Página

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Eusebio o Rei, Finalmente no Panteao Nacional



Eusebio da Silva Ferreira ja esta no Panteao Nacional teve essa honra e penso que merito no dia 3 de Junho de 2015 justamente no dia em que faltavam 2 dias para fazer 18 meses ou seja um ano e meio desde o seu falecimento.

Eusebio um dos maiores nomes de referencia de Portugal no mundo, um verdadeiro representante e Embaixador das terras da lingua lusitana esta agora de vez ao lado de Amalia Rdrigues, Almeida Garret, Humberto Delgado, Manuel de Arriaga, Aquilino Ribeiro, Guerra Junqueiro, Joao de Deus, Oscar Carmona, Sidonio Pais, Sophia de Mello Breyner Andresen e Teofilo Braga. E caso para se dizer que aquele que tantas vezes foi em vida e carreira tantas vezes o primeiro dos primeiros e o melhor dos melhres acaba por ser e tornar o 12º portugues a ir para o Panteao Nacional, na Igreja de Santa Engracia em Lisboa. Eusebio acaba por ser o primeiro desportista a ter semelhante honra e tambem o primeiro Afro-portugues.

A ideia de levar para  Panteao Nacional surgiu praticamente apos a sua morte no entanto apesar de uma decisao rapidamente tomada varias vozes de descontentamento se fizeram ouvir afirmando que Eusebio a ir para algum Panteao teria de ser algum algures em Mocambique, visto ser mocambicano. Quem me conhece sabe que politicamente sou Nacionalista, o que por si nao deveria ser defensor da ida de Eusebio da Silva Ferreira no Panteao mas fiz-o.


Defendi a ida de Eusebio para o Panteao porque sem duvida o mesmo e o maior desportista portugues de todos os tempos pouco importa se nao nasceu em Portugal porem nasceu em territorio colonial portugues e se dao nacionalidade a tanto imigrante da Europa de Leste e de Africa ou Brasil porque nao considerar alguem que sempre honrou a camisola de seleccao nacional portuguesa como sendo portugues. Tenho dito que o meu nacionalismo nao provoca tanto o racismo como em alguns casos sou nacionalista por defender com fervor a continuidade de tradicoes seculares, da Cultura, da nossa Historia e tantos outros valores nao se pode aceitar que alguns restaurantes do Algarve apresentem primeiro que tudo a ementa em ingles, frances ou alemao, e lamentavel chamem-me racista por isso se quiserem mas estou em Inglaterra e ja fui a Londres varias vezes e posso dizer que em Londres em alguns restaurantes quem nao fala ingles corre dois serios riscos 1 ir-se embora sem comer, 2 ser expulso do mesmo restaurante.

Tambem so encontro um ponto pela qual nao se deveria fazer a mesma transladacao nao deveria ser feita pelo menos agora. Numa altura em que o Governo cada vez pede mais sacrificios aos portugueses, numa altura em cada vez se fala mais em crise e em medidas de austeridade, numa altura que cada vez se aumenta mais os bens de consumo essenciais sem que aparecam aumentos salariais nao se devia fazer tal, afinal o mesmo Governo que pede sacrificios nao se incomoda de esbanjar dinheiro em semelhantes homenagens que como se sabe nao sao nada baratas e nao falo apenas da transladacao do corpo, mas das restantes despesas, custos, etc. Sou e sempre fui a favor da ida de Eusebio para o Panteao Nacional mas penso que era algo que poderia esperar e com esse dinheiro podia-se dar de comer ao povo ou fazer-se algo de necessidade bem mais urgente.


Praticamente desde da hora da sua morte a ideia comecou a ganhar forca e na sexta-feira de 20 de Fevereiro de 2015, justamente um ano, um mes e quinze dias apos a sua morte em 5 de Janeiro de 2014 a Assembleia da Republica aprovou por unanimidade, um projecto de resolucao que passava por conceder assim futuramente Honras de Pantea Nacional para Eusebio da silva Ferreira.

Momentos antes da votacao da iniciativa, subscrita por todas as bancadas dos partidos com representacao na Assembleia da Republica, e que terminou com uma ovacao de salva de palmas, os deputados elogiaram o antigo Jogador do Sport Lisboa e Benfica e da propria Seleccao Nacional de Portugal. Duarte Marques, do PSD, salientou Eusebio pelo seu "Fair-Play".

"A maior memoria de Eusebio nao sao os golos, os campeonatos que ganhou, e o seu fair-play e isso que devemos honrar hoje", afirmou o social-democrata. Ja pelo Ps foi a vez de Ramos Preto lembrar o "genial Jogador" que "tinha algo dentro de si" nao era so um grande Futebolista, mas um homem muito especial".

A decisao do Parlamento "faz (fez) historia" salientou por seu lado a Centrista Telma Correia, lembrando que ate ao momento so haviam sido dadas e concedidas Honras de Panteao Nacinal a figuras da Politica Nacional, da Cultura Portuguesa ou da Cultura Popular, como o caso da Fadista Amalia Rodrigues "conceder a um Desportista e que e sobretudo um Heroi Popular a Assembleia da Republica tambem esta a fazer Historia, orgulha os portugueses e a honra Portugal", afirmou Telma Correia.

Heroi Popular e Nacional ja o era mesmo antes da decisao da Assembleia da Republica, ja o era ainda em vida muitos anos antes de falecer, tornou-se um idolo de muitos, alguem a seguir o exemplo, Pedro Filipe Soares, do BE, salientou Eusebio como um homem "que conseguiu fintar o provavel destino de pobreza". Ja para Joao Oliveira do PCP, esta decisao da Assembleia da Republica "corresponde ao reconhecimento e identificacao do povo portugues" com que considera ser um "Futebolista genial", e figura presente na "memoria colectiva por aspectos do perfil humano e generosidade". Nas palavras de Jose Luis Ferreira, PEV, "foi uma figura marcante do Seculo XX".


Eusebio pelo que fez pela Seleccao Nacional de Futebol enquanto seu jogador merecia esta justa, mais que justa homenagem. Fosse natural de outro pais na altura do seu nascimento colonia portuguesa foi sobretudo Eusebio a fazer Portugal ter o sucesso que teve no Mundial de Ingalterra em 1966 tendo sido considerado o melhor marcador do mesmo torneio e igualmente e um dos melhor Jogadores onde igualmente ele e os seus colegas de equipa humilharam o Brasil na fase de grupos onde jogava na altura aquele que foi sem duvida o seu maior rival pelo titulo de melhor do mundo na altura, Pele.

Eusebio conquistou premios e criou factos incriveis a longo da sua carreira como por exemplo dizem as estatiscas da sua pagina na Wikipedia durante as epocas 1960 e a epoca 1975 enquanto jogador do Sport Lisboa e Benfica jogou 614 jogos e marcou 638 golos num periodo de 15 anos a vestir a camisola do clube da aguia tornou-se o seu melhor marcador e muitos poucos jogadores conseguem ao final de 15 anos num clube manter uma estatistica com mais golos marcados  que jogos disputados.

Como se isso nao bastasse retomando aos tempos remotos de Eusebio da Silva Ferreira ainda em Mocambique ao servico do Sporting de Lourenco Marques em que em tres epoca 1957/1960 disputa 42 partidas marcando 77 golos ficando a 7 golos de ter uma media de 2 golos por jogo.

Depois do Benfica e ja em finais de carreira seguiram-se outros destinos para finalmente regressar a Portugal mas no estrangeiro nao teve tanto sucesso. Apos o 25 de Abril de 1974 e ja em 1975 Eusebio deixa o Benfica e vai para os Estados Unidos jogar na mesma liga para onde iam as grandes estrelas do futebol mundial na altura Boston Minutemen, Monterrey, Toronto Metros-Croatia e o regresso a Portugal para jogar no clube local de Aveiro o Beira Mar seguiu-se uma nova aventura alem fronteira agora ja nao estava sob o regime de Salazar e foi novamente para os Estados Unidos para o Las Vegas Quicksilver volta ainda a Portugal jogando na Segunda Divisao pelo Uniao de Tomar a nivel nacional seria a sua ultima aventura como jogador depois faz um terceiro regresso a terras do tio Sam New Jersey Americans e por fim Buffalo Stallions (disputado no interior) e terminou a sua carreira de gloria porem em nenhum clube por onde passou Eusebio da Silva Ferreira conseguiu o mesmo sucesso que teve no Benfica. Por fim Eusebio vestindo a camisola da Seleccao 64 vezes marcou 41 golos.


Premios de Eusebio:

Individuais:

. Bola de Ouro: 1965.
. Bota de Ouro: 1968, 1973.
. Bota de Prata: 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1970, 1973.
. Maior Marcador da Taca dos Clubes Campeoes Europeus: 1965, 1966, 1968.
. Bota de Ouro do Campeonato do Mundo: 1966.
. Bola de Bronze do Campeonato do Mundo: 1966.
. All-Star Team do Campeonato do Mundo: 1966.
, Futebolista Portugues do Ano: 1970, 1973.
. BBC Overseas Sports Personality of the Year: 1966.

Premios especiais:

. Medalha de Prata da Ordem do Infante D. Henrique. (19 de Dezembro de 1966).
. Gra-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. (21 de Janeiro de 1992).
. Gra-Cruz da Ordem do Merito. (5 de julho de 2004).
. Premio de Carreira Bola de Ouro Portuguesa.
. Salao Internacional de Futebol dos Campeoes da FIFA.
. PFA Merit Awards.
. FIFA 100.
. UEFA Jubilee Awards.
. Premio de Presidente da UEFA.
. Top-100 dos Campeonatos do Mundo da France Football.
. Planete Foot 50 Meilleurs Joueurs du Monde.
. Voetbal International Wereldsterren.
. 50 Grandi del Secolo da Guerin Sportivo.
. World Soccer's Selection of the 100 Greatest Footballers of All Time.
. 100 Craques do Seculo da Placar.
. Venerdi de 100 Magnifici.
. Top-10 dos melhores jogadores do mundo da IFFHS.
. Os Melhores dos Melhores - Jogadores do seculo: Top 10.
. 9º melhor jogador de futebol do Seculo XX da IFFHS.
. 50 melhores jogadores de todos os tempos do Planete Foot.
. 8º lugar da lista "Os melhores do Seculo XX" elaborada pela revista Placar.
. 10º melhor Jogador de futebol do Seculo XX numa pesquisa realizada pela revista World Soccer.

Pode parecer injustificavel esta aprensentacao de estatisticas o tema e mesmo Eusebio no Panteao Nacional e pode parecer que a mesma apresentacao de estatisticas nao se engloba no tema e ate acabo por concordar porem notemos que as mesmas estatisticas ajudam a compreender a razao pela qual Eusebio se tornou um Idolo, Mito e Lenda ao ponto de merecer Honras de Panteao Nacional.


Com uma saida do Cemiterio do Lumiar e um percurso passando pelo Seminario da Luz, uma passagem quase obrigatoria pelo Estadio da Luz e possivelmente ja pensada (era a sua segunda casa em vida), 2.ª Circular, Campo Grande, Avenida da Republica, Parque Eduardo VII, Sede da Federacao Portuguesa de Futebol, Assembleia da Republica, Terreiro do Paco, e, por fim, Panteao Nacional. Foram estas as paragens da derradeira viagem de Eusebio da Silva Ferreira, que e agora o mais recente  "inquilino" de um daqueles locais onde so as mais celebres figuras repousam rumo a eternidade.

Com momentos musicais, declaracoes de respeito, admiracao e emocao "a rodos" se homenagiou o "King (Rei)", ele que "era arte, cultura e deslumbramento", segundo o antigo colega Antonio Simoes. Ouviu-se  "Ser benfiquista, na voz de Luis Picarra, "A Portuguesa", interpretada por Dulce Pontes, "Irma Africa", na voz de Rui Veloso. O povo que via passar os restos mortais de Eusebio, prestou-lhe uma e outra vez, como sempre, alias, aplausos e palavras de ordem carregadas de saudade.

Saudade, paixao e um sem-numero de sentimentos mais terao regido o elogio funebre de Simoes, o "irmao branco" parceiro de "Rei Eusebio" na inolvidavel seleccao de 1966 e em decadas de Benfica. Ao antigo Jogador extremo coube homenagear o "Amigo unico", "companheiro inesquecivel", "o maior e melhor Desportista portugues de todos os tempos". Para Simoes, Eusebio era "desigual", "um Campeao no fair-play" digno de uma "unanimidade majestosa", enfim, "o maior Heroi Popular e Nacional de Portugal no Seculo XX".

A Assuncao Esteves coube o segundo discurso oficial de homenagem ao agraciado da tarde. Para a Presidente da Assembleia da Republica, "Eusebio e o vencedor que se fez mito", destacando o momento como a "homenagem de todos os deputados, de um povo inteiro".

Por fim, Aníbal Cavaco Silva. Poucas poupancas na carga elogiosa fez chefe de Estado portugues, para quem Eusebio virou "figura nacional", um "traco de uniao entre os portugueses". "O seu exemplo ira perdurar na nossa memoria", afirmou o Presidente da Republica.

A instantes de se cumprirem 20 horas de um marcante 3 de Julho de 2015, e com o transporte da urna com o corpo de Eusebio da Silva Ferreira em direccao ao Panteao Nacional, finaliza-se a ultima das homenagens ao Pantera Negra. A "acmpanha-lo" agora na Sala 2 do Panteao Nacional como vizinhos, a partir do dia 3 de Julho, estao os escritores Aquilino Ribeiro e Sophia de Mello Breyner, bem como General Humberto Delgado, celebre opositor ao Estado Novo.

 
Penso que ja nada a para dizer Eusebio da Silva Ferreira teve a justa homenagem que merecia e deixou-nos um grande exemplo humano como pessoa e aqui nao importa a raca se e branco ou preto, europeu ou africano. Eusebio mostrou varias vezes ser dono de uma humildade e simplecidade verdadeiramente notavel e nada normal numa vedeta do seu calibre nos dias de hoje. Deixou-nos tambem imagens marcantes como a de sair do Estadio do Wembley de lagrimas nos olhos no dia 26 de Julho de 1966 apos a derrota frente a Inglaterra no Mundial de 66 igualmente em Inglaterra era o fim do sonho para os magricos de chegar a final. Restava a luta pelo terceiro e quarto lugar e Portugal no mesmo palco desportivo dois dias depois vencia a Uniao Sovietica mais uma vez com um golo de Eusebio e um de Torres por 2-1. Outra imagem inesquecivel de Eusebio e que mostra bem a sua pessoa e tambem desportivismo foi o aplaudir o Guarda Redes ingles do Manchester United na final de 1968 quando o jogo estava 1-1 e Eusebio nos instantes finais surgiu em muito boa posicao para rematar frente a Alex Stepney onde realizou um potente remate que permitiu uma defesa de sonho para o guardiao britanico, a reaccao de Eusebio foi unica brindou a defesa de Stepney com um aplauso e correu a apertar a mao ao mesmo.


Caro(a) leitor(a) num curto espaco de tempo escrevo duas cronicas que passam pelo Panteao Nacional depois de escrever sobre os escritores presentes no Panteao Nacional senti que nao podia deixar de homenagear o Rei, Pantera Negra, a Lenda, Gloria, Mito, Idolo do Desporto em Portugal e agora Heroi Nacional com Honras de Panteao Nacional, para voces ate a proxima e para ti Eusebio ate uma visita ao Panteao Nacional para tirar um foto ao teu lado tu que foste e es o meu Desportista portugues preferido de todos os tempos.

                                                                                                   Manuel Goncalves




 

Sem comentários:

Enviar um comentário