Página

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Santo Antonio de Lisboa, Santo Antonio de Portugal (1191/1195? -1231)



Entre Lisboa e Padua ou Portugal e Italia continua a teima o conhecido Santo Antonio e de Lisboa ou de Padua. Nao querendo estar a puxar a brasa a minha (ou a nossa sardinha) mas considero que alguem pertence ao lugar de onde nasceu e nao ao lugar de onde morreu sendo assim Santo Antonio nao e apenas de Lisboa mas de Portugal.

Se a Nossa Senhora de Fatima e sem duvida a Santa de maior referencia em Portugal e em muito ajudou a que o pais fosse reconhecido por muitos creio que fazendo referencia a santos, Santo Antonio de Lisboa esta no mesmo patamar. Creio que ja aqui (no blog) fiz referencia uma vez a um australiano ao saber que eu era portugues falar-me de Eusebio e Benfica e, seguidamente perguntar-me qual era a capital de Portugal! Santos, idolos e vedetas que ajudam a marcar o nome de um pais e a fazer reconhecer o mesmo em qualquer parte do mundo. Igualmente tive o episodio de um ingles depois de saber que era portugues comecar-me a falar da Nossa Senhora de Fatima, do santuario que ele ja tinha visitado das aparicoes e dos pastorinhos.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Amores de Guerra e de Africa



Nao houvera uma unica vez na vida que falasse ou lhe falassem de Africa que mesmo antes dele se recordar da savana, da selva, do calor tropical que lhe queimava a pele que ele nao recorda-se ela a sua Maria negra a mulher o amor que ele como tantos outros soldados deixara em pleno Ultramar e que jamais esquecera.

Juras de amor eterno, promessas de voltar para a ir buscar que jamais cumprira nao por culpa sua mas porque fora levado num engano. Antes de partir de regresso alguem lhe revelara que a aldeia dela tinha sido atacada por rebeldes e que nao tinham deixado sobreviventes. A historia do ataque fora-lhe confirmada o que o fez acreditar que o resto tambem fosse, mas nao era. Ele fora levado num engano e ela sem saber de nada toda a vida considerara que ele a tinha enganado e traido. Haviam ficado os dois levados uma vida num engano. Ela estava viva, tinha tido um filho seu fruto de uma gravidez que so descobrira depois dele partir de regresso e ele jamais sonhara com tal.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O Profeta Maome (c. 570-632)



Certamente nao me irao poder acusar-me de discriminacao por nao falar da Religiao Muculmana tao bem como falo da Igreja Catolica ou algo do genero. Devo dizer que tenho muitos amigos muculmanos mas nunca me deu para pensar em seguir os mesmos embora o estudo da Religiao em termos de conhecimento e Cultura Geral em muito me tem despertado interesse esta cronica e uma forma de aprender e descobrir coisas que desconhecia e fico a saber durante o trabalho de elaboracao e pesquisa da mesma cronica.

Foi-me dificil escolher as etiquetas e por opcao deixei de fora Civilazacoes Antigas embora o Profeta Maome seja descendente de uma dessas civilizacoes e tambem por falta de espaco Cultura Geral, Opniao Publica e por fim igualmente Antropologia. As vezes nao e facil fazer uma seleccao das mesmas etiquetas por isso procuro sempre associar aquelas que parecem serem mais associadas ao tema. Tambem quero desde ja informar que nao escrevo esta cronica com o intuito de ofender, ridicularizar, humilhar o Islao e os muculmanos ou o seu Profeta simplesmente e meu proprio desejo aprender e passar a informacao e ajudar as pessoas sobre o que e o Islao e o mundo Muculmano sou da opniao que o Islao nao e apenas o Estado Islamico, atentados e terrorismo.

domingo, 6 de dezembro de 2015

O Filho do Capataz e a Menina Condessa

 

Eram duros os tempos e todos lutavam por um destino uma vida melhor mas nada chegava sem o suor sair do rosto e para aquela gente de uma terra quase que desconhecida na provincia tudo poderia ser mais facil agora. A venda da Herdades dos Rouxinos ate entao quase que abandonada pelos antigos proprietarios e a certeza de que o novo dono a viria habitar dava esperanca de alguns postos de trabalho. Podia parecer pouco mas aquela esperanca para quem nada tinha era um principio.

Os camioes com mobilias tinham comecado a chegar na semana anterior e depois deles gente que dizia que vinha preparar a casa para o Senhor Conde vir habitar muito brevemente, depois da morte da esposa ele decidira isolar-se um pouco da sociedade e do mundo aquela gente que agora ali vinha ao palacete da herdade iriam ser os empregados domesticos no mesmo palacete do Senhor Conde o que dava a certeza de que o mesmo nao deveria contratar gente nova e da terra para servir na casa mas no trabalho da lavoura na herdade os proprios criados do Conde afirmavam que seria diferente.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O Desastre Nuclear de Chernobil

 

Foi uma daquelas tragedias que jamais pode ser esquecida nao so pela sua imensidao mas pela polemica que causou. Mais uma vez parecia que a antiga Uniao Sovietica ja com Mikhail Sergueievitch Gorbachev (1931) ainda  fazia tudo para esconder o que havia de errado dentro do seu territorio nao se preocupando (como foi o  caso) com a seridade das consequencias.

O caso aparentemente nao afectou apenas os seres humanos vivos mas inclusivamente os seres humanos que haveriam de nascer. Durante muito tempo criancas nasciam com problemas aparentemente causados pelo desastre da catastrofe de Chernobil e ainda hoje passado quase 30 anos o local e de alto risco e ao longo de um espaco a sua volta tudo e inabitavel e muitos afirmam que a tragedia poderia ter sido de menor dimensao se tivessem sido tomadas medidas adequadas mais rapidamente mas as autoridades competente assim nao o entenderam.