Página

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Tony Carreira um Cantor de Grandes Temas e Sucessos Nao de Plagios



Antonio Manuel Mateus Antunes (1963) que muitos apenas conhecem como Tony Carreira e que sempre o tiveram como um Cantor Romantico de grandes temas e sucessos estampados em albuns que atingiram a platina tendo vendido mais de quatro milhoes de discos. Tony interpretou e gravou centenas de temas sempre rodeado do apoio de uma enorme legiao de fas como se podia ver em gravacoes de concertos ao vivo.

Apos surgir o escandalo em que Tony Carreira e acusado de plagio e cujo no momento em que escrevo esta cronica e possivelmente nem quando a publicar ainda nao se sabera a decisao final do caso a sua legiao de fas dividiu-se entre manter Tony como um Idolo ou crucifica-lo. Pouca coisa mudou em relacao a isso, os concertos continuam a ter inumeros fas a apoia-lo, a gritar "- Tony, Tony, Tony" bem na primeira fila mas alguns dos que o criticam hoje e lhe atiram as primeiras pedras no passado estiveram nessa legiao de fas que delirava nos seus concertos, viraram-lhe as costas coisa que eu decidi nao fazer.

O Tony Carreira como e conhecido pode vir a ser condenado ou absolvido nao importa o resultado final de todo este caso contara sempre com o meu apoio. Pode ser condenado ira sempre contar com o meu apoio e penso que de muitos outros. Num pais onde se mata e se apanha uma pena tao pequena que e reduzida a metade por bom comportamento que justica e esta se condenar Tony Carreira por plagios? Nao digo que nao sejam plagios, nao digo que nao sejam crimes mas estou habituado a ver os criminosos se darem bem em Portugal o Tony pelo que fez pela Musica Portuguesa pode ser muito bem mais um. Na verdade Tony Carreira pode ter com intencao ou intencionalmente feito plagios mas nao matou ninguem e plagios ate um dos maiores cantores romanticos brasileiros e da America Latina, Roberto Carlos Braga (1941) conhecido apenas como Roberto Carlos tambem os fez e no entanto a sua carreira de enorme sucesso nao ficou manchada e nem por isso o seu talento deixa de ser reconhecido.


Em 13 de Setembro de 2017 Antonio Manuel Mateus Antunes o famoso Tony Carreira e acusado em Portugal pelo Ministerio Publico pelo crime de plagio de 11 cancoes, algumas que sao dos seus temas de maior sucesso. Depois de varios sites durante anos exporem diversas parecencas entre alguns dos maiores exitos de Tony Carreira e outras musicas de alguns dos maiores sucessos de autores franceses e sul americanos, uma queixa fez com que o Ministerio Publico viesse a acabar por acusar o reconhecido Cantor romantico conjuntamente com Francisco Manuel de Oliveira Landum (1958) que e um conhecido Autor, Compositor e Letristas de alguns dos Maiores temas de Tony Carreira e de outros gigantes da Musica Pop e Ligeira Portuguesa o mesmo e tambem mais conhecido como Ricardo Landum, ambos, Tony e Ricardo, sao acusados dos crimes de usurpacao e contrafaccao. Segundo noticias publicadas em diversos orgaos de Comunicacao Social nacionais, nomeadamente no Jornal Publico que deu um particular destaque ao sucedido, o Ministerio Publico, devido e face a acusacao em que supostamente Tony e Ricardo teriam plagiado 13 temas musicais e apos realizacao de uma pericia musical em cada tema, resolveu aceitar uma queixa da editora e produtora musical Companhia Nacional de Musica (CNM) contra Tony Carreira e Ricardo Landum em 11 temas musicais.

De acordo com aquela publicacao, que se baseia sobretudo na acusacao formulada pela CNM ao Ministerio Publico, segundo a acusacao alguns dos principaos exitos do Cantor terao sido "copiados" de exitos de outros artistas internacionais como do italiano Francesco Barracato (1950) mais conhecido como Frederic Francois, do frances de nacionalidade canadiana Joseph Armand Roch Voisine (1963) mais conhecido como como Roch Voisine, do frances Jean-Jacques Goldman (1951), da belga-italiana Lara Sophie Katy Crokaert (1972) mais conhecida como Lara Fabian, do frances David Franck Charvet (1972) mais conhecido como David Chavert, do cubano Rudy Perez (1958), do frances Gaston Ghrenassia (1938) mais conhecido como Enrico Macias, do frances Rene Villard (1946) mais conhecido como Herve Vilard, do Grupo Musical britanico de Rock and Roll, The Tremeloses (1958), do Grupo Musical argentino de Baladas, Pop e Rock, Pimpinella (1979), da Cantora canadiana Natasha St Pier (1981).

Lista das cancoes em causa:

1 . Ai destino, Ai destino (1995): Zingarella, Enrico Macias (1988).
2 . Adeus ate um dia (1996): Tzigane, Frederic Francois (1993),
3 . Sonhos de Menino (1997): L'Idiot, Herve Vilard (1981).
4 . O Anjo que eu era (1998): Regarde Toi, David Charvet (1997).
5 . Leva-me ao Ceu (1998): Suddenly You Love Me, The Tremeloes (1968).
6 . Depois de ti (Mais Nada) (1999): Despues de ti (que), Rudy Perez (1997).
7 . Por ti (2000): Je t'aime, Lara Fabian (1996).
8 . Se acordo e tu nao estas (2000): Me muero, Pimpinella (1998).
9 . Ja que te vais? (2001): Puis que tu pars, Jean-Jacques Goldman (1987).
10 . Esta falta de ti (2004): Toi qui manques a ma vie, Natasha St Pier (2001).
11 . Porque e que vens (2008): Ne viens pas, Roch Voisine (2005).

Segundo a acusacao do Ministerio Publico <<os arguidos aproveitaram a matriz de obras alheias, utilizando a mesma estrutura, melodia, harmonia, ritmo e orquestracao e, por vezes, a propria letra das obras estrangeiras traduzidas, obtendo um trabalho que nao e mais do que uma reproducao parcial do original>>.

Apos ser conhecida a acusacao, Tony Carreira classificou a queixa de <<sem fundamento> por parte da Companhia Nacional de Musica a qual nao representa qualquer Autor ou Artista envolvido nas mesmas obras em causa.

Videos dos videos das cancoes supostamente plagiadas e das versoes cantadas por Tony Carreira em algumas nota-se alguma semelhanca em outras nem por isso:

1:

. Zingarella (1988):


. Ai Destino, Ai destino (1995):


2:

. Tzigane (1993):


. Adeus Ate Um Dia (1996):


3:

. L'Idiot (1981):


. Sonhos de Menino (1997):


4:

. Regarde Toi (1997):


. O Anjo Que eu Era (1998):


5:

. Suddenly You Love Me (1968):


. Leva-me ao Ceu (1998):


6:

. Despues de ti (que), (1997):


. Depois de ti (Mais Nada), (1999):


7:

. Je t'aime (1996):


. Por ti (2000):


8:

. Me muero (1998):


.  Se acordo e tu nao estas (2000):


9:

. Puis que tu pars (1987):


. Ja que te vais (2001):


10:

. Toi qui manques a ma vie (2001):


. Esta falta de ti (2004):


11:

. Ne viens pas (2005):


. Porque e que vens (2008):


Sao estas as versoes originais e as pseudo plagiadas por Tony Carreira e o seu Compositor Ricardo Lanbum que alguns consideram, como eu, a dupla maravilha e penso que continuarao a ser, creio que nao sera uma queixa sem fundamento e claramente de alguem que aparentemente se esta a querer aproveitar de algo, um oportunista qualquer, que vai destruir o trabalho de uma dupla que segundo ouvi escreveu mais de 468 cancoes em conjunto.

Grande parte da opniao publica esta com Tony Carreira porque se encontra explicacao para toda esta acusacao num acto de vinganca ou acerto pessoal de contas antigo. Na parte que me toca escrevo esta cronica por me ter interessado pelo assunto e para demostrar o meu apoio ao Tony Carreira e a quem o acompanha aos anos em tournee pela estrada e mundo fora. Algumas das musicas tem mesmo uma certa parecencia mas outras nem tanto, Tony, confessou mesmo ter por falta de experiencia nos anos 90 ter feito algumas cancoes baseadas em outros temas mas continuo a estar do seu lado a apoia-lo porque plagio nao e matar, nao e crime de sangue, pode e deve pagar indemnizacoes mas a quem? Como se sabe nenhum Autor, Cantor, Artista envolvido nos temas em causa apresentou queixa de plagio! E ai que pode estar a chave para a solucao do caso. Em caso de nao haver ninguem a reclamar plagio sobre uma obra sua a quem o Tribunal vai exigir que Tony Carreira pague uma indmnizacao? O Cantor acabou mesmo por assumir o erro publicamente mas continuando a considerar-se vitima de uma vinganca.



Acusado pelo Ministerio Publico de plagiar 11 cancoes de de artistas estrangeiros, Tony Carreira assumiu o erro, deu a cara e nao procurou fugir as suas responsabilidades.

"Nos anos 90 por falta de experiencia, bebi de outros autores. Nao posso negar, ha aqui cancoes que sao parecidas", comecou por justificar o conhecido Cantor em uma entrevista, acrescentando que "ha mais de dez anos" ja assumiu o plagio de cinco temas. "Errei, assumi-o e assumo-o de forma clara, Nao batam mais, ja chega. Errei por falta de experiencia".

O cantor assumiu os erros e aceitou ter ate plagiado cinco musicas mas considera que esta a ser vitima de uma perseguicao pessoal por parte de Nuno Rodrigues, o Administrador da Companhia Nacional de Musica, entidade que apresentou a queixa ao Ministerio Publico. "E uma pessoa que nao olha a meios e que esta a tentar denegrir a minha imagem", afirmou ainda Tony Carreira, que continua a garantir nao dever nada a ninguem.

"Alguns dos autores de que se fala receberam tudo o que tinham a receber com multas incluidas", explicou o Cantor que, ainda assim, nao reconhece quatro das musicas que fazem parte da lista.

E reiterou: "Nao devo um pedido de desculpas a ninguem. Os problemas que eu tive ja os assumi e alguns desses autores sao pessoas com quem hoje trabalho".

Tony Carreira afirmou ainda que está a preparar a sua defesa e recusou a ideia de ter enriquecido a conta de outros. "A minha carreira é mais do que isso. Já gravei mais de 400 canções", afirmou.


O Cantor na deixou de agradecer o apoio dos fas num momento tao dificil, talvez o mais dificil de sua carreira mas agradece aos fas porque salienta que e eles que tudo deve, agradece o apoio dos colegas de profissao e garante querer deixar tudo esclarecido.


Muitos criticam Tony por em alguns tempos perante a Sociedade Portuguesa de Autores ter alterado o seu estatuto de Autor e Compositor para Adaptador mas como salientei aqui ja, ele proprio reconhece ter feito plagio de 5 cancoes e assume as responsabilidades dos seus erros embora declare que os mesmos se deveram a sua falta de experiencia na altura.

Tony defende-se e declara que esta a ser vitima de vinganca por parte de uma pessoa com quem ja se cruzou numa causa em Tribunal anteriormente e que na altura a Justica deu-lhe razao. Tony no entanto se o caso for mesmo para Tribunal e julgamento podera ser o primeiro Cantor portugues a passar por essa situacao.

Nao deixa de ser notavel que tudo so chegou ate onde ja chegou porque Tony se recusou a pagar 45 mil euros. O Ministerio Publico propos em Fevereiro a suspensao provisoria do processo caso Tony Carreira aceitasse o pagamento de 15.000 euros a uma instituicao de solidariedade e 30.000 euros a editora. Cantor recusou proposta.

A CNM no entanto aceitou que se Tony Carreira pagasse a quantia em questao retiraria a queixa logo isso indica que a unica intencao da mesma quando colocou a queixa era extorquir algum dinheiro a Tony Carreira nada mais do que isso.

O caso tornou-se mesmo tema para se fazer comedias e parodias por parte de alguns que acusam Tony de plagiador mas posso dizer que o meu tema de eleicao do Autor nao e dos que estao entre os temas pseudo plagiados e nos meus tres temas de eleicao do mesmo apenas um se encontra entre eles e atencao que por serem temas quase sempre romanticos Tony Carreira e um dos meus cantores de eleicao portugueses.

Caro(a) leitor(a) quase a terminar esta Cronica quero salientar que penso que este caso e o espelho claro do que e a nossa sociedade nos nossos dias o que muitos sao capazes de fazer por mera vinganca e acerto de contas pessoais mas tal como muitos estou com Tony Carreira neste caso e creio que no fim tudo acabara em bem e o mesmo continuara a ser acarinhado por toda a sua legiao de fas que o continua a apoiar e nao lhe virou as costas num momentos dificil, ate a proxima e Forca Tony Carreira que com uma cancao tua ja meteste uma mulher a chorar por mim.

                                                                                                        Manuel Goncalves








Sem comentários:

Enviar um comentário