Página

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Analise e Resumo do Ano 2015


 
E costume dizer-se e com razao por esta altura "eis que e mais um ano que chega ao fim". Desde que escrevo no Blog consider este sem duvida o ano mais marcante e talvez mesmo ate tragico.

Eis que 2015 chega ao fim e o que nos faz lembrar o mesmo ano que recentemente vemos finalizar. O ano que agora vinda fica marcado sobretudo pelos dois ataques terroristas em Paris, fica marcado pela morte de cantores como Demis Rousssos (1946-2015), B B King (1925-2015) ou de Jim Diamond (1951-2015). Igualmente ainda nas artes um ano tragico para o Cinema Portugues que viu assim partir o Realizador Manoel Candido Pinto de Oliveira (1908-2015) mais conhecido por Manoel de Oliveira aos 106 anos e depois de 88 anos em actividade. Ja em Novembro foi a vez do Realizador Jose Manuel Carvalheiro da Fonseca e Costa (1933-2015) nos dizer adeus, entre outros estes foram apenas alguns casos em destaque.

2015 e um ano que sem duvida marca a Historia da Politica Portuguesa e Democracia com as eleicoes legislativas ganhas com uma minoria pela coligacao Portugal a Frente realizada pelo PSD e CDS que conquistam 36.86 % do eleitorado com 1.993.921 votos e 102 lugares na Assembleia da Republica foi um resultado insuficiente apos a uniao do Ps com os restantes partidos de Esquerda formarem uma uniao e ficarem com a maioria. Acaba por ser algo insolito ja que Portugal vai ser governado pelo principal derrotada das mesmas eleicoes, num pais livre e democratico e quase inacreditavel mas e verdade o pais acaba por ser governado por aquele que nao foi escolhido pelo povo em eleicoes livres e democraticas para governar.
                                                     
 
Corria o dia 7 de Janeiro de 2015 quando o Mundo e a Europa em particular com destaque para a Franca via acontecer na sua capital, Paris aquilo que poderia ter sido considerado o momento do ano a nivel internacional nao fosse o que se veio a repetir na mesma cidade quase no final do ano.

O Jornal Satirico frances Charlie Hebdo sofrera um ataque terrorista que viria a provocar 12 mortos e 11 feridos dos quais 5 foram considerados graves.

O jornal desde a muito que parecia travar uma luta contra ao Mundo Muculmano e com algumas publicacoes e ilustraces a serem vistas como verdadeiros insultos sobretudo para grupos de muculmanos radicais.

Apos o atentado veio a surgir uma verdadeira caca aos suspeitos que estavam em fuga e no total, durante os eventos entre 7 e 9 de Janeiro, ocorreram 17 mortos em atentados terroristas na Regiao de Ile-de-France, em Paris.

Centenas de pessoas e personalidades manifestaram seu repudio aos ataques orquestrados contra o jornal. O Presidente da Franca, Francois Gerard Georges Nicolas Hollande (1954), decretou luto nacional no pais no dia seguinte ao atentado. Em 11 de janeiro, cerca de tres milhoes de pessoas em toda a Franca, incluindo mais de 40 líderes mundiais, fizeram uma grande manifestacao de unidade nacional para homenagear as 17 vítimas dos três dias de terror. A frase "Je suis Charlie" (frances para" Eu sou Charlie") transformou-se em um sinal comum, em todo o mundo, de prestar solidariedade contra os ataques e para a liberdade de expressao.

A caca ao homem (no caso homens) teve inicio logo apos os atentados depois de um dos suspeitos ter deixado documentos de identificacao num carro abandonado. Os principais suspeitos eram agora s homens mais procurados de Franca e eram dois irmaos Said Kouachi, 34 anos, e Cherif Kouachi, 32 anos que tinham ja antecedentes crimais e eram vistos como muculmanos radicais, cherif tinha ja sido preso em 2005.

No final de 54 horas de terror entre 7 e 9 de Janeiro foram mortos pela policia que nao teve outra solucao devido aos mesmos afirmarem ter preferencia em tornar-se martires a renderem-se. A policia tornou-os alvos a abater, e abateu-os, terminava assim dois dias de terror com um cerco final de 7 horas numa empresa grafica onde os dois irmaos se tinham conseguido barricar.

Entre as vitimas mortais encontravam-se 10 membros do Jornal Charlie Hebdo e 2 policias 1 dos quais era Muculmano.

Entre outros acontecimentos durante este evento passando pelo barricamento num supermercado de origem Judaica por parte de Amedy Coulibaly nos arredores de Paris outros eventos se sucederam relacionados com o mesmo. Porem se esta parecia ser uma tragedia que tao cedo nao teria qualquer semelhanca em Franca, quem assim pensava so se pode dizer que estava bastante enganado,  pior estava por vir e nao demorara um ano para o mesmo se vir a confirmar.


No dia 18 de Janeiro o Cidadao brasileiro  Marco Archer Cardoso Moreira (1961-2015) preso pelo crime de trafico de drogas em Cilacap, Java na Indonesia desde 2004 e que estava condenado a morte fora executado.

O brasileiro passara 11 anos nas prisoes indonesias e via-se condenado a morte pela justica indonesia onde tambem via todos os pedidos de clemencia do governo brasileiro serem negados pela justica e autoridades indonesias. O mesmo facto resultou numa enorme polemica politica e diplomatica entre os dois paises Brasil e Indonesia e que provocou que o Embaixador brasileiro em Jacarta fosse chamado ao Brasil pelo governo da Presidente Dilma Vana Rousseff (1947).

Apos a execucao e morte de Marco Archer, a Presidente do Brasil Dilma Rousseff, publicou um comunicado afirmando estar indignada e que esta condenacao afectava gravemente as relacoes politico e diplomaticas entre os dois paises (possivelmente com empresas brasileiras a deixarem de apostar na Indonesia tambem). Dilma chamou o Embaixador para consultas.

Apos a execucao o corpo de Archer foi cremado e as cinzas transportadas para o Brasil. O mesmo afirmou quase ate ao fim ter esperanca num perdao por parte da justica indonesia e pedia uma segunda oportunidade mas tal nao veio a acontecer.

Marco Archer viria a tornar-se o primeiro cidadao brasileiro a ser executado com a pena de morte fora do Brasil assim como o primeiro Ocidental a ser executado pelas autoridades indonesias. Marco Archer optou por ser executado de pe e vendado, apos ter sido dada a ordem o pelotao disparou sobre o mesmo e Archer morreu 10 minutos depois da execucao atingido por um unico tiro no peito.

Pode parecer desumano mas Archer sabia onde se estava a envolver e sabia quais podiam ser as consequencias mas a ganancia e a quantia de dinheiro que iria receber falou mais alto. Archer sabia tambem que o crime que estava a cometer era punivel com pena de morte no pais para onde levava a carga de droga, mostrou-se arrependido mas teria alguma vez mostrado arrependimento se tudo tivesse corrido bem? Na minha opniao a historia de Marco Archer e um exemplo vivo de que o crime nao compensa.


O mes de Janeiro de 2015 foi tambem o mes que via falecer uma das maiores vozes mundiais da musica internacional Demis Roussos nome artistico de Artemios Ventouris Roussos  foi tambem considerado o pioneiro de musicos estrangeiros que viriam a cantar em ingles onde depois outros musicos e bandas viriam a seguir o seu exemplo como foi o caso mais conhecido dos suecos Abba.

Demis Roussos depois de ter parcerias com o grupo Aphrodite's Child que tinha o mesmo como Vocalista e o Multi-instrumentista Evangelos Odyssdeas Papathanassiu mais conhecido somente pelo seu nome artistico Vangelis (1943) apostou numa carreira a solo e com a sua voz unica imortalizou temas como Forever and Ever; Souvenirs; Rain and Tears; My Friend the Wind; Goodbye, My Love, Goodbye;  entre muitas outras. Demis teve a proeza de cantar em varias linguas gravando temas imortais da musica espanhola, francesa, italiana e ate portuguesa entre outros idiomas. Num concerto seu no Brasil conseguiu a proeza de esgotar o Estadio do Maracana com a capacidade para 150.000 pessoas facanha igualmente conseguida apenas por Frank "Albert" Sinatra (1915-1998).


Ao longo da sua carreira ganhou um Disco de Ouro com seu LP “Demis”, o qual foi seu unico sucesso nos Estados Unidos, onde se cre nunca foi uma verdadeira referencia. Por outro lado, o cantor fez muito sucesso na Europa e na America Latina. Foi citado no Livro de Recordes de Guinnes como personalidade de destaque do mundo do entretenimento musical das decadas de 70 e 80. Foi contemplado com mais de 100 discos de ouro, platina e diamante.


Em pleno mes de Fevereiro, Portugal assistia a um dos casos mais caricatos da justica em 2015, muitos perguntavam como era possivel a justica cometer tais injusticas e o sucedido era uma prova viva de que o crime em certos casos compensava pelo menos em Portugal. O mesmo era um incentivo e exemplo para muitos continuarem a seguir o mesmo caminho, da marginalidade.

Hugo Ernano Militar da GNR matou um jovem de 13 anos (jovem de idade, jovem para a sociedade mas ao que parece nao tao jovem para roubar) durante uma perseguicao, foi condenado a uma pena de cadeia de 9 anos por homicidio simples.

O caso remontava o ano ja de 2008,11 de Agosto, quando o pai da vitima (se assim se pode chamar a um de pai e a outro de vitima talvez a vitima seja mesmo o condenado) Sandro Lourenco levou o filho para cometer um assalto a uma vacaria. Na fuga aos militares da GNR, Paulo Lourenco de 13 anos, foi alvejado por um disparo feito pelo Militar que apontava para os pneus da carrinha onde pai e filho seguiam ja em fuga. Sandro Lourenco na altura era tambem um foragido da Cadeia de Alcoentre local onde se encontrava a cumprir uma pena de 8 anos.


Hugo Ernano depois de ter sido ja condenado em 2013 a penas de 9 anos de cadeia e a ter que pagar indemnizacoes em dezenas de milhares de euros a mae da pseudo vitima viu-se finalmente absolvido da pena de prisao ja a 10 de Dezembro. Em contrapartida viu-se premiado a pagar uma indemnizacao milionario o caso esta ainda por chegar a uma decisao final ja que a defesa apresentou recurso e planeia levar o caso para a justica do Tribunal Europeu.

 
O nome de Earl Francis Lloyd (1928-2015) pode ser totalmente desconhecido para muitos mas ele iniciou uma nova era no Basquetebol nos Estados Unidos e na chamada liga da NBA ao tornar-se o primeiro atleta negro a jogar na mesma liga, morreu, em 26 de Fevereiro de 2015.

Llyod morreu aos 86 e teve um inicio de carreira muito complicado devido a um ideal americano ainda muito racista na epoca onde os negros africanos ou mesmo afro-americanos nao eram bem vistos e aceites na sociedade em geral.

Podia ter tido um inicio de carreira facil, mas nao foi. Na epoca, alias, era dificil se-lo. Llyod levou cuspidelas, ouviu adeptos a pedirem-lhe para mostrar a cauda e, as tantas, ate lhe diziam para regressar a Africa. Assim se viu envolvido em insultos racistas contra a sua pessoa, nao uma, duas ou tres vezes. Teve que aprender a lidar com isso e chegou a ser impedido de entrar em hoteis e restaurantes com os seus colegas de equipa Llyod na altura podia ate ter dinheiro e nome mas tinha um problema para a sociedade americana "era preto".


E evidente que ultrapassou tudo isso e hoje vendo um jogo de Basquetebol da Liga Americana, NBA, e impensavel imaginar que tal tenha acontecido quando se ve duas equipas em campo, cinco jogadores para cada lado e muitas vezes dez negros em campo.

Penso que Earl Llody nao e tao conhecido e nem atingiu a fama de jogadores como Michael "Jeffrey "Jordan (1963), Earvin "Magic" Johnson Jr (1959) ou Shaquille Rashaun O'Neal (1972) entre centenas de outros, senao ja milhares de jogadores negros que se seguiram a jogar na NBA mas foi ele sem duvida o pioneiro que mudou a historia do Basquetebol Americano que ate entao era um desporto disputado apenas por atletas brancos.

Earl Lyody iniciou a sua carreira na temporada de 1950/1951 e terminou em 1959/1960 como jogador representou os Washington Capitols entre 1950-1951, Philadelphia 76ers (tambem conhecidos como Syracuse Nationals) entre 1952-1958 e Detroit Pistons 1958-1960. Como Treinador esteve ainda ao servico dos Detroit Pistons entre 1971-1972.  Nas estatisticas de jogador ao longo da carreira contou com 4682 pontos, 3609 recuperacoes de bola e 810 assistencias. No momento do seu inicio de carreira o mesmo foi humilhado por ser negro a NBA estava agora de luto ou vestida de negro no momento da sua morte.


O ano de 2015 e igualmente o mes de Fevereiro foi um mes marcante para os fans da serie Star Trek (Brasil: Jornada nas Estrelas; Portugal: Caminho das Estrelas) que sem duvida se tornou uma das series de ficcao cientifica mas conhecidas da televisao viram partir uma das personagens da mesma serie mais emblematicas.

Leonard Simon Nimoy (1931-2015) foi um Actor que nao se pode considerar fora de serie mas fez um dos papeis mais marcantes na historia do cinema, o Sr Spock da Serie de Ficcao Cientifica da TV, Caminho das Estrelas. Tambem actuou ainda na na serie que se tornou igualmente um classico da televisao Missao: Impossivel, nas temporadas de 1969-1971 e fez um episodio da primeira temporada do Agente 86 tendo ainda participado do Episodio "O Gorila" da Serie Bonanza, em 17 de Dezembro de 1960.

Ao longo da vida Nimoy dedicou-se a outros trabalhos e objectivos entre os quais se dedicou a poesia, pintura e fotografia.


Nimoy tinha tambem alguns habitos de vida diaria como por exemplo o facto de ser vegetariano. Pai de dois filhos fruto da relacao de casamento com a Actriz Susan Bay com quem foi casado pela segunda vez desde 1988 ate a data da sua morte. Nos ultimos anos estava afastado do cinema e dedicara-se a fotografia.

O Actor havia informado, no comeco de 2014, que estava com uma Doenca Pulmonar Obstrutiva Cronica (DPOC), ocasionado por anos do habito de fumar. Em 27 de Fevereiro de 2015, morreu pelo agravamento e complicacoes da doenca. Foi sepultado em Hillside Memorial Park Culver City, Los Angeles, California nos Estados Unidos.


O nome de Lee Kuan Yew (1923-2015) certamente sera desconhecido para algum e o seu nome para outros pode ser dificil de divulgar outros podem ainda perguntar. Quem e, quem foi Lee Kuan Yew?

Lee Kuan Yew foi Primeiro-Ministro de Singapura de 1959 a 1990. Lee foi tambem Co-fundador e Secretario-Geral do Partido de Accao Popular (PAP), Lee levou o partido a uma vitoria esmagadora nas eleicoes de 1959, coordenou a separacao de Singapura da Federacao da Malasia ja em 1965 e foi Lider Nacional durante a transformacao de Singapura, que passou de um entreposto subdesenvolvido para passar a ser e se tornar num dos Tigres Asiaticos, com uma Economia tipica do Primeiro Mundo. Lee embora ja falecido continua a ser considerado uma das figuras politicas mais importantes que passou pelo Sudeste Asiatico, e tambem chamado de o "Pai de Singapura".

Seu sucessor, Goh Chok Tong (1941), concedeu a Lee o cargo de Ministro Senior. No Governo seguinte, do filho de Lee Kuan Yew,  seu filho mais velho, Lee Kuan Yew assumiu o Gargo de Ministro Mentor.

Lee Kuan Yew havia encerrado a sua vida politica ja em 2011 e viria a falecer pacificamente em 23 de Marco de 2015 aos 91 anos vitima de uma Pneumoia Grave que causara o seu internamento hospitalar desde o dia 5 de Fevereiro.
                
 
Em 2015 tal como no Ano anterior de 2014 foi um ano que teve alguns acidentes aereos que ficaram na Historia do ano.

O nome de Andreas Gunter Lubitz (1987-2015) era um nome que ate a um dos momentos mais tragicos de 2015 nada dizia para o mundo ele era um desconhecido em geral mas nao iria ficar assim para sempre. Lubitz chegara a afirmar para uma antiga namorada que um dia todos iriam saber quem ele era, e assim foi, o mundo soube quem ele era da pior maneira e forma.

Andreas Lubitz junta-se a Companhia Aerea Alema Germanwings em Setembro de 2013 e tinha apenas 630 horas de voo e ja na altura da sua formacao apresentava ter problemas de saude mental  ao ponto de ter parado o mesmo curso durante alguns meses. Anos antes de se ter tornado Piloto tambem parece que fora tratado de um problema de depressao grave em que revelava sofrer de tendencias suicidas.

Tornou-se publico que Lubitz nao estava capacitado para pilotar e algumas pessoas sabiam disso, nao apenas ele. Algumas pessoas que conviviam com o mesmo conheciam e sabiam do seu problemas psicologicos e algum tempo antes da tragedia Andreas Lubitz tinha passado numa junta medica que declarou que o mesmo tinha problemas e nao estava capacitado para pilotar. Pergunta-se porque razao se permitiu que continuasse a exercer as funcoes? Lubitz segundo algumas fontes teria ainda problemas de visao.

O Voo da Germanwings 9525 partira de do Aeroporto Internacional de Barcelona com destino ao Aeroporto de Dusseldorf fazia portanto um trajecto entre Espanha e Alemanha e levava a bordo 144 passegeiros e 6 tripulantes de 16 nacionalidades diferentes nao houve sobreviventes do mesmo acidente em que um Aviao Airbus A320 se despenhou nos alpes franceses a 24 de Marco de 2015.


No dia 24 de Marco, o Bureau d'Enquetes et d'Analyses pour la Sécurite de l'Aviation Civile (BEA) uma Agencia do Governo Frances com missao de investigar acidentes aereos iniciou uma investigacao, acompanhado pelo seu Homologo alemao, a  German Federal Bureau of Aircraft Accidents Investigation (BFU).

Ainda no dia 24 de Marco o BEA enviou sete investigadores ao local do acidente, Macico dos Tres Bispos nos Alpes Ocidentais na sua seccao dos Alpes da Provenca e se encontra no departamento frances dos Alpes da Alta Provenca, na Regiao de Provenca-Alpes-Costa Azul, acompanhados por representantes da Airbus e CFM International. O BEA informou na ocasiao que iria realizar uma conferencia de Imprensa a 25 de Marco.

Uma das caixas das caixas negras, que regista os dados de voz no Cockpit, foi encontrada pela Equipa de Salvamento no mesmo dia do acidente. Uma semana depois foi encontrada a segunda Caixa Negra, que regista os paramentros de voo.

Ja em Maio de 2015, o BEA  publicou um relatorio preliminar com o resultado das investigacoes, confirmando que, durante a fase de cruzeiro, o Co-Piloto ficou sozinho no Cockpit, travou a porta e, intencionalmente, alterou a programacao do Piloto Automatico para dar instrucoes ao aviao para que reduzisse sua Altitude ate colidir com o terreno. O Co-Piloto nao abriu a porta da cabine durante a descida, apesar dos pedidos de acesso feitos atraves do Comando Sonoro de Acesso, do interfone do Cockpit e das tentativas que o Comandante fizera para o mesmo abrir a porta. Sons de respiracao foram registados na gravacao de voz do Cockpit ate alguns segundos antes do fim do voo, por conseguinte, atribuidos ao Co-Piloto.


Andreas Gunter Libitz, nasceu em 1987 na cidade alema de Montabaur, Co-Piloto do tragico voo, foi apontado  como sendo ele o responsavel pelo acidente, operando de forma deliberada os controlos para aumentar a velocidade e reduzir a Altitude do aviao, segundo apuraram e concluiram as investigacoes finais.

As investigacoes iniciais, principalmente a leitura das gravacoes do gravador de voz e posteriormente a leitura dos dados de voo, levaram a conclusao final de que Andreas derrubou intencionalmente o aviao, trancando-se sozinho no Cockpit, que foi confirmado posteriormente no relatorio preliminar publicado pelo BEA.

Andreas tinha 27 anos e vivia com os pais em Montabaur, tendo tambem um apartamento em Dusseldorf. Nao lhe eram conhecidas ligacoes a movimentos terroristas, foi descrito por vizinhos e familiares como uma pessoa simpatica e acessivel.


O mes de Abril de 2015 fechou um ciclo do Cinema Portugues e viu morrer uma das pessoas que mais vez pelo mesmo desempenhando a funcao de Realizador de Cinema.

O dia 2 de Abril de 2015 foi o dia em que alguem disse que era o dia pelo qual ja todos esperavam porque afinal nada e nem ninguem e eterno nem mesmo alguem que tenho vivido 106 anos e continuasse no activo na area profissional que o tornou famoso e popularizou e que ele tao bem soube recompensar ao longo de uma carreira nao centenaria mas que contava ja com 88 anos.

Manoel Candido Pinto de Oliveira (1908-2015) foi dos poucos realizadores a viver e acompanhar toda a evolucao do cinema passando do Cinema Mudo ao Cinema Sonoro e do Cinema a Preto e Branco ao Cinema a Cores.

Oliveira continuava em actividade ate pouco antes de falecer e ao longo da sua longa carreira na qual se tornou o Realizador mais idoso em activade da actualidade e de todos os tempos realizou 32 longas-metragens iniciando com Aniki-Bobo (1942) e terminando as suas longas-metragens com O Gebo e a Sombra (2012); trabalhou como Realizor igualmente em 17 curtas e medias metragens, Douro, Faina Fluvial (1931) e O Velho do Restelo (2014); em 9 outros filmes e documentarios, Os Ultimos Temporais: Cheias do Tejo (documentario) (1937) e o Conquistador conquistado (2011). Oliveira mesmo no cinema teve outra funcoes para alem de Realizador como Actor em 5 filmes, Fatima Milagrosa (1928) e Lisbon Story (1994) e foi ainda Supervisor A Proposito da Inauguracao de Uma Estatua - Porto 1100 Anos (1966) e Sever do Vouga... Uma Experiencia (1970).


Ao longo de uma carreira de sucesso recebeu diversos premios ligados ao cinema e artes. Foi digno de diversas homenagens e condecoracoes e estou certo que nao seria por falta de merito que o mesmo nao tera lugar no Panteao Nacional em Lisboa ao lado de grandes personalidades das mais diversas areas e a lado de grandes portugueses como ele o foi.

Logo apos o anuncio da sua morte foi declarado dois dias de Luto Nacional e a cidade do Porto de onde o mesmo era natural teve de luto tres dias, lembro-me de alguem dizer que nao era so o Cinema Portugues que perdia um grande Realizador mas a cidade do Porto perdia igualmente um grande homem e filho.

"A vida e uma derrota" foi um dos seus pensamentos que afirmou ao longo dos seus 106 anos de vida mas se na verdade a vida era uma derrota ele deixou de viver essa derrota no dia 2 de Abril de 2015 tendo comecado a jornada dessa derrota no longinguo 11 de Dezembro de 1908, faleceu calmamente em casa na cidade do Porto que o viu nascer e que ele tanto amava e chegara a homenagear nos seus filmes.


Apesar do ano no geral aparentar ter tido mais aspectos negativos que positivos mesmo a nivel nacional em alguns pontos ainda que nao muitos o ano 2015 teve situacoes marcantes pelo ponto positivo.

No desporto apesar de nenhuma epquipe portuguesa em 2015 ter chegado tao longe como chegou o SL Benfica nos dois anos anteriores a uma final europeia de futebol este ano Portugal conseguiu finalmente fazer historia mais uma vez no Hoquei em Patins onde e uma velha potencia que lamentavemente nos ultimos anos tem estado um pouco apagada e desviada dos grandes sucessos do passado.

Em plena Taca das nacoes de 2015 Portugal conseguira qualificar-se para mais uma final e iria ter pela frente a igualmente poderosa Espanha que tinha vencido por 1-0 Portugal na fase de grupos mas agora a historia era outra diferente, bem diferente uma final e sempre uma final e nao era a primeira vez que Portugal ganhava uma final contra um adversario com quem perdera na fase de grupos.

Ao intervalo Portugal, vencia por 2-1, o resultado era fruto de uma boa entrada em jogo com um golo de Helder Nunes (1994) aos 7 minutos e mas Antonio Perez(1990) faria o 1-1 para a Espanha aos 9 minutos no entanto o empate teve pouca duracao bastou 4 minutos e Goncalo Alves (1993) ao 13 fez crescer de novo a esperanca dos lusitanos porem ja no segundo tempo aos 28 minutos de livre directo o mesmo Antonio Perez viria a marcar e a fazer novo empate.

A tres minutos do fim, Joao Rodrigues roubou uma bola na defesa e, em contra-ataque, perseguido por dois adversarios, foi mais forte e aguentou a pressao e sentenciou o resultado final e a partida, fazendo o 3-2 final.

Portugal conquistou a 66ª Taca das Naces em Hoquei em Patins, apos vencer a Espanha, em Montreux, Suica, por 3-2, alcancando o seu quarto titulo seguido e o 18º da história.

Infelizmente nao tive o prazer de assistir e vibrar com a partida mas esta historia faz-me lembrar algo semelhante e a melhor partida de Hoquei em Patins que tive o prazer de assistir.


Corria o ano de 1993 e em Italia jogava-se o XXXI Campeonato do Mundo de Hoquei em Patins num Grupo A composto por Italia, Portugal, Argentina, Suica, Estados Unidos e Franca era um grupo que se podia chamar da morte ja que estavam no mesmo tres potencias do Hoquei Patins Italia a jogar em casa, Portugal e Argentina.

Tudo correu bem a Portugal vencendo e goleando Suica por 12-0 e Franca por 19-2 viria a perder com a Italia 6-0 ganhando depois a Argentina 5-8 e Estados Unidos 14-2, tudo estava bem se na fosse a derrota com a Italia Portugal ficou em segundo lugar no grupo e partiu para a fase seguinte.

Nos Quartos de final voltou as goleadas desta vez por 11-1 frente a Alemanha nas Meias finais encontrou outra potencia os vizinhos espanhois e venceu por 4-1. Estava na final frente mais uma vez a Italia e o resultado da fase de grupos adivinhava um jogo dificil, complicado uma final quase perdida.

Apos um empate a tres bolas Portugal realizou nas grandes penalidades aquilo que poucos achavam ser possivel ganhou por 4-3 nas penalidades, foi um resultado e partida historica o melhor jogo de Hoquei em Patins que me lembro de ter assistido.


A foto acima do antes e depois demostra bem o que foi a tragedia provocada pelo sismo que abalou o Nepal em 25 de Abril de 2015.

O sismo do Nepal foi um sismo de Magnitude 7,8 na Escala de Richter (sendo portanto considerado Grande inferior no entanto ao de Lisboa em 1 de Novembro de 1755 que e apontado na mesma escala como 9,0 sendo esse chamado e considerado Excepcional dois niveis acima deste do Nepal em 2015. Agora faco referencia a isso para que se possa imaginar com um sismo e tragedia maior e sem os mesmos meios e condicoes quem viu esta tragedia no Nepal pode imaginar o que foi em Lisboa em 1 de Novembro de 1755), ocorrido em 25 de Abril de 2015, que resultou em milhares de feridos e mortos Nepal, India, Bangladesh, Paquistao e China. O mais atingido foi o Nepal, sendo que o mesmo terramoto foi o mais violento a atingir o Pais em 81 anos. O governo nepales declarou um Estado de Emergencia e mais de 4,6 milhoes de pessoas foram afectadas pela tragedia.

A duracao do sismo variou entre 30 segundos e 2 minutos e  mesmo foi sentido igualmente na India, Bangladesh e no Tibet (China), alem de ter provocado uma avalanche no Monte Everest, onde viria a causar so ai a morte a dezoito alpinistas.

Um segundo grande terramoto ocorrreu em 12 de Maio de 2015 com uma Magnitude de Momento de 7,3. Mw. O epicentro foi perto da Fronteira com a China entre a capital Catmandu e o Monte Everest. Mais de 65 pessoas morreram e 1200 ficaram feridas por causa desse sismo.


O abalo sismico desencadeou uma avalanche no Monte Everest matando pelo menos 17 pessoas no Campo Base do Everest. Uma equipa de montanhistas do Exercito Indiano tera conseguido recuperar 18 corpos.  Dan Fredinburg, um Engenheiro e Executivo da Google que escalava com outros tres funcionarios da empresa e ia documentando a caminhada em redes sociais, estava entre as vitimas. Estima-se que entre 700 a mais de 1000 pessoas estavam na montanha no momento do sismo, com pelo menos 61 feridos e um numero desconhecido de desaparecidos em acampamentos de maiores altitudes. O epicentro do sismo foi a aproximadamente 220 KM a Oeste do Everest.

Alguns edificios considerados de Patrimonio Mundial pela UNESCO localizados na Praca Darbar, em Catmandu, como a Torre Dharahara, construida em 1832, entraram em colapso, matando pelo menos 180 pessoas. O lado Norte do Templo Hindu Janaki Mandir tambem foi danificado e varios templos foram completamente destruidos pelo terramoto. Alguns outros monumentos, como o Templo Kumari e o Taleju Bhawani, entre outrosm desabaram parcialmente. o topo  do Bageshwori Temple Jay em Gaushala e algumas partes dos templos de Pashupatinath, Swayambhunath e Boudhanath tambem foram destruidas. Entre 25 de Abril de 2015, dia do primeiro sismo e o dia 28 foram registadas 96 replicas, sendo duas de intensidade superior a seis graus.

Segundo o Centro Nacional de Operacoes de Emergencia do Ministerio do Interior, mais de 100000 residencias foram destruidas por todo o pais e 77000 parcialmente destruidas. Dos mais de 5200 mortos registados ate 29 de Abril 4739 corpos haviam sido devolvidos as suas familias apos identificacao e procedimentos legais. O numero de feridos tambem chegava a mais de 10300.


A Regiao Autonoma da Madeira pode e vai certamente continuar a ser um "Jardim" mas ja nao sera de Alberto Joao Cardoso Goncalves Jardim (1943) mais conhecido somente por Alberto Joao Jardim.

A 17 de Marco de 1978, com 35 anos de idade, um jovem, Alberto Joao Jardim assumia a lideranca do Governo Regional. Em 2015, aos 71 anos de idade, o historico Lider do PSD/Madeira, ja substituido na lideranca do partido apresentava a demissao do cargo. Ficou para tras o que se pode chamar de um verdadeiro reinado com quase quatro decadas de vitorias.

Foram 13450 dias, 442 meses - mais dois completaria 37 anos. Foram 10 eleicoes regionais consecutivas a ganhar sempre com maioria absoluta. A somar legislativas, autarquicas, europeias e algumas presidenciais: no total Alberto Joao Jardim clamou vitoria em cerca de 40 escrutinios eleitorais. A mais longa travessia no poder em Portugal desde a implantacao da Republica em 1910, conheceu em 2015 um ponto final: o Presidente do Governo Regional da Madeira apresentava a demissao do cargo ao representante da Republica. Era o fim por alguns ja esperado do Jardinismo.

O "reinado" de Jardim deixa como marca a construcao de infraestruturas em todo o territorio, aproveitando sobretudo os fundos comunitarios, entre as quais se destacam as obras de reconstrucao das estruturas afectadas pelo temporal que afectou a regiao a 20 de Fevereiro 2010. Mas esta transformacao teve como preco, uma elevada divida publica, avaliada em 6,3 bilhoes de euros, o que veio a resultar num plano de ajustamento economico e financeiro negociado com o Governo da Republica, que viria a ditar uma elevada carga fiscal para os madeirenses e a perda de alguma autonomia.

 

Insensato, desbocado, inconveniente, provocador, o "Bokassa" da Madeira. Nestes quase 37 anos nao foi poupado a adjectivos. Tambem nunca os poupou, muito pelo contrario. A lista de "mimos" que o Dirigente madeirense foi distribuindo com grande profusao entre adversarios politicos, internos e externos, governos - ou jornalistas e inesgotavel, "rascas", "rafeiros", "traidor", "bando de loucos", "covardes", mafiosos", "parvalhoes", "abutres", "malandros", "canalhas", "vigaristas", "tarados", "tontos", "broncos", "bastardos" e por fim ate "filhos da puta".

Alberto Joao Jardim fez da "luta pela Madeira e os Madeirenses" a sua bandeira e lema, nao conseguiu porem promover uma revisao constituicional que dote a regiao de maior autonomia fiscal, nem conseguiu extingir o cargo de Representante da Republica.

Para a Historia e avaliando os melhores momentos de Alberto Joao Jardim podemos ver um homem determinado, empenhado nas suas funcoes e objectivos.

Alberto Joao Jardim deixa a Madeira falida e em insolvencia segundo muitos. No entanto creio que o seu sucessor dificilmente tera o mesmo carisma perante o povo madeirense e creio que o chamado "circo" da politica em Portugal sentira muito a falta de Alberto Joao Jardim, vejo mesmo como alguem que pode ate ter feito muitos exageros de lingua, de atitudes loucas, alguem que nao soube controlar as contas e endividou a Madeira mas sem duvida alguem que fez e deu tudo de si pela Madeira.
                               

Houve musicos que lamento ter comecado a apreciar ouvi-los ja um pouco tarde mas ainda julgo ter ido a tempo quando recentemente me comecei a interessar por Jazz e a comecei a interessar-me mais por Blues e pelo Blues-Rock quando isso aconteceu em algumas musicas sobretudo baladas o som da Guitarra fascinou-me em algumas musicas a mesma parecia que chorava nas maos do Guitarrista.

Desde a algum tempo ja era fan de guitarristas de Blues como Eric Patrick Clapton (1945) entre outros ja um tanto fora do Genero Musical Blues e comecei a ouvir mais Carlos Alberto Santana Barragan (1947) ou ate James Marshall "Jimi" Hendrix (1942-1970) mas sem duvida que ate ao momento o Guitarrista de Blues e Blues-Rock que mais me chamou a atencao foi Riley Ben King, mais conhecido como B. B. King (1925-2015).

B.B King foi considerado, ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix, um dos melhores guitarristas do mundo pela revista Norte-Americana Rolling Stone (o melhor no meu entender e gosto musical e Mark Freuder Knopfler (1949) Guitarrista e Vocalista da Banda Musical Dire Strais e agora a Solo). Ao longo de sua carreira B.B King foi distinguido com 15 premios Grammy, tendo sido o criador de um estilo musical unico e que faria dele um dos musicos mais influentes e respeitados de Blues, tendo ganho o epiteto de Rei dos Blues.

Era apreciado sobretudo por seus solos, nos quais, ao contrario de muitos guitarristas, preferia usar poucas notas. Certa vez B.B King tera dito: "Posso fazer uma nota valer por mil".


No inicio de Abril de 2015, B.B King foi internado no hospital depois de sofrer de desidratacao causada por diabetes mellitus tipo 2, doenca com a qual o Guitarrista convivia a mais de vinte anos. O mesmo estava com uma digressao marcada para 2015, no entanto teve que desmarcar os concertos por causa da doenca. Durante uma apresentacao em Chigaco, o Musico passou mal no palco devido a desidratacao e esgotamento. Ainda faltavam oito concertos para terminar a mesma digressao.

King morreu na madrugada de 15 de Maio de 2015, deixava o mundo da musica mais triste e o Blues mais pobre, morreu enquanto dormia, aos 89 anos. O Medico do Musico, Darin Brimhall, e o Medico Legista John Fudenberg declararam que o termo tecnico para a causa da morte de King era Demencia Vascular Brimhall disse que os AVCs de B.B. King resultaram de reducao de fluxo sanguineo em consequencia de sofrer de Diabetes Cronicos. Tambem houve uma suspeita que o Guitarrista tivesse sido envenenado pelo seu Agente Musical. Duas de suas filhas fizeram a acusacao, pedindo uma investigacao formal. Nada porem ficou comprovado, tendo a autopsia concluido que a morte do Musico ficou a dever-se a causas naturais e confirmou que B.B King sofria de Diabetes, da Doenca de Alzheimer e de problemas cardiacos.

 
Depois de no 2013 no dia 22 de Julho ter nascido George de Cambridge foi a vez de em 2015 no dia 2 de Maio nascer Charlotte Elizabeth Diana (2015) a segunda filha depois de George de Cambridge (2013) de William de Cambridge (1982) e de Catherine de Cambridge (1982).

A pequena Charlotte tornou-se tambem como a quarta herdeira directa ao trono britanico depois do avo o Pricipe  Charles (1948), do pai William e do irmao George. O nascimento da mesma foi visto com alegria pelos britanicos que queriam uma Princesa depois de ja terem o Principe George.

Quando nasceu e depois de dois dias de muita especulacao, foi conhecido o nome da bebe real: Charlotte Elizabeth Diana.


O nome da Princesa foi anunciado pelo Palacio de Kensington. De acordo com o jornal britanico Daily Mail, o Duque e a Duquesa de Cambridge, William e Kate, ja tinham decidido sobre o nome do mais recente membro da Familia Real Britanica, mas preferiram informar pessoalmente a Rainha antes de  tornar publico.

Originalmente, segundo explicacoes que foram sendo avancadas pela imprensa britanica, o nome foi escolhido em homenagem ao pai de William, o Principe Charles de Gales. Mas Charlotte e tambem o nome do meio da irma de Kate Middleton, Philippa “Pippa” Charlotte Middleton.

O nome, porem, nao e uma novidade na Historia da realeza britanica, como lembra a mesma publicacao. Antes da filha de Kate e William, o Rei Gerge IV (1762-1830) deu o nome de Charlotte a sua filha em homenagem a mae. A Princesa, porem, acabaria por morrer pouco tempo depois de dar a luz.

Quanto ao segundo e terceiro nome a relacao foi mais obvia, a inspiracao sao as avos: Elizabeth foi escolhido em honra da Rainha do Reino Unido, Isabel II (1926), a bisavo da jovem Princesa; Diana, em homenagem a "Princesa do povo" Diana Frances Spencer (1961-1997), ex-mulher do Principe Charles e mae de William que morreu em Paris. De acordo, com os meios de comunicacao social britanicos, os duques de Cambridge chegaram a ponderar escolher Diana como primeiro nome da Princesa, mas a Familia Real nao tera gostado da sugestao (sobretudo pela conhecida antipatia que Isabel II nutria pela nora Diana).

 
Quatro anos depois da chamada Primavera Arabe, o primeiro Presidente civil democraticamente eleito no Egipto Mohamed Morsi Issa al-Ayyat (1951), viu-se a 16 de Maio de 2015, condenado a morte por um tribunal do pais. Morsi ficou na altura da decisao do tribunal com direito a recorrer e a mesma pena estava ainda sujeita a um parecer final de Shawki Ibrahim Abdel-Karim Allam (1961), embora este nao seja vinculativo. A decisao definitiva era esperada a 2 de Junho. Organizacoes de direitos humanos assim como a Amnistia Internacional, a Irmandade Muculmana e o Presidente turco de imediato contestaram a sentenca do tribunal. Diplomatas ocidentais referidos pela Agencia Reuters consideraram de pronto que executar Morsi seria um suicidio politico para as actuais autoridades egipcias, lideradas agora pelo General Abdul Fatah Saeed Hussein Khalil Al-Sisi (1954), Presidente actual do pais e Lider do Golpe de Estado que em 2013 derrubou Morsi.

"Este e um veredicto politico, representa um crime de homicidio que esta prestes a ser cometido e que deve ser travado pela Comunidade Internacional ", disse a Reuters, em Istambul, Amr Sarrag Cofundador do dissolvido Partido da Liberdade e da Justica - Ala Politica da Irmandade Muculmana. Este Grupo Islamico foi legalizado por Morsi depois de ter sido excluido durante decadas por Hosni Mubarak - cujo o regime foi derrubado pela chamada Primavera Arabe. Apos o Golpe de Estado do Genral Al-Sisi, a Irmandade Muculmana foi classificada como sendo um Grupo Terrorista, a maioria dos seus lideres presos e muitos dos seus apoiantes pagaram com a vida o facto de se-lo.

Num comicio realizado tambem em Istambul o Presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan (1954), acusou o Ocidente de "fechar os olhos", ignorar o Golpe de Estado de 2013 que afastou Morsi do poder e afirmou: "O Presidente eleito pelo povo do Egipto foi infelizmente condenado a morte. O Egipto volta ao Egipto Antigo".

Ate a presente data Morsi nao foi executado e ja antes de ser condenado a morte havia sido condenado a uma pena de 20 anos em conjunto com mais 12 reus.


Em 2015 os benfiquistas voltaram a encher a Avenida da Liberdade em Lisboa de vermelho. Foi um ano mais pobre a nivel europeu muito longe da Final de Liga Europa de 2013 e 2014 e a nivel nacional este ano de 2015 o Sport Lisboa e Benfica tambem nao conseguiu fazer a proeza de 2014 de ganhar tudo o que havia para ganhar.

No entanto o campeonato de 2015 foi especial porque fez do Benfica Bicampeao Nacional algo que nao conseguia ser desde da Epoca 1982/1983 3 1983/1984 ja a 31 anos portanto quando o Benfica era treinado pelo bem conhecido Treinador sueco Sven Goran Eriksson (1949). Desde entao o Benfica voltara a ser campeao mas nunca duas vezes consequetivas e nesses 31 anos esteve longe dos grandes sucessos antigos conseguindo apenas a nivel nacional 8 campeonatos (1986-87, 1988-89, 1990-91, 1993-94, 2004-05, 2009-10, 2013-14 e 2014-15) 7 tacas de portugal (1984-85, 1985-86, 1986-87, 1992-93, 1995-96, 2003-04 e 2013-14) 4 supertacas Candido Oliveira (1985, 1989, 2005 e 2014) e 6 tacas da liga (2008-09, 2009-10, 2010-11, 2011-12, 2013-14 e 2014-15).


Pela mesma razao o mesmo campeonato teve um sabor especial e fora conquistado frente ao Vitoria de Guimaraes em Guimaraes na penultima jornada do campeonato quando ainda restava uma esperanca ao FC do Porto mas apos um empate com o Belnenses as esperancas terminaram o Porto nao podia perder nem mais um ponto e esperar que o Benfica sofresse um desaire como em anos anteriores no entanto apesar do empate a 0 em Guimaraes foi suficiente para o Benfica ser campeao ja com toda a certeza.

A festa teve pouca dura visto que apos este bicampenato o Benfica via o seu Treinador de 6 anos e vencedor de 3 campeonatos rumar ao velho e eterno rival de Lisboa Sporting Clube de Portugal. Jorge Fernando Pinheiro de Jesus (1954) era agora visto nao como um heroi, um Deus para os benfiquistas mas como um rival e acima de tudo traidor o problema nao estava apenas na recusa do Treinador em continuar no Benfica mas sem duvida na ida para o velho rival de Lisboa.

                                                                
No desporto sobretudo no Futebol e normal ouvir-se falar em escandalos de casos de doping em jogadores e corrupcao em clubes mas em 2015 o caso de escandalo a envolvero desporto mais marcante nao veio nem de jogadores e nem de clubes mas sim de corrupcao entre os mais altos dirigente do orgao maximo que gere o futebol, FIFA.

A historia deste escandalo comeca quando sete dirigentes da FIFA acabam por ser presos em Zurique pela policia suica a pedido da propria justica americana em causa estavam uma serie de acusacoes por crimes de corrupcao. Ao mesmo tempo, a justica suica teve como objectivo questionar dez dirigentes da entidade desportiva sobre a escolha das sedes dos campeonatos do mundo de 2018 e 2022.

O Departamento de Justica Americano acusava agora duas geracoes de dirigentes de Futebol de embolsarem mais de 150 milhoes de dolares em subornos e comissoes desde 1991. Os termos usados foram fortes: corrupcao desenfreada, sistematica e generalizada na FIFA e em diversos contratos da CONCACAF e da CONMEBO.


As autoridades americanas alegavam que as transicoes ilicitas foram acertadas utilizando bancos dos Estados Unidos. Fora isso, afirmavam ter jurisdicao pelo facto das empresas da midia do pais o maior valor de direitos de transmissao do Campeonato do Mundo. A operacao tambem teria sido motivada  pelas investigacoes feitas para investigar a escolha da Russia e do Qatar como sede dos campeonatos de 2018 e 2022 respectivamente.

O Departamento da Justica Americano citava expressamente o contrato da CBF com uma grande marca desportiva americana estando o mesmo ainda sob investigacao quando rebentou o escandalo (provavelmente a grande marca desportiva seria a NIKE - que passou a fornecer material para a mesma entidade desportiva agora com altos dirigentes sob investigacao em 1997) e que a escolha do Brasil para ser o Mundial 2014 tambem estava sob investigacao. Reeleito apos o escandalo Joseph "Sepp" Blatter colocou o seu cargo a disposicao na FIFA e convocou novas eleicoes para a Presidencia, que deveriam ocorrer ate Fevereiro de 2016.


Para aqueles que eram fans como eu de uma Serie Televisiva portuguesa virada para a Comedia Camilo & Filho Lda. (1995-1996) foi certamente com alguma surpresa que viram falecer primeiro o Actor Nuno Jorge Lopes de Melo Cardoso (1960-2015) mais conhecido por Nuno Melo que fazia o papel de filho e ver o Actor Camilo Venancio de Oliveira (1924) que fazia o papel de pai vivo apesar de falsas noticias em sites de internet e redes sociais ja o terem matado sei la quantas vezes.

Nuno Melo comecou no Teatro de Animacao de Setubal em 1981 e estreou-se na televisao com um pequeno papel na Telenovela Vila Faia (1982) a primeira Telenovela Portuguesa. Tambem participou da Telenovela Chuva na Areia (1985), onde desempenhou o personagem Canico (ainda hoje presente na memoria dos portugueses da altura).

Participou tambem na Serie Alentejo Sem Lei (1988) e no Programa Crime na Pensao Estrelinha (1990-1991).

Trabalhou  ao lado de Hermann Joseph von Krippahl (1954) quase que conhecido apenas como Herman Jose no Programa Casino Royal (1990), entre outros.


Em 1995 viria a desempenhar o papel que o tornou mais conhecido para a nova geracao, na serie de humor de grande sucesso Camilo & Filho Lda., onde viria a interpretar Alberto, um homem de 40 anos de idade, que vivia com o seu pai, ambos eram sucateiros e viviam numa casa em mau estado. Curiosamente, os dois protagonistas detestavam-se.

Nuno Melo morreu a 9 de Junho de 2015, apos travar uma luta que acabava por perder aos 55 anos contra um Cancro no Figado, no Hospital CUF Infanto Santo, em Lisboa. O Actor sofria a 9 anos de Hepatite C.


Preso no Estabelecimento Prisional de Evora apos ter sido detido no Aeroporto de Lisboa a 21 de Novembro de 2014 quando regressava de Paris. Jose Socrates Carvalho Pinto de Sousa (1957) Chefe de Governo entre 2005 e 2011 e tres dias depois, denunciado por fraude fiscal agravada, corrupcao e lavagem de dinheiro.

Socrates o antigo Primeiro-Ministro viria depois a tornar-se o Preso numero 44 no mesmo Estabelecimento Prisional depois de ser interrogado e posto em Prisao Preventiva.

Ja em Junho e apos muitos pedidos para sair em Liberdade Condicional Jose Socrates enviaria uma declaracao ao Juiz de Instrucao Carlos Alexandre informando-o que recusava a colocacao de pulseira electronica, na sequencia de uma proposta feita uma semana antes pelo Ministerio Publico que defendia a substituicao da Prisao Preventiva pela obrigacao de permanencia na habitacao controlada atraves de vigilancia electronica.

O mesmo recusou tal oferta porque estava talvez procurando um tudo ou nada indo entao para casa e esperando Julgamento em Liberdade Condicional sem ter que estar limitado a estar em Prisao Domiciliaria dependente de ter que cumprir as regras impostas quando tal acontece e nao podendo movimentar-se como queria, era uma nova limitacao para o ex Primeiro-Ministro e certamente mais uma humilhacao, optando por continuar preso em Evora.


O ano de 2015 foi um ano que sem duvida este muito virado para assuntos relacionados com o terrorismo. Nao apenas pelo que aconteceu em Paris em dose dupla, nao apenas por se falar tanto do Estado Islamico ou do perigo de haver militantes do Estado Islamico infiltrados entre os refugiados que vieram da Siria para a Europa mas devido a uma outra serie de atentados noutras ocasioes como foi o atentado nos hoteis na praia de um Resor Turistico em plena Tunisia na cidade de Sousse.

Inicialmente foram dados como vitimas mortais entre 36 a 37 pessoas mas o numero subiu para 39 entre os quais uma portuguesa. Um homem que foi identificado como se chamando Seifeddine Rezgui Yacoubi de 23 anos abriu fogo com uma AK-47 uma conhecida metralhadora de fabrico sovietico pertencente a especie de Kalahnikov na praia de um hotel de luxo repleta de turistas estrangeiros; a policia acabou por abater o mesmo.

Em 26 de Junho de 2015, o Riu Imperial Marhaba Hotel, um complexo turistico de cinco estrelas, de propriedade espanhola , localizado em Port El Kantaoui, na costa do Mediterraneo, a certa de 10 quilometros ao Norte de Sousse, Tunisia, estavam hospedados 565 pessoas, principalmente turistas oriundos da Europa Ocidental. Os turistas do mesmo hotel bem como do Hotel Soviva, localizado nas proximidades, estavam na praia a nadar e a tomar banhos de sol.


Por volta do meio-dia Seifeddine Rezgui, tambem conhecido como Abu Yahya al-Qayrawani, nascido em Gaafour e ex-Estudante de Aviacao da Universidade de Cairuao, estava disfarcado como sendo um Turista no meio dos mesmos, quando comecou a socializar com os outros e, em seguida pegou na arma que estava escondida em um guarda-sol e comecou a disparar contra os turistas na praia. Seguiu para o hotel e entrou no mesmo, atirando em todas as pessoas que via na sua frente. O agora Terrorista foi morto por forcas de seguranca durante uma troca de tiros. Todas as balas encontradas foram disparadas da mesma arma, o mesmo tinha quatro cartuchos de municoes. Rezgui tinha falado recentemente com seu pai no telemovel que ele entao atirou ao mar pouco antes do ataque; o mesmo foi recuperado mais tarde.

As responsabilidades do atentado foram atribuidas ao Grupo Terrorista Estado Islamico (o mesmo grupo assumiu o envolvimento) e as autoridades creem que Rezgui nao agiu sozinho que tinha cumplices com ele que nao agiram no atentado de forma directa mas que o ajudaram com a arma e no local do atentado. O numero de mortos foi de 39 incluindo o proprio terrorista e 39 feridos fazendo assim 78 vitimas onde estavam 70 turistas estrangeiros todos de paises da Europa sendo que a de nacionalidade portuguesa tinha tambem nacionalidade brasileira sendo considerada uma luso-brasileira e 8 vitimas de nacionalidade tunisina. Testemunhos de sobreviventes afirmam que o atirador procurou nao atingir funcionarios do hotel e pessoas que aparentemente pareciam ser tunisinas dando a entender que o alvo do atentado eram mesmo estrangeiros.


Por varios paises da Europa taxistas se revoltaram contra ao servico do Uber em Franca mais uma vez em Franca os acontecimentos tiveram consequencias muito fortes e graves mas casos semelhantes estiveram em 2016 por toda a Europa inclusive em Portugal sobretudo na Praca de Taxis do Aeroporto Internacional de Lisboa.

Franca foi em Junho de 2016 palco de protestos violentos contra o servico da mobilidade da Uber, com taxistas penso que a excederem-se nos animos e na revolta, incendiando carros, bloqueando estradas e a atacar veiculos como o que transportava a Cantora e Actriz Norte-americana Courtney Love Cobain (1964) a mesma era tambem esposa do falecido Cantor e Lider da Banda de Musica Nirvana, Kurt Donald Cobain (1967-1994).

Entre os 2800 taxistas que participaram nos protestos em toda a Franca, segundo alguns dados avancados a policia deteve pelo menos 11, devido a duros e violentos confrontos na sequencia do bloqueio de acessos a aeroportos, estacoes de comboios e importantes eixos rodoviarios.

Os taxistas revoltaram-se contra o actual servico UberPOP, que permite encontrar um Motorista privado a um preco menor do que praticado pelos taxis, acusando-o de gerar "concorrencia selvagem". O UberPOP continuava a funcionar em Franca, com os seus 400 mil utilizadores, apesar de estar proibido desde de Janeiro.

Os motoristas que operem atraves deste servico sujeitos a um ano de prisao e 15 mil euros de multa. Mas Rene Pierre-Jean, do sindicato frances CGT, presente numa barricada no exterior da Estacao ' Gare du Nord ', em Paris, queixava-se  que a lei nao estava a ser cumprida, que o governo "estava a deixar andar".


Em resposta, o Ministro do Interior, Bernard Cazenueve (1963), exortou todos os envolvidos nos protestos a evitar a violencia e afirmou ter dito aos procuradores para lancarem uma ordem de proibicao contra o servico UberPOP.

Um Motorista privado que alegou nao trabalhar para a UberPOP  "ou qualquer outra aplicacao movel", foi arrastado para fora do seu carro por manifestantes, que lhe furaram os pneus e partiram os vidro do carro, numa estrada bloqueada a Oeste de Paris. As autoridades prenderam pelo menos oito pessoas em Paris, e nos arredores do aeroporto, devido a accoes mais violentas durante os protestos. Outros taxistas ficaram detidos em Lyon, no Sudeste da Franca.

No Instagram, Courtney Love disse que os protestantes “fizeram uma emboscada” ao seu veiculo e “mantiveram o condutor refem”.

"Eles fizeram uma emboscada no nosso carro e mantiveram nosso Motorista refém. Eles estao batendo nos carros com barras de metal. Isto éea França? Estou mais segura em Bagdade", disse, criticando em seguida o Presidente frances, François Hollande a quem chegou mesmo a exigir explicacoes.

Os tweets de Courtney visaram diretamente o Presidente frances: “François Hollande onde esta a merda da polícia? E legal para o vosso povo atacar visitantes?".


O Judo Portugues tambem esteve em alta no ano de 2015 atraves daquela que e ja a melhor Judoca portuguesa de todos os tempos Telma Alexandra Pinto Monteiro (1985).

Telma Monteiro sem duvida a quem apenas falta uma medalha olimpica embora tenha estado ja em tres Jogos Olimpicos (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012) tem agora em 2016 no Rio de Janeiro, Brasil, talvez a sua ultima oportunidade de o conseguir.

A Judoca portuguesa conta com diversas medalhas e titulos em torneios e campeonatos da modalidade e em 2015 voltou a provar mais uma vez que o que acontecera em 2012 nos Jogos Olimpicos de Londres fora um desaire envolvido de azar.

Nos Jogos de Bakur a Judoca do Sport Lisboa e Benfica ao servico da seleccao nacional venceu a Medalha de Ouro e tornou-se Penta Campea Europeia nos Jogos Europeus de 2015 realizados em Baku no Azerbaijao.

Telma derrotou a Campea hungara Hedvig Karakas (1990), por Ippon (Golpe Final) e por 110-0 em pontuacao, DOMINIO TOTAL. Baku tambem atribui os titulos continentais, dando assim a judoca lusitana o Galardao de Campea Europeia de 57 KG Judo Feminino.


Depois de conquistar a Medalha de Ouro em Baku nos Campeonatos Europeus ja em Outubro Telma viria a ganhar a Medalha de Ouro no Grand Slam de Paris.

Telma estivera algum tempo parada devido a uma lesao no braco mas no seu regresso voltou as vitorias internacionais desta vez a "vitima" fora a mongol (1991) na final do Grand Slam de Paris, disputada no Bercy Arena, repetindo o feito alcancado em 2012.

O Grand Slam de Paris, disputado no Pavilhao Paris-Bercy, e considerado uma das provas mais importantes do Judo Mundial.


Ainda no mes de Junho o Hoquei em Patins portugues chegava ao fim de um sonho e ainda nao era em 2015 que haveria de se sagrar novamente Campeao do Mundo diante de outra grande potencia mundial do Hoquei em Patis Portugal viria a cair aos pes da Argentina na Meia-final.

Portugal no Mundial de Hoquei em Patins de 2015 em Franca na cidade de La Roche Sur Yon disputado entre 20 de Junho e 27 de Junho de 2015 estava no Grupo C e teoricamente era um grupo facil com Brasil, Alemanha e Austria.

A seleccao nacinal comecou a prova no segundo dia do campeonato frente a seleccao germanica teve aqui o jogo mais complicado da fase de grupos mas mais experiente viria a levar de vencida a Alemanha por 5-2.  No dia seguinte a historia seria outra e a jogar contra um adversario bastante inferior outro resultado nao seria de esperar a Austria que ate vinha motivada depois de igualmente na vespera ter jogado e ganho ao Brasil 3-2 viria a ser goleado por Portugal e sem se preocupar se o numero estava associado ao azar Portugal venceu a Austria por 13-0. No dia seguinte o duelo iria discutir-se em portugues com os brasileiros como adversarios e como Hoquei Patins nao e Futebol mais uma vez Portugal teve a tarefa facil Portugal foi calmamente ate ao 3-0 e os brasileiros ainda conseguiram assustar ou pelo menos dar luta fazendo o 3-2 mas nao resistiram mais que isso e sairam derrotados por 8-2. Portugal terminava a fase de grupos com 3 vitorias, 9 pontos, 26 golos marcados e apenas 4 sofridos.

Em 25 de Junho Portugal ja nos quartos de final tinha pela frente um adversario novamente acessivel e teoricamente facil o Chile e passeou pelo pavilhao a magia do seu Hoquei em Patins para a qual os Chilenos nao tiveram resposta e o resultado ficou-se pelos 6-0 para os portugueses.


No dia 26 de Junho Portugal estava ja na Meia-final contava com 4 vitorias, 12 pontos, 32 golos marcados e 4 sofridos mas tinha pela frente a Argentina o adversario agora era teoricamente dificil.

A Argentina comecou melhor fazendo o 1-0 mas Portugal viria a fazer o empate e o 2-1 so que nao teve forca para o poder do adversario depois de ver o empate com o 2-2 viu-se a perder por 3-2, 4-2 e 5-2 era o fim de um sonho de voltar a ser Campeao Mundial de Hoquei em Patins a Argentina seguia em frente para a final Portugal restava-lhe agora a luta pelo terceiro e quarto lugar.

Novamente a Alemanha e nao estando desmotivado por falhar a final Portugal colocou-se a ganhar por 4-0 os os alemaes foram depois ate ao 3-4 e sofreram mais 3 golos resultado final 3-7. A Argentina viria a sagrar-se Campea Mundial de Hoquei em Patins goleando a Espanha por 1-6.


Ainda em Junho Portugal disputava o Europeu de Futebol Sub-21 e procurava a conquista do seu primeiro titulo de resto o unico titulo que falta a Portugal nas camadas mais jovens e que havia perdido a oportunidade de conquistar em 1994 frente a Italia.

Inseriado a partida no Grupo B juntamente com Suecia, Italia e Inglaterra a seleccao nacional nao teve uma vida facil.

Ganhou o primeiro jogo a Inglaterra por 1-0 e depois seguiram-se dois empates frente a Italia 0-0 e frente a Suecia 1-1 a vitoria e os dois empates viria a dar-lhe 5 pontos e fora o suficiente para vencer o grupo ja que a Suecia que havia conseguido o segundo lugar do grupo conquistara apenas 4 pontos.

Na Meia-final Portugal parecia mais confiante e forte e frente a uma sempre poderosa Alemanha nao fez por menos humilhou e goleou os germanicos por 5-0.

A final viria a disputar-se a 30 de Junho e repetia-se um dos jogos da fase de grupos Portugal-Suecia os suecos tinham vencido igualmente a Dinamarca por 4-1 tres dias antes. Portugal era apontado como favorito.

No cafe portugues comigo a Jantar e a assistir ao jogo (coisa rara) Portugal ia jogando sem nunca conseguir mostrar grande superioridade a Suecia jogava de igual para igual e ambas as seleccoes estavam muito cautelosas era sempre aquele receio de que se sofresse um golo para ganhar pteria que marcar dois ou empatar e ir para os penaltys.


Penaltys foi isso que aconteceu Guidetti e Paciencia nao falharam o primeiro pontape da marca de grande penalidade Kiese Thelin e Toze tambem nao perdoaram o segundo, Augustinsson fez o 3-2 para a Suecia mas Esgaio foi incapaz de bater  guardiao sueco mas Khalili nao conseguiu aumentar a vantagem e Joao Mario marcara e fizera de novo  3-3. Tudo poderia ser decidido no ultimo penalty e Lindelof (curiosamente jogador que ja era das camadas jovens do Benfica) nao acusara o peso da responsabilidade fez o 4-3 o azar viria a bater na porta de William Carvalho que falhou o ultimo penalty. O especialista de penaltys da seleccao e considerado o melhor Jogador do campeonato acabava de ser o carrasco de Portugal.


Foi algo que foi aprovado na Assembleia da Repulica em votacao de deputados praticamente logo assim que o mesmo faleceu e deixou Portugal de Luto Nacional.

Oico entretanto dizer que a transladacao dos restos mortais de Eusebio da Silva Ferreira (1942-2014) desde o Cemiterio do Lumiar ate ao Panteao Nacional foi a sua ultima viagem. Foi no entanto uma viagem que comecou segundo muitos em Mafalala terra natal do Rei, Pantera Negra para muitos outros na sua passagem pelo mundo.

Foi uma longa viagem de Eusebio da Silva Ferreira, quarto filho de Laurindo e Elisa, marido de Flora, pai de Sandra e Clara. Comecou na Mafalala, um bairro pobre na Periferia de Lourenco Marques, e terminou no Panteao Nacional, em Lisboa. Pelo meio, em 71 anos, que passou pelo mundo.

Eusebio sempre soube mostrar a magia do seu Futebol e espalhou-a pelo mundo primeiro em Africa e depois no S L Benfica o clube do seu coracao, coracao esse que tantas vezes o ameacou trair, roubar-lhe a vida, tira-lo da nossa presenca fisica e infelizmente a ameaca tornou-se real, o coracao traiu Eusebio.

Levado para o Panteao Nacional onde agora repousa para todo o sempre aquele que e considerado o melhor Futebolista e Desportista portugues de todos os tempos (gostava de ver Cristiano Ronaldo a ser marcado pelos defesas que Eusebio foi quando o Futebol era um desporto bem mais duro fazer o que faz hoje e ter o mesmo sucesso).

No dia 3 Julho de 2015 estavam la no Panteao a sua espera os principais representantes da nacao, o Presidente da Republica, o Primeiro-Ministro, a Presidente da Assembleia da Republica. Tambem muita gente ligada ao Futebol, sobretudo ao Benfica "benfiquistas como ele", gente da Federacao Portuguesa de Futebol entre outros e claro para alem da sua familia de sangue milhares de pessoas que tinham vindo assistir ao momento historico em que o primeiro Desportista ia para o Panteao Nacional e o primeiro africano tambem.

Dulce Jose da Silva Pontes (1969) conhecida como Dulce Pontes, a Banda da Guarda Nacional Republicana e Rui Manuel Gaudencio Veloso (1957) o bem conhecido somente por Rui Veloso cantaram no momento, ouviu-se o Hino Nacional e aplausos para o Rei.


Eusebio tendo disputado 614 jogos pelo Benfica marcou 638 golos talvez dos poucos jogadores a marcar mais golos que jogos disputados. Na Seleccao Nacional 64 jogos e 31 golos dos seus 749 jogos oficiais e 773 golos. Abandonou o Benfica na epoca 1975 depois de ter chegado em 1960 e nos 15 anos que passou por la ao servico do clube obteve uma media de 40 jogos por ano e 42 golos. Na seleccao jogou entre 1961 e 1973 fazendo uma media de 5 jogos por ano e 3 golos por ano ao longo dos 12 anos que vestiu a camisola das quinas. Jogou ainda no Mexico, nos Estados Unidos em mais de um clube e Canada. Voltou a Portugal e ainda jogou no Beira-Mar e no Uniao de Tomar mas nunca sem o mesmo sucesso que no Benfica a idade e as lesoes fruto da muita porrada que levou em campo nao perdoaram deixou-nos em 2014 mas oficialmente tinha deixado de jogar a bola e pendurado as chuteiras em 1980 aos 36 anos. Tendo iniciado a carreira em 1957 e terminado em 1980 foram 23 anos de magia de Futebol realizando uma media anual de 32.5 jogos por anos e superior a 33.5 golos por ano.


A Grecia viveu momentos de grande intensidade e incerteza Politica e Economica o que levou ao referendo e o resultado final foi o "nao" onde os gregos mais uma vez mostraram que nao cediam as condicoes dos seus credores, Atenas ficou um pouco o caos porque se o "nao" vencera o referendo tambem havia muitos que tinham votado no "sim".

Os gregos decidiram em eleicoes livres no dia 5 de Julho em referendo, nao aceitar as condicoes dos credorores do pais em troca de ajuda financeira, dando entao o primeiro passo para o que poderia vir a culminar na saida da Grecia da zona euro. As medidas exigidas pelos parceiros europeus incluiam aumento de impostos e cortes nas aposentadorias. Com 100% dos votos contados, o "Nao" venceu confortavelmente com 61,31%  dos votos.

Segundo as agencias de noticias, a votacao ocorreu sem incidentes de suspeitas de fraudes ou confrontos fisicos entre grupos com diferentes ideias na votacao. A estimativa e que 65% do eleitorado grego tenho respondido com a sua presenca na votacao ate porque o "Sim" em caso de vitoria com o aumento de imposto e cortes nas aposentadorias iria acabar com mexer com as suas carteiras.

Segundo o Primeiro-Ministro, a prioridade imediata seria restabelecer o sistema bancario - cujas agencias estavam fechadas a mais de uma semana por falta de liquidez - a establidade economica do pais. Ele tambem afirmou que iria pedir uma reuniao de lideres politicos, para o dia seguinte, alem de reiniciar as negociacoes para tentar chegar a um acordo com os credores internacionais e destacou mais uma vez que a prioridade maxima seria a reabertura dos bancos.


Apos a vitoria do "Nao", a Comissao Europeia anunciou que respeita o resultado do referendo na Grecia e indicava que seu Presidente, Jean-Claude Juncker (1954), consultaria os altos dirigentes de instituicoes europeias.

Juncker tera uma teleconferencia com o presidente do Conselho Europeu, Donald Franciszek Tusk (1957); com o Dirigente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem (1966), e com o Director do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi (1947), informou a Comissão em um comunicado. Juncker discursaria, tambem ante o Parlamento Europeu, reunido em sessao plenaria em Estrasburgo (Leste da Franca).

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou a convocacao, para os dias seguintes, de uma cupula da Zona do Euro, em Bruxelas, "para discutir a situacao apos o referendo na Grecia", segundo um tuite postado neste domingo.

Mas afinal o que dizia o referendo? O que perguntava o mesmo? E quais as consequencias do "Nao" e do "Sim".

A consulta perguntou se os eleitores aceitam o acordo proposto pela Comissao Europeia, pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelo Fundo Monetario Internacional (FMI) em 26 de Junho. Dividido em duas partes, o acordo exige uma serie de reformas para cortar gastos e aumentar a arrecadacao. Os gregos tiveram que escolher entre duas respostas: nao ou sim. Para os principais lideres europeus, a pergunta e outra: se a Grecia deve ou nao ficar na Zona do Euro.

Em caso de vitoria do "Sim" o que nao veio a acontecer o mesmo mostrava que os gregos aceitavam as exigencias do FMI e da Europa para receber ajuda financeira, a Grecia aumentaria os impostos e cortaria nas aposentadorias, a Grecia seguiria sempre na Zona Euro e Alexis Tsipras (1974) poderia deixar o cargo de Primeiro-Ministro.

Com a vitoria do "Nao" os gregos rejeitaram as exigencias do FMI e da Europa para receber ajuda financeira, haveria novas tentativas de negociacoes entre a Grecia e os seus credores, bancos podem ficar sem recursos e falir e se nao houver um novo acordo com as novas tentativas Grecia pode deixar a Zona Euro.

Ninguem sabia ao certo quais seriam as consequencias finais tudo iria depender das negociacoes finais mas em causa estava sobretudo uma saida da Grecia da Zona Euro o que iria causar danos economicos em toda a Europa e so com o resultado do referendo o Euro perdera terreno fase ao Dolar e a Grecia tambem sabia que um perdao da divida so seria possivel fora da Zona Euro.


"Valeu a pena ter vivido" foi uma das frases de maior destaque da sua ultima entrevista. Era vista como a eterna Primeira-Dama Maria de Jesus Simoes Barroso Soares (1925-2015) esposa de Mario Alberto Nobre Lopes Soares e Primeira-Dama enquanto o mesmo foi Presidente da Republica (1986-1996) recebeu o apelido pelo povo da Eterna Primeira-Dama.

Enquanto Primeira-Dama de Portugal Maria Barroso empenhou-se na defesa do sentido da familia, intervindo nos paises de Lingua Portuguesa. Em 1990 criou o Movimento Emergencia Mocambique, outorgando, no ano seguinte, a escritura da Associacao para o Estudo e Prevencao da Violencia. Em 1995 presidiu a abertura do ciclo de realizacoes do Ano Internacional de Luta Contra o racismo, xenofobia, o antissemitismo e a exclusao social.


Depois de deixar Belem, em 1997, foi presidir a Cruz Vermelha Portuguesa, cargo que exerceu ate 2003, foi ainda Socia-Fundadora e Presidente do Coselho de Administracao da ONGD, desde 1994, e da Fundacao Aristides de Souda Mendes.

Foi distinguida com o Titulo de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Lesley (1994) tambem pela Universidade de Aveiro (1996) e pela Universidade de Lisboa (1999). Foi Professora Honoraria da Sociedade de Estudos Internacionais de Madrid. Recebeu tambem a Gra-Cruz da Ordem da Liberdade (1997).

Maria Barroso foi tambem a voz do antigo Presidente da Republica Mario Soares durante o tempo que o mesmo passou preso e com quem viria a casar por procuracao em 1949 devido ao mesmo estar detido na altura. Foi para o mesmo uma esposa, mae dos seus filhos, amiga e confidente mas certamente tambem sem duvida alguma uma companheira de luta e ideais.


Maria Barroso, esposa do ex-Presidente da Republica e ex-Primeiro-Ministro Mario Soares, faleceu aos 90 anos no dia 7 de Julho de 2015, as 05:20, no Hospital da Cruz Vermelha, Freguesia Sao Domingos de Benfica, em Lisboa, onde estava internada, em estado grave, desde de 25 de Junho de 2015, devido a uma queda que a deixou em estado de Coma Irreversivel. Foi-lhe na altura diagnosticado um derrame Intracraniano e entrou em coma no mesmo dia sem jamais ter recuperado. O funeral realizou-se no dia 8 de Julho na Igreja de Santos Reis Magos, no Campo Grande. Foi depois sepultada no Cemiterio dos Prazeres, em Lisboa, no jazigo da familia.


Michel Demitri Shalhoub possivelmente um nome desconhecido para muitos mas era  nome original do Actor Omar Sharif (1932-2015).

Omar Sharif foi mais uma das grandes estrelas do cinema e da musica que vi partir comecou a sua carreira com 22 anos em Shaytan al-Sahra filme conhecido tambem como Devil of the Sahara em 1954 e terminou com a sua ultima actuacao em 2015 em 1001 Inventions and the World of Ibn Al-Haytham e marcou presenca em quase 100 filmes umas vezes como Actor outras como Narrador.

Para tras Sharif deixou marcada a sua presenca em filmes como o Doutor Jivago (1965) uma das suas melhores representacoes sem duvida e que tenho em DVD pelo que ja vi e revi o mesmo filme diversas vezes e tambem ficou conhecido sobretudo em Lawrence of Arabia (1962), The Fall of the Roman Empire (1964), Marco, the Magnificent (1965), The Horsemen (1971), The Pink Panther Strikes Again (1976), Top Secret! (1984),Peter the Great (1986), Harem (1986), Anastasia: The Mystery of Anna (1986), Rambo III (1988), As viagens de Gulliver (1996), 10,000 BC (2008) entre muitos outros. Sharig actuou em diversos filmes, series de televisao, telefilmes tanto como Actor como Narrador.


Omar Sharif morreu aos 83 anos no Cairo vitima de um ataque cardiaco no dia 10 de Julho era visto por muitos como sendo a lenda arabe de Hollywood. A sua morte entretanto aconteceu meses depois de saber que sofria da Doenca de Alzheimer, quando o filho, Tarik Sharif , quebrou o silencio e falou sobre a falta de memoria que a algum tempo prejudicava um dos eternos galas de Hollywood.

Em Maio, quando se soube que Omar sofria de Alzheimer, o jornal Daily Mail publicou um artigo onde fazia um retrato menos feliz da vida do Actor, este que tera perdido a fortuna que o cinema um dia lhe deu em muitas mesas de jogo. Omar e ainda descrito como um gala que, ao longo da vida, seduziu inumeras mulheres, mas que acabaria por perder o seu verdadeiro amor, a Actriz e mae do seu unico filho reconhecido — a Actriz Faten Hamama (1931-2015) — com quem esteve casado durante 13 anos e de quem acabou por se divorciar.

Omar Sharif e sem duvida um Actor que soube estar bem na arte de representar atras de um papel qualquer que lhe fosse dado. Nos filmes que vi do mesmo via-o como um Actor que vivia a personagem que representava como se fosse real foi sem duvida igualmente uma lenda viva do cinema como tantas outras e embora a vida particular tivesse alguns pontos menos positivos a que parece Sharif era um pouco Playboy e bon vivant, sedutor de mulheres, viciado no jogo mas isso em nada afectou a sua carreira. Representava no meu entender de forma natural.


Apesar de no Futebol em 2015 nao ter sorrido tanto as equipas portuguesas como nos anos anteriores e de a Seleccao de sub 21 ter perdido a Final do Europeu para a Suecia e tambem no Hoquei Patins de seniores Portugal ter caido aos pes da Argentina o ano 2015 ate foi um ano positivo em termos desportivos nao so nas camadas mais jovens do Hoquei, no Judo com Telma Monteiro mas tambem no Futebol de Praia.

O Campeonato do Mundo de Futebol de Praia 2015 foi a 18ª edicao da principal competicao entre selecoes nacionais de futebol de Praia, sendo a oitava organizada pela FIFA. Foi disputada entre 9 e 19 de julho na Praia da Baía em Espinho.

Portugal sagrou-se Campeao em casa ao derrotar o Taiti na final por 5–3. Foi o segundo título mundial obtido pelos europeus, apos vencerem o campeonato de 2001 que ainda nao tinha a chancela da FIFA.

Foi para as estatisticas um campeonato com 16 participantes que disputaram o mesmo entre 9 e 19 de Julho. Jogaram-se 32 partidas e marcaram-se 257 golos com uma media superior a 8 golos por jogo.

Portugal estava no Grupo A juntamente com Japao, Argentina e Senegal parecia um grupo relativamente facil e nao foi dificil mas Portugal nao conseguira ficar invicto e provara o sabor amargo da derrota em um dos jogos que disputou.

Os lusitanos estrearam-se no dia 9 de Julho no campeonato frente a seleccao niponica e levaram os mesmos de vencida por 4-2 (Madjer 4 m, 22 m, Be Martins aos 18 m e alan aos 35 m fizeram os numeros do resultado para o lado nacional) estavam no bom caminho. No dia 11 de Julho seria o dia da surpresa frente a seleccao africana do Senegal.

Os portugueses ate comecaram melhor e fizeram o 1-0 por Belchior mas o Senegal respondeu com 2 golos, Coimbra e Leo Martins fizeram no entanto mais 2 golos e o jogo estava 3-2 e Alan ainda aumentou a vantagem 4-2 so que o Senegal voltou a bisar e estava tudo em 4-4 so que entretanto os africanos marcaram mais um 1 e era o 5-4 o jogo estava a ser bem disputado e Belchior ainda empatou mas a derrota no jogo parecia destinada e os africanos fizeram um 6-5 final.

Dois dias depois parecia que iria ser a Argentina a pagar as "favas" da derrota frente ao Senegal e quando os argentinos conseguiram marcar um golo ja perdiam por 6 (Belchior 9 m, Madjer 12 m, 31 m, Torres 16 m, Alan 18, 29 m) so entao de Penalty os argentinos fizeram o 6-1 levados na euforia fizeram o 6-2 mas ficaram por ai Portugal e que por meio de Jose Maria aos 36 m faria o 7-2.

Portugal e Japao seguiram em frente e coube aos portugueses no dia 16 de Julho jogar com a Suica nos quartos de final. Leu da Suica marcou mas na propria baliza e Portugal aos 2 m estava na frente Ott da Suica ainda empatou aos 11 m mas depois foi a vez de Madjer fazer o 2-1 Andrade, Belchior e Coimbra tambem fizeram gosto ao pe 5-1 para Portugal entrento os suicos tinham marcado mais 2 golos pouco ja havia a fazer ou dizer quando Madjer fez o 6-3 final sem os golos de Madjer o jogo teria ficado em 3-3 e a partida disputada nas penalidades maximas.

Na semifinal Portugal ia jogar com a poderosa Russia e era o tudo ou nada a jogar em casa perante 3500 adeptos poderia nao ser suficiente para bater a equipa de Leste que era so Bi-Campea mundial em 2011 e 2013 e Bi-Campea Europeia 2009 e 2011 isso significava que a 6 anos que os russos nao perdiam uma final.

Os russos comecaram melhor aos 8 m 0-1 mas Jordan minuto seguinte fez o 1-1 e 3 minutos depois foi Be Martins a fazer 2-1 Portugal tinha uma equipa de campeoes pela frente mas tambem eles ja haviam sido campeoes anteriormente era o inicio de um sonho no entanto aos 14 minutos o empate surgiu 2-2 so que Bruno Novo aos 34 e Be Martins 35 fizeram as contas finais. Portugal a jogar em casa estava na final e ia medir forcas com  o Taiti no dia seguinte.


Portugal sempre foi superior e logo ao minuto 1 Madjer 1-0, Belchior 7 m  o Taiti reduziu 2-1 mas Coimbra e Bruno Novo construiram o 4-1 so que no mesmo minuto o adversario dos portugueses fez o 4-2 aos 25 minutos o Taiti fez o 4-3 e Alan arrumou as contas 5-3 Portugal era campeao Mundial de Futebol de Praia pela segunda vez na sua historia.

Em termos individuais Alan conquistou a Bola de Prata e Madjer a Bola de Bronze o mesmo Madjer tambem conquistara o Premio de Artilheiro de Prata. Em termos de premios individuais sem duvida ficou a faltar so o ouro. O Brasil arrecadou o Trofeu Fifa Fair Play.


Penso que se houve assuntos que em 2015 foi totalmente positivo o que se segue foi um deles e a uns anos atras quando Fidel Alejandro Castro Ruz (1926) era Presidente e reinava em Cuba sob o seu regime de ditadura comunista era impensavel imaginar tal so que o impensavel tornou-se possivel e realidade com o irmao de Fidel Castro agora no "trono" Raul Modesto Castro Ruz (1931) que pare ser bem mais acessivel e aberto ao dialogo que seu irmao mais velho mas tambem se pode dizer que Barack Hussein Obama II (1961) tambem nao e propriamente um John Fitzgerald Kennedy (1917) Presidente dos Estados Unidos que decretou o embargo a Cuba que durou 52 anos.

Foi o proprio Barack Obama a fazer o anuncio que o seu pais iria retomar negociacoes diplomaticas com Cuba e que os dois paises iriam abrir embaixadas nos respectivos territorios.

O Presidente afirmou que as medidas nao sao apenas simbolicas, mas terao mas terao um impacto directo na vida dos cubanos - trabalhando com o pais para avancar no campo da Democracia e dos direitos humanos.

Ele ressaltou, entretanto, que os dois países seguem tendo diferencas profundas, que incluem a liberdade de expressao. Por isso, os EUA continuarao a se manifestar quando nao concordarem com os valores cubanos.

O presidente americano ainda afirmou que ja e hora para o Congresso americano levantar o embargo economico contra Cuba – medida que o governo cubano declarou ser necessaria para o restabelecimento de relaces entre os países.


A reaprximacao entre os dois paises foi possivel e muito devido a sequencia de 18 meses de negociacoes mediadas pelo Papa Francisco I (1936) e do Canada  os dois lideres anunciaram em Dezembro – em separado, mas simultaneamente – que planejavam reabrir embaixadas nas capitais um do outro e normalizar as relacoes.

O acordo tambem incluiu uma troca de prisioneiros e tentou deixar para a Historia 56 anos de recriminacoes mutuas desde que os rebeldes comandados por Fidel Castro derrubaram o Governo de Fulgencio Batista Zaldivar (1901-1973), apoiado pelos EUA, em 1 de Janeiro de 1959.

Com as relacoes diplomáticas restauradas, os Estados Unidos e Cuba se voltarao para a tarefa mais dificil de normalizacao das relacoes globais.

Os principais obstaculos incluem o embargo economico dos EUA a Cuba e a Base Naval de Guantanamo, em Cuba, que os Estados Unidos arrendaram em 1903. Cuba quer que esses 116 quilometros quadrados retornem ao pais como territorio soberano integral.

Obama, um Democrata, pediu ao Congresso controlado pelos republicanos que remova o embargo de 53 anos, mas a lideranca conservadora vem resistindo.

A aproximacao historica entre EUA e Cuba, anunciada pelos presidentes dos paises, traz mudancas importantes no sector diplomatico entre ambas as nacoes. Para alem dos efeitos simbolicos do anuncio, a nova politica trara consequencias praticas para a Economia e a Diplomacia entre os dois paises. Desde a abertura de uma embaixada em Havana ate a permissao para que cidadaos norte-americanos comprem rum e charutos cubanos em maior quantidade.



Apos tantos desastres aereos as mesmas tragedias levam-me a questionar um velho mito se viajar de aviao e mesmo tao seguro quanto viajar de automovel? Assim a ideia pode ate surgir mas dificilmente se consegue assumir como sendo real. Vou continuar a viajar de aviao sempre que necessario e possivel mas com a certeza de que toda a seguranca que a industria aerea quer mostrar em relacao a viajar de aviao nao e assim tao real como querem fazer parecer, viajar de aviao em pleno seculo XXI com tantos acidentes nos ultimos anos ainda traz os seus riscos.

No dia 16 de Agosto de 2015 por volta das 14:55 (Hora Local) um aviao da Companhia Aerea Trigana AIR desapareceu antes de aterrar na Ilha de Papua. A bordo seguiam 54 passageiros.

Informacoes anteriores referiam que o Director de Operacoes da Trigana AIR teria recebido relatos da queda do aviao a partir de uma povoacao numa zona montanhosa e de floresta de Papua. Segundo informacoes avancadas pela Agencia Reuters, essa mesma area iria ser inspeccionada por equipas de busca o mais rapidamente possivel.

Na altura um Porta-Voz do Ministerio dos Transportes da Indonesia sublinhava as pessimas condicoes atmosfericas no local e a escuridao factores que nao facilitavam as buscas. Para alem disso referia o mesmo Porta-Voz Papua e tambem uma ilha montanhosa e que em parte esta coberta por selva densa. Outros avioes haviam desaparecido na area e jamais voltaram a ser encontrados.
                                  


Os destrocos do aviao foram depois encontrados no Distrito de Oktabe, na Papua indonesia e o mesmo transportava 54 pessoas, das quais 5 eram tripulantes e outras 5 eram criancas.

O aviao, que fizera o voo inaugural ha 27 anos, efectuava a viagem entre Jayapura, localizada no Litoral Norte da ilha e capital da Provincia de Papua, e Oksibil, uma localidade situada numa região remota no centro da mesma ilha.

Em condicoes normais, a viagem entre Jayapura e Oksibil, no sul da provincia, teria a duracao de cerca de 42 minutos. O aviao em questao e um ATR 42 TurboPro, um modelo com turbo hélice.

Dois avioes de reconhecimento detetaram os destrocos do aparelho, um modelo ATR 42 da Trigana Air, perto da catarata Oksop, na zona das montanhas de Bintang, cujo centro administrativo e Oksibil, segundo a Agencia Antara.

O aviao alem da tripulacao e passageiros e da carga dos mesmos transportava tambem uma especial e importante carga, cerca de 6,5 mil milhoes de rupias (cerca de 424.000 euros) em dinheiro, informou uma fonte dos correios.

"Quatro funcionarios nossos escoltavam os fundos", indicou Haryono, chefe dos correios de Jayapura, capital da provincia. O dinheiro, destinado a ser distribuido por familias pobres da regiao, estava em quatro sacos, acrescentou o mesmo.

Este foi mais um acidente aereo a ir para a lista de tragedias aereas que nos ultimos anos tem envolvido o continente asiatico e que igualmente levantou muitas questoes mas apresentou poucas respostas onde mais uma vez ao certo ninguem sabe de tudo o que aconteceu.

                                                      

Depois da vitoria no Campeonato do Mundo de Futebol de Praia disputado entre 9 e 19 de julho na Praia da Baía em Espinho nada poderia ser melhor que ganhar mais um grande titulo e pouco mais de um mes passados Portugal conseguiu esse mesmo feito.

A Liga Europeia de Futebol de Praia e a competicao mais importante desta modalidade a nivel europeu. E disputada ao longo do Verao, em varios torneios, nas mais belas praias da Europa.

Na Praia de Parnu, na Estonia a Seleccao Portuguesa de Futebol de Praia venceu a Superliga Europeia, ao derrotar a Ucrania na final por 5-4, juntando assim este novo titulo europeu ao mundial, conquistado em Espinho, em Julho.

A Seleccao Portuguesa de Futebol de Praia venceu a Superliga europeia na Estonia, ao derrotar a Ucrania na final, por 5-4, juntando assim o título europeu ao mundial, conquistado em Espinho, em julho.

Portugal que chegou ao final do segundo período a perder por 3-1, assegurou a vitoria no ultimo segundo do terceiro periodo, com um golo de Jose Maria, autor de um hat-trick nesta final.

Os restantes golos de Portugal foram marcados por Belchior e Be Martins. Do lado ucraniano, Panteleichuk e Borsuk, tambem ele autor de um hat-trick, marcaram os tentos do conjunto do Leste europeu.
 
Portugal somou, em 60 dias, desde o primeiro encontro dos Jogos Europeus, e dez jogos, um Campeonato do Mundo, um Campeonato da Europa e uma medalha de bronze nos I Jogos Europeus. Um ano de gloria para o desporto portugues.


A 4 de Setembro de 2015 Jose Socrates o antigo Primeiro-Ministro de Portugal viria o Juiz Carlos Alexandre decidir por aplicar-lhe a medida de Prisao Domiciliaria. Preso desde de 21 de Novembro de 2014 o antigo Primeiro-Ministro viu por varias vezes ser-lhe recusada a mesma medida de coaccao. Socrates era tambem o unico dos 9 arguidos da investigacao da Operacao Marques que ainda se encontrava em Prisao Preventiva.
 
Socrates estava indicado e acusado de Fraude Fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupcao passiva por actos ilicitos. A sua medida de coaccao ja tinha sido revista para passar a detencao domiciliaria com vigilancia electronica, a 8 de Junho de 2015, mas o Arguido (Jose Socrates) recusou que lhe fosse aplicado esse dispositivo, pelo que se manteve no Estabelecimento Prisional de Evora onde se manteve ate entao.

O ex Primeiro-Ministro deixou de estar detido em Evora e passou para Prisao Domiciliaria sem vigilancia electronica mas sim com vigilancia policial. A consolidacao dos indicios justificava a mesma decisao. O principal Arguido da designada Operacao Marques passaria a ir entao aguardar julgamento em casa.

 
O proprio Ministerio Publico tinha feito ja a proposta de alterar a medida de coaccao para prisao domiciliaria, o que foi aceite pelo Juiz Carlos Alexandre, que lidera o processo: "O Tribunal Central de Instrucao Criminal determinou que o arguido fique sujeito a obrigacao de permanencia na habitacao (sem sujeicao a vigilancia electronica), bem como a proibicao de contactos, designadamente com outros arguidos no processo".

"O Ministerio Publico promovia a alteracao da medida de coaccao, por considerar que, face a prova reunida desde a ultima reapreciacao, se mostrava reforcada a consolidacao dos indicios, o que diminui o perigo de perturbacao do inquerito", assinala ainda o comunicado, explicando o motivo pelo qual Socrates deixava de estar detido num estabelecimento prisional.

Ao longo deste periodo, "foram ouvidas cerca de dez pessoas e realizadas mais de 30 diligencias de buscas", adianta ainda a nota enviada pela PGR, em que e dito que o processo continuava ainda sujeito a segredo de justica.

Jose Socrates via a alteracao da medida de coaccao ser-lhe aplicada a um mes das eleicoes legislativas, que se iriam realizar-se a 4 de Outubro.
                                                     
Se em Junho tinha sido em Franca em Setembro de 2015 era a vez dos taxistas em Portugal entrarem em greve e violentos protestos visiveis sobretudo em Lisboa em particular na Praca de Taxis do Aeroporto de Lisboa visto os servicos dos Uber serem requisitados em particular por turistas recem chegados a Portugal. Os protestos espalharam-se por todo o pais de Norte a Sul.

Como e normal e habitual nas mesmas situacoes os animos exaltaram-se na manifestacao de taxistas contra o servico de transporte alternativo gerido pela plataforma electronica Uber, com alguns condutores (taxistas em protesto) a lancarem ovos contra os poucos carros que estavam nas pracas de taxis e que nao tinham aceite aderir aos protestos.

Em Lisboa, na Zona de Entrecampos, junto ao Instituto da Mobilidade e Transportes, um dos pontos de paragem da manifestacao, um Fotografo da Agencia Lusa foi agredido com dois socos quando captava imagens de taxistas a lancarem ovos e a agredirem um colega que estava a trabalhar.

As forcas policiais foram obrigadas a intervir em algumas situacoes para acalmar os animos que em alguns casos foram de extrema violencia como mostram imagens de televisao.

A manifestacao teve início por volta das 8h30 no Parque das Nacoes e seguiu pelas ruas da capital, em marcha lenta e com muitas buzinadelas, rumo a Praça do Comércio, passando antes pelos ministerios da Justica e da Economia. Os taxistas acusavam a Uber de concorrencia desleal.


Em declaracoes a Comunicacao Social na vespera do protesto o Presidente da Associacao dos Transportes Rodoviarios em Automoveis Ligeiros (ANTRAL) afirmou que “o objetivo [da manif] e exigir que as autoridades do pais facam cumprir a lei e as decisoes dos tribunais portugueses”. “Vivemos num Estado de Direito e as leis sao para cumprir”, diz Florencio Almeida.

O lider da ANTRAL referia-se à decisao do Tribunal Central de Lisboa, que no passado dia 28 de Abril aceitou uma providencia cautelar interposta contra a Uber, considerando a empresa “ilegal, publicitada de forma enganosa”, constituindo “um risco para quem a utiliza”. Mais recentemente, em Junho, o tribunal voltou a confirmar a decisao.

A Uber contestou a decisao judicial, alegando que oferece apenas um “servico de tecnologia - e nao um servico de taxis” - que efetua a ligacao entre os clientes e o transporte.

Florencio Almeida prometia que a sua luta ia continuar: "Nao vamos deixar cair a Uber no esquecimento. A seguir a este protesto havera novas accoes espontaneas. Se isto nao for resolvido, nao vamos parar. Ate na campanha eleitoral vao levar connosco, com toda a certeza.”


Nenhuma outra modalidade desportiva em 2015 trouxe tantas alegrias aos portugueses como o Futebol de Praia e o Hoquei em Patins. Este ultimo nas camadas mais jovens sub 17 e sub 20 infelizmente os seniores cairam frente a Argentina a um passo de chegarem a final mas os mais novos ao vencerem um Europeu de Sub 17 e os Sub 20 um Mundial mostraram no mes de Setembro de 2015 que dentro de um ou talvez dois mundiais o titulo de Campeao quando estas duas geracoes chegarem ao estatuto senior tem tudo para em conjunto vencerem um Mundial de Hoquei em Patins se entretanto os mais importantes talentos destas geracoes nao se perderem como infelizmente muitas vezes acontece.

 Com mais 8 seleccoes sem o sistema de fase de grupos e sendo o Campeao decidido apos o mesmo ser aquele que estivesse em primeiro lugar da tabela no final de todos terem jogado contra todos Portugal comecou a luta e a conquista de um sonho juntamente com Espanha, Franca, Italia, Alemanha, Suica, Inglaterra, Austria e Andorra.

Num Europeu a decorrer em Portugal na Vila do Luso entre 6 de Setembro e 12 de Setembro teve dias de haver duas jornadas e em cada uma dessas jornadas cada seleccao ia tendo uma folga.

Na Primeira Jornada no dia 6 de Setembro e com a Alemanha de folga Portugal estreou-se frente a seleccao de Andorra que viria a ser aquela que teria no final um desempanho mais fraco o resultado final seria Portugal - Andora 7-0.

Na Segunda Jornada no dia 7 de Setembro e com a folga desta vez a caber a Suica Portugal obteve mais uma goleada Portugal-Austria 12-3 desta vez a nao conseguir evitar sofrer golos mas a obter um bom resultado.

A Terceira Jornada decorreu entre a noite de 7 de Setembro e a manha de 8 de Setembro com a Franca de folga o adversario de Portugal foi a seleccao britanica e o resultado final depois do ultimo jogo na manha de dia 8 de Setembro foi Portugal-Inglaterra 14-0. Os portugueses estavam com 3 jogos, 3 vitorias, 33 golos marcados e apenas 3 sofridos mas nao estavam isolados no primeiro lugar da tabela.

Na Quarta Jornada igualmente no dia 8 de Setembro Portugal foi a ultima seleccao da noite a entrar em jogo desta vez de folga estava a Italia e o adversario da seleccao lusitana era a Suica desta vez o resultado final nao apresentariam numeros tao expressivos da superioridade de Portugal mas manteve o mesmo invicto e sem derrotas Portugal-Suica 6-2.

A Quinta Jornada disputou-se no dia 9 de Setembro com a Inglaterra a gozar a sua folga e com Portugal a ser mais uma vez a ultima seleccao da noite a entrar em prova o adversario foi a Italia e o resultado foi uma vitoria, mais uma de Portugal que levou de vencida os italianos, Portugal-Italia 3-0 penso que foi importante Portugal nao sofrer golos frente a poderosa Italia que e sempre um adversario a ter em conta no Hoquei em Patins.

Na Sexta Jornada a folga coube a Portugal pelo que no dia 10 de Setembro Portugal nao entrou em jogo mas continuava no bom caminho com 5 jogos, 5 vitorias, 42 golos marcados e apenas sofrido 5 golos, sofria uma media de 1 golo por jogo mas na realidade dos 5 jogos disputados nao cedera golos em 3 deles Andorra, Inglaterra e Italia nao tinham conseguido passar a muralha defensiva portuguesa e bater o seu guardiao uma unica vez enquanto a Austria por 3 vezes e a Suica somente por duas vezes o haviam conseguido.

Na Setima Jornada e depois da folga gozada ainda no dia 10 de Setembro que teve duas jornadas com Andorra de folga o adversario portugues era a seleccao germanica os portugueses foram a primeira seleccao a entrar em prova nessa jornada e apesar da vitoria o resultado demostrava que a mesma havia sido bastante sofrida Portugal-Alemanha 3-2.

Na Oitava Jornada no dia 11 de Setembro Portugal jogou com a Franca e mais uma vez venceu mas a vantagem foi minima Portugal-Franca 3-2 tal como no dia anterior. So com vitorias ia jogar com os espanhois no dia seguinte que estavam de folga na mesma oitava jornada.

Na Nona Jornada no dia 12 de Setembro com as contas ja quase todas feitas e com a seleccao austrica frente a Espanha a Portugal bastava o empate ja que estava em vantagem de 3 pontos mas em caso de derrota as contas seriam iguais em questao de pontos. Portugal soube estar a altura e o jogo terminou empatado, Portugal-Espanha 1-1 era o que era preciso Portugal era Campeao Europeu de Hoquei Patins em Sub 17 em 2015.


Para Portugal foi tambem uma revalidacao do titulo num jogo muito disputado. Portugal comecou bem e dispos de algumas oportunidades falhadas e como no futebol "quem nao marca arrisca-se a sofrer" os espanhois inauguraram o marcador a 1 minuto do fim da primeira parte, por Raul Fernandez.

Na segunda parte, a seleccao de Espanha, que precisava de ganhar para se sagrar Campea, entrou muito pressionante e aos 17 minutos atirou uma bola a trave da baliza portuguesa.

O conjunto das "quinas" jogava de igual para igual com o adversario e, aos 23 minutos, o Guarda-Redes Pol Ferrer cometeu grande penalidade e viu o cartao azul, sendo substituído por Luca Hernandez.

Na conversao, Frederico Neves faz o empate e colocou a assistencia em grande euforia o ambiente caseiro e sempre bom nestas ocasioes.

O jogo entrou numa fase empolgante de parada e resposta e, aos 28 minutos, Portugal teve oportunidade de se adiantar no marcador, na cobrança de um livre directo, mas Hugo Santos nao conseguiu bater o Guarda-Redes espanhol.

Mesmo a jogar com menos um elemento, depois de Pol Molas ver cartao azul, na sequencia do lance anterior, a seleccao espanhola quase conseguia retirar o titulo a Portugal, mas o remate de Pol Manrubia acertou no poste e o jogo terminou. Era o delirio no Pavilhao do Luso.


Um novo titulo de Hoquei patins a ser disputado no mesmo mes e pouco dias depois de Portugal ser Campeao Europeu de Sub 17 era a vez dos Sub 20 tentarem ser campeoes do mundo.

Desta vez era o reverso da medalha o Campeonato era em Espanha e Portugal nao ia contar com o apoio de tantos adeptos e com o ambiente caseiro esse privilegio desta vez pertencia aos espanhois que jogavam em casa e eram candidatos ao titulo mundial.

Diferente dos Sub 17 os Sub 20 encontraram uma fase de grupos e estavam colocados no Grupo A frente Suica, Estados Unidos e Angola era portanto um grupo acessivel porem as vezes o facil torna-se dificil embora nao tenha sido o caso.

No dia 20 de Setembro frente a Suica Portugal entrou em campo e foi capaz de mostrar o seu real valor o resultado final fala por si Portugal-Suica 5-1.

No dia 21 de Setembro assistiu-se a um daqueles jogos para esquecer para uma das seleccoes felizmente nao para a seleccao portuguesa mas os Estados Unidos devem ter sentido nao apenas o sabor da derrota mas da humilhacao e que humilhacao, Portugal-Estados Unidos 17-0.

No dia seguinte a humilhacao imposta aos Estados Unidos a seleccao portuguesa ia defrontar a seleccao de Angola e frente aos africanos o jogo ia-se falar em Portugues mas com as contas quase feitas no grupo Portugal limitou-se a fazer o resultado e a jogar o seu jogo mais uma goleada, Portugal-Angola 5-0.

Portugal terminava a fase de grupos com vitorias, 27 golos marcados e apenas 1 sofrido estava na fase seguinte e ia jogar frente a Colombia.

Frente a Colombia no dia 24 de Setembro as dificuldades foram poucas ou nenhumas mas sem retirar o merito ao adversario talvez nesta competicao Portugal tivesse ja a disputar o quarto jogo sem encontrar um adversario a altura a partida terminou com a vitoria lusitana, Portugal-Colombia 3-0.

No dia 25 de Setembro se ainda nao tinha tido um adversario a altura antes de chegar a final Portugal teve-o estavam acabadas as facilidades e pela frente estava a poderosa Italia. Jogo tipicamente bem disputado naqueles em que vence quem sabe sobretudo aproveitar o erro do adversario com a Italia a cometer erros ou nao Portugal ganhou, Portugal-Italia 2-1.

A final do dia 26 de Setembro foi jogada frente a seleccao da casa a Espanha e Portugal ja provara aos adversarios que sofrer golos nao era com a seleccao portuguesa sofrera apenas 2 golos e marcara 32 alem de chegar a final sem conhecer empates e muito menos derrotas num jogo entre duas grandes potencias do Hoquei em Patins seja em que escalao for Portugal levou a melhor sobre os espanhois e era Campeao do Mundo de Sub 20 em Hoquei em Patins para a historia ficava tambem o resultado apos o empate no final do tempo regulamentar a 1 golo e com o prolongamento sem trazer nada de novo foi-se para as penalidades e ai Portugal levou a melhor onde marcou 3 vezes contra duas dos espanhois fazendo um total de 3-2 final para alguns que consideram validos os golos da partida e nao apenas os dos penaltys 4-3 foi o resultado final.

Depois dos Sub 17 era a vez dos Sub 20 cantarem bem alto o Hino Nacional depois da vitoria 2015 foi talvez dos melhores anos do Hoquei Patins portugues onde o unico sabor amargo foi os seniores nao terem conseguido ser campeoes do mundo mas com estas duas seleccoes unidas daqui a uns anos no escalao maximo sem duvida que e bem possivel Portugal vencer um campeonato do Mundo de Hoquei Patins em seniores

Portugal somou, assim, o terceiro Titulo Mundial, igualando deste modo a contabilidade dos trofeus da seleccao espanhola e repetindo os triunfos de 2003 e 2013. Foi tambem tal como nos Sub 17 o renovar de um titulo.
                                                 

Na noite de 27 de Setembro para dia 28 de Setembro foi uma noite em que troquei o sono para assistir um pouco a um fenomeno astronomico que nao se via a mais de 30 anos (ultimo foi a 33 anos) e so voltara a repetir-se dentro de 18 anos pelo que poderia ser uma oportunidade unica de assistir a um fenomeno raro. Para alguns sao coisas banais mas quem me conhece sabe que dou valor a essas chamadas coisas "banais" e digo que gostei de ver a Super Lua com um Eclipse Total Lunar em simultaneo, foi maravilhoso e belo a lua parecia uma bola de fogo acessa e como nao sou o unico "louco" para trocar uma noite de sono para assistir a tal o mesmo foi visto em todo o mundo onde fosse visivel.
 

Para alem de todos os acontecimentos astronomicos que tinham ocorrido nos ultimos tempos, este foi mais um que ficou na memoria dos apaixonados pela Astronomia e aconteceu na madrugada de 28 de Setembro. Passado mais de trinta anos desde a sua ultima ocorrencia, voltou a acontecer na mesma madrugada em simultaneo uma Super Lua, a maior de 2015, e um Eclipse Total. De acordo com os astronomos, este fenomeno aconteceu somente 5 vezes nos ultimos 100 anos, tendo a ultima sido em 1982, e so voltara a acontecer em 2033.

Assim com o menso fenomeno na mesma madrugada a lua esteve mais proxima dos humamnos, a apenas 356.877 Km de distancia, e surgiu-nos 14% maior e 30% mais brilhante, simplesmente uma noite inesquecivel
                                                                                     
 
Setembro de 2015 foi mes de eleicoes legislativas que servem para eleger um Primeiro-Ministro e definir como fica cada partido em numero de deputados na Assembleia da Republica. E certo que Portugal necessitava de uma mudanca mas estas eleicoes mesmo com um novo Primeiro-Ministro nada prometiam trazer de novo ao pais em Portugal e certo se sai PS entra PSD se sai o PSD entra o PS tem sido praticamente sempre assim desde do Golpe de Estado de 25 de Abril de 1974. Estas eleicoes porem viriam a ficar marcadas por um novo fenomeno politico. Em eleicoes livres os eleitores elegem alguem de Direita a quem nao elegem com maioria absoluta sendo que o principal partido da oposicao se une com os restantes partidos de Esquerda e apresenta uma maioria e o direito de governar.

Com a coligacao Portugal a Frente (PSD e CDS-PP) a conseguirem ganhar as eleicoes longe, muito longe porem de uma maioria absoluta a obter 36.86% dos votos do eleitorado o que fazia 1.993.921 votos e a eleger entao 102 deputados as coisas estavam complicadas e varios analistas garantiam que este governo nao ia para a frente.

O PS principal Partido da oposicao saira derrotada mas apenas de forma directa com 32,31% dos votos de 1.747.685 eleitores e a eleger 86 deputados aparentemente as eleicoes estavam perdidas mas na realidade nao seria assim e falou-se logo nisso. O Partido Socialista e Antonio Luis Santos da Costa (1961) poderiam vir a formar governo e ate a ter uma maioria absoluta em caso de unir-se aos restantes partidos de Esquerda.

Em caso de uniao ao Bloco de Esquerda e a coligacao Democratica Unitaria (PCP e PEV) com os 10,19% dos votos de 550.892 eleitores e 19 deputados do Bloco de Esquerda e com 8,25% dos votos de 445.980 eleitores e 17 deputdos em conjunto com os 32,31% dos votos de 1.747.685 eleitores e 86 deputados do PS a Esquerda Politica de Portugal ficaria com 50.75 dos votos (uma maioria absoluta) de 2.744.645 eleitores e 122 deputados o PS teria forca para governar embora nas urnas os portugueses teoricamente nao o tivessem decidido assim.

Na pratica a mesma uniao politica era suficiente para esmagar a coligacao Portugal a Frente (PSD e CDS-PP) e os seus 36.86% dos votos do eleitorado  que fazia 1.993.921 votos e a eleger entao 102 deputados. Seriam necessarias varias reunioes e conversacoes mas tudo isso foi possivel e o governo que o povo havia elegido nas urnas a 4 de Outubro de 2015.

O Governo PSD/CDS tinha caido. A sua morte estava decidida desde as eleicoes de Domingo, 4 de Outubro, quando a Comissao Politica do PS  mandatou o Presidente do Partido e lider parlamentar, Carlos Cesar, para apresentar a mocao de rejeicao que acabava de ser aprovada no Parlamento pelos deputados do PS, BE, PCP e Os Verdes. Tudo estava agora nas maos e na decisao do Presidente da Republica Anibal Antonio Cavaco Silva (1939) mas era quase certo que era uma questao de tempo a queda do governo eleito e o PS a governar com a restante Esquerda do seu lado.

No entanto Cavaco Silva so aceitava indigitar Costa Primeiro-Ministro se o ainda Primeiro-Ministro Pedro Manuel Mamede Passos Coelho (1964) visse o seu programa de governo chumbado pela Assembleia da Republica. O que veio a acontecer.


Se existem cantores que ficaram conhecidos por um tema em particular sem qualquer margem para duvidas que um deles foi James "Jim" Diamond (1951-2015) e o famoso tema que se ouviu quando saiu vezes sem conta em varias radios do mundo em 1984 e que por vezes esse mesmo classico e tocado e recordado como tendo sido um dos temas mais marcantes dos anos 80 do seculo passado.

I Should Have Known Better (1984) foi talvez a primeira musica a que me marcou na minha infancia e da qual gostei. O mesmo tema em muito ajudou a formular a minha personalidade romantica.


Este foi sem duvida o tema que popularizou Jim Diamond em todo o mundo em particular no Brasil onde chegou a fazer parte da Banda Sonora de uma telenovela, A Gata Comeu (1985) mas para a Historia ficaram sucessos como I Won't Let You Down (1982) ainda como Lider e Vocalista do Trio Ph.D., e a solo Remember I Love You (1985) ou I Sleep Alone At Night (1985) teve uma carreira recheada de sucessos mas para muitos ficou sempre conhecido como o Cantor do I Should Have Known Better.

O escoces morreu em Londres a 10 de Outubro de 2015 nao se conhecendo verdadeiramente as causas da morte e a familia divulgou que estava em estado de choque com a inesperada morte de Diamond e acrescentaram que o mesmo era um "homem de familia devoto que amava a sua mulher Chrissy, as filhas Sara e Lawrence e a musica que continuava a produzir”. Foi com tristeza que os fans de Jim Diamond (como eu) receberam a noticia da sua morte e souberam que aquele Cantor de voz unica ja nao estava entre nos.


Tal como em 2014 o ano de 2015 ficou considerado um ano negro para a aviacao derivado aos muitos acidentes e tragedias ao longo do mesmo ano em que muitas vezes deixam duvidas acerca do que realmente houve.

Como em quase todas as outras situacoes as autoridades revelaram que a tragedia aerea do aviao russo que caira no Egipto nao tinha deixado qualquer sobrevivente, morrendo entao 224 pessoas que seguiam a bordo. O governo russo de imediato ordenou a abertura de um inquerito para investigar as causas do mesmo acidente que parecia vir tambem a trazer diversos problemas diplmaticos entre os dois paises.

O Presidente russo Vladimir Putin (1952) tambem declarou o dia seguinte 1 de Novembro, como um dia de Luto Nacional pelas 224 vitimas do mesmo acidente.

No inicio das investigacoes quatro causas foram apontadas para terem originado a tragedia: falha tecnica, erro humano, missil, bomba a bordo.

Muito se discutiu sobre o assunto com algumas hipoteses a serem apontadas mas logo de seguida a serem postas de parte como foi uma Agencia Internacional de noticias inicialmente afirmar que existiam 4 sobreviventes, noticias que logo se revelou ser falsa e absurda.

No dia da tragedia, um Grupo Extremista Islamico que actua na Regiao do Egipto, apontado como aliado da fraccao radical Estado Islamico, reivindicou o atentado.


As primeiras investigacoes revelaram que o aviao se partiu em dois no ar pouco tempo depois de decolar. A empresa aerea responsavel pelo menos negou que houvesse qualquer problema tecnico com o mesmo.

As conclusoes finais nao tardaram a chegar e o governo russo acabou por comunicar algo de que alguns sempre haviam suspeitado, uma bomba tinha derrubado o aviao.

De acordo com informacoes publicadas no site do governo russo, o Chefe do Servico de Seguranca, Alexander Vasilyevich Bortnikov (1951), Informou o Presidente Vladimir Putin que as investigacoes detectaram tracos de explosivos como a causa da queda.

A bomba, segundo Bortnikov, tinha 1Kg de explosivo TNT. "Podemos dizer que, definitivamente, foi um acto terrorista", declarou a 17 de Novembro de 2015.


Se no inicio do ano o Cinena Portugues ficou mais pobre com a morte de Manoel de Oliveira quase a chegar ao fim do ano, ainda no mes de Novembro ficou empobrecido novamente com a morte de mais um dos melhores realizadores que passaram pela historia da setima arte portuguesa, foi alem de para o cinema um ano pessimo para a Cultura portuguesa com a morte de dois igualmente representantes da mesma e que souberam mostrar que nao somos inferiores aos de fora.

O Realizador e Cineasta portugues nascido no entanto em Angola Jose da Fonseca Costa (1933-2015) esteve em actividade entre 1964 e 2009.

Conheci melhor o seu trabalho que o de Manoel de Oliveira e se Oliveira tem mais um traco de Marcello Vincenzo Domenico Mastrojanni (1924-1996) mais conhecido como Marcello Mastroianni ja Jose da Fonseca Costa parece-me ser mais um estilo de Allan Stewart Konigsberg (1935) mais conhecido por Woody Allen.


Vi alguns dos seus filmes e acompanhei pela Comunicacao Social as criticas a outrs quase sempre bastante positivas desde Os Demonios de Alcacer-Kibir (1975) o filme foi um enorme sucesso e esteve presente em varios festivais de cinema foi inclusive o primeiro Filme Portugues a ser seleccionado  para a "Quinzaine des Realisateurs" do Festival de Cannes, em 1976.

Sem Sombra de Pecado (1982) a ganhar premios em Italia e o Grande Premio do Cinema Portugues, Balada da Praia dos Caes (1985), A Mulher Do Proximo (1988), Os Cornos de Cronos (1989), Cinco Dias, Cinco Noites (1995), Viuva Rica Solteira nao Fica (2005-2006) ou Os Misterios De Lisboa or What the Tourist Should See (2008-2009) foram apenas algumas dos seus melhores trabalhos entre os diversos filmes e documentarios que realizou, tambem de frisar que acompanhatam-no nos seus filmes alguns dos melhores actores nacionais e ate internacionais.

Jose de Foncnseca costa aquele que muitas vezes foi chamado, apontado ou considerado como o Realizador contador de historias morreu na manha de 1 de Novembro de 2015, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vitma de uma Pneumonia, na sequencia de uma Leucemia. O realizador contava com 82 anos.


Eis me chegado aquele que para mim foi a nivel internacional o momento mais importante ou marcante de 2015 que faz ja parte do passado mas que nao esta esquecido (esta uma das muitas razoes para na estar).

E costume dizer-se que nao duas sem tres mas em Franca foi um pouco diferente pelo menos ate agora porem o atentado do Charlie Hebdo foi marcante e sangrento penso que perante o cenario do atentado de 13 de Novembro em Paris o mesmo tao falado atentado de 7 de Janeiro de 2015 nao passou de uma simples brincadeira de criancas, talvez o primeiro tenha sido apenas um aviso.

Esquecendo o Charlie Hebdo e concentrando-me agora neste atentado embora ate ao mesmo o anterior era por mim considerado o momento mais marcante de 2015 foi apenas uma troca com enormes semelhanancas, o palco da tragedia era o mesmo, Paris. O acontecimento tinha as mesmas ligacoes, terrorismo e as razoes praticamente eram as mesmas.


Em causa nao esta apenas o direito de igualdade religiosa mas penso que tambem o direito de liberdade de expressao ja que para estes grupos islamico radicais consideram que tem o direito de agir e praticar a sua religiao como se estivessem em seu territorio mas ao mesmo tempo proibem nao so a construcao de igrejas catolicas como tambem condenam a morte quem seguir o Cristianismo ou simplesmente for apanhado possuindo uma Biblia Sagrada.

A situacao esta um caos e medidas radicais tem que ser tomadas para controlar a situacao a Franca em alerta maxima desde os atentados de Janeiro foi incapaz de conseguir travar uma tragedia semelhante e de numeros de vitimas bem maior.

Nao vou aprofundar muito o assunto ate porque logo apos o mesmo escrevi uma cronica sobre o assunto e algo ainda recente e nao quero voltar a dar a mesma dose aos leitores muito menos tornar-me repetitivo mas nao podia deixar de falar no mesmo nesta cronica que serve para recordar os episodios mais marcantes de 2015.


Cada vez se vao tomando decisoes mais liberais e embora polemicas sao aprovadas no parlamento uma das que mais me chamou a atencao foi a aprovacao da lei no Parlamento em que os homosexuais podiam passar a ter o direito de adopcao em Portugal depois de em 2010 terem vista aprovada no Parlamento a lei de que pessoas do mesmo sexo poderiam passar a casar-se.

Aqui a uns anos era radicalmente contra a ideia mas da maneira que as coisas estao e melhor uma crianca ter o amor de um pai ou de uma mae artificial do que cair na marginalidade e tornar-se um fora-da-lei continuo no entanto a avaliar a situacao um pouco como uma questao de amor e preconceito.

A maioria dos paises que ja o permitiam e eurpeia. Curiosamente o segundo continente com  mais Catolicos depois da America quando a Igreja Catolica defende "referencia masculina e feminina de geracao ou adopcao".

O caminho para a aprovacao da mesma lei foi no entanto tudo menos facil e rapido. Uma reivindicacao passou pelo Parlamento cinco vezes antes de ser aprovada, fazendo com que Portugal fosse o 24.º pais do mundo a permitir a adopcao por parte de casais homossexuais.

A aprovacao da lei da adopcao plena por todo o tipo de casais foi conseguida com os votos de toda a esquerda politica com assento parlamentar, do PAN e de mais 19 deputados Social-democratas (cm duas abstencoes tambem da bancada do CDS).


O facto de passar a ser legal nao significa que a lei seja vista por todos com bons olhos. Contra continuaram nao so a maioria de deputados do PSD e do CDS, como demostraram as votacoes, mas tambem como ja era de esperar a aprovacao da lei nao fez a Igreja olhar a mesma de maneira diferente. A adopcao deve ser feita apenas por casais, e um casal e um homem e uma mulher. Essa e a linha da Igreja, do Patriarca e do Papa", frisou o Porta-Voz da Conferencia Episcopal Portuguesa (CEP). (em minha opniao pessoal nao deixo de concordar com a ideia da Igreja mas pergunto se a pedofilia tambem nao e crime e recordo os casos de pedofilia dentro da propria Igreja os quais a mesma identidade ate tentou ocultar alguns ao mundo).

Recordando palavras do discurso de Dom Manuel Jose Macario do Nascimento Clemente (1948) o Cardeal-Patriarca de Lisboa na ultima reuniao da CEP antes da aprovacao da lei. "Trata-se, em suma, de salvaguardar a vida humana em todas as suas fases, da concecao a morte natural; da valorizacao da familia e da educacao dos filhos, com referencia masculina e feminina de geracao ou adopcao" referiu o Patriarca de Lisboa.

Do ponto de vista da vida das criancas que esperam ser adoptadas, um reconhecido Sociologo afirmou que acreditava que nao se iriam registar mudancas significativas - embora se criem condicoes para aumentar o numero de adopcoes. Em primeiro lugar porque na opniao do mesmo "nao ha muitos casamentos entre pessoas do mesmo sexo" e porque "a lei vai servir, para ja, para legitimar, situacoes de casais que ja tinham filhos mas a lei nao reconhecia como sendo dos dois".

A propria Ordem dos psicologos no estudo que fizera anteriormente, em 2013, para o Parlamento sobre o impacto da adopcao gay para as criancas defendia que nao existiam diferencas entre criancas educadas por familias heterossexuais e por familias homossexuais.

A minha posicao actualmente e neutra muitos por preconceito defendem a ideia que uma crianca educada por gays vai fazer-se um gay. Outras falam da humilhacao que e para uma crianca educada por dois homens na escola pedirem-lhe para falarem com a mae, etc.

Actualmente penso que quem cria o maior preconceito e faz mais oposicao e a propria Igreja Catolica antes porem de aparecer a revelacao de casos de pedofilia dentro da Igreja alguns ate no interiror do Vaticano pensava um pouco como a Igreja mas como quem nao muda de ideias ou opnioes sao apenas os "burros" afirmo que estas criancas estao melhor em casa de casais homossexuais que os criam, dao amor, protegem do que em instituicoes com padres pedofilos. Embora defenda que o ideal mesmo e as criancas serem criadas pelas suas familias de sangue pai e mae ou por um casal marido e mulher.

Penso que no caso da adopcao por casais gays cada caso deve ser muito bem estudado e as criancas ate a adolescencia terem um forte acompanhamento psicologico para se ver se existe algo de errado.


Depois da uniao dos partidos de esquerda creio que so havia duas saidas ou o Candidato derrotado nas eleicoes tomava posse ou a mesma eleicao era repetida. Porem em caso de nova vitoria da uniao entre o PSD e o CDS sem maioria absoluta a situacao iria manter-se. Que forca teria um governo e um Primeiro-Ministro quando a oposicao tinha a maioria?

Ja quase a chegar ao final de Novembro no dia 24 o Presidente da Republica indigitou, o Secretario-Geral do PS como Primeiro-Ministro. A presidencia tornou publica a decisao atraves de uma curta nota, poucos minutos depois do encontro com o Lider Socialista ter terminado.

O Lider do Partido Socialista teria agora de formar um governo para o apresentar a Cavaco Silva, que, por sua vez, lhe daria posse.  O prazo constitucional estabelece que a partir do momento em que e empossado pelo Presidente da Republica, o Governo tem dez dias para apresentar o seu programa no Parlamento.

Antonio Costa fez o que lhe era exigido para ser eleito e criou um governo com 41 secretarias de Estado para alem de 17 ministros e tomou posse no dia 26 de Novembro. A confirmacao foi feita pela Presidencia da Republica, ocasiao em que Cavaco Silva aproveitou para fazer o anuncio  que, depois de naquela manha se ter reunido com o Secretario-Geral Socialista, aceitou a proposta de Governo apresentada por Antonio Costa.

Comparativamente com o Governo da coligacao PSD/CDS derrubado pela Esquerda a 10 de Outubro, o futuro Executivo Socialista vai contar com mais cinco secretarias de Estado comparativamente com as 36 do Governo que prossegue ainda em funcoes. Tambem em relacao ao ultimo Governo do PS, entre 2009 e 2011, a futura equipa chefiada por Antonio Costa sera mais extensa, com mais quatro secretarios de Estado do que os 37 do Executivo entao liderado por Jose Socrates. O mesmo foi o XVII Governo Constitucional de Portugal (12 de Marco de 2005 - 26 de Outubro de 2009) e do qual Antonio Costa foi Ministro de Estado e da Administracao Interna entre 12 de Marco 2005 a 17 de Maio de 2007.


Jonah Tali Lomu (1975-2015) aquele que todos chamaram de "lenda do Rugby" morreu aos 40 anos de idade e talvez para muitos fosse um mero desconhecido mas para os amantes do Rugby como eu (ganhei a paixao por esse desporto depois de tantos anos em Inglaterra) Jonah Lomu era visto como um idolo, um Deus, uma lenda tal como Ayrton Senna da Silva (1960-1994) o foi na Formula 1, Eusebio da Silva Ferreira e Edson Arantes do Nascimento "Pele" (1940) o foram no Futebol e tantos outros em desportos diferentes.

Lomu foi um neozelandes filho de pais tonganeses e viria a marcar um era na Historia do Desporto a que se dedicou motivada e muito pela sua velocidade incomum para um Atleta com um fisico robusto como ele, que seria mais tipico no futuro para atletas em posicoes avancadas.

E normalmente considerado a primeira grande Super-estrela do Rugby na escala mundial e/ou mesmo o maior Jogador da Historia deste Desporto, dando inclusivamente, em 2011, ate o seu nome a um Jogo de Computador.

Tendo crescido em um dos suburbios mais pobres de Auckland, Lomu viria a ser o grande astro da geracao dos All Blacks da Decada de 90, tida como uma das mais brilhantes entre todos os desportos ainda que nao tenha obtido titulos mundiais. Quando se estreou, em 1994, Lomu foi na altura o mais jovem Atleta a jogar na seleccao neozelandesa, aos 19 anos e 45 dias de idade.

No momento da sua morte em 18 de Novembro de 2015 nao houve um unico jornal online que nao o tivesse chamado de "lenda" com os diversos titulos "Morreu Johan Lomu, uma lenda do Rugby", "Lenda do Rugby Johan Lomu morre aos 40 anos", "Lenda do Rugby neozelandes, Johan Lomu morre aos 40 anos", etc.


Segundo confirmou  John Mayhew, antigo Medio dos All Blacks, Seleccao de Rugby da Nova Zelandia, Lomu foi vitima de uma rara doenca renal , que o tinha obrigado a um transplante em 2004 e uma retirada do Rugby precoce em 2002.

A sua morte motivou reacoes dos mais diversos quadrantes. Governantes, associacoes humanitarias e adeptos do Rugby do mundo (em particular da Oceania) lamentaram a morte da "lenda" neozelandesa do Rugby.

O Primeiro-Ministro neozelandes, John Phillip Key (1961), classificou Lomu "nao so como um grande Embaixador do Rugby e da Nova Zelandia, mas tambem como alguem que sempre se empenhou em actividades de beneficiencia em prol da comunidade".

Lomu revolucionou, gracas a sua forma de jogar baseada na sua velocidade e envergadura (nos tempos aureos de gloria pesava quase 120 Kg por 1,96 de Altura) e contribuiu para a promocao e divulgacao da modalidade em todo o mundo, numa epoca que coincidiu com a profissionalizacao do Rugby.


Em Dezembro em toda a Franca e com o massacre de 13 de Novembro ainda na memoria de todos o eleitorado frances ia a votos para as eleicoes regionais as mesmas acabaram por ficar marcadas pelo excelente desempanho na primeira volta das eleicoes da Extrema Direita francesa e do Partido Frente Nacional liderado por Marion Anne Perrine Le Pen (1968) embora todos a conhecam melhor por Marine Le Pen uma Advogada, Politica francesa e Deputada do Parlamento Europeu Marine e tambem filha do antigo Lider do Partido e carismatico Jean-Marie Le Pen (1928) porem se o resultado da primeira volta foi excelente ja o da segunda volta foi um desastre.

Ja afastada dos tempos de Jean-Marie Le Pen a Frente Nacional tinha partido para a segunda volta das eleicoes regionais a liderar 6 das 13 regioes francesas. Sabiam que seria muito dificil manter o mesmo resultado, mas tinham esperanca de conquistar pelo menos 3 delas. Porem depois da contagem final dos votos, nem uma tinha ganho. Uma boa noticia para os republicanos de Nicolas Paul Stephane Sarkozy de Nagy-Bocsa (1955) e seus aliados de Direita, que venceram em sete regioes e sairam vitoriosos neste ultimo teste antes das presidenciais de 2017. O PS de Francois Gerard Georges Nicolas Hollande, depois de ter retirado algumas das suas candidaturas, ainda conseguiu pintar a rosa cinco regioes com ajuda de algumas alianca da Esquerda. A participacao na segunda volta foi de 58,74%, um valor acima dos 49,91% da primeira volta, realizada uma semana antes.

A Presidente da Frente Nacional, Marine Le Pen, grande vitoriosa da primeira volta das eleicoes mas grande derrotada da segunda volta das mesmas, garantiu que o resultado eleitoral "desmascarou a mentira em que assenta o sistema politico frances".

Sem reconher explicitamente a derrota de todos os seus candidatos, incluindo ela mesmo, quando as projecoes apontavam a derrota da Extrema-Direita e da Frente Nacional em todas as regioes do pais, Marine Le Pen dirigou-se aos seus apoiantes com uma mensagem de triunfo, porque o seu Partido, disse, triplicou o numero de vereadores em relacao a 2010.
 
Depois da segunda volta das eleicoes regionais em Franca de 2015 foi de facto uma verdadeira surpresa para todos que os grandes vencedores da primeira volta viessem a tornar-se os grandes derrotados da segunda volta. Foi uma surpresa era um facto que nao iriam ter o mesmo sucesso da prmeira mas a derrota em absoluto foi como que inesperada, porem a resposta ao mesmo episodio seja vista por todos como uma luta desigual ja que na segunda volta nao sao todos contra todos mas talvez todos contra a Extrema-Direita.
 
A Historia aqui passada fez-me lembrar as eleicoes presidenciais em Franca em 2002 quando ao que todos pensavam e tendo deixado a Franca em estado de choque foi Jean-Marie Le Pen que obteve o segundo lugar na primeira volta com 16,86% dos votos contra aos 19,88% de Jacques Rene Chirac (1932) deixando para tras o PS na altura de Lionel Jospin (1937) com 16,18% e todos os restantes 13 candidatos e partidos.
 
Como era esperado na altura ainda em estado de choque o eleitorado frances voltou a ir as urnas na segunda volta das eleicoes so com os dois primeiros candidatos da primeira volta Le Pen com 17,79% dos votos do eleitorado foi completamente esmagado por Chirac com 82,21% dos votos do eleitorada. A unica diferenca para entre as eleicoes presidenciais de 2002 e as regionais de 2015 e que se em 2015 aconteceu o inesperado para a Frente Nacional na segunda volta em 2002 aconteceu o que ja todos esperavam.
                                                             
 
Certamente que o cenario seria quase que imaginavel em 2000 ou ate em 2010 pudesse ser quase que anedotico falar-se em ver as mulheres numa fila de voto na Arabia Saudita fazendo parte do eleitorado e ate estando entre os candidatos mas em 2015 pela primeira vez foi uma realidade.

Pela primeira vez na Historia, a Arabia Saudita organizou em 12 de Dezembro de 2015 eleicoes abertas as mulheres, tanto como eleitoras como possiveis candidatas, um timido passo em direccao a uma igualdade de generos neste Reino Ultraconservador.

O acto foi visto como um pequeno passo para uma longa caminhada que ainda tem que ser dada para acabar com muitas discriminacoes que as mulheres sempre sofreram e das quais sempre foram vitimas encontrando sempre leis em que havia uma completa desigualdade e nas quais tinham pouco ou nenhuns direitos mas estavam cobertas de deveres e leis que tinham de cumprir e ainda tem de faze-lo este foi um pequeno passo mas muito tem ainda que mudar para que as mulheres tenham um direito de igualdade perante o sexo oposto.

Em termos de candidatos notou-se uma forte diferenca ainda 900 mulheres, junto a cerca de 6000 homens, lutavam e buscavam ocupar uma cadeira nas assembleias locais, enquanto lidavam com poderes limitados em termos de circulacao, jardins publicos e recolha de lixo.

As eleicoes do dia 12 de Dezembro nas quais foram eleitos somente dois tercos do total de vereadores, um reduto do Wahhabismo - uma doutrina sunita puritana baseada na interpretacao literal do Alcorao - e um dos paises que mais restringem ainda os direitos da mulher no mundo.

Algumas mulheres afirmaram que  registo de eleitoras foi complicado em razao dos obstaculos burocraticos, da falta de informacao e porque as mulheres sao proibidas de dirigir, o que dificulta a locomocao.

Em um contexto onde menos de um eleitor em cada dez e mulher, poucas mulheres sauditas esperavam ser eleitas.

Na Arabia Saudita, as mulheres devem se vestir de preto da cabeca aos pes quando estao em publico e necessitam da permissao de um membro masculino da sua familia para viajar, trabalhar e se casar.


A Organizacao de Defesa dos Direitos Humanos, Watch, saudou e considerou as eleicoes como um passo para uma maior participacao das mulheres na vida politica, sublinhando que "a Arabia Saudita continua a discriminar as mulheres atraves de uma miriade de leis, politicas e praticas".

Um timido processo de abertura comecou sob o reinado do Rei Abdullah bin Abdul Aziz Al-Saud (1924-2015) durante o seu reinado (2005-2015). A Arabia Saudita era ainda o unico pais onde as mulheres nao tinham o direito de voto.

Nao deixa de ser curioso no entanto que alem de durante a campanha as mulheres estivessem proibidas de falar com homens nao pudessem de usar a  imagem do seu rosto em cartazes eleitorais. O insolito era de se perguntar como e que um eleitor podia acreditar nas palavras em promessas de campanha eleitoral de alguem a quem nao via o rosto.

O impossivel veio mesmo a acontecer e apesar das dificuldades, da desigualdade em relacao aos homens algumas mulheres foram mesmo eleitas. Algumas noticias apontam para que 13 mulheres tenham sido eleitas outras ainda mais optimistas falavam em 17 ou 20. O numero nao e de facto importante mais importante foi o ar de mudanca que se comeca  a sentir na Arabia Saudita e nao falo apenas em direitos de igualdade entre as mulheres e homens mas tambem de Democracia e tantos outros valores que tem de falar mais alto como o direito a ser-se Catolico sem se ser condenado a morte.


Era ja esperado a muito desde os resultados negativos que o Chelsea FC vinha a realizar desde o inicio da presente temporada de 2015/2016 e estava ja quase que completamente afastado de se renovar o titulo de Campeao. No entanto talvez o alto valor da indemnizacao que o clube teria que desembolsar para poder despedir o Treinador Jose Mario dos Santos Mourinho Felix (1963) tivesse feito o clube pensar duas vezes e esperar por melhores resultados mas chegou uma altura que nao dava mais para sustentar a situacao e depois de um mutuo acordo Mourinho era um Treinador despedido.

Mourinho desde a muito que comecava a ser odiado pelos adeptos, mal amado pelos jogadores e ja ninguem o via como o tao famoso "Special One" em que ele proprio um dia se intitulou na sua primeira chegada ao clube ingles. Todos viam que era uma questao de tempo a sua saida de Stamford Brdge onde depois de somar triunfos e vitorias com gigantes europeus  o Chelsea empatava quando nao perdia com equiaes de segundo plano da primeira divisao inglesa.

Quando tambem havia jogadores do Chelsea que em entrevistas diziam "com ele (Mourinho) prefiro perder a ganhar" eram divulgacoes que espelhavam bem o ambiente que estava no clube e entre tantas incertezas entre a continuidade de Mourinho ou o seu despedimento a unica certeza e que a situacao nao se podia manter por muito mais tempo Mourinho viria a deixar o Chelsea muito perto dos lugares que ditam a segunda divisao no fim do campenato algo impensavel a alguns meses atras quando acabavam de ser campeoes.


No dia 17 de Dezembro em comunicado o Chelsea informou que "Mourinho e a Direccao do clube concordaram que os resultados nao estavam a ser bons o suficiente nesta temporada e que  melhor seria seguirem caminhos separados".

"O clube que Jose Mourinho deixa o clube a bem, e que vai sempre permanecer adorado, respeitado e como figura significativa do Chelsea. Sera sempre bem-vindo a Stamford Bridge", informou o Chelsea.

Esta foi a segunda vez que o Special one acabou por sair pela "porta pequena" de Stamford Bridge, ele ja havia sido despedido em 2007 e havia regressado depois de passagens de sucesso pelo Inter Milao de Italia e Real de Madrid em Espanha em 2013.

Mourinho saiu do Chelsea em Dezembro de 2015 com uma indemnizacao milionaria onde muito se especulou sobre os reais valores e levou junto consigo os seus adjuntos. Estava agora sem clube mas muitos apontavam isso como uma mera questao de tempo ou de um clube ter condicoes de pagar o seu ordenado milionario.


Em Dezembro de 2015 num dos hospitais mais conhecidos de Portugal  o Sao Jose em Lisboa viria a causar despedimento no mesmo em causa estava a morte de uma pessoa por falta de assistencia medica. O caso seria talvez a maior dor de cabeca para o Ministerio da Saude em 2015 visto ser tambem da responsabilidade do Ministerio problemas internos do hospital.

Um jovem morre no hospital a espera de uma cirugia de neurocirugia a justificacao do hospital e que o incidente se deveu ao facto de aquela unidade hospitalar nao ter um Neurocirugiao disponivel.

"David Duarte, de 29 anos, foi transferido de urgencia para o Hospital de Sao Jose, devido a uma Hemorragia Cerebral resultante de um Aneurisma, com indicacao para ser operado de imediato, mas naa o foi porque aquela unidade hospitalar nao tinha um Neurocirurgiao Disponivel".

A pergunta que se lanca e que como e possivel um dos melhores hospitais portugueses na especialidade nao tem um especialista disponivel?

A resposta segundo avancada por alguns orgaos de comunicacao social deve-se unicamente ao facto dos medicos se recusarem a trabalhar ao fim de semana pelo valor que o Estado lhes paga.

David Duarte, 29 anos, perdeu a vida na madrugada de 13 para 14 de dezembro (de domingo para segunda-feira) no Hospital de Sao Jose, em Lisboa, porque a equipa medica que o poderia salvar recusa trabalhar ao fim de semana pelo valor que o Estado paga. A namorada de David Duarte, Elodie Almeida, de 25 anos, estava com ele quando surgiram os primeiros sinais. Colocou em palavras escritas aquilo que nao conseguiu contar a um jornal de viva voz. É um testemunho raro.

Como e possivel que tal aconteca quando os medicos sao muito bem pagos talvez por mes recebam mais que um ano em ordenados minimos. Alem de que se pode, e deve-se perguntar, como e possivel que alguem formado em Medicina, que fez um juramento para salvar vidas, que estudou arduamente anos e anos para isso em vez de salvar uma vida deixe alguem morrer unicamente porque esta a ser mal pago?, Quanto ganha um Medico no Hospital de Sao Jose, em Lisboa?

E inaceitavel que situacoes deste tipo acontecam, estamos a falar de uma vida humana, um ser vivo nao estamos a falar de uma rocha ou de um pedaco de metal.

Como ja era de esperar o caso que segundo algumas fontes nao e um caso isolado ou unico custou alguns despedimentos no mesmo hospital mas de que adianta isso, nao se fez justica, de maneira nenhuma nada pode trazer a vida do jovem de 29 anos de volta o despedimento pode-se encarar-se mais como uma licao do que propriamente um acto de justica, ate quando vamos deixar que isso aconteca.


Uma lenda da musica Heay Metal despediu-se do mundo em particular dos fans da banda na qual era Vocalista.

Lemmy, foi o nome artistico de Ian Fraiser Kilmister (1945-2015) Musico, Baixista e Cantor conhecido por ser o fundador da Banda Motorhead. Era adorado pelos seus fans pela sua postura roqueira, estilo de tocar e timbre de voz marcante.

Antes de ser Musico, foi roadie do Cantor e Guitarrista James Marshall "Jimi" Hendrix (1942-1970), tocou nas bandas Rockin' Vickers e Sam Gopal, sendo roadie da banda Hawkwind, onde ocupou o lugar do Baixista que havia faltado no concerto - e deixado o instrumento na van da banda. Expulso da Hawkwind por ter sido detido no Canada com anfetaminas, montou sua banda, originalmente chamada de Bastards, mais tarde renomada como Motorhead; o nome vem da Ultima musica de Lemmy escrita para o Hawkwind. Sua autobiografia, White Line Fever, narra sua carreira e os principais altos e baixos enfrentados pela banda.

Ele viu os Beatles (1960-1970) tocarem no Cavern Club quando tinha 16 anos, depois aprendeu a tocar guitarra escutando o primeiro disco deles. Ele tambem admirava a atitude sarcastica da banda, particularmente de John Lennon (1940-1980) Ao sair da escola e com a mudanca de sua família para Conwy, Lemmy teve alguns empregos tempoarios, um deles na fabrica Hotpoint da cidade, ao mesmo tempo tocava guitarra em bandas locais como a The Sundowners e ainda passava algum tempo em uma escola de Equitacao. Aos 17 anos, ele conheceu uma rapariga chamada Cathy, e seguiu ela ate Stockport onde ela teve seu filho, Sean. Sean foi deixado para adopcao.

Em 28 de Dezembro de 2015, foi informado na pagina do Facebook da banda que o vocalista e baixista Lemmy havia falecido. No dia seguinte, o baterista Mikkey Dee (1963) anunciou oficialmente que a banda chegou ao fim depois da morte de Lemmy.

Tinha desaparecido o "imortal" a "lenda" o mitico vocalista da Banda de Heavy Metal Motorhead na sequencia de uma curta batalha contra um "cancro extremamente agressivo", descoberto dois antes do falecimento do mesmo. O Rock estava triste, mais pobre e vestia-se de luto.


A noticia comecou por ser avancada de forma nao oficial durante a noite de segunda-feira, sendo depois confirmada durante a madrugada pela própria banda atraves do Facebook. “Nao ha maneira facil de dizer isto… O nosso poderoso, nobre amigo Lemmy morreu hoje depois de uma curta batalha contra um cancro extremamente agressivo”, refere a publicacao.

A Banda nao especificou de que cancro se tratava, dizendo apenas que o Vocalista morreu em casa, em Los Angeles, enquanto jogava um dos seus jogos de computador favoritos. Lemmy tinha 70 anos. Aos fans, os Motorhead pediram apenas para que ouvissem a musica de Lemmy “alto” e para que bebessem “um copo ou mais”, um pequeno tributo a um “homem amavel e maravilhoso”, que viveu a vida de forma “tao vibrante”. “Ele iria querer exatamente isso.”


Caro(a) Leitor(a) chego ao fim com esta cronica onde procurei da melhor maneira e no meu entender alguns dos mais importantes momentos que se foram passando ao longo de 2015.

Foi um ano que considero complicado pelo que possa ate ter-se passado algum momento marcante que me tenha passado mais despercebido mas creio que tanto a nivel internacional como a nivel nacional aqueles que se podem chamar de o momento mais importante foram recordados.

A nivel internacional os dois atentados de Paris sem duvida que foram os momentos mais importantes e marcantes. Os mesmos serviram de alerta, de aviso para que se deite um olhar sobre o que se esta a passar na Europa, caso contrario o Islao vai acabar por conquistar e fazer o que lhe apetecer do continente europeu, voltaremos ao velho tempo das cruzadas e conquistas mas agora os antigos conquistadores passam a conquistados e os novos conquistadores sao os velhos conquistados.

A nivel nacional penso que o momento mais importante do ano foi as eleicoes a maneira como foram disputadas, o resultado final e a sua consequencia, tera sido justo  o que acabaram por fazer governando agora o principal derrotado das eleicoes mas sobretudo alguem que nao foi o escolhido, eleito pelo povo, isto e um estado de Democracia, uma sociedade livre, ate quando?

Caro(a) leitor(a) espero sinceramente que tenha sido do seu agrado esta cronica e aproveito para lhe desejar novamente um Feliz Ano Novo de 2016, com tudo de bom saude, amor e trabalho e ca estamos para mais um ano, abraco e ate breve.

                                                                                                               Manuel Goncalves




 



















 
 
 





















 




















































 





1 comentário:

  1. Sei que posso ter esquecido de alguns. Procurei selecionar os que achava mais importantes ou que mais me marcaram mas e tudo uma questao de gosto e opniao pessoal.

    ResponderEliminar