Página

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O Caso da Professora Liliana Costa

 

O caso em questao marcou-me profundamente pela mesma razao que mesmo estando longe e ate mesmo fora de Portugal na medida do possivel tentei acompanha-lo. A razao que me levou a ter interresse de acompanhar esta historia em particular tambem esta aqui bem explicada, acreditem se quiserem.

Para mim foi um regresso a adolescencia e ao passado visto que comigo aconteceu algo muito semelhante. Desconheco se a Professora teve algum envolvimento intimo com o Aluno tal como no meu caso isso nao aconteceu. Igualmente nao sei se eles (Professora e Aluno) tinham mesmo algum tipo senao de envolvimento de relacionamento pode haver uma certa atraccao ou ate criar-se uma certa ou forte amizade sem que para isso tenha havido algo de mais intimo como a pratica do acto sexual.

A unica coisa que e bem evidente e que a Professora de Fisica-Quimica Liliana Costa da Escola Basica 2,3 Goncalo Sampaio na Povoa do Lanhoso e realmente uma mulher com mais de 30 anos mas extremamente bonita o que pode provocar sem duvida uma paixao platonica ou atraccao num dos seus alunos mas dai ate que possa ter havido alguma coisa entre a Docente do ensino e o Aluno menor de 14 anos e outra coisa. Ao que parece nada ficou provado e tudo ficara arquivado.

Achei no entanto um acto de grande coragem a mesma Professora acusada do envolvimento com o Aluno ter a coragem de acabar por dar a cara perante a imprensa nao so nos jornais como na televisao decerto e que o mesmo acabou por influenciar ainda mais a sua vida pessoal que medidante uma acusacao destas ja nao devia estar num estado muito saudavel.


Ela a Professora era no fundo a concretizacao de todas as fantasias. Uma Professora jovem, atenciosa, que fazia questao de manter uma relacao aberta com os alunos. Que sabia despertar atencoes. Ele a outra parte envolvente em toda esta historia era apenas um miudo, de 14 anos. Louco por futebol como a maioria dos da sua idade tendo as grandes estrelas do mesmo desporto como seus idolos, demostrava pouco interesse por raparigas da sua idade. O caminho entre os dois cruzou-se entao em 2013, mas so no Verao seguinte, Liliana Costa, Professora de Fisica-Quimica, de 34 anos, recebeu a primeira mensagem de amor (e de se perguntar como o jovem descobriu o numero da Professora e como foi possivel que a mesma nao tivesse descoberto logo de quem era o numero uma simples chamada para a rede operadora e isso seria possivel). Nao conhecia o numero do remente mas apercebeu-se certamente que o mesmo conhecia-a bem a ela a destinataria, a empatia tera supostamente sido imediata. Falaram e assim continuaram durante os meses que se seguiram.

Ja em Novembro, Liliana descobre finalmente a verdade. O Autor das mensagens com textos apaixonados era no fundo um Aluno seu da Escola EB, 2, 3 Professor Goncalo Sampaio, na Povoa de Lanhoso. Mas ja era tarde demais. Todas as reservas tinham ja desaparecido, nem os 20 anos que os separavam a incomodavam mais. A ligacao que sentia parecia falar mais alto, garantem fontes ligadas a processo, que fazem o retrato de uma relacao proibida.

"A Liliana sabia que estava a correr um serio risco, mas disse que naquela altura ja nao podia abandonar o rapaz. Ela sentia uma forte ligacao e nao conseguia um ponto final em tudo", contou uma fonte ligada ao caso.

A relacao proibida da Professora e do Aluno foi interrompida pela descoberta do caso. Instaurou-se de imediato um processo disciplinar a Professora. Comecou por ficar suspensa por 90 dias.

A historia que esteve guardada a sete chaves durante seis meses foi negada pelos dois protagonistas. Mas os pais do menor garantem que conheciam Liliana Costa. Nao sabiam que era Professora. Para eles, a mulher pequenina e loira era namorada do filho. Era quem viam a porta de casa, que ia de carro buscar o menor, de 14 anos. Era a autora dos telefonemas pela madrugada fora. A razao pela qual o filho suspirava, o motivo de ter comecado a descurar os estudos.

Os pais na viam com bons olhos esta relacao, mas tambem nada fizeram para a proibir e para que a mesma tivesse um ponto final antes de rebentar em escandalo. Acreditavam que Liliana Costa tinha no maximo 19 anos (e uma mulher bonita mas nao aparenta 19 anos nem cada que se chegue perto, alem do mais 19 anos com carro e tudo podia ser possivel mas certamente estranho assim como foi estranho que tivessem consentido o envolvimento de ambos). Nao lhes fazia confusao a forte possibilidade de o filho andar envolvido com uma pessoa mais velha (ou eram muito descuidados u liberais demais para permitir que isso acontecesse). "E rapaz", justicavam a si proprios. (aqui esta um velho dilema de machismo e "rapaz" deixa andar se fosse "rapariga" talvez fosse diferente, porem a lei preve um crime semelhante de pedofilia para ambos os casos). Supostamente estavam era longe de saber que o filho menor ocultava parte do que se estava a passar. No final de Marco, durante uma reuniao  na Escola EB 2, 3 Professor Gonçalo Sampaio, na Povoa de Lanhoso, o pai do menor falou de Liliana a Directora de turma. Referiu-se a ela como sendo uma amiga intima do filho, que acerca de meio ano atras tinha entrado em suas vidas. Como quem acreditava que o menor estivesse envolvido. Passou a descreve-la fisicamente, depois ate indicou o carro que a mesma possuia. A Directora de turma estava incredula e nem queria acreditar no que ouvia. Em choque, revelou a verdade que ate entao o pai do menor e seu encarregado de educaca dizia desconher: Liliana Costa tinha 34 anos de idade e era Professora de Fisica-Quimica do menor.

"A Directora de turma chamou o meu marido no final de Marco a escola porque o meu filho insultou um Professor. Queixou-se do comportamento dele e o meu marido explicou que ele agora andava diferente por causa de uma rapariga, a Liliana. Contou que pensava que era namorada dele. A Directora comecou a fazer perguntas sobre ela e as tantas disse 'mate-me ja, essa mulher e professora dele'. Foi ai que soubemos a verdade, contou a mae do menor.

A partir desse dia, as situacoes ocorreram quase em queda livre. Liliana foi finalmente confrontada pela sua colega e Directora de turma do menor, mas negou tudo. Foi chamada dias depois pela direccao da escola.

"A Directora disse para estarmos descansados que o caso esta nas maos da escola. Fiquei satisfeita por ela ter sido suspensa. Tem de ser castigada", adianta a mae do jovem menor.

Aluno e Professora recusaram e negaram que tivesse havido o envolvimento fisico. Admitem que eram realmente muito proximos, no entanto negaram que a barreira da amizade alguma vez tivesse sido ultrapassada.

"Nunca estive envolvido com ela. Nao sei porque me envolveram nesta historia. Viram coisas onde elas nao existem", diz o Aluno. Liliana diz tambem que apenas quis ajudar. Que nunca teve outras intencoes.

"Eu apenas tentei ajudar um Aluno com dificuldades. Admito que o levei a casa, que lhe ligava. Mas fiz isso com outros alunos. Apenas tento estar disponivel para o que eles precisam, para tirar duvidas das disciplinas. Nunca se passou mais nada", afirmou Liliana Costa.

Os alegados encontros entre Liliana Costa e o menor terao, segundo fontes ligadas ao mesmo processo, ocorridos sempre no apartamento onde vive sozinha, em Braga. Ate o Dia dos Namorados tera sido passado com o Aluno. Envolveram-se numa altura em que a Docente estava fragilizada emocionalmente. A relacao com o namorado passava por uma fase complicada. "Na escola nunca aconteceu nada, isso e mais do que certo. Isto deu-se numa altura em que ela estava muito afectada, as coisas nao estavam bem com o  namorado e ela sentiu que o jovem lhe dava a atencao de que precisava", dizem as mesmas fontes.

A Professora acabou por admitir que o Aluno pode ter desenvolvido sentimentos improprios. Que pode ter comecado a existir da sua parte (Aluno) uma atraccao fisica. Que poderia ter confundido a atencao que a mesma lhe dava nos estudos com algo mais. A Professora garante que nunca alimentou ou sentiu qualquer paixao pelo aluno.

"Admito que ele possa ter sentido uma atraccao, e normal nestas idades. No entanto, ele nunca me revelou nada (apesar de terem passado tanto tempo juntos!!!). Nunca falamos de algo que estivesse relacionado com sentimentos. Ate porque se o tivesse feito, eu teria agido de outra forma", contou a Professora ja durante o decorrer dos acontecimentos de investigacao.

Para Liliana, os comportamentos que teve com o Aluno foram sempre normais e nada diferentes do que sempre fora para os outros alunos. Diz que sempre agiu da mesma forma durante os seus 12 anos de profissao. Certo e que as explicacoes particulares que diz ter dado ao menor de nada serviram. Muito pelo contrario. Um Aluno que ate entao tinha um desempanho considerado nao excelente nem acima da media mas que era considerado como razoavel passou a ficar em serio risco de reprovar.

"A partir do momento em que ela comecou a aparecer por aqui ele mudou de comportamento na escola. Muitas vezes ficava a falar com ela ate as duas da madrugada e so depois e que ia pegar nos livros para estudar (se o fazia certamente era porque os pais nao o proibiam). Claro que ficava logo muito cansado e ia dormir. Resmungava nao proibia) muitas vezes com ele, mas nao adiantava (nao ha nada que uma boa sofa nao traga bons resultados, eu tambem apanhei muitas). Ate entao era bom Aluno e agora terminou o 2º período com tres negativas". Disse mais uma vez a imprensa a mae do rapaz.

Liliana admite que foi buscar o menor de carro a casa e que falavam ao telefone varias vezes. "Admito que fui la de carro e que falamos ao telemovel. Mas nunca foi durante a noite e muito menos de madrugada. Foi apenas para tratarmos de assuntos da escola (actualmente nao sei no meu tempo assunto da escola tratavam-se e falavam-se na escola). Ligava para ver se precisava de alguma coisa da minha disciplina ou mesmo de outras, para esclarecer as duvidas que tivesse. Mas fiz o mesmo com outros alunos. Nao foi so a este que dei o meu numero (bingo, afinal sempre foi a Professora que deu o numero ao Aluno e nao ele a descobri-lo, nao deixa e de ser estranho se ela respondia as primeiras mensagens antes de saber o remetente certamente sabia o numero de onde as mesmas vinham), afirma a docente.

A Professora declara que nao encontra justificacao para a sua suspensao. Fala em invejas, em rumores infundados. "Fui apanhada de surpresa. Nao sei de onde isto surgiu . Fazem-me isto porque? Porque sou jovem e bonita? (la isso e verdade :) ) So pode ser. Nao encontro outro motivo. Admito que causo inveja na escola porque os alunos reagem a minha disciplina de forma diferente, porque eu os consigo motivar", diz.

O Aluno fala da mesma forma e afirma que tudo sao boatos. Nao sabe quem os criou, mas diz que o objectivo era so um: afastar a Professora. "Sei que comecaram a surgir uns rumores na escola , mas tambem nunca percebi como inventaram isto. Tinhamos mais do que uma simples relacao de Professora e Aluno, e verdade. Mas tambem nunca passou de uma amizade", alega  jovem menor com quem Liliana Costa e suspeita de ter estado envolvida.

Os pais do rapaz nao o confrontam com as contradicoes da historia. Nao questionam porque motivo tinha uma aproximacao tao grande a Professora, nao colocam em causa comportamentos que os seus olhos e dos demais nao sao normais. "Nao queremos incomodar muito com este assunto, ate porque ele ja mostrou que nao quer falar. Confesso que se fosse com uma rapariga era pior (aqui esta ja referim isso do velho ideal do machismo), se calhar agia de outra forma"(pois um rapaz nunca pode aparecer gravido em casa), adianta mais uma vez em declaracoes a mae do menor. A Direccao da escola garante que fez o que considerou ser correcto. Nao podiam continuar a fechar os olhos a algo que dizem que "estava a vista de todos".

"A partir do momento em que existem suspeitas, o nosso dever e tomar medidas. Sugeri a Direccao Regional da Educacao do Norte a abertura de um processo disciplinar e sugeri tambem que a docente fosse suspensa preventivamente. Tudo foi aceite. Claro que nao queremos prejudicar a Professora (ajuda-la certamente e que nao estao), mas a nossa principal preocupacao e sempre proteger o aluno" (comigo a principal preocupacao foi proteger a docente dando descredito a minha versao e abafando o caso de modo a que nao saisse da mesma escola, provas nao tinha), explica Luisa Rodrigues Ferreira Dias, Directora da escola.

Uma opniao diferente tem Joao Magalhaes, Advogado que representa a Professora. Acredita que a escola agiu de forma errada e bastante mal. Que a Directora deveria ter ouvido a Professora e o Aluno antes de ter tomado qualquer tipo de atitude.

"Isto e claramente ilegal. A minha cliente foi suspensa de funcoes sem ter sequer hipotese de se defender. Nao percebo como tomam uma medida destas sem se saber primeiro o que tem a dizer os intervenientes", alega o Magistrado.

O futuro da Professora Liliana Costa - que foi suspensa por 90 dias devido a suspeitas de envolvimento fisico com um menor - esta nas maos do Aluno, de 14 anos. As declaracoes que o rapaz ira fazer, no ambito do processo disciplinar que foi instaurado na EB 2, 3 Professor Goncalo Sampaio, na Povoa de Lanhoso, serao fundamentais para se determinar se a docente de 34 anos e ou nao culpada.

Se o rapaz manter a sua versao e palavra continuando a negar a relacao tanto fisica como amorosa, o mais certo e que o inquerito disciplinar seja de imediato arquivado (e o mais certo e no fundo o que deveria acontecer). Isto porque sera dificil ou ate mesmo impossivel fazer outro tipo de prova incriminatoria a incriminar Liliana Costa.

Tal so seria possivel se existisse um crime-inquerito. Mas para isso acontecer, os pais do Aluno em questao teriam de apresentar formalmente uma queixa crime, pois o acto sexual com o adolescente e semipublico (nao me parece que isso venha a acontecer). Nessas circunstancias, a Policia Judiciaria sera chamada a investigar e podera ja em campo, por exemplo, analisar os telemoveis da Professora de Fisica-Quimica e do aluno, para averiguar o tipo de comunicacoes realizadas (isto deveria ter sido logo feito para justificar o processo disciplinar e a suspensao ou nao).

Ate a bem pouco tempo, a Inspeccao-Geral da Educacao e da Ciencia nao tinha ainda nomeado o Instrutor que tera de ouvir a docente e o Aluno. A Professora nega ter mantido uma relacao com o aluno, mas admite que possa despertar algum interesse nos menores. "Sei que desperto interesse nos alunos. E normal nestas idades. Muitas vezes nao levo saltos altos nem camisolas de alcas para a escola ja para evitar certas situacoes. Mas sempre fui respeitada e exigo respeito".

Como ja referi o caso esta agora nas maos da Inspeccao-Geral da Educacao e da Ciencia. Sera nomeado um instrutor que ira proceder as audicoes (e um pouco parecido como se fosse um julgamento mas noutro tipo de tribunal. Pelo menos assim me parece). Liliana tem o direito de arrolar as testemunhas. "Tenho recebido de muitos pais e de alunos que se mostram solidarios com a minha situacao. Dizem que estao disponiveis para o que eu precisar e que ate estao dispostas a ser minhas testemunhas", conta a Professora (desta maneira muito dificilmente podera ser banida de dar aulas alem do mais note-se que ambas as partes contam e defendem a mesma versao de que nao houve relacao amorosa e muito menos fisica).

O proprio namorado de Liliana Costa, com quem aquela continua a manter uma relacao (uma relacao que estava a passar por uma fase fragilizada dificilmente sobreviria a este escandalo), esta tambem disposto a avancar em defesa da mesma. Liliana enfrenta, para ja, apenas o processo disciplinar. Nao foi apresentada qualquer queixa na justica (o que se o for sera tudo mais complicado para provar a inocencia mediante o que a Policia Judiciaria encontrar nas conversas ao telemovel), o que neste caso e necessario. O acto sexual com o adolescente e um crime semipublico e por isso, para que o caso seja investigado pelas autoridades, e necessario que os pais do menor apresentem queixa (muito dificilmente o processo disciplinar dara alguma coisa contra a Professora caso o Aluno mantenha a palavra e versao de que nao houve nada mas num caso judicial nao sera apenas a palavra do jovem a contar as chamadas de telemovel as quais a Policia Judiciaria tera acesso tera um peso muito mais forte. Agora pessoalmente com o Aluno a negar nao creio que os pais avancem com qualquer processo judicial, o mesmo provocara uma inamizade entre ambos). "Esatamos a ver o que da o processo disciplinar. Para ja, nao fazemos nada", admite a mae do aluno.

O futuro da Professora Liliana Costa esta agora nas maos do menor. Se o Aluno mantiver a versao e negar o envolvimento, o desfecho final do mesmo processo devera ser o arquivamento. Sera dificil fazer outro tipo de prova. No entanto mesmo livrando-se facilmente do processo disciplinar sera muito mais dificil livrar-se do processo judicial isto porque as autoridades que instauraram o processo disciplinar nao tem os mesmos meios de poder investigar as chamadas ao telemovel e mensagens entre ambos.

Caso o processo disciplinar seja arquivado e nao seja avancado futuramente um processo judicial a historia da suposta relacao proibida podera  ficar por esclarecer ate que um dos protagonistas queira contar o que escondeu.


Queremos a Professora "Licas", como carinhosamente lhe chamam. Com ela e que aprendemos. "A exigencia foi gritada no dia 29 de Abril, por cerca de 50 alunos da Escola Goncalo Sampaio, na Povoa de Lanhoso, numa manifestacao de apoio a docente Liliana Costa, suspensa por alegadamente ter mantido uma relacao com um aluno. A direccao da escola continua em silencio perante os novos desenvolvimentos da situacao.

O protesto juntou alunos do 9º  ano e ate alguns encarregados de educacao. Liliana Costa surgiu de surpresa na manifestacao e emocionou-se ao ver o apoio. Chorou abracada a algumas maes presentes e fez questao de cumprimentar todos os jovens, alguns deles atraves das grades por estarem dentro do espaco escolar.

"Agradeco o apoio de todos, nao sabia que iam fazer isto por mim. Tenho muitas saudades dos meus alunos, eles precisam de mim e eu preciso muito deles" disse emocionada a Professora Liliana Costa. Sobre o processo disciplinar que decorre, apenas confirma que ainda nao foi chamada pela direccao da escola para ser ouvida.

"Queremos mesmo a Professora de volta. Precisamos muito dela e espero que entendam isto. Os rumores sao disparatados", afirmou Diana Pereira, de 16 anos "so tenho coisas boas a dizer dela", explicou Luisa Costa, encarregada de educacao.

A direccao da escola limitou-se a proibir todos os alunos manifestantes fora do estabelecimento de ensino de entrarem na escola, mesmo aqueles que queriam assistir as aulas.

Simbolicamente no mesmo protesto, os estudantes do 9º ano de escolaridade estavam todos vestidos com batas brancas, parte dos quais com apoio dos seus encarregados de educacao, numa accao de "protesto" contra a suspensao da Professora, por 90 dias, ate a realizacao do processo disciplinar, instaurado pelo Director-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Jose Alberto Moreira Duarte.

A Professora continua a considerar-se vitima de uma profunda injustica negando sempre o envolvimento amoroso com o Aluno em causa ou qualquer outro afirmando "tratar-se de um mal-entendido e uma profunda injustica".

Os advogados Joao Magalhaes e Sandra Azevedo, que defendem Liliana Costa, afirmam que "a suspensao esta eivada de irregularidades e ilegal", acresentando que estao a impugnar hierarquicamente o despacho da Directora da escola que originou a suspensao, admitindo recorrer aos tribunais.


Em genero de opniao pessoal final creio que houve sim envolvimento entre a Professora e o Aluno nao encontro outra justificativa para os telefonemas fora de horas (madrugada), para as boleias e sobretudo para a constante presenca do Aluno no apartamento da Professora. Agora tal como aconteceu comigo o facto de existir uma relacao amorosa nao quer dizer que tenha havido o envolvimento fisico.

Nao condeno os mesmos porque passei por uma situacao semelhante e chega a um certo ponto que perdemos o controlo de tudo ate do raciocinio ou da razao e apoio os mesmos. Com alguma hipotese assim que o jovem completar a maior idade o caso podera ser livremente assumido e ai poderao fazer o que quiserem, entao so posso desejar as maiores felicidades a ambos.

Admiro a coragem da Directora em avancar com as medidas apropriadas para a suspensao da Professora embora nao esteja de acordo com a mesma. No meu caso como nao foi uma escola do ensino basico mas sim um Centro de Formacao Profissional onde em vez de centenas de alunos(as) eramos dezenas e os docentes tambem eram em menor numero e havendo ali genero de uma lei da selva e de calcular o que aconteceu.

Ao rebentar o escandalo as versoes de ambos eram diferentes a Direccao do Centro de Formacao Profissional apenas reuniu-me a mim, a pessoa em questao e os meus encarregados de educacao onde praticamente cada vez que eu abria a boca exigiam provas, nao me deixaram falar, apresentar os meus pontos, nem sequer defender-me. Alegaram entao que tudo era fruto da minha imaginacao e que davam com desconto ser normal naquelas idades as situacoes acontecerem. Passei dos momentos mais dificeis da minha vida mas havia algo que me deixava aliviado eu e Deus sabiamos onde e quem tinha razao. A Direccao do Centro de Formacao Profissional nunca escondeu que na realidade preferiram ocultar o escandalo do que procurar descobrir de que lado estava a razao, nao era saudavel ou conviniente para a mesma instituicao de ensino que o escandalo se torna-se publico e a falta de provas de ambos os lados acabou por fazer a corda rebentar do lado mais fraco. Meses mais tarde a mesma docente em final de contrato abandonou a mesma instituicao de cabeca levantada, nome limpo e sem um unico arranhao na honra pessoal. Eu por naquela situacao e noutras anteriores ter criado uma relacao de inamizade quase odio entre mim e a Assistente Social do mesmo Centro de Formacao Profissional tendo acabado um estagio e regressado ao mesmo na primeira oportunidade fui expulso, difamado e acusado de coisas que nao tinha feito sem me apresentarem qualquer tipo de prova. Quant ao resto que direitos de igualdade poderia haver se sem ter que provar nada a mesma docente pode dizer o que queria e teve todo o credito e eu quando falava apresentando nao provas mas argumentos fortes e plausiveis que indicavam um principio era interrompido, silenciado e mandado ficar calado pela mesma Assistente Social.

O caso inicialmente nao passou dali mas pouco tempo mais tarde teve continuidade mas nao evoluiu ja eu nao era Aluno do centro e nem a docente funcionaria do mesmo. Anos mais tarde o reencontro e ai o que aconteceu prefiro nao revelar, guardar para mim todas as memorias do que aconteceu naquilo que eu chamo de terceira fase da mesma relacao.

Espero que os pais do Aluno nao apresentem queixa crime do sucedido porque diante das suspeitas de muitos Liliana Costa na tera grandes hipoteses de se escapar de uma condenacao pelo simples facto da Policia Judiciaria ter poder de ir ouvir as conversas ao telemovel entre a Professora e o Aluno e tudo mais que podera vir a ser investigado. Quanto a historia do actual namorado da Professora creio que o mesmo e so figura pode ate ser namorado mas nao tem qualquer peso perante a situacao se o Aluno tivesse 18 anos talvez ja nem fosse namorado. Com isto quero dizer que se a Professora gostasse mesmo desse "namorado" nunca teria se envolvido com o Aluno ou quem quer que fosse. Acho tambem estranho uma mulher bonita continuar solteira com 34 anos mas sao opcoes de escolha tambem eu com 37 o sou.

Caro(a) leito (a) espero que tenha gostado desta cronica e que o assunto tal como foi para mim seja do seu interesse fico feliz por mais uma vez ter voltado a escrever sobre temas mais actuais embora a minha paixao sendo a Historia faz com que demostre mais interesse por temas que fazem parte do passado, ate a proxima.

                                                                                                        Manuel Goncalves









Sem comentários:

Enviar um comentário