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quinta-feira, 28 de setembro de 2017

O Livro de Mormon (As Verdades de Uma Mentira)



Conheci de perto (infelizmente) a Seita Religiosa denominada por Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias e digo infelizmente porque preferia por razoes pessoais que nao vou aqui escrever nunca ter conhecido aconselho unicamente  quem ainda nao conhece, nao pertence a esta Seita que o melhor que tem a fazer e nao se aproximar da mesma.

Estranho podera ser dizer que e uma Seita Religiosa quando a mesma se intitula por Igreja e Religiao mas cada um acredita no que quiser pessoalmente para mim Igreja e Religiao e um grupo, identidade religiosa que detem uma maioria de fieis numa parte do Mundo, ora isso com os tambem chamados Mormons esta longe de acontecer. Deixei a mesma Seita depois de comecar a ver que com membros a passar necessidades nao deixavam de pagar o dizimo e fazer ofertas enquanto os lideres maximos da Seita apresentavam sinais de riqueza, a mesma seita tinha templos onde a fortuna era evidente mesmo sendo a "Igreja de Jesus Cristo" pareciam esquecer que o proprio Jesus Cristo condenara esse tipo de atitudes, mas hoje optei por falar apenas de um dos temas que traz mais ao assunto a mesma Seita Religiosa, o seu livro principal, o Livro de Mormon. No meu caso em particular se a Igreja fosse a Igreja de Cristo, a Igreja verdadeira como os mesmos afirmam as coisas tinham tido outro rumo, nao teriam sido apresentadas duvidas ao que eu afirmava porque segundo os mesmos a oracao em grupo e o jejum faz os mesmos tomarem as decisoes certas quando e preciso.

Nao vejo que mensagem assim tao importante o mesmo livro possa trazer ao Mundo mesmo depois de o ler e reler talvez seja porque a maioria do mesmo apenas se ocupa de falar das guerras e disputas entre dois povos nefitas e lamanitas mas isso parece nao estar presente na ideia dos seus defensores mais assiduos e radicais que sao sem duvida os membros mais fanaticos que consideram o livro como o testemunho mais importante de Deus ao Mundo mesmo ate mais importante que a propria Biblia Sagrada que ate mesmo os Mormons tambem a tem e seguem dando entao a parecer que seguem igualmente aquilo de que falam mal e que poem em segundo plano assim como nao vejo que direito e moral tem esta Seita Religiosa por alegadamente segundo os mesmos terem a sua igreja fundamentada praticamente numa so escritura, Mateus 16:18: "Tambem eu te digo que tu es Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno nao prevalecerao contra ela", como tem a Igreja Catolica, assim como que moral e direito criticam os sinais de riqueza evidente da mesma.

A razao desta cronica e nao so apenas apresentar um novo trabalho ao publico mas tambem apresentar-me como um dos defensores de que o Livro de Mormon e falso, nao foi uma mensagem de Deus mas sim uma invencao criada pelo homem, mais exactamente por Joseph Smith Jr (1805-1844) o Fundador da Seita Religiosa, Igreja dos Santos dos Ultimos Dias, seu primeiro Presidente e tambem suposto Profeta. Como pode um Profeta ter praticado a Poligamia (tendo tido mais de 40 mulheres ao longo da vida) algo que e um crime condenavel aos olhos daquilo que se mostra ser a vontade de Deus e que desde a sua criacao ate 1890 praticaram o mesmo acto criminoso (so o abandonaram pela mesma na altura ser proibida nos Estados Unidos). Dedico esta mesma Cronica nao so a todos aquele que defendem a falsidade do Livro de Mormon mas tambem a falsidade da pseuda Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias por muitos membros que tenha uma Igreja e uma Religiao e sempre uma Igreja e Religiao e uma Seita Religiosa e sempre uma Seita Religiosa. Sobre isso falarei mais abertamente e de forma mais desenvolvida mais tarde porem creio que as diferencas estao quando uma identidade religiosa e uma minoria em qualquer parte do Mundo nunca pode ser vista como a Igreja verdadeira como se assumem estes pseudo santas e quando falam mais em dinheiro, dizimo, ofertas do que em Cristo e Deus e de facto uma Seita Religiosa. Nao acredito que Deus na sua enorme bondade fosse aceitar que somente uma minoria estivesse certa seguindo a Igreja verdadeira como os afirmam os Mormons ser.


O Livro de Mormon e um (suposto) registo sagrado de povos da America Antiga e foi gravado em placas de metal. As fontes das quais este registo foi compilado incluem o seguinte:

1. As Placas de Nefi, que eram de dois tipos: as placas menores e as placas maiores. As primeiras eram mais particularmente dedicadas a assuntos espirituais e ao ministerio e aos ensinamentos dos profetas, enquanto que as ultimas continham, em sua maior parte, a historia secular dos povos em questao (1 Nefi 9:2-4). Desde o tempo de Mosias, entretanto, as placas maiores passaram tambem a incluir assuntos de grande importancia espiritual.
2. As Placas de Mormon, que contem um resumo das placas maiores de Nefi, feito por Mormon , com diversos comentarios. Estas placas tambem contem a continuacao da historia escrita por Mormon e adicoes feitas por seu filho Moroni.
3. As Placas de Eter, que contem a historia dos jareditas. Este registo foi resumido por Moroni, que insiriu comentarios proprios e incorporou o registo a historia geral, sob o titulo de "Livro de Eter".
4. As Placas de Latao, trazidas de Jerusalem pelo povo de Lei em 600 A.C. Estas placas continham "os cinco livros de Moises (...) e tambem o registo dos judeus, desde o principio ate o comeco do reinado de Zedequias, Rei de Juda; e tambem as profecias dos santos profetas" (1 Nefi 5:11-13). Muitas citacoes de Isaias e de outros profetas biblicos e nao-biblicos, que se encontram nestas placas, aparecem no Livro de Mormon.

O Livro de Mormon contem quinze partes ou divisoes principais que, com excepcao de uma, sao chamadas livros, usualmente designados pelo nome do seu autor principal. A primeira parte (os primeiros seis livros, terminando em Omni) e uma traducao das placas menores de Nefi. Entre os livros de Omni e Mosias ha uma insercao chamada Palavras de Mormon. Essa insercao liga o registo gravado nas placas menores ao resumo das placas maiores,  feito por Mormon.

A parte mais longa, de Mosias ate o fim do Capitulo 7 de Mormon, e a traducao do resumo das placas maiores de Nefi, feito por Mormon. A parte final, do Capitulo 8 de Mormon ate ao fim do volume, foi gravada por Moroni, filho de Mormon, o qual, apos terminar o registo da vida de seu pai, fez um resumo do registo jaredita (chamado Livro Eter) e posteriormente adicionou as partes conhecidas como Livro de Moroni.

Por volta do Ano 421 D.C, Moroni, o ultimo dos profetas-historiadores nefitas, selou o registo sagrado e ocultou-o para o Senhor, para ser trazido a luz nos ultimos dias, como foi predito pela voz de Deus por meio dos seus profetas antigos. Em 1823 D.C, esse mesmo Moroni, entao um personagem ressurreto, visitou o Profeta Joseph Smith e subsequentemente lhe entregou as placas gravadas.


O Livro de Mormon e um volume de escrituras sagradas comparavel a Biblia (nao me facam rir). E um registo da comunicacao de Deus com antigos habitantes das americas e contem a plenitude do evangelho eterno.

O livro foi supostamente escrito por muitos profetas antigos, pelo espirito de profecia e revelacao. Suas palavras, escritas em placas de ouro, foram citadas e resumidas por um Profeta-Historiador chamado Mormon. O registo contem o relato de duas grandes civilizacoes. Uma veio de Jerusalem no Ano 600 A.C e posteriormente se dividiu em duas nacoes, conhecidas como nefitas e lamanitas. A outra veio muito antes, quando o Senhor confundiu as linguas na Torre de Babel. Esse mesmo grupo e chamado de jareditas. Milhares de anos depois, foram todos destruidos, excepto os lamanitas, que estao entre os antepassados dos indios americanos.

O acontecimento de maior relevancia registado no Livro de Mormon e o misterio pessoal do Senhor Jesus Cristo entre os nefitas, logo apos a sua ressurreicao. O mesmo livro expoe as doutrinas do evangelho, delineia o plano de Salvacao e explica aos homens que devem fazer para ganhar paz nesta vida e salvacao eterna no Mundo vindouro.

Depois de terminar os seus escritos, Mormon entregou o relato a seu filho Moroni, que acrescentou algumas palavras suas e ocultou as placas no Monte Cumora. Em 21 de Setembro de 1823, o mesmo Moroni, entao um ser ressurreto e glorificado, supostamente tera aparecido ao Profeta Joseph Smith e instruiu-o a respeito do antigo registo e da traducao do  mesmo que seria feita para ingles.

No devido tempo as placas foram supostamente entregues a Joseph Smith, que supostamente e alegadamente as tera traduzido pelo Dom e Poder de Deus. Hoje o mesmo registo apresentado pelos Mormons como sendo a palavra de Deus transcrita no seu livro principal O Livro de Mormon se encontra publicado em diversas linguas, como testemunho novo e adicional de que Jesus Cristo e o Filho de Deus vivo e de todos os que se achegarem a Ele e obedecerem as leis e ordenancas do Seu Evangelho so assim poderao ser salvos.

Com respeito a esse registo o Profeta Joseph Smith declarou: "Eu disse aos meus irmaos que o Livro de Mormon era o mais correcto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religiao; e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro" (aqui mais uma vez se tenta tirar o destaque e valor que muitas das outras religioes, igrejas e ate seitas religiosas dao a Biblia Sagrada).

O Senhor supostamente providenciou para que, alem de Joseph Smith, mais onze pessoas vissem as supostas placas de ouro e fossem testemunhas especiais da suposta veracidade e divindade do Livro de Mormon. Seus testemunhos escritos estao aqui incluidos como "Depoimento de Tres Testemunhas" e "Depoimento de Oito Testemunhas"  (foram 11 supostas testemunhas possivelmente outros tais como Joseph Smith ou simplesmente viram apenas o que Smith lhes colocou na frente, umas quantas placas douradas que podiam ate ser de ouro, isso nao comprova a veracidade do Livro de Mormon).

Convidamos todos os homens de toda a parte de toda a parte a lerem o Livro de Mormon, ponderarem no coracao a mensagem que ele contem e depois perguntarem a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se o livro e verdadeiro. Os que assim fizerem e perguntarem com fe obterao, pelo poder do Espirito Santo, um testemunho de sua veracidade e divindade (Moroni 10:3-5).

Os que obtiverem do Santo Espirito esse divino testemunho saberao, pelo mesmo poder, que Jesus Cristo e o Salvador do mundo, que Joseph Smith e o Seu revelador e Profeta nestes ultimos dias e que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias e o reino do Senhor restabelecido na Terra, em preparacao para a Segunda Vinda do Messias.

Depoimento de Tres Testemunhas:

Saibam todas as nacoes, tribos, linguas e povos a quem esta obra chegar, que nos, pela graca de Deus, o Pai, e de Nosso Senhor Jesus Cristo, vimos as placas que contem este registo, que e um registo do povo de Nefi e tambem dos lamanitas, seus irmaos, e tambem do povo de Jarede, que veio da torre da qual se tem falado. E sabemos tambem que foram traduzidas pelo dom e poder de Deus, porque assim nos foi declarado por sua voz; sabemos, portanto, com certeza, que a obra e verdadeira. E tambem testificamos que vimos as gravacoes feitas nas placas; e que elas nos foram mostradas pelo poder de Deus e nao do homem. E declaramos solenemente que um anjo de Deus desceu dos ceus, trouxe-as e colocou-as diante dos nossos olhos, de maneira que vimos as placas e as gravacoes nelas feitas e sabemos que pela graca de Deus, o Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo que vimos e testificamos que estas coisas sao verdadeiras. E isto e maravilhoso aos nossos olhos. E a voz do Senhor ordenou-nos que prestassemos testemunho disso; portanto, para obedecer aos mandamentos de Deus, prestamos testemunho dessas coisas. E sabemos que, se formos fieis a Cristo, livraremos nossas vestes do sangue de todos os homens, e seremos declarados sem mancha diante do tribunal de Cristo, e habitaremos eternamente com ele nos ceus. E honra seja ao pai, e ao filho, e ao Espirito Santo, que sao um Deus. Amem.

Oliver Cowdery
David Whitmer
Martin Harris

Depoimento de Oito Testemunhas:

Saibam todas as nacoes, tribos, linguas e povos a quem esta obra chegar, que Joseph Smith Jr, o tradutor desta obra, mostrou-nos as placas mencionadas que, tem a aparencia de ouro (aparencia de ouro aparentemente dao um testemunho sem terem bem a certeza se era mesmo ouro); e que manuseamos tantas paginas quantas o dito Smith traduziu; e que tambem vimos as gravacoes que elas contem as quais nos parecem ser uma obra antiga e de execucao esmerada. E isto testemunhamos solenemente: que o dito Smith nos mostrou as placas, pois nos as vimos e seguramos; e sabemos com certeza que o dito Smith possui as placas de que falamos. E damos nossos nomes ao mundo para testificarmos ao mundo o que vimos. E nao mentimos, Deus sendo testemunha disso.

Christian Whitmer
Jacob Whitmer
Peter Whitmer Jr
John Whitmer
Hiram Page
Joseph Smith, pai
Hyrum Smith
Samuel H. Smith

Como nao se pode deixar de reparar as testemunhas acabam praticamente e unicamente por serem os membros de duas familias a do proprio pseudo Profeta Joseph Smith indo ao cumulo de uma testemunha ser o proprio pai e a familia Whitmer para alem de Hiram Page. Como se pode ver as testemunhas nao aparentam ser totalmente crediveis e somente afirmam com toda a certeza terem visto as placas com os escritos, gravuras, etc mas nem dao a certeza se eram realmente de ouro.

Testemunho do Profeta Joseph Smith:

As palavras do proprio Profeta Joseph Smith sobre o aparecimento do Livro de Mormon sao as seguintes segundo alguns registos:

"Na noite de (...) vinte e um de Setembro (...) (1823) (...) recorri a oracao e a suplica ao Deus Todo-Poderoso. (...).

Enquanto estava assim suplicando a Deus, descobri uma luz surgindo no meu quarto, a qual continuou a aumentar ate o aposento ficar mais iluminado do que ao meio-dia; imediatamente apareceu ao lado de minha cama um personagem em pe, no ar, pois seus pes nao tocavam o solo.

Ele vestia uma tunica solta, da mais rara brancura. Era uma brancura que excedia a qualquer coisa terrena que eu ja vira; nem acredito que qualquer coisa terrena possa parecer tao extraordinariamente branca e brilhante. Tinha as maos desnudas e os bracos tambem, um pouco acima do pulso; os pes tambem estavam desnudos, bem como as pernas, um pouco acima dos tornozelos. A cabeca e o pescoco tambem estavam nus. Verifiquei que ele nao usava outra roupa alem dessa tunica, pois estava aberta, de modo que eu lhe podia ver o peito.

Nao somente a tunica era muito branca, mas toda a sua pessoa era indescritivelmente gloriosa e o seu semblante era verdadeiramente como o relampago. O quarto estava muito claro, mas nao tao luminoso como ao redor de sua pessoa. No momento em que o vi, tive medo; mas o medo logo desapareceu.

Ele chamou-me pelo nome, e disse-me que era um mensageiro enviado a mim da presenca de Deus, e que seu nome era Moroni; que Deus tinha uma obra a ser executada por mim; e que o meu nome seria considerado bom e mau entre todas as nacoes, tribos e linguas, ou que entre todos os povos se falaria bem e mal de meu nome.

Disse-me ele que havia um livro escondido, escrito em placas de ouro, que continha um relato dos antigos habitantes deste continente, assim como de sua origem e procedencia. Disse tambem que o livro continha a plenitude do evangelho eterno, tal como fora entregue pelo Salvador aos antigos habitantes.

Disse tambem ele que havia duas pedras em aros de prata - e essas pedras, pressas a um peitoral, constituiam o que e chamado Urim e Tumim - depositadas com as placas; e que a posse e o uso dessas pedras era o que constituia os "videntes" nos tempos antigos;  e que Deus as tinha preparado para serem usadas na traducao do livro. (...).

Disse-me ainda ele que quando eu recebesse as placas sobre as quais ele havia falado - porquanto o tempo em que elas deveriam ser obtidas ainda nao se cumprira - a ninguem deveria mostra-las; nem o peitoral com Urim e Tumim, salvo aqueles a quem me fosse ordenado mostra-las; e se eu o fizesse, seria destruido. Enquanto falava comigo a respeito das placas, minha mente abriu-se de tal modo que visualizei o lugar em que estavam depositadas, e isto tao clara e nitidamente que reconhi o local quando o visitei.

Apos essa comunicacao vi a luz do quarto comecar a concentrar-se imediatamente ao redor do personagem que estivera falando comigo, e assim continuou ate o quarto voltar a escuridao excepto ao redor dele; e imediatamente vi como se fora um conduto, que levava ate o ceu, e ele ascendeu ate desaparecer completamente, e o quarto voltou ao estado em que estava antes de essa luz celestial aparecer.

Fiquei meditando sobre a singularidade da cena, grandemente maravilhado com o que me dissera o extraordinario mensageiro, quando, em meio a minha meditacao, descobri subitamente que meu quarto comecava novamente a ser iluminado e imediatamente vi o mesmo mensageiro celestial outra vez ao lado da minha cama.

Relatou-me novamente, sem a minima alteracao, as mesmas coisas que me dissera na primeira visita; a seguir me informou de grandes julgamentos que recairiam sobre a Terra nesta geracao. Tendo-me comunicado estas coisas, novamente ascendeu, como fizera antes.

Naquele momento, tao profundas eram as impressoes causadas em minha mente, que perdi o sono por completo, atonito com o que havia visto e ouvido. Mas qual nao foi minha surpresa quando vi novamente o mesmo mensageiro ao lado da minha cama, e ouvi-o repetir as mesmas coisas que me dissera antes ; e tambem advertiu-me, informando-me que Satanas procuraria tentar-me (em consequencia da pobreza da familia de meu pai) a obter as placas com o fim de enriquecer-me. Proibiu-me isso, dizendo que eu nao deveria ter qualquer outro objectivo, ao receber as placas, a nao ser o de glorificar a Deus; e que eu nao deveria ser influenciado por qualquer outro motivo, senao o de edificar o seu reino; caso contrario, nao as poderia obter.

Apos essa terceira visita ele ascendeu ao ceu, como antes; e outra vez fiquei meditando sobre a estranheza do que acabara de acontecer; quase imediatamente apos o mensageiro celestial ter ascendido pela terceira vez, o galo cantou e vi que o dia se aproximava, de modo que as entrevistas deviam ter durado toda aquela noite.

Pouco depois me levantei e, como de costume, fui cuidar dos afazeres do dia; mas ao tentar trabalhar como normalmente fazia, senti-me tao exausto que nao consegui. Meu pai, que trabalhava perto de mim , percebeu que eu nao estava bem, e disse-me que fosse para casa. Sai com essa intencao, mas ao tentar atravessar a cerca do campo onde estavamos, faltaram-me as forcas por completo, e cai inerte ao solo, ficando completamente inconsciente durante algum tempo.

A primeira coisa de que me lembro e uma voz chamando-me pelo nome. Olhei para cima e vi o mesmo mensageiro acima de minha cabeca, cercado de luz como antes. Repetiu-me tudo o que havia relatado na noite anterior e ordenou-me que fosse contar ao meu pai a visao e os mandamentos que havia recebido.

Obedeci, voltando para onde estava meu pai, no campo, e relatei-lhe todo o corrido. Ele respondeu-me que aquilo era obra de Deus e disse-me que fizesse o que o mensageiro ordenara. Deixei o campo, e fui ate o local onde o mensageiro dissera estarem depositadas as placas; e devido a nitidez da visao que tivera, referente ao local, reconheci-o no instante em que la cheguei.

Proximo a vila de Manchester, no Condado de Ontario, Estado de Nova York, existe uma colina de consideravel tamanho, sendo a mais alta da redondeza. No lado Oeste dessa colina, nao muito distante do cume, sob uma pedra de consideravel tamanho, estavam as placas, depositadas em uma caixa de pedra. No meio, na parte superior, essa pedra era grossa e arredondada; era, porem, mais fina na direccao das extremidades, de modo que a parte central ficava visivel acima do solo, mas as bordas em toda a volta estavam cobertas de terra.

Tendo removido a terra, arranjei uma alavanca, introduzi-a sob a borda da pedra e consegui levanta-la com um pequeno esforco. Olhei e la realmente vi as placas, o Urim e Tumim, e o peitoral, como afirmara o mensageiro. A caixa na qual se encontravam era formada de pedras unidas por uma especie de cimento. No fundo da caixa havia duas pedras colocadas transversalmente, e sobre estas estavam as placas e as outras coisas.

Fiz uma tentativa de retira-las, mas fui proibido pelo mensageiro, que outra vez me informou ainda nao ter chegado o momento de retira-las, dizendo que esse momento nao chegaria a nao ser quatro anos apos aquela data. Disse-me que eu deveria voltar aquele local precisamente um ano mais tarde, e que la ele se encontraria comigo, devendo eu continuar a assim proceder ate que chegasse o tempo de receber as placas.

De acordo com o que me fora ordenado, voltei la ao fim de cada ano e todas as vezes encontrei o mesmo mensageiro. Em cada uma das entrevistas recebi dele instrucoes e conhecimento com respeito ao que o Senhor ia fazer, e a maneira pela qual o seu reino deveria ser conduzido nos ultimos dias. (...).

Finalmente chegou a epoca de receber as placas, o Urim e Tumim, e o peitoral. No dia 22 de Setembro de mil oitocentos e vinte e sete, tendo ido, como de costume, ao fim de mais um ano, ao local onde estavam depositadas, o mesmo mensageiro celestial entregou-os a mim, com a advertencia de que eu seria responsavel por eles; que se eu os deixasse extraviar por algum descuido ou negligencia, seria cortado; mas que se eu empregasse todos os esforcos para preserva-los ate que ele, o mensageiro, os reclamasse, eles seriam protegidos.

Logo verifiquei a razao de tao severas recomendacoes para que os guardasse em seguranca, e por que o mensageiro dissera que quando eu tivesse realizado o que me fora ordenado, ele viria busca-los. Pois tao logo se soube que estavam em meu poder, foram empregados os mais tenazes esforcos para tira-los de mim. Todos os estratagemas possiveis foram usados com esse proposito. A perseguicao tornou-se mais amarga e severa que antes, e multidoes mantinham-se continuamente alerta para tira-los de mim, se possivel. Mas pela sabedoria de Deus, eles continuaram seguros nas minhas maos ate que cumpri, por meio deles, o que me fora requerido. Quando o mensageiro os reclamou, de acordo com o combinado, entreguei-os a ele, que os tem sob sua guarda ate esta data, dois de Maio de mil oitocentos e trinta e oito".

Para ler a Historia completa, ver Joseph Smith-Historia, na Perola de Grande Valor (outro livro ao qual os mormons dao destaque).

O registo antigo, assim retirado da terra com a voz de um povo falando do po, e traduzido para a linguagem moderna pelo dom e poder de Deus, conforme atestado por afirmacao Divina, foi publicado pela primeira vez ao mundo, em ingles, no Ano de 1830, como The Book of Mormon.


Joseph Smith relatou que Deus, o Pai, e Jesus Cristo, certa vez haviam aparecido a ele em um bosque perto da casa dos seus pais no Oeste do Estado de Nova York quando ainda era um jovem adolescente de 14 anos de idade. Aparentemente preocupado e sem saber qual o caminho espiritual que haveria de seguir, supostamente Joseph buscou orientacao frequentando reunioes, lendo as escrituras e orando. Em resposta,  ele supostamente recebeu o que alegou ser uma manifestacao celestial. Joseph compartilhou e documentou o que alegou ser a suposta Primeira Visao, como veio a ser conhecida, muitas vezes; ele escreveu ou designou escreventes para escrever quatro relatos diferentes da visao (aqui se pode questionar ainda mais a veracidade da mesma suposta visao, algo que e verdadeiro so pode ter um relato ou versao, penso eu, nao acredito que quatro relatos nao tenham alguns pontos importantes contados de maneira diferente).

Joseph Smith publicou dois relatos da Primeira Visao durante sua vida. O primeiro deles, hoje conhecido como Joseph Smith-Historia, foi canonizado em Perola de Grande Valor e assim se tornou o relato mais conhecido. Os dois relatos que nao foram publicados, registados na primeira autobiografia de Joseph Smith e mais tarde em um diario, foram de um modo geral esquecidos ate que historiadores que trabalhavam para a Seita Religiosa, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, os redescobriram e depois os publicaram na Decada de 1960. Desde aquela epoca, esses documentos tem sido discutidos e debatidos repetidas vezes nas revista da seita, em obras impressas por editoras de propriedade da seita e filiadas a mesma e por estudiosos santos dos ultimos dias em outros locais. Alem desses primeiros relatos, ha tambem cinco descricoes da visao de Joseph Smith registadas por seus contemporaneos.

Os varios relatos da Primeira Visao contam uma Historia consistente, embora se diferenciem em enfase e detalhes (ora aqui esta uma Historia verdadeira nao apresenta nunca versoes com detalhes diferentes por mais pequenos que sejam). Historiadores afirmam que quando uma pessoa reconta uma experiencia em varias situacoes e para diferentes publicos ao longo de muitos anos, cada relato vai salientar diversos aspectos da experiencia e contem detalhes incomparaveis. De facto, diferencas semelhantes encontradas nos relatos da Primeira Visao podem ser encontradas nos varios relatos nas escrituras da visao de Paulo na estrada para Damasco e a experiencia dos apostolos no Monte da Transfiguracao. Mesmo assim, apesar das diferencas, existe uma consistencia basica entre todos os relatos da Primeira Visao (nao importa a existencia da consistencia numa Historia verdadeira deste tipo nuncal jamais pode haver dois relatos com a mais pequena diferenca isso significara que um dos relatos nao e verdadeiro e que a mesma Historia podera nao ser 100% real). Alguns e correctamente argumentaram que qualquer variacao a recontar a Historia e a prova de sua invencao (aqui estou totalmente de acordo com quem apresenta tal argumento, alias penso que e 100% inventada). Outros alegam o contrario, afirmam, que esse rico registo historico nos permite aprender mais a respeito desse suposto acontecimento que afirmam ser algo extraordinario do que poderiamos aprender se estivesse menos bem documentado (uma Historia sobretudo deste genero quando e bem documentada so precisa mesmo de um relato para estar bem explicada e documentada o contrario e o primeiro sinal de que e falsa ou que tem pontos importantes que o sao).


Todos os relatos da Primeira Visao de Joseph Smith e todos os relatos de seus contemporaneos tem sua propria Historia e contexto (sempre e o que digo relatos a mais, historias diferentes e diferentes contextos so podem ser o relato de uma Historia falsa) que influenciaram como o evento foi relembrado, comunicado e registado. Esses relatos sao discutidos abaixo:

. Relato de 1832: O relato mais antigo conhecido da Primeira Visao, o unico relato escrito pelo proprio Joseph Smith, encontra-se em uma autobiografia curta, nao publicada, que Joseph Smith produziu na segunda metade de 1832. No relato, Joseph Smith escreveu a respeito da consciencia que tinha de seus proprios pecados e da sua frustracao por nao conseguir encontrar uma igreja que combinasse com a qual ele tinha lido no Novo Testamento e que o levaria a redencao. Ele enfantizou a Expiacao de Jesus Cristo e a redencao pessoal que oferecia. Ele escreveu que "o Senhor" apareceu e perdou-lhe seus pecados. Como resultado da visao, Joseph sentiu alegria e amor, porem, como ele observou, nao conseguia encontrar alguem que acreditasse em seu relato.

. Relato de 1835: No Outono de 1835, Joseph Smith contou sua Primeira Visao a Robert Matthewa, um visitante de Kirtland, Ohio. Esse novo relato, registado no diario de Joseph Smith por seu escrevente Warren Parrish, salienta sua tentativa em descobrir qual Igreja estava certa, a oposicao que sentiu ao orar a aparicao de um personagem divino, que foi seguido logo por outro. Esse relato tambem regista a aparicao de anjos na visao.

. Relato de 1838: A narracao da Primeira Visao mais conhecida dos santos dos ultimos dias hoje e o relato de 1838. Publicado pela primeira vez em 1842, no Times and Seasons, Jornal da Igreja em Nauvoo, Illinois, o relato foi parte de uma historia mais longa ditada por Joseph Smith em meio a periodos de intensa oposicao. Enquanto o relato de 1832 enfatiza a Historia mais pessoal de quando Joseph Smith era um rapaz em busca de perdao, o relato de 1838 enfatiza a visao como o inicio da "ascensao e progresso da Igreja". Do mesmo modo que o relato de 1835, a questao central da narrativa e qual Igreja esta certa.

. Relato de 1842: Escrito em resposta a solicitacao do editor do jornal Chicago Democrat, John Wentworth, para obter informacoes sobre os santos dos ultimos dias, esse relato foi publicado no Time and Seasons em 1842. ("Carta Wentworth", como ela e mais conhecida, tambem e a fonte para as Regras de Fe). O relato, destinado a publicacao para uma audiencia nao familiarizada com as crencas mormons, e directo e conciso. Como nos relatos anteriores, Joseph Smith referiu-se a confusao que ele vivenciou e o aparecimento de dois personagens em resposta a sua oracao (curiosamente no aparecimento em resposta a oracao um testemunho de Joseph Smith apenas fala num personagem, um anjo que disse ao proprio chamar-se Moroni). No ano seguinte, Joseph Smith enviou esse relato com pequenas modificacoes (quando se modifica algo muitas vezes esta-se ja a colocar algo que e tudo menos verdade) para um Historiador chamado Israel Daniel Rupp que publicou como um capitulo em seu livro, He Pasa Ekklesia [The Whole Church]: An Original History of the Religious Denominations at Present Existing in the United States [Historia Original Denominacoes Religiosas Actualmente Existentes nos Estados Unidos].

. Relatos de Terceiros: Alem desses relatos produzidos pelo proprio Joseph Smith, cinco relatos foram escritos por contemporaneos que ouviram Joseph Smith falar sobre a visao (relatos certamente pouco crediveis como se sabe infelizmente e assim quem ouve algo quando o descreve por si mesmo tem por norma acrescentar sempre algo da sua propria autoria. Quem ouve um conto acrescenta-lhe sempre um ponto, um ditado popular vem portugues e verdadeiro pelo que a vida me tem ensinado e mostrado de certas pessoas).

Argumentos Sobre os Relatos da Primeira Visao de Joseph Smith a variedade e o numero de relatos referentes a Primeira Visao levaram alguns criticos a questionar se as descricoes de Joseph Smith coincidem com a realidade de sua experiencia. Dois argumentos sao apresentados com frequencia contra a sua credibilidade ou seja que defendem tal como eu a falsidade total do Livro de Mormon e igualmente da propria Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias: o primeiro questiona a lembranca de Joseph Smith dos eventos; o segundo questiona se ele enfeitou elementos da Historia com o passar do tempo.

Memoria. Um dos argumentos sobre os relatos da Primeira Vusao de Joseph Smith alega que evidencias historicas nao sustentam a descricao de Joseph Smith do reavivamento religioso em Palmyra, Nova York e seus arredores em 1820. Alguns argumentaram que isso enfraquece a afirmacao de Joseph sobre o fervor religioso incomum e o relato da visao em si.

Algumas provas documentais, no entanto, apoiam as declaracoes de Joseph Smith sobre o reavivamento. A regiao onde Joseph Smith morava ficou famosa por seu fervor religioso e sem duvida alguma foi um dos locais centrais dos reavivamentos religiosos. Os historiadores referem-se a regiao como o "Distrito Inflamado" porque pregadores exauriram a terra, realizando acampamentos de reavivamento e buscando novos conversos durante o inicio do Seculo XIX. Em Junho de 1818, por exemplo, uma reuniao de acampamento Metodista ocorreu em Palmyra, e no Verao seguinte, os metodistas reuniram-se novamente em Vienna (agora Phelps), Nova York, a 24 quilometros da fazenda da familia Smith. Os diarios de um certo pregador metodista itinerante documentam um grande entusiasmo religioso na area geografica onde morava Joseph Smith em 1819 e 1820. Eles relatam que o Reverendo George Lane, ministro metodista revivalista, estava naquela regiao durante esses dois anos, falando sobre "o metodo de Deus para fazer a Reforma". Essa evidencia historica e consistente com a descricao de Joseph Smith. Ele disse que o entusiasmo religioso incomum em seu distrito ou regiao "comecou com os metodistas". De facto, Joseph declarou que ele proprio "inclinou-se um tanto" para a Igreja Metodista.

A ampliacao. O segundo argumento frequentemente feito sobre os relatos da Primeira Visao de Joseph Smith e que ele enfeitou sua historia ao longo do tempo. Esse argumento que eu defendo radicalmente concentra-se em dois detalhes: o numero e a identidade dos seres celestiais que Joseph Smith declarou ter visto. Os relatos da Primeira Visao de Joseph Smith descrevem os seres celestiais cada vez com mais detalhes ao longo do tempo. O relato de 1832 diz: "o Senhor abriu os ceus sobre mim e vi o Senhor". Ja seu relato de 1838 afirma: "Vi dois Personagens", um dos quais apresentou o outro como "Meu Filho Amado". Como resultado, os criticos tem argumentado que Joseph Smith comecou relatando de ter visto um personagem - "o Senhor" - e mais tarde acabou alegando ter visto tanto o Pai quanto o Filho.

Ha outras formas mais consistentes de ver a evidencia. Uma harmonia basica na narrativa ao longo do tempo deve ser reconhecida no inicio: tres dos quatro relatos afirmam claramente que dois personagens supostamente apareceram a Joseph Smith na Primeira Visao (num relato pessoal do proopio ele descreve que viu apenas um anjo e que o mesmo declarou chamar-se Moroni em 21 de Setembro de 1823). O unico facto isolado e o relato de Joseph Smith de 1832, que pode ser lido se referindo a um ou a dois personagens. Se for lido se referindo a um ser celestial, provavelmente seria o personagem que perdoou os pecados de Joseph Smith. De acordo com os relatos feitos mais tarde, o primeiro personagem divino supostamente tera dito para Joseph Smith "ouvir" o segundo, que alegadamente era, Jesus Cristo, que em seguida, transmitiu a mensagem principal, onde se incluia a mensagem do perdao. O relato de Joseph Smith de 1832, portanto, pode estar concentrado com Jesus Cristo, o portador do perdao, segundo alegam em sua defesa alguns dos seus defensores.

Outra maneira de ler o relato de 1832 e que alegadamente Joseph Smith referiu-se a dois seres, aos quais chamou de "Senhor". O argumento do enfeite baseia-se na suposicao de que o relato de 1832 descreve o aparecimento de apenas um ser divino. Mas o relato de 1832 nao disse que somente um apareceu. Observe que as duas referencias a "Senhor" sao separadas no tempo: primeiro "o Senhor" abre os ceus; entao Joseph Smith supostamente ve "o Senhor". A leitura do relato e consistente com o relato de 1835 de Joseph, que tem um personagem aparecendo primeiro, seguido de o outro logo depois. O relato de 1832, entao, pode ser lido, sensatamente, de modo a afirmar que Joseph Smith alegadamente tera visto um personagem que entao revelou outros e que ele se referia aos dois personagens como "o Senhor": "o Senhor abriu os ceus sobre mim e vi o Senhor" (uma explicacao pouco ou nada credivel mesmo e penso que ja sabem o que penso agora cada um pensa como quiser).

As descricoes cada vez mais especificas de Joseph Smith podem ser vistas de maneira mais convincente com evidencias cada vez mais esclarecedoras, acumuladas ao longo do tempo, com base na experiencia. Em parte, as diferencas entre o relato de 1832 e os relatos posteriores podem segundo alguns defensores de Joseph Smith ter algo a ver com as diferencas  entre a palavra escrita e o discurso oral. O relato de 1832 representava a primeira vez que Joseph Smith tentou escrever sua historia (se tivesse sido realmente sido inspirado por Deus te-lo-ia feito sem deixar margem para duvidas e sem estar diferente de outros relatos mais tarde sobretudo por que os mormons defendem a ideia de que Deus quando e preciso nos da o dom da palavra, o dom da escrita, o dom inclusive da cura e tantos outros). Naquele mesmo ano, ele escreveu a um amigo dizendo que se sentia aprisionado por "caneta, papel e tinta e a linguagem distoricida, fragmentada, dispersa e imperfeita" (estando designado por Deus para apresentar uma obra tao importante como se diz ser o Livro de Mormon jamais ficaria assim porque essa nao seria certamente a vontade de Deus). Ele chamou a palavra escrita de "pequena e estreita prisao". A abrangencia dos relatos posteriores e mais facil de entender e ate mesmo esperada quando reconhecemos que eles foram provavelmente relatos ditados - um meio facil e confortavel para Joseph Smith e que permitia que as palavras fluissem mais facilmente.

A conclusao e que Joseph Smith testificou repetidas vezes que teve uma extraordinaria visao de Deus, o Pai e Seu Filho, Jesus Cristo. Nem a verdade a respeito da Primeira Visao, nem os argumentos contra ela podem ser realmente de facto provados apenas pela pesquisa historica. Saber a veracidade do testemunho de Joseph Smith requer que cada pessoa sincera que busca a verdade estude o registo e depois exerca fe suficiente em Cristo para perguntar a Deus, em oracao sincera e humilde, se o registo e verdadeiro. Se a pessoa perguntar com real intencao de colocar em pratica a resposta revelada pelo Espirito Santo, a veracidade da visao de Joseph Smith lhe podera ser manifestada. Desta forma, segundo os mormons, cada pessoa pode saber se Joseph Smith falou sinceramente quando declarou: "Eu tivera uma visao; eu sabia-o e sabia que Deus o sabia e nao podia nega-la".


Segundo tambem uma afirmacao dos mormons depois de ressuscitar em Jerusalem, ele visitou as americas e escolheu 12 apostolos, tal como fez em Jerusalem.

Ele declarou que quando disse, "tenho outras ovelhas que nao sao desse aprisco" se referia aos mesmos apostolos.

Igualmente segundo os mormons supostamente todos podem receber um testemunho da veracidade do livro atraves do Espirito Santo. No comeco do livro, a Primeira Presidencia convida os leitores a orarem a respeito da veracidade do mesmo Livro de Mormon, no Capitulo 10 de Moroni, ele tambem faz esse desafio:

3. Eis que desejo exortar-vos, quando lerdes estas coisas, caso Deus julgue prudente que as leiais, a vos lembrardes de quao misericordioso tem sido o Senhor para com os filhos dos homens, desde a criacao de Adao ate a hora em que receberdes estas coisas, e a meditardes sobre isto em vosso coracao.
4. E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, ele vos manifestara a verdade delas pelo poder do Espirito Santo.

Segundo os mormons Deus ira indicar atraves do Espirito Santo que o livro e verdadeiro. Os Santo dos Ultimos Dias convidam a todos (membros da Igreja e nao-membros) a perguntarem a Deus para saber que o livro e verdadeiro por eles mesmos. Todos os que perguntarem a Deus com um coracao sincero vao receber um testemunho de Deus.

Os nomes e a Ordem dos Livros do Livro de Mormon:

1. Primeiro Livro de Nefi.
2. Segundo Livro de Nefi.
3. Livro de Jaco.
4. Livro de Enos.
5. Livro de Jarom.
6. Livro de Omni.
7. Palavras de Mormon.
8. Livro de Mosias.
9. Livro de Alma.
10. Livro de Helama.
11. Terceiro Nefi Livro de Nefi.
12. Quarto Nefi Livro de Nefi.
13. Livro de Mormon.
14. Livro de Eter.
15. Livro de Moroni.


Nao quero terminar esta cronica sem deixar de prestar o meu proprio testemunho baseado na minha experiencia propria durante o tempo em que estive e fui membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias.

Declaro eu Paulo Manuel Goncalves Botas que quando era um jovem de 18 anos tinha muitos problemas familiares em casa que se agravaram depois de ter ficado desempregado.

Eu era um jovem que gostava muito de andar de bicicleta e foi num desses passeios que encontrei um membro da Igreja e dois missionarios que me chamaram meteram conversa comigo e me apresentaram o famoso Livro de Mormon que ate entao nao me era desconhecido pelo nome mas do qual o conteudo eu ainda nada conhecia.

Fizeram comigo o mesmo que fizeram e continuarao a fazer com qualquer outro dito investigador. Recebi uma serie de palestras e fui convidado a ser baptizado, o que aceitei.

Nunca tive uma resposta concreta que eu visse que era o sinal de que o Livro de Mormon era verdadeiro, pensei que isso viesse com o tempo mas nao veio e comecei a nao concordar com muitas doutrinas daquela Seita Religiosa que se considera uma Religiao embora nao seja a maioria religiosa em nenhuma parte do Mundo.

So depois de baptizado e que me deram uma palestra em que falaram do dizimo o que considero que nunca deveria ser assim mas e assim que as coisas funcionam para os Mormons.

Sempre estive ligado com lacos muito proximos ao membro da seita que estava junto com os missionarios quando tive a infelicidade de me encontrarem. Sai de casa pouco tempo depois do meu baptismo e inclusive foi esse mesmo membro que me baptizou, escolhido por mim. Fui morar em casa dele que estava em fase de divorcio e vivia sozinho. Entretanto recebi um dinheiro de uma heranca dos meus avos paternos e tornei-me socio dele.

O que aconteceu e que confiei demasiado nele, muito mais do que devia e muito mais do que ele merecia. Comecamos a ter problemas os dois porque nao concordavamos com a forma diferente como ambos queriamos gerir o negocio e o que aconteceu e que ele consegue que eu assinasse um papel e acabei por assinar a minha sentenca de morte. Era uma declaracao a autoriza-lo a vender tudo, tal como fez e de seguida fugiu para Cabo Verde com o dinheiro todo que tinha conseguido com a venda do negocio.

Falei com os membros locais mas eles recusaram-se a avancar com o caso para instancias maiores na pseudo Igreja. Alegaram que eu nao tinha provas e ao certo eles nao sabiam o que eu tinha combinado com o meu ex-socio.

Fiquei assim a saber que a Igreja era falsa que era uma Igreja sim pode ser mas nao era uma Religiao sim uma Seita Religiosa. Se o Profeta que e o Lider maximo da Igreja fala com Deus como os mesmos afirmam, facilmente se podia saber quem estava correcto e quem estava errado no assunto que apresentei e se nao sabiam era porque eu estivera metido, envolvido numa grande mentira chamada Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias.

Deixo aqui este meu testemunho, acreditem se quiserem mas digo que a mesma Igreja e falsa tao como o proprio Livro de Mormon e uma farsa, uma invencao criada por Joseph Smith tal como toda a sua historia. E engracado ver-se que enquanto os membros que nao sao mais do que membros dentro da Igreja e gente que trabalha honestamente para viver muitos dos lideres maximos da Igreja sao homens cada vez mais ricos nao fazendo nada para o serem, vivem a conta dos dinheiros da Igreja.

Creio que pode faltar aqui nesta Cronica a Etiqueta de Cultura Geral assim como esta Cronica podia ser considerada uma Analise e uma Critica ao Livro de Mormon e de facto ate e mas o espaco nas etiquetas e demasiadamente pequeno para tantas etiquetas ficando aqui a lembranca das mesmas Cultura Geral, Criticas e Analises como tambem Criticas e Analises Literarias.

Caro(a) leitor(a) eis que e chegada a hora de como habitualmente faco me despedir de voces com votos de um ate a proxima brevemente mas mesmo antes de o fazer queria dizer que sei que tenho alguns leitores que defendem os Mormons, defendem a Igreja, consideram a mesma uma Religiao e nao uma Seita, sinto muito que nao concordem comigo mas tinha, sentia, queria escrever esta cronica. Sei que alguns leitores sao membros da mesma Seita mas se por isso deixarem de me seguir, considerarem que estou errado e que nao o deveria ter feito entao estao a tirar-me um direito que tanto defendem, o direito de usar o Livre-Arbitrio. Abraco e ate a proxima.

                                                                                                             Manuel Goncalves













3 comentários:

  1. Que pena Manuel, parece que você não entendeu nada. Talvez não seja sua hora, mas torço para que você entenda um dia. Grande abraço

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    1. Ao contrario do que pensa eu entendi e tudo.

      Entendi que os Mormons, Igreja dos Santos dos Ultimos Dias nao passam de uma Seita Religiosa cujo o unico intuito e sacar o maximo de dinheiro as pessoas.

      Diga-me pagando o Dizimo voce compra algum terreno no ceu, compra a sua salvacao, pois.

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    2. E muito facil a gente falar se escondendo atras de uma identidade anonima, e covardia tambem, mas realmente dar a cara e para homens e nao para pseudo homens, fique bem, cresca e apareca.

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