Página

sábado, 1 de agosto de 2015

Rock In Rio

 
                                                
Sem contar com o Festival de Musica de Woodstock e esse tem a particularidade de ter sido julgo que aberto ao publico em geral mas e do conhecimento de quase todos que foi pensado, criado e realizado a pensar especialmente no Movimento Social dos Hippies penso que depois do Festival de Musica de Woodstock sem duvida o mais conhecido no genero e o Festival de Musica do Rock in Rio.

Em relacao ao Festival de Woodstock penso que o Festival do Rock in Rio tem tres particularidades que fazem a grande diferenca e talvez ate o tornem num Festival de Musica melhor que o de Woodstock. Sem contar muitas das estrelas de musica mais conhecidas hoje em dia nao estiveram em Wodstock, algumas inclusive nem sequer eram ainda nascidas.

Primeiro que tudo o Rock in Rio e um Festival de Musica que nao parece estar virado apenas para um Grupo Social ou Movimento Social como julgo ter sido o Festival de Woodstock, segundo e um festival com maior frequencia de realizacao iniciado em 1985 e conta ja com 15 edicoes tendo desde 2010 comecado uma serie anual que ate aos dias de hoje nao teve mais paragens enquanto o Festival de Woodstock teve apenas tres realizacoes desde 1969, por fim e um festival rotativo isto porque as suas realizacoes tem passado por 4 cidades diferentes e 4 paises diferentes tendo sido realizado 5 vezes no Brasil e na cidade do Rio de Janeiro, 6 vezes em Portugal em Lisboa, 3 vezes em Espanha na cidade de Madrid e uma vez nos Estados Unidos em Las Vegas, sendo tambem que em 2008, 2010 e 2012 o Festival Rock in Rio teve duas edicoes anuais sendo sempre uma em Lisboa e uma em Madrid e a continuidade continua do mesmo esta assegurada estando ja prgramadas as realizacoes em Lisboa 2016 e 2018 no Rio de Janeiro em 2017 e 2019 em Las Vegas uma segunda edicao em 2017 e uma segunda edicao em 2019.


O Rock in Rio e um festival a partida idealizado pelo Empresario Roberto Medina que foi o seu grande mentor e o mesmo Festival de Musica foi realizado pela primeira vez em 1985, sendo, desde sua criacao , reconhecidamente, o maior festival musical do Mundo Latino e certamente de qualquer outra parte do mundo. Foi originalmente organizado na cidade brasileira do Rio de Janeiro, de onde vem o nome de baptismo original do festival, tornou-se um evento de repercussao mundial e, em 2004 apos 3 edicoes no Brasil (1985, 1991, 2001), teve sua primeira edicao fora do Pais em Portugal na cidade de Lisboa.

Ao longo da sua historia, o Rock in Rio teve 15 edicoes, cinco no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013) no Rio de Janeiro que e tambem diquemos que a "terra mae" do Festival de Musica Rock in Rio, seis edicoes em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014) em Lisboa, tres na Espanha (2008, 2010, 2012) em Madrid e uma em Las Vegas (2015) nos Estados Unidos. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes em Lisboa e Madrid o mesmo acabou por ter uma edicao anual em dois locais tambem em 2010, 2012 sempre em Lisboa e Madrid e 2015 Rio de Janeiro e Las Vegas estao tambem ja agendadas uma edicao em Lisboa em 2016, edicao dupa em 2017 no Rio de Janeiro e Las Vegas, 2018 em Lisboa e novamente uma edicao dupla em 2019 novamente no Rio de Janeiro e em Las Vegas.

O hino do festival e da autoria do Compositor Nelson Wellington e do Maestro Eduardo Souto Neto e foi gravado originalmente pela Banda Roupa Nova. A historia do festival esta igualmente contada no livro "Rock in Rio - A Historia do Maior Festival de Musica do Mundo" da Editora Literaria, Globo Livros, lancado pelo Jornalista Luiz Felipe Carneiro em 2011.

O festival e considerado o oitavo melhor do mundo pelo site especializado festivalfling.com


O Rock in Rio foi como se sabe realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, Brasil entre 11 e 20 de Janeiro de 1985 (foram 10 dias de musica "boa musica por sinal" ate aqui o Rock in Rio ganha ao Festival de Musica de Wodstock que na sua primeira edicao teve apenas 3 dias e varias bandas a recusarem convites como The Beatles e The Doors coisa que nao aconteceu no Rock in Rio em que as maiores bandas de renome da altura estiveram presentes, porem temos que ver que muito coisa ja era diferente entre 15 e 18 de Agosto de 1969 e 11 e 20 de Janeiro de 1985 mas nao eram tao faceis como sao hoje) em uma area especialmente construida para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados que fica proximo ao Rio Centro, em Jacarepagua, (um bairro de classe media da zona Oeste do Municipio do Rio de Janeiro), viria a ficar conhecido depois do evento como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo ja construido ate entao: com 5 mil metros quadrados de area, alem de dois imensos restaurantes de fast foods, dois centro comerciais com 50 lojas, dois centros de atendimento medico e uma grande infra-estrutura para atender a quase 1, 5 milhao e meio de pessoas - o equivalente a 5 festivais de musica de Woodstock - que frequentaram o evento.

A grande fama do evento deveu-se ao facto de que, ate a sua realizacao, as grandes estrelas da Musica Internacional nao costumavam visitiar a America do Sul, pelo que o publico local tinha a sua primeira oportunidade de ver de perto os idolos, estrelas do Rock e do Pop internacionais. Logo depois do fim do Rock in Rio, a "Cidade do Rock" foi demolida por ordem do entao Governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. A organizacao do festival pediu a ocupacao provisoria do terreno, com intuito de manter a sua posse, apos o final do evento, caracterizando invasao de propriedade publica. No entanto, Brizola decretou a sua demolicao para efectuar a reintegracao de posse do terreno patrimonio do Municipio do Rio de Janeiro.


Foi gracas ao enorme sucesso do evento original, Medina promoveu 6 anos mais tarde entre 18 e 26 de Janeiro de 1991, finalmente, o Rock in Rio II. A segunda edicao do evento foi, porem, realizada no Estadio de Futebol do Maracana, cujo o piso relvado foi especialmente adaptado para receber o palco e os espectadores ali presentes (700 mil pessoas em nove dias de evento), que tambem puderam assistir ao evento das arquibancadas do estadio (por precos de bilhetes claro um pouco maiores do que aqueles que se estavam a cobrar no relvado).

Apos novo evento, somente dez anos mais tarde no ano de 2001 viu a realizacao do Rock in Rio III,  nos dias 12 a 14 e 18 a 21 de Janeiro. Na ocasiao do terceiro evento do Rock in Rio os organizadores tomaram a decisao de construir uma nova "Cidade do Rock", escolhendo exactamente o mesmo local onde fora construida a primeira em 1985 por altura do primeiro evento  musical Rock in Rio, porem com uma inedita capacidade de 250 mil espectadores por dia e "tendas" alternativas no local onde se vieram a realizar-se concertos paralelos aos do Palco Principal. Havia tendas de Musica Electronica ("Tenda Electro"), Musica Nacional ("Tenda Brasil", na qual so se apresentaram artistas brasileiros), Musica Africana ("Tenda Raizes") e Musica Mundial ("Tenda Mundo Melhor"). O evento recebeu a legenda de "Por Um Mundo Melhor", o que se marcou com o acto simbolico de observacoes de tres minutos de silencio antes do inicio das apresentacoes no primeiro dia do evento. As 19 horas daquele dia 12 de Janeiro de 2001, tres mil radios e 522 televisoes ficaram em silencio pela melhoria do mundo. O inicio e o fim do mesmo acto de silencio foram marcados pelo toque de sinos e pela libertacao de pombas brancas, representando desta forma um pedido de paz mundial.

A mesma "Cidade do Rock" construida para o Festival de Musica Rock in Rio na sua terceira edicao, permanece montada, mas em principio nao devera ser mais utilizada em futuras edicoes (2017, 2019 estao agendadas para o Rio de Janeiro) ja que o mesmo local devera servir de abrigo a Vila Olimpica dos Jogos Olimpicos de Verao de 2016.


O Rock in Rio foi internacionalizado  em 2004 com a primeira edicao do Rock in Rio Lisboa, na cidade de Lisboa, em Portugal entre 28 de Maio a 30 de Maio e entre 4 de Junho a 6 de Junho. A organizacao do festival foi similar a edicao de 2001 no Brasil, tendo sido distribuidos pelos 200 mil metros quadrados do Parque da Bela Vista, o "Palco Mundo" (Palco Principal). a "Tenda Raizes", "Tenda Mundo Melhor" e a "Tenda Electronica". Participaram mais de 70 artistas ao longo dos cinco dias de festival, e o evento foi um sucesso (penso que o maior do genero ate entao em Portugal mas o pais estava preparado para isso pois de 1971 a 2004 ja tinha organizado 7 edicoes do Festival de Musica em Vilar de Mouros por onde passaram grandes nomes e bandas de musica internacionais e no mesmo ano com inicio a 16 de Julho teriam a oitava edicao do mesmo evento isto sem contar com a organizacao do Euro 2004 ou da Expo 98 o euro em termos de organizacao e considerado o segundo melhor de todos os tempos por muitos ficando apenas atras do Euro 96 em Inglaterra), recebendo mais de 385 mil espectadores. Entretanto, a imprensa brasileira e o publico foram totalmente contra a realizacao do festival no pais, mas ignorandos devido a pensamentos ambiciosos por parte de Roberto Medina.

Em 2006 depois de nao se ter realizado em 2005, o Festival de Musica Rock in Rio foi realizado pela segunda vez em Lisboa, no mesmo local, entre 26 e 27 de Maio e entre 2 de Junho a 4 de Junho. Nesta edicao ja nao havia mais a "Tenda Mundo Melhor" e a "Tenda Raizes" foi substituida pelo Palco Hot Stage.

O Rock in Rio Lisboa foi realizado pela terceira vez no Parque da Bela Vista em Lisboa, entre 30 e 31 de Maio e a 1, 5 e 6 de Junho de 2008 depois da paragem em 2007 mais uma vez e pela terceira edicao Lisboa recebeu o Rock in Rio. Nos dias 27 e 28 de Junho e entre 4 a 6 de Julho de 2008, foi igualmente realizado  em Arganda del Rey, Madrid, Espanha, o Rock in Rio Madrid. No caso da edicao portuguesa, o Palco Hot Stage foi substituido pelo Palco Sunset Rock in Rio, um espaco dedicado a apresentacoes conjuntas de artistas e bandas, na sua grande maioria portugueses, de varios estilos musicais em formato de Jam Sessions.


Em 2011, apos uma ausencia de 10 anos e 4 edicoes (a de 2008 foi dupla em Lisboa e Madrid as duas restantes foram as de 2004 e 2006 em Lisboa) o Rock in Rio regressa a casa e a terra mae. Inicialmente previsto para 2014, para coincidir com o ano do Campeonato do Mundo de Futebol Fifa de 2014, que foi realizado no Brasil, sua realizacao foi adiantada em tres anos, a pedido da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A prefeitura devera construir um novo local permanente que permitira uma maior periodicidade do evento, Segundo Roberto Medina, "Com novo local, que tambem ganhara o nome de Cidade do Rock, o Rock in Rio podera acontecer a cada dois anos, da mesma forma que e o Rock in Rio Lisboa. O espaco nao servira apenas para o festival, sera de multiuso e podera abrigar outros shows e eventos".

Em 2012 o Rock in Rio voltou a Penisula Iberica para mais uma edicao em formato duplo do Rock in Rio Lisboa e do Rock in Rio Madrid tendo sido em Lisboa a realizacao 25 e 26 de Maio e 1 a 3 de Junho e em Madrid a 30 de Junho e entre os dias 5 a 7 Julho.

Os presidentes do Rock in Rio sao Roberto Medina no Brasil e a sua filha Roberta Medina para o Rock in Rio de Lisboa.

Em Marco de 2015 a Prefeitura do Rio de Janeiro acordou a realizacao de mais duas edicoes do festival no Rio de Janeiro em 2017 e 2019.


Cronologia das edicoes:

. Rock in Rio. - Rio de Janeiro. (1985).
. Rock in Rio II. - Rio de Janeiro. (1991).
. Rock in Rio III. - Rio de Janeiro. (2001).
. Rock in Rio Lisboa. - Lisboa. (2004).
. Rock in Rio Lisboa II. - Lisboa. (2006).
. Rock in Rio Lisboa III. - Lisboa. (2008).
. Rock in Rio Madrid. - Madrid. (2008).
. Rock in Rio Lisboa IV. - Lisboa. (2010).
. Rock in Rio Madrid II. - Madrid. (2010).
. Rock in Rio IV. - Rio de Janeiro. (2011).
. Rock in Rio Lisboa V. - Lisboa. (2012).
. Rock in Rio Madrid III. - Madrid. (2012).
. Rock in Rio V. - Rio de Janeiro. (2013).
. Rock in Rio Lisboa VI. - Lisboa. (2014).
. Rock in Rio Las Vegas. - Las Vegas. (2015).

Futuras edicoes ja agendadas:

. Rock in Rio V. - Rio de Janeiro. (2015).
. Rock in Rio Lisboa VII. - Lisboa. (2016).
. Rock in Rio Las Vegas II. - Las Vegas. (2017).
. Rock in Rio VI. - Rio de Janeiro. (2017).
. Rock in Rio Lisboa VII. - Lisboa. (2018).
. Rock in Rio Las Vegas III. - Las Vegas. (2019).
. Rock in Rio VI. - Rio de Janeiro. (2019).

Programa de todas as edicoes do Rock in Rio ja realizadas:

Rock in Rio. (1985) - Cidade do Rock, Rio de Janeiro, Brasil:



11 de Janeiro de 1985. - (470 mil pessoas):

. Queen.
. Iron Maiden.
. WhiteSnake.
. Baby Consuelo e Pepeu Gomes.
. Erasmo Carlos.
. Ney Matogrosso.

12 de Janeiro de 1985. - (250 mil pessoas):

. George Benson.
. James Taylor.
. Al Jarreau.
. Gilberto Gil.
. Elba Ramalho.
. Ivan Lins.

13 de Janeiro de 1985. - (110 mil pessoas):

. Rod Stewart.
. Nina Hagen.
. The Go-Go's.
. Blitz.
. Lulu Santos.
. Paralamas do Sucesso.


14 de Janeiro de 1985. - (30 mil pessoas):

. James Taylor.
. George Benson.
. Alceu Valenca.
. Moraes Moreira.

15 de Janeiro de 1985. - (300 mil pessoas):

. AC/DC.
. Scorpions.
. Barao Vermelho.
. Eduardo Dusek.
. Kid Abelha & Os Aboboras Selvagens.

16 de Janeiro de 1985. - (180 mil pessoas):

. Rod Stewart.
. Ozzy Osbourne.
. Ritta Lee.
. Moraes Moreira.
. Os Paralamas do Sucesso.


17 de Janeiro de 1985. - (70 mil pessoas):

. Yes.
. Al Jearreau.
. Elba Ramalho.
. Alceu Valenca.

18 de Janeiro de 1985. - (250 mil pessoas):

. Queen.
. The Go-Go's.
. The B-52's.
. Lulu Santos.
. Eduardo Dusek.
. Kid Abelha & Os Aboboras Selvagens.

19 de Janeiro de 1985. - (380 mil pessoas):

. AC/DC.
. Scorpions.
. Ozzy Osbourne.
. Whitesnake.
. Erasmo Carlos.
. Baby Consuelo e Pepeu Gomes.

20 de Janeiro de 1985. - (200 mil pessoas):

. Yes.
. The B-52's
. Nina Hagen.
. Blitz.
. Gilberto Gil.
. Barao Vermelho.


Ate a data do inicio da realizacao do festival talvez fosse impensavel num festival de musica juntar nomes como Queen, Scorpions, AC/DC, Rod Stewart, Withsnake ou Iron Maiden. Nao era habitual as estrelas do Rock irem cantar a America do Sul e esse evento quebrou a regra e tradicao entre s melhores talvez so faltassem na minha opniao Rollings Stones e Pink Floyds, Aerosmith, Led Zeppelin, U2 ou Bon Jovi os Guns N' Roses teriam nesse ano o inicio da sua formacao pelo que eram meros desconhecidos. Em nomes a solo penso que a maior ausencia foi a de Elton John. Claro que nao se pode deixar de fazer referencia que tambem passaram pelo festival grandes nomes da musica brasileira.

As audiencias foram variaveis chegando quase a meio milhao no primeiro dia (470 mil pessoas) e de apenas 30 mil no quarto dia do evento, a resposta a essa diferenca de 440 mil pessoas e muito simples para alem do programa diario com os artistas convidados temos que ver que foram dez dias de musica e que para se estar ali varios dias muita gente teria que estar de ferias e a audiencia e bem possivel que fosse maior no fim de semana. Por fim um dia de concertos em que participaram Queen e Iron Maiden entre outros nao desfazendo de outros nomes e bandas nao chamaria uma multidao tao grande como num dia em que tocaram James Taylor e George Benson.

Numa pergunta dificil de me colocarem se me perguntarem quem foi a melhor banda ali presente apesar de gostar de Iron Maiden, Scorpions ou AC/DC considero que foi sem duvida aquela que e a minha banda de eleicao numero 1, Queen e entre os inumeros cantores a solo penso que a estrela de cartaz foi Rod Stewart.

De fazer referencia que a banda Whitesnake so esteve presente no festival apos ter sido convidada a ultima da hora para participar da primeira edicao do Rock in Rio, ocupando o lugar deixado vago pelo grupo Def Lepard. A desistencia destes foi em consequencia do acidente de carro sofrido pelo Baterista Ricky Allen em 31 de Dezembro de 1984 pelo qual sofreu a amputacao de um braco. Entre a data do acidente 31 de Dezembro de 1984 e o inicio do festival havia apenas o espaco de 11 dias mas foi o suficiente para a organizacao do festival encontrar um nova banda de renome e para a mesma banda preparar a mesma actuacao.

Este foi o primeiro evento do Rock in Rio, que ocorreu no dia 11 de janeiro de 1985 na antiga Cidade do Rock, localizada em Jacarepagua, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O Festival durou 10 dias com um total de 1 milhao e 380 mil espectadores. Segundo o idealizador do festival, o empresario e publicitario brasileiro Roberto Medina, foram gastos cerca de 11 milhoes de dolares na organizacao do evento.

Rock in Rio II. (1991) - Estadio do Maracana, Rio de Janeiro, Brasil:


18 de Janeiro de 1991:

. Prince
. Joe Cocker.
. Colin Hay.
. Jimmy Cliff.

19 de Janeiro de 1991:

. INXS.
. Carlos Santana.
. Billy Idol.
. Engenheiros do Hawaii.
. Supla.
. Vid & Sangue Azul.

20 de Janeiro de 1991:

. Guns N' Roses.
. Billy Idol.
. Faith No More.
. Titas.
. Hanoi Hanoi.


22 de Janeiro de 1991:

. New Kids On The Block.
. Run DMC.
. Roupa Nova.
. Inimigos do Rei.

23 de Janeiro de 1991:

. Guns N' Roses.
. Judas Priest.
. Queensryche.
. Megadeth.
. Lobao.
. Sepultura.

24 de Janeiro de 1991:

. Prince.
. Carlos Santana.
. Laura Finocchiaro.
. Alceu Valenca.
. Serguei.


25 de Janeiro de 1991:

. George Michael.
. Deee-Lite.
. Elba Ramalho.
. Ed Motta.

26 de Janeiro de 1991:

. Happy Mondays.
. Paulo Ricardo.
. A-Ha.
. Debbie Gibson.
. Information Society.
. Capital Inicial.
. Nenhum de Nos.

27 de Janeiro de 1991:

. George Michael.
. Lisa Stansfield.
. Deee-Lite.
. Moraes Moreira e Pepeu Gomes.
. Leo Jaime.


Como facilmente se pode verificar o Rock in Rio II em 1991 a nivel internacional foi totalmente preenchido por nomes novos isto porque nao houve uma unica banda ou cantor internacional que estivesse presente em 1985 que repetisse a presenca em 1991. Os nomes brasileiros tambem foram marcados por muitas caras novas como Sepultura ou Roupa Nova. Dos brasileiros presentes em 1985 houve apenas quatro regressos em 1991 foram eles Moraes Moreira e Pepeu Gomes desta vez em conjunto Pepeu Gomes em 1985 estava acompanhado por Baby Consuelo enquanto Moraes Moreira marcara presenca a solo. Dos poucos brasileiros que regressaram ao Rock in Rio de 1991 depois de terem estado na edicao de 1985 foram Elba Ramalho e Alceu Valenca.

A nivel internacional penso que ate comecaram bem com Prince e Joe Cocker mas houve muito a desejar a nivel internacional mais uma vez houve a ausencia de grandes bandas como ja falei em 1985. Apesar de ter contado com a presenca de nomes como Carlos Santana, George Michael, INXS, A-Ha, Prince, Megadeth e Guns N' Roses, penso que mesmo assim soube a pouco ate porque muitas bandas de nomes que habitualmente nao se usam na lingua portuguesa sao bandas brasileiras como o caso de Hanoi Hanoi, Titas e Supla que sao bandas completamente desconhecidas na Europa para alguns

Penso que os grandes momentos do Rock in Rio II que me parece ter apostado num Rock mais urbano e numa musica de vertentes ja mais modernas foi as actuacoes de Guns N' Roses, INXS, Carlos Santana, Prince, Joe Cocker e George Michael. A nivel brasileiro acho que os grandes momentos foram as actuacoes de Roupa Nova e Sepultura. O Heavy Metal tambem me parece ter sido mais duro e puro na segunda edicao do Rock in Rio no conjunto das bandas que passaram pelo mesmo evento.

Rock in Rio III  (2001) - Cidade do Rock (Palco Mundo), Rio de Janeiro, Brasil:


12 de Janeiro de 2001. - (160 mil pessoas):

. Sting.
. Daniela Mercury.
. James Taylor.
. Milton Nascimento.
. Gilberto Gil.
. Orquestra Sinfonica Brasileira.

13 de Janeiro de 2001. - (190 mil pessoas):

. R.E.M.
. Foo Fighters.
. Beck.
. Barao Vermelho.
. Fernanda Abreu.
. Cassia Eller.

14 de Janeiro de 2001. - (250 mil pessoas):

. Guns N' Roses.
. Oasis.
. Papa Roach.
. Ira! & Ultraje a Rigor.
. Carlinhos Brown.
. Pato Fu.
                                             

18 de Janeiro de 2001. - (240 mil pessoas):

. 'N Sync.
. Britney Spears.
. Five.
. Sandy e Junior.
. Aaron Carter.
. Moraes Moreira.

19 de Janeiro de 2001. - (250 mil pessoas):

. Iron Maiden.
. Rob Halford.
. Sepultura.
. Queens of the Stone Age.
. Pavilhão 9.
. Sheik Tosado.
 


20 de Janeiro de 2001. - (125 mil pessoas):

. Neil Young.
. Sheryl Crow.
. Dave Mathews Band.
. Kid Abelha.
. Elba Ramalho & Ze Ramalho.
. Engenheiros do Hawaii.

21 de Janeiro de 2001. - (250 mil pessoas):

. Red Hot Chili Peppers.
. Silverchair.
. Capital Inicial.
. Deftones.
. O Surto.
. Diesel.
 

A terceira edicao do Rock in Rio em 2001 foi a ultima antes do mesmo evento musical se tornar internacional e realizar-se em solo europeu. Talvez os brasileiros estivessem longe de pensar que apesar de o mesmo continuar somente dez anos depois e cinco edicoes e que o Rock in Rio iria voltar ao Brasil.

A mesma edicao tambem certamente foi das que teve casos insolitos que geraram maior polemica ate entao como foi na noite 19 de Janeiro de 2001, a noite dedicada ao Metal Nick Oliveri o Baixista e Vocalista da banda Queens of the Stone Age ter provocado o escandalo geral ao actuar completamente nu facto que levou a sua detencao pelas forcas policiais. Este foi certamente um dos casos mais insolitos que se passaram em todas as edicoes de Rock in Rio mas nesse edicao esteve longe de ser a unica a noite 14 de Janeiro de 2001 ficou marcada por Carlinhos Brown ter sido vitima de agressoes se nao fisicas pelo menos de agressoes verbais e psicologicas que passaram pelo  arremesso de objectos para  palco durante a sua actuacao.

Com a presenca de Sting e o regresso ao festival de James Taylor logo na primeira noite o Rock in Rio III prometia um bom leque de estrelas da musica internacionais que ficou evidente nas noites seguintes com R.E.M, Guns N' Roses, Oasis, Britney Spears, Iron Maiden, Queens of the Stone Age, Neil Young ou Red Hot Chili Peppers.

A nivel nacional o nivel manteve a enorme qualidade das edicoes anteriores e torna-sse compreensivel a ausencia de cantores brasileiros como Roberto Carlos afinal estamos num festival de Rock e Roberto Carlos e sem duvida o numero um da Musica Romantica brasileira porem nao faltaram nomes como Daniela Mercury, Milton Nascimento, Gilberto Gil logo na primeira noite. As actuacoes de Musica Brasileira continuaram em grandes nas noites seguintes com o regresso de Barao Vermelho, Moraes Moreira, Sepultura, Engenheiros do Hawaii, Elba Ramalho.

A nivel internacional penso que as grandes actuacoes e cabecas de cartazes foram mesmo Sting a solo e em bandas apesar da presenca de R.E.M e Oasis foi mesmo Guns N' Roses e Iron Maiden. A nivel nacional foi Daniela Mercury e Sepultura.

Rock in Rio Lisboa. (2004) - Parque da Bela Vista, Lisboa, Portugal:


28 de Maio de 2004:

. Paul McCartney.

29 de Maio de 2004:

. Peter Gabriel.
. Ben Harper.
. Jet.
. Rui Veloso.
. Gilberto Gil.

30 de Maio de 2004:

. Foo Fighters.
. Evanescence.
. Kings of Leon.
. Charles Brown Jr.
. Xutos & Pontapes.
. Seether.

4 de Junho de 2004:

. Metallica.
. Incubus.
. Slipknot.
. Sepultura.
. Moonspeel.
. Civic.

                                          
5 de Junho de 2004:

. Daniela Mercury.
. Black Eyed Peas.
. Britney Spears.
. Sugababes.
. Joao Pedro Pais.
. Nuno Norte.

6 de Junho de 2004:

. Pedro Abrunhosa.
. Sting.
. Alicia Keys.
. Alejandro Sanz.
. Ivete Sangalo.
. Luis Represas.


Lisboa penso que nao se podia estrear melhor a organizar um Rock in Rio e a 28 de Maio de 2004 embora na noite de abertura apenas um concerto deu para mostrar a intencao da organizacao, nunca nehuma das tres edicoes anterioes tinha contado com a presenca de um ex-Beatles, Paul McCartney deu essa honra ao Rock in Rio Lisboa.

Pode-sse facilmente notar que nas edicoes anteriores no Rio de Janeiro nunca um Cantor ou banda portuguesa marcou presenca no mesmo mas a organizacao do Rock in Rio Lisboa nao tomou isso como uma ofensa, afronta e fez questao de manter mesmo que sendo o Rock in Rio em Lisboa um leque de varios artistas brasileiros como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Gilberto Gil.

Em termos de actuacoes internacionais o destaque vai obviamente para o ex-Beatles Paul McCartney. De destacar tambem a primeira actuacao num Rock in Rio de uma das melhores bandas de Heavy Metal de todos os tempos Metallica e as presencas de Peter Gabriel e Sepultura.

A nivel nacional foi finalmente a estreia de vozes lusas de origem ja que o Festival de Musica Rock in Rio mesmo sem portugueses sempre falara portugues um daqueles que e considerado o pai do Rock Portugues fez a estreia de cantores portugueses Rui Veloso e a 30 de Maio no segundo dia de festival talvez o concerto que os portugueses mais desejavam ouvir Xutos & Pontapes. O Heavy Metal Portugues foi do genero Gotico e esteve a cargo de Moonspell. Joao Pedro Pais nao podia faltar assim como Pedro Abrunhosa e Luis Represas.

Portugal mostrou que esteve a altura do evento e que a edicao do Rock in Rio em Lisboa certamente nem tinha sido a pior das quatro edicoes ate entao. Em termos de espaco talvez nao tivesse as condicoes de ter uma plateia para 200, 300 e ate 400 mil pessoas por dia mas mostrou ter capacidades de trazer pela primeira vez a um Rock in Rio estrelas como Paul McCartney ou Metallica e fosse no Rio de Janeiro ou em Lisboa foram varios os que voltaram a um Rock in Rio como o caso de Sting e Sepultura. Nas actuacoes a nivel internacional a mais marcante certamente foi Paul McCartney e a nivel nacional Xutos & Pontapes. Portugal e sobretudo Lisboa provou estar a altura em todos os sentidos dando a certeza que a mesma ideia de organizar um Festival Rock in Rio em Lisboa tinha tudo para ser repetida novamente.
 
Rock in Rio Lisboa II. (2006) - Parque da Bela Vista, Lisboa, Portugal:


26 de Maio de 2006. - (90 mil pessoas):

. Shakira.
. Jamiroquai.
. Ivete Sangalo.
. D'ZRT.

27 de Maio de 2006. - (50 mil pessoas):

. Guns N' Roses.
. The Darkness.
. Xutos & Pontapes.
. Pitty.


2 de Junho de 2006. - (50 mil pessoas):

. Roger Waters.
. Carlos Santana.
. Rui Veloso.
. Jota Quest.

3 de Junho de 2006. - (75 mil pessoas):

. Red Hot Chili Peppers.
. Da Weasel.
. Kasabian.
. Orishas.

4 de Junho de 2006:

. Sting.
. Anastasia.
. Corine Bailey Rae.
. Marcelo D2.
. GNR.

                                                
O Festival Rock in Rio Lisboa 2006 colocou no mesmo evento musical talvez duas das tres melhores bandas de Rock em Portugal Xutos & Pontapes e GNR ficando a faltar UHF pelo que se pode dizer que o Rock Portugues esteve representado da melhor maneira com a ajuda tambem de Rui Veloso.

Sting, Shakira, o ex-Pink Flyd Roger Waters, Carlos Santana, Guns N' Roses, entre outros fizeram mais uma vez o leque de estrelas internacionais num Rock in Rio em Lisboa brilhar mais alto e durante dias ser a capital mundial da musica.

A nivel nacional o que dizer de um evento musical que reune Xutos & Pontapes e GNR duas das bandas que sao legendas maximas do Rock Portugues. Alem disso actuacoes como a dos D'ZRT a banda que comecou na ficcao na Serie Televisiva Morangos Com Acucar era agora uma realidade. Rui Veloso mais uma vez e a banda de Almada Da Wwasel ainda em actividade limitaram-se a fazer o resto mais uma vez nao so Lisboa mas tambem Portugal mostraram estar a altura do evento.

Rock in Rio Lisboa III. (2008) - Parque da Bela Vista, Lisboa, Portugal:


30 de Maio de 2008. - (90 mil pessoas):

. Lenny Kravitz.
. Amy Winehouse.
. Ivete Sangalo.
. Paulo Gonzo.

31 de Maio de 2008. - (74 mil pessoas):

. Bon Jovi.
. Alanis Morissete.
. Shank.
. Alejandro Sanz.

1 de Junho de 2008. - (45 mil pessoas):

. Rod Stewart.
. Joss Stone.
. Xutos & Pontapes.
. Tokio Hotel.
 

5 de Junho de 2008. - (70 mil pessoas):

. Metallica.
. Machine Head.
. Apocalyptica.
. Moonspell.

6 de Junho de 2008. - (90 mil pessoas):

. Linkin Park.
. The Offspring.
. Muse.
. Kaiser Chiefs.
. Orishas.


Mais um ano mais uma edicao de Rock in Rio a terceira consecutiva sempre em Lisboa e esta tinha um sabor especial era preciso mostrar ao mundo e aos fans da boa musica que a terceira edicao do Rock in Rio era melhor do que aquela que ai vinha ja a seguir em Madrid pela primeira vez desde 1985 e de seis edicoes de Rock in Rio iria haver no mesmo ano um evento duplo em duas cidades Lisboa terminara e entre 27 a 28 de Junho e 4 a 6 de Julho a capital da musica era agora em Madrid.

Grandes nomes como Bon Jovi e Rod Stewart marcaram presenca no festival de 2008 para os primeiros foi mesmo a estreia enquanto Stewart ja havia actuado na primeira edicao do evento em 1985 duas vezes. Alanis Morissette e Amy Winehouse foram vozes femininas que marcaram presenca a nivel internacional.

Mais uma vez tambem a noite dedicada ao Metal ficou bem representada com Metallica e Apocalyptica alem da Banda de Metal Gotico portuguesa Moonspell.

Xutos & Pontapes nao deixaram de marcar presenca a nivel nacional tal como Paulo Gonzo que se estreara nestas andancas. A nivel nacional penso que a actuacao de Xutos marca sempre a diferenca ja a nivel internacional nomes como Bon Jovi e Rod Stewart que estao entre os melhores dos melhores dizem tudo.

Rock in Rio Madrid. (2008) -  Ciudad del Rock Arganda del Rey, Madrid, Espanha:


27 de Junho de 2008:

. Neil Young.
. Manolo Garcia.
. Jack Johnson.
. Alanis Morissette.

28 de Junho de 2008:

. El Canto Del Loco.
. Tokio Hotel.
. Carlinhos Brown.
. Ivete Sangalo.

4 de Julho de 2008:

. Shakira.
. Jamiroquai.
. Amy Winehouse.
. Sterophonics.


5 de Julho de 2008:

. The Police.
. Alejandro Sanz.
. Estopa.
. Flamengo All Star.

6 de Julho de 2008:

. Tiesto.
. Lenny Kravitz.
. Franz Ferdinand.
. Bob Dylan.
. Chris Cornell.


Tal como em Lisboa na edicao de 2008 e nas edicoes anteriores (2004, 2006) sendo o Rock in Rio em Madrid ganha destaque a presenca de cantores e bandas espanholas como foi o caso de Manolo Garcia, El Canto Del Loco, Alejandro Sanz e tambem Estopa.

O Festival Rock in Rio Madrid muitas vezes deixou de ser tanto um Festival de Musica Rock e passou a ser um festival com misturas de Flamengo e Musica Electronica mas esteve longe da sua edicao ser inferior as outras tanto no aspecto de organizacao como pela qualidade dos musicos e bandas ali presentes valendo e tendo em conta a presenca de The Police, Shakira e Bob Dylan a nivel internacional, finalmente na setima edicao do Rock in Rio fez-se ouvir o cantor Norte-Americano com a sua voz unica e marcante Bob Dylan cantou e encantou a plateia presente.

A nivel internacional penso que nao preciso salientar mais nada considero as melhores presencas no festival as de The Police, Bob Dylan e Shakira em relacao a esta de referir que em vozes femininas estavam no mesmo evento tal como em Lisboa dias antes Amy Winehouse e Alanis Morissette faltando apenas a colombiana para em Lisboa ter-se o trio perfeito que esteve em Madrid.

Rock in Rio Lisboa IV. (2010) - Parque da Bela Vista, Lisboa, Portugal:


21 de Maio de 2010. - (78 mil pessoas):

. Shakira.
. John Mayer.
. Ivete Sangalo.
. Mariza.

22 de Maio de 2010. - (41 mil pessoas):

. 2 Many Djs Live.
. Elton John.
. Leona Lewis.
. Trovante.
. Joao Pedro Pais.


27 de Maio de 2010. - (80 mil pessoas):

. Muse.
. Snow Patrol.
. Xutos & Pontapes.
. Fonzie.

29 de Maio de 2010. - (93 mil pessoas):

. Miley Cyrus.
. McFly.
. Amy MacDonald.
. D' ZRT.

30 de Maio de 2010. - (52 mil pessoas):

. Rammstein.
. Megadeth.
. Motorhead.
. Soulfly.


Antes de mais de fazer referencia a presenca da banda portuguesa Fonzie so foi convidada a ultima da hora substituindo os previamente confirmados Sum 41, devido a lesao do seu Baterista, dias antes da data do concerto, a situacao faz lembrar um pouco o que aconteceu em 1985 com os Def Lepard que se viram obrigados a cancelar o seus concertos na primeira edicao do Rock in Rio agendada para a primeira noite 11 de Janeiro e 19 de Janeiro devido ao acidente do seu Baterista Rick Allen na noite do Ano Novo sendo entao na altura chamados a ultima da hora a banda tambem britanica de Heavy Metal e Hard Rock Whitesnake.

Tal como na edicao anterior em Madrid com a Musica Electronica e o Flamengo tipico espanhol e enraizado nas suas tradicoes culturais e musicais desta vez em Lisboa desviou-se um pouco o festival da Musica Rock trazendo um concerto de Fado logo no dia da abertura mas mantendo a vertente do Rock nos dias seguintes.

A nivel nacional sem duvida o concerto de Mariza fez a diferenca apesar de Trovante, Joao Pedro Pais, Xutos & Pontapes (mais uma vez :) ) e D'ZTR terem tido uma palavra a dizer.

A nivel internacional o evento ficou marcado pela positiva com a presenca de Elton John que se estreava assim num Rock in Rio. A ultima noite foi aquela que habitualmente e dedicada ao Heavy Metal e tambem contou com a presenca de nomes de qualidade como Megadeth e Motorhead. Notou-se que procurando trazer uma estrela como Elton John ao evento tentava-se apresentar uma edicao melhor que a espanhola que viria ja a seguir, uma rivalidade saudavel com a qual os fans da boa musica e que saiam a ganhar mas de notar que embora Elton John actuasse a um sabado portanto um final de semana dia ideal para um evento deste tipo curiosamente foi o dia de menor enchente. Falou-se mais tarde que o preco dos bilhetes acabou por desviar algumas pessoas de uma presenca no Rock in Rio.

Rock in Rio Madrid II. (2010) - Ciudad del Rock Arganda del Rey, Madrid, Espanha:



4 de Junho de 2010. - (88 mil pessoas):

. Pereza.
. John Mayer.
. Bon Jovi.
. Paul Van Dik.

5 de Junho de 2010. - (82 mil pessoas):

. Calle 13.
. Rihanna.
. Shakira.
. David Guetta.

6 de Junho de 2010. - (58 mil pessoas):

. Amy MacDonald.
. McFly.
. Miley Cyrus.


11 de Junho de 2010. - (40 mil pessoas):

. Cypress Hill.
. Jane's Addiction.
. Rage Against the Machine.
. Tiesto.

14 de Junho de 2010. - (60 mil pessoas):

. Sober.
. Motorhead.
. Metallica.
                                                     

Novamente uma edicao em Madrid com sabores latinos com a Cantora colombiana Shakira e com os porte riquenos Callme 13 e ainda os espanhois Pereza mais uma vez a Musica Electronica tambem marcou presenca estando a cargo do DJ frances David Guetta.

Na rivalidade entre Lisboa e Madrid ambos se esforcavam por trazer as melhores estrelas possiveis e apostavam tambem na musica de raizes locais. Enquanto num Festival de Rock em Lisboa se iam dando concertos de Fado com Mariza em Madrid se apresentavam cantores e bandas com raizes musicais viradas para o Flamengo e sons latinos.

A nivel internacional Shakira e Bon Jovi fizeram a diferenca como sempre a nivel nacional o Rock de Pereza falou por si.

Rock in Rio IV. (2011) - Parque Olimpico da Cidade do Rock, Rio de Janeiro, Brasil:
                                                                

23 de Setembro de 2011. - Dia Pop - (100 mil pessoas):

Palco Mundo:

. Concerto de Abertura com varios.
. Rihanna.
. Elton John.
. Katy Perry.
. Claudia Leitte.
. Os Paralamas do Sucesso + Titas.

Palco Sunset:

. Moveis Colonias de Acaju.
. Orkestra Rumpilezz.
. Mariana Aydar.
. Ed Motta.
. Rui Veloso.
. Andreas Kisser.
. Bebel Gilberto.
. Sandra de Sa.
. The Asteroids Galaxy Tour.
. The Gift.

24 de Setembro de 2011. - Dia Rock - (100 mil pessoas):

Palco Mundo:

. Red Hot Chili Peppers.
. Snow Patrol.
. Capital Inicial.
. Stone Sour.
. Nx Zero.

Palco Sunset:

. Marcelo Yuka.
. Cibelle.
. Karina Buhr.
. Amora Pera.
. Tulipa Ruiz.
. Nacao Zumbi.
. Milton Nascimento.
. Esperanza Spalding.
. Mike Patton / Mondo Cane.
. Orquestra Sinfonica de Heliopolis.

25 de Setembro de 2011. - Dia Metal - (100 mil pessoas):

Palco Mundo:

. Metallica.
. Slipknot.
. Motorhead.
. Coheed and Cambria.
. Gloria.

Palco Sunset:

. Matanza.
. BNegao.
. Korzus.
. The Punk Metal Allstar.
, Angra.
. Tarja Turunen.
. Sepultura e Les Tambours du Bronx.


29 de Setembro de 2011. - Dia  Jazz - (100 mil pessoas):
 
Palco Mundo:

. Stevie Wonder.
. Ke$ha.
. Jamiroquai.
. Janelle Monae.
. Legiao Urbana. - (participacao especial da Orquestra Sinfonica Brasileira).

Palco Sunset:

. Marcelo Jeneci.
. Curumin.
. Afrika Bambaataa.
. Paula Lima + Boss AC
. Joss Stone.
. Ivo Meireles.
. Baile do Simonal.
. Diogo Nogueira + Davi Moraes.

30 de Setembro de 2011. - Dia Latino - (100 mil pessoas):

Palco Mundo:

. Shakira.
. Lenny Kravitz.
. Ivete Sangalo.
. Jota Quest.
. Marcelo D2.

Palco Sunset:

. Buraka Som Sistema.
. Mixhell.
. Joao Donato.
. Ceu.
. Cidade Negra.
. Martinho da Vila.
. Emicida.
. Monobloco.
. Macaco.

1 de Outubro de 2011. - Dia Rock Alternativo - (100 mil pessoas):

Palco Mundo:

. Coldplay.
. Maroon 5.
. Mana.
. Skank.
. Frejat.

Palco Sunset:

. Cidadao Instigado.
. Jupiter Maca.
. Tie.
. Jorge Drexler.
. Ze Baleiro.
. Lokua Kanza.
. Erasmo Carlos.
. Arnaldo Antunes.
. F292.

2 de Outubro de 2011. - Dia Rock / New Metal - (100 mil pessoas):

Palco Mundo:

. Guns N' Roses.
. System Of a Down.
. Evanescence.
. Pitty.
. Detonautas Roque Clube.

Palco Sunset:

. The Monomes.
. David Fonseca.
. Mutantes.
. Tom Ze.
. Marcelo Camelo.
. The Crowlers.
. Titas.
. Xutos & Pontapes.
. Banda Faluja.



A primeira edicao em que vi nas pesquisas que os dias tinham um genero musical definido e penso que ate esta certo. Compreendo e aceito por exemplo Elton John no Dia do Pop, Metallica e Motorhead no Dia do Metal, o Dia Latino com Shakira, Guns N' Roses no Dia Rock / New Metal mas pergunto-me. Como e possivel colocar-se uma estrela da musica que todos conhecem como Stevie Wonder no Dia Jazz? Ainda para mais quando havia Dia Rock na pagina do site Wikipedia na internet Wonder esta descrito como um cantor e musico ligado a generos musicais como R&B, Soul, Funk e Soul Psicodelico.

O Rock in Rio 2011 entrou na historia dos festivais de todo o mundo por ter esgotados todos os seus ingresssos em apenas 4 dias apos a abertura das vendas mas se em outras edicoes chegou a ter 300 mil pessoas e ate mais de 400 mil pessoas nota-se que em 2011 a lotacao foi muito limitada porem ha que ver que o local tambem conta muito e se em 1985 foi na Cidade Rock, 1991 no Estadio do Maracana, 2001 Cidade Rock (Palco Mundo) em 2011 foi no Parque Olimpico Cidade Rock o local ate pode ser o mesmo que em 1985 e 1991 mas muito mais restrito.

O Rock in Rio voltava a casa 10 anos depois e alguns meses e prometia ser um grande evento musical e foi de facto sobretudo a nivel internacional com estrelas como Elton John, Stevie Wonder, Shakira, Metallica, Motorhead e Guns N' Roses, Rui Veloso e Xutos & Pontapes entre outros no Palco Sunset.

A nivel nacional o Rock in Rio IV nao saiu do esperado e nem daquilo que foi nas edicoes anteriores (1985, 1991, 2001) com Paralamas do Sucesso + Titas, Claudia Leite, Capital Inicial, Legiao Urbana, Orquestra Sinfonica Brasileira e Ivente Sangalo entre outros.

Rock in Rio Lisboa V. (2012) -  Parque da Bela Vista, Lisboa, Portugal:


25 de Maio de 2012. - (42 mil pessoas):

. Metallica.
. Evanescence.
. Mastodon.
. Sepultura  e Tambours du Bronx.

26 de Maio de 2012. - (83 mil pessoas):

. Smashing Pumpkins.
. Linkin Park.
. The Offspring.
. Limp Bizkit.

1 de Junho de 2012. - (74 mil pessoas):

. Lenny Kravitz.
. Maroon 5.
. Ivete Sangalo.
. Expensive Soul.


2 de Junho de 2012. - (70 mil pessoas):

. Stevie Wonder.
. Bryan Adams.
. Joss Stone.
. The Gift.

3 de Junho de 2012. - (81 mil pessoas):

. Bruce Springsteen e The E Street Band.
. Xutos & Pontapes.
. Kaiser Chief.
. James.


Foi pena que no regresso do Rock in Rio a Lisboa a Musica Portuguesa nao estivesse tao bem representada como em anos anteriores. Mesmo assim Expensive Soul e Xutos & Pontapes fizeram as honras da casa.

No que diz respeito a Musica Internacional nao se pode dizer a mesma coisa o Rock in Rio V em Lisboa com grandes nomes e caras novas em Lisba como Stevie Wonder tambem com Bruce Springsteen e Bryan Adams que fizeram as suas estreias absolutas em Rock in Rio's

A edicao 2012 do Rock in Rio em Lisboa comecou como e habito dizer-se a toda a velocidade abrindo logo ja com uma habitual noite de Metal e ao longo do festival outras bandas de renome actuaram quase sempre com origens no Rock pesado. Penso que ate ao momento esta edicao de 2012 foi a mais pobre a nivel de Musica Portuguesa e tambem de Musica Internacional apesar das tres grandes estrelas a solo Stevie Wonder, Bruce Springsteen e Bryan Adams a nivel de bandas so mesmo na noite de Metal e que se viu bandas de grande renome internacional como Sepultura e Metallica. Muito dificilmente se vai conseguir organizar uma edicao tao pobre musicalmente como a de 2012 em Lisboa que mesmo assim ainda trouxe ao recinto do evento 350 mil pessoas.

Rock in Rio Madrid III. (2012) - Ciudad del Rock Arganda del Rey, Madrid, Espanha:


30 de Junho de 2012. - (42 mil pessoas):

. Mana.
. Lenny Kravitz.
. Macaco.
. La Oreja de Van Gogh.
. Maldita Nerea.
. El Pescao.
. DJ Luciano.

5 de Julho de 2012. - (25 mil pessoas):

. Carl Cox.
. Calvin Harris.
. Amaia Montero.
. El Ultimo Vagon.
. Swedish House Mafia.


6 de Julho de 2012. - (60 mil pessoas):

. David Guetta.
. Pitbull.
. Erick Morillo.
. Afrojack.
. Martin Solveig.
. Pet Tong.
. Wally Lopez.

7 de Julho de 2012:

. Red Hot Chili Peppers.
. Incubus.
. Gogol Bordello.
. Deadmau5.


O Rock in Rio Madrid III foi talvez uma mistura de generos musicais e Madrid talvez seja a cidade de Rock in Rio's que mais aposta nas modas musicais modernas com a Musica Electronica a ser tocada por DJ Luciano, Macaco, Carl Cox, Calvin Harris, Erick Morillo, Swedish House Mafia entre outros. A ideia nao me parece que seja a mais correcta o Rock in Rio e um festival de Musica Rock e nao de Musica Electronica, dedicar um dia a Musica Electronica tudo bem agora tornar um festival de Rock em Musica Electronica nao me parece correcto.

Os sons da musica latina tambem estiveram presentes com a La Oreja de Van Gogh, os mexicanos Mana entre outros.

O Rock em si foi coisa que pouco se viu basta ver-se que ao contrario do que e habitual em outras edicoes no Rio de Janeiro, Lisboa e ate mesmo em Madrid nao houve uma noite dedicada ao Metal e nem a participacao de uma banda do genero. Parece que o ano de 2012 foi o ano em que as edicoes de Rock in Rio deixaram muito a desejar em Lisboa por falta de artistas de renome portugueses em Madrid por falta de Musica Rock propriamente dita e por excesso de Musica Electronica. Ate ao momento a terceira edicao em 2012 foi a ultima do Rock in Rio em Madrid nao tendo tambem nenhuma agendada pelo menos ate 2019.

Rock in Rio V. (2013) - Parque Olimpico Cidade Rock, Rio de Janeiro, Brasil:



13 de Setembro de 2013. - (85 mil pessoas):

Palco Mundo:

. Beyonce.
. David Guetta.
. Ivete Sangalo.
. Cazuza. - O Poeta esta Vivo.

Palco Sunset:

. Flavio Renegado.
. Orelha Negra.
. Vintage Trouble.
. Jesuton.
. Maria Rita.
. Selah Sue.
. Living Colour.
. Angelique Kidjo.

14 de Setembro de 2013. - (85 mil pessoas):

Palco Mundo:

. Muse.
. Florence and the Machine.
. 30 Seconds to Mars.
. Capital Inicial.

Palco Sunset:

. BNegao.
. Autoramas.
. Viva a Raul Seixas com Detonautas Roque Clube.
. Zeca Baleiro.
. Zelia Duncan.
. Marky Ramone.
. Michael Graves.
. The Offspring.


15 de Setembro de 2013. - (85 mil pessoas):

Palco Mundo:

. Justin Timberlake.
. Alicia Keys.
. Jessie J.
. Jota Quest.

Palco Sunset:

. Aurea.
. The Black Mamba.
. Nando Reis.
. Samuel Rosa.
. Kimbra.
. Olodum.
. George Benson.
. Ivan Lins.

19 de Setembro de 2013. - (85 mil pessoas):

Palco Mundo.

. Metallica.
. Alice in Chains.
. Ghost.
. Sepultura e Les Tambours du Bronx.

Palco Sunset:

. Republica.
. Dr. Sin.
. Roy Z
. Almah.
. Hibria.
. Sebastian Bach.
. Rob Zombie.


20 de Setembro de 2013. - (85 mil pessoas):
 
Palco Mundo:

. Bon Jovi.
. Nickelback.
. Matchbox Twenty.
. Frejat.

Palco Sunset:

. The Gift.
. Afrolata.
. Mallu Magalhaes.
. Banda Ouro Negro.
. Grace Potter and the Nocturnals.
. Donavon Frankenreiter.
. Ben Harper.
. Charlie Musselwhite.

21 de Setembro de 2013. - (85 mil pessoas):

Palco Mundo:

. Bruce Springsten e The E Street Band.
. John Mayer.
. Phillip Phillips.
. Skank.

Palco Sunset:

. Orquestra Imperial.
. Jovanotti.
. Moraes Moreira.
. Pepeu Gomes & Roberta Sa.
. Ivo Merelles.
. Fernanda Abreu.
. Elba Ramalho.
. Gogol Bordello.
. Lenine.

22 de Setembro de 2013. - (85 mil pessoas):

Palco Mundo:

. Iron Maiden.
. Avenged Sevenfold.
. Slayer.
. Kiara Rocks.

Palco Sunset:

. Andre Matos.
. Viper.
. Destruction.
. Krisiun.
. Helloween.
. Kai Hansen.
. Sepultura.
. Ze Ramalho.


Depois do fracasso do ano anterior em Lisboa e Madrid em termos de qualidade musical em 2013 no Rio de Janeiro voltou a ter-se um evento musical digno de se chamar Rock in Rio. O mesmo evento ficou marcado pelo regresso aos palcos de um Rock in Rio dos Iron Maiden onde nao tocavam desde de 19 de Janeiro de 2001. O mesmo evento ficou tambem marcado pelo concerto de Bruce Springsten e Bon Jovi.

Boas bandsas de Metal que em 2012 foi inexsistente em Lisboa e Madrid tiveram um regresso ao Rock in Rio V com Metallica e Sepultura acompanhados de  Les Tambours du Bronx. O evento serviu tambem para prestar homenagem a Cazuza que era Membro da Banda Barao Vermelho e actuou na primeira edicao do Rock in Rio em 1985 no dia 20 de Janeiro no ultimo dia de festival Cazuza viria a falecer com 32 anos no dia 7 de Julho de 1990 vitima de um Choque Septico causado pelo virus da sida, Cazuza - O Poeta esta Vivo assim se chamou a homenagem ao antigo Vocalista da Banda Barao Vermelho. De mencionar igualmente as actuacoes do Palco Sunset por onde passaram grandes nomes e inclusive passou a Banda Sepultura no ultimo dia eles que passaram varias vezes tambem pelo Palco Mundo em edicoes anteriores e a homenagem a Raul Seixas semelhante a homenagem prestada a Cazuza.

A lotacao se na edicao anterior de 2011 foi sempre de 100 mil pessoas e contava com lotacao esgotada ja que segundo fontes da organizacao os bilhetes se venderam todos em quatro dias apos serem colocados a venda no mercado ao contrario do esperado em vez de se aumentar o recinto para se ter uma audiencia maior em 2013 a mesma foi ainda mais limitada sempre com o numero de 85 mil pessoas por dia.

Rock in Rio Lisboa VI. (2014) - Parque da Bela Vista, Lisboa, Portugal:


25 de Maio de 2014. - (60 mil pessoas):

. Ivete Sangalo.
. Robbie Williams.
. Paloma Faith.
. Boss Ac e Aurea.

29 de Maio de 2014. - (90 mil pessoas):

. The Rolling Stones.
. Gary Clark Jr.
. Xutos & Pontapes.
. Rui Veloso com Lenine e Angelique Kid Jo.

30 de Maio de 2014. - (68 mil pessoas):

. Steve Aoki.
. Linkin Park.
. Queens of the Stone Age.
. Capital Inicial.


31 de Maio de 2014. - (47 mil pessoas):

. Arcade Fire.
. Lorde.
. Ed Sheeran.
. Homenagem a Antonio Variacoes.

1 de Junho de 2014, - (80 mil pessoas):

. Justin Timberlake.
. Jessie J.
. Mac Miller.
. Joao Pedro Pais e Jorge Palma.
. Kika.


O Rock in Rio Lisboa VI em 2014 teve a honra de trazer ao palco de um Rock in Rio pela primeira vez os chamados "Dinossauros do Rock" The Rollings Stones o que provocou uma enchente do recinto em 90 mil pessoas apenas uma vez a mesma assistencia foi superada em Lisboa com 93 mi pessoas em 29 de Maio de 2010, um sabado para nao esquecer. O numero de 90 mil pessoas apenas se conseguiu em quatro ocasioes e em Lisboa o registo de uma assistencia menor foi de 41 mil pessoas em 22 de Maio de 2010 o que nao deixa de ser estranho visto Elton John ter cantado nessa noite e a boa Musica Portuguesa esteve a cargo de Trovante e de Joao Pedro Pais. Ate ao momento 93 mil pessoas e a audiencia maxima de um dia no Rock in Rio Lisboa.

O Rock in Rio VI em Lisboa foi de qualidade superior a anterior de 2012 pior seria de facto dificil pelo menos no que diz respeito a pouca Musica Portuguesa. Em 2014 com o Rock de Xutos & Pontapes as coisas comecaram a mostrar outra historia Rui Veloso acompanhado por Lenine e Angelique Kid Jo, Joao Pedro Pais e Jorge Palma. Igualmente de nao esquecer a Homenagem feita ao grande Antonio Variacoes, uma homenagem sem a menor duvida justa e merecida tal como no ano anterior no Brasil Cazuza tivera a sua tambem em 2014 foi a vez de Variacoes ser homenageado.

A Musica Internacional nao foi apenas a atraccao principal do mesmo evento e a estreia de Rollings Stones num Rock in Rio para la dos "avozinhos Stones" a presenca de Robbie Williams, Link Park, Queens of the Stone Age e Justin Timberlake fizeram as delicias das multidoes presentes.

Rock in Rio Las Vegas. (2015) - Cidade do Rock, Las Vegas Strip, Las Vegas, Nevada, EUA:


8 de Maio de 2015:

. No Doubt.
. Mana.
. Foster the People.
. The Pretty Reckless.
. Gary Clark Jr.
. Smallpools.
. Theophilus London.
. Cirque du Soleil.
. Saints of Valory.

9 de Maio de 2015:

. Metallica.
. Likin Park.
. Deftones.
. Rise Against.
. Sepultura e Steve Vai.
. Hollywood Undead.
. Coheed & Cambria.
. Of Mice & Men.


15 de Maio de 2015:

. Taylor Swift.
. Ed Sheeran.
. Jessie J.
. Echosmith.
. Charlie XCX.
. Ivete Sangalo.
. Tove Lo.
. James Bay.

16 de Maio de 2015:

. Bruno Mars.
. John Legend.
. Joss Stone.
. Empire of the Sun.
. Magic!
. Big Sean.
. Mayer Hawthorne.
. Mikky Ekko.


Assim termina de facto a cronologia das actuacoes de Rock in Rio's que acredito que nao esteja completa pelas pesquisas de alguns videos que fiz. Talvez aqui esteja as actuacoes do Palco Principal chamado Palco Mundo e tem tambem a historia das tendas da musica tao faladas e procuradas nos Rock in Rio's no Rio de Janeiro, tudo sem esquecer tambem o chamado Palco Sunset que e como que um Palco Secundario. Assim como me da a sensacao que a ordem das actuacoes tambem nao esta correcta de notar que na cronologia Queen dao o segundo concerto no Rock in Rio no dia 18 de Janeiro porem quando subiram ao palco ja devia ser tarde passando da meia noite no video do mesmo concerto que colocarei  antes da lista de factos e curiosidades do Rock in  Rio a data apresentada e 19.01. 1985

O Rock in Rio em Las Vegas marca um novo marco na historia do Festival Rock in Rio e penso que apos o mesmo nao ver nenhum Festival agendado para Madrid ate 2019 e estando ja dois (2017 e 2019) agendados para Las Vegas creio que houve por parte da organizacao do festival a vontade de retirar a capital espanhola do mapa dos Rock in Rio's que em Las Vegas tem agendado realizacoes anuais em simultaneo com o Rio de Janeiro (2017 e 2019) e Lisboa a solo com (2016 e 2018).

Este evento de 2015 em Las Vegas foi entre outras coisas uma forma de mostrar aos americanos que na Europa tambem se faz bom Rock as actuacoes foram divididas entre dois palcos o Palco Mundo e  Palco Sunset e pelos quais a nivel internacional passaram nomes como Mana, Ed Sheeran, Ivete Sangalo, Sam Smith, Sepultura e Steve Vai, Tove lo entre outros.

A nivel nacional e no que toca a Musica Americana Metallica, The Pretty Reckless, Bruno Mars, Big Sean, John Legend, Mikky Ekko entre outros.

A nivel internacional ou nacional a musica foi de generos muito diversos desde do Pop Rock, Rock, Indie Pop, Heavy Metal, Metal Alternativo, Punk Rock, Folk Music, Musica Electronica, Soul, Reagge, Synthpop entre outros, tendo havido portanto musica para todos os gostos sendo a primeira edicao do Rock in Rio Las Vegas um festival musical que tera agradado a gregos e a troianos sem nunca ter caida com a preferencia claramente para um dos lados.


Nao queria terminar da mesma forma que partilhei a cronolgia das actuacoes algumas das curiosidades, casos insolitos, exigencias de cantores e bandas ao longo das 5 edicoes de Rock in Rio's no Rio de Janeiro (1985, 1991, 2001, 2011 e 2013) dentro de semamas a edicao 2015 ira se realizar entre 18 a 20 de Setembro e 24 a 27 de Setembro ou se preferir 30 anos do mesmo evento e acredite que sao muitas. Antes de apresentar entao a lista de factos e sucedidos ao longo destes 30 no Rock in Rio apresento a programacao ja agendada do proximo Rock in Rio no Rio de Janeiro.

Rock in Rio VI. (2015) - Parque Olimpico Cidade Rock, Rio de Janeiro, Brasil:

18 de Setembro de 2015:

Palco Mundo:

. Queen + Adam Lambert.
. OneRepublic.
. The Scrip.
. Ivete Sangalo.
. Paralamas do Sucesso.
. Rogerio Flaustino.
. Frejat.
. Erasmo Carlos.
. Blitz.
. Samuel Rosa e Haroldo Ferretti.
. George Israel.
. Andreas Kisser.
. Ney Matogrosso.
. Ivan Lins.
. Tony Belloto.

Palco Sunset:

. Homenagem a Cassia Eller.
. Martin Fondse + Lenine
. Nacao Zumbi.
. Ira! + Rappin Hood.
. Toni Tornado.
. Donica.
.  Arthur Verocai.

19 de Setembro de 2015:

Palco Mundo:

. Gojira.
. Metallica.
. Motley Crue.
. Royal Blood.

Palco Sunset:

. Korn.
. Ministry.
. Angra com Dee Snider
.  Doro Pesch.
Noturnall.
. Michael Kiske.

20 de Setembro de 2015:

Palco Mundo:

. Rod Stewart.
. Elton John.
. Paralamas do Sucesso.
. Seal.

Palco Sunset:

. John Legend.
. Magic!
. Baby do Brasil.
. Alice Caymmi.
. Eumir Deodato.

24 de Setembro de 2015:

Palco Mundo:

. System of a Down.
. Queens of the Stone Age.
. Hollyood Vampires.
. CPM 22.

Palco Sunset:

. Deftones.
. Lamb of God.
. Halestorn.
. Project 46.
. John Wayne.

25 de Setembro de 2015:

Palco Mundo:

. Slipknot.
. Faith no More.
. Mastodon.
. De La Tierra.

Palco Sunset:

. Steve Vai.
. Camerata Florianopolis.
. Nightwish.
. Jukka Nevalaine.
. Moonspell.
. Derrick Green.
. Tributos aos filmes de Terror com Andre Moraes, Andre Abujamra, Constantine Maroullis e The Heavy Metal Allstars.

26 de Setembro de 2015:

Palco Mundo:

. Sam Smith.
. Rihanna.
. Sheppard.
. Lulu Santos.

Palco Sunset:

. Sergio Mendes.
. Carlinhos Brown.
. Angelique Kidjo.
. Erasmo Carlos.
. Ultraje a Rigor.
. Brothers of Brasil.

27 de Setembro de 2015:

Palco Mundo:

. Katy Perry.
. A-ha.
. Robyn.
. Cidade Negra.

Palco Sunset:

. Al Jarreau.
. Aurea.
. Boss AC.
. Suricato.
. Raul Midon.

Como o mesmo festival ainda nao foi realizado nao posso dizer muita coisa acerca do mesmo ate porque a ultima da hora podem haver alteracoes com cancelamento mas acrescento apenas que o dia 18 no Palco Mundo promete ser inesquecivel assim como tambem promete ser memoravel o mesmo palco no dia 20 por onde passarao Elton John e Rod Stewart. 

Algumas das participacoes nas diversas edicoes do evento marcaram as carreiras de algumas estrelas nacionais e internacionais segundo suas proprias declaracoes.

Factos e curiosidades dos Rock in Rio's:

Rock in Rio. (1985):

                                                  
. AC/DC: o grupo australiano exigiu como condicao para poder tocar no festival usar um sino com  peso de meia tonelada, tocado pelo Vocalista Brian Johnson na Cancao "Hells Bells". O aparatoso sino veio de navio, porem, era demasiado pesado para a estrutura do palco, obrigando assim um dos cenografos do festival a fazer, secreta e apressadamente, um sino feito de gesso para a ocasiao. A banda interrompeu as gravacoes do Disco Fly on the Wall, que seria lancado meses depois, para tocar no festival, como tambem parte da digressao do Disco Flick of the Switch (1983). O encerramento do concerto ficou marcado pelo disparo de dois canhoes, um de cada lado do alto do palco, em "For those about to rock".

. Os paralamas do Sucesso: O trio carioca de Rock Brasileiro foi considerado a grande revelacao do festival e aproveitaram o mesmo para promover o seu segundo Disco, O Passo do Lui. Convidados de ultima hora, nao puderam convidar banda de apoio ou construir cenario - a decoracao era apenas um vaso com uma palmeira. Durante a actuacao, criticaram a plateia que vaiou as outras bandas brasileiras e homenagearam a ausencia de bandas paulistas no evento executando "inutil", do Ultraje a Rigor. O concerto do dia 16 de Janeiro de 1985 foi lancado em versao DVD em 2007 com o titulo Rock in Rio 1985.

. Iron Maiden: Os integrantes da banda londrina de Heavy Metal consideraram a sua aparicao no evento uma das experiencias mais marcantes de suas carreiras. Pararam parte da Digressao World Slavery Tour 84/85, do Disco Powerslave (1984), tocaram para 350 mil pessoas. A banda foi a unica das bandas estrangeiras a fazer um unico concerto, ao inves de dois como fizeram as restantes bandas nao brasileiras. O concerto foi incluido na versao em DVD do video Live After Death.

. Barao Vermelho: No concerto do dia 15, o quinteto carioca foi o unico grupo brasileiro que nao foi vaiado (tambem sendo cariocas no Rio de Janeiro estavam a "jogar" em casa) e conseguiram arrancar aplausos dos fans de Heavy Metal que estavam mais interessados e esperavam impacientemente pelas as actuacoes de AC/DC e Scorpions. No mesmo dia, ocorria em Brasilia, no Colegio Eleitoral. a Eleicao Presidencial indirecta que escolheu Tancredo Neves como seu novo Presidente, dando assim um grande passo na redemocratizacao do pais. O palco e a plateia contavam com varias bandeiras do Brasil. O entao Guitarrista e actual Vocalista Frejat subiu ao palco usando umas calcas verdes e uma camisa amarela, a banda encerrou o concerto tocando "Pro Dia Nascer Feliz", com o coro unissono da plateia no refrao da cancao. No concerto do dia 20, o Barao Vermelho tocou uma cancao inedita feita por Cazuza em parceria com Lobao, intitulada "Mal Nenhum", que viria a ser gravada pelo proprio Cazuza em carreira a solo, e tambem a musica "Um Dia na Vida" (Cazuza / Mauricio Barros) que ainda era inedita e foi gravada no 4º LP do Barao Vermelho (em 1986, porem, sem Cazuza, e por isso que a versao dela no Rock in Rio ja e mais rara, ao contrario da sua versao no LP Declare Guerra, com a voz de Roberto Frejat). O concerto do dia 15 lancado no LP e CD "Barao Vermelho ao Vivo em 1992, posteriormente relancado como CD e DVD em 2007, com o titulo Rock in Rio 1985. O grupo promovia o seu terceiro Disco, Maior Abandonado.

. James Taylor: O Cantor enfrentava um problema com dependencia de drogas e problemas na vida pessoal que passavam pelo seu recente divorcio da tambem Cantora Carly Simon. Taylor confessou numa declaracao que tencionava por um termo na carreira logo apos o Rock in Rio I, do qual apenas participara para cumprir comprimissos de contrato. O Cantor declarou-se, porem, comovido com a inesperada recepcao do publico ali presente, e ali decidiu que retomaria as redeas de sua carreira. Em homenagem ao ocorrido, Taylor mais tarde compos a balada "Only a Dream in Rio" (Apenas um Sonho no Rio), na qual declama versos como "I was there that very day and my heart came back alive" (Eu estava la naquele dia e meu coracao voltou a vida") de sentir honra ao participar do Rock in Rio.

. Ivan Lins: Para o Cantor, o festival representou o apice da sua carreira. Ele quase perdeu a voz durante a sua apresentacao no evento e pediu o apoio da plateia na performance de suas cancoes. Em 1985 na epoca do festival, portanto, Ivan Lins era fumador e mais tarde numa entrevista, ele disse que suspeitou que a quase perda de sua voz no evento enquanto actuava teria sido causada pelo excesso de tabaco e, por isso, ele parou de fumar.

. Ozzy Osbourne: Ozzy foi ao Rock in Rio I com intencoes de promover o seu disco de 1983, Bark at the Moon. No que foi qualificado como "falha de organizacao", sua apresentacao foi marcada logo depois de Rod Stewart. Ao assistir nos bastidores a passagem de som do Cantor escoces e a forma como a plateia estava a adorar o concerto de Stewart, Osbourne disse mais tarde que pensou que seria vaiado e expulso do palco, pois seu estilo e musica eram diametralmente oposto ao do ex-Vocalista dos The Faces, e nao acreditava que os fans de Stewart pudessem apreciar sua musica. O contrato de Osbourne para actuar no Rock in Rio I tinha uma clausula que o proibia de comer qualquer tipo de animal vivo no palco, em referencia ao famoso episodio em que Ozzy Osbourne decapitou um morcego com dentadas em um concerto seu de 1982; uma fan sua n entanto atirou uma galinha para o palco, e Ozzy deu a mesma para os seus roadies. Osbourne tambem se apresentou em palco vestindo uma camisa do Flamengo (presente dado por um fan) - o momento chegou a tornar-se capa de revista no Brasil. Outro momento marcante do concerto foi o solo de bateria sem baquetas de Tommy Aldridge, seu Baterista na altura.

. Pepeu Gomes: Mesmo encontrando uma plateia hostil com a maior parte de artistas brasileiros, Pepeu foi ovacionado e reconsagrado. Pepeu considera o Rock in Rio I como um dos maiores momentos de sua carreira, pois abriu novas portas para uma carreira no exterior. Apos o concerto Pepeu Gomes foi cumprimentado por John Sykes, Guitarrista dos Whitesnake.

. Queen: Eram as maiores estrelas do evento, todos os membros do grupo e integrantes de apoio da Banda Queen concordaram em qualificar aquela apresentacao como uma das cinco mais emocionantes do grupo, e Freddie Mercury, o Vocalista considerava a interpretacao da Cancao "Love of My Life" como a melhor jamais feita pela banda. Na mesma epoca, o grupo ingles estava em digressao do disco The Works.

. Rod Stewart: Com sua caracterista e marcante voz rouca, Rod Stewart sempre energetico fez a plateia entrar em delirio e fez a mesma cantar com ele, acompanhando-o nas suas interpretacoes.

. Scorpions: Os alemaes bem conhecidos por suas baladas de Rock vieram promover a digressao do Disco Love at First Sting. No concerto do dia 15 de Janeiro, o Vocalista Klaus Meine agarrou numa bandeira do Brasil e tremulou a mesma. No concerto do dia 19 de Janeiro, o Guitarrista Matthias Jabs usou uma guitarra parecida com aquela que esta no logotipo do festival e com pequenas bandeiras do Brasil estampadas na mesma. A banda filmou a sua visita a cidade do Rio de Janeiro e algumas imagens foram editadas no videoclipe da versao ao vivo de "Still Loving You" (que na mesma epoca de 1985 fazia parte da Banda Sonora da Telenovela, Corpo a Corpo), lancada no Disco World Wide Live, seis meses depois do concerto historico e memoravel para a banda alema.

. Yes: O Yes realizou o sonho de muitos roqueiros brasileiros, mostrando ao vivo seu electro sinfonico de Rock Progressivo, realcado por incrivel iluminacao e algumas aparicoes de laser durante as musicas. A banda inglesa promovia o seu Disco 90125, lancado em 1983 e que tinha o sucesso "Owner of a Lonely Heart".

. Whitesnake: A banda britanica liderada por David Coverdale foi chamada as pressas para o festival, para ocupar o lugar deixado vago pelos Def Lepard, que se viram obrigados a cancelar devido aos atrasos na Gravacao do Album Hysteria (que apesar de tudo so seria lancado em 1987), agravados pelo grave acidente sofrido pelo seu Baterista Rick Allen na noite do Ano Novo de 1985, Allen sofreu graves ferimentos que levaram a amputacao de um braco. Coverdale reformulou a banda as pressas, pois so restou o Baterista Cozy Powell, que fez parte da formacao do Disco Slide It In (1984). O album mencionado e conhecido pelos temas "Guilty Of Love", "Slow An' Easy" e "Love Aint' No Stranger", o ultimo conhecido no Brasil devido a sua execucao em uma campanha publicitaria de cigarros Hollywood.

Rock in Rio II. (1991):


. Guns N' Roses: A banda mais aguardada do evento se apresentou em dois concertos e fez, uma das suas melhores apresentacoes de todos os tempos. Com a primeira apresentacao com o Baterista Matt Sorum e o Teclista Dizzy Reed, e com algumas das musicas apresentadas sendo ineditas, que seriam lancadas nos albuns Use Your Illusion I (1991) e Use Your Illusion II (1991) no final do ano (ambos os albuns foram lancados a 17 de Setembro de 1991).

. INXS: Foram os cabecas de cartazes no dia  19 de Janeiro, este concerto foi dado no ambito da South American "X-Factor" Tour, que ocorreu durante esse mes.

. Faith No More: Gracas a participacao no festival, os FNM passou a ser a banda estrangeira mais cultada no Brasil na epoca, tanto que o grupo voltaria ao pais meses depois para uma mini-digressao. A banda tambem conheceu os Sepultura, com quem o Vocalista Mike Patton viria a gravar a Cancao Lookaway, presente no Disco Roots (1996). O grupo estava em digressao do Disco The Real Thing.

. Sepultura: O grupo brasileiro de longe com maior repercussao mundial estava a viver um grande momento na sua carreira. A banda liderada na epoca pelos irmaos Max Cavalera e Igor Cavalera, estavam a gravar o seu quinto Disco Arise, quando foram convidados para participar no festival. Para aproveitar a atencao que a midia dava ao quarteto por causa do evento, eles decidiram lancar uma versao pre-mixada de Arise, que tinha como tema de bonus "Orgasmatron"(uma versao dos Motorhead). Sepultura no entanto viria a dar um concerto com muito a desejar e com os fans a ficarem desiludidos e descontentes com a actuacao da banda que esteve em palco a actuar somente durante 30 minutos.

. Happy Mondays: A principal banda do Movimento Madchester, ate ao momento nao era de facto muito conhecida no Brasil, a actuacao no festival foi uma forma de se apresentarem aos amantes da musica no Brasil.

. Titas: O concerto da banda brasileira de Rock no Rock in Rio II marcou o  fim da digressao do Disco O Blesq Blom.

. Judas Priest: Querendo promover o Disco Painkiller, o grupo ingles nao deixou ninguem ficar parado na noite do Metal a 23 de Janeiro. A plateia foi ao delirio quando o seu Vocalista Rob Halford entrou no palco numa moto, como tradicionalmente tem o habito de fazer.

. A-ha: A banda norueguesa entrou para o Livro dos Recordes do Guiness com o maior publico pagante de todos os tempos 198.000 pessoas em pleno Estadio do Maracana.

. Debbie Gibson: A Cantora Norte-americana fez uma actuacao memoravel e contava com apenas 20 anos de idade.

. Megadeth: O grupo americano de Trash Metal tinha acabado de lancar o seu quarto Disco, Rust in Peace, e apresentou uma versao de "Anarchy In The Uk" da banda de Punk Rock inglesa Sex Pistols. Na transmissao da TV Globo, o Jornalista Pedro Bial (que na epoca era Correspondente Internacional da emissora) chamou a banda por engano de "Megadeti", ao inves de correctamente Megadeth. (conhecendo-me a mim proprio nao me custava nada de por engano os chamar de "Megadeath" :) ).

. Engenheiros do Hawaii: Em sua primeira participacao num Rock in Rio, foi  votada por um inquerito de pesquisa como a segunda pior actuacao do festival, atras apenas da tambem banda brasileira Biquini Galvadao. Gessinger, Licks & Maltz, em pleno estouro do hit-cover "Era um Garoto...", nem sequer foram mencionados pela Folha de Sao Paulo (isso sem esquecer que os Engenheiros do Hawaii eram idolatrados por seu publico e bombardeados pela critica sendo inclusive citados pela Revista Bizz como os melhores de 90 para o publico e para a critica, como sendo os piores). Ainda assim o grupo foi reconhecido por ter feito um concerto de qualidade comparavel aos dos chamados gringos pelo jornal norte-americano New York Times, em sua cobertura.

. George Michael: Durante o seu concerto, teve a participacao do seu ex-parceiro no Wham! Andrew Ridgeley.

. Lobao: O Cantor foi contratado para tocar na Noite do Metal e encontrou a plateia inconformada com o curto concerto de Sepultura, que havia actuado antes dele, sendo atacado com copos e garrafas o publico descarregou sua furia nele. A situacao ainda ficou pior quando Lobao levou para o palco a Bateria da Escola de Samba Mangueira. Lobao na altura promovia o seu primeiro disco ao vivo, Vivo.

Queensryche: A banda americana faria o seu primeiro concerto no Brasil na noite dedicada ao Heavy Metal, o publico brasileiro nao conhecia a banda nem o seu repertorio, mas adorou a actuacao e a performance da banda ao vivo e posteriormente os Queensryche voltariam ao Brasil para fazerem outros concertos em diversas ocasioes.

. Moraes Moreira e Pepeu Gomes: Foi o ultimo concerto da digressao que a dupla vinha fazendo no Brasil e no exterior. Na sua apresentacao foi tocada uma musica chamada "Paz em Bagda" que havia sido escrita nas vesperas do concerto e que ate hoje nunca foi gravada.

. Billy Idol: Fez a sua primeira apresentacao no Brasil no dia 19. No dia seguinte ele fez outra actuacao no festival, que foi decidida a ultima da hora pela producao, para substituir Robert Plant (ex-Led Zeppelin), que tinha cancelado, na vespera, a sua apresentacao. A justificativa: A Guerra do Golfo. Mas, Idol nao deixou a desejar e protagonizou, novamente, uma das melhores apresentacoes daquele festival.

Tambem se apresentaram pela 1ª vez no Brasil o grupo New Kids On the Block (muito contestado por fans do verdadeiro Rock and Roll, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro), Information Sociaty, Lisa Stanfield entre outros.

Rock in Rio III. (2001):


. Iron Maiden: Desta vez como as grandes estrelas em cartaz, os Iron Maiden tiveram a honra de terminar a antepenultima noite que ficou conhecida como a "Noite do Metal" ou "Sexta Metal", devido a participacao exclusiva de representantes do estilo Heavy Metal. Os integrantes da banda consideraram a apresentacao memoravel, tendo-a transformado em CD e DVD Rock in Rio 2002. Esta actuacao regista a maior apresentacao da banda em termos de audiencia, que tocou para um publico de 250 mil pessoas. O concerto no festival tambem marcou o fim da digressao de promocao do Disco Brave New World.

. Sepultura: Os organizadores resolveram contratar o grupo mineiro quando faltava um mes para comecar o festival (o receio de um concerto desastroso como o de 1991 deveria ser muito seria inaceitavel uma banda como Sepultura fazer novamente um concerto de 30 minutos). O concerto do Rock in Rio III marcou o inicio da digressao do Disco Nation, que viria a ser lancado em Marco de 2001. Durante a execucao da faixa-titulo, um fan da banda invadiu o palco e foi repreendido pelos segurancas do evento, fazendo com que a banda interrompesse o concerto para ir em seu socorro. O Rock in Rio III tambem foi o primeiro grande festival brasileiro do grupo com o Vocalista americano Derrick Green.

. Rob Halford: Apos tocar em dois projectos diferentes (Fight e Two), o entao o ex-Judas Priest havia retornado ao genero que o consagrou mundialmente ao lancar o Disco Resurrection (2000). Alem de cancoes do disco citado, a sua actuacao teve tambem a interpretacao de cancoes do tempo dos Judas Priest. Ele tambem lancou um CD e DVD ao vivo com seu concerto, o Ressurrection World Tour - Live At Rock in Rio III (2008), que foi produzido por Roy Z, Produtor e Guitarrista que Trabalhou com Bruce Dickinson em sua carreira a solo.

. Guns N' Roses: O primeiro grande concerto da banda desde 1993, e apenas o Vocalista Axl Rose e o Teclista Dizzy Reed permaneciam desde aquela epoca. O Guitarrista Robin Finck surpreendeu a todos ao falar em portugues e tocando com sua guitarra uma versao do tema "Sossego", de Tim Maia.

. Papa Roach: Por sugestao de Axl Rose, os organizadores do Rock in Rio III contrataram o grupo de Rock Norte-americano, que mostrou serem dignos de actuar no festival tendo feito uma grande actuacao.

, Oasis: Quando se apresentaram no Brasil pela segunda vez, o grupo ingles liderado pelos irmaos Liam Gallagher e Noel Gallagher tinham acabado de lancar o CD e DVD ao vivo Familiar to Millions, que tinha sido gravado em Julho de 2000 na antiga estrutura do Estadio do Wembley, em Londres. Na viagem para o Brasil, o Vocalista Liam Gallagher assediou uma Hospedeira de Bordo da Companhia British Airways. Na conferencia de imprensa, perguntaram a Noel Gallagher o que seria para ele um mundo melhor e o Guitarrista disse: "Um ar mais puro e nada de Guns N' Roses". Apesar dos fans de Guns N' Roses protestarem em varios momentos, o concerto foi bem aceito pela plateia - em "Dont Look Back in Anger", Noel deixou o refrao final para o publico cantar, e agradeceu em portugues. Antes do final do concerto com "Rock 'n' Roll Star",  Liam afirmou: "Esta vai para o Senhor Rose".

. Pato Fu: Inicialmente os mineiros estavam contratados para tocar na Noite Teen Pop, mas pediram para tocar numa das noites do Rock, no caso a noite que tinha Guns N' Roses como atraccao principal. Acreditavam que o grupo de Fernanda Takai seria vaiado, mas foram aplaudidos pelo publico ali presente na plateia. Durante o seu concerto, a musica indedita "Eu", que seria editada no Disco Ruido Rosa. O concerto do Rock in Rio III fazia parte da digressao do Disco Isopor, com direito a dois panos de fundo com os Robos que aparecem no videoclip da Cancao "Made in Japan".

. R.E.M: O Lider e Vocalista da banda, Michael Stipe declarou que aquela foi uma das apresentacoes mais emocionantes da sua carreira, especialmente pelo facto de aquela ser a primeira vez que a banda se apresentava perante uma plateia de 250 mil pessoas.

. Ira! & Ultraje a Rigor: Os dois grupos paulistas que fizeram uma actuacao conjunta, conhecida na epoca como "Recreio dos Bandeirantes" (em referencia ao bairro vizinho Jacarepagua e ao Palacio do Governo do Estado de Sao Paulo). O Ira! subiu no palco primeiro abrindo com Gritos da Multidao e nele o entao Vocalista Nasi berrou: "Eu quero ouvir os gritos do Rock in Rio" e a plateia fez-lhe a vontade. O grupo lideraddo pelo genial Guitarrista Edgard Scandurra cantou no palco tambem seus outros sucessos como "Dias de Luta", "Nucleo Base" e a canca inedita "Vida Passageira" do recem-lancado Disco MTV ao Vivo. Em seguida, o Ira! chamou os membros do Ultraje a Rigor e juntos cantaram versoes como "Should I Stay Or Should I Go" do The Clash. Em seguida, o Ultraje assumiu o palco e cantou a maioria dos grandes sucessos dos anos 80 e ainda tocaram "Paranoid" do Black Sabbath. No final, o Ultraje a Rigor se despediu da plateia baixando as roupas debaixo e mostrando as nadegas, gesto irreverente que e uma marca registada pelo grupo liderado pelo Guitarrista e Vocalista Roger Moreira. Assim como o Ira!, o Ultraje a Rigor tambem estava promovendo o seu disco ao vivo, o 18 Anos sem Tirar!, lancado em 1999.

. Foo Fighters: Inicialmente, a banda nao foi convidada para participar do festival, mas depois de ver que o grupo liderava um inquerito de pesquisa sobre "atraccoes favoritas" feita no site do festival, os seus organizadores pensaram melhor. O Foo Fighters viria a apresentar-se no Brasil em Fevereiro de 2000 mas cancelaram as actuacoes depois que o quarteto musical descobriu que um dos concertos seria exclusivo apenas para clientes de uma companhia telefonica. Coincidentemente, o Vocalista Dave Grohl fazia anos no dia da apresentacao com direito a bolo trazido ao palco por sua esposa Melissa Auf der Maur (ex-Hole) e a um beijo de Cassia Eller. O concerto fez parte da digressao do Disco There is Nothing Left to Lose, editado em 1999.

. Capital Inicial: Tal como os Sepultua, a banda brasileira Capital Inicial tambem estava fora dos planos da organizacao a sua participacao no evento, mas depois foram incluidos e contratados. A bansa na altura fazia uma digressao com instrumentos musicais acusticos, seguido o Disco MTV Acustico, mas o Concerto no Rock in Rio III incluiu guitarras.

. Silverchair: Durante o concerto da banda australiana, alguns espectadores estenderam uma faixa que dizia "Grunge Not Dead" (Grunge Nao Morreu) e a banda tocou uma cancao inedita chamada "One Way Mule", que seria editada no Disco Diorama, lancado em 2002. Os Silverchair estavam ainda a promover o seu Disco Neon Ballrooom (1999).

. Cassia Eller: Numa conferencia de imprensa, a cantora afirmou que o Rock in Rio era o seu Woodstock. O seu concerto teve a participacao especial dos percussionistas do Grupo Nacao Zumbi e marcou o fim da digressao do Disco Com Voce... Meu Mundo Ficaria Completo, que havia sido lancado em 1999. Um momento memoravel foi quando Cassia mostrou os seios durante a interpretacao do tema "Come Together", dos Beatles. Cassia tambem fez questao de prestar uma homenagem a Kurt Cobain, dos Nirvana, cantando "Smeels Like Teen Spirit". Em 2006, a performance foi lancada no CD e DVD Rock in Rio: Cassia Eller Ao Vivo. Todos estavam longe de imaginar a tragedia que viria a acontecer no final daquele ano de 2001, Cassia Eller faleceria no dia 29 de Dezembro de 2001 com 39 anos de idade vitima de um infarto miocardio repentino.

Foi eleita a 18ª maior voz e 40ª maior artista da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil.

. Sandy e Junior: Com um publico presente na plateia estimado em mais de 250 mil pessoas, as actuacoes dos irmaos contam com varias trocas de roupa dos artistas e dos mais de 20 bailarinos. Os prestigiados concertos contam ainda com efeitos especiais e tecnologias que trazem sensacoes das quatro estacoes do ano Primavera, Outono, Inverno e Verao. Alem dos sucessos da carreira de Sandy e Junior, os cantores e musicos interpretam cancoes de artistas nacionais e internacionais. Sandy com apenas 17 anos de idade, cantou uma cancao brasileira de Elis Regina, Fascinacao. Junior com apenas 16 anos de idade, por sua vez, interpreta no concerto a cancao conhecida na voz do Musico Rob Thomas, na parceria com Santana, Smooth. Nesta musica alem de cantar e dancar, Junior toca percussao. Sandy e Junior entraram nas estatisticas do Rock in Rio de todos os tempos como os artistas de idade mais jovem a se apresentarem neste festival.

. Britney Spears: Obteve a maior audiencia ao vivo da sua carreira num numero estimado de 250 mil pessoas principal Artista da "Noite Pop" do festival, Spears conseguiu animar o publico com hits de sucessos como "... Baby One More Time" e "Oops!... I Did It Again". Todavia, nem tudo correu da melhor maneira. Britney Spears foi vaiada ao mostrar a bandeira estadunidense no concerto durante a musica "Lucky", seguindo o cronograma normal da digressao  como havia sido feito em todos os paises. No entanto, o publico considerou o mesmo gesto um total desrespeito tendo como consequencia a vaia a que foi submetida. Britney Spears se envolveu, tambem, em outra polemica devido as acusacoes de que a Cantora nao cantava realmente durante os seus concertos. Posteriormente foi esclarecido que Britney usou um reforco chamado "Base Pre-Gravada", na qual uma gravacao com a voz de Britney Spears cantando musicas e transmitida enquanto a Cantora canta ao vivo por cima dessa mesma gravacao, Apesar de provado que Britney realmente cantou ao vivo, a transmissao do evento nao captou o audio, somente a chamada "Base Pre-Gravada". A justificacao foi plausivel: a enorme quantidade de coreografias que seus concertos possuem torna-o totalmente impossivel ao vivo.

. Red Hot Chili Peppers: Em sua segunda vinda ao Brasil, com a digressao do Disco Californication e o regresso a banda do Guitarrista John Frusciante, a banda tocou no ultimo dia do festival, com direito a saudacoes em portugues por parte do Vocalista Anthony Kiedis e tambem do Baixista Flea. Foi uma das actuacoes mais emocionantes, por atrair nada mais, nada menos, do que 250 mil pessoas na arena. A noite tambem foi marcada por muita confusao e invasoes aos portoes.

A terceira edicao do Rock in Rio tambem foi marcada por:

. Quando faltavam quatro meses para o seu inicio, seis bandas brasileiras decidiram boicotar o festival. O boicote foi liderado pelo Grupo O Rappa, que teve problemas com a organizacao acima de tudo pelo horario do seu concerto, e teve o apoio dos grupos Skank, Raimundos. Cidade Negra, Charlie Brown Jr e Jota Quest. Com esse boicote, o cast do festival teve que ser reformulado.

. Carlinhos Brown: Convidado para actuar no terceiro dia do evento, o Cantor baiano, especializado no estilo conhecido como "Axe Music", foi hostilizado pelo publico presente, que o vaiou e atacou com garrafadas enquanto gritavam "Queremos Rock!". O facto repercutiu de maneira extremamente negativa.

. Oficina G3: A Banda de Gospel tocou no Rock in Rio de 2001, apresentando-se na Tenda Brasil, onde se apresentavam apenas artistas brasileiros de todos os estilos musicais.

. Os Nazaritos: Outra Banda Gospel que se aprensentou na Tenda Brasil, banda que tinha como Vocalista o Pr. Gustavo Legal.

. Blink-182: A banda ja havia estado no Programa Video Show, sendo naquela altura o grupo que esteve mais perto de tocar no Brasil, iria ser no Rock in Rio. Tom DeLonge, Vocalista, disse no programa que o grupo nao tocou no Brasil naquela oportunidade pois Axl Rose, dos Guns N' Roses , nao aceitou que os Blink-182 tocassem no mesmo dia que os Guns N' Roses, DeLonge disse na brincadeira que Axl Rose nao aceitou isso talvez por ele saber que os Blink-182 sao melhores que os Guns N' Roses, mas apos a insinuacao disse em seguida que realmente nao sabia o motivo.

Rock in Rio IV. (2011):

                                
. Slipknot: O grupo de New Metal, era um dos mais aguardados de todo o festival, fez a sua apresentacao no Palco Mundo digna daquilo que era esperada: barulhenta e feita para o publico encharcar suas camisas pretas de tao "fisica" que foi: o Vocalista chegou a fazer o publico "sentar" (para depois pular) e o DJ Starscream chegou a pular da estrutura da House Mix (lugar onde ficam os tecnicos de som), de uma altura de quase 4 metros de altura para o publico o segurar. Esta actuacao foi votada como sendo o melhor concerto do Rock in Rio IV em 2011 num festival por onde passaram nomes como Elton John, Metallica, Red Hot Chili Peppers, Stevie Wonder, Shakira ou Guns N' Roses entre outros. No intervalo de cada musica, o publico seguia os comandos e rdens do Vocalista Corey Taylor com extrema obediencia.

Maroon 5: Foram contratados a ultima da hora para ocupar o lugar deixado vago de Jay-Z. A banda de Los Angeles deu um dos melhores concertos do evento. A banda fez a penultima apresentacao no Palco Mundo no 6º dia. Sucessos como "This Love", "Moves Like Jagger", "Makes Me Wonder" nao deixaram o publico parado e muito menos indiferente, que cantou quase todas as 13 musicas. O encerramento do concerto foi um dos momentos mais marcantes do festival, onde a plateia fez um lindo coro com a musica "She Will Be Loved" e durante um momento, o Vocalista Adam Levine conseguiu dividir o publico e fazer metade cantar um trecho da musica e a outra metade cantar outro trecho ao mesmo tempo. No final do concerto, Adam disse emocionado que jamais iria esquecer esse momento.

Se a actuacao foi memoravel sem duvida seria bom recordar que a mesma so aconteceu por mero acaso ja que como se sabe os Maroon 5 so foram chamados a ultima da hora.

. Coldplay: Foram a atraccao final do Palco mundo no 6º dia do Rock in Rio 2011, Os Coldplay arrancaram gritos e suspiros ao cantar um trecho da musica Mas que Nada, de Jorge Ben Jor. A banda de Rock Alternativo britanica abriu a sua apresentacao com o tema Mylo Xyoto, cancao que dava nome ao novo e que viria a ser lancado 23 dias depois da actuacao no Rock in Rio, e na sequencia Hurt Like Heaven, tambem um lancamento. A banda deu um dos melhores concertos do festival, o publico cantou quase todas as musicas. Apos o festival, aumentaram bastantes os acessos as musicas da banda na internet, por parte dos internautas brasileiros. As caracteristica em grandes festivais sao os efeitos visuais aparecerem cedo demais: fogos de artificio, raios de laser e bolas coloridas tambem fizeram parte da festa da dispersa plateia, preocupada com as bolas.

. System of Down: O grupo se apresentou em publico no ultimo dia do festival. Foi a primeira vez que o SOAD veio ao Brasil, eles ja haviam dado um concerto um dia antes na Chacara do Joquei em Sao Paulo. A banda formada por Serj Tankian, Daron Malakian, Shavo Odadjian e John Dolmayan estavam em uma digressao de volta de um intervalo em que estiveram parados de 2006 ate inicio de 2011. O grupo foi chamado para o evento por conta de um inquerito de pesquisa numa sondagem feita no site do Rock in Rio em que o publico internauta elegeu a banda como a mais esperada para o espectaculo. Com um reportorio de 28 musicas, o System of Down nao desanimaram plateia e partiu desde os principios com Suite-Pee, abrindo o concerto com Prison Song, animando e fazendo o publico cantar junto Chop Suey, Bring Your Own Bombs e Toxicity ate finalizarem com Sugar e depois despediram-se das terras brasileiras e dos brasileiros. No final do concerto o Vocalista Serj Tankian vestiu a bandeira do Brasil, se ajoelhou no palco e agradeceu a todos dizendo: "obrigado!" e depos se despediu dizendo: "Tchau Brasil", o Vocalista tambem, no meio do concerto antes da musica Holy Mountais, deixou um recado ambiental: "Sem nosso ecossistema, morremos. Vamos salvar o meio ambiente", disse o Vocalista armenio, levando todos os fans dos SOAD a loucura,

. Stone Sour: A banda foi a segunda atraccao principal do Palco Mundo na noite 24 de Setembro de 2011 e conseguiu cativar parte do publico, mas ficou um pouco deslocada com o segmento principal da plateia, que na sua maioria eram fans de artistas de uma musica mais Pop, como NX Zero, Capital Inicial, Snow Patrol e Red Hot Chili Peppers. Mas mesmo com a "desvantagem" de fans, o Vocalista Corey Taylor cativou o publico sobretudo com o seu enorme sentido de humor. Apesar dos 20 minutos de atraso do inicio da apresentacao, Taylor decidiu arranhar no portugues apos duas musicas diante  de uma plateia que pulava a cada acorde. "Obrigado", arriscou ele, antes de iniciar um breve discurso com os fans em ingles.

. Motorhead: A famosa banda inglesa foi uma das atraccoes da Noite do Metal. O trio estava divulgando o Disco The World Is Yours e fez uma das apresentacoes memoraveis na Cidade do Rock. A plateia como e habitual em tantas outras vezes foi ao delirio quando Lemmy anunciou a execucao da Musica Going To Brasil (editada no Disco 1916), que fala da primeira digressao que o grupo fez ao Brasil em 1989. O Guitarrista brasileiro Andreas Kisser tocou guitarra junto de Phil Campell no tema Overkill, que fechou a apresentacao dos ingleses.

. Sepultura: O grupo de Metal fez uma apresentacao antologica no Palco Sunset, em parceria com o grupo frances Les Tambours du Bronx. Apesar da apresentacao elogiada, a actuacao do grupo no Palco Secundario foi muito criticada pelos fans brasileiros do Metal em geral, alegando que uma banda de representacao mundial como Sepultura merecia ter a sua actuacao no Palco Mundo, ainda que estivessem naquele que para muitos e o maior e melhor Festival de Musica. O concerto foi encerrado com a participacao de Mike Patton (dos Faith No More) cantando Roots Bloody Roots com Derrick Green. Os Sepultura na altura promoviam o Disco Kairos.

. Metallica: A apresentacao principal da Noite do Metal (talvez a razao dos Sepultura nao estarem no Palco Mundo) o quarteto estadunidense nao deixou ninguem na plateia ficar parado. O grupo nao promovia nenhum disco, mas incluiu o concerto do Rock in Rio na sua Vancation Tour 2011. O concerto tambem marcou a homenagem ao antigo Baixista Cliff Burton pelos 25 anos passados sobre a sua morte. Apos terem dado o concerto como terminado, a banda abriu uma enorme bandeira com o desenho do falecido Musico e Baixista da Banda, feita em parceria com a Comunidade Metalica do Brasil do Orkut com o Site Metallica Remains.

. Angra: Outra das atraccoes do Metal brasileiro. A presenca em palco dos integrantes foi merecedora de elogios, embora houvesse um reparo a fazer devido aos problemas que provocaram falhas na sonoridade. O mesmo facto lamentavel levou a que muitos se queixassem pela pessima qualidade de som, embora o publico tenha aplaudido o esforco deles. O concerto teve a participacao especial de uma amiga dos membros da banda, a Cantora finlandesa Tarja Turunen (Cantora de Metal mundialmente conhecida por ter sido Vocalista da banda finlandesa Nightwish), que participou em tres musicas, sendo que duas foram interpretacoes de Wuthering Heights (de Kate Bush) e Phantom of The Opera (de Andrew Lloyd Webber que sua ex-Banda Nightwish gravou e normalmente toca nos concertos). O concerto marcou o fim da digressao do Disco Aqua.

. Rihanna: Finalizou o 1º dia de concertos, cantando seus grandes sucessos do Album Loud e outros temas de sucessos na carreira da Cantora. A barbadiana chegou a ser vaiada pelo publico por inicialmente se ter atrasado 1 hora e 40 minutos, mas superou tudo, conseguiu dar a volta por cima e nao bastou tres musicas para que a conhecida Cantora Pop conquistasse o publico revoltado.

. Shakira: A Cantora colombiana subiu e pisou o Palco Mundo a 01:55 de sabado dia 1 de Outubro para fechar a quinta etapa de apresentacoes do Rock in Rio IV 2011. A Cantora foi recebida pela plateia com muitos gritos e aplausos de uma verdadeira legiao de fans, que esgotaram a Cidade Rock no Rio de Janeiro. Um fan menos comportado ou talvez mais fanatico emocionado com o momento invadiu  palco enquanto a colombiana cantava Waka Waka mas o incidente rapidamente foi resolvido pelos segurancas do festival que estavam de servico aquele concerto.Um dos maiores destaques da sua actuacao foi tambem o momento em que cantou em conjunto com a Cantora baiana Ivete Sangalo.

. Katy Perry: Juntamente com a Cantora dos Barbados  Rihanna a Cantora estadunidense de Musica Pop e Dance Music Katy Perry foi a principal atraccao da Noite Pop, mas ela acabou superando a colega e melhor amiga e causou um concerto que balancou o Rio de Janeiro. A cantora deixou a multidao aos delirios com sucessos do Album Teenage Dream lancado a 24 de Agosto de 2010. O destaque do seu concerto foi quando ela beijou um fan brasileiro. Primeiro Katy provocou a audiencia masculina que levou a que a situacao acontecesse: "Dizem que o Rio de Janeiro e o lugar mais quente do mundo. Gostaria de provar um brasileiro". E o sortudo da noite foi um ate entao anonimo fan de nome Julio Cesar de Salvo, 24 anos, morador de Sorocaba, interior de Sao Paulo. Sem camisa ele subiu ao palco e teve direito a beijos de Katy Perry.

. Mana: A banda de Rock mexicana liderada pelo Vocalista Fernando Olvera e o Baterista Alex Gonzalez, foi a terceira a subir ao Palco Mundo no 6º dia do festival, tocando varios de seus sucessos que vao do genero Reggae de "Oye mi amor" ao Rock sacolejante de "Corazon espinado" sucesso que teve a participacao especial de Andreas Kisser, dos Sepultura, tomando o posto do mexicano Santana, que toca guitarra na versao original do tema. A reaccao de emocao foi ainda melhor em "Vivir sin aire" (tema da telenovela "Mulheres apaixonadas de 2003). O "Luau in Rio" foi completado por "En el muelle de San Blas" (directamente da trama "Sabor da paixao", 2003). No final do concerto os elementos da banda jogaram bolas para o publico ao som de "Clavado en un bar" e abriram uma enorme bandeira do Mexico junto a do Brasil arrancando gritos e aplausos dos cariocas.

. Evanescence: Foi a primeira vez que a banda aparece em um Rock In Rio brasileiro. Foi uma das mais aguardadas da noite. Sua lider Amy Lee deu um show de talento cantando seus maiores sucessos desde a epoca do Fallen, sem deixar de lado sua simpatia e sua beleza.

. Guns N' Roses: A banda americana foi a ultima a entrar no Palco Mundo do festival. Foi a terceira vez consecutiva que a banda actuava no Rock in Rio. Porem, na ultima participacao, o atraso de Axl Rose e a forte chuva que provocava o clima desagradavel que se fazia sentir desanimou muitas das pessoas que estavam ali presentes, uma grande parte desistiu mesmo de esperar e o publicou comecou a ir-se embora mesmo antes da banda subir ao palco. Mas foi so o primeiro solo de guitarra entoar no ar que toda a chuva pareceu deixar de incomodar os fans que pacientemente esperaram por aquele momento, e foi ao som de Chinese Democracy que a banda apareceu e compensou o fans pela espera e pela noite chuvosa que estavam a passar. Era quase de manha quando Axl Rose e o resto dos elementos da banda deram o concerto por terminado, e foi ao som dp tema Paradise City com direito a DJ Ashba tocando o Hino Nacional no final de mais uma edicao de Rock in Rio encerrada com chave de ouro. A banda desanimou novamente os fans pela falha na voz do Vocalista, Axl Rose com um nivel muito baixo e na Musica "Sweet Child O Mine" o solo de guitarra de Slash, teve que ser dividido por duas guitarras.

Rock in Rio V. (2013):


.  Metallica: Depois da apresentacao no Dia do Metal da ultima edicao brasileira do festival, Roberto Medina o seu maior mentor e criador confirmou o grupo como um dos primeiros nomes do evento, ao lado de nomes como Iron Maiden e Bruce Springsteen.

. Bruce Springsteen: De acordo com Roberto Medina, o Rocker americano Bruce Springsteen era o maior desejo de seu pai para esta edicao do evento. O Cantor voltava a actuar no Brasil apos se terem passado 25 anos depois do seu unico concerto no pais dado na cidade de Sao Paulo.

. Avenged Sevenfold: Apos 4 concertos no Brasil um antes, a banda Norte-americana de Heavy Metal voltou em 2013 para fazer a apresentacao no festival.

. Slayer: Confirmados na Noite do Metal no dia 22 de Setembro, dia do encerramento, o Slayer prometeu sacudir o Rock in Rio e mostrar toda a sua agressividade juntamente tambem com Avenged Sevenfold estreantes no festival e com os experientes a tocar em Rock in Rio's e maduros Iron Maiden que tocavam na mesma noite. Era a primeira vez que a banda participava no evento.

. Iron Maiden: Figurinha carimbada no pais, uma das presencas mais assiduas de Rock in Rio's, os ingleses dos Iron Maiden voltaram a participar do festival em 2013. O nome do grupo foi um dos primeiros a ser falado tanto pela imprensa como pela familia Medina logo apos o final do Rock in Rio IV. A banda de Metal inglesa encerrou o evento, no segundo domingo do festival.

. Muse: O grupo ja se tinha apresentado no Rock in Rio em Lisboa, Portugal em 6 de Junho de 2008 na terceira edicao do mesmo evento em Lisboa e novamente em 27 de Maio de 2010 no Rock in Rio IV em Lisboa. A quinta edicao do Rock in Rio no Rio de Janeiro foi porem a primeira vez que os Muse actuaram na Cidade do Rock. Esta foi tambem a terceira presenca da banda em solo brasileiro do trio britanico, que se apresentou pela Black Hole and Revelations Tour em 2008 e abriu os tres concertos de U2 em 2011. Na altura da participacao no Rock in Rio a banda estava em digressao do seu sexto Album The 2nd Law.

. Beyonce: A Cantora Norte-americana ja se tinha apresentado no Brasil em 2010 com a Digressao "I am Tour..." nas cidades de Salvador, Florianoplis, Rio de Janeiro e Sao Paulo. A Cantora foi escolhida de acordo com um inquerito de pesquisa no site do Rock in Rio que a apontava como uma das actuacoes mais desejadas. No dia 4 de Fevereiro de 2013, um dia apos a apresentacao da Cantora no intervalo do Super Bowl XLVII, a equipa do Rock in Rio confirmou a apresentacao e actuacao da Cantora no Rock in Rio no encerramento da primeira noite do festival.

. Helloween: O quinteto alemao ja tocou diversas vezes no Brasil. Se apresentou no festival no dia 22 de Setembro, no Dia do Heavy Metal. O concerto se tornou em um dos melhores do evento. A banda foi fortemente elogiada pela imprensa em geral, tendo sido citada por Avenged Sevenfold, como uma de suas preferidas.

. Bon Jovi: A Banda de Hard Rock estadunidense foi confirmada a participar no evento, para promover o seu novo Disco "What About Now".

. Ghost: Os suecos da Banda Ghost tiveram a responsabilidade de tocar no Dia do Metal. Trouxeram um concerto diferente das outras atraccoes, os mascarados fizeram uma Missa Negra, ministrada pelo Papa Emeritus II.

. Alice in Chains: A banda Norte-americana foi confirmada para o dia 19, para promover o seu novo Disco "The Devil Put Dinosaurs Here".

. Sepultura: A banda brasileira de Metal natural de Minas Gerais formada em Belo Horizonte foi a primeira a ser confirmada para o festival. Tal como na anterior presenca repetiram a actuacao em parceria com os franceses do Les Tambours du Bronx, a actuacao de 2013 apenas teve a diferenca de que dessa vez a organizacao decidiu que a banda era merecedora de actuar no Palco Mundo. O concerto foi gravado e lancado em DVD.

. Florence and the Machine: A banda britanica comandada por Florence Welch tambem foi uma das atraccoes confirmadas para o dia 14 de Setembro.

. 30 Seconds to Mars: Lancando o novo Album Love, Lust, Faith and Dreams, a banda Norte-americana de Rock Alternativo se apresentou no dia 14 de Novembro ao lado de Florence e de Muse.


Nao deixando de ser um evento que esta agendado mas que ainda nao e um facto e curiosidade por ainda nao se ter realizado penso que vai ser o ja agendados a realizacao de casamentos entre gays a realizar-se no Rock in Rio VI (2015) no Rio de Janeiro. Ao realizar-se caso o mesmo evento nao seja cancelado vai sem duvida constar na lista de curiosidades e factos do Rock in Rio em tempos futuros.

A ideia partiu da propria organizacao do Rock in Rio VI ao lancar um concurso e a cerimonia sera realizada uma cerimonia por dia em que se casarao os 14 casais finalistas escolhidos a rigor entre muitos candidatos.

O primeiro casamento sera entre Naira Fernandes e Mayara Monteiro que esqueceram todos os preconceitos sociais de um casamento do genero assim como raciais ja que uma e negra e a outra e branca. Mayara pediu Naira em casamento num concerto de Beyonce na edicao do Rock in Rio em 2013 a companheira aceitou e o casamento vai realizar-se agora em 26 de Setembro de 2015.

Dados dos festivais de Rock in Rio's:

 Periodo em actividade: 1985-presente.
 Fundador: Roberto Medina.
 Locais:
                  Rio de Janeiro (1985, 1991, 2001, 2011, 2013. Futuras edicoes: 2015, 2017, 2019).
                 Lisboa (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014. Futuras edicoes: 2016, 2018).
                Madrid (2008, 2010, 2012).
               Los Angeles (2015. Futuras edicoes: 2017, 2019).


Como ja e habito quase no final da cronica nao quero deixar de mostrar a minha alegria por ter completado a mesma em cada publicacao (Cronica, Contos Breves, Noticias do Blog, Poemas e Poesia) que termino e sempre assim sinto que as coisas funcionam como se o Blog fosse um familia e cada publicacao que acrescento fosse mais um membro a fazer parte da mesma familia Cronicas de Manuel Goncalves. Esta devo salientar que me deu um especial prazer porque considero que ficou muito completa e ao inicia-la nunca pensei que pudesse ser tao extensa. Todas as dificuldades so me deram mais alegria agora que termino a mesma, digo sempre que quanto mais sao as dificuldades maior e o sentimento de vitoria.

Em relacao a este festival de musica chamado de Rock in Rio creio que nao importa se e no Rio de Janeiro, Lisboa, Madrid ou ate mais recentemente em Los Angeles creio que pelas edicoes dos mesmos passaram os maiores nomes da musica desde da sua criacao e vao continuar a passar o interesse das bandas em tocar num Rock in Rio e tao grande que uma banda de renome internacional nao se importa de tocar no Palco Sunset que e um Palco Secundario como foi o caso dos Sepultura em 2011 nao se sentindo desvolarizados por isso. Penso que este Festival de Musica Rock in Rio com tantas historias, factos, curiosidades e concertos ja comeca e a pedir a criacao de um museu.

Caro(a) leitor(a) espero que tenham gostado da mesma publicacao e cronica assim como eu gostei de escreve-lo, abraco e ate a proxima oportunidade.

                                                                                                              Manuel Goncalves












































 








 

Sem comentários:

Enviar um comentário