Página

segunda-feira, 22 de junho de 2015

O Bucha e Estica (Laurel & Hardy)

 

Nao sou nem de perto nem de longe da altura em que no cinema esta dupla que muitos consideram como unica e que viveu o seu momento de ouro ainda no formato tanto a Preto e Branco assim como ainda no Cinema Mudo. Acredito mesmo que se estas e outras estrelas do cinema viessem hoje de novo a vida nao acreditariam ao ver as inovacoes que o cinema tivera em quase 100 anos, os dois actuaram pela primeira vez em 1917 portanto como disse a quase 100 anos.

Nao sou grande conhecedor das suas obras na arte de representar na setima arte mas lembro-me vagamente de aos sabados e domingos quando so existiam dois canais em Portugal um dedicar as tardes sempre ao cinema e creio que era miudo na altura e a minha mae e padrasto chegaram a ver alguns filmes dos mesmos aos quais eu nao liguei grande importancia na altura sobretudo pelo facto de ja serem sonorizados mas continuarem a ser a Preto e Branco.

Ja na altura de estudante lembro-me de todas as manhas nao perder os episodios de desenhos animados que dava com a mesma dupla e foi ai que a mesma me chamou a atencao embora no cinema desde crianca que sou fan dos filmes de comedia tal como hoje ja depois de me ter tornado adulto e amante daquilo que considero ser bom cinema me ter levado a criar a paixao por filmes biblicos. Ainda voltando as duplas do cinema e dentro da comedia a minha preferencia vai para dois actores que sao mais do meu tempo e sao eles em seus nomes originais Carlo Vicente Pedersoli e Mario Giuseppe Girotti sao como os nomes indicam dois italianos que pelo nome mesmo para alguns apaixonados do cinema inclusive pelos filmes de comedia estes nomes originais para alguns pouco pode dizer ou significar agora se falar nos seus nomes artisticos Bud Spencer e Terence Hill estou certo que o caso muda de figura e que muitos concordam comigo e tem a mesma preferencia de considerar estes dois italianos como a melhor dupla a fazer filmes de comedia.
                                                               

O nome original da dupla e Laurel and Hardy (Brasil: O Gordo e o Magro; Portugal: O Bucha e Estica) foram uma famosa dupla de comediantes e uma das duplas mais comicas e populares do cinema dos Estados Unidos, em actividade desde a era do Cinema Mudo ate meados da Era de Ouro de Hollywood. Composta por um Actor magro, o ingles Stan Laurel (1890-1965) e um Actor gordo, o americano Oliver Hardy (1892-1957) (curiosamente ate pensava que o mais velho dos dois fosse Oliver Hardy, o Bucha), a mesma dupla tornou-se conhecida durante os anos de 1920 e 1930 pelos seus trabalhos em filmes de comedia e tambem aparecerem em apresentacoes teatrais tanto na America como ate na Europa.

Os dois comediantes trabalharam  juntos pela primeira vez no filme mudo The Lucky Dog (1917). Apos um periodo aparecendo separadamente em varios filmes de Curta-Metragens no Hall Roach Studios durante a Decada de 1920, os comecaram a actuar juntos com grande frequencia a partir de 1926. Laurel e Hardy tornaram-se oficialmente uma dupla no ano seguinte, em 1927, e logo se tornaram as estrelas que davam mais lucro aos estudios da Hall Roach. Entre os seus filmes mais populares, de maior sucesso e bem sucedidos estao as Longa-Metragens: Filhos do Deserto (1933), Dois Caipiras Ladinos (1937) e A Ceia dos Veteranos (1938) e as Curta-Metragens: Negocio de Arromba (1929), Liberdade e Seus Perigos(1929) e Caixa de Musica (1932), este ultimo vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem (Comedia).

A dupla viria a abandonar o Hall Roach Studios em 1940 depois de 23 anos de uniao, e apareceram em oito comedias "B" da 20th Century Fox e Metro-Goldwyn-Mayer de 1941 ate 1944. Completamente decepcionados com os filmes que tinham agora pouco controlo criativo, de 1945 a 1950, a dupla nao apareceu em nenhuma producao cinematografica e se concentrou totalmente e exclusivamente em suas apresentacoes e actuacoes teatrais, embarcando em uma digressao pela Inglaterra, Irlanda e Escocia, O ultimo filme de Bucha e Estica foi Atoll K (1951), e depois se aposentaram dos ecrans. No total, eles apareceram em 106 filmes sendo 40 Curta-Metragens sonoras, 32 Curta-Metragens mudas e 23 Longa-Metragens, e em outros 11 filmes tiveram pequenas passagens.


Os dois comediantes como se sabe comecaram as suas respectivas carreiras trabalhando em separado mas o destino acabou por junta-los, e a primeira vez que actuaram e contracenaram juntos, por mera casualidade, foi no filme The Lucky Dog. Apos um periodo em que trabalharam ambos separadamente em varias Curta-Metragens do Hall Roach Studios durante a primeira metade dos anos 20 do seculo passado, comecaram a actuar juntos em 1926.

Em 1926 Hardy foi chamado para o filme Get'Em Young, mas foi hospitalizado apos sofrer um acidente que lhe provocara uma queimadura , e Laurel foi recrutado para o filme. Posteriormente, Stan Laurel e Oliver Hardy apareceram num mesmo filme, 45 Minutes from Hollywood, interagindo em algumas cenas.

Em 1927, Laurel e Hardy aparecerem juntos em Slipping Wives, Duck Soup e With Love and Hisses. O Director  de Supervisao do Roach Studios, Leo McCarey, observou em uma apresentacao a forma como a audidencia reagiu de uma forma muito positiva, e comecou a juntar os dois humoristas juntos, criando assim a mais famosa dupla de humoristas ate hoje da historia do cinema.

Algumas das suas obras mais populares no cinema foram Sons of Desert (1933), Way of West (1937) e Block-Heads (1938) e tambem as Curta-Metragens Big Bussines (1929), Liberty (1929) e The Music Box ("Caixa de Musica" / "Entregas a Domicilio"), vencedor do Oscar de Curta-Metragem (Comedia) em 1932. Outros filmes importantes foram Unaccustomed As We Are, de 1929, que foi o marco de transicao para o cinema sonoro; Brats, de 1930, com Stan e Oliver interpretando eles mesmo e seus proprios filhos; The Rouge Song, de 1930, um musical ja em a a Technicolor, o primeiro filme que fizeram a cores; Pardon Us, de 1931, a primeira Longa-Metragem.

Laurel e Hardy tambem fizeram algumas actuacoes para o USO, suporte das Forcas Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Ja em 1940, a dupla deixou o Roach Studio, aparecendo depois em oito comedias "B" da 20th Century Fox e Metro-Goldwyn-Mayer, entre 1941 e 1944. Infelizmente segundo a critica sobretudo da altura foi apontado que a partir de 1941, os filmes da dupla foram perdendo a qualidade (penso que seria de esperar devido ao factor da idade e sbretudo tambem ao excesso de filmes da dupla por mais talento que tivessem tudo se torna saturante e desgastante).

De 1945 a 1950, ao inves do cinema, a dupla se concentrou mais nas actuacoes teatrais. Em 1947, os dois planearam ficar durante 6 meses na Gra-Bretanha; o Biografo John McCabe relata que eles continuaram no Reino Unido e Franca ate 1954.

Fizeram seu ultimo filme, Atoll K, na Franca entre 1950 e 1951, e retiraram-se do cinema. A todo, fizeram cerca de 106 filmes juntos, sendo 40 Curta-Metragens sonoras, 32 Curta-Metragens no Cinema Mudo, 23 Longa-Metragens e 11 filmes como convidados.
                      
                                             
Em Maio de 1954, Hardy teve um infarto do Miocardio; um ano mais tarde em 1955, a dupla foi contratada, juntamente com Hal Roach, Jr., para uma Serie de Televisao baseada na fabula da Mother Goose ("Mae Ganso"), Laurel and Hardy's Fabulous Fables. Laurel, porem , sofreu um AVC, com uma lenta convalescenca. Hardy por sua vez teve um AVC em 15 de Setembro de 1956, ficando muito abalado em termo de saude, paralisado e acamado por varios meses, sem falar e sem se mover.

Em 7 de Agosto de 1957, Oliver Hardy, o Bucha, morreu, contava com 65 anos de idade. Stan Laurel nao compareceu no seu funeral, pois com tudo o que acontecera entrara numa fase de severa depressao e ficara deveras abalado com a morte nao so do parceiro de filme e representacao mas sobretudo do amigo de sempre Oliver Hardy. De 1917 altura em que acturam no  The Lucky Dog ate a morte de Hary tinham-se passado 40 decadas certamente com muitos momentos de amizade para recordar entre os dois comediantes que se tornaram inseparaveis. Laurel disse que Babe (apelido carinhoso que dera a Hardy) o iria compreeder. Laurel decidiu, a partir de entao, nao mais trabalhar em representacao sem seu amigo de tanto tempo, e passou a escrever para comedias. Os amigos diziam que Laurel ficara totalmente arrasado apos a morte de Oliver Hardy, sem nunca conseguir recuperar-se totalmente ao ponto de conseguir voltar a representar comedias no cinema.

Stan Laurel viveu seus ultimos anos em um apartamento no Oceana Hotel, em Santa Monica. Jerry Lewis era um dos muitos comediantes que o visitavam frequentemente, aproveitando suas sugestoes para a producao de The Bellboy (1960).

Laurel, o Estica, faleceu vitima de um ataque cardiaco, em 23 de fevereiro de 1965, aos 74 anos, cerca  de 8 anos depois partira finalmente ao encontro do amigo de sempre Oliver Hardy, o Bucha, estavam finalmente juntos de novo e para todo o sempre. Seu corpo esta enterrado no Forest Lawn- Hollywood Hills Cemetery, em Los Angeles.

                                           
Dobradores no Brasil:

. Jose Soares como Oliver Hardy nas Curta-Metragens.
. Waldir Guedes como Stan Laurel nas Curta-Metragens.
. Orlando Drummond como Oliver Hardy nas Longa-Metragens.
. Waldyr Sant'anna como Stan Laurel nos longas-metragens.

Filmografia de Stan Laurel e Oliver Hardy:

(C) = Filme de Curta-Metragem.
(L) = Filme de Longa-Metragem.
(TV) = Filme com dobragem e exibida na TV.

. The Lucky Dog. (1917) - (ambos os actores aparecem no filme, sendo Stan Laurel o Actor Principal e Oliver Hardy teve um papel secundario). (C).
. The Editor. (1926) - ("Um furo de reportagem"). (C).
. 45 Minutes from Hollywood. (1926). (C).
. Slipping Wives. (1927) - (1º filme em que Stan Laurel actuou propositadamente ao lado de Oliver Hardy). (C).
. The Batle of Century. (1927) - ("A Batalha do Seculo). (C)
. Putting Pant on Philip. (1927) - ("Pondo as calcas em Philip"). (C).
. Do Detectives Think. (1927) - ("Detectives Pensam?" / Dois Detectives da Pesada" (TV) ). (C).
. Hats Off. (1927). (C).
. Call of the Cuckoo. (1927) (C).
. The Second 100 Years. (1927) - ("Prisioneiros Azarados" / "Profissionais Azarados"). (C).
. Flying Elephants. (1927) - ("Os Elefantes Voadores" / "Na Idade da Pedra" / "Um Amor na Pre-Historia" / "No Tempo em Que Ate Elefante Voava" (TV) ). (C).
. Now I'll Tell One. (1927).
. Sailors, Beware! (1927) - ("Cuidado com os Marujos" / "Marujos Cuidado!"). (C).
. Sugar Daddies. (1927) - ("Triangulo Amoroso" (TV) ). (C).
. With Love and Hisses. (1927) - ("Com Afeicao e Confusao" / "A Vida Militar e Boa"  (TV) ). (C).
. Why Girls Love Sailors. (1927) (C).
. Love ' Em and Weep. (1927) - ("O Namorado"). (C).
. Duck Soup.(1927) (C).
. Should Tall Men Marry? / Marrywing Kind. (1928) - ("O Magro no Velho Oeste" (TV) ). (C).
. We Faw Down. (1928) - ("Dois Galas em Apuros" (TV) ). (C).
. Habeas Corpus. (1928) - ("Habeas Corpus" / "O Fantasma Camarada"). (C).
. Two Tars. (1928) - ("Navegando em Seco" / "Dois Marujos" / "Garotas e Marujos" / "Marujos Trapalhoes" - (TV) ). (C).
. Early to Bed. (1928) - ("Uma Fortuna e Tanto" / "O Gordo Herdeiro" (TV) ). (C).
. Should Married Men Go Home? (1928) - ("Maridos Devem Ficar em Casa?"). (C).
. Their Purple Moment. (1928) - ("Um Momento de Gloria" (TV) ). (C).
. You're Darn Tootin'. (1928) - ("Orquestra Maluca" - (TV) ). (C).
. From Soup to Nuts. (1928) - ( "Da Sopa a Sobremesa"/ "Uma Situacao Embaracosa" / "Um Banquete Bem Servido"). (C).
. The Finishing Touch. (1928) - ("O Toque Final"). (C).
. Leave 'Em Laughing. (1928) (C).
. Angora Love. (1929) - ("Um Amor Peludo" / "Amor de Cabra" / "Um Amor de Cabrita" / "Cabra Farrista"). (C).
. The Hoose-Gow. (1929) - ("Xadrez Para Dois" / "Dois Canários na Gaiola" (TV) ). (C).
. Bacon Grabbers. (1929) (C).
. They Go Boom! (1929) ("Companheiros de Quarto" /  "Descanso Atribulado" (TV) ). (C).
. The Hollywood Revue of 1929. (1929) - ("Hollywood Revue"). (L).
. Wrong Again. (1929) - ("Novamente Errado" / "Apenas Um Ligeiro Engano" (TV) ). (C).
. Perfect Day. (1929) - ("Delicias de um Automobilista" / "Um Dia Perfeito" (TV) ). (C).
. Men O'War. (1929) - ("Sururu no Parque" / "A Canoa Virou" / "Marinheiros de Agua Doce" (TV) ). (C).
. Berth Marks. (1929) - ("Trem do Barulho" (TV) ). (C).
. Double Whoopee. (1929) - ("O Principe Sem Sorte" / Alegria em Dobro"). (C).
. Unaccustomed As We Are. (1929) - ("Vizinhas Camaradas" / "O Destruidor de Lares" (TV) ). (C).
. Big Business. (1929) - ("Negocio de Arromba" / "O Grande Negocio"). (C).
. That's My Wife. (1929) - ("Apresento-lhe Minha Esposa" (TV) ). (C).
. Liberty. (1929) - (Liberdade e Seus Perigos" (TV) ). (C).
. Another Fine Mess. (1930) - ("Outra Encrenca" / "Proprietario a Forca" / "Confusao em Profusao" (TV). A versao espanhola se denominou por "De Bote em Bote"). (C).
. Hog Wild / Aerial Antics / Hay Wire. (1930) - ("A Arte de Instalar Antenas" / "Um Marido Distraido" (TV). A versao espanhola se denomina por "Radiomania"). (C).
. The Rouge Song. (1930) - ("Amigo de Zingaro").
. Below Zero. (1930) - ("Frio Siberiano" / "Abaixo de Zero" / "Bola de Neve" (TV). A versao espanhola se denominou  "Tiembla y Titubeca (1930) ). (C).
. Brats. (1930) - ("Tais Pais/Tais Filhos" / "Garotas da Fuzarca" / "Filho de Peixe, Peixinho e" (TV). A versao alema recebeu o nome "Gluckliche Kindheit" e a francesa "Les BonsPetits Diables". (C).
. Blotto. (1930) - ("Noites de Farra" / "Dois Boemios do Barulho" (TV). A versao espanhola de Blotto denomina-se "La Vida Nocturna" e foi traduzido para "Cantando a Chuva", no Brasil. A versao francesa recebeu o nome de "Une Nuit Extravagante"). (C).
. The Night Owls. (1930) - ("Gatos Escaldados" / "Rififi as Avessas" (TV). A versao espanhola se denomina por "Ladrones", e foi traduzida no Brasil como "Piratas de Meia-Cara). (C).
. The Laurel-Hardy Murder Case. (1930) - ("Aventuras de Laurel e Hardy" / "Noite de Paz" (TV) ). (C).
. Der Spuk um Mitternacht. (1930) - ("Versao alema da reuniao de "The Laurel-Hardy Murder Case" e "Berth Marks").
. Feu mon Oncle / La Maison de la peur. (1930) - (Versao francesa da reuniao de "The Laurel-Hardy Murder Case” e "Berth Marks").
. Noche de Duendes. (1930) - ("Versao espanhola da reuniao de The Laurel-Hardy Murder Case” e "Berth Marks"). (C).
. Whatta Stir. (1931) - ("Perdao Para Dois". Versao em Curta-Metragem do Longa-Metragem "Pardon Us"). (C).
. On The Loose. (1931) - (nao creditado) - ("A Farra de Praxe"). (C).
. Beau Hunks / Beau Chumps. (1931) - ("Dois Recrutas no Deserto" / "Beau Genio" / "Dois Birutas na Legiao Estrangeira". (TV) ). (C).
. Les Deux Legionnaires. (1931) - (Versao francesa de reuniao de "Beau Hunks" e "Helpmates").
. One Good Turn. (1931) - ("Formacao de Culpa" / "Corpo de Delito" / "Uma Boa Accao Nem Sempre Da Bom Resultado" (TV) ). (C).
. Come Clean / Save the Ladies. (1931) - ("Fale a Verdade" / "Sejamos Camaradas / "Dois Amigos em Apuros" (TV) ). (C).
. Pardon Us / Gaol Birds / Jailbirds. (1931) - ("Perdao Para Dois" / "Rebeliao do Riso" (TV) ). (L).
. Our Wife. (1931) - ("Rapto a Meia-Noite" / "Nossa Esposa" / "Um Casamento Sem Consentimento" (TV) ). (C).
. Laughing Gravy. (1931) - "Em Estado Grave" / "Hospedes Indesejaveis" / "Inquilinos Indesejaveis" / "Inquilinos do Barulho" (TV) ). (C).
. Be Big! (1931) - ("Tira-Bota" / "Um Par Desigual" (TV) ). (C).
. Los Calaveras. (1931) - ("Os Caveirinhas". Versao espanhola da reuniao de "Be Big" e "Laughing Gravy").
. Les Carottiers. (1931) - (Versao francesa da reuniao de "Be Big" e "Laughing Gravy").
. The Slippery Pearls/ The Stolen Jools. (1931).
. Los presidiarios. (1931).
. Chickens Come Home. (1931) - ("Prefeito Imperfeito" / "Um Prefeito Perfeito" (TV). Versao espanhola: "Politiquerias" (traduzido no Brasil como "Politiquices"). (C).
. Hinter Schloss und Riegel. (1931).
. Muraglie. (1931).
. Sous les verrous. (1931).
. Helpmates. (1931) - ("Ajudante Desastrado" / "Um Amigo Trapalhao") (TV) ). (C).
. Doughboy Daze. (1932) - ("Recrutas do Barulho". Versao em Curta-Metragem da Longa-Metragem "Pack Up Your Troubles"). (C).
. Towed in a Hole. (1932) - ("Barqueiro de Voga" / "Peixe Fresco" / "Pescando no Seco" / "O Capitao e Seu Marujo" (TV) ). (C).
. Their First Mistake. (1932) - ("O Primeiro Engano" / "Sua Primeira Falta" / "Duas Babas Para um Bebe" (TV) ). (C).
. Pack Up Your Troubles. (1932) - ("Procura-se um Avo" / "Acabaram-se as Encrencas" / "Dois Trapalhoes Bem Intencionados" (TV) ). (L).
. Scram. (1932) - ("Sumam-se" / "Passa Fora" / "A Chave do Problema" (TV) ). (C).
. County Hospital. (1932) - ("Estado Grave" / "Transito Atomico" / "Silencio, Hospital" (TV) ). (C).
. The Chimp. (1932) - ("Somos do Circo" / "O Circo" / "Rifa-se um Chimpanze" / "Uma Macaca e Muitos Galhos" (TV) ). (C).
. The Music Box. (1932) - ("Caixa de Musica" / "Entrega ao Domicilio" / "Dois Musicos Desafinados" (TV) ). (C).
. Any Old Port. (1932) - ("Lutando Pela Vida" / "Marujo Nao Leva Desaforo" / "Uma Luta Sem Igual" (TV) ). (C).
. Zwei Ritter ohne Furcht und Tadel. (1932) (3 Curta-Metragens).
. Sons of the Desert / Fraternally Yours. (1933) - (Os Filhos do Deserto). (L).
. Dirty Work. (1933) - ("Trabalho Sujo" / "Limpa-Chamines" (TV) ). (C).
. Wild Poses. (1933) - ("Que Pose!").
. Busy Bodies. (1933) - ("Bicho Carpinteiro" / "Aterrisagem Frcada" / "Dois Marceneiros Fora de Esquadro" (TV) ). (C).
. The Midnight Patrol. (1933) - ("A Patrulha da Meia-Noite" / "Patrulheiros em Alerta!" (TV) ). (C).
. The Devil's Brother / Bogus Bandits / Fra Diavolo / The Virtuous Tramps. (1933) (L).
. Me and My Pal. (1933) -("Eu e Companhia" / "Amigalhoes" / Um Quebra-Cabeca Para um Cabeca-Dura (TV) ). (C).
. Twice Two. (1933) - ("Dois a Dois" / "Lar e Doce" / "Bi Dois" (TV) ). (C).
. Fun On The Run. (1934) - ("A Honestidade Vence". Versao em Curta-Metragem da Longa-Metragem Sons of Desert). (C).
.Babes in Toyland / Laurel and Hardy in Toyland / March of the Wooden Soldiers / Revenge Is Sweet / Wooden Soldiers. (1934) - ("Era Uma Vez Dois Valentes"). (L).
. The Live Ghost. (1934) - ("O Morto-Vivo" / "Um Fantasma Muito Vivo" (TV) ). (C).
. Them Thar Hills. (1934) - ("O Poco de Pifao" / "Aguas Medicinais" / "Agua Que Passarinho Nao Bebe" (TV) ). (C).
. Going Bye-bye! (1934) - ("Voces Me Pagam!" / "A Mala e o Louco" / "De Pernas Pro Ar" (TV) ). (C).
. Hollywood Party. (1934) - (Festa de Hollywood). (L).
. Oliver the Eighth/ The Private Life of Oliver the Eighth. (UK) (1934) - ("O Xodo de Olivio VIII" / "O Noivo Misterioso" / "Procura-se Um Marido" (TV) ). (C).
. Bonnie Scotland / Heroes of the Regiment. (1935) - ("Mosqueteiros da India"). (L).
. Thicker Than Water. (1935) - ("De Puro Sangue" / "Dois Cucos Para um Relogio" (TV) ). (C).
. The Fixer Uppers. (1935) - ("Um Duelo de Amor" (TV) ). (C).
. Tit for Tat. (1935) - ("Dente por Dente" / "Olho por Olho" (TV) ). (C).
. Our Relations/ Double Trouble (USA) / Sailors' Downfall. (USA: versao cortada) (1936) ("Sossega Leao"/ "Família Complicada"). (L).
. On the Wrong Trek. (1936) - ("Caminho Errado").
. The Bohemian Girl. (1936) - ("A Princesa Boemia"). (L).
. The Whacky West. (1937) - ("Uma Luta de Risos". Versao em Curta-Metragem da Longa-Metragem "Way Out West"). (C).
. Pick a Star / Movie Struck. (1937) - ("Mania de Hollywood"). (L).
. Way Out West. (1937) - ("Dois Caipiras Ladinos"). (L).
. Block-Heads. (1938) - ("A Ceia dos Veteranos"). (L).
. Swiss Miss / Alpine Antics. - (condensacao). (1938) - ("Queijo Suico" / "A Cigana Me Enganou" (TV) ). (L).
. The Flying Deuces / Flying Aces. (1939) - ("Paixonite Aguda" / "Os Tolos Voadores"). (L).
. Alter Ego. (1940) - ("Uma Nobre Pancada". Versao em Curta-Metragem da Longa-Metragem "A Chump At Oxford). (C).
. Where to Now. (1940) - ("Chega de Corneta!". Versao em Curta-Metragem da Longa-Metragem "Saps At Sea"). (C).
. Saps At Sea. (1940) - ("Marujos Improvisados"). (L).
. A Chump At Oxford. (1940) - ("Dois Palermas em Oxford). (L).
. Great Guns. (1941) - ("Bucha Para Canhao"). (L).
. A-Haunting We Will Go. (1942) - (Como Laurel). (1942) - ("Dois Fantasmas Vivos" / "O Magico"). (L).
. The Tree in a Test Tube. (1943).
. The Dancing Masters. (1943) - ("Mestres de Baile"). (L).
. Jitterbugs. (1943) - ("Ladrao Que Rouba Ladrao"). (L).
. Air Raid Wardens. (1943) - ("Salve-se Quem Puder"). (L).
. The Big Noise. (1944) - ("A Bomba"). (L).
. The Bullfighters. (1945) - ("Toureiros"). (L).
.Nothing But Trouble. (1945) - ("Cozinheiros do Rei"). (L).
. Atoll K / Atollo K (Italia) / Robinson Crusoe-Land (UK) / Utopia (USA) (1950) - ("A Ilha da Bagunca" / "O Paraiso dos Malandros). (L).
. Ships Hero. (Ano Desconhecido) - (O Heroi do Navio). (C).
. Smithy. (Ano Desconhecido) ("Smithy"). (C).
. The Golden Age of Comedy. - (Colectanea) (1957).
. Laurel and Hardy's Laughing 20's. - (Colectanea) (1965).
. The Crazy World of Laurel and Hardy. - (Colectanea) (1967).
. The Further Perils of Laurel and Hardy. - (Colectanea) (1968).
. Four Clowns. - (Colectanea). (1970).


Homenagens:

. Em 1961, Stan Laurel recebeu um Oscar especial da Academia devido a seu trabalho como "pioneirismo criativo no campo da Comedia Cinematografica". O mesmo esteve envolvido em cerca de 190 filmes.
. O filme The Great Race ("A Corrida do Século"), de Blake Edwards, em 1965, foi dedicado a Laurel e Hardy.
. Em 1989, uma estatua de Laurel foi erigida em Dockwray Square, North Shields, Northumberland, Inglaterra, onde ele viveu, entre 1897 e 1902, e onde os degraus sob o North Shields Fish Quay podem ter inspirado a cena de piano em The Music Box.
. Em 2006, a BBC encenou um drama baseado num encontro entre Laurel e Hardy, com reminiscencias sobre sua carreira, denominado "Stan".
. A estrela de Laurel na Calcada da Fama e situada na 7021 Hollywood Blvd, Los Angeles, California.
. Hardy tem uma estrela na Calcada da Fama localizada na 1500 Vine Street, em Hollywood, California.
. Em 2008, uma estatua de Stan Laurel foi colocada em Bishop Auckland, County Durham, no local do Eden Theatre.
. Em abril de 2009, uma estatua de bronze de Laurel e Hardy foi colocada em Ulverston, Cumbria.
. Sobre a porta da casa onde Stan Laurel morou, ha uma placa homenageando o actor.

Dados de informacao geral da dupla:

. Formato: Sitcom.
. Genero: Comedia.
. Duracao: Variavel (Dividida entre filmes de Curta-Metragem e Longa-Metragem).
. Pais de Origem: Estados Unidos.
. Idioma Original: Ingles.
. Elenco: Stan Laurel.
                 Oliver Hardy.
                                                    

Quem conhece ja a minha forma de apresentar aqui os meus trabalhos transformados em cronicas, contos breves ou mais recentemente poemas e poesia ja deveria ter calculado que eu nunca iria fazer uma cronica sobre esta dupla do cinema considerada por muitos como a melhor de todos os tempos sem falar abertamente mais sobre os actores, a vida dos mesmo e ate os filmes a solo. Sera portanto uma cronica um pouco extensa sobretudo devido aos inumeros filmes em que ambos trabalharam nao so em conjunto como tambem a solo mas de trabalho muito completo.


Stan Laurel, de nome de nascimento  Arthur Stanley Jefferson (Ulverston, 16 de junho de 1890 - Santa Monica, 23 de fevereiro de 1965), foi um Actor que se tornou famoso nas comedias, Escritor, Comediante, Director de Cinema  norte-americano, nascido no entanto em Inglaterra. Tornou-se famoso em parte principalmente e sobretudo pelo seu trabalho ao lado de Oliver Hardy, o qual se tornou seu amigo e colega inseparavel e com quem formou a dupla comica Bucha e Estica, sendo Stan Laurel o Estica.

Filho de Madge Metcalfe e de Arthur Jefferson, um Empresario Teatral, Stan cedo estava destinado a seguir o mundo da representacao em parte por influencia paterna e estreou-se nos palcos logo apos completar seus estudos na King James Gramar School, em Bishop Auckland no The King's School, em Tynemouth, e tambem por algum tempo na Rutherglen Academy. Sua primeira performance foi no Britannia Panopticon, em Glasgow, Escocia, quando tinha apenas 16 anos de idade.


Stan Laurel viajou com varias companhias de teatro pelo pais, ate entrar na "trupe" de um outro Empresario Teatral de nome, Fred Karno, em 1910, da qual faziam parte outras estrelas do mundo do cinema como Charlie Chaplin um outro bem conhecido Actor de comedias. Stan Laurel chegou a ser "substituto" de Chaplin numa Pantomina (e um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos atraves da mimica. E a arte de narrar com o corpo), "Mumming Bird", a qual foi levada pelo mesmo Empresario Teatral para os Estados Unidos, com o titulo "A Night at an English Music Hall".

Nessa mesma epoca Stan conheceu Mae Dahlberg, que viria algum tempo mais tarde a exercer uma grande importancia em sua vida. Stan, que ate entao era creditado apenas por Stan Jefferson, passou a usar o nome Laurel, seguindo assim uma sugestao de Mae, que trabalhou com ele em seu primeiro filme, "Nuts in May", em 1917, uma producao independente de Adolph Ramish assina contrato com a Universal Studios. Laurel e Mae nunca se casaram, mas chegaram mesmo a viver algum tempo maritalmente, e em muito filmes ela foi creditada e apresentada com "Mae Laurel".

A partir dessa epoca Stan Laurel trabalhu como um "Freelancer" para diversos estudios cinematograficos, e entre os seus trabalhos de maior renome estava "Lucky Dog", no qual Oliver Hardy que viria a ser o seu parceiro de representacao e colega da dupla que passariam a formar mais tarde que viria a tornar-se memoravel e imortal tinha um pequeno papel. Esta foi a primeira vez que os dois actores e comediantes trabalharam em conjunto. Seu nome passou a ser conhecido com as Parodias de filmes populares feitos na epoca, entre eles "The Soilers" e "Under Two Jags", em 1920, "Mud and Sand" em 1922 e "Dr. Prycle and Mr Pryde" de 1925.

Ainda em 1924, Stan Laurel assinou um contrato com Joe Rock que era um outro Actor, Director e Produtor de cinema norte-americano, para fazer doze comedias, mas uma das clausulas do mesmo contrato estipulava que a Actriz Mae Dahlberg nao poderia aparecer em nenhum dos seus filmes. Um ano mais tarde ja em 1925, julgando que Dahlberg estava interferindo de forma negativa a carreira de Stan, Joe Rock ofereceu a ela uma passagem so de ida para a Australia, e a mesma aceitou, separando-se definitivamente de Stan Laurel.

Stan Laurel no total esteve envolvido, em cerca de 190 filmes tanto na dupla Bucha e Estica como tambem a solo antes de iniciar a dupla com Oliver Hardy como Actor e desempenhou outras funcoes em diversos filmes depois da morte do companheiro de dupla mas jamais voltou a representar.

Na vida pessoal Stan Laurel teve uma vida complexa em certos pontos sobretudo na parte sentimental e matrimonial. Em 1926, Stan Laurel casou pela primeira vez, Com Lois Nielson; posteriormente, casou mais tres vezes. Em 1928, Stan teve uma filha com Lois, que recebeu o mesmo nome da mae. Stan teve tambem um filho, que morreu ainda recem-nascido 10 dias apos o nascimento, em 1930.

Laurel mais tarde se divorciou de Lois e se casou com Virginia Ruth Rogers em 1935, e em 1938, divorciou-se para casar com Vera Ivanova Shuvalova ("Illeana"). Em 1941, voltou a casar com Virginia Ruth Rogers ate 1946 e no mesmo ano casou com Ida Kitaeva Raphael com quem esteve casado ate 1965 ano da sua morte . Laurel foi casado, na realidade, oito vezes, mas apenas com quatro mulheres.

Num certo boato que correu dizia-se que o Actor, Produtor, Musico e Politico Clint Eastwood seria seu filho. Ao que parece isso nao e verdade e nao passa de um boato, embora o rosto dos dois tenha muitas semelhancas. Eastwood afirma que esse assunto faz parte do passado, porem as vezes a lenda e o boato ressurgem.

A filmografia de Stan Laurel, assim como igualmente a de Oliver Hardy, e bastante complexa assim como tambem extensa, mediante muitas fontes contraditorias. Consta que, sozinho, Stan teria feito 76 filmes e, com Hardy, 106 filmes.


Filmografia de Stan Laurel (sem Oliver Hardy):

1917:

. Nuts in May. (1917) - (ainda como Stan Jefferson).
. The Evolution of Fashion.

1918:

. Hickory Hiram.
. Phoney Photos.
. It's Great to be Crazy.
. Huns and Hyphens. - (com Larry Semon).
. Just Rambling Along.
. No Place Like Jail.
. Who's Zoo?
. Bears and Bad Men.
. Frauds and Frenzies.
. O, It's Great to be Crazy.

1919:

. Do You Love Your Wife?
. Hustling for Health.
. Hoot Mon!
. Cars and Stripes. - (com Hardy e Larry Semon).

1920:

. Wild Bill Hiccup.
. The Suitor. - ("Don Juan").
. Rupert of Hee-Haw.

1921:

. The Rent Colector. - ("Bancando o Cobrador).
. Make it Snappy.

1922:

. The Weak End Party. - ("Trocas e Destrocas").
. Mixed Nuts.
. The Egg. - ("Compras e Trocas").
. The pest. - (Com Mabel Normand).
. Mud and Sand. - ("Lama e Areia", pardiando Rodolfo Valentino em Sangue e Areia, de 1922).
. The Carpenter.
. The Bootlegger.
. The Gardener.
. The Miner.

1923:

. The Soiler. - ("Sem Luvas Brancas").
. The Noon Whistle.
. When Knights Were Cold. - ("Entre a Espada e o Espeto").
. Under Two Jags. - ("Legiao Estrangeira").
. The Garage.
. Noon Whistle. - ("Um Bom Operario").
. Oranges and Lemons.
. White Wings.
. Pick and Shovel.
. Kill or Cure.
. Gas and Air.
. The Handy Man.
. Short Orders.
. A Man About Town.
. The Whole True.
. Scorching Sands.
. Save the Ship. - ("A Casa Flutuante").
. Roughest Africa. ("Um Cacador em Africa).
. Frozen Hearts. - ("Coracao de Gelo").
. Collars and Cuffs. ("A Tinturaria").
. A Dark House.
. Mother's Joy. - ("Olhos Direitos da Mamae").
. Scorching Sands.

1924:

. Short Kilts.
. Rupert of Hee Haw.
. Mandarin Mix-Up / Monsieur Don't Care.
. The Smithy. - (com Oliver Hardy).
. Zeb vs. Paprika.
. Postage Due. - ("Tontices de Stanny").
. Near Dublin. - ("Pedro as Pedras").
. Brothers Under the Chin.
. The Animal's Farm.
. Wide Open Space / Wild Bill Hiccup.
. Detained.
. West of Hot Dog.

1925:

. Twins.
. Wandering Papas. - ("Diabinho de Saias").
. Somewhere in Wrong.
. Pie-Eyed.
. The Snow Hawk.
. Navy Blues Days.
. The Sleuth.
. Over the Bottom.
. Dr. Pycle and Mr. Pryde. - ("A Bela e o Bicho").
. Half a Man.
. Cowboys Cry for it.

1926:

. What's the World Coming To? - (nao creditado).
. Raggedy Rose.
. Atta Boy.
. On the Front Page.
. Get' em Young.
. I'll Tell One. - (com Charles Chase).

1927:

. Seeing the World.
. Eve's Love Letters.

Como Roteirista:

1923:

. The Noon Whistle.
. The Garage.

1925:

. Starvation Blues. - (Historia).
. Moonlight and Noses.
. Unfriendly Enemies.
. Chasing the Chaser.

1926:

. The Nickel-Hopper.
. On the Front Page.
. Raggedy Rose.
. Get' Em Young.
. Should Husbands Pay?
. Along Came Auntie.
. The Devil Horse.
. Never Too Old.
. Don Key. - ("Son Of Burro").
. Scared Stiff.
, Madame Mystery.
. Wife Tamers.
. Dizzy Daddies.
. Wandering Papas / Enough to Do. (Uk: Versao Curta).
. Your Husband's Past.
. Charley My Boy / Charlie, My Boy. (UK).
. What's the World Coming To?

1927:

. Love 'Em and Weep. - (nao creditado).
. Eve's Love Letters. - (historia e roteiro).
. The Honarable Mr. Buggs.
, Why Girls Say No.

1928:

. Their Purple Moment. - (nao creditado). ("Um Momento de Gloria" (TV) ).
. Galloping Ghost.
. The Finish Touch. - (nao creditado).

1932:

. Towed in a Hole. (contribuicao) - (nao creditado) ).
. Their First Mistake. - (nao creditado). ("Duas Babas para um Bebe" (TV) ).
. Pack Up Your Troubles. - (nao creditado).

1933:

. Busy Bodies. - (nao creditado).
. The Midnight Patrol. - (nao creditado).
. Me and My Pal. - (nao creditado).
. Twice Two. - (nao creditado).
. Sons of the Desert/ Fraternally Yours. (UK: (nao creditado) ).

1934:

. Babies in Toyland / Laurel and Hardy in Toyland / March of the Wooden Soldiers / Revenge Is Sweet / Wooden Soldiers. - (nao creditado).
. Them Thar Hills. - (nao creditado).
. Going Bye-Bye! - (nao creditado).

1935:

. Bonnie Scotland / Heroes of the Regiment. - (nao creditado).
. Bonnie Scotland / Heroes of the Regiment. - (Historia).
. Tit for Tat. - (nao creditado).

1936:

. Our Relations / Double Trouble (USA) / Sailors' Downfall (USA: versao curta. Contribuicao para roteiro. - ( nao creditado) ).

1938:

. Swiss Miss. - (nao creditado).

1940:

. Saps at Sea. - (nao creditado).
. A Chump at Oxford. - (nao creditado).

1945:

. The Bullfighters. - (nao creditado).

Como Director:

1925:

. Moonlight and Noses.
. Unfriendly Enemies.
. Book Bozo.
. Yes, Yes, Nanette.
. Chasing the Chaser.

1926:

. Get 'Em Young. - (nao confirmado).
. Wise Guys Prefer Brunettes.
. Should Husbands Pay?
. Madame Mystery. - (Co-Director).
. Wandering Papas / Enough to Do. (UK: versao curta).

1927:

. Flaming Fathers.

1945:

. The Bullfighters. - (nao creditado).

Como Assistente de Direccao:

1926:

. Raggedy Rose.
. The Merry Widower.
. Never Too Old.
. Madame Mystery.

1927:

. Seeing the World.

Bandas sonoras:

. Below Zero. (1930) - ("In the Good Old Summertime").
. Sons of the Desert / Fraternally Yours (UK). (1933)  - ("Honolulu Baby". -(nao creditado) ).
. Them Thar Hills. (1934) - ("The Old Spinning Wheel").
. Tit or Tat. (1935) - ("The Old Spinning Wheel").
.  Way Out West. (1937) - ("The Trail of the Lonesome Pine"  -(nao creditado), "I Want to Be in Dixie". - (nao creditado) ).
. Swiss Miss. (1938) - ("The Mousetrap Song").
. The Flying Deuces / Flying Aces (1939) - ("Shine On, Harvest Moon". (1908). - (nao creditado),  "The World Is Waiting for the Sunrise". (1918) - (nao creditado) ).
. Saps at Sea. (1940) - ("Home, Sweet Home") - (nao creditado) ).
. The Big Noise. (1944). - ("Mairzy Doats" (1943) (nao-creditado) ).
. It Came from Somewhere Else. (1988) - ("Trail of the Lonesome Pine").

Producao:

1936:

. Our Relations / Double Trouble. (USA) / Sailors' Downfall. (USA: versao cortada)  - (producao).

1937:

. Way Out West. - (producao).

1938:
. Songs and Bullets. - (producao executiva).
. Knight of the Plains. - (porducao executiva) - (nao creditado) ).
. The Rangers' Round-Up.- (producao executiva).

1939:

. In Old Montana. - (producao executiva).
. Two Gun Troubador / The Lone Troubador. - (producao executiva).

Premiacoes e homenagens:

.  Em 1961, Stan Laurel recebeu um Oscar especial da Academia devido a seu trabalho como "pioneirismo criativo no campo da Comedia Cinematografica". O mesmo esteve envolvido em cerca de 190 filmes.
. Em 1989, uma estatua de Laurel foi erguida em  Dockwray Square, North Shields, Northumberland, Inglaterra, onde o mesmo viveu parte da sua infancia e inicio de adolescencia, entre 1897 e 1902, e onde os degraus sob o North Shields Fish Quay podem ter sido a fonte de inspiracao para a cena de piano no filme The Music Box.
. Em 2006, a BBC encenou um drama baseado num encontro entre Laurel e Hardy, com reminiscencias sobre sua carreira, denominado Stan.
. A estrela de Stan Laurel na Calcada da Fama esta situada no 7021 Hollywood Blvd, Los Angeles, California.
. Em 2008, uma estatua de Stan Laurel foi colocada em Bishop Auckland, County Durham, no local do Eden Theatre.
. Em abril de 2009, uma estatua de bronze de Laurel e Hardy foi colocada em Ulverston, Cumbria.
. Sobre a porta da casa onde Stan Laurel morou, ha uma placa homenageando o actor.
. O filme The Great Race ("A Corrida do Seculo"), de Blake Edwards, em 1965, foi dedicado a Laurel e Hardy.


Dados pessoais de Stan Laurel:

Nome: Arthur Stanley Jefferson.
Outros nomes: Stan Jefferson Stan Laurel (artistico).
Nascimento: 16 de Junho de 1890, Ulverston, Lancashire, Reino Unido.
Morte: 23 de Fevereiro de 1965 (74anos), Santa Monica, California, Estados Unidos.
Ocupacao: Actor, Escritor, Comediante e Director de Cinema.
Actividade: 1910-1955.
Casamentos: Lois Nielson (1926-1935).
                          Virginia Ruth Rogers (1935–1937; 1941–1946).
                          Vera Ivanova Shuvalova (1938–1940).
                          Ida Kitaeva Raphael (1946–1965).
Oscares da Academia: Oscar Especial (1961).


Norvell Hardy mais conhecido por Oliver Hardy (Harlem, 18 de Janeiro de 1892 - Los Angeles, 7 de Agosto de 1957) foi um Actor comico estudunidense que formou, ao lado de Stan Laurel, a famosa dupla Laurel and Hardy (pt: "O Bucha e Estica; br: "O Gordo e o Magro"), e que actuou desde a epoca do Cinema Mudo ate 1957.

Seu pai, Oliver, era um veterano dos Estados Confederados da America, tendo ficado ferido na Batalha de Antietam, em Setembro de 1862. Apos sua baixa, Oliver Hardy foi eleito Tax Collector pelo Condado da Columbia. Sua mae, Emily Norvell, filha de Benjamin Norvell e de Mary Freeman, era descendente do Capitao Hugh Norvell de Williamsburg, no Estado da Virginia, sua familia chegou a Virginia antes de 1635, e o casamento de Oliver (o terceiro) e Emily que era ja viuva, foi em 12 de Marco de 1892, cerca de dois anos antes do nascimento de Oliver Hardy que ficara imortalizado no cinema com a personagem de Bucha da dupla Bucha e Estica contracenando sempre ao lado de Stan Laurel seu amigo ate a hora da morte.

A familia se mudou para Madison em 1891, mesmo antes do nascimento de Norvell. E provavel que o mesmo tenha nascido em Harlem, apesar de algumas fontes darem como o local do seu nascimento a cidade de sua mae, Covington. Seu pai morreu um ano apos Norvell nascer, e era o mais novo de cinco filhos.

Sua mae tentou que Hardy frequentasse a University of Georgia, em 1912, para estudar leis, mas nao ha qualquer documentacao ou outra forma de comprovar que ele tenha feito isso.

Hardy foi para a Milledgeville Military Academy e, aos 13 anos, para o Young Harris College, no Norte da Georgia. No entanto desde cedo Hardy mostrou grande interesse por musica e teatro, tendo participado mesmo de um grupo teatral; sua mae acabou por reconhecer seu talento musical e o enviou para Atlanta, com o objectivo do mesmo estudar musica e canto com o Professor Adolf Dahm Patterson, mas Hardy eventualmente cantava no Alcazar Theater, um cinema, decidindo depois voltar para Milledgeville.

Em 1910, Hardy comecou a se apresentar como "Oliver Norvell Hardy", sendo que o primeiro nome era um tributo ao seu pai. Ele aparece com esse mesmo nome no censo de 1910, e a partir de entao passa a usar o nome Oliver Hardy.
                                              

Em 1910, um Cine-teatro foi aberto na cidade de Milledgeville, onde morava Oliver Hardy, e ele comecou a trabalhar no mesmo ocupando varias funcoes: projeccao, bilheteira e gerencia. Hardy tornou-se obsessivamente interessado na industria do cinema, e entao um amigo sugeriu que o mesmo fosse para Jacksonville, Flórida, onde estavam sendo feitos alguns filmes. Durante o ano de 1913, Hardy cantava em um cabaret a noite, e trabalhava no Lubin Studios durante o dia. Nessa mesma epoca, casou com a sua primeira esposa, a Pianista Madelyn Saloshin.

Em 1914, fez seu primeiro filme, Outwitting Dad, para a Lubin Studios. Foi creditado como O. N. Hardy; na sua vida pessoal, porem, era conhecido como "Babe" Hardy, um apelido que lhe tinha sido dado por um certo Barbeiro italiano. Em muitos filmes de Lubin, ele foi creditado como "Babe Hardy".

Em 1915, Hardy ja tinha feito 50 filmes curtos para a Lubin Studios. Posteriormente, mudou-se para Nova York onde fez diversos filmes para a Pathe, Casino, Edison Studios. Voltou depois novamente a Jscksoonville, Florida onde voltou a fazer filmes desta vez para Vim and King Bee Studio. Tal como o seu colega e amigo Stan Laurel tambem Oliver Hardy trabalhou com o Actor e Comediante britanico Charlie Chaplin e com a Actiz de comedias Ethel Burton Palmer, durante esse tempo. Em 1917, Oliver Hardy se mudou para Los Angeles, trabalhando como Freelancer para alguns estudios de producao de cinema em Hollywood.

Trabalhou depois em The Lucky Dog, produzido por G.M ("Brocho Billy") Anderson onde se estreava um jovem britanico chamado Stan Laurel que viria a ser seu amigo intimo de todo o resto da vida e companheiro de carreira na dupla Bucha e Estica. Foi a primeira vez que Hardy e Laurel trabalharam em conjunto.

Entre 1918 e 1923, Oliver Hardy fez mais de 40 filmes para a Vitagraph, desta vez ao lado de Larry Semon . Em 1919, separou-se da sua esposa tendo-se divorciado dois anos mais tarde, em 1921, casou com a Actriz Myrtle Reeves com quem esteve casado de 1921 a 1937. O casamento nao foi no entanto uma uniao feliz, e Hardy eventualmente comecou a beber.

Em 1924, Hardy comecou a trabalhar para o Hall Roach Studio com os filmes da serie Our Gang e com Charley Chase. Um ano mais tarde em 1925, ele fez o filme Yes, Yes, Nanette!, lancando no estrelato James Finlayson, que mais tarde faria muitos papeis caracteristicos nos filmes de Laurel e Hardy. O mesmo filme foi dirigido por Stan Laurel.

Em 1926, Hardy foi chamado para entrar no filme Get'Em Young, mas foi hospitalizado apos um acidente que lhe provocou  uma queimadura, e Laurel foi recrutado para o filme. Posteriormente, Laurel e Hardy apareceram num mesmo filme, 45 Minutes from Hollywood, interagindo em algumas cenas.

Ja no ano seguinte de1927, Laurel e Hardy apareceram juntos em Slipping Wives, Duck Soup e With Love and Hisses. O Director de Supervisao do Roach Studios, Leo McCarey, observou em uma apresentacao como a audidencia reagiu de uma forma muito positiva, e comecou a juntar os dois humoristas juntos, criando assim a mais famosa dupla de humoristas ate hoje da historia do cinema.

Em 1936, a vida pessoal de Oliver Hardy sofreu um duro colpe, ao se divorciar de Myrtle. Enquanto esperava a resolucao de problemas contratuais entre  o parceiro de dupla e o Roach Studios, Hardy fez o fime Zenobia com o tambem Actor, Comediante, Produtor e Roteirista norte-americano Harry Langdon. A dupla foi tambem convidada posteriormente, pela General Service Studios para fazerem  filme The Flying Deuces. Enquanto faziam o filme, Hardy se apaixona por Virginia Lucille Jones, com quem casou em seguida.

Apos muitos filmes com  a Roach Studios, os dois, em 1940, formaram uma companhia propria, a Laurel and Hardy Feature Productions, mas nao fizeram filmes, e sim fizeram uma digressao pelo pais com o show "The Laurel and Hardy Revue".

Em 1949, o Actor John Wayne, amigo de Hardy,convidou-o a participar no filme The Fighting Kentuckian; inicialmente hesitante, Hardy acabou por aceitar. Posteriormente, Frank Capra o convidou para Riding High, com Bing Crosby, em 1950.

Mais tarde, a dupla fez filmes para a 20th  Century Fox, MGM e finalmente fez "Atoll K" ("A Ilha da Bagunca"), para produtoras europeias, em 1950, encerrando assim uma carreira de enormes sucessos.

Em Maio de1954, Hardy teve um infarto do Miocardio; em 1955, a dupla foi contratada, juntamente com Hall Roach, Jr., para uma Serie de Tv baseada na fabula da Mother Goose ("Mamae Ganso"), Laurel and Hardy's Fabulous Fables, mas desta vez fora Laurel, porem, que sofreu um AVC, com uma lenta convalescenca. Hardy teve um AVC em 15 de Setembro de 1956, ficando paralisado e acamado por varios meses, sem falar e se mover.

Em 7 de Agosto de1957, Oliver Hardy morreu, aos 65 anos. Extremamente abatido e inconformado com a morte do melhor amigo, Laurel nao teve capacidade ou estrutura emocional para comparecer no seu funeral dizendo que "Babe (Oliver) compreenderia"). Stan nunca mais representou em nenhum filme ou mesmo episodio da serie apos a morte de Oliver. Dizia que nao suportaria entrar em um Set de filmagem sabendo que nunca mais viria o seu amigo de mais de tres decadas no ambiente onde actuaram juntos por tantos anos. Ele, assim,  passou apenas a escrever roteiros para comedias, sem jamais ter voltado a aparecer diante das cameras para representar. Os amigos mais proximos de Stan Laurel confirmam que o mesmo ficou totalmente arrasado com a morte de Oliver, sem jamais tendo conseguido recuperar-se.

Oliver Hardy encontra-se sepultado no Pierce Brothers Valhalla Memorial Park, Nort Hollywood, Condado de Los Angeles, California nos Estados Unidos.


A filmografia de Oliver Hardy, assim como a de Stan Laurel, e bastante complexa e extensa, mediante de muitas fontes contraditorias. Consta que, sozinho, Hardy teria feito mais de 200 filmes e, com Stan Laurel 106 filmes.

Filmografia de Oliver Hard (sem Stan laurel):

1913:

. Outwitting Dad. - (seu primeiro filme, ainda como O. N. Hardy).

1914 (como Babe Hardy ou O. N. Hardy):

. Weary Willie's Rags.
. The Fresh Air Cure.
. Dobs at the Shore.
. He Wanted His Pants.
. The Servant Girl's Legacy.
. Mother's Baby Boy.
. The Daddy of Them All.
. She Was the Other.
. Kidnapping the Kid.
. The Honor of the Force.
. The Soubrette and the Simp.
. She Married for Love.
. The Smuggler's Daughter / Love and Limburger. (UK).
. When the Ham Turned.
. Jealous James.
. Pins Are Lucky - (como O. N. Hardy).
. A Fool There Was / She Wanted a Car.
. Never Too Old.
. The Green Alarm - (como O. N. Hardy).
. Making Auntie Welcome.
. Back to the Farm.
. They Bought a Boat.
. He Wanted Work.
. The Rise of the Johnsons.
. Worms Will Turn.
. The Kidnapped Bride.
. His Sudden Recovery.
. Who's Boss?
. Long May It Wave.
. Good Cider / Good Cyder. (UK).
. The Female Cop.
. A Brewerytown Romance.
. A Tango Tragedy.
. For Two Pins.
. The Particular Cowboys.
. He Won a Ranch.
. Building a Fire.
. Casey's Birthday.

1915 (como O. N. Hardy ou Babe Hardy):


. Ups and Downs. - (Serie Pokes and Jabbs).
. Mixed and Fixed.
. Speed Kings.
. Strangled Harmony.
. A Janitor's Joyful Job.
. Love, Pepper and Sweets.
. Pressing Business.
. The Midnight Prowlers.
. Something in Her Eye.
. The Crazy Clock Maker.
. Fatty's Fatal Fun.
. Ethel's Romeos.
. The New Adventures of J. Rufus Wallingford / Adventures of Wallingford. - (O.N. Hardy).
. Babe's School Days.
. The Simp and the Sophomores  / The Simpleton's Revenge. (UK) - (O.N. Hardy).
. Avenging Bill.
. The Haunted Hat.
. Clothes Make the Man. - (O.N. Hardy).
. The Dead Letter.
. Food for Kings and Riley. - (O.N. Hardy).
. Not Much Force. - (O.N. Hardy).
. Poor Baby. - (O.N. Hardy).
. What a Cinch.
. It May Be You. - (O.N. Hardy).
. The Cannibal King.
. Her Choice.
. Capturing Bad Bill.
. Matilda's Legacy.
. A Lucky Strike.
. Baby.
. Who Stole the Doggies?
. The Twin Sister.
. Safety Worst.
. Mixed Flats.
. Cleaning Time.
. An Expensive Visit.
. The Prize Baby.
. Shoddy the Tailor.
. Cupid's Target.
. Gus and the Anarchists.
. Spaghetti a la Mode / Spaghetti and Lottery. - (Serie Pockes and Jabbs).
. They Looked Alike.
. What He Forgot.
. The Tramps. - (Serie Pockes and Jabbs).


1916 (como Babe Hardy):

. Fat and Fickle.
. He Went and Won.
. He Winked and Won.
. The Guilty Ones / The Guilty One.
. Ambitious Ethel.
. Prize Winners / The Prize Winners.
. Mother's Child. - (Serie Pockes and Jabbs).
. Pipe Dreams.
. A Warm Reception.
. Twin Flats.
. A Maid to Order.
. The Precious Parcel / A Precious Parcel.
. The Candy Trail.
. Royal Blood.
. The Reformers.
. Love and Duty.
. Stranded.
. Sidetracked.
. An Aerial Joyride.
. The Try Out. - (Serie Pokes and Jabbs).
. Their Honeymoon-.  (Serie Blump and Runt, com Billy Ruge).
. Life Savers.
. Dreamy Knights.
. Human Hounds.
. It Happened in Pikesville.
. The Heroes.
. Aunt Bill / Aunt Billy.
. Spaghetti.
. A Terrible Tragedy.
. A Day at School.
. Edison Bugg's Invention.
. Better Halves (Série Blump and Runt, com Billy Ruge).
. The Lottery Man.
. Never Again.
. Hungry Hearts.
. Sea Dogs.
. The Schemers.
. Baby Doll.
. Thirty Days.
. The Water Cure.
. The Brave Ones.
. What's Sauce for the Goose.
. Hired and Fired.
. All for a Girl.
. The Battle Royal / A Battle Royal. ("Uma Batalha Real") - (Serie Blump and Runt, com Billy Ruge).
. Mamma's Boys.
. Their Vacation.
. Bungles Lands a Job.
. Nerve and Gasoline.
. Bungles' Elopement.
. The Artist's Model. (nao confirmado)
. The Serenade.
. Bungles Enforces the Law.
. One Too Many.
. Bungles' Rainy Day.
. A Sticky Affair.
. Busted Hearts. - (Serie Pokes and Jabbs).
. A Special Delivery.
. Frenzied Finance. (Serie Pokes and Jabbs).
. Chickens. (Serie Pokes and Jabbs).
. This Way Out / The Way Out. (Serie Pokes and Jabbs).
. Bouncing Baby.

1917 (como Babe Hardy):

. The Slave.
. The Band Master.
. The Pest / The Freeloader.
. The Hobo.
. The Candy Kid.
. The Chief Cook.
. The Fly Cop.
. The Goat.
. The Millionaire.
. The Villain.
. Cupid's Rival.
. Dough Nuts.
. The Hero.
. Back StageWanted - A Bad Man.
. This Is Not My Room. - (nao confirmado).
. A Mix Up in Hearts.
. The Other Girl.
. Bad Kate. - (nao confirmado).
. The Love Bugs.
. The Boycotted Baby / Boycotted Baby.
. His Movie Mustache. - (nao confirmado)
. Little Nell.
. Terrible Kate. - (nao confirmado).
. The Modiste.
. The Stranger / The Prospector.

1919 (como Babe Hardy):

. Switches and Sweeties.
. The Head Waiter.
. Bungs and Bunglers.
. Squabs and Squabbles.
. Dull Care / The Sleuth.
. Mates and Models.
. Yaps and Yokels.
. Flips and Flops.
. Healthy and Happy.
. Tootsies and Tamales.
. Mules and Mortgages.
. Jazz and Jailbirds.
. Hearts in Hock.
. Lions and Ladies.
. Soapsuds and Sapheads.
. The Freckled Fish.
. Hop, the Bellhop.

1920 (como Babe Hardy):

. His Jonah Day.
. The Backyard.
. The Trouble Hunter.
. Married to Order / All Is Fair.
. The Stage Hand. - (nao creditado).
. The Decorator.
. Springtime.
. He Laughs Last.
. Pals and Pugs.
. Fists and Fodder.
. Distilled Love / A Mere Man's Love.
. Squeaks and Squawks.
. Maids and Muslin.
. Pipe Dreams and Prizes - (nao confirmado).
. Dames and Dentists.

1921 (como Babe Hardy):

. The Bell Hop.
. The Fall Guy.
. The Tourist.
. The Rent Collector.
. The Bakery.
. The Blizzard.
. The Mysterious Stranger.
. The Nuisance.

1922 (como Babe Hardy):

  • The Counter Jumper .- ("O Empregado de Balcao").
  • The Agent. - ("Bancando o Trouxa").
  • Little Wildcat. - ("Regeneracao").
  • Fortune's Mask.
  • Golf .
  • A Pair of Kings.
  • The Show.
  • The Sawmill. - ("Na Serraria").

  • 1923 (Como Babe Hardy):

    . Horseshoes.
    . Lightning Love. - ("Amor e Relampago").
    . The Gown Shop.
    . The Three Age-.  ("A Idade da Pedra" / "A Antiga e Moderna". Com Buster Keaton).
    . The Spanish Dancer. - ("A Dancarina Espanhola". Com Pola Negri).
    . The Midnight Cabaret.
    . The Barnyard.
    . No Wedding Bells.
    . One Stolen Night.

    1924 (como Oliver N. Hardy e como Babe Hardy):

    . Roaring Lions at Home. - (nao confirmado).
    . Kid Speed / The Four Wheel Terror / The Four Wheeled Terror. (UK). - (Oliver N. Hardy) -  ("Arreda Que Eu Vou Passar").
    . Her Boy Friend. - (Oliver N. Hardy).
    . King of the Wild Horses ("O Rei dos Cavalos". Com Charles Chase e o cavalo Rex).
    . The Girl in the Limousine ("Amor em Polvorosa").
    . Trouble Brewing - (Babe Hardy).
    . The Perfect Lady (nao confirmado).

    1925 (como Oliver N. Hardy e como Babe Hardy):

    . The Perfect Clown. - ("O Palhaco").
    . Laughing Ladies. - (nao confirmado).
    . Should Sailors Marry?
    . They All Fall. - (Babe Hardy).
    . Yes, Yes, Nanette. - (Babe Hardy).
    . The Joke's on You/ A Day's Vacation. (USA). - (Babe Hardy).
    . Hop to It!/ Hop to It, Bellhop. (UK) - (Babe Hardy).
    . Isn't Life Terrible? - (Babe Hardy) - ("A Viagem de Recreio").
    . Fiddlin' Around.
    . Wild Papa. - (Babe Hardy).
    . Rivals.
    . The Wizard of Oz. - (Oliver N. Hardy) - ("O Feiticeiro de Oz").
    . Neptune's Stepdaughter. - (Babe Hardy)
    . Hey, Taxi! - (Babe Hardy)
    . Stick Around / Paper Hangers Helper / The Paperhanger's Helper. - (versao curta) - (Babe Hardy).

    1926 (como Oliver N. Hardy e como Babe Hardy):

    . The Nickel-Hopper. - (nao creditado).-  (Com Mabel Normand).
    . Be Your Age.
    . Bromo and Juliet. - ("Romeu em Piruetas").
    . Crazy Like a Fox. - (nao-creditado).
    . Along Came Auntie.
    . Thundering Fleas. - (como Oliver Babe Hardy).
    . The Gentle Cyclone. - ("O Pacificador").
    . The Cow's Kimona.
    . Long Fliv the King. - ("Trapalhadas Reais").
    . Say It with Babies.- (Babe Hardy) - (“As Pernas da Vizinha”. Com Glen Tryon).
    . Madame Mystery. ("A Dama Misteriosa". Com Theda Bara).
    . Wandering Papas / Enough to Do. (UK): versao curta) - (Babe Hardy).
    . A Bankrupt Honeymoon. - (Babe Hardy).
    . Stop, Look and Listen. - (Babe Hardy) - ("Amor e Pernas").

    1927 (como Oliver N. Hardy e como Babe Hardy):

    . Love 'Em and Feed 'Em.
    . Fluttering Hearts.
    . The Honorable Mr. Buggs.
    . Why Girls Say No.
    . The Lighter that Failed. - ("A Carta Acusadora").
    . Crazy to Act.
    . Two-Time Mama. - (como Babe Hardy).
    . No Man's Law / Man's Law (UK) / No Man's Land. (Com James Finlayson e o cavalo Rex).
    . Baby Brother.

    1928:

    . Galloping Ghosts.
    . Barnum & Ringling, Inc.

    1932:

    . Choo-Choo! - (Voz).

    1939:

    . Zenobia / Elephants Never Forget (UK) - (Com Harry Langdon).

    1949:

    . The Fighting Kentuckian. - (“Estranha Caravana”. Com John Wayn).

    1950:

    . Riding High. - (nao creditado) - (“Nada Além de um Desejo”. Com Bing Crosby).

    Como Roteirista:

    1923:

    . Quicksands. - (nao creditado).

    1933:

    . Sons of Desert / Fraternally Your. (Uk) - (nao creditado).

    Como Director:

    1917:

    . Fat and Fickle. (1916) - (Babe Hardy).
    . He Winked and Won. (1916) - (Babe Hardy).
    . The Guilty Ones. (1916) - (Babe Hardy).

    1917:

    . Wanted - A Bad Man. (1917) - (Babe Hardy).
    . This Is Not My Room. (1917) - (nao confirmado).
    . A Mix Up in Hearts. (1917) - (Babe Hardy).
    . The Other Girl. (1917) - (Babe Hardy).
    . Bad Kate. (1917) - (nao confirmado).
    . The Love Bugs. (1917) - (Babe Hardy).
    . The Boycotted Baby. (1917) - (Babe Hardy).
    . His Movie Mustache. (1917) - (nao confirmado).
    . Terrible Kate. (1917) - (nao confirmado).

    Como Assistente de Direccao:

    . Stop, Look and Listen. (1926).

    Bandas sonoras:

    . Below Zero. (1930) - ("In the Good Old Summertime).
    . Beau Hunks / Beau Chumps. (UK) (1931) - ("The Idea of my Dreams").
    . Pardon Us / Gaol Birds / Jailbirds. (1931) - (performer: "Lazy Moon" (uncredited) ).
    . Towed in a Hole. (1932) - ("Fish for Sale" - (nao creditado) ).. Sons of the Deser t/ Fraternally Yours (UK) (1933). - ("Honolulu Baby" (nao creditado) ).
    . Them Thar Hills (1934) - ("The Old Spinning Wheel").
    . Way Out West. (1937) - ("The Trail of the Lonesome Pine". - (nao creditado), "I Want to Be in Dixie". - (nao creditado)).
    . Swiss Miss. (1938) - ("The Mousetrap Song", "Let Me Call You Sweetheart")
    .The Flying Deuces / Flying Aces. (1939) - ("Shine On, Harvest Moon" (1908) - (nao creditado) )
    . Zenobia / Elephants Never Forget. (UK) (1939 ) - ("I Dreamt I Dwelt in Marble Halls" (1843) - (nao creditado) ).
    . The Dancing Masters. (1943) - ("London Bridge is Falling Down" - (nao creditado) ).
    . It Came from Somewhere Else. - (1988) - ("Trail of the Lonesome Pine").
    . De Johnsons (1992) / Blauwe Johnsons (Netherlands) / The Johnsons / Xangadix. - ("Shine on Harvest Moon". - (nao creditado) ).

    Outros trabalhos:

    1919:

    . Tootsies and Tamales.  - (Historia).

    Homenagens:

    . Em 2006, a BBC encenou um drama baseado num encontro entre Laurel e Hardy, com reminiscencias sobre sua carreira, denominado Stan.
    . Hardy tem uma estrela na Calcada da Fama localizada no 1500 Vine Street, em Hollywod, California.
    . Em Abril de 2009, uma estatua de bronze de Laurel e Hardy foi colocada em ulverston, Cumbria.
    . O filme The Great Race (A Corrida do Seculo), de Blake Edwards, em 1965, foi dedicado a Laurel e Hardy.
                           

    Dados pessoais de Oliver Hardy:

    Nome: Norvell Hardy.
    Nascimento: 18 de Janeiro de 1892, Harlem, Georgia, Estados Unidos.
    Morte: 7 de Agosto de 1957 (65 anos), Los Angeles, California, Estados Unidos.
    Ocupacao: Actor, Comediante.
    Actividade: 1914-1951.
    Casamentos: Madelyn Saloshin (1913-1921).
                             Myrtle Reeves (1921-1937).
                             Virginia Lucille Jones (1940-1957).

    Caro(a) leitor(a) quase a terminar esta cronica devo dizer que o ter escrito e feito a mesma deu-me uma certa vontade de conhecer melhor esta dupla de comicos que me versao de banda desenhada me animava todas as manhas antes de ir para a escola agora em versao de filmes ainda que para isso tenha que ir ver algumas obras cinematograficas em versao de preto e branco algo que confesso desagrada-me um pouco nao sou propriamente do inicio da geracao do 3D e de todas as novas tecnlogias cada vez mais modernas e com as quais nem sonhavamos na nossa infancia mas estou longe de estar na geracao que passou a adolescencia e a vida a ver televisao a preto e branco embora sim parte da minha infancia foi mesmo assim frente a televisao a assistir a desenhos animados sem serem a cores.


    Quando Frank Sinatra morreu ouvi algures alguem na televisao dizer que agora Sinatra ia cantar para Deus ou para os anjos nao sei se isso tera sido possivel mas se Sinatra cantou no paraiso e no ceu certamente Stan Laurel e Oliver Hardy fizeram os anjos chorar de tanto rir.

    Caro(a) leitor(a) ate a proxima se Deus quiser, tenho so e apenas a lamentar pessoas que colocam videos nos seus canais do Youtube, videos que inicialmente nao sao seus e depois da publicacao colocam restringimentos sob a copia dos mesmo para o Bloger e outros locais da net, penso que isso e mau porque inicialmente consideram como propriedade sua algo que nunca foi da sua autoria.

                                                                                                                   Manuel Goncalves







     


     
     
     






















    Sem comentários:

    Enviar um comentário