Página

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Testemunhas de Jeova e o Adeus a Russia



Confesso que foi uma surpresa para mim e se a noticia tivesse vindo ao Mundo no dia 1 de Abril era aquela que ia achar que era a mentira do dia, no dia das mentiras.

Nao posso crer que tal tenha aconteicido apesar de nao considerar esta Seita Religiosa como totalmente santa mas serem considerados perigosos, chamados de 8emistas o que considero algo absolutamente ridiculo. Extremistas as Testemunhas de Jeova, entao e os muculmanos? Esses sao o que e continuam por la!!! Foi citado por muitos que simplesmente foram proibidos na Russia porque o facto de andarem por la livremente a bater de porta em porta lhes dava a oportunidade de trabalharem como espioes para os americanos.

Sou neto e filho de dois homens que eram seguidores desta Seita Religiosa dos mais radicais que podia haver. Na mesa do meu avo era proibido iniciar-se uma refeicao sem se orar primeiro e igualmente era banido qualquer produto alimentar que tivesse sido cozinhado com sangue e na matanca do porco o mesmo tinha que ser totalmente sangrado. Entre as polemicas do sangue, das transfusoes, etc creio que mesmo assim as Testemunhas de Jeova nao sao a pior de todas as seitas nem mesmo quando me batiam a porta as nove e tal da manha.


Praticamente logo apos a decisao do Supremo Tribunal ter sido conhecida e divulgada a decisao do Supremo Tribunal da Russia logo as Testemunhas de Jeova em revolta se fizeram ouviram indignadas com a decisao e o tratamento que lhes foi dado.

O Grupo Religioso, que diz ter 170 mil seguidores na Russia, afirma que vai recorrer da decisao do Supremo Tribunal e, se for mesmo necessario e caso disso, ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Cada pessoa em pleno Seculo XXI e livre de seguir a Religiao e culto religioso que quiser mas nao e essa a ideia de alguns estados, governos de alguns paises mesmo na Europa.

O Supremo Tribunal da Russia decretou recentemente a proibicao da denominacao religiosa Testemunhas de Jeova. A insolita decisao implica a liquidacao do grupo, visto por muitos como uma simples seita (por mim tambem, visto que considero que religiao e um grupo ou identidade religiosa que detem uma maioria de fieis numa parte do Mundo, nem que seja num so pais), e a entrega de toda a sua propriedade ao Estado.

Os Testemunhas de Jeova confirmaram a noticia, atraves de uma mensagem enviada a Agencia Reuters, e afirmaram desde logo que iriam recorrer da decisao quer na Russia quer, se for caso para isso, no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

As autoridades russas por seu lado defendem e justificam a decisao da seguinte maneira. As autoridades russas alegam que os Testemunhas de Jeova sao um grupo "extremista", dizendo que as suas actividades proselitistas destroem a harmonia familiar e ameacam vidas.

Na Russia, segundo os proprios, existem cerca de 175 mil Testemunhas de Jeoava (um numero que considero ate pequeno tendo em causa que estamos a falar de um dos maiores paises do Mundo em territorio).

Com base principal nos Estados Unidos da America, as Testemunhas de Jeova sao um grupo dito Cristao, mas que interpreta a Biblia de forma heterodoxa, do ponto de vista da maioria dos cristaos, incluido as igrejas Catolica e Ortodoxa. A organizacao religiosa mais importante e influente da Russia e a Igreja Ortodoxa Russa, que esta sob a jurisdicao do Patriarcado de Moscovo.

Entre as crencas das Testemunhas de Jeova inclui-se o pacifismo e a recusa de qualquer forma de nacionalismo. Recusam a ideia de ter que pegar em armas ou ate cantar hinos nacionais, por exemplo. Sao tambem conhecidos por serem radicalmente contra a ideia de receber transfusoes de sangue, o que ocasionalmente leva a casos mediaticos, sobretudo quando os doentes sao ainda apenas criancas para quem uma transfusao poderia salvar uma vida.

O grupo e considerado uma seita em varios paises,sobretudo naqueles com regimes totalitarios. Na Europa Ocidental tiveram algumas friccoes com o Governo frances, nomeadamente sobre questoes fiscais, mas as suas actividades nao forma proibidas.


O Supremo Tribunal Russo ordenou o encerramento da sede central do grupo religioso Testemunhas de Jeova e por sua vez igualmente das suas 395 seccoes no seu territorio, assim como igualmente a confiscacao de todas as suas respectivas propriedades o que apesar de tudo considero um absurdo e um verdadeiro abuso de autoridade.

De acordo com a Agencia de Noticias Interfax, a Advogada do Ministerio da Justica, Svetlana Borisova, considerou perante o tribunal que as Testemunhas de Jeova colocavam uma ameaca a populacao da Russia.

"Constituiam uma ameaca aos direitos dos cidadaos, a ordem publica e a seguranca publica", disse em declaracoes na instancia judicial.

Borisova tambem considerou igualmente que a recusa das Testemunhas de Jeova a receberem transfusoes de sangue tambem viola as leis russas sobre os cuidados a ter com a saude.

As Testemunhas de Jeova reivindicam mais de 170.000 seguidores na Russia. Desde ha um ano que o grupo tem sido submetido a uma constante pressao, incluindo a proibicao de distribuir literatura que supostamente violaria as leis anti-extremistas que estao em vigor no pais e que segundo muitos sao leis que devem ser aplicadas para todos de  igual modo.

E complicado fazer uma analise do assunto mas creio e afirmo mais uma vez que a frente das Testemunhas de Jeova, muito a frente mesmo deveriam de estar por exemplo os muculmanos. O que e o andar a pregar de porta em porta e na via publica com o andar a cometer atentados suicidas, a matar gente inocente, especialmente criancas com o que fazem as Testemunhas de Jeova. Parece-me que na Russia voltamos ao tempo da "velha senhora" e as Testemunhas de Jeova foram tao somente as primeiras vitimas, agora so falta voltar aquele tempo do antes Perestroika.

Nao entendo se proibem as Testemunhas de Jeova o que irao fazer com outras seitas religiosas como os chamados Mormons com os seus missionarios Elderes e Sisters. Os Mormons e sabido que sao a seita religiosa da juventude americana e embora com uma doutrina mais radical acredito que as Testemunhas de Jeova sao mais inofensivas, pelo menos nao exploram os fieis pedindo-lhes o Dizimo e outros tipos de ofertas. Essa chamada Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias e uma completa fachada que e uma verdadeira mina de ouro, infelizmente tambem nao e a unica seita a pregar bem pior que as Testemunhas de Jeova.

Caro(a) leitor(a) este e um tema com forte base na Opniao Publica e mais uma vez os resultados estao na opniao de cada um mas tenho a certeza de que muitos pensam exactamente como eu, ate a proxima.

                                                                                                           Manuel Goncalves

Sem comentários:

Enviar um comentário