Página

domingo, 31 de maio de 2015

A Tragedia do Vaivem Espacial Challenger

 
 
Da minha infancia e atencao que sou portador de uma boa memoria varias pessoas referiram ja isso inclusive uma antiga Psicologa garantia que com a minha memoria nem era preciso fazer-se exames psicotecnicos para se saber que area profissional seria mais indicada para mim, Historia, dizia ela (para alegria minha ja que a mesma ciencia e a minha paixao) devido a tua excelente memoria. Lembro-me de assistir a coisas que passavam na televisao e embora com uma ideia um pouco vaga e sem recordar de certas coisas  mas ao fazer as contas a minha idade e a data dos mesmos momentos historicos eu tinha 4 anos de idade e as mesmas nao me perturbaram mas tambem nao me cairam no esquecimento.

Uma dessas primeiras memorias foi o momento da chegada do entao Papa Joao Paulo II a Portugal no dia 12 de Maio de 1982 portanto tinha eu 4 anos curiosamente nao me recordo de ver imagens e nem de ouvir falar no novo atentado ao mesmo Joao Paulo II atentado esse praticado por um Padre espanhol na altura com 32 anos e de nome Joan Fernandez Krohn.

Tambem e ainda falando das memorias mais marcantes da minha infancia esteve uma mais antiga ate que a chegada de Joao Paulo II a Portugal a mesma foi a cerimonia do casamento do Pricipe Carlos e da futura Princesa Diana vista via satelite por mais de um biliao de pessoas em todo o mundo no dia 29 de Julho de 1981.

No entanto houve uma dessas memorias que me ficou mais marcada a tragedia do desastre do Vaivem Espacial Challenger no dia 28 de Janeiro de 1986 e ai a memoria ja e mais viva afinal era ja um miudo de 8 anos. Pouco sabia da importancia de tudo aquilo que aqueles sete astronautas (cinco homens e duas mulheres) iriam realizar na sua missao mas pelo impacto da noticia sabia o quanto aquelas pessoas eram importantes (ainda nao tinha a nocao do que era ser-se heroi nacional sobretudo nos Estados Unidos da America) e sabia tambem do risco que era ser-se Astronauta havia o perigo de se morrer era a ideia de uma crianca de 8 anos.


O Challenger foi um vaivem espacial pertencente a NASA. Foi o terceiro a ser fabricado, apos o Enterprise e o Columbia. Teve a sua primeira viagem ao espaco em 4 de Abril de 1983 pelo que da para entender que a sua duracao foi relativamente curta do primeiro ao terceiro e lancamento fatal nao se chegou a completar um periodo de 3 anos.

Em 28 de Janeiro de 1986, na STS-51-L (sua oitava missao), um defeito na anilha (especime de borracha que tinha por funcao vedar o propulsor) de um dos propulsores e provocou um incendio repentino no tanque externo de combustivel causando a explosao do Challenger, a anilha endureceu com a baixa temperatura do dia 28, e nao ficou flexivel o suficiente, matando todos os seus ocupantes, inclusive a Professora Christa McAuliffe, ate entao a primeira civil a participar de um voo espacial.

Este mesmo desastre paralisou o programa espacial estadunidense durante meses, durante os quais foi realizada uma extensa e profunda investigacao que concluiu que as causas do acidente se deviam defeito no equipamento e no processo de controlo de qualidade de fabricacao das pecas da aeronave, a anilha.

A investigacao sobre o acidente com o vaivem espacial foi liderada pelo renomado Fisico Richard Philips Feynman, que descobriu uma falha nos aneis de borracha que serviam para a vedacao das partes do tanque de combustiveis, que apresentava anomalias na expansao quando a temperatura chegava aos 0°C (ou 32°F). Feyman foi a publico explicar as causas do acidente que chocou os Estados Unidos e o mundo e fez uma demostracao em rede nacional e ao vivo para comprovar as suas teorias. 

                                        
Dados do Challenger:

. Vaivem espacaial: OV-099 Challenger.
. Pais: Estados Unidos.
. Estatuto: Destruido em 28 de Janeiro de 1986.
. Primeiro voo: STS-6, 4 a 9 de Abril de 1983.
. Ultimo voo: STS-51-L, 28 de Janeiro de 1986.
. Numero de missoes: 10.
. Tempo em orbita: 62 dias, 07 horas, 56 minutos e 22 segundos.
. Numero de orbitas: 995.
. Distancia percorrida: 41.527.414 Km.
. Satelites lancados: 10.
. Acoplagens na Mir: 0.
. Acoplagens na ISS: 0.

 
                                              
O acidente do Vaivem Espacial Challenger ocorreu no tragico dia 28 de Janeiro do ano de 1986, ainda durante a fase de descolagem do mesmo vaivem espacial, em apenas 73 segundos se pode considerar quem imaginava que tudo aquilo era o paraiso viu como afinal passou a ser o inferno. Apos o lancamento o seu lancamento para cumprir sua nova missao STS-51-L, teve um inesperado problema incendiando-se e  causando a explosao da nave e consequentemente, a morte dos sete tripulantes que seguiam a bordo. A Nave Espacial se desintegrou sobre as aguas do Oceano Atlantico ao longo da costa do Estado da Florida pelas 16:38 UTC. Sua desintegracao teve inicio quando o O-ring de vedacao do lado direito do foguete de combustivel solido (SRB) falhou em pleno ar. A falha do O-ring revelou-se fatal causando uma quebra do selamento do foguete, permitindo assim que  gas quente sob pressao de dentro do Motor do Foguete Solido alcancasse a parte externa e invadisse o seu exterior e os anexos de ferragens adjacentes so SRB e do tanque de combustivel externo, provocando assim igualmente a separacao do anexo do lado direito do mesmo SRB e a uma falha estrutural do tanque externo. Forcas aerodinamicas rapidamente e sem a menor dificuldade e impedimento destruiram a nave por completo.

O mesmo desastre foi uma tragedia que provocou o luto nacional e resultou numa pausa por 32 meses do programa de Vaivem espaciais e da criacao da Comissao Rogers, uma comissao especial nomeada pelo entao Presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, para investigar as causas e origens do acidente. A Comissao Rogers investigou a Agencia Espacial da NASA, descobrindo varios processos decisivos que tinham sido fundamentais para a contribuicao do acidente e problemas que deram origem ao mesmo. Segundo a Comissao Rogers os administradores da NASA sabiam que a empresa produtora de motores de foguetes que forneciam e equipavam os Vaivem da NASA, Morton Thiokol, continha uma possivel falha produtiva nos O-rings desde o ano 1977 portanto 9 anos antes do acidente, porem, jamais conseguiram resolver o problema correctamente. Eles tambem optaram por ignorar os avisos dos seus engenheiros sobre os perigos de lancamento as baixas temperaturas daquela mesma manha, nao informando estes riscos e preocupacoes tecnicas aos seus superiores.

O compartimento da tripulacao e muitos outros fragmentos acabaram por ser recuperados apos varias buscas no fundo do oceano depois das operacoes para a recuperacao dos destrocos. Embora o momento exacto da morte da tripulacao ainda hoje seja desconhecido, e descrito que os tripulantes sobreviveram a primeira quebra do vaivem espacial. No entanto, nao tinha sistema de escape, e o impacto da cabine de tripulacao com a superficie do oceano foi tao violento que seria muito dificil ou completamente impossivel para eles sobreviverem.

O que a Comissao Rogers ocultou nao revelando o mesmo foi o facto de a nave nunca ter sido certificada para operar as baixas temperaturas como as daquela manha. Os O-rings, bem como muitos outros componentes importantes do Vaivem, nao tinham sido passado pelos testes para suportar quaisquer expectativa de um lancamento com sucesso nas tais condicoes. John Weems, da Estacao Meteorologica da NASA adiantou: "Tinhamos preparado uma previsao para o dia seguinte. Sabiamos que os ventos estariam diminuindo, mas a real preocupacao, era com o frio intenso que estava na area. Montamos uma previsao de 12 horas para apresentar a gestao da missao, apresentando temperaturas de 24ºF (cerca de –4,4ºC) na plataforma para a manha seguinte". 

O 25º  voo do programa de Vaivens espacial Challenger teria dois marcos importantes para entrar na historia das viagens espaciais se tivesse tido bem sucedido, ambos devidos a presenca da Professora-Astronauta Christa McAuliffe como sendo uma tripulante, pois ela seria a primeira mulher (1), e como tal a primeira "civil" (nao Astronauta) (2) a ser enviada ao espaco pela NASA. Muito por conta da presenca da mesma Professora como sendo membro da tripulacao, o lancamento do Vaivem Challenger foi assistido ao vivo por cerca de 17% da populacao Norte americana. A repercussao do acidente e tragedia na midia, tambem foi bastante extensa: um estudo relatou que 85% dos norte-americanos entrevistados tinham tomado conhecimento da noticia dentro de uma hora depois da tragedia. O desastre do Challenger tem sido usado como estudo de casos em muitas discussoes de Engenharia de Seguranca e etica no trabalho.

Originalmente, o Vaivem Espacial Challenger estava programado para ser lancado no Centro Espacial John F. Kennedy, na Florida, as 19:42 (UTC), do dia 22 de Janeiro de 1986. No entanto, os atrasos da missao anterior, STS-61-C, fez com que a data do lancamento fosse alterada para o dia seguinte ou seja 23 de Janeiro, e depois para 24 do mesmo mes. O lancamento entao, foi remarcado para o dia 25 de Janeiro, devido ao mau tempo do local de Aterrissagem de Abordagem-Transoceanica (TAL) na cidade de Dakar, no Senegal. A NASA decidiu utilizar a cidade de Casablanca, em Marrocos, para a mesma funcao, porque nao estavam equipados para aterrissagens nocturnas, tendo de mudar o horario para a manha (horario da Florida). Novamente, a previsao de que haveria um pessimo clima no Centro Espacial John F. Kennedy, causou a mudanca do lancamento para as 14:37 (UTC), no dia 27 de Janeiro.

Entao, por problemas a envolver a tampa de acesso exterior, o lancamento do Challenger foi definitivamente programado para o dia 28 de Janeiro. Um dos indicadores do micro-interruptor entao usado para verificar a escotilha, estava com defeito. Por conseguinte, um parafuso impedia que fechasse um dispositivo da porta da nave. Quando o dispositivo estava finalmente desligado, ventos laterais excederam os limites no local do lancamento (RTLS). A equipa esperava que os ventos fossem para fora da abertura de lancamento. Finalmente tudo estava apostos e o lancamento foi efectuado no primeiro minuto tudo parecia estar bem mas infelizmente aos 73 segundos apos o lancamento tudo teve o fim tragico que todos sabemos, o Challenger explodira no ar perante o olhar de todos os presentes e as imagens da tragedia correram o mundo.


Dados da missao da ultima missao do Challenger:
 
. Missao: STS-51-L.
. Vaivem Espacial: OV-099 Challenger.
. Numero de tripulantes: 7.
. Base de lancamento: LC-39B.
. Lancamento: 28 de Janeiro de 1986 16h:38min:00s (UTC) KSC, Cabo Canaveral, Florida, EUA.
. Aterrissagem: Vaivem Espacial perdido (previsto para 3 de Fevereiro de 1986, 17h:12min) (UTC).
. Orbitas: Nao atingiu nenhuma orbita (previstas 96 orbitas).
. Duracao: 73 segundos (previsto para 6 dias e 34 minutos).
. Altitude orbital: Previsto para 150 milhas nauticas (277,8km; 172,62 milhas).
. Inclinacao orbital: 28,5 graus.
. Distancia percorrida: 29 km.

Consideraria esta cronica e este trabalho bastante incompleto se ao falar de uma tragedia deste nivel e tipo nao falasse de forma aberta e ao pormenor detalhadamente acerca das vitimas da mesma tragedia e acidente. Tinha entao duas opcoes ou corria o risco de mais tarde vir a fazer uma outra cronica dedicada as vitimas do Vaivem Challenger e corria o risco de me tornar repetitivo ou simplesmente englobava o assunto das mesmas vitimas nesta mesma cronica tornando-a um pouco extensa ao falar alem do Vaivem Challenger, da tragedia do mesmo agora ir falar acerca das sete vitimas mortais da mesma tragedia. Optei pela segunda opcao primeiro porque ja escrevi cronicas mais extensas e segundo porque com a continuidade do mesmo trabalho esta cronica ficaria muito mais completa. Penso pessoalmente que apos o acidente os astronautas nao se tornaram apenas vitmas da tragedia mas herois nacionais daquela que e vista como a nacao mais forte do mundo.


No dia 28 de Janeiro de 1986 o acidente do Vaivem Espacial Challenger vitimou mortalmente os seus sete tripulantes, cinco homens e duas mulheres (uma delas uma civil e Professora de Profissao, Christa McAuliffe ) eram eles aprensentando do mais novo para o mais velho:

 Ronald Erwin McNair de 35 anos de idade.
Judith Arlene Resnik 36 anos de idade.
Sharon Christia Corrigan McAuliffe 37 anos de idade.
Ellison Shoji Onizuka 39 anos de idade.
Michael John Smith  40 anos de idade.
Gregory Bruce Jarvis 41 anos de idade.
Francis Richard "Dick" Scobee 46 anos de idade.

A media de idade estava portanto entre os 35 anos e os 46 anos de idade o que indica que pelo menos os dois ultimos ja pudessem ser considerados veteranos embora George Bruce Jarvis nunca estivesse estado no espaco tal como Sharon Christia Corrigan e Michael John Smith e mais um facto curioso e que era jstamente o Astronauta mais jovem Ronald Erwin McNair de 35 anos de idade a ter mais horas passadas no espaco 191 horas.


Ronald Erwin McNair (Lake City, 21 de Outubro de 1950 - Cabo Canaveral, Florida, 28 de Janeiro de 1986) foi um Fisico e Astronauta estadunidense.

Em 1967 graduou-se na Escola Preparatoria Carver em Lake City, Carolina do Sul e mais tarde, em 1971 recebeu uma licenciatura em Fisica da North Carolina A&T State University e um doutoramento em Fisica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 1976. Antes veio ainda um doutoramento honorario de Leyes da North Carolina A&T State University em 1971. Depois um doutoramento honorario de ciencias de Morris em 1980 e por fim tambem um doutoramento honorario de ciencias da Universidade da Carolina do Sul em 1984.

Enquanto trabalhava na MIT, Ronald McNair se dedicou ao desenvolvimento de lasers de alta pressao. Suas experiencias e analises teoricas sobre interacao de intensas radiacoes de dioxido de carbono de lasers permitiu novos indicios na compreensao e aplicacao para as moleculas poliatomicas altamente excitadas.

Ainda no ano de 1975 estudou Fisica de laser com reconhecidos cientistas deste campo na Ecole d'Ete Therique de Physique , Les Houches, Franca. McNair publicou tambem varios trabalhos relacionados com o assunto dos lasers e a espectroscopia molecular atraves dos quais deu varias apresentacoes destes temas nao so nos Estados Unidos, mas tambem no exterior.

Logo apos se ter graduado no MIT, McNair agora um Fisico com um futuro prosperante pela frente ingressou como Fisico nos Laboratorios de Investigacao de Hughes em Malibu, na California. Suas tarefas de trabalho incluiam o desenvolvimento de lasers para a separacao isotopica e fotoquimica utilizando interacoes que nao fossem lineares em liquidos a baixas temperaturas e tecnicas de bombeio optico. Tambem realizou investigacoes em modulacao electro-optica em lasers para a comunicacao entre satelites, a construcao de detectores infravermelhos ultrarrapidos, dispositivos de observacao atmosferica sensiveis aos ultravioleta e os fundamentos cientificos das artes marciais.

McNair sendo um Fisico de renome pertencia a varias organizacoes: Membro da Associacao Estadunidense para o Avanco da Ciencia, a Associacao Optica Estasdunidense, a Sociedade de Fisica Estadunidense (APS), o Comite de Minoridades em Fisica da APS, a Escola de Ciencias da Carolina do Norte e a Junta de Administradores de Matematica, o Comite Visitante de Corporacao do MIT, Omega Psi Phi e tambem foi um perito convidado para dar aulas de Fisica na Universidade do Sul no Texas.

Graduado na North Carolina A&T State University em 1971; foi nomeado e eleito Presidente Universitario entre 1967-1971, companheiro da Fundacao Ford (1971-1974), companheiro da Fundacao Nacional de Companheirismo (1974-1975), companheiro da OTAN (1975); vencedor do Premio Psi Phi entregue ao Estudante do ano em 1975, reconhecimento ao Servico do Sistema da Escola Publica em 1979, Premio de Alumni Distinguido em 1979, Premio ao Cientista da Sociedade Nacional de Engenheiros Profissionais Afro-americanos em 1979, Premio Amigo da Liberdade em 1981, Quem e Quem entre os Afro-americanos em 1980, Medalha de Ouro de Karate AAU em 1976, tambem venceu cinco Campeonatos Regionais de Cinturao Preto de Karate assim como numerosas aclamacoes e sucessos.

 

Em Janeiro de 1978 Ronald Erwin McNair foi um dos seleccionados pela NASA como candidato a Astronauta e em Agosto de 1979 completou um ano de treino e avaliacao. A partir desse momento passou a estar disponivel como Especialista da missao para qualquer missao futura do vaivem espacial.

Seu primeiro voo foi na missao STS 41-B a bordo do Challenger (o Vaivem onde viria a perder a vida). O lancamento foi em 3 de Fevereiro de 1984 no Centro Espacial Kennedy, Florida. Alem do proprio McNair como Especialista de Missao, a tripulacao estava integrada pelo Comandante Vance Brand, o Piloto Robert Gibson e seus companheiros especialistas de missao: Bruce McCandless II e Robert Stewart.

A missao aproveitou o lancamento de dois satelites para comunicacoes Hughes 376 alem da avaliacao de sensores de encontro orbital e programas de computador. A missao  foi tambem a primeira a utilizar as Unidades de Voo Manobraveis e o braco Canadense (operado por Mcnair) para a localizacao de um tripulante em actividade extraveicular (EVA) na proximidade da baia de carga do Challenger.

Na mesma missao se colocou em orbita o satelite alemao SPAS-OI, se levaram a cabo experiencias de separacao quimica, filmagens em cameras Cinema 360 e numerosas experiencias as quais estiveram a cargo do Fisico e Astronauta Ronald McNair. O Challenger culminou a mesma missao na primeira aterrissagem na pista do Centro Espacial Kennedy no dia 11 de Fevereiro de 1984.

Na missao STB-41-B com inicio no dia 3 de Fevereiro de 1984 e finalizacao no dia 11 de Fevereiro de 1984 McNair  foi o Especialista de Missao 2 e estava no Vaivem Espacial Challenger onde viria a perder a vida em menos de dois anos depois e encontrava-se acompanhado pela seguinte tripulacao:

. Vance Brand - Comandante da Missao.
. Robert Gibson - Piloto.
. Bruce McCandless - Especialista de Missao 1.
. Robert Stewart - Especialista de Missao 3.

Ronald McNair se tornou um dos cientistas de destaque da NASA tendo vindo a completar quase 200 horas de voo espacial exactamente 191 horas e poderia ter feito muitas mais nao fosse a tragedia do Challenger no dia 28 de Janeiro de 1986.

McNair foi designado como Especialista para a missao STS 51-L do Challenger que descolou do Centro Espacial Kennedy, Florida as 11:38:00 EST (16:38:00 UTC) em 28 de Janeiro de 1986. A tripulacao do Challenger estava composta da seguinte maneira: O Comandante Francis Scobee, o Piloto Michael John Smith, o Especialista de Missao Judith Resnik, o Especialista de Missao Ellison Onizuka, o Especialista de Carga Gregory Jarvis e a Especialista de Carga Civil Christia McAuliffe. Os sete tripulantes faleceram instantaneamente aos 73 segundos do lancamento do Challenger devido a uma infiltracao de gases provenientes de um anel defeituoso do foguete de propulsao solido direito. Isto provocou a tragica explosao que imediatamente desintegrou a nave que ficara imersa em uma bola de fogo.

O modulo da cabine sobreviveu intacto e se desprendeu separando-se da explosao para cair no mar durante 2 minutos e meio desde uma altura de 15.240 metros.

A NASA havia estimado as probabilidades de uma tragedia do genero e de um acidente catastrofico durante o lancamento (o momento mais perigoso do voo espacial) em uma proporcao de 1 a 438.

Este acidente, o que provocou mais impacto na historia da exploracao espacial, prejudicou seriamente a reputacao da NASA como Agencia Espacial e a proposta da participacao de civis, promulgada pelo entao Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan e concretizada com a Professora do Ensino Primario Christa McCauliffe atirou por terra todas as estruturas administrativas e de seguridade. A NASA suspendeu temporariamente seus voos espaciais ate 1988.

McNair era tambem Saxofonista, havia trabalhado anteriormente com o Musico e Compositor frances Jean Michel Jarre antes da tragica missao em uma peca musical chamada Rendez-vous VI. Estava programado que Ronald McNair iria gravar no espaco um solo de saxofone, convertendo-se depois o mesmo solo na primeira peca musical gravada no espaco, a peca foi renomeada para Ron's Piece em forma de homenagem ao mesmo.

Numa das paginas da internet de biografias da NASA ao falar-se de Ronald McNair e descrito na vida pessoal como um Atleta nato sendo praticante de Karate desporto no qual tinha o cinturao negro e alguem que gostava de correr, praticar Boxe e Futebol, jogar cartas e cozinhar alem de tocar saxofone e ser Musico de Jazz.

Ronald McNair era casado com Cheryl Moore, e era pai de dois filhos e dos astronautas da tragedia do Challenger que ja tinham ido ao espaco ele era o que tinha mais horas passadas no espaco embora fosse de facto o mais jovem.

Dados pessoais de Ronald McNair:

Nome: Ronald Erwin McNair.
Nascimento: Lake City, 21 de outubro de 1950.
Morte: Cabo Canaveral, Florida, 28 de janeiro de 1986 (35 anos).
Nacionalidade: Norte-americano.
Ocupacao: Fisico e Astronauta.
Missoes:STS 41-B e STS-51-L.
Tempo passado no espaco: 191 horas.


Judith Arlene Resnik (Akron, 5 de Abril de 1949 - Cabo Canaveral, Florida, 28 de Janeiro de 1986) foi uma Engenheira Electrica e Astronauta estadunidense que veio a morrer  juntamente com a restante tripulacao na explosao do Vaivem Espacial Challenger durante seu lancamento, em 28 de Janeiro de 1986.

Segunda norte-americana a ir ao espaco, na missao inaugural da Nave Discovery em Agosto de 1984 entre 30 de Agosto 1984 e 5 de Setembro de 1984, era formada em Engenharia Electrica e trabalhou na empresa RCA como Engenheira de designers, o que a veio a aproximar da NASA, que tinha diversos contratos de trabalho com a sua empresa.

Com a saida e conhecimento de que a NASA estava prestes a formar o primeiro grupo de astronautas feminias em 1978, Judith Arlene Resnik uma Engenheira na altura com 29 ou 30 anos, ainda jovem portanto e certamente ambiciosa sonhando com altos projectos realizados com todo o sucesso, se inscreveu no processo de seleccao e acabou por ser escolhida, formando-se dois anos mais tarde junto com Sally Ride, a primeira mulher americana no espaco.

Foi escolhida como Especialista de Missao para o tragico e fatidico voo do Vaivem Espacial Challenger, em 28 de Janeiro de 1986, era uma das duas mulheres astronautas a bordo, junto com a civil e Professora Christia McAuliffe, que fazia parte da tripulacao do voo depois de escolhida entre onze mil professores que concorriam para apenas uma vaga para ter o privilegio de uma fazer uma viagem ao espaco e dai darem uma serie de  aulas aos seus alunos.

Antes da tragica missao STS-51-L Resnik esteve no espaco como Especialista de Misao 1 fazendo parte da missao STS-41-D realizada entre 30 de Agosto de 1984 e 5 de Setembro de 1984 tendo a duracao de 6 dias, 56m e 04S. Judith Resnik estava acompanhada dos restantes membros da missao que eram:

. Henry Hartsfield Jr - Comandante da Missao.
. Michael Coats - Piloto.
. Steven Hawley - Especialista de Missao 2
. Richard Mullane - Especialista de Missao 3
. Charles Walker - Especialista de Carga.


Apos a sua morte, diversas escolas americanas foram rebatizadas com seu nome. Resnik e tambem homenageada com uma cratera no lado oculto da lua, na regiao da grande cratera Apollo e com o asteroide 3356 Resnik.

Na pagina de biografias da NASA Juditn Resnik e apresentada como uma mulher solteira que nos tempos livres se dedicava a tocar piano considerando-a uma Pianista classica que tambem adorava dar passeios de bicicleta, praticar corrida e voo.

Resnik registou 144 horas e 57 minutos no espaco ao efectuar a missao STS-41-D e os 73 segundos da missao STS-51-L.

Dados pessoais de Judith Resnik:

Nome: Judith Arlene Resnik.
Nascimento: Akron, Ohio, 5 de Abril de 1949.
Morte: Cabo Canaveral, Florida, 28 de Janeiro de 1986 (36 anos).
Nacionalidade: Norte-americana.
Ocupacao: Engenheira Electrica e Astronauta.
Missoes: STS-41-D e STS-51-L.
Tempo passado no espaco: 144 horas e 57 minutos. 


Sharon Christa Corrigan McAuliffe (Boston, 2 de Setembro - Cabo Canaveral, Florida, 28 de Janeiro de 1986) foi uma Professora e Astronauta estadunidense, que morreu a bordo do Vaivem Espacial Challenger, quando a nave explodiu no ar durante o lancamento em 28 de Janeiro de 1986, mantando Christia  McAuliffe todos os seus tripulantes.

Professora especializada em Historia Americana e Estudos Sociais, Christia, inspirada ainda na sua adolescencia pelo Programa Apollo, foi a escolhida num concurso que teria de seleccionar um entre 11000 professores dos Estados Unidos que responderam ao chamado da NASA em 1984, que tinha por intencao levar um Professor ao espaco para que la desse aulas as criancas americanas, atraves do programa chamado, Um Professor no Espaco.

Christia McAuliffe foi seleccionada em Julho de 1985, ela e sua Astronauta-reserva (todos os astronautas tem um reserva, que treinam junto com o Astronauta-titular e participam dos mesmos treinos e tarefas simultanenamente, sendo preparados para substitui-lo caso este tenha algum problema, mesmo que seja na hora do lancamento) Barbara Morgan, outra Professora, passaram um ano sem dar aulas, com os seus salarios sendo pagos pela NASA, treinando para a missao STS-51-L, que seria levada a cabo pelo Vaivem Espacial Challenger, que iria levar ao espaco Christia McAuliffe e seus colegas de tripulacao em Janeiro de 1986. Apos o anuncio de sua escolha, Christia tornou-se uma verdadeira celebridade nos EUA, e tendo grande empatia com a imprensa americana,  chegou a ser entrevistada em famosos programas dos canais de televisao americana como os de David  Letterman e Larry King. Foi em parte por causa de sua presenca na missao e do frisson provocado na opniao publica com isso, que a tragedia do Vaivem Espacial Challenger viria a causar a comocao extraordinaria que ocorreu entre o povo e sociedade norte-americana.


Em 28 de Janeiro de 1986, numa manha de sol em Cabo Canaveral, no Estado da Florida, na presenca de sua familia e acompanhada por milhoes de criancas em ecrans gigantes instalados em escolas e colegios atraves de todo o pais, 73 segundos apos o lancamento do Vaivem Espacial Challenger explodiu no ar (creio que deve ter sido das imagens mais chocantes que aqueles milhoes de criancas alguma vez possam ter visto, hoje homens e mulheres ja formados ainda devem ter as mesmas na sua memoria), matando Christia McAuliffe e toda a restante tripulacao a bordo.

Quanto a Barbara Morgan (a Professora e Austronauta-reserva) de Christia no voo fatal do Vaivem Espacial do Challenger, formou-se em Astronauta em 1998 e participou na missao STS-118 realizada em 2007 durante 8 de Agosto e 21 de Agosto tendo a duracao de 12 dias, 17h, 55m e 34s. Morgan foi chamada de Especialista de Missao 4 e estava acompanhada de:

. Scoot Kelly - Comandante da Missao.
. Charles Hobaugh - Piloto.
. Trace Caldwell - Especialista de Missao 1.
. Richard Mastracchio - Especialista de Missao 2.
. Dafydd Williams - Especialista de Missao 3.
. Benjamin Drew - Especialista de Missao5.

Na mesma missao Barbara Morgan realizou o objectivo que levou Christa McAuliffe a participar na missao STS-51-L, quando deu, ao vivo no espaco, vinte e um anos depois a mesma aula que Christa McAuliffe daria as criancas norte-americanas directamente do espaco.

Na pagina de biografias da NASA Christa McAuliffe e apresentada como sendo uma mulher casada e mae de dois filhos que nos tempos livres gostava de fazer Jogging e praticar Tenis e Voleibol.

Experiencia como Professora:

. 1970-1971:  1970-1971 Benjamin Foulois Junior High School, Morningside, Maryland. Professora. Historia americana, 8ª serie.
. 1971-1978 Thomas Johnson Junior High School, Lanham, Maryland. Professora. Historia Ingles e americano, 8ª serie e civica, 9º ano.
. 1978-1979 Rundlett Junior High School, Concord, New Hampshire. Professora, 7ª serie e historia americana, 8ª serie.
.1980-1982 Bow Memorial (Médio) School, Bow, New Hampshire. Professora. Estudos Sociais, 9º ano.
 . 1982-1985 Concord Segundo Grau, Concord, New Hampshire. Professora. Cursos em economia, direito, historia americana, e um curso ela desenvolveu intitulado A mulher americana, 10º, 11º e 12º ano.

Dados pessoais de Christia McAuliffe:

Nome: Sharon Christa Corrigan McAuliffe.
Nascimento: Boston, 2 de Setembro de 1948.
Morte: Cabo Canaveral, Florida, 28 de Janeiro de 1986 (37 anos).
Nacionalidade: Norte-americana.
Ocupacao: Professora e Astronauta.
Missoes: STS-51-L.
Tempo passado no espaco: 0h,00m,00s (apenas 73 segundos apos  lancamento do Challenger que estando a 29 km de altura nao sei se pode considerar-se como estando em orbita e tendo ja entrado no espaco a mesma altura estava ja na Estratosfera).
                                                                

Ellison Shoji Onizuka (Kealakekua, Havai, 24 de Junho de 1946 - Cabo Canaveral, Florida, 28 de Janeiro de 1986) foi um Engenheiro Aeroespacial, Coronel da Forca Aerea dos Estados Unidos e Astronauta estadunidense que morreu durante a explosao do Vaivem Espacial Challenger em Janeiro de 1986.

Ellison Onizuka era formado em Engenharia Aeroespacial, Onizuka serviu como Engenheiro de Voo na Forca Aerea trabalhando com diversos tipos de avioes militares. Foi seleccionado para o programa espacial em 1978, passou um ano nos habituais treinamentos e foi destacado para integrar a equipa de apoio em terra nas duas primeiras missoes do Vaivem Espacial Columbia. Sua primeira ida ao espaco se deu na Nave Discovery, em Janeiro de 1985, na sua primeira missao de caracter exclusivamente militar no vaivem espacial. Um ano depois ele faria parte integrante da fatidica missao STS-51-L da Nave Challenger, que explodiu no ar 73 segundos apos o lancamento, devido a fadiga do material de um pequeno anel de vedacao de um dos gigantescos tanques de combustivel que acompanhavam o Vaivem Espacial Challenger durante a subida, causando a morte de Onizuka e restantes seis colegas de tripulacao. 

Na pagina de biografias da NASA Ellison Onizuka e tido como uma pessoa que gostava de funcionamento (isto e movimento, nao gostava certamente de estar parado), gostava de pescar e cacar e outras actividades ao ar livre assim como varios desportos Indoor / Outdoor.


Onizuka registou mais de 1700 horas de voo e foi ao espaco pela primeira vez na missao STS-51-C na primeira missao de caracter exclusivamente militar  na qualidade de Especialista de Missao em 24 de Janeiro de 1985 acompanhado por:

. Capitao - Thomas K. Mattingly - Comandante da Missao.
. Coronel - Loren J. Shriver - Piloto.
. Coronel - James F. Buchli - Especialista de Missao.
. Tenente-Coronel - Gary E. Payton - Especialista de Carga DOD.

O coronel Onizuka somou 74 horas no espaco e hoje tem e hoje em sua homenagem o Centro Espacial Ellison Onizuka em sua homenagem em Kailua local tambem conhecido por  Kailua-Kona no Estado americano do Havai no Condado de Hawai. Onizuka deixou uma esposa viuva e duas filhas orfaos.

Dados pessoais de Elison Onizuka:

Nome: Ellison Shoji Onizuka.
Nascimento: Kealakekua, Havaí, 24 de junho de 1946.
Morte: Cabo Canaveral, Florida,  28 de Janeiro de 1986 (39 anos).
Nacionalidade: Norte-americano.
Ocupacao: Engenheiro Aeroespacial, Coronel da Forca Aerea dos Estados Unidos e Astronauta.
Missoes: STS-51-C e STS-51-L.
Tempo passado no espaco: 74 horas.


Michael John Smith (Beaufort, Carolina do Norte, 30 de Abril de 1945 - Cabo Canaveral, Florida, 28 de Janeiro de 1986) foi um Capitao da Marinha dos Estados Unidos, Piloto de avioes e Astronauta estadunidense, falecido com a restante tripulacao na tragedia do Vaivem Espacial Challenger em 28 de Janeiro de 1986.

Em 1963 se graduou na Escola Preparatoria Beaufort, Carolina do Norte, em 1967 obteve a licenciatura em Ciencias Navais da Academia Naval dos Estados Unidos e em 1968 diplomou-se em Engenharia Aeronautica. Ali foi designado ao Comando de Treinamento de Avioes de Reaccao Avancada (VT-21) onde ofereceu seus servicos como Instrutor desde Maio de 1969 ate Marco de 1971. Nos dois anos seguintes, Smith voou no A-6 Intruders e completou uma missao no Vietname integrado no Esquadrao de Ataque 52 a bordo do USS Kitty Hawk (CV-63).

Em 1974 completou seus estudos na Escola de Pilotos de Testes Navais dos Estados Unidos. Apos isso foi designado a Directoria de Provas de Aeronaves de Ataque em Patuxent River, Maryland para trabalhar nos sistemas de guias dos misseis A-6E TRAM y CRUISE. Em 1976 regressou a Escola de Pilotos de Testes e completou um periodo de 18 meses agora na qualidade de Instrutor.

Desde os tempos de Patuxent River, que Smith havid sido designado para o Esquadrao de Ataque 75 onde trabalhou como Oficial de Manutencao e Operacoes e completou duas excursoes a bordo do USS Saratoga. Smith era um Piloto dos chamados Top Gun tendo voado em 28 tipos de avioes tanto do tipo civil como militar, registando um total de 4877 horas de voo.

Michael John Smith facilmente deu nas vistas e acabou por chegar a NASA sendo candidato a Astronauta em Maio de 1980 e pouco mais de um ano mais tarde em Agosto de 1981 completou um ano de treinamento e avaliacao, qualificando-se como Piloto elegivel para qualquer missao futura do vaivem espacial.
 

Ja integrado nos quadros da NASA trabalhou como Comandante do Laboratorio de Aviacao e Integracao do vaivem espacial, Chefe Substituto da Divisao de Operacoes de Aeronaves, Assistente Tecnico do Director, Director de Operacoes de Voo, tambem foi designado para a Agencia de Astronautas e no Grupo de Desenvolvimento e Prova. Por fim Smith foi designado para ser o Piloto do Vaivem Espacial Challenger na missao STS-51-L do Challenger que descolou do Centro Espacial John F. Kennedy (KSC), Florida, as 11:38:00 EST (16:38:00 UTC) em 28 de Janeiro de 1986. A tripulacao do Challenger estava integrada da seguinte maneira: o Comandante Francis Scobee, os especialistas de missao, Dr. Ronald McNair, a Dra. Judith Resnik e Ellison Onizuka; o Especialista de Carga Gregory Jarvis e a Especialista de Carga Civil Christia McAuliffe. Todos os sete tripulantes morreram instantaneamente aos 73 segundos apos o lancamento devido a uma infiltracao de gases provenientes de um anel defeituoso do foguete de propulsao solido direito. Isto provocou uma enorme explosao, que desintegrou a nave imersa numa bola de fogo..

O modulo da cabine sobreviveu intacto e se desprendeu da explosao para cair no mar durante 2 minutos e meio desde uma altura de 15.240 de profundidade isto depois de uma queda livre de uma altura de 29 km. Era bem possivel que tivessem sobrevivido a explosao mas o resto foi fatal se o mesmo modulo estivesse equipado com sistema de escape.

A NASA havia estimado as probabilidades de um acidente catastrofico durante o lancamento (o momento mais perigoso do Voo Espacial) em uma proporcao de 1 a 438.

Este acidente, o que provocou mais impacto na historia da exploracao espacial, prejudicou a reputacao da NASA como Agencia Espacial e a proposta de participacao de civis, promulgada por Ronald Reagan e cncretizada com a Professora do Ensino Primario Christa McCauliffe fez cair por terra todas as estruturas administrativas e de seguranca. A NASA suspendeu temporariamente seus voos espaciais tripulados ate 29 de Setembro de 1988.

Michael Smith era casado e deixou tres filhos orfaos na pagina de biografias da NASA o mesmo e apresentado como um homem que nos tempos livres gostava de praticar Tenis, Squash e corrida assim como praticar trabalhos manuais.

Michael Smith recebeu a Cruz de distincao em Voo da Marinha, tres medalhas aereas, treze medahas de Voo de Ataque, a Medalha ao Merito da Marinha com "v", a Mencao da Unidade Naval e a Cruz Vietnamita a Valentia com a Estrela de Prata. Smith recebeu a Medalha de Distincao ao Servico da Defesa e seu nome batiza uma cratera no lado oculto da lua, na regiao da grande cratera Apollo, como forma de homenagens postumas.

Dados pessoais de Michael Smith:

Nome: Michael John Smith.
Nascimento: Beaufort, 30 de Abril de 1945.
Morte: Cabo Canaveral, Florida, 28 de Janeiro de 1986 (40 anos).
Nacionalidade: Norte-americano.
Ocupacao: Capitao da Marinha dos Estados Unidos, Piloto de avioes e Astronauta.
Missoes: STS-51-L.
Tempo passado no espaco: 0h,00m,00s (apenas 73 segundos apos lancamento do Challenger que estando a 29 km de altura nao sei se pode considerar-se como estando em orbita e tendo ja entrado no espaco a mesma altura estava ja na Estratosfera).


Gregory Bruce Jarvis (Detroit, 24 de Agosto de 1944 - Cabo Canaveral, Florida, 28 de Janeiro de 1986) foi um Engenheiro Electrico, Engenheiro de Comunicacoes, Capitao da Forca Aerea dos Estados Unidos e Astronauta estadunidense e era Especialista de Carga do Vaivem Espacial Challenger.

Em 1962 se graduou no Mohawk, Nova York e mais tarde, em 1967 recebeu uma licenciatura em Engenharia Electrica da Universidade do Estado de Nova York em Buffalo. Ja dois anos mais tarde, em 1969, recebeu um mestrado em Engenharia Electrica da Northeastern University, Boston, Massachusetts; o mesmo ano tambem completou um curso de Administracao em West Coast University em Los Angeles, California.

Quando ainda estava a estudar na Northeastern University para conseguir a sua pos-graduacao, Jarvis trabalhou em Raytheon, em Bredford, Massachusetts onde o mesmo esteve envolvido no desenho de circuitos do Missil SAM-D. Em Julho de 1969 Jarvis entrou para a Forca Aerea onde foi designado a Divisao Espacial em El Segundo, no Estado da California. Na Agencia do Programa de Comunicacoes via Satelite ocupou o posto de Engenheiro de Comunicacoes de Carga Util, onde passou a trabalhar nos satelites de comunicacoes tacticas de tecnologia avancada. Ai foi tambem encarregado da elaboracao do conceito, seleccao de fonte e das primeiras etapas do desenho de carga de comunicacoes FLTSATCOM. Em 1973 depois de deixar a Forca Aerea com o posto de Capitao, Jarvis ingressou no grupo de Comunicacoes e Espaco da Hughes Aircraft Company, onde trabalhou como Engenheiro de Sub-sistemas de Comunicacoes para o programa MARISAT.

Em 1975 se tornou no Director da Integracao das Naves de Prova MARISAT F - 3. Em 1976, o MARISAT foi colocado em Orbita geosincronica. Ainda nesse mesmo ano, Jarvis se tornou em um Membro do Laboratorio de Aplicacoes de Sistemas e nessa altura trabalhou no conceito e na definicao das comunicacoes UHF e SHF de tecnologia avancada para as forcas estrategicas. Ao ingressar no Laboratorio de Programas de Tecnologias Avancadas em 1978, Jarvis comecou a trabalhar na formulacao do conceito e sub-seguinte proposta para o programa SYNCON IV/LEASAT. Em 1979 Gregory Jarvis se tornou no Engenheiro de Sub-sistemas de Energia/Termica/Arnes do Programa LEASAT.

Ja em 1981 Jarvis se tornou no Engenheiro do Sistema do Vaivem Espacial e um ano depois em 1982 no Director Assistente de Engenharia do Sistema de Naves Espaciais. Em 1983 cumpriu com as funcoes de Director de Integracao e Provas das naves F-1, F-2 e F-3 e da estrutura de suporte, onde trabalhou ate ao envio do F-1 e da estrutura de suporte ate ao Cabo Canaveral (tambem conhecido por Cabo Kennedy devido ai se situar o Centro Espacial John F. Kennedy no Estado da Florida e ser dai que sao lancados a maioria dos vaivem espaciais nos Estados Unidos) para ser integrado ao Orbitador. Tanto o F-1 e a nave F-2 LEASAT tem alcancado com exito suas posicoes geosincronicas. Nesta etapa Jarvis trabalhou nos desenhos dos satelites e no Laboratorio de Sistemas de Aplicacao. Em Julho de 1984 foi seleccionado pela NASA como candidato a Especialista de Carga do vaivem espacial.


Jarvis foi designado para a tragica missao STS-51-L do Vaivem Espacial Challenger que descolou do Centro Espacial John F. Kennedy, Cabo Canaveral, Florida as 11:38:00 EST (16:38:00 UTC) em 28 de Janeiro de 1986. A tripulacao do Challenger estava composta da seguinte maneira: Comandante Francis Scobee, O Piloto e Capitao Michael John Smith (Marinha dos Estados Unidos) e os especialistas de missao: o Fisico Ronald Erwin McNair, O Engenheiro Aeroespacial e Coronel (Forca Aerea dos Estados unidos) a Engenheira Electrica Judith Arlene Resnik e a companheira Especialista de Carga e Professora Primaria Sharon Christa Corrigan McAuliffe para alem do proprio Jarvis. Todos os sete tripulantes faleceram instantaneamente aos 73 segundos do lancamento do Challenger devido a uma infiltracao de gases provenientes de um anel defeituoso do foguete de propulsao solido direito. O mesmo incidente provocou uma explosao que desintegrou a nave imersa em uma bola de fogo.

O modulo da cabine sobreviveu intacto a explosao tendo-se desprendido para cair no mar durante 2 minutos e meio  a uma profundidade de 15. 240 metros isto depois de uma queda de 29 km em queda livre.

A NASA havia estimado as probabilidades de um acidente catastrofico durante o lancamento (o momento mais perigoso do Voo Espacial) em uma proporcao de 1 a 438.

Este acidente, o que provocou mais impacto na historia da exploracao espacial, prejudicou a reputacao da NASA como Agencia Espacial e a proposta de participacao de civis, promulgada por Ronald Reagan e cncretizada com a Professora do Ensino Primario Christa McCauliffe fez cair por terra todas as estruturas administrativas e de seguranca. A NASA suspendeu temporariamente seus voos espaciais tripulados ate 29 de Setembro de 1988.


Jarvis era casado e na pagina de biografias da NASA era considerado um homem que gostava de actividades ao ar livre e de contacto com a natureza como Squash, Ciclismo, Corta-Mato, Tenis e Rafting no rio. Jarvis deixou uma esposa viuva.

Dados pessoais de Gregory Jarvis:

Nome: Gregory Bruce Jarvis.
Nascimento: Detroit, 24 de Agosto de 1944.
Morte: Cabo Canaveral, Florida, 28 de Janeiro de 1986 (41 anos).
Nacionalidade: Norte-americano.
Ocupacao: Engenheiro Electrico, Engenheiro de Comunicacoes e Astronauta.
Missoes: STS-51-L.
Tempo passado no espaco: 0h,00m,00s (apenas 73 segundos apos lancamento do Challenger que estando a 29 km de altura nao sei se pode considerar-se como estando em orbita e tendo ja entrado no espaco a mesma altura estava ja na Estratosfera).


                                               
Francis Richard "Dick" Scobee (Cle Elum, Washington, 19 de Maio de 1939 - Cabo Canaveral, Forida, 28 de Janeiro de 1986) foi um Piloto de avioes, Tenente-Coronel da Forca Aerea dos Estados Unidos e Astronauta Scobee foi tambem o Comandante da Missao STS-51-L do Vaivem Espacial Challenger, que explodiu no ar durante seu lancamento ainda em fase de descolagem em 28 de Janeiro de 1986, matando todos os sete tripulantes.


Francis Scobee entrou para a Forca Aerea dos Estados Unidos em 1957 e serviu como Piloto de combate na Guerra do Vietname. Apos o conflito, Scobee tornou-se Piloto de Testes da Aeronautica, pilotando diversos tipos de avioes como o caso do Boeing 747 Jumbo, C-5 Galaxy, o maior aviao de transportes do mundo F-111 e o experimental X-24, deixando mais tarde a Forca Aerea com o posto de Tenente-Coronel aos 38 anos de idade.

Em 1984 Francis Scobee foi pela primeira vez ao espaco, na qualidade de Piloto do Challenger, o mesmo vaivem espacial onde viria a morrer dois anos depois. Na mesma missao de nome STS 41-C Scobee estava acompanhado de :

. Capitao - Robert Laurel Crippen - Comandante da Missao.
. George Nelson  -Especialista de Missao 1.
. James Dougal Adrianus van Hoften - Especialista de Missao 2.
. Terry Jonathan Hart - Especialista de Missao 3.

Um dos objectivos da mesma missao era recuperar o consertar o satelite solar Maximum entre outros objectivos todos bem sucedidos a missao foi um sucesso e teve a duracao de 6 dias, 23 horas, 40 minutos e 7 segundos durante 6 de Abril e 13 de Abril de 1984.

A fatidica e tragica missao STS-51-L do Challenger em 28 de Janeiro de 1986, comandada por Francis Scobee, tinha por objectivo colocar um satelite em orbita para efectuar estudos acerca do Cometa Halley durante a sua aproximacao do Planeta Terra, e inaugurar o Programa Professores no Espaco - a Professora Primaria da escola publica Christia McAuliffe foi a escolhida entre uma seleccao com mais de 11000 professores dos Estados Unidos a terem apresentado suas candidaturas para uma so vaga e assim integrarem a tripulacao morreu no desastre como todos os restantes astronautas e colegas de missao e tripulacao - terminou da maneira mais tragica 73 segundos apos o lancamento e ainda em fase de descolagem que e tambem a de maior risco e no caso do Challenger  infelizmete assim o foi de facto como puderam comprovar ao vivo e em directo milhoes de pessoas por todo o mundo que estavam a assistir ao lancamento e aquilo que inicialmente parecia ser uma missao que seria bem sucedida.


Francis Richard "Dick" Scobee teve os seus restos mortais sepultados no Cemiterio Nacional de Arlington assim como os restantes astronautas vitimas da mesma tragedia local onde se encontram algumas de personalidades mais importantes da historia dos Estados Unidos da America e o mesmo e um dos cemiterios tradicionalmente militares mais conhecidos dos Estados Unidos. 

Francis Scobee era casado e pai de dois filhos na pagina de biografias do site da NASA e divulgado que ele gostava de voar, fazer pinturas a oleo e praticar trabalhos manuais a base de madeira nos tempos livres, gostava de praticar desportos como Motociclismo, Squash e fazer Jogging assim como de praticar mais alguns desportos ao ar livre. Scobee realizou mais de 6500 horas de voo em 45 tipos de avioes e tem o registo de um total de 168 horas passadas no espaco.

Dados pessoais de Francis Scobee:

Nome: Francis Richard "Dick" Scobee.
Nascimento: Cle Elum, Washingthon, 19 de Maio de 1939.
Morte: Cabo Canaveral, Florida, 28 de Janeiro de 1986 (46 anos).
Nacionalidade: Norte-americano.
Ocupacao: Piloto de Avioes, Tenente-Coronel da Forca Aerea dos Estados Unidos e Astronauta.
Missoes: STS-41-C e STS-51-L.
Tempo passado no espaco: 168 horas.


Os objectivos planeados para a tragica missao STS-51-L eram o lancamento de um satelite, o Tracking Data Relay Satellite-2 (TDRS-2); o transporte de material instrumental para voos espaciais dos vaivem espaciais para astronomia (SPARTA-109) relacionado com experiencias a realizarem-se com o Cometa Halley tais como observacao de cauda  e do restante corpo do referido cometa, alem do "Programa para Monitoramento Activo do Cometa Halley" (CHAMP); experimentos com dinamica de fluidos (FDE); experimentos para participacao de fases (PPE); tres experiencias do "Programa para Insercao de Estudantes" (SSIP); e duas aulas para o "Projecto Professor no Espaco" (Teacher in Space).
                                                    
                                           
A tragedia do Challenger vitimou toda a tripulacao desde o primeiro momento que se sentiu o impacto que a mesma tragedia iria provocar e que a NASA estava perante uma enorme dor de cabeca nao so pela morte dos sete astronautas mas tambem pela morte de pais, maes e chefes de familia. Falando em numeros e so por curiosidade a tragedia do Challenger provocou 7 mortes, 5 viuvas e 1 viuvo (Judy Arlene Resnik era solteira), 2 filhas e 9 filhos sem pais ou mae.

Ainda em termos de tripulacao a mesma estava organizada da seguinte maneira naquela que era 25º voo do programa do Vaivem espacial norte-americano e que foi a primeira vez que juntou os mesmos astronautas a mesma missao teve em terra o Director de Missao Jay Greene:

. Francis "Dick" Scobee - Comandante da Missao.
. Michael Smith - Piloto.
. Judith Resnik - Especialista de Missao 1.
. Ellison Onizuka - Especialista de Missao 2.
Ronald McNair - Especialista de Missao 3.
Gregory Jarvis - Especialista de Carga.
. Christa McAuliffe - Professora Civil.


Analisando a tragedia na qualidade de cidadao comum posso como qualquer pessoa dar a minha opniao e a mesma e que tudo poderia ter sido evitado se todo o equipamento que compunham o vaivem estivessem em condicoes. Ao que parece os altos dirigentes e responsaveis da NASA mesmo tendo conhecimento que havia defeitos no material e pecas dos motores nao fizeram nada para que tudo fosse solucionado talvez porque a mesma empresa fosse a que apresenta-se uma mao de obra mais barata em termos financeiros.

Foi um erro, um erro fatal que custou sete vidas. Ainda hoje estas viagens e missoes sao de alto risco certamente em 1986 quando o equipamento e os meios nao eram tao modernizados como sao hoje o risco seria ainda maior. A tragedia do Challenger na minha opniao em muito se ficou a dever a negligencia de muita gente ao ignorarem os factos e aquilo que era uma realidade o Challenger apresentava defeitos e como tal nao estava em condicoes para realizar uma missao daquele genero.

Por fim considero que talvez as coisas tenham sido feitas a pressa e a pressa e a maior inimiga da perfeicao. A Missao STS-51-L tinha como objectivo principal lancar em orbita um satelite para estudar o Cometa Halley que estava prestes a passar junto a orbita terrestre no dia 9 de Fevereiro de 1986 sendo que a tragedia do Challenger foi no dia 28 de Janeiro de 1986 facilmente se pode ver que havia apenas 12 dias para colocar o Satelite em orbita e ainda em caso de avaria realizar-se a mesma reparacao. Os 12 dias numa missao deste tipo pode-se quase considerar que fossem segundos e entao ao trabalhar-se a pressa algo nao podia ficar perfeito e o resultado foi o que se viu 73 segundos apos o lancamento e descolagem do Challenger.

Quando tudo parecia estar a ficar esquecido e as missoes espaciais pareciam ser cada vez mais de menor risco eis que no dia 1 de Fevereiro de 2003 ao realizar a fase de reentrada na atmosfera terrestre uma nova tragedia desta vez com o Vaivem Columbia acontece e certamente sem duvida em tempos futuros tambem a mesma sera lembrada aqui no blog ate porque as consequencias foram quase as mesmas apenas com a diferenca que no Columbia a missao estava no seu final.

Caro(a) leitor(a) se tem a minha idade ou e um pouco mais velho acredito que esta cronica lhe trouxe uma das memorias mais marcantes que viu na televisao na sua infancia ou ja em fase de adolescencia, espero que tenha gostado da mesma cronica e reviver esta memoria, ate a proxima.

                                                                                                                  Manuel Goncalves




 




 
































 



 

2 comentários:

  1. Si, lembro-me bem deste acidente, é algo que nos faz pensar em como a vida é frágil. Muitas vezes o ser humano acredita demasiado em si próprio e na tecnologia... Mas tudo o que acontece teria de acontecer...Deus sabe melhor que nós :) Perante o universo, devemos ser humildes e estar prontos para tudo.

    ResponderEliminar
  2. Sim creio que ja e de ha muito que o ser humano quer-se parecer tao perfeito e forte como Deus mesmo antes da clonagem depois o resultado esta a vista.

    ResponderEliminar