Página

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Escandalos, Polemicas e Controversias Nos Jogos Olimpicos(1904-2012)

 

Foram ja sem duvida bastantes que comecaram a mais de 100 anos em 1904 ate aos dias recentes das penultimas Olimpiadas em Londres 2012 mas de Londres para Saint Louis nao se passaram somente 108 anos foram igualmente 26 Jogos Olimpicos que foram realizados.

Para muitos tal como para mim quando se fala em escandalos, polemicas e controversias nos Jogos Olimpicos a primeira coisa em que se pensa sem duvida penso que seja em dopping, em esteroides androgenicos anabolicos e pensara certamente tal como logo nas Olimpiadas de 1988 em Seoul na Coreia do Sul quando o jamaicano com nacionalidade canadiana Benjamin Sinclair Johnson (1961) depois de vencer a Medalha de Ouro nos 100 Metros Rasos, bater Reccorde Mundial e Recorde Olimpico no Dia 24 de Setembro de 1988 passado 48 horas e anunciado que o mesmo tinha sido apanhado nas malhas do dopping e que perdera tudo o que conquistara 48 horas antes alem da humilhacao, perda de contratos publicitarios, etc ainda se viu suspenso durante dois anos. Segundo especialistas para Johnson era uma queda do Paraiso para o Inferno, o mesmo retornou as competicoes depois da suspensao mas a sua carreira nunca mais foi a mesma em Barcelona 92 nem a final dos 100 Metros Rasos chegou e por fim foi banido para sempre do Atletismo.

Curioso foi que o recorde foi atribuido a por ser atribuido ao Norte-Americano Willian Frederick Carlton 'Carl' Lewis (1961) ainda que com um tempo inferior ao de Johnson de 9.92 segundos enquanto o canadiano tinha feito ilegalmente 9.79 mas a prova dos 100 metros nos jogos olimpicos acabaria por ficar na historia no dia 24 de Setembro de 1988 pelo facto de horas antes na mesma prova mas no evento para mulheres tambem a Norte-Americana Delorez Florence Griffith-Joyner (1959-1998) viria tambem ela a bater o Recorde Olimpico da prova com 10.62 o que indica que no mesmo dia o Recorde Mundial de 100 Metros foi batido tanto em homens como por mulheres por dois compatriotas. O recorde Olimpico de Delorez ainda se mantem imbativel assim como o sua melhor marca mundial de 10.49 segundos. Actualmente o Record Olimpico e de 9.63 e o Record Mundial de 9.58 e pertencem ambos ao jamaicano Usain St. Leo Bolt (1986).


Nem todos os casos de escandalos nos Jogos Olimpicos tiveram de facto a ver com doping ou ate mesmo somente com os atletas tendo o papel principal nos mesmos incidentes. E fresca ainda na memoria de alguns o momento em que nas Olimpiadas de Atenas na Grecia em 2004 o Maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima (1969) liderava destacado a Maratona quando e atacado por um espectador que era o ex-Padre irlandes natural da Republica da Irlanda Cornelius "Neil" Horan (1947) mas varios foram os incidentes, escandalos, polemicas, controversias e ate mesmo boicotes ao longo da Historia dos Jogos Olimpicos, posso ter-me esquecido de alguns mas aqui fica uma lista dos casos mais conhecidos envolvendo apenas as Olimpiadas dos Jogos Olimpicos de Verao.

Escandalos, Polemicas e Controversias nos Jogos Olimpicos (de Saint Louis 1904 ate Londres 2012):

Saint Louis 1904:

. O Maratonista Norte-Americano Frederick Lorz (1884-1914) foi o primeiro Atleta a tentar obter um resultado fraudulento na Historia dos Jogos Olimpicos; durante a disputa da prova da Maratona, exausto e com desidratacao, ele apanhou a boleia num carro a passagem dos 14 Km e foi no mesmo ate as proximidades do estadio, quando foi largado e correu os ultimos quilometros a pe. Entrou no Estadio Olimpico sobre a aclamacao do publico como vencedor daquilo que nao podia ser considerado e cruzou a linha de chegada sendo cumprimentado e fotografado com Alice Lee Roosevelt Longworth (1884-1980), filha do Presidente Theodore "Teddy" Roosevelt, Jr (1858-1919). Foi entao que foi denunciado por um espectador e confessou que nao tinha corrido todo o percurso e que era tudo uma brincadeira. Foi banido para sempre do Atletismo pela Amateur Atletics Union (AAU) mas perdoado no ano seguinte quando venceu, de maneira legal, a Maratona de Boston. O vencedor da prova, Thomas Hicks (1875-1963), tambem teve uma vitoria envolvida em drama e controversia. Exausto pelo percurso e pelo calor, parou e sentou-se varias vezes durante o percurso da prova, foi ajudado por tecnicos e assistentes a se levantar e reanimado ate com Estricnina misturada com brandy para continuar a prova. Chegou ao estadio cruzando a chegada semidesfalecido e foi levado para o hospital depois da prova. Hicks nunca mais correu uma Maratona.

Londres 1908:

. O Grao-Ducado da Finlandia competiu em separado do Imperio Russo, do qual ainda fazia parte, mas nao foi autorizado a desfilar ou receber medalhas com a bandeira finlandesa. Os atletas finlandeses e elementos da delegacao finlandesa resolveram entao desfilar e competir sem nenhuma bandeira.

. Nos 400 Metros Rasos, o Norte-Americano John Carpenter foi desclassificado por ter bloqueado a passagem ao Atleta britanico Wyndham Halswelle (1882-1915) numa manobra considerada legal nos Estados Unidos mas proibida pelas regras do Atletismo britanico, sob as quais a prova foi realizada. Depois dos protestos de ambas as delegacoes, Carpenter foi oficialmente eliminado e uma nova prova marcada para o dia seguinte. Porem os unicos dois outros atletas participantes, o Norte-Americano John Baxter Taylor, Jr (1882-1908) e o tambem Norte-Americano William Robbins, recusaram-se a disputar a mesma prova em solidariedade a Carpenter; assim, Halswelle, relutantemente, correu sozinho e ganhou a Medalha de Ouro, a unica vez ate entao que uma final foi disputada por apenas um Atleta na historia dos jogos na actualidade, com uma vitoria por W.O ou Walkover (e a atribuicao de uma vitoria a uma equipa ou Atleta quando a equipa adversaria esta impossibilitada de competir).

. Durante a cerimonia de abertura dos Jogos Olimpicos, todas as delegacoes dos paises participantes tinham que baixar sua bandeira em sinal de respeito e cumprimento de protocolo ao passarem em frente ao camarote onde se encontrava o Rei Eduardo VII (1841-1910); Ralph Aldo Rose (1885-1913), o Porta-Bandeira da Delegacao dos Estados Unidos, uma ex-colonia britanica, recusou-se a baixar a bandeira e a cumprir com as regras impostas e desfilou com a mesma erguida, causando um grande constrangimento diplomatico entre os dois paises e enfurecendo o Rei britanico. O atletaNorte-Americano nascido na Republica da Irlanda Martin John Sheridan (1881-1918), apoiou o acto de Rose justificando: "a bandeira dos Estados Unidos nao se baixa para nenhum Rei deste Mundo".

. A bandeira da Suecia - como a dos Estados Unidos - nao foi hasteada em volta do estadio, como padrao de todos os paises participantes; assim, os suecos se recusaram a desfilar na cerimonia de abertura.

. Na Maratona, o Atleta italiano Dorando Pietri (1885-1945) entrou em pleno Estadio Olimpico de White City muito a frente dos demais atletas seus adversarios mas, desorientado de exaustao, correu pela pista sem saber para que lado seguir, caiu no chao cinco vezes e so conseguiu cruzar a linha da meta com a ajuda de juizes da prova que o apoiaram levando-o quase desmaido ate a faixa, sendo carregado; os EUA de imediato entraram com um protesto pelo facto do Maratonista italiano ter sido ajudado a vencer a prova e o protesto acabou por ser aceite. o Norte-Americano John Joseph "Johnny" Hayes (1886-1965), segundo classificado, atras de Pietri, foi declarado vencedor oficial. O Maratonista italiano, como premio de consolacao, recebeu um trofeu de prata das maos da Rainha Alexandra Carolina Maria Carlota Luísa Julia (1844-1925) no dia seguinte e tornou-se no Maratonista mais famoso que nao venceu a Maratona na historia dos Jogos Olimpicos. Seu drama e sua saga so seriam equiparadas muitas decadas mais tarde, pela Maratonista suica Gabriela Andersen-Schiess (1945) em Los Angeles 1984 e pelo brasileiro Vanderlei Cordeiro Lima, em Atenas 2004.

Estocolmo 1912:

. Jacobus Franciscus Thorpe (1887-1953), conhecido como Jim Thorpe, o Campeao Norte-Americano do Decatlo e do Pentatlo, teve muitas medalhas retiradas por ser acusado de ter recebido uma pequena quantia em dinheiro para participar de alguns jogos de uma liga secundaria de Beisebol nos EUA tres anos antes. Em solidariedade, os atletas Medalha de Prata no Decatlo e no Pentatlo, o sueco Karl Hugo Wieslander (1889-1976) e o noruegues Ferdinand Reinhardt Bie (1888-1961), se recusaram a receber as medalhas de ouros alegando considerar que tinham sido vencidos de forma legitima por Thorpe em Estocolmo. Mais de 70 anos e depois de decadas de tentativas de reverter a decisao, em 1983 as medalhas de Thorpe foram devolvidas em uma cerimonia emotiva a dois de seus filhos, trinta anos apos a sua morte.

Antuerpia 1920:

. Inicialmente estes Jogos Olimpicos na Belgica estavam marcados para Budapeste, na Hungria que havia derrotado as candidaturas de Amesterdao na Holanda e Lyon em Franca, mas como o Imperio Austro-Hungaro (1867-1918) havia sido aliado da Alemanha na I Guerra Mundial (1914-1918), o Comite Olimpico Internacional, na epoca dominado pelos franceses, transferiu os jogos para Antuerpia, na Belgica, em Abril de 1919.

. Austria, Hungria, Alemanha, Bulgaria e Turquia foram paises que nao foram convidados, sendo estados sucessores das Potencias Centrais que haviam perdido a I Guerra Mundial.

Paris 1924:

. A Alemanha principal potencia derrotada na I Guerra Mundial, nao foi novamente convidada a participar nos Jogos Olimpicos.

. Scipio Africanus "Sam" Mussabini (1867-1927), um Treinador de renome e inovador Tecnico de Atletismo britanico de ascendencia siria e turca, Treinador de varios campeoes e medalhistas olimpicos em jogos anteriores, foi proibido de entrar no interior do Estadio Olimpico por ser profissional do desporto; ha anos que Mussabini trabalhava com remuneracao para treinar jovens atletas de todas as partes do Mundo. Assistiu do lado de fora, na janela do seu quarto no hotel onde estava instalado a bandeira da Gra-Bretanha ser icada no estadio, quando o Atleta que estava a treinar e tinha transformado em seu pupilo, Harold Maurice Abrahams (1899-1978), venceu os 100 Metros Rasos, a primeira vez que um nao-americano vencia a mesma prova nos Jogos Olimpicos. Sua saga e a de Abrahams foi imortalizada mais de 50 anos depois no Filme Momentos de Gloria.

Los Angeles 1932:

. Paavo Nurmi (1897-1973), o multicampeao olimpico Fundista finlandes foi acusado de ser um Atleta profissional e impedido de participar nos jogos. Os principais responsaveis pela a acusacao e por sua exclusao foram os dirigentes suecos, especialmente o Membro do Comite Olimpico Internacional (COI) Johannes Sigfrid Edstrom (1879-1964) - que viria a ser seu Presidente em 1942 - que acusava Nurmi de ter recebido muito dinheiro por suas despesas de viagem e que teria sido pago por ir fazer uma corrida a Alemanha. O finlandes, porem, viajou assim mesmo para Los Angeles e comecou a treinar na Aldeia Olimpica para a prova da Maratona, prova com a qual pretendia encerrar a sua carreira olimpica com uma Medalha de Ouro, depois de conquistar nove delas nos tres Jogos Olimpicos anteriores. Apesar dos pedidos apresentados por todos os atletas participante na prova, que fizeram uma Peticao Oficial ao Comite Olimpico Internacional, e do Comite Olimpico Finlandes, que alegava que nao havia provas das afirmacoes, Paavo Nurmi nao teve mesmo permissao de competir na Maratona Olimpica de Los Angeles 1932. Este incidente, em parte, fez com que a Finlandia viesse a recusar a participar do tradicional torneio anual de atletismo entre os dois paises o Yleisurheilun Suomi–Ruotsi-maaottelu (Internacional de Atletismo Finlandia-Suecia) ate ao ano de 1939.

Berlim 1936:

. Em 1931 o Comite Olimpico Internacional escolheu a cidade alema de Berlim como sede dos Jogos Olimpicos de 1936, porem com a subida de Adolf Hitler (1889-1945 (?) ) ao poder na Alemanha em 1933, os planos olimpicos se acabaram por ver misturados com a Politica Nazista. Hitler tinha esses jogos como sendo "seus" e comecou a explora-los para fazer Propaganda Nazista, com o objectivo de mostrar ao Mundo o desenvolvimento da Alemanha pos- I Guerra Mundial. A situacao chegou ao ponto de, no comeco de 1936, diversos politicos e organizacoes proeminentes pediram publicamente um boicote aos futuros Jogos Olimpicos de Berlim ou que eles fossem realizados em outros lugar, o que nao veio a acontecer o Comite Olimpico Internacional nao cedeu as pressoes politicas e ameacas de boicotes por parte de alguns paises.

. O Governo espanhol decidiu fazer um boicote completo aos jogos de Berlim e junto com grupos de ideologias politicas socialistas e trabalhistas de todo o mundo, planeou por sua vez um evento desportivo alternativo, as Olimpiadas Populares, a serem realizadas na mesma epoca; o evento acabou por nao vir a acontecer porque assim que os Jogos Olimpicos de Berlim estiveram para comecar a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) teve tambem o seu inicio e os planos para a realizacao do evento foram abandonados.

. Tambem nos Estados Unidos houve grandes debates sobre um possivel boicote aos jogos. Um dos principais defensores da ideia foi Ernest Lee Jahncke (1877-1960), um Norte-Americano descendente de alemaes e membro do Comite Olimpico Internacional; ele teve uma forte oposicao dentro do comite e acabou por vir a ser expulso do mesmo, o unico membro do COI expulso ate aos dias de hoje. Foi substituido pelo tambem americano Avery Brundage (1887-1975) que era racista e simpatizante do Nazismo, que se tornaria Presidente do COI em 1952.

. Uma preocupacao rondava a comunidade internacional com relacao a Ideologia Nazista de superioridade racial e sua aplicacao num evento como as Olimpiadas. Em 1934, Avery Brundage fez uma visita a Alemanha para investigar o tratamento dado aos judeus. Quando retornou, declarou: "Eu recebim garantias por escrito de que nada acontecera com os judeus. Voce nao pode exigir mais do que isso e acredito que a garantia sera cumprida". Na verdade mais tarde viu-se que o mesmo estava errado, diversos atletas alemaes foram excluidos dos jogos por serem judeus, entre eles a Atleta Lili Henoch (1899-1942) quatro vezes recordista mundial no Lancamento do Peso, Lancamento do Disco e de 4x100 Metros Estafetas, Margaret Bergmann-Lambert (1914), tambem conhecida como Gretel Bergmann recordista alema do Salto em Altura e Wolfgang Furstner (1896-1936), demitido do comando da Vila Olimpica pouco antes dos jogos terem inicio e que se veio a suicidar pouco tempo depois dos mesmos terminarem; a unica Atleta alema de origem judaica que participou nos jogos foi a Esgrimista Helene Mayer (1910-1953), Campea Mundial do Florete, que era meio-Judia e que morava nos EUA onde estava refugiada por ser Judia mas que teve uma permissao especial para voltar a Alemanha e competir pelo seu Pais.

. Os atletas Sam Stoller (1915-1985) e Marty Glickman ambos atletas de provas de velocidade de 4x100 Metros Estafetas, eram os dois unicos atletas judeus na Delegacao Norte-Americana, foram retirados da disputa da final de 4x100 Metros Estafetas na manha do dia em que a final da prova seria disputada, o que causou acusacoes de antissemitismo e preconceito feitas pelo Comite Olimpico dos Estados Unidos e ao seu Presidente, Avery Brundage; as especulacoes em geral eram de que Brundage queria poupar Hitler de vir a ser obrigado a entregar duas medalhas de ouro a atletas judeus, caso a equipa americana que era a favorita viesse a vencer a prova como veio a acontecer. Na equipa americana que competiu nos 4x100 Metros Estafetas estavam entao James Cleveland Owens (1913-1980) mais conhecido como Jesse Owens, Ralph Harold Metcalfe (1910-1978) que durante a primeira metade dos anos 30 era conhecido como o homem mais rapido do Mundo, Foy Draper (1913-1943 ) e Frank Clifford Wykoff  (1909-1980) e os quatro vieram a ganhar a prova deixando as medalhas de prata para a Italia e as de bronze para a Alemanha.

. A decisao de Hitler nao cumprimentar Jesse Owens apos a sua lendaria vitoria no Salto em Comprimento sobre o alemao Carl Ludwig "Luz" Long (1913-1943) veio a tornar-se famosa por muitos anos como uma evidencia de racismo por parte de Hitler contra os negros americanos; porem, jornalistas presentes nas competicoes assinalizaram que o Lider Nazista deixou de comparecer as premiacoes depois do primeiro dia, pois queria apenas cumprimentar os vencedores alemaes. Apos os jogos, Owens nao foi tambem recebido pessoalmente por  Franklin Delano Roosevelt (1882-1945) o entao Presidente dos Estados Unidos, que recebeu varios outros atletas na Casa Branca.

. A Republica da Irlanda foi o unico pais a boicotar os Jogos Olimpicos de Berlim 1936 por causa do tratamento que o Governo de Hitler dava aos judeus.

. No Futebol, o Peru derrotou a Austria por 4-2 no prolongamento, depois de ter visto ser-lhe anulados tres golos; os austriacos exigiram que uma nova partida fosse disputada entre os dois paises, alegando que os adeptos peruanos haviam invadido o campo antes do final do jogo e que o campo onde o mesmo jogo havia sido disputado anteriormente nao tinha as medidas correctas para se disputar um jogo de Futebol. Os organizadores da prova aceitaram o apelo austriacos sem se darem ao trabalho sequer de ouvir as alegacoes de sua defesa por parte da delegacao peruana e anularam o jogo marcando entao uma nova partida; os peruanos se recusaram a disputar a mesma, acusando o COI de discriminacao e todos os elementos da delegacao peruana que estavam em Berlim abandonaram a competicao e deixaram a Alemanha, acompanhados pela Delegacao da Colombia.

Londres 1948:

. Os paises derrotados na II Guerra Mundial (1939-1945), Alemanha e Japao, nao foram admitidos nos jogos. A suspensao so foi levantada em 1956 nos Jogos Olimpicos de Melbourne.

Melbourne 1956:

. Sete paises boicotaram os jogos por tres diferentes razoes: Egipto, Iraque e Libano anunciaram de que nao iriam participar nos Jogos Olimpicos de Melbourne em resposta a Crise de Suez (1956) conhecida tambem como Guerra de Suez ou ainda como Guerra do Sinai, quando o Egipto foi invadido por Israel, Reino Unido e pela Franca por terem nacionalizado o Canal de Suez; Holanda, Espanha, Suica, Lichtenstein e Suecia se retiraram em protesto contra a invasao da Hungria pela Uniao Sovietica durante a Revolucao Hungara (1956) e a participacao da ultima em Melbourne; quando faltavam menos de duas semanas para se realizar a abertura dos jogos, a Republica Popular da China tambem anunciou a sua ausencia, protestando pelo facto da Repulica da China (Taiwan) ser admitida no evento, com o nome de Formosa.

. A tensao politica existente entre URSS e a Hungria passou os extremos e chegou a vias de facto durante o jogo de Polo Aquatico masculino entre as duas equipas na Semifinal; com o passar do tempo a partida se tornou violenta, com agressoes fisicas e ofensas verbais dentro da piscina e fora dela, enquanto adeptos hungaros foram impedidos de causar um grande tumulto no local apenas pela rapida chegada de elementos da policia australiana; a partida e conhecida na Historia Olimpica  como o "Banho de Sangue em Melbourne", depois que as imagens de jogadores hungaros com sangue no rosto correram o Mundo.

. Uma exigencia da lei australiana de quarentena para cavalos estrangeiros, fez com que as provas de Hipismo fossem disputadas em Estocolmo, na Suecia, a primeira e unica vez em que modalidades dos mesmos Jogos Olimpicos foram disputadas em paises diferentes.

Toquio 1964:

. A Africa do Sul foi banida de participar nos Jogos Olimpicos e em outras grandes competicoes desportivas mundiais por causa da pratica da Politica do Apartheid (1948-1994). Os sul-africanos so voltariam a poder participar dos jogos 28 anos depois, nos Jogos Olimpicos de Barcelona 92, em Espanha.

Cidade do Mexico 1968:

. Dez dias antes do inicio dos jogos, alguns estudantes mexicanos foram massacrados num protesto contra o autoritarismo do Governo do Mexico, o mesmo ficou conhecido como o Massacre de Tlatelolco (1968). Um numero estimado entre 30 e 300 estudantes e cidadaos civis foram mortos depois de fuzilados ou feridos em confrontos com a policia durante as manifestacoes na Plaza de las Tres Culturas, no Bairro de Tlatelolco, na capital mexicana.

. A Ginasta checoslovaca Vera Caslavska (1942-2016), uma multimedalhista olimpica, em protesto contra a Invasao Sovietica da Checoslovaquia (1968) meses antes e em desacordo com a contestada pontuacao que lhe deu apenas a Medalha de Prata na prova da Trave e lhe fez dividir a de Ouro no Solo com outra Ginasta sovietica, Larissa Petrik (1949), que claramente tinha sido suplantada, durante as duas cerimonias de entrega das medalhas virou a cabeca para o chao no podio recusando-se a olhar o icar das bandeiras sovieticas durante a execucao do Hino Nacional da URSS. De volta a Checoslovaquia, foi reverenciada por seu povo mas punida por sua federacao, que a proibiu de participar de qualquer outra competicao internacional. Considerada  "persona non grata" pelas autoridades comunistas do pais que tinham muito poder dentro do mesmo, teve que terminar a carreira e so pode trabalhar como Treinadora de Ginastica no Mexico apos a ameaca do Governo mexicano de vir a cortar o fornecimento de petroleo aos checos, que a impediam de viajar. Vera so pode voltar a trabalhar no seu Pais no final dos anos 80, depois de inumeras pressoes do Presidente do Comite Olimpico Internacional na altura o Empresario e Politico espanhol Juan Antonio Samaranch Torrello (1920-2010) - que em 1984, numa visita a Praga, foi impedido de ve-la e a Emil Zatopek (1922-2000) - que inclusive a condecorou com a Ordem Olimpica. Ela e hoje considerada uma Heroina Nacional na Republica Checa.

. Os norte-americanos Thomas "Tommie" Smith (1944) e John Wesley Carlos (1945), medalhas de ouro e bronze na prova de 200 Metros Rasos, ergueram seus punhos vestidos com uma luva negra numa saudacao estilo Black Power, durante a execucao do Hino Nacional Americano no podio dos medalhistas, em protesto contra as condicoes dos negros americanos vitimas da segregacao racial e da pobreza nos Estados Unidos. O gesto rendeu a ambos a expulsao da Vila Olimpica, ameacas e perseguicoes por muitos anos nos Estados Unidos. A imagem, que veio a correr o Mundo e ficou na Historia, tornou-se numa das mais iconicas da Historia dos Jogos Olimpicos.

Munique 1972:

. Um atentado terrorista, conhecido como Massacre de Munique (1972), aconteceu durante os jogos quando membros integrantes do Grupo e Movimento Terrorista Setembro Negro, com ligacoes a Organizacao para a Libertacao da Palestina, invadiram os alojamentos da Vila Olimpica e sequestraram e mataram 11 elementos da Delegacao de Israel, entre atletas, tecnicos e dirigentes.

. A Rodesia foi banida dos Jogos Olimpicos - igualmente como a Africa do Sul em 1964 - depois de uma votacao feita pelo COI quatro dias antes do inicio dos jogos em 67 votos o resultado foi 36-31 a favor do afastamento da Rodesia. Alguns outros paises africanos haviam ameacado boicotar os jogos caso a minoria racista que comandava o Pais enviasse uma equipa a Munique. A mesma proibicao ocorreu mesmo contra os desejos do Presidente do COI em 1972, Avery Brundage, conhecido por suas ligacoes racistas, que no seu discurso apos o atentado arabe na Vila Olimpica, de maneira controversa comparou o boicote feito a Rodesia a este mesmo atentado.

. Na final de Basquetebol Masculino, os Estados Unidos, ate entao campeoes de todas as edicoes, foram derrotados pela Uniao Sovietica nos ultimos tres segundos por uma decisao controversa. Faltando apenas estes tres segundos finais, os EUA ganhavam o jogo por um ponto apenas mas a vitoria parecia assegurada, quando os treinadores sovieticos pediram uma interrupcao prevista nas regras, mas enquanto isso ocorria, um Basquetebolista sovietico lancou a bola ao cesto errando no entanto o alvo. Os jogadores americanos entraram em euforia e comecaram a comemorar a vitoria mas o lance viria a ser considerado invalido pelos juizes da partida porque segundo os mesmos o cronometro nao tinha sido devidamente desligado, pelos pedidos dos tecnicos, antes do lancamento. O cronometro foi entao novamente ligado e os sovieticos fizeram um cesto atraves de um lancamento de dois pontos acabando por vencer por 51-50. Os americanos nao concordaram com a marcacao alegando a ultima bola antes da interrupcao ja estava na descendente e fizeram um protesto que acabou por nao ser aceite; diante disso, se recusaram a receber as medalhas de prata.

. No final da Maratona, um impostor alemao, Norbert Sudhaus (1956-?) um jovem de 16 anos, entrou correndo na pista do Estadio Olimpico de Munique com roupas de Atleta como se fosse o Vencedor da prova, a frente do verdadeiro Campeao, o Norte-Americano Frank Charles Shorter (1947), e so foi preso apos dar quase toda a volta na Pista de Atletismo.

. Dois atletas de velocidade norte-americanos Edward James "Eddie" Hart (1949) e Reynaud Syverne "Rey" Robinson (1952), grandes favoritos para a conquista das medalhas de ouro e prata por terem anteriormente igualado o Recorde do Mundo de 9.99 segundos dos 100 Metros Rasos nos selectivas americanas, foram ambos eliminados por terem chegado atrasados para disputar os quartos-de-final da prova. A unica vez que algo tao insolito aconteceu nos jogos. O atraso se ficou a dever a uma confusao do Treinador da Equipa de Atletismo dos Estados Unidos, que acidentalmente acabou por confundir o horario da prova ao consultar uma folha de horario que estava desactualizada. Hart ainda conseguiria vir a ser Campeao Olimpico nos 4x100 Metros Estafetas mas Robinson nao teve a mesma sorte e voltou a casa sem nada conquistado. Durante a transmissao das provas de eliminatoria pela ABC , o Comentador Desportivo Norte-Americano Howard William Cosell (1918-1995), ao notar que as eliminatorias iriam comecar sem a presenca dos compatriotas, gritou para o ar: "Os atletas perderam a partida de suas eliminatorias! Nos entregamos a Medalha de Ouro ao russo!" Realmente, Valeriy Fylypovytch Borzov (1949), um Atleta sovietico, veio a ganhar a Medalha de Ouro na final.

. Montreal 1976:

. Os Jogos Olimpicos de Montreal de 1976 no Canada foram palco do primeiro boicote multiplo aos Jogos Olimpicos. Em protesto contra a presenca da Nova Zelandia, depois da viagem da sua Equipa de Rugby pela Africa do Sul naquele ano - a Africa do Sul estava banida pela Comunidade Desportiva Internacional por causa do Regime do Apartheid  - A Republica do Congo liderou um boicote no qual logo foi apoiado e acompanhado por 26 paises africanos, alem do Iraque e da Guiana.

. O Canada tinha, a principio, proibido a entrada nos jogos da Delegacao da Republica da China (Taipei) em seu territorio, ja que nao a conhecia como sendo uma nacao. Essa decisao do Governo canadense ia contra o seu acordo com o Comite Olimpico Internacional que previa a entrada no Pais de todos os comites olimpicos que fossem reconhecidos pela mesma entidade. O Governo do Canada entao finalmente aceitou permitir a entrada dos atletas de Taipei na condicao no entanto de eles nao competirem sob a bandeira da Republica da China  (na epoca, Formosa). A decisao provocou fortes protestos e ameacas de boicote que nao se vieram a realizar por parte dos Estados Unidos. A Republica Popular da China (a China Comunista) ameacou com um boicote e com tudo isso a Delegacao de Taipei de nao ir participar nos Jogos Olimpicos de Montreal; por sua vez a China Comunista cumpriu com a ameaca anterior ao contrario do que havia feito os Estados Unidos e tambem boicotou os Jogos de Montreal por nao concordar com a decisao do COI em considera-la a unica China existente.

. O Coronel do Exercito Sovietico Borys Hryhorovyc Onyscenko (1937), Atleta do Pentatlo Moderno e Campeao Olimpico por equipas nos Jogos Olimpicos de Munique em 1972, foi apanhado a usar um dispositivo electrico na sua espada que registava um toque no adversario; um botao encravado no punho da mesma arma, quando o botao era activado pelo dedo emitia um sinal electronico que registava um toque no adversario tivesse o mesmo toque acontecido ou nao. Como resultado da descoberto e como seria de esperar, ele e toda a equipa da Uniao Sovietica foram desclassificados do Pentatlo. Ficou conhecido pela Imprensa Internacional como "Boris, o Trapaceiro" e "Disonishchenko", sua atitude causou mal-estar e raiva dentro da propria Delegacacao da Uniao Sovietica, com atletas e integrantes da equipa de Voleibol Masculino a ameacar atira-lo pela janela da Vila Olimpica. Na mesma noite, ele foi retirado da vila por dirigentes da Delegacao da Uniao Sovietica e enviado de volta. Dois meses, a imprensa ocidental anunciou que ele tinha sido convocado a presenca do Presidente Leonid Ilitch Brejnev (1906-1982) para receber uma reprimenda pessoal, foi expulso do Exercito Vermelho, multado em 5000 rublos, todos as suas conquistas desportivas lhe foram retiradas e terminou a vida trabalhando como Motorista de Taxis em Kiev, na Ucrania.

. Os Jogos Olimpicos de Montreal 1976 causaram um prejuizo de US$1,5 bilhao de dolares para a Provincia do Quebec, o maior da historia olimpica, que levou 30 anos, ate Dezembro de 2006, para ser totalmente liquidado, para piorar a situacao canadense, este foi o unico evento dos jogos em que o Pais anfitriao dos Jogos Olimpicos de Verao nao viria a ganhar uma unica Medalha de Ouro no seu proprio evento.

. O Ginasta japones Shun Fujimoto (1950) disputou a prova de Argolas com uma perna partida e o joelho deslocado. Ele havia sofrido uma grave lesao anteriormente pouco antes no exercicio do Solo mas escondeu o facto dos seus companheiros, dos tecnicos e dos adversarios pela proximidade da disputas pelas equipas com os sovieticos, Fujimoto tambem estava impossibilitado de vir a ser substituido. Apos conseguir a pontuacao de 9.7 nas argolas - seu melhor resultado na carreira - com um exercicio e uma aterragem no solo perfeitos, ajudando a equipa do Japao a ganhar o Ouro, levantou os bracos em saudacao e caiu no chao em agonia e dor coberto de lagrimas.

Moscovo 1980:

. Os Jogos foram boicotados pelos Estados Unidos e seus aliados apos o anuncio do Presidente James Earl "Jimmy" Carter, Jr (1924) denunciando a Invasao Sovietica no Afeganistao (1979) no ano anterior e que deu origem a Guerra no Afeganistao (1979-1989) tambem chamada da Guerra Afega-Sovietica. O boicote teve uma forte adesao e 62 paises deixaram de participar destes Jogos Olimpicos, que contou apenas com 83 nacoes, menos que os jogos anteriores em Montreal que tambem havia sofrido um duro boicote por parte de 26 nacoes africanas por questoes raciais e da China por questoes politcas. Atletas de varios paises como Reino Unido, Italia, Australia, Holanda, Franca, Alemanha Ocidental, Canada, Japao, Andorra, Belgica, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Nova Zelandia, Porto Rico, Portugal, San Marino e Suica entre outros entre outros estiveram presentes nos Jogos Olimpicos de Moscovo 1980 e ate conquistaram varias medalhas mas sem o apoio das delegacoes dos seus paises e sob o simbolo da Bandeira Olimpica. Akguns paises apoiaram o boicote mas deram o livre abitrio aos seus atletas de irem ou nao aos jogos como foi o caso do Reino Unido, Franca, Portugal entre outros. Das 83 nacoes apenas 35 conquistaram medalhas e a Italia com um total de 15 medalhas foi a nacao com mais medalhas conquistadas dos paises que estavam nos jogos sem delegacao e sem bandeira, Portugal presente somente com 11 atletas nao conquistou qualquer medalha.

. Depois de conquistar a Medalha de Ouro no Salto com Vara, obtendo tambem o Recorde do Mundo e Olimpico, o polaco Władysław Kozakiewicz (1953) atirou com uma banana para o publico presente no Estadio Olimpico de Moscovo,Estadio Lujniki tambem conhecido antes por Estadio Central Lenin, causando um escandalo internacional que quase lhe custou a medalha conquistada. Com o mesmo gesto Kozakiewicz queria vingar-se das vaias e gritos que recebeu - e todos os atletas estrangeiros do Salto com Vara - durante a prova disputada Metro a Metro contra o adversario sovietico e trazia a tona as ate entao enormes reclamacoes que ocorriam sobre o favorecimento de arbitros sovieticos a seus atletas compatriotas.

. Os saltadores do Triplo-Salto Joao Carlos de Oliveira (1954-1999) do Brasil conhecido como Joao do Pulo e Ian Campbell da Australia ia tinham sido prejudicados anteriormente no Triplo-Salto contra os entao sovieticos Viktor Danilovich Saneyev (1945) e Jaak Uudmae (1954). Acusacoes de todos os tipos foram lancadas sobre os sovieticos, marcando faltas inexistentes e negando marcas, ao ponto de que a propria Associacao Internacional de Federacoes de Atletismo (IAAF), que haviam retirado seus inspectores e deixado apenas arbritos locais, sentiu-se e foi obrigada a retorna-los aos jogos para supervisionar a fiscalizacao; as acusacoes abrangeram desde os portoes abertos para a entrada do publico durante a realizacao de provas do Lancamento do Dardo e de Salto a Vara (permitindo assim a entrada de vento encanado para prejudicar os saltos e lancamentos dos adversarios) e varios disturbios causados durante a apresentacao de outros atletas na tentativa de os enervar e tirar a concentracao, era um duro jogo de pressao psicologica.

Los Angeles 1984:

. Numa forma de responder na mesma moeda ao que se passara quatro anos antes em Moscovo a Uniao Sovietica e seus aliados politicos boicotaram os Jogos Olimpicos de Los Angeles 1984, nos Estados Unidos, dando como justificacao a falta de seguranca para seus atletas. Os paises da Cortina de Ferro e seus aliados politicos organizaram o seu proprio evento multidesportivo, os Jogos da Amizade, realizados na URSS na mesma epoca e com a participacao de 50 paises e curiosamente ate de uma equipa de reserva dos Estados Unidos.

. O duelo entre a Sul-Africana Zola Pieterse (1966), conhecida como Zola Budd e a Norte-Americana Mary Teresa Decker (1958) respectivamente Recordista Mundial dos 5000 Metros - prova ainda nao-olimpica - e a Campea Mundial dos 3000 Metros, era um dos duelos mais esperados do Atletismo nos Jogos Olimpicos de Los Angeles. Durante a prova, porem, um incidente mudou tudo. Quando as duas lideravam o pelotao, uma colisao entre elas, em que Decker tropecou no pe de Budd, deixou a americana no chao, aos prantos, fora da disputa. A reaccao do publico presente no estadio que era na maioria Norte-Americano perante o incidente que prejudicava a sua Atleta e a deixava de fora da competicao foi a pior mas aquela que seria de esperar, vaiando Budd no resto da corrida, fez com que a Sul-Africana perdesse a concentracao, o factor psicologico e emocial tudo a levou a perder o ritmo e viesse a acabar em setimo lugar na prova, com a romena Maricica Puica (1950) a vencer a polemica prova. Posteriormente, depois do protesto levantado pelos Estados Unidos, o resultado foi mantido e Budd considerada livre de qualquer responsabilidade sobre o incidente pela IAAF. A propria Decker depois absolveu Budd de qualquer tipo de culpa, chegando ao limite de colocar a culpa em si propria pela sua inexperiencia em correr num pelotao compacto.

Seul 1988:

. A Coreia do Norte boicotou os jogos da vizinha Coreia do Sul. Albania, Cuba, Etiopia, Madagascar, Nicaragua e Ilhas Seychelles tambem optaram por nao participar em apoio a Coreia do Norte.

. Um dos escandalos mais conhecidos e polemicos dos Jogos Olimpicos da Era Moderna aconteceu quando o Atleta de nacionalidade Canadiana mas natural da Jamaica Benjamin Sinclair Johnson (1961) mais conhecido como Ben Johnson considerado o homem mais rapido do Mundo no final da decada de 80 quando bateu duas vezes o Recorde do Mundo dos 100 Metros Rasos mas viria a perder a sua Medalha de Ouro nos Jogos Olimpicos de Seul, depois de 48 horas antes vencer a final da prova e bater mais uma vez o Recorde do Mundo da mesma, apos acusar positivo numa analise anti-doping. Johnson perdeu tudo, recorde, fama, prestigio e ainda foi banido durante dois anos das altas competicoes foi uma verdadeira queda do Paraiso para o Inferno. Voltou a competir mas nunca mais foi o mesmo. Em Barcelona nos Jogos Olimpicos de Barcelona 1992 nao foi alem das semifinais dos 100 Metros Rasos e no ano seguinte numa prova em Montreal foi novamente apanhado com substancias proibidas e foi banido para sempre das competicoes.

. O Arbrito neozelandes Keith Walker acabou por ser agredido fisicamente aos murros por dirigentes do Boxe da Coreia do Sul, apos dar a vitoria a Bulgaria sobre a Coreia do Sul no Peso Galo. O publico solidario com o Pulgilista Sul-Coreano, tambem atirou com garrafas de agua e com outros objectos como cadeiras para dentro do ringue. Walker, ja tinha estado em Los Angeles 1984, era considerado e apontado pelos coreanos como pro-americano e anti-coreano desde decisoes controversas tomadas em lutas naqueles jogos entre Estados Unidos e Coreia do Sul Anwar Khurshid Chowdhry (1923-2010), entao Presidente da Associacao Internacional de Boxe Amador (AIBA), considerou o incidente como "a maior desgraca que ele ja tinha visto no desporto".

. O Norte-Americano Gregory Efthimios Louganis (1960) em Saltos para Agua, sofreu um ferimento na cabeca quando bateu com a mesma no trampolim durante um salto nas provas de eliminatorias, abrindo um corte com sangramento no couro cabeludo. Apesar do incidente insolito, ele se recuperou, voltou a participar na prova e acabou ganhando a Medalha de Ouro com uma diferenca ainda de 25 pontos sobre o segundo classificado. Louganis, porem, em exames medicos havia-lhe sido diagnosticado o virus da Sida seis meses antes dos jogos mas o mesmo manteve o facto em segredo. O caso so viria a ser de conhecimento publico sete anos depois, em 1995. A maioria de seus patrocinadores lhe retiraram o patrocinio e apoio, atletas e dirigentes da comunidade dos Saltos para Agua comecaram a criticar o facto do Atleta nao comunicar o seu estado de saude em 1988 e as suas condicoes como os riscos que poderia causar, mesmo que o sangue derramado na agua da piscina nao oferecesse grande risco para a saude dos outros.

. Lawrence Lemieux (1955) um Velejador canadiano, encontrava-se na disputa por uma medalha em sua Classe da Vela, a Finn, quando se apercebeu que dois velejadores adversarios haviam caido a agua e estavam magoados e em apuros apos o proprio barco capotar por cima dos mesmos devido aos fortes ventos no local. Lemieux nao pensou em mais nada, esqueceu a disputa pelas medalhas, esqueceu a prova e abandonou a mesma para resgatar os atletas que estavam caidos na agua e retitou-os da agua mantendo-os a salvo enquanto outra ajuda nao chegava. Perdeu todas as chances de conquistar uma medalha na Finn mas o seu gesto de humanismo nao foi esquecido  e recebeu do COI por seu acto heroico e exemplar a Medalha Pierre de Coubertin dada unicamente aos atletas em ocasioes muito especiais. Foi o quinto Atleta a receber a mesma desde de 1964 e somente foi entregue por 18 vezes ate ao momento distribuidos entre os Jogos Olimpicos de Verao e os Jogos Olimpicos de Inverno e outros eventos ocasionais.

Barcelona 1992:

. O Halterofilista russo Ibragim Berkmanovich Samadov (1968), em representacao da Comunidade de Estados Independentes (CEI) como todos os seus compatriotas devido a separacao recente da Uniao Sovietica, foi desclassificado apos se recusar a receber a Medalha de Bronze em sua categoria; ao recebe-la na cerimonia de entrega, atirou com a mesma ao chao e retirou-se do ginasio. Sua decisao anti-desportiva veio do facto de que, no empate entre tres halterofilistas para se decidir qual dos dois deles iriam disputar a final Samadov foi afastado por pesar mais 100 gramas que seus adversarios. O russo viria depois a ser banido de participar nos Jogos Olimpicos para o resto da vida.

. O Atleta britanico Derek Anthony Redmond (1961) que era Campeao do Mundo teve uma lesao muscular na coxa durante as semifinais dos 400 Metros Rasos, mas se recusou a nao completar a prova e tentou continuar a correr so com uma perna; seu pai invadiu a pista, apoiou-o nos bracos e os dois cruzaram juntos a coxear a linha de chegada, depois de impedir por varias vezes os fiscais de os retirarem da pista.

Atlanta 1996:

. Um atentado terrorista no Centennial Olympic Park, um parque publico no meio da cidade de Atlanta e que foi construido para as Olimpiadas de Atlanta 1996, custou a vida de uma pessoa e ferimentos em mais 111 pessoas; Eric Robert Rudolph (1969), um Carpinteiro com ideias politicas de Extrema-Direita, colocou tres bombas dentro de uma mochila que depois deixou ficar no parque em forma de protesto contra a legislacao a favor do aborto e dos direitos dos gays. Foi preso somente em 2003 depois de uma longa caca ao homem por parte do FBI, e foi condenado a Prisao Perpetua.

. Os jogos foram alvo de varias criticas por parte da Imprensa Internacional desde a sua escolha como sede em vez de Atenas, que era entao uma franca favorita por questoes historicas e sentimentais ja que estes jogos marcavam ja que estes jogos maracavam os 100 anos dos Jogos Olimpicos da Era Moderna, com acusacoes do uso do poder financeiro de varias empresas baseadas no Estado como o caso da Coca-Cola - unica bebida refrigerante vendida em toda a competicao - para decidir a escolha da sede, Atlanta, marcada por atentados, dificuldades de acessos aos locais de competicao, excesso de comercialismo, qualidade de comida servida, cerimonia de abertura dos jogos feita por 500 figurantes sem nada a ver com a cultura do Estado da Georgia o qual tem Atlanta como a sua cidade mais importante e conhecida, tambem foi criticada pelo proprio Comite Olimpico Internacional por competir com o proprio comite quanto a comercializacao dos jogos. Na cerimonia de encerramento, o entao Presidente do COI Juan Antonio Samaranch, em seu discurso, referiu-se aqueles jogos apenas com um "Bom trabalho, Atlanta!", quebrando a tradicao de anos de considerar cada edicao dos Jogos Olimpicos como "o melhor de todos", como voltaria a fazer nos jogos seguintes em Sydney. Samaranch foi Presidente do Comite Olimpico Internacional de 1980 a 2001.

. A Ginasta Kerri Allyson Strug (1977) deu aos Estados Unidos a Medalha de Ouro por equipas pela primeira vez na Ginastica Olimpica que sempre tivera um forte dominio dos atletas de Leste da Europa. Strug no entanto dera o seu ultimo e decisivo salto com os ligamentos do tornozelo rompidos.

Sydney 2000:

. A romena Andreea Madalina Raducan (1980) foi a primeira Ginasta a ver ser-lhe retirada a sua Medalha de Ouro Olimpica por uso de uma substancia dopante, Pseudoefedrina, substancia que era proibida na epoca. O caso gerou um enorme repercussao entre a Imprensa Internacional e o publico romeno - milhares de pessoas desfilaram pelas ruas da Romenia em apoio pela sua Atleta - e a Ginasta teve tambem o apoio formal da Comunidade e do Mundo da Ginastica Olimpica. Campea do Individual Geral era o novo idolo da Ginastica romena apos a Era de Nadia Elena Comaneci (1961), ela, seus tecnicos e sua federacao apelaram ao Tribunal Arbrital do Desporto alegando que a substancia estava sendo ingerida, sem o seu conhecimento, num remedio para a Gripe receitado pelo proprio Medico da Equipa Romena de Ginastica. O Tribunal, a Federacao da Romenia e a Federacao Internacional de Ginastica ilibaram Raducam de qualquer responsabilidade e culpa no caso e nao lhe aplicaram qualquer punicao, mas a medalha nao lhe foi devolvida e o Medico responsavel pelo caso foi banido dos Jogos Olimpicos por quatro anos.

. A Ginasta chinesa Dong Fangxiao (1986) viu-lhe ser retirada a sua Medalha de Bronze dez anos apos os jogos, depois que as investigacoes feitas pela Federacao Internacional de Ginastica vieram a descobrir que ela tinha apenas 14 anos de idade na epoca, quando a idade minima e de 16 anos completos no ano olimpico para se poder competir. A medalha que havia conquistado foi-lhe retirada e a propria equipa chinesa perdeu o Terceiro Lugar, com a Medalha de Bronze a ser entregue a equipa dos Estados Unidos, originalmente quarta colocada.

. A Atleta de velocidade Norte-Americana Marion Jones (1975) conquistou cinco medalhas nos Jogos Olimpicos de Sydney 2000, tres delas de Ouro, nos 100 Metros Rasos, 200 Metros Rasos, Salto em Comprimento, 4x100 Estafetas e 4x400 Estafetas. Sete anos mais tarde, em 2007, apos uma longa investigacao sobre doping entre atletas americanos, o Caso BALCO em que um laboratorio estava a fabricar drogas e substancias que eram indetectaveis pelos procedimentos que eram usados na epoca, a propria Jones confessou em Tribunal que havia ingerido PEDs (Performance-enhancing drugs), substancias dopantes que eram drogas que melhoravam o desempanho de atletas em corridas curtas. Ela e suas companheiras da equipa de estafetas tiveram todas as medalhas retiradas. Algumas das medalhas de Prata e Bronze tambem foram mas nem todas elas. A Medalha de Ouro dos 100 Metros Rasos, por exemplo, ficou livre, porque a segunda colocada em Sydney Ekaterini Thanou (1975) foi acusada de fugir a tres testes preventivos de doping do COI na vespera do inicio dos Jogos Olimpicos em seu Pais, em 2004. Mais tarde, a Atleta grega foi suspensa pela IAAF.

. No ano seguinte, o COI retirou as medalha de ouro a mais cinco atletas de provas de velociadade americanos, Michael Duane Johnson (1967), Antonio Pettigrew (1967-2010), Alvin Harrison (1974) e seu irmao gemeo  Calvin Harrison (`1974) e Jerome Young (1976), todos eles eram integrantes da equipa de estafetas Masculina Norte-Americana de 4x400 Metros Rasos Estafetas, por causa do envolvimento de Young no caso BALCO, o mesmo caso onde Marion Jones se viu envolvida. A medalha conquistada pelos atletas americanos e confiscada foi devolvida a quatro deles, a excepcao de Young, dois anos depois, mas novamente retirada a todos os atletas depois de uma confissao posterior de Pettigrew de que tambem estava envolvido nos esquemas do Caso Balco.

. Em 2013, O Cicilista Norte-Americano Lance Edward Gunderson (19710 mais conhecido como Lance Armstrong e considerado ate entao por muitos o maior Ciclista de todos os tempos e o Rei da Volta a Franca em Bicicleta, Vencedor por sete vezes do Tour, viu-se envolvido num enorme escandalo de doping envolvendo toda a sua carreira desportiva profissional e foram-lhe retirados todos os premios da sua carreira como por exemplo as vitorias do Tour em Franca e a Medalha de Bronze conquistada na Prova de Estrada Contra o Relogio. O caso de Armstrong foi muito semelhante ao de Johnson em Seul 1988 ja que lhe custou milhoes em contratos publicitarios e a ruina da carreira. Foi uma queda do Paraiso para o Inferno e em ambos os casos parece que as federacoes dos mesmos desportos quiseram dar um punicao exemplar para que servisse de exemplo no futuro para outros atletas.

Atenas 2004:

. Quando era Lider destacado da Maratona e faltavam menos de 7 Km para terminar a prova, o Maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima foi insolitamente atacado no meio da rua e derrubado na calcada no meio dos espectadores presentes que assistiam a prova naquele ponto de passagem depois que um ex-Padre Protestante irlandes Cornelius Horan o atacou ate a assistencia e os segurancas da prova porem termo ao mesmo ataque. Vanderlei num gesto heroico conseguiu continuar a prova mas via-se que estava psicologicamente afectado e isso denotou-se no aspecto fisico e foi perdendo terreno ate ser ultrapassado pelo italiano Stefano Baldini (1971) e pelo Norte-Americano Mebrahtom "Meb" Keflezighi (1975)  conseguiu ainda com bastante esforco terminar a prova e conquistar a Medalha de Bronze; O COI por sua vez decidiu na entrega das medalhas entregar-lhe como premio de honra, consolacao e por a sua atitude de coragem e por se tornar um grande exemplo foi condecorado com a Medalha Pierre de Coubertin sobretudo segundo os dirigentes do COI por seu espirito desportivo.

. O Cavaleiro irlaandes Cian O'Connor (1979) ganhou a Medalha de Ouro na Modalidade de Saltos no Hipismo. Meses depois, amostras de urina do seu cavalo Waterford Crystal acusaram positivo nos testes com substancias que eram proibidas e estavam banidas pelo COI. A investigacao que se seguiu foi prejudicada por varios eventos suspeitos; O'Connor pediu uma amostra B da urina, mas as mesmas foram aparentemente roubadas a caminho do laboratorio; em documentos sobre outro cavalo do Cavaleiro irlandes foram igualmente roubados depois de uma invasao na Sede da Federacao Equestre da Irlanda. Finalmente, em 2005, a Medalha de Ouro foi-lhe retirada e entregue pelo entao Presidente do COI o belga , Jacques Rogge (1942), ao segundo colocado na altura da prova em Atenas, Rodrigo Pessoa (1972) do Brasil, numa cerimonia no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, exactamente um ano e um dia depois da realizacao da prova. A Federacao Equestre Internacional entretanto, considerou que O'Connor nao havia tido envolvimento em alguma tentativa deliberada de dopar o seu cavalo.

. O Juiz hungaro Joszef Hidasi foi suspenso por dois anos pela Federacao Internacional de Esgrima apos cometer seis erros todos em favor da Italia durante a Final da Competicao de Florete por equipas, roubando assim claramente a Medalha de Ouro a China por um resultado de 45 a 42.

. Quatro atletas da Russia e da Bielorrussia tiveram suas medalhas retiradas por causa de envolvimentos em casos de doping, incluindo o Campeao Olimpico Ucraniano Yuri Bilonoh (1974), oito anos depois destes jogos, depois de a recolha de amostras na epoca terem sido novamente testadas.

Pequim 2008:

. Na Luta Grego-Romana, por considerar injusta a decisao dos arbritos por sua derrota na Semifinal dos 84 Kg , o Lutador sueco nascido na Republica Socialista Sovietica da Armenia, Ara Abrahamian, Medalha de Bronze, retirou a medalha do pescoco depois de recebe-la no podio, colocou-a no Centro do ringue e se retirou do ginasio em forma de protesto e numa forma de mostrar seu descontentamento, antes do Hino ser tocado e da bandeira ser hasteada. Em resultado disso posteriormente sua medalha lhe foi retirada e sua licenca desportiva revogada por violar o espirito olimpico do Fair-Play e mostrar uma atitude completamente antidesportiva.

. O Lutador cubano de Taekwondo Angel Valodia Matos Fuentes (1976) foi banido de qualquer competicao a nivel internacional por toda a vida por agredir um Juiz com um pontape na cabeca na area do rosto, apos ja estar desclassificado por ultrapassar o tempo permitido para tratar de um ferimento efectuado durante a luta.

. Na Semifinal do Andebol Feminino, um golo no ultimo segundo do jogo que opunha a Noruega frente a Coreia do Sul colocou a equipa europeia no final da competicao, com uma vitoria de 29-28. Porem uma fotografia carregada quase imediatamente na Internet mostrava que a bola nao tinha passado toda a linha de baliza antes do sinal de encerramento da partida, pelo que o resultado justo final seria o empate 28-28. A Coreia do Sul fez um protesto e o apresentou aos dirigentes do COI exigindo que houvesse um prolongamento da partida mas o resultado da partida acabou por ser confirmado e aceite pela Federacao Internacional de Andebol.

. O Nadador iraniano Mohammad Alirezaei Dizicheh (1985) retirou-se da disputa dos 100 Metros Brucos por ordem dos dirigentes da Delegacao do Irao, ao saberem que o seu Atleta iria disputar a sua eliminatoria ao lado do Nadador israelita Tom Beeri (1986).

. Por causa de enormes medidas de seguranca criadas pelo Governo chines, especialmente com relacao a protestos pela independencia do Tibet e pelo envolvimento chines no Conflito de Darfur (2003-Presente), jornalistas estrangeiros denunciaram que haviam enfrentado diversas restricoes em seu trabalho, restricoes em relacao ao uso de Internet e ate ameacas de violencia fisica. Gracas a situacao de Politica Interna e a actuacao internacional da China na epoca, diversos chefes-de-estado se recusaram a comparecer na Cerimonia de Abertura dos Jogos Olimpicos de Pequim 2008.

. As questoes politicas sobre o Tibet fizeram com que a jornada da Tocha Olimpica entre Atenas e Pequim fosse a mais conturbada da historia, com varios protestos pelo caminho, interrupcoes e ate tentativas de roubo da tocha em Paris, Londres e outras capitais alem de confrontos violentos de manifestantes com a Policia no Nepal; isso criou uma onda de Nacionalismo e um sentimento anti-estrangeirismo entre os chineses, que acabaram por vir a boicotar todos os produtos importados e os supermercados Carrefour na China, acabaram por queimar bandeiras e ate a palavra Carrefour foi censurada no Baidu o motor de busca chines na internet.

Londres 2012:

. No primeiro dia dos jogos, a Equipa de Futebol Feminino da Coreia do Norte atrasou a sua entrada em campo para o jogo contra a Colombia por mais de uma hora, depois de se notar que o ecra gigante do estadio apresentou suas jogadoras ao lado da Bandeira da Coreia do Sul. A equipa que ja estava em campo em exercicios de aquecimento com a bola quando o facto insolito foi detectado, retirou-se do relvado com a sua comissao tecnica e so aceitou retornar quando foi garantida a representacao de suas jogadoras com a bandeira correcta.

. A Atleta grega do Triplo Salto Paraskevi "Voula" Papachristou (1989) foi expulsa dos jogos pelo seu proprio comite apos postar comentarios racistas sobre os africanos em sua conta do Twitter.

. O Jogador de Fuitebol suico Michel Morganella (1989) foi expulso dos jogos igualmente por seu proprio comite tal como aconteceu no caso anterior com Papachristou porque tal como a grega colocou postes polemicos na sua conta do Twitter. Apos o jogo com a Coreia do Sul afirmou que os asiaticos eram "um bando de mongoloides", depois da derrota da Suica frente a Coreia do Sul por 1-2.

. A Esgrimista Sul-Coreana Shin A-Lam (1986) foi obrigada a ficar na arena da Esgrima por mais de uma hora apos o fim do combate, depois que o relogio que marcava o tempo das disputas parou um segundo antes do final, no momento em que ela acertava a adversaria, a alema Britta Heidemann (1982), na Semifinal de Espada; o facto gerou um protesto por parte da Coreia do Sul que acabou por ser rejeitado e Heidemann avancou para a final onde viria a disputar a Medalha de Prata ou Ouro tendo vencido a de Ouro. O COI tratou de oferecer um premio de consolacao a Shun A-Lam que acabou por recusar o mesmo.

. Ocorreram tres protestos provocados por decisoes bastante polemicas no Boxe: o primeiro na Final da Categoria de Peso Minimosca contra o chines Zou Shiming (1981) no combate contra o tailandes Kaeo Pongprayoon (1980); o tailandes sofreu uma punicao de dois pontos por golpe baixo, punicao essa a ser um gesto bastante criticado pelo publico e comentadores desportivos presentes, o que permitiu ao chines vencer o combate e conquistar a Medalha de Ouro pela segunda vez. No Peso Meio-Pesado, o Comite Olimpico da India fez um protesto contra o resultado do combate entre o seu Pulgilista Sumit Sangwan (1993) e o Pulgilista brasileiro Yamaguchi Falcão Florentino (1988), que veio a vencer por 15-14, conquistando a Medalha de Bronze e deixando o indiano num sempre amargo quarto lugar. O protesto, teve a voz do proprio Ministro do Desporto indiano, no entanto foi rejeitado. Os comentadores da ESPN americana, surpreendidos com o veredicto final, afirmaram considerar o mesmo polemico resultado e injusta vitoria segundo os mesmos "um roubo a luz do dia". No Peso Galo, o Pulgilista japones Satoshi Shimizu (1986) colocou no tapete por seis vezes o Pulgilista Magomed Abdulhamidov (1986), do Azerbaijao, no ultimo round, sem que o arbrito da partida desse a contagem ou marcasse pontos em qualquer uma das quedas. Insolitamento no final, Abdulhamidov foi declarado Vencedor por 22-17. Seguindo-se rapidamente um apelo da delegacao japonesa, o resultado foi posteriormente revertido e Shimizu considerado o Vencedor, conquistando a Medalha de Bronze no final da competicao. O Juiz do polemico combate Ishanguly Meretnyyazov, do Turquemenistao, foi de imediato suspenso pela Associacao Internacional de Boxe Amador (AIBA) e enviado de volta a casa.

. A Atleta da Bielorrussia Nadzeya Ostapchuk (1980) teve a sua Medalha de Ouro no Lancamento do Peso confiscada dias depois da realizacao da prova, ao testar positivo esteroides anabolizantes. A neozelandesa Valerie Kasanita Adams (1984), Campea Olimpica em Pequim 2008 e ate entao Medalha de Prata em Londres 2012, recebeu a Medalha de Ouro e o titulo de Bicampea Olimpica semanas depois numa cerimonia oficial em Auckland, na Nova Zelandia.

. Durante a Semifinal de Futebol Feminino entre os Estados Unidos e o Canada, um penalty controverso a favor dos Estados Unidos pela Arbrita norueguesa Christina Westrum Pedersen (1981) aos 33 minutos da segunda parte, levou a que os EUA que perdiam o jogo por 3-2 a fazer o 3-3 e a irem no final do jogo para um prolongamento, onde as americanas venceram. Durante o prolongamento da partida, a Guarda-Redes Norte Americana, deliberadamente fez varios minutos de paragens de jogo para fazer o tempo correr e impedir o empate das canadianas. A reclamacao formal apos o jogo da Capita canadiana Christine Sunclair (1983), levou a que a Federacao Internacional de Futebol Amador (FIFA) suspendesse a Guarda-Redes Norte-Americana apos o jogo.

. Oito atletas das duplas de Badminton (duas duplas da Coreia do Sul, uma da China e uma da India) foram expulsas da competicao pela Federacao Mundial de Badminton acusados de deliberadamente perderem seus jogos durante as fases de qualificacao, procurando um melhor adversario na etapa seguinte.

. As atletas do Meio-Fundo Aslı Cakır Alptekin (1985) dos 1500 Metros da Turquia e a Sovietica Yuliya Mikhailovna Zaripova (1986) dos 3000 Metros com Obstaculos tiveram suas medalhas de Ouro retiradas por acusarem doping no sangue tres anos apos os jogos; a turca Alptekin, reincidente em situacoes a envolver substancias proibidas, foi banida por oito anos da pratica do desporto.


Nao restam duvidas que os escandalos e polemicas que envolveram os Jogos Olimpicos na Era Moderna foram sobretudo na grande maioria derivado a casos de doping mas muitas vezes passaram muito alem disso mesmo. Muitas vezes passaram igualmente as razoes e motivos desportivos com algumas situacoes mais politicas a levar paises a boicotarem os jogos.

Considero na minha opniao que o momento mais negro na historia dos Jogos Olimpicos foi sem duvida no Massacre de Munique em 1972 mas sao opnioes apesar da tragedia e das mortes pode haver quem entenda que como se trata de um evento desportivo deve ser considerado o momento mais negro algo a ver com o desporto.

Caro(a) leitor(a) fico por aqui nesta cronica e creio que a mesma e mais um exemplo de que nem sempre o crime ou apenas as ilegalidades compensam e notavel o que acontece quando um Atleta cai nas malhas do doping. Anos de treino perdidos e por vezes ate altas suspensoes verdadeiras passagens da gloria para a vergonha e tudo mais. Creio que os duros castigos sao mais do que aceitaveis porque quando um Atleta vai por esses caminhos esquece e ignora totalmente o Espirito Olimpico e o Lema Olimpico: "Mais Rapido, Mais Alto, Mais Forte". Ate a proxima.

                                                                                                          Manuel Goncalves






Sem comentários:

Enviar um comentário