Página

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Madre Teresa de Calcuta (1910-1997)



Foi sem duvida uma das personalidades do Seculo XX que mais admirei e penso que mais influencia teve em alguns assuntos relacionados com a Paz, com a Irmandade e com o dedicar uma vida inteira em favor dos outros, dos mais pobres, desfavorecidos nos sitios mais imundos tendo mesmo ficado conhecida como a "Santa das Sarjetas" e outros nomes semelhantes mas foi sem duvida uma das mulheres mais importantes de todos os tempos na Humanidade.

Nao era indiana de nascimento mas entendeu que era ali que deveria estar porque era ali que a sua caridade mais era precisa e de tao ligada que estava a cidade ficou sendo conhecida como Madre Teresa de "Calcuta", passando a ser considerada de Calcuta quando na verdade era de Skopje a capital da actual Republica Macedonia no Imperio Otomano e de etnia albanesa tao pouco o proprio nome era Teresa mas sim Anjeze Gonxhe Bojaxhiu acabou por se naturalizar como indiana mais tarde.

Madre Teresa de Calcuta foi um exemplo de caridade e de irmandade, amor e paz. Foi um exemplo que muitos procuram seguir e outros alegam faze-lo sem realmente faze-lo e uma das personalidades mais marcantes e importantes nao so do Seculo XX mas tambem de todos os tempos desde que existe humanidade, talvez uma, senao a mais importante figura feminina do seculo passado. Seus ensinamentos e obra foram-me falados na escola no sexto ano em Religiao e Moral alem de Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948) e de Martin Luther King Junior (1929-1968) entre outros. Fiz um trabalho falando um pouco sobre os seus ideais, obras, pensamentos e o mesmo valeu-me nota maxima, uma das poucas vezes que isso aconteceu mas fui apontado como exemplo, sendo um bom aluno a Historia mesmo sendo um trabalho de Religiao e Moral nao era de estranhar que isso acontecesse mas ainda hoje me lembro disso e ja la vao mais de 25 anos quando a propria Professora me chamou a parte e deu os parabens.


Anjeze Gonxhe Bojaxhiu (Skopje, 26 de Agosto de 1910 - Calcuta, 5 de Setembro de 1997), mais conhecida simplesmente como Madre Teresa de Calcuta ou ainda Santa Teresa de Calcuta, foi uma Religiosa Catolica de etnia albanesa, nascida em territorio sob o Imperio Otamano (1299-1923) tambem conhecido como Imperio Turco ou Turquia Otamana, na capital da actual Republica da Macedonia, e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Catolica em 2003 e canonizada em 2016. Considerada, por alguns, a Missionaria do Seculo XX, fundou a Congregacao Religiosa Missionarias da Caridade (M.C), tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das Sarjetas".

Muito elogiada por inumeras pessoas, personalidades publicas, governos e organizacoes, Madre Teresa de Calcuta tambem foi duramente criticada por alguns, especialmente por suas posicoes acerca do Controlo de Natalidade ou Contracepcao e do Aborto. Ela tambem foi criticada pelas condicoes das casas dos moribundos que ela cuidava. O Escritor ingles e de nacionalidade Norte-Americana Christopher Eric Hitchens (1949-2011), o Cientista, Economista, Politico, Historiador Norte-Americano alem Critico Cultural Michael John Parenti e o Medico indiano Aroup Chatterjee natural de Calcuta e residente em Inglaterra, acabou por escrever um livro onde lanca duras criticas a Madre Teresa de Calcuta, acusando-a de de prejudicar injustamente a reputacao da cidade. Esses e o Conselho Mundial Hindu destacaram-se nas criticas a Madre Teresa de Calcuta. Alguns estudos sugerem que sua imagem de pessoa caridosa e humanitaria e um puro mito.

Foi beatificada por em 2003 por Karol Jozef Wojtyla (1920-2005) mais conhecido por Papa Joao Paulo II (1978-2005) e canonizada ja mais tarde em 2016 por Jorge Mario Bergoglio (1936) mais conhecido por Papa Francisco (2013) na Praca de Sao Pedro, em Roma, no Vaticano em Italia.


Madre Teresa de Calcuta nasceu em 26 de Agosto de 1910, em Uskup, entao capital do vilayet do Kosovo, subdivisao do Imperio Otomano. Era filha de pais albaneses, numa familia de tres filhos, sendo duas raparigas e um rapaz. Seus pais eram Nikolle Bojaxhiu (c. 1874- c. 1919) que era um Empresario, Benfeitor e Politico albanes e de Dranafile Bernai. Considerava 27 de Agosto, o dia em que foi baptizada, como seu "verdadeiro aniversario". Sua cidade natal e hoje a actual Skopje, capital da Republica da Macedonia.

Comecou por fazer seus votos religiosos aos 18 anos nas Irmas de Nossa Senhora do Loreto (Instituto Beatissima Virgem Maria (IBVM) ), na Republica da Irlanda, onde viveu durante pouco tempo.

Mais de um decada depois, em 1965, a Santa Se aprovou a congregacao Missionarias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presenca missionaria em paises como Albania, Russia, Cuba, Canada, Palestina, Republica do Bangladesh, Australia, Estados Unidos da America, Republica Democratica Socialista do Sri Lanka, Italia, Antiga Uniao Sovietica e Republica Popular da China.

A ela e atribuida a citacao: "Nao usemos bombas nem armas para conquistar o Mundo. Usemos o amor e a compaixao. A paz comeca com um sorriso". O reconhecimento do Mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Premio Templeton, em 1973, e com o Premio Nobel da Paz, no Dia 17 de Outubro de 1979.

Morreu em 1997, aos 87 anos, vitima de ataque cardiaco, quando preparava para realizar um servico religioso em memoria da recem-falecida Diana Frances Spencer (1961-1997) conhecida habitualmente apenas como Princesa Diana de Gales (1981-1996) tempo que passou casada com o Principe Carlos, Principe de Gales (1948), sua grande amiga, que tinha falecido algum tempo antes num acidente de automovel em Paris. O seu funeral foi tratado como um Evento de Estado, varios foram os representantes do Mundo que fizeram questao de estar presentes no mesmo para lhe prestar uma ultima homenagem. As televisoes do Mundo inteiro transmitiram ao vivo durante uma semana, os milhoes que queriam ve-la no Estadio Netaji. Encontra-se actualmente sepultada em Motherhouse Convent, Calcuta, Bengala Ocidental na India. No dia 19 de Outubro de 2003, o entao Papa Joao Paulo II beatificou Madre Teresa de Calcuta e ja em 2016 foi altura de o Papa Francisco canoniza-la.

O seu trabalho missionario nao terminou continuando atraves de Nirmala Joshi (1934), mais conhecida como Irma Nirmala, eleita como sucessora de Madre Teresa de Calcuta no Dia 13 de Marco de 1997 quando faltavam ainda alguns meses para a mesma falecer.


Uma coleccao de cartas dirigidas a uns poucos conselheiros espirituais e recolhidas no Livro "Madre Teresa: Venha Ser Minha Luz" (Mother Teresa: Come Be My Light) publicado em 4 de Setembro de 2007, traduzido e publicado no Brasil pela Editora Thomas Nelson, organizado pelo Padre canadiano Brian Kolodiejchuk, postulador da causa da sua canonizacao revelaram, segundo alguns, duvidas profundas de Madre Teresa de Calcuta sobre sua fe em Deus, chegando a provocar discussoes sobre uma possivel posicao da mesma de Agnostica mas nao ha factos provados sobre o mesmo assunto e tema.

Madre Teresa, em suas cartas, descreveu como sentia falta de respostas de Deus. Em 1956 escreveu: "Tao profunda ansia por Deus - e... repulsa - vazio - sem fe - sem amor -  sem fervor. Almas nao atrai - O ceu nao significa nada - reze por mim para que eu continue sorrindo para Ele apesar de tudo". Em 1959, escreveu: "Se nao houver Deus - nao pode haver alma - se nao houver alma entao, Jesus - Voce tambem nao e real".

Uma das suas cartas ao Padre Josef Neuner (1908-2009) dizia: "Pela primeira vez ao longo de 11 anos - cheguei a amar a escuridao. - Pois agora acredito que e parte, uma parte, muito pequena da escuridao e da dor de Jesus neste Mundo. O Senhor ensinou-me a aceita-la [como] um 'lado espiritual de sua obra', como escreveu. - Hoje senti realmente uma profunda alegria - que Jesus ka nao pode passar pela agonia - mas que quer passar por mim. - Abandono-me a Ele mais do que nunca, - Sim - mais do que nunca estarei a disposicao".

No entanto, o texto de suas cartas nao afectou a campanha por sua santificacao, ja que a Igreja defende que outros santos tambem demostraram em alguns casos duvidas em relacao a fe dos mesmos, como por exemplo Sao Tome (?-c.72), tambem conhecido como Sao Tomas.

. A Crise Espiritual:

Segundo o postulador da causa da canonizacao de Madre Teresa e Autor do livro, a sua crise espiritual comecou nos anos 50, logo apos a Fundacao da Ordem das Missionarias da Caridade; a partir dai "viveu uma grande fase de escuridao interior que se prolongou ate a sua morte". "Sabia que estava unida a Deus, mas nao conseguia sentir nada. Este fenomeno e conhecido na tradicao e na Teologia Mistica Crista, e foi Sao Joao da Cruz (1542-1591) da Ordem dos Carmelitas Descalcos quem o chamou de noite escura do espirito, o que considera uma etapa no caminho de alguns santos no caminho de identificacao com Deus.

. Silencio Divino:

 Joseph Aloisius Ratzinger (1927) enquanto fora o Papa Bento XVI (2005-2013) comentando as cartas de Madre Teresa de Calculta disse que este silencio serve para que os crentes percebam a situacao daqueles que nao acreditam em Deus. Falando sobre as experiencias misticas da Beata disse que "tudo aquilo que ja sabiamos se mostra agora ainda mais abertamente: com toda a sua caridade, a sua forca de fe, Madre Teresa sofria com o silencio de Deus".

. Antidoto Contra o Sentimentalismo:

Kolodiejchuk enxerga na atitude da Beata um antidoto contra o sentimentalismo: "A tendencia em nossa vida espiritual, e tambem na atitude mais geral relativamente ao amor, e que o que conta sao os nossos sentimentos. Assim a totalidade do amor e o que sentimos. Mas o amor autentico a alguem requer o compromisso, fidelidade e vulnerabilidade. Madre Teresa nao "sentia" o amor de Cristo, e poderia ter cortado, mas levantava-se as 4h30min cada manha por Jesus e era capaz de escrever-lhe: Tua felicidade e o unico que quero. Este e um poderoso exemplo, inclusivamente em termos nao puramente religiosos".


Madre Teresa de Calcuta foi beatificada em 19 de Outubro de 2003 pelo Papa polaco Joao Paulo II, devido ao suposto milagre ocorrido com Monica Besra, uma indiana que tera sido curada de um tumor no estomago de forma inexplicavel, graca que acabou por ser atribuida a intercessao de Madre Teresa de Calcuta.

O Papa Francisco proclamou Madre Teresa de Calcuta como Santa no Jubileu da Misericordia, em 4 de Setembro de 2016. A canonizacao aconteceu depois de a propria Igreja Catolica ter aprovado, por unanimidade, a cura extraordinaria do brasileiro Marcilio Haddad Andrino em 2008, que se encontrava em estado de coma devido a abcessos no cerebro e Hidrocefalia. Apesar de sua discricao e de evitar entrevistas, ele participou da cerimonia de canonizacao.

Titulos e Homenagens:

. Padma Shri - India (1962).
. Ramon Magsaysay Foundation - Filipinas (1962).
. Doutora Honoris Causa em Medicina e Cirugia pela Faculdade de Medicina e Cirugia da Universidade Catolica do Sagrado Coracao - Italia.
. Premio Nobel da Paz (1979).
. Medalha Presidencial da Liberdade - Estados Unidos (1985).

O Papa Bento XVI na sua enciclica Deus Caritas Est (em Portugues: Deus e Amor), de 25 de Dezembro de 2005, "sobre o amor cristao", cita entao Madre Teresa de Calcuta como um exemplo de pessoa, de oracao e ao mesmo tempo de fe operativa:

"A piedade nao afrouxa a luta contra a pobreza ou mesmo contra a miseria do proximo. A Beata Teresa de Calcuta e um exemplo evidentissimo do facto que o tempo dedicado a Deus na oracao so nao lesa a eficacia nem a operosidade do amor ao proximo, mas e realmente a sua fonte inexaurivel. Na sua carta para a Quaresma de 1996, essa Beata escrevia aos seus colaboradores leigos: "Nao precisamos desta uniao intima com Deus na nossa vida cotidiana. E como poderemos obte-la? Atraves da oracao" ".

Dados pessoais de Madre Teresa de Calcuta:

. Nome: Anjeze Gonxhe Bojaxhiu.
. Nascimento: Skopje, Vilaiete do Kosovo, Imperio Otomano, 26 de Agosto de 1910.
. Falecimento: Calcuta, India, 5 de Setembro de 1997 (87 anos).
. Venerada por: Igreja Catolica.
                              Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
. Beatificacao: Roma, 19 de Outubro de 2003, pelo Papa Joao Paulo II.
. Canonizacao: Roma, 4 de Setembro de 2016, pelo Papa Francisco.
. Principais Templos: Templo das Missionarias da Caridade.
. Festa Liturgica: 5 de Setembro.
. Padroeira: Pobres e incapacitados.


Em 2016, o habito de Madre Teresa de Calcuta, tida como uma imagem indissociavel de sua figura, um sari branco com tres listas azuis, foi registado junto ao Departamento de Patentes da India visando evitar o uso comercial indevido. Este foi o primeiro caso de Copyright ou seja de direitos de autor de uma vestimenta religiosa no Mundo.

O mesmo habito foi usado pela primeira vez por Madre Teresa de Calcuta em 1948, e, mais de tres decadas, os tecidos foram desenvolvidos por doente com lepra, que por sua vez viviam em habitacoes sob a alcada da Ordem das Missionarias da Caridade, nas imediacoes de Calcuta.

Os criticos de Madre Teresa de Calcuta Christopher Hitchens, Aroup Chatterjee e Robin Fox argumentaram que sua organizacao fornecia ajuda abaixo dos padroes e possuia como interesse primario a conversao de pessoas a beira da morte para Catolicismo. Alem disso, afirmam que Madre Teresa de Calcuta teria usado as doacoes que recebeu para as actividades missionarias em outros lugares e propositos, em vez de gastar na melhoria do padrao para a ajuda medica da sua fundacao. Esses mesmos criticos representam ainda uma pequena minoria, mas colocaram objeccoes fortes as virtudes de Madre Teresa de Calcuta e tem recebido a atencao de um numero cada vez maior de pessoas.

Em 1994, Hitchens publicou um artigo no The Nation intitulado "O Demonio de Calcuta". Para ele, as proprias palavras de Madre Teresa de Calcuta a respeito da pobreza provam que "suas intencoes nao eram de ajudar as pessoas". Chegou a afirmar, inclusive, que Madre Teresa de Calcuta teria mesmo mentido a certos doadores sobre o destino dos seus donativos e contribuicoes. Hitchens tambem foi a unica testemunha chamada pelo Vaticano para tentar fornecer evidencias contra a beatificacao e canonizacao de Madre Teresa de Calcuta.

Outro dos criticos ferozes contra Madre Teresa de Calcuta, o Doutor Aroup Chatterjee (Autor de "Madre Teresa: O Veredicto Final", 2003), afirma que a imagem publica que Madre Teresa de Calcuta possui enquanto protectora dos pobres e efermos e deturpada. Ele afirma categoricamente que o numero de pessoas que realmente recebem auxilio da Ordem das Missionarias da Caridade nao chega a um numero perto do que os ocidentais sao levados a acreditar.

A Igreja Catolica, por sua vez, refuta tais acusacoes. Segundo a mesma Igreja Catolica, a ideia de que missionarios gastem dinheiro em actividades missionarios parece obvia e certa e, alem disso, a propria Madre Teresa de Calcuta jamais afirmou que suas actividades diziam respeito a ajuda Medica.


Cinema e Literatura:

. Madre Teresa e o tema do Filme-Documentario (1969) e do livro Algo bonito por Deus (1971) do Jornalista e Escritor ingles Thomas Malcolm Muggeridge (1903-1990).
. Em 1994 ela foi tema do Documentario Anjo do Inferno (1994), de Christopher Hitchens e Tariq Ali (1943) um reconhecido Escritor e Activista paquistanes, o mesmo documentario foi exibido no Channel 4, da Inglaterra.
. Madre Teresa: Em Nome dos Pobres de Deus (1997) e um filme dirigido pelo Director de Cinema ingles Kevin Connor (1937) estrelado por Geraldine Leigh Chaplin (1944). Ganhou em 1998 o Premio Art Film Festival.
. A vida de Madre Teresa de Calcuta foi retratada em 2003 em uma Minisserie da televisao italiana, Madre Teresa, representada por Olivia Hussey, nascida Olivia Osuna (1951) o papel de Madre Teresa. Posteriormente, foi lancado internacionalmente como um filme de televisao Madre Teresa de Calcuta e recebeu o Premio Camie em 2007.


Quase a terminar nao resisto a dar a minha opniao acerca de Madre Teresa de Calcuta e da sua obra e trabalho.

Mesmo que quem a acusa de falsidades e a critica tenha razao pessoalmente perante aquilo que assisti ao longo da vida sobre esta mulher so posso dizer que a considero uma das mulheres mais forte e importantes do seculo que passou. Nenhuma critica pode esconder fosse com que intencoes fossem o grande trabalho de Madre Teresa de Calcuta. Mesmo que com segundas intencoes ajudou muita gente a sua volta e esta mulher e um exemplo para o Mundo, para a Humanidade, para toda a sociedade materialista que vemos diariamente a nossa volta, escusado sera dizer que sou forte defensor da Santa Teresa de Calcuta.

Caro(a) leitor(a) espero que simpatize tanto quanto eu com a obra e pessoa que foi Madre Teresa de Calcuta pois assim tenho a certeza de que a cronica agora em questao tera sido do seu inteiro agrado como e sempre o meu desejo, ate a proxima.

                                                                                                           Manuel Goncalves





















Sem comentários:

Enviar um comentário