Página

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O Massacre e Genocidio de Dujail



Sem duvida, penso eu que a pior vinganca que podera haver e a de uma que venha de alguem que seja poderoso e que tenha o poder suficiente quando nao total para em determinado local ou acontecimento, nao importando as razoes possa e tenha poder para fazer tudo o que quiser ate mesmo ordenar a morte de dezenas, centenas quando nao de milhares de pessoas.

Num Regime de Ditadura as coisas funcionam assim sendo o Ditador no Governo capacitado para muitas vezes ordenar tudo o que quiser mortes, violacoes, massacres e ate mesmo guerras. A cronica que trago agora e mesmo sobre um desses temas ou seja o Massacre de Dujail  que teve a sua historia a comecar com um atentado em 1982 ao entao Presidente e Ditador do Iraque Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti (1937-2006) e que teve os seus acusados e envolventes a serem executados ao longo dos anos o ultimo tera sido Taha Yasin Ramadan Al-Jizrawi (1938-2007) que tinha sido antigo Vice-Presidente do Iraque desde de Marco de 1991 ate a queda de Saddam Hussein em Abril de 2003 e que foi executado em 20 de Marco de 2007 pelo seu envolvimento tal como Saddam na morte de 148 xiitas em Dujail.

Saddam governou com pulso de ferro o Iraque desde 16 de Julho de 1979 ate 9 de Abril de 2003 e a tentativa frustrada de assassinato da sua pessoa em 8 de Julho de 1982 tinha que ser fortemente punida para entre outras coisas servisse de exemplo e licao para que nao houvessem quem tivesse a coragem de repetir o mesmo acto e a verdade e que Saddam governou depois de 1982 por mais quase 21 anos ate Abril de 2003.


O Massacre de Dujail refere-se aos eventos que se seguiram a tentativa frustrada de assassinato a 8 de Julho de 1982 do entao Presidente do Iraque Saddam Hussein, na cidade de Dujail. A cidade tem um populacao a cidade tem uma populacao maioritariamente Xhiita, com cerca de 75000 habitantes na altura do incidente, e situa-se a cerca de 55 quilometros de Bagdade, na provincia predominante sunita de Salahedin.

Dujail era uma fortaleza do Partido xhiita Dawa, uma organizacao envolvida na insurgencia apoiada pelo Irao contra o Partido ditatorial Baath de Saddam Hussein, durante a Guerra Irao-Iraque (1980-1988). Na epoca, no Ocidente, o Partido Dawa era visto como uma Organizacao Terrorista, e foi banido do Iraque em 1980 e seus membros condenados a morte In Absentia pelo Conselho Revolucionario Iraquiano.

A 8 de Julho de 1982, o Presidente Saddam Husssein visitou a cidade e discursou louvando os locais que serviram o Iraque na Guerra contra o Irao. Sem que houvessem incidentes, Saddam visitou varias casas e apos terminar o discurso preparou o seu regresso a Bagdade. No regresso, entao, aconteceu o incidente que em 2003 iria mudar a Historia do Iraque. Uma duzia de homens armados, escondidos cobertos por tamareiras alinhadas em fila em ambos os lados da estrada, dispararam fogo contra a coluna motorizada de Saddam Hussein, matando dois dos seus guarda costas pessoais, e fugiram a pe. Seguiu-se uma nova troca de tiros com cerca de quatro horas, resultando na morte da maioria dos atacantes, e varios a ser capturados.


O proprio Saddam interrogou dois dos rebeldes capturados antes de dar ordens a sua seguranca e forcas militares que vigiassem todos os suspeitos de pertencerem ao Partido Dawa, assim como tambem as suas familias. Mais tarde deu ordens para que os pomares de ambos os lados da estrada de Balad a Dujail fossem retirados de forma a prevenir outra emboscada. A 14 de Outubro o Comando do Conselho Revolucionario ordenou que as terras agricolas a beira da estrada fossem colocadas sob o nome do Ministerio da Agricultura e que os donos no entanto fossem recompensados pelas perdas das suas terras e palntacoes.

Em Dezembro, 393 homens com mais de 19 anos e 394 mulheres e criancas de Dujail e da cidade vizinha de Balad foram presos. Detidos em Abu Graid, perto de Bagdade, varios foram torturados 138 adultos do sexo masculino e 10 juvenis foram apresentados perante o Tribunal Revolucionario apos terem confessado terem participado na tentativa de assassinato. Passado alguns meses os restantes prisioneiros foram transferidos para centros de detencao no deserto a Oeste. Mais de 40 desses detidos morreram durante os interrogatorios ou durante o aprisionamento. Um dos habitantes de Dujail, durante o Julgamento de Saddam Hussein em 2005, que assistira a cenas de tortura e assassinatos, incluindo mesmo a morte de 7 dos seus 10 irmaos. Apos cerca de dois anos em cativeiro, cerca dos ainda 400 detidos, maioritariamente familiares dos 148 que admitiram seu envolvimento na tentativa de assassinato, foram exilados para uma remota parte do Sul do Iraque. Os restantes detidos foram libertados e enviados novamente para Dujail.


Apos as confissoes de 1982 dos 148 acusados, em Maio de 1984, a Justica iraquiana considerou-os culpados de traicao. A 14 de Junho o Tribunal declarou a sentenca de morte. A 23 de Julho Saddam assinou os documentos onde autorizava e dava ordem para as execucoes e deu ordens para que as casas, predios, tamareiras e pomares de frutos pertencentes aos condenados fossem totalmente destruidos.

A 23 de Marco de 1985, 96 dos 105 condenados ainda vivos foram entao executados. Dois dos condenados foram libertados por acidente enquanto um terceiro foi transferido por engano para outra cadeia e sobreviveu. Porem entre os 96 executados encontravam-se quatro membro da familia de Abdel-Amir que tinham sido previamente considerados nao culpados e tinha ja sido ordenada a sua libertacao. Foram no entanto executados por engano. Foi entao recomendado que os mesmos Abdel-Amirs fossem considerados "martires" e que as propriedades confiscadas fossem liberadas novamente. Foi igualmente recomendado que os responsaveis pelo mesmo erro fossem processados. Saddam deu a sua aprovacao as recomendacoes, e o responsavel pelo engano foi sentenciado a uma pena de tres anos de prisao.

Chegou-se a acreditar que dez criancas entre 11 e 17 anos estivessem entre os 96 executados, mas na verdade foram transferidos para uma prisao fora da cidade de Samawah. Em 1989 os dez jovens, entretanto, ja adultos, foram executados em segredo sob as ordens de  Mukhabarat ou seja do Servico de Inteligencia Iraquiano.


As execucoes em Dujail foram os primeiros crimes pelos quais Saddam Hussein foi executado, a 30 de Dezembro de 2006. As acusacoes contra o antigo Presidente iraquiano incluiam a destruicao de 250000 hectares de terra agricola em Dujail. Contudo, a fonte desse mesmo numero foi uma queixa publicada em um artigo do Jornal "New York Times" em 2005. Essa area e maior do que o total da area agricola a volta de Dujail, quando menos de 2% da populacao teve as suas terras confiscadas ou arrasadas. Relatorios anteriores dos midias indicavam "centenas" e um outro maior "dezenas de centenas" de hectares que nao so nao incluiam as terras confiscadas aos condenados como nao incluiam as terras limpas para retirar a cobertura das arvores a volta da estrada entre Balad e Bagdade e cujo os donos foram compensados pela perda das mesmas terras. Nao ha registos de quantos acres foram realmente arrasados e destruidos vitimas da furia de Saddam. Ironicamente, dois dos quatro oficiais do Partido Baath executados pelo massacre viveram em Dujail e as terras agricolas destruidas a volta da estrada em parte pertencia-lhes. Barzan Ibrahim al-Tikriti (1951-2007) tambem conhecido como Barzan Hassan, meio-irmao de Saddam Husseim e antigo Chefe do Servico de Inteligencia do Iraque, e Awad Hamad al-Bandar (1945-2007) um Juiz Chefe do Iraque e Lider do Tribunal Revolucionario, foram ambos enforcados a 15 de Janeiro de 2007 por cumplicidade num crime contra a humanidade. Mais tarde, Taha Yasin Ramadan, o antigo Vice-Presidente de Saddam Hussein, Comandante do Exercito Popular, foi tambem acusado de cumplicidade por deter os membros do Dawa e arrasar pomares. Ramadan foi condenado e igualmente executado em 20 de Marco de 2007, e foi o ultimo homem a ser executado por crimes contra a humanidade em Dujail.


Quase a terminar esta cronica ela me da a verdade de algo que eu defendo a muito. Ninguem tem o poder total sobre tudo e todos com toda a seguranca a 100% a qualquer momento tudo se pode perder. Saddam Hussein foi um, mais um, que usou poderes e forcas que realmente nao conseguia manter por toda uma vida e viu-se que o resultado final foi a sua queda no poder, a sua fuga, a sua captura, o seu julgamento, a sua condenacao e por fim sua execucao. Creio e nunca o escondi que nem aqueles que se fazem de mais poderosos do Mundo ou seja os Estados Unidos da America tenham poder para lutar contra o Mundo inteiro e o exemplo e que temos visto que eles fazem uma guerra, vao para a guerra, ganham papel de destaque mas nao estao sozinhos.

Saddam era acusado de varios crimes contra a humanidade cometidos ao longo das decadas que governou o Iraque pelos quais nao respondeu e nem foi condenado ou absolvido porque bastou apenas um julgamento por um crime contra a humanidade para que fosse condenado e seguidamente executado. Apesar de tudo ve-se que Saddam tinha gente que o adorava e que chorou a sua morte entre os seu povo, entre os seus antigos subitos mas apos a sua morte houve igualmente gente que saiu as ruas a celebrar o mesmo momento, opnioes que merecem ser respeitadas e para alguns igualmente Saddam deixou de ser um Ditador para passar a ser um Martir e nao digo que nao o tenha sido. Saddam acabou por ser destruido um pouco por quem o construiu ou seja pelos Estados Unidos que inicialmente viram no mesmo um aliado devido a Guerra que o Iraque travava com o Irao e devido ao facto do odio politico entre os Estados Unidos e o Irao no entanto tudo comecou ficar diferente apos a Segunda Guerra do Golfo (1990-1991) motivada pela Invasao do Kuwait (1990-1991).

Caro(a) leitor(a) mais uma etapa que chega ao fim com votos de um ate breve me despeco de todos voces que me seguem, um abraco para todos e ate a proxima.

                                                                                                      Manuel Goncalves











Sem comentários:

Enviar um comentário