emérito da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero.
Idade (no Conclave): 75 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 1998.

31. Crescenzio Sepe.
Pais: Italia.
Posicao: Cardeal-Diacono.
Cargo: Prefeito da Congregacao para a Evangelizacao dos Povos. 
Idade (no Conclave): 61 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.

32. Walter Kasper.
Pais: Alemanha.
Posicao: Cardeal-Diacono.
Cargo: Presidente do Pontificio Conselho para a Promocao da Unidade dos Conselhos.  
Idade (no Conclave): 72 anos.
Ano em que se tornou Cardeal: 2001.


Apenas tres dos cardeais votantes no Conclave (William Wakefield Baum, Joseph Ratzinger e Jaime Lachica Sin) estiveram presentes nos ultimos dois conclaves de 1978 e participaram na eleicao dos dois ultimos Papas Paulo VI e Joao Paulo II. A Embaixada das Filipinas para o Vaticano anunciou em 6 de Abril de que o Cardeal Sin de 76 anos e Cardeal desde 1976 nao poderia comparecer no Conclave e estar presente na votacao e participar na eleicao do novo Papa devido as suas fracas condicoes derivado ao seu estado de saude. Apesar de os vaticanologistas actuais dizerem que o Colegio de Cardeais actual e conservador, a historia passada (os conclaves de 1878, 1903 e 1958) nao apoia as teorias de que um Colegio de Cardeais, mesmo tendo sido escolhido por um Papa identificado como conservador ou liberal, possa vir a compartilhar a mesma visao que ele, nao votando necessariamente em outro Papa da mesma categoria. 

Entre as previsoes dos vaticanologistas estavam:

. O Colegio de Cardeais, apesar de estar com menor dominio europeu do que no passado, provavelmente nao escolheria desta vez um Papa africano - o ultimo Papa africano foi o Papa Gelasio I, que morreu em 496 - ou um das Filipinas.
. Um candidato mais velho, cujo Papado espera-se que seja menor do que um  candidato mais jovem, pode demostrar-se como uma maneira de eleger um "Papa de transicao", dando tempo a Igreja para considerar sobre o futuro e eleger o Papa sucessor em menos tempo. Esta possibilidade tambem poderia funcionar em favor de uma escolha "mais segura", como o associado proximo de Joao Paulo II, Joseph Ratzinger (que veio a ser eleito), na promessa de que uma escolha mais audaz fosse feita na proxima vez.
. Os Cardeais italianos desejavam a eleicao de outro Papa italiano (uma tradicao que se manteve por longos anos e seculos (desde a morte do Papa holandes, Adriano VI  em 14 de Setembro de 1523 ate a eleicao de Joao Paulo II em 16 de Outubro de 1978. Para tras haviam nao so ficado apenas 2 dias para se fazer 455 que a mesma tradicao se manteve mas tambem haviam ficado para tras 46 papas) entao poderiam formar uma escolha italiana unificada, em vez de se dividirem em grupos rivais como havia acontecido no segundo Conclave de 1978, permitindo a eleicao de um nao-italiano. E de todo um facto como papas italianos sao raros.
. A escolha de um Papa dos Estados Unidos era vista como improvavel (embora depois dos italianos com 20 cardeais eleitores fossem os cardeais estadunidenses a estarem representados em maior numero com 11 cardeais) Um frances tambem era visto e apontado como algo controverso, apesar de o Cardeal Lustiger ter sido visto como uma possibilidade.
. Um Papa latino-americano seria uma forte possibilidade, e seria o primeiro na historia; os arcebispos tanto de Buenos Aires como os de Havana, Cidade do Mexico, Sao Paulo e Tegucigalpa eram fortes candidatos e possiveis escolhas, assim como ja de uma forma menos forte os cardeais colombianos Trujillo e Hoyos.
. Um Cardeal da Curia Romana, cuja a carreira esteve principalmente na administracao na Santa Se, poderia estar mesmo em desvantagem . Tres quartos dos cardeais eleitores sao cardeais pastorais e/ou arcebispos de grandes dioceses. Um Cardeal que possuisse ambas carreiras na Curia e pastoral , como Francis Arinze e Ivan Dias, poderiam conseguir apoio de ambos os lados. A lingua e idioma italiano tambem foram identificados como habilidade relevante para a administracao da Curia, e um candidato com menos facilidade na mesma lingua e idioma poderia estar em desvantagem.
. Diferentes grupos dentro da Igreja favoreciam diferentes cardeais. A Opus Dei promovia o Cardeal da direita Juan Luis Cipriani Thorne, o Arcebispo de Lima; algumas ordens catolicas como os jesuitas viam Jorge Mario Bergoglio (que viria a suceder Bento XVI e nos dias de hoje e conhecido como Fracisco I) de Buenos Aires como a melhor escolha. Se eleito (foi sim, mas em 2013) Bergogli seria o primeiro Papa Jesuita.

Existem pontos muito importantes durante a eleicao de um novo Papa e que envolvem o Conclave que sao essencialmente tres:

. Primeiro, os cardeais nao estavam restritos a votar somente entre eles. Em teoria, qualquer homem praticante da Religiao Catolica Romana, e certamente qualquer membro do seu clero, poderiam ser eleitos. Enquanto isso estas possibilidades sao pouquissimas (o ultimo homem nao-Cardeal na epoca de sua eleicao foi o Papa Urbano VI, que serviu de 1378 a 1389). Rumores dizem que Giovanni Montini (mais tarde Papa Paulo VI) recebeu mesmo alguns votos no Conclave de 1958, mesmo sendo naquela epoca apenas Arcebispo de Milao, tendo o chapeu vermelho negado sem maiores explicacoes pelo Papa Pio XII. E possivel que algum Arcebispo que os cardeais acreditavam que deveria ter sido indicado pelo Papa Pio XII e nao foi, possivelmente porque o Papa esteve muito doente ultimamente para ter condicoes de o indicar, pudesse ser escolhido.

. Em segundo, os cardeais eleitores sempre podem ser escolhidos por um dos cardeais que nao podem votar (os que possuem mais de 80 anos). A razao para esta escolha poderia ser que nao chegariam a um acordo entre os candidatos mais jovens. Um passo radical como um Papa africano ou latino-americano poderia ser aliviado tentando assegurar que o novo Pontificado fosse relativamente curto, escolhendo assim um dos cardeais mais velhos.

. Por ultimo, embora nem por isso de menor importancia, os chamados cardeais papabile nao sao sempre eleitos Papa. Como ja dizia o antigo ditado "Quem entra no Conclave Papabile, costuma sair Cardinale", um homem que entra no Conclave certo de sua vitoria na eleicao muitas vezes acaba nao sendo eleito Papa (nao foi o caso do Conclave em 2005, o futuro Papa Bento XVI nunca deixou de ser o Cardeal mais apontado para suceder Joao Paulo II na cadeira de Sao Pedro). Em 1978, Sergio Pignedoli, que foi visto como um forte concorrente para o Papado, chegou mesmo a fazer uma dieta para caber nos trajes de Papa (que sao feitos antes do proximo Papa ser eleito). Mas ao inves dele ser eleito, Albino Luciani, que estava tao convencido que nao seria eleito e que nem chegou a cortar o seu cabelo (como o seu retrato oficial mostrou na epoca) e cujos os pes estavam tao inchados que nao pode usar novos sapatos comprados para ele por sua familia, foi eleito.


Com estas palavras do video acima Bento XVI comunicou ao mundo a sua decisao no dia 11 de Fevereiro e igualmente comunicou que deixaria o cargo a 28 de Fevereiro anunciando igualmente que os cardeais haveriam de realizar outro Conclave para eleger o seu sucessor.

Bento XVI alegou fragilidade e problemas de saude no entanto desde a muito se via que o mesmo nao estava a ser um Papa carismatico sobretudo como fora o seu antecessor Joao Paulo II sobretudo perante os jovens. Os escandalos a envolver membros com postos altos na herarquia da Igreja Catolica envolvendo casos de sexo e Pedofilia pelo mundo fora em que se viam ja envolvidos varios padres, bispos e cardeais pelo mundo fora de facto em muito devem ter ajudado e levado o antigo Papa a tomar a mesma decisao.

Foi de facto uma decisao polemica e insolita porem nao fora a primeira vez que um Papa resignara ao Cargo. O mesmo nao acontecia desde de 1415 e haviam-se passado exactamente 598 anos e Gregorio XII havia sido o ultimo Papa a ter a mesma decisao tendo passado 60 Papas sem tomar a mesma decisao. Os outros foram Celestino V em no ano de 1294, Bento IX no ano 1045 (acabou depois de varios afastamentos e retornos por abdicar e vender o cargo ao Padrinho Gregorio VI) e ainda bem mais distante e a primeira vez que tal sucedeu foi atraves do Papa Ponciano no ano 235 e Bento XVI foi o quinto papa a tomar semelhante decisao.

Dados do Conclave de 2005:

Data: 18 e 19 Abril de 2005.
Local: Capela Sistina, Vaticano.
Decano: Joseph Ratzinger.
Vice-Decano: Angelo Sodano.
Camerlengo: Eduardo Martinez Somalo.
Protodiacono: Jorge Medina Estevez.
Secretario: Francesco Monterisi.
Eleito: Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger).
Participantes: 115 cardeais.
Ausentes:2 cardeais.
Escrutinios: 4 (votacoes).

Apos a abidcacao de Bento XVI anunciada em 11 de Fevereiro de 2013 e efectuada ainda no mesmo mes 17 dias depois nao restou aos Cardeais a organizacao de um novo Conclave ja no mes de Marco ocorridos nos dia 12 e 13.


O Conclave de 2013 foi uma reuniao dos cardeais eleitores da Igreja Catolica Apostolica Romana para realizar a eleicao que viria a apresentar ao mundo o sucessor de Bento XVI, eleicao essa ocorreu entre 12 e 13 de Marco de 2013.

O mesmo Conclave foi convocado na sequencia de renuncia do Papa Bento XVI, anunciada em 11 de Fevereiro de 2013 e efectivada no dia 28 de Fevereiro de 2013. A previsao canonica do acto de renuncia esta normatizada no Colegio de Direito Canonico (Can. 332, § 2), que declara: "Se acontecer que o Romano Pontifice renuncie ao cargo, para a validade requer-se que a renuncia seja feita livremente, e devidamente manifestada, mas nao que seja aceite por alguem".

As normas para a realizacao do Conclave de 2013 estao previstas no Codigo de Direito Canonico (Can. 332) e regulamentadas pela Constituicao Apostolica Universi dominici gregis, de Joao Paulo II com as alteracoes feitas por Bento XVI por meio de Motu Proprio em 2007, pelo qual retoma a norma tradicional sobre a maioria necessaria na eleicao do Sumo Pontifice e em 2013, igualmente por meio de Motu Proprio Normas nonnullas, estabeleceu o preceito de que apos se efectuarem 34 votacoes so sao elegiveis nas votacoes seguintes os dois cardeais mais votados na eleicao anterior.

Segundo o Vaticano, o Conclave de 2013 comecaria 15 a 20 dias apos a renuncia de Bento XVI. No dia 16 de Fevereiro, entretanto, o Porta-voz da Igreja Frederico Lombardi declarou que o Conclave poderia ser antecipado para a primeira quinzena de Marco, se todos os cardeais ja estivessem presentes no Vaticano. Nos bastidores, comentava-se que uma disputa prolongada poderia arranhar e marcar de forma negativa a imagem da Igreja Catolica, ja que a Pascoa poderia chegar sem que a instituicao tivesse escolhido um novo Lider.


O Conclave de 2013 foi presidido pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Cardeal-Bispo de Sabina-Poggio Mirteto, devido a ser o Cardeal-Bispo eleitor de maior precedencia.

Como se sabe em 11 de Fevereiro de 2013, o ainda Papa Bento XVI anunciou num Consistorio no Vaticano a sua intencao de vir a renunciar ao Pontificado no dia 28 de Fevereiro as 20:00 horas. A decisao do Pontifice de renunciar a lideranca foi algo inedito na era moderna, tendo a ultima vez acontecido quando o Papa Gregorio XII o fez em 1415. O irmao do Papa Bento XVI, o Sacerdote Georg Ratzinger, declarou na sua casa em Ratisbona, na Alemanha, que o Medico de Bento XVI lhe havia recomendado anteriormente nao realizar viagens transatlanticas e que a sua dificuldade em caminhar ja sentida e demostrada iria acentuar-se. Posto isso, Georg Ratzinger afirmou que a decisao de seu irmao foi "um processo natural. A idade esta a pesar-lhe. Com esta idade o meu irmao quer mais descanso". O Porta-voz do Vaticano, Padre Frederico Lombardi, disse que a decisao era desconhecida pelos colaboradores proximos do Papa e que os deixou "incredulos".

O capitulo II da primeira parte da Constituicao Apostolica Universi dominici gregis define as normas das Congregacoes de Cardeais preliminares a eleicao do Sumo Pontifice.

No periodo de Se Vacante ha duas especies de Congregacoes dos Cardeais: Uma geral, isto e, de todo o Colegio, e a outra Particular.

Nas Congregacoes Gerais, presididas pelo Cardeal Decano, participam todos os cardeais que nao estejam legitimamente impedidos. Trata de questoes mais graves e merecedoras de um exame mais profundo.

A Congregacao Particular e por sua vez presidida pelo Cardeal Camerlengo e constituida por tres cardeais (um de cada ordem do Colegio Cardinalicio ou seja Cardeais-Bispos, Cardeais-Presbiteros e Cardeais-Diaconos), sorteados em cada tres dias. E o Cardeal Camerlengo e responsavel apenas pelas questoes funcionais diarias.

As Congregacoes Gerais que antecedem o inicio da eleicao, chamadas <<preparatorias>>, no Conclave de 2013 iniciaram-se na segunda-feira de 4 de Marco de 2013  e foram diarias ate durante uma semana ate a segunda-feira 11 de Marco de 2013.

Usando da faculdade concedida por Motu Proprio por Bento XVI, na sexta-feira de 8 Marco de 2013 foi deliberado unanimemente pelos mesmos cardeais eleitores a antecipacao do Conclave (quebrando a regra geral de 15 a 20 dias apos o inicio da Se Vacante), ficando marcado para a terca-feira do dia 12 de Marco o inicio do Conclave para eleger o novo Sumo Pontifice da Igreja Catolica Apostolica Romana.


No Conclave os cardeais isolam-se na Capela Sistina para as votacoes e na Casa de Santa Marta (hospedagem) no Vaticano, permanecendo reunidos, em total isolamento e incomunicaveis em regime de severa clausura ate que seja eleito um novo Papa que sera o proximo sucessor de Pedro.

Nao tendo qualquer importancia a Ordem Cardinalicia a que pertencam e da sua ordem de precedencia dentro do Colegio dos Cardeais, cada Cardeal Eleitor tem direito a um voto em cada votacao. A precedencia e usada para estabelecer a ordem dos cardeais eleitores nas procissoes e a ordem pela qual eles votam nos escrutinios. Durante as votacoes nao sao permitidas abstencoes, devendo cada Cardeal Eleitor escrever no seu boletim de voto o seu Cardeal de eleicao, sendo por razoes de secretismo recomendado que disfarcem a letra. Logo apos serem contados todos os boltins de votos sao cosidos com uma agulha e posteriormente queimados na salamandra instalada na Capela Sistina, a partir do qual atraves de uma chamine sai o fumo, e nessa chamine que o mundo Catolico tem os olhos postos atraves da televisao ate presentes na Praca de Sao Pedro, no Vaticano (o fumo esse e negro em cada votacao inconclusiva e sem um Papa eleito logo que se chegue a um concenso os votos nessa eleicao sao queimados mas o fumo sai branco) tudo e visivel na Praca de Sao Pedro na multidao de milhares de pessoas que se encontra na praca e a volta do mundo atraves da televisao.

Ate o ano de 1996 era preciso que o eleito tivesse dois tercos dos votos de todos os cardeais eleitores que estivessem presentes no Conclave. Contudo nesse mesmo ano uma alteracao promulgada pelo Papa Joao Paulo II ditou que inicialmente seria exigida a tradicional maioria de dois tercos mas, se apos 34 votacoes nao tivesse ainda havido um novo Papa eleito, passava a contar a maioria absoluta (metade dos votos dos eleitores e pelo menos mais um). Ja em 2007 e desta vez atraves do Papa Bento XVI o mesmo decretou atraves de Motu Propeio que a maioria exigida e sempre a de dois tercos dos votos dos cardeais eleitores presentes no Conclave. Em 2013 e talvez ja pensando na renuncia o Papa Bento XVI promulgou novamente mediante Motu Proprio o novo preceito de que apos as mesmas 34 votacoes so seriam elegiveis nas votacoes seguintes os dois cardeais mais votados na eleicao anterior (ou seja a partir da 34.ª apenas dois cardeais estao em disputa), os quais, por sua vez, perdem o seu direito de voto, sendo no entanto mantida a exigencia de uma maioria de dois tercos dos votos dos cardeais eleitores presentes no Conclave.

Caso apos o quarto dia de Conclave (o dia inicial seguido de tres dias completos) nao tenha havido ainda um Cardeal eleito para se tornar o novo Papa todos os cardeais eleitores devem guardar o quinto dia para oracao e descanso, interrompendo mesmo as votacoes. De seguida procedem sucessivamente a periodos de tres dias de votacao seguidos sempre de um dia de descanso ate ser alcancada finalmente a maioria de dois tercos dos votos. Apos a 34.ª votacao os dias de votacoes sao consecutivos ate que um dos dois candidatos alcance a maioria dos dois tercos dos votos dos cardeais eleitores presentes no Conclave.

So os cardeais que nao ultrapassem os 80 anos de idade na data do inicio da Se Vacante sao eleitores no Conclave. Assim sendo segundo essa regra obrigou que dos 207 cardeais existentes no mundo 90 nao fossem eleitores no Conclave de 2013, apenas 117 cardeais participaram como eleitores no Conclave de 2013 para eleger o ainda na altura Arcebispo de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio que viria a tornar-se o Papa Francisco I e tambem o primeiro Papa latino americano e do Continente americano mais exactamente da America do Sul, tendo-se tornado igualmente ainda falando em termos geograficos o primeiro Papa do Hemisferio Sul e o primeiro nao europeu em mais de 1200 anos o ultimo havia sido Gregorio III, natural da Siria e consagrado em 11 de Fevereiro de 731 tendo exercido o seu Papado de 18 de Marco de 731 a 28 de Novembro de 751 tendo vindo a morrer com 51 anos a data do seu nascimento e desconhecida conhecendo-se na mesma apenas o ano 690. O Papa Francisco vei-o a ser tambem o Papa 266 da Igreja Cataolica Apostolica Romana tendo sido o Papa Gregorio III o 90º Papa indica entao que nao se passaram apenas cerca 1262 aproximadamente mas tambem 176 Papas todos eles europeus.

Apos uma confirmacao de duas ausencias tal como curiosamente acontecera em 2005 o numero de Cardeais eleitores presentes no Conclave de 2013 viu-se reduzido a 115 cardeais eleitores.

Em teoria como se sabe qualquer homem maior de idade e nao casado, que tambem seja baptizado segundo os preceitos catolicos, e elegivel para Papa.

A Presidencia do Conclave cabe ao Decano do Colegio de Cardeais ou, nao sendo este eleitor, ao Cardeal-Bispo eleitor presente no Conclave com maior precedencia. Como o Cardeal Decano Angelo Sodano em 2013 ja a passar 80 anos e o Cardeal Vice-Decano Roger Etchegaray a passar os 90 coube ao Cardeal Giovanni Battista Re, Cardeal-Bispo de Sabina-Poggio Mirteto, presidir o Conclave.


Conclave, Marco de 2013:

. Eleitores: 117 cardeais.
. Ausentes: 2 cardeais.
. Presentes: 115 cardeais.
. Europa: 60 cardeais.
. America do Norte: 20 cardeais.
. America do Sul: 13 cardeais.
. Africa: 11 cardeais.
. Asia: 10 cardeais.
. Oceania: 1 cardeal.

Embora o numero de cardeais eleitores fosse o mesmo de 2005 para 2013 sentiram-se fortes alteracoes pelo numero de cardeais eleitores destribuidos pelos continentes do mundo a Europa e a America do Norte foram os unicos continentes a ter mais cardeais presentes de 58 em 2005 passou a 60 em 2013, a America do Sul em 2005 tinha 21 cardeais eleitores em 2013 tinha 13 tendo perdido 8 cardeais, a America do Norte se em 2005 tinha apenas 14 cardeais em 2013 tinha 20 cardeais, o continente africano em 2005 apresentou 11 cardeais e manteve o mesmo numero em 2013, ja o continente asiatico em 2005 tinha 11 cardeais eleitores em 2013 tinha apenas 10 cardeais, por fim na Oceania estiveram 2 cardeais enquanto em 2013 esteve apenas 1 Cardeal a representar esse continente.

Eleitores por continente e pais:

Europa:

. Italia / Vaticano: 28 cardeais.
. Alemanha: 6 cardeais.
. Espanha: 5 cardeais.
. Franca e Polonia: 4 cardeais.
. Portugal: 2 cardeais.
. Republica Checa, Republica da Irlanda, Belgica, Austria, Suica, Holanda, Lituania, Bosnia e Herzegovina, Croacia, Hungria, Eslovenia e Reino Unido: 1 Cardeal.

America do Norte:

. Estados Unidos: 11 cardeais.
. Mexico e Canada: 3 cardeais.
. Cuba, Republica Dominicana e Honduras: 1 Cardeal.

America do Sul:

. Brasil: 5 cardeais.
. Argentina: 2 cardeais.
. Colombia, Chile, Bolivia, Equador, Peru e Venezuela: 1 Cardeal.

Africa:

. Nigeria: 2 cardeais.
. Africa do Sul, Egipto, Gana, Guine, Senegal, Quenia, Republica Democratica do Gongo, Sudao e Tanzania: 1 Cardeal.

Asia:

. India: 5 cardeais.
. Vietname, China, Indonesia, Filipinas, Sri Lanka, Libano: 1 Cardeal.

Oceania:

. Australia: 1 Cardeal.

Lista de cardeais eleitores no Conclave de 2013:

JPII = Nomeado Cardeal pelo Papa Joao Paulo II.
BXVI = Nomeado Cardeal pelo Papa Bento XVI.

Europa:

. Italia:

1. D. Severino Poletto (18 de Marco de 1933), Arcebispo Emerito de Turim. - JPII.
2. D. Raffaele Farina (24 de Setembro de 1933), Arquivista dos Arquivos Secretos do Vaticano e Bibliotecario da Biblioteca Vaticana. - BXVI.
3. D. Giovanni Battista Re (30 de Janeiro de 1934), Prefeito Emerito da Congregacao para os Bispos. - JPII.
4. D. Dionigi Tettamanzi (14 de Marco de 1934), Arcebispo Emerito de Milao. - JPII.
5. D. Francesco Monterisi (28 de Maio de 1934), Arcebispo da Basilica de Sao Paulo Extramuros. - BXVI.
6. D. Paolo Sardi (1 de Setembro de 1934), Cardeal Vice-Camerlengo da Santa Igreja Romana. - BXVI.
7. D. Tarcisio Bertone (2 de Dezembro de 1934), Cardeal Secretario de Estado e Cardeal Carmerlengo da Santa Igreja Romana. - JPII.
8. D. Giovanni Lajolo (3 de Janeiro de 1935), Presidente Emirito do Governo do Estado da Cidade do Vaticano e Presidente Emirito da Comissao Pontificia para o Estado da Cidade do Vaticano. - BXVI.
9. D. Velasio De Paolis (19 de Setembro de 1935), Presidente Emerito da Prefeitura para os Assuntos Economicos da Santa Se. - BXVI.
10. D. Ennio Antonelli (18 de Novembro de 1936), Arcebispo de Florenca. - JPII.
11. D. Atillio Nicora (16 de Marco de 1937), Presidente Emerito da Prefeitura para os Assuntos Economicos da Santa Se. - JPII.
12. D. Antonio Maria Veglio (3 de Fevereiro de 1938), Presidente do Conselho Pontificio para a Pastoral dos Migrantes Itinerantes (Italia). - BXVI.
13. D. Francesco Coccopalmerio (6 de Marco de 1938), Presidente do Conselho Pontificio para os Textos Legislativos. - BXVI.  
14. D. Paolo Romeo (20 de Marco de 1938), Arcebispo de Palermo. - BXVI.
15. D. Carlo Caffarra (1 de Junho de 1938), Arcebispo de Bolonha. - BXVI.
16. D. Angelo Amato (8 de Junho de 1938), Prefeito da Congregacao para as Causas dos Santos. - BXVI.
17. D. Agostino Vallini (7 de Abril de 1940), Vigario-Geral da Diocese de Roma. - BXVI.
18. D. Angelo Scola (7 de Novembro de 1941), Arcebispo de Milao. - JPII.
19. D. Giuseppe Bertello (1 de Outubro de 1942), Presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano e Presidente da Comissao Pontificia para o Estado da Cidade do Vaticano. - BXVI.
20. D. Gianfranco Ravasi (18 de Outubro de 1942), Presidente do Conselho Pontificio para a Cultura. - BXVI.
21. D. Angelo Bagnasco (14 de Janeiro de 1943), Arcebispo de Genova. - BXVI.
22. D. Crescenzio Sepe (2 de Fevereiro de 1943), Arcebispo de Napoles. - BXVI.
23. D. Domenico Calcagno (3 de Fevereiro de 1943), Presidente da Administracao do Patrimonio da Se Apostolica. - BXVI.
24. D. Giuseppe Versaldi (30 de Julho de 1943), Presidente da Prefeitura dos Assuntos Economicos da Santa Se. - BXVI.
25. D. Angelo Comastri (17 de Setembro de 1943), Vigario-Geral do Estado da Cidade do Vaticano, Arcipestre da Basilica de Sao Pedro e Presidente da Fabrica de Sao Pedro. - BXVI.
26. D. Mauro Piacenza (15 de Setembro de 1944), Prefeito da Congregacao para o Clero. - BXVI.
27. D. Fernando Filoni (15 de Abril de 1946), Prefeito da Congregacao para a Evangelizacao dos Povos. - BXVI.
28. D. Giuseppe Bertori (25 de Fevereiro de 1947), Arcebispo de Florenca. - BXVI.

. Alemanha:

29. D. Walter Kasper (5 de Marco de 1933), Presidente Emerito do Conselho Pontificio para a Promocao da Unidade dos Cristaos. - JPII.
30. D. Joachim Meisner (25 de Dezembro de 1933), Arcebispo de Colonia. - JPII.
31. D. Paul Josef Cordes (5 de Setembro de 1934), Presidente Emerito do Pontificio Conselho Cor Unum. - BXVI.
32. D. Karl Lehamann (16 de Marco de 1936), Bispo de Mainz. - BXVI.
33. D. Reinhard Marx (21 de Setembro de 1953), Arcebispo de Munique e Freising. - BXVI.
34. D. Rainer Maria Woelki (18 de Agosto de 1956), Arcebispo de Berlim. - BXVI.

. Espanha:

35. D. Carlos Amigo Vallejo (23 de Agosto de 1934), Arcebispo Emerito de Sevilha. - JPII.
36. D. Santos Abril y Castello (25 de Dezembro de 1935), Arcipreste da Basilica de Santa Maria Maior. - BXVI.
37. D. Antonio Maria Rouco Varela (24 de Agosto de 1936), Arcebispo de Madrid. - JPII.
38. D. Lluis Martinez Sistach (29 de Abril de 1937), Arcebispo de Barcelona, - BXVI.
39. D. Antonio Canizares Llovera (15 de Outubro de 1945), Prefeito da Congregacao para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. - BXVI.

. Franca:

40. Andre Vingt-Trois (7 de Novembro de 1942), Arcebispo de Paris. - BXVI.
41. Jean-Louis Pierre Tauran (5 de Abril de 1943), Protodiacono do Colegio Cardinalicio e Presidente do Conselho Pontificio para o Dialogo Inter-Religioso. - JPII.
42. Jean-Pierre Bernard Ricard (26 de Setembro de 1944), Arcebispo de Bordeaux. - BXVI.
43. Philippe Xavier Ignace Barbarin (17 de Outubro de 1950), Arcebispo de Lyon. - JPII.

. Polonia:

44. Stanislaw Dziwisz (27 de Abril de 1939), Arcebispo de Cracovia. - BXVI.
45. Zenon Grocholewski (11 de Outubro de 1939), Prefeito da Congregacao para a Educacao Catolica. - JPII.
46. Stanislaw Rylko (4 de Julho de 1945), Presidente do Conselho Pontificio para os Leigos. - BXVI.
47. Kazimierz Nycz (1 de Fevereiro de 1950), Arcebispo de Varsovia. - BXVI.

. Porugal:

48. D. Jose da Cruz Policarpo (26 de fevereiro de 1936), Patriarca de Lisboa. - JPII.
49. D. Manuel Monteiro de Castro (29 de Marco de 1938), Penitenciario-Mor da Santa Se. - BXVI.

. Republica Checa:

50. Dominik Jaroslav Duka (26 de Abril de 1943), Arcebispo de Praga. - BXVI.

. Republica da Irlanda:

51. Sean Baptist Brady (16 de Agosto de 1939), Arcebispo de Armagh. - BXVI.

. Belgica:

52. Godfried Danneels (4 de Junho de 1933), Arcebispo Emerito de Bruxelas. - JPII.

. Austria:

53. Christoph Schonborn (22 de Janeiro de 1945), Arcebispo de Viena. - JPII.

. Suica:

54. Kurt Koch (15 de Marco de 1950), Presidente do Conselho Pontificio para a Promocao da Unidade dos Cristaos. - BXVI.

. Holanda:

55. Willem Jacobus Eijk (22 de Junho de 1953), Arcebispo de Utrecht. - BXVI.

. Lituania:

56. Audrys Juozas Backis (1 de Fevereiro de 1937), Arcebispo de Vilnius. - JPII.

. Bosnia e Herzegovina:

57. Vinko Puljic (8 de Setembro de 1945), Arcebispo de Vrhbosna. - JPII.

. Croacia:

58. Josip Bozanic (20 de Marco de 1949), Arcebispo de Zagrb. - JPII.

. Hungria:

59. Peter Erdo (25 de Junho de 1952), Arcebispo de Budapeste. - JPII.

. Eslovenia:

60. Franc Rode (23 de Setembro de 1934), Prefeito Emerito da Congregacao para os Institutos da Vida Cnsagrada e Sociedades da Vida Apostolica. - BXVI.

. Reino Unido:

61. Keith Michael Patrick O'Brien (17 de Marco de 1938), Arcebispo Emerito de Edimburgo. - JPII - (Ausente).

America do Norte:

. Estados Unidos:

62. Justin Francis Rigali (19 de Marco de 1935), Arcebispo de Filadelfia. - JPII.
63. Roger Michael Mahony (27 de Fevereiro de 1936), Arcebispo Emerito de Los Angeles. - JPII.
64. William Joseph Levada (15 de Junho de 1936), Prefeito Emerito da Congrecao para a Doutrina da Fe. - BXVI.
65. Francis Eugene George (16 de Janeiro de 1937), Arcebispo de Chicago. - JPII.
66. Edwin Frederick O'Brien (8 de Abril de 1939), Grao-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalem. - BXVI.
67. Donald William Wuerl (12 de Novembro de 1940), Arcebispo de Washington. - BXVI.
68. Daniel Nicholas DiNardo (23 de Maio de 1943), Arcebispo de Houston. - BXVI.
69. Sean Patrick O'Malley (29 de Junho de 1944), Arcebispo de Boston. - BXVI.
70. Raymond Lee Burke (30 de Junho de 1948), Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostolica. - BXVI.
71. James Michael Harvey (20 de Outubro de 1949), Arcipreste da Basilica de Sao Paulo Extramuros. - BXVI.
72. Timothy Michael Dolan (6 de Fevereiro de 1950), Arcebispo de Nova Iorque. - BXVI.

. Mexico:

73. D. Juan Sandoval Iniguez (28 de Marco de 1933), Arcebispo de Guadalajara. - JPII.
74. D. Norberto Rivera Carrera (6 de Setembro de 1942), Arcebispo da Cidade do Mexico. - JPII.
75. D. Francisco Robles Ortega (2 de Marco de 1949), Arcebispo de Monterrey. - BXVI.

. Canada:

76. Jean-Claude Turcotte (24 de Junho de 1936), Arcebispo de Montreal. - JPII.
77. Mar Ouellet (8 de Junho de 1944), Prefeito da Congregacao dos Bispos. - JPII.
78. Thomas Christopher Collins (16 de Janeiro de 1947), Arcebispo de Toronto. - JPII.

. Cuba:

79. Jaime Lucas Ortega y Alamino (18 de Outubro de 1936), Arcebispo de San Cristobal de la Habana. - JPII.

. Republica Dominicana:

80. D. Nicolas de Jesus Lopez Rodriguez (31 de Outubro de 1936), Arcebispo de Santo Domingo. - JPII.

. Honduras:

81. D. Oscar Andres Rodriguez Maradiaga (29 de Dezembro), Arcebispo de Tegucigalpa. - JPII.

America do Sul:

. Brasil:

82. D. Geraldo Majella Agnelo (19 de Outubro de 1933), Arcebispo Emerito de Sao Salvador da Bahia. - JPII.
83. D. Claudio Hummes (8 de Agosto de 1934), Prefeito Emerito da Congregacao para o Clero. - JPII.
84. D. Raymundo Damasceno Assis (15 de Fevereiro de 1937), Arcebispo de Aparecida. - BXVI.
85. D. Joao Braz de Aviz (24 de Abril de 1944), Prefeito da Congregacao para os Institutos da Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostolica. - BXVI.
86. D. Odilo Pedro Scherer (21 de Setembro de 1949), Arcebispo de Sao Paulo. - BXVI.

. Argentina:

87. D. Jorge Mario Bergoglio (17 de Dezembro de 1936), Arcebispo de Buenos Aires. - JPII - (eleito Papa em 13 de Marco de 2013).
88. D. Leonardo Sandri (18 de Novembro de 1943), Prefeito da Congregacao para as Igrejas Orientais. - BXVI.

. Colombia:

89. D. Jesus Ruben Salazar Gomez (22 de Setembro de 1942), Arcebispo de Bogota. - BXVI.

. Chile:

90. D. Francisco Javier Errazuriz Ossa (5 de Setembro de 1933), Arcebispo Emerito de Santiago. - JPII.

. Bolivia:

91. D. Julio Terrazas Sandoval (7 de Marco de 1936), Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra. - JPII.

. Equador:

92. D. Raul Eduardo Vela Chiriboga (1 de Janeiro de 1934), Arcebispo Emerito de Quito. - BXVI.

. Peru:

93. D. Juan Luis Cipriani Thorne (28 de Dezembro de 1943), Arcebispo de Lima. - JPII.

. Venezuela:

94. D. Horge Urosa Savino (22 de Agosto), Arcebispo de Caracas. - BXVI.

Africa:

. Nigeria:

95. Anthony Olubunmi Okogie (16 de Junho de 1936), Arcebispo de Lagos. - JPII.
96. John Olorunfemi Onaiyekan (29 de Janeiro de 1942), Arcebispo de Abuja. - BXVI.

. Africa do Sul:

97. Wilfrid Fox Napier (8 de Marco de 1941), Arcebispo de Durban. - JPII.

. Egipto:

98. Antonios Naguib (7 de Marco de 1935), Patriarca de Alexandria. - BXVI.

. Gana:

99. Peter Kodwo Appiah Turkson (11 de Outubro de 1948), Presidente do Conselho Pontificio Justica e Paz. - JPII.

. Guine:

100. Robert Sarah (15 de Junho de 1945), Presidente do Conselho Pontificio Cor Unum. - BXVI.

. Senegal:

101. Theodore-Adrien Sarr (28 de Novembro de 1936), Arcebispo de Dakar. - BXVI.

. Quenia:

102. John Njue (31 de Dezembro de 1944), Arcebispo de Nairobi. - BXVI.

. Republica Democratica do Congo:

103. Laurent Monsengwo Pasinya (7 de Outubro de 1939), Arcebispo de Kinshasa. - BXVI.

. Sudao:

104. Gabriel Zubeir Wako (27 de Fevereiro de 1941), Arcebispo de Cartum. - JPII.

. Tanzania:

105. Polycarp Pengo (5 de Agosto de 1944), Arcebispo de Dar-es-Salaam. - JPII.

Asia:

. India:

106. Ivan Dias (10 de Abril de 1936), Prefeito Emerito da Congregacao para a Evangelizacao dos Povos. - JPII.
107. Telesphore Placidus Toppo (15 de Outubro de 1939), Arcebispo de Ranchi. - JPII.
108. Oswald Gracias (24 de Dezembro de 1944), Arcebispo de Bombaim. - BXVI.
109. George Alencherry (19 de Abril de 1945), Arcebispo Maior de Ernakulam-Angamaly. - BXVI.
110. Baselios Cleemis Thottunkal (15 de Junho de 1959), Arcebispo Maior de Trivadum. - BXVI.

. Vietname:

111. Jean-Baptiste Pham Minh Man (5 de Marco de 1934), Arcebispo de Ho Chi Minh Ville. - JPII.

. Republica Popular da China:

112. John Tong Hon (31 de Julho de 1939), Bispo de Hong Kong. - BXVI.

. Indonesia:

113. Julius Riyadi Darmaatmadja (20 de Dezembro de 1934), Arcebispo Emerito de Jacarta. - JPII - (Ausente).  

. Filipinas:

114. Luis Antonio Gokim Tagle (20 de Junho de 1957), Arcebispo de Manila. - BXVI.

. Sri Lanka:

115. Albert Malcolm Ranjith Patabendige Don (15 de Novembro de 1947), Arcebispo de Colombo. - BXVI.

. Libano:

116. Bechara Pierre Rai (25 de Fevereiro de 1940), Patriarca de Antioquia. - BXVI.

. Oceania:

117. George Pell (8 de Junho de 1941), Arcebispo de Sydney. - JPII.


Entre 2005 e 2013 os 8 anos de Bento XVI como Papa muita coisa se tinha mudado na Igreja Catolica no que diz respeito a cardeais so como amostra desde entao dentro do grupo de 117 cardeais eleitores no Conclave de 2013 apenas 49 haviam sido chamados por Joao Paulo II os restantes 68 receberam o titulo de Cardeal ja no Papado de Bento XVI.

O mesmo facto talvez fosse um dos factores que levavam a acreditar que Jorge Mario Bergoglio que havia ficado em segundo lugar no Conclave de 2005 pudesse vir a ser eleito em 2013. O mesmo nem constava no nome dos habituais candidatos falados pela imprensa e nem sequer fazia parte do chamado grupo Papabili no entanto fora eleito ao segundo dia de Conclave na ultima votacao.

A Igreja Catolica envolvida em escandalos sexuais parecia precisar de uma mudanca radical e de sangue novo no seu comando Bento XVI sempre me pareceu ser um Papa que nao seduzia os fieis e nao tinha mao na Igreja. Com o anuncio da sua renuncia logo que se comecou a falar em nomes e a aparecer os chamados Papabili fiquei simpatizante de um talvez pelo nome meio aportuguesado Luis Antonio Gokim Tagle, Arcebispo de Manila, aos 57 anos poderia considerar-se o que vulgarmente consideramos um "Puto" entre os cardeais de 78 anos ou um pouco mais novos. Tagle era um forte candidato e nem a juventude parecia ser um obstaculo de lembrar que Joao Paulo II tinha 58 anos quando chegou a Papa na conclusao do final do segundo Conclave de 1978. No entanto foi Jorge Mario Bergoglio que levou a melhor e hoje pode-se dizer que foi a melhor escolha que havia sido feita pela humildade, simplicidade e forma como tem guiado  destino da Igreja Catolica. A mesma situacao leva-me por vezes a questionar como foi possivel Bergoglio nao ter sido eleito em 2005?

Francisco I  foi um Papa que recusou muitos dos luxos oferecidos aos Papas recusou o anel do Pescador em Ouro e preferiu um de prata assim como a cruz que o proprio Papa usa, pagou de seu bolso muitas das despesas e faz as suas refeicoes na cantina do Vaticano chegando mesmo a servir o Pequeno-Almoco aos guardas que estao a fazer guarda na porta dos seus aposentos, viajando de autocarro recusando carro oficial do Papa. Foi assim que o novo Papa foi conquistando os fieis e deixando o mundo por vezes pasmo com a sua humildade e simplicidade alem de uma obvia e verdadeira bondade. Francisco conquistou os jovens e hoje e amado pelos mesmos tal como fora Joao Paulo II.

Cedo bem cedo Francisco I pareceu querer impor ordem na casa aconselhando cardeais a controlar as despesas ao deixarem os palacios e a viverem nas igrejas, instaurou tambem processos a cardeais, bispos e padres suspeitos de pedofilia e chegou mesmo a destituir alguns.

A forma humilde como se apresentou ao mundo parecia garantir mudancas chegando mesmo a pedir para ser abencoado antes de dar a bencao aquela multidao que o esperava ouvir na Praca de Sao Pedro em Roma ao longo do seu curto Papado deixou o mundo incredulo com gestos inesperados.

Frases e  gestos inesperados do Papa Francisco:

1. Nao me venham ver a Roma. Usem com os pobres o dinheiro que gastariam.
2. Posso sentar-me?
3. Eu vou de autocarro.
4. Queria pagar a conta, por favor.
5. Como esta a sua familia?
6. Um abraco e dois beijos.
7. Que Deus vos perdoe por me terem escolhido.
8. Dispenso  o ouro e os sapatos vermelhos.
9. Improviso.
10. Curvo-me perante a vossa oracao.


Voltando ainda ao Conclave de 2013 entre os ausentes estiveram dois cardeais e ja parece ser tradicao embora nao passe de coincidencia foi assim em 2013 em 2005 e segundo consta aconteceu o mesmo em 1978 aquando a eleicao de Joao Paulo II.

. O Cardeal Julius Riyadi Darmaatmadja, Arcebispo Emerito de Jacarta, comunicou em 21 de Fevereiro que nao iria participar no Conclave devido a problemas de saude.
. O Cardeal Keith Michael Patrick O'Brien, Arcebispo Emerito de Edimburgo, comunicou em 25 de Fevereiro que nao iria participar no Conclave devido a estar envolvido em uma investigacao (acusado de comportamentos improprios entre ele e 3 seminaristas ainda na Decada de 80 do Seculo XX  acabou por renunciar aos direitos e privilegios de Cardeal embora mantivesse o titulo).

. Os Papabili do Conclave de 2013:

Desde o anuncio da renuncia de Bento XVI que a imprensa internacional veio a destacar varios responsaveis da Santa Se que previlegiavam a hipotese de um proximo Papa nao-europeu, provavelmente da America Latina que representa actualmente 42% dos 1200 milhoes de catolicos no mundo, quando a Europa so conta com 25%. Ha, porem, um ditado no Vaticano: quem entra "papavel" num Conclave, costuma sair Cardeal o que se veio a verificar entre os nomes mais sugeridos encontravam-se:

. O brasileiro Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de Sao Paulo, <<considerado conservador no seu pais mas visto como moderado fora do Brasil>>.
. O italiano Angelo Scola, Arcebispo de Milao, <<especialista em Bioetica>> e <<Presidente de uma fundacao para a promocao da concordia entre muculmanos e cristaos>>.
. O austricaco Christoph Schonborn, Arcebispo de Viena, antigo aluno de Joseph Ratzinger (Bento XVI) e que tem <<tomado posicoes prudentemente reformistas>>.
. O ganes Peter Turkson, <<o mais solido candidato de Africa>>, Presidente do Pontificio Conselho Justica e Paz, <<Porta-voz da consciencia social da Igreja e [...] favoravel a uma reforma do mundo financeiro.
. O nigeriano Francis Arinze, <<o nome mais citado pelos pares>>, antigo Prefeito do Vaticano para o dialogo Inter-Religioso.
. O espanhol Antonio Canizares Llovera, Prefeito da Congregacao para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos era considerado um candidato que poderia agradar a grupos diversos, por ter notavel formacao academica, intensa experiencia pastoral e vivencia nos organismos do Vaticano.
. O canadiano Marc Ouellet, Prefeito da Congregacao para os Bispos.

Eram tambem citados os nomes dos cardeais Timothy Dolan dos Estados Unidos, o frances Andre Vingt-Trois, o italiano Gianfranco Ravasi, o hungaro Peter Erdo e o portugues Jose da Cruz Policarpo.


Nesta cronica sem duvida algo me deixou surpreso que foi saber que a Europa nao era o continente com mais catolicos, assim como saber que o pais mais Catolico e o Brasil . Tambem surpresa foi ver um pais tradicionalmente nao-catolico ser o segundo a apresentar mais cardeais em conclaves os Estados Unidos sao um Pais de maioria Protestante com 51,3% de populacao muito mais do que os 23,9% do catolicismo romano no entanto tanto no Conclave de 2005 como em 2013 representou-se com os seus 11 cardeais eleitores.

Dados do Conclave de 2013:

Data: 12 e 13 de Marco de 2013.
Local: Capela Sistina, Vaticano.
Decano: Angelo Sodano.
Vice-Decano: Roger Etchegaray.
Camerlengo: Tarcisio Bertone.
Protopresbitero: Paulo Evaristo Arns.
Protodiacono: Jean-Louis Pierre Tauran.
Secretario: Lorenzo Baldisseri.
Eleito: Papa Francisco I (Jorge Mario Bergoglio).
Participantes: 115 cardeais.
Ausentes: 2 cardeais.
Escrutinios: 5 (votacoes).

Caro(a) leitor(a) esta foi uma cronica que me deu um prazer especial em escrever em particular por escrever um pouco sobre alguem que pela sua simplicidade, humildade, caracter demostrado e postura ja aqui referidos hoje muito admiro. Para mim o Cardeal Jorge Mario Bergoglio era um desconhecido na altura da sua eleicao e do inicio do seu Papado no entanto na actualidade e sem duvida a personalidade publica que mais admiro. Esta cronica deu-me tambem muito trabalho porque nas pesquisas cada vez que pegava em uma lista surgia-me mais de 100 nomes no fim deixo-a para si em particular, espero que goste e ate a proxima.

                                                                                                              Manuel Goncalves

















































    




Sem comentários:

Enviar um comentário