Página

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

O Roubo do Seculo (Assalto ao Comboio Pagador)



E costume dizer-se que nao existe crime perfeito mas quando se fala num assalto as vezes porque os valores sao altos a tentacao acaba por ser demasiado grande e vem sempre a ideia de que nao existe crime perfeito mas existe crimes que ficaram impunes, por exemplo.

De facto existem muitos crimes de roubos, assaltos, etc que nunca vieram a ser julgados o que acabou por nao ser o caso do crime desta cronica embora tivesse longe de ser solucionado pelas razoes de que alguns dos assaltantes acabaram por fugir da prisao, andaram fugidos por mais de 30 anos sem que pudessem ser capturados e somente o foram quando optaram por voltar a patria onde tinham cometido o assalto e roubo por sua livre e expontanea vontade alem de que o dinheiro esse nunca foi recuperado e um dos criminosos o que fugiu com o dinheiro nunca foi capturado. Este e considerado um daqueles crimes que longe de ser perfeito acabou por estar longe de ser solucionado.


O mesmo assalto foi uma fonte de inspiracao para algumas obras de literatura e cinema e alguns dos seus participantes tornaram-se mundialmente conhecidos. Embora nao tivesse sido o principal mentor do mesmo aquele de que muitos se lembram quando se fala deste assalto que foi considerado o assalto do seculo e sem duvida Ronald "Ronnie" Arthur Biggs (1929-2013) que apos a ser capturado em 1964 consegue fugir no ano seguinte andando em fuga por varios lugares do mundo ate em em 1970 chega ao Brasil onde ficou por 30 anos antes de ja em 2001 resolver voltar a Inglaterra onde foi imediatamente detido e preso. Devido ao seu estado de saude fragil e debilitado e porque ja tinha cumprido um terco da pena foi solto em 2009 por ordem do proprio Ministro da Justica Inglesa, John Whitaker Straw (1943), tendo vindo a falecer num lar para idosos em Londres em 2013.


O Assalto ao Comboio Pagador acaba por ser uma referencia a um roubo a um comboio postal ocorrido em 8 de Agosto de 1963 no Condado de Buckinghamshire, na Inglaterra. No mesmo, um grupo de 17 pessoas (15 ladroes e 2 informadores) levaram uma quantia superior a 2,6 milhoes de libras esterlinas (2.631.784 para ser mais exacto) de um comboio que partira de Glasgow, na Escocia com destino a Londres e que transportava depositos bancarios. O valor nos dias actuais equivalia a 47,5 milhoes de libras esterlinas e estava divido em 120 sacos que foram transportados em duas camionetas e um camiao tendo ainda ficado ainda alguns sacos no comboio e so dinheiro que foi levado apenas se conseguiu recuperar uma pequena parte.

Os assaltantes pertenciam a duas zonas de Londres: a South West (Sudoeste) e a South East (Sudeste). O roubo teve como principal mentor e planeado por Bruce Richard Reynolds (1931-2013) planeamento esse que contou com a ajuda daquele que haveria de ser o assaltante mais conhecido e popular deste famoso assalto, Ronald "Ronnie" Arthur Biggs, ambos se haviam conhecido na prisao alguns anos antes.

Bruce Reynolds teve conhecimento da existencia do Comboio Pagador tres anos antes do assalto em 1960, durante uma conversa na prisao. Inicialmente acreditava, a principio, de que um assalto ao comboio seria algo impossivel. Tres anos depois, em Londres, foi procurado pelo seu amigo e antigo companheiro de cela, Ronald Biggs, que precisava de um emprestimo de dinheiro. Foi quando Reynolds parecia ter mudado de opniao e convidou Biggs para participar em um audacioso assalto. Biggs, que era na altura um Carpinteiro, recem casado, aceitou a proposta. A data escolhida foi 8 de Agosto. A dupla descobriu que os bancos escoceses iriam enviar nesse dia uma grande remessa de dinheiro para Londres por meio da linha ferrea postal.

Bruce Reynolds foi o cerebro do assalto. Chegou a trabalhar como Revendedor de antiguidades, mas dedicava mais tempo a crimes e roubos. Ronnie Biggs tambem ja havia participado em alguns delitos anteriormente. Depois, ja juntos com a dupla, outras pessoas estiveram envolvidas no assalto, algumas antes, durante ou ate depois do mesmo. Eis uma lista com alguns dos principais envolvidos no Assalto ao Comboio pagador:

. William Gerald Boal (1913-1970) - Engenheiro; ao que tudo indica estava inocente mas foi condenado a 24 anos de cadeia morreu no entanto na prisao 7 anos apos o assalto.
. Robert Welch (1929) - Dono de uma Boate; apanhou uma pena de 30 anos e um dos sobreviventes do assalto ainda nos dias de hoje.
. Brian Arthur Field (1934-1979) - Advogado; responsavel pela compra da fazenda Leatherslade, que foi usada como esconderijo levou 25 anos de cadeia.
. Charlie Frederick "Charlie Wilson" (1932-1990) - Actuou como tessoureiro. Tinha a tarefa de dividir o dinheiro roubado entre os integrantes do bando foi condenado a 30 anos de prisao.
. Douglas Gordon Goody (1930-2016) - Cabelereiro participou no assalto e foi condenado a 30 anos de cadeia como a maioria dos companheiros de assalto.
. James "Jimmy" Hussey (1933-2012) - Decorador que participou no assalto e apanhou 30 anos de cadeia pelo crime do assalto mas ao longo da vida cumpriu algumas penas menores.
. James Edward "Jimmy" White (1920-?) - ex-Para-quedista e Serralheiro foi condenado a apenas 18 anos de cadeia em 1966 pelo crime do assalto ao Comboio Pagador.
. John Wheater (1921-1985) - Wheater foi o Advogado que actuou em prol da quadrilha de assaltantes; apanhou uma pena de 3 anos por conspiracao e perverter o curso da justica.
. Roger John Cordrey (1921-?) - Florista - Foi o primeiro dos ladroes a sair em liberdade depois de levar uma pena de 20 anos tendo voltado a trabalhar como Florista no negocio da sua irma; reconheceu publicamente que Boal era inocente.
. Ronald Christopher "Buster" Edwards (1931-1994) - ex-Pulgilista e Dono de um bar depois de ter fugido para o Mexico onde se juntou a Reynolds e mais tarde a Charlie Wilson voltou voluntariamente a Inglaterra tendo sido condenado a 15 anos dos quais acabou por cumprir apenas 9 anos.
. Roy John James (1935-1997) - ex-Piloto de Corridas e Ourives foi condenado a 30 anos dos quais so cumpriu 12 depois de libertado acabou por ir viver para Espanha.
. Thomas William Wisbey (1929-2015) - Apostador Profissional foi condenado a 30 anos de cadeia tendo cumprido 13 apos ser solto em 1976; voltou a cumprir uma pena por trafico de cocaina em 1989 de 10 anos. Faleceu depois de varios problemas cardiacos.


Os assaltantes foram avisados por um dos informadores, pouco apos a Meia-Noite, de que o comboio postal havia partido de Glasgow. Era o sinal para o inicio da operacao. Os assaltantes embarcaram em duas camionetas Land Rovers e um camiao do exercito que havia sido roubado e deixaram o esconderijo - a Fazenda Leatherslade, que era o quartel general dos assaltantes e que ficava a 40 quilometros do local do roubo.

Pouco tempo depois, os assaltantes se colocaram em posicoes e locais previamente planeados. Na regiao de Leighton Buzzard, o semaforo da via-ferrea foi alterado. A luz verde, que indicaria ao Maquinista para seguir normalmente, foi coberta, e a lampada amarela, que obrigaria a uma paragem do comboio no proximo semaforo, foi ligada por meio de baterias. Em Sears Crossing, a mesma tactica foi utilizada, mas, dessa vez, a luz vermelha foi accionada. Eram 03h:30m da madrugada quando o Maquinista Jack Mills (1905-1970), obedecendo a sinalizacao das luzes dos semaforos, parou o comboio.

A linha de telefone de emergencia do local foi cortada preventivamente pelo bando. Perto dali, em um terreno elevado, um dos assaltantes, munido de um Walkie-Talkie, avisou os companheiros da chegada do comboio. Quando o comboio parou, o Assistente de Mills, David Whitby (1938-1972), desceu da cabine para conferir o motivo da paragem que nao estava programada. Foi supreendido pelo grupo de assaltantes, que o imobilizou. Os assaltantes subiram entao para o comboio e dominaram Mills da mesma forma dando-lhe com uma barra de ferro na cabeca que lhe provou os ferimentos de um golpe na cabeca. Em seguida, os funcionarios dos correios, que estavam com as malas do dinheiro, tambem foram dominados.

Um integrante do grupo desengatou a maquina e as tres carruagens seguintes do restante comboio. De seguida, um Maquinista reformado, recrutado especialmente para substituir o Maquinista original, tomou o conducao do comboio, nao conseguiu no entanto dominar os controlos do comboio. Por fim, Jack Mills, mesmo ferido e sangrando, foi obrigado a levar o comboio ate a Bridego Bridge, onde a outra parte do grupo de assaltantes aguardava nos veiculos . Foram desembarcados 120 sacos de dinheiro. O grupo entao fez uma corrente humana para apresar o procedimento. A valiosa carga, entao, foi levada para o esconderijo.

Na fazenda, o grupo, enfim, finalmente relaxou e descansou. Beberam, jogaram as cartas e ate mesmo ao Monopolio. Ate que, entretanto, foram avisados e alertados que a Policia se estava a aproximar, o grupo viu-se assim forcado e obrigado a abandonar o local. Um cumplice foi pago e encarregado de apagar todos os rastos deixados pelo grupo. Porem, ele resolveu trair o grupo, e fe-lo, levando o dinheiro e fugir sem cumprir a tarefa que tinha a fazer para ajudar a nao incriminar os ladroes, Ate aos dias de hoje, o paradeiro do Ladrao traidor e algo desconhecido.

O esconderijo dos ladroes foi descoberto pela Policia devido a denuncia de um Fazendeiro local. Ele notou a presenca do camiao do Exercito dias antes. Quando soube do assalto, avisou as autoridades imediatamente. Ao chegar a fazenda e a investigar a casa, a Scotland Yard como seria obvio encontrou muitas impressoes digitais, ate mesmo nas pecas do Monopolio e em tudo o que tinha sido deixado para tras. Com algumas pistas e os rastos deixados foi possivel localizar os participantes do assalto.

Outra pista importante e fundamental que ajudou a Policia a descobrir quem era o Chefe do grupo de ladroes. Bruce Reynolds chamou um conhecido seu para fazer a compra da Fazenda Leatherslade. O problema e que o seu amigo usou o seu verdadeiro nome na transacao de compra-e-venda, alem de contratar um escritorio de advogados para intermediar nas negociacoes.


Apenas tres semanas depois do assalto, 11 dos 17 integrantes do grupo ja tinham sido detido e encontravam-se presos. A maioria foi condenada a 30 anos de cadeia.

Alguns conseguiram fugir da prisao. Um deles foi Ronald Biggs, o seu caso de fuga foi sem duvida o mais famoso e apaixonante. Ele ficou quase dois anos preso, mas em 8 de Julho de 1965, apos ter subornado funcionarios do Estabelcimento Prisional de Wandsworth, escapou, usando uma escadas de cordas feita por ele mesmo. Fugiu primeiro para Paris, na Franca, onde adquiriu um passaporte falso e fez uma operacao plastica, e depois partiu para outro continente e foi parar a Adelaide, na Australia em 1970. Trabalhou na montagem de cenarios (antes do crime, Biggs era Carpinteiro) no Channel 10, ate que um Reporter o reconheceu. Fugiu entao para Blackburn North em Melbourne, permanecendo ali por algum tempo antes de seguir para o Panama e de viajar para o Brasil no mesmo ano, deixando esposa e filhos para tras. Chegou ao Brasil e o seu novo endereco passou a ser no Rio de Janeiro. No Brasil viveu mais de 30 anos calmamente em liberdade embora todos soubessem quem ele era, nao podiam prende-lo, nao podiam deporta-lo segundo as leis brasileiras. Em Maio de 2001, Biggs decidiu finalmente se entregar as autoridades britanicas embora nunca tivesse demostrado arrependimento pelo que tinha feito. Ronald Biggs morreu aos 84 anos na manha do Dia 18 de Dezembro de 2013, em uma casa para idosos, em Londres. Ele foi velado sob as bandeiras britanica e brasileira em 3 de Janeiro de 2014 e no mesmo dia seu corpo foi cremado. Morreu com 84 anos.

Bruce Reynolds o grande mentor, cerebro e Lider do grupo conseguiu escapar a Policia. Durante cinco anos, viveu escondido no Mexico e Canada. Com o fim do dinheiro, voltou a Inglaterra, onde foi preso. Cumpriu uma pena por dez anos. Solto em 1978, chegou a trabalhar como Consultor no Filme, Buster (1988) no Brasil Buster, Procura-se um Ladrao, em Portugal, A Grande Golpada, onde se conta a historia do famoso assalto. Foi preso novamente por mais tres anos depois de ter sido acusado e condenado pelo trafico de anfetaminas. Morreu em 2013, aos 81 anos.

Jack Mills, o Maquinista do Comboio Pagador, nunca se recuperou totalmente da pancada na cabeca e golpe que levou com uma barra de ferro. Morreu vitima de Leucemia sete anos apos o assalto.

O Assalto ao Comboio Pagador chegou a ser conhecido como "O Crime do Seculo" na Inglaterra. Segundo pesquisadores, o roubo ja rendeu 27 livros, 17 documentarios e quatro filmes de Longa-Metragem.


Caro(a) leitor(a) dava-me vontade de dizer quase a terminar esta cronica que o episodio relatado na mesma e a prova evidente de que o crime nao compensa mas algo me impede de dize-lo. O Ladrao que fugiu com o dinheiro nunca foi capturado.

E de notar que nenhum dos ladroes se pode dizer que tenha ficado rico com o roubo antes pelo contrario. Biggs viveu no Brasil durante muitos anos em Liberdade mas segundo alguns ate viveu com algumas dificuldades economicas ao ponto de com saude debilitada e em estado de idade bastante debilitado aceitou voltar a Inglaterra onde certamente poderia ter muito melhor acompanhamento medico. Os restantes assaltantes foram cumprindo a sua pena, voltaram a liberdade e fizeram uma vida dentro da normalidade sem que nunca se pudesse dizer que eram ricos.

Esta cronica tem o seu interesse porque sendo a segunda que fala sobre roubos e assaltos por causa da fuga de Biggs faz-me voltar novamente a falar no Brasil e curiosamente fez-me ter conhecimento que tal como o roubo da taca de campeao do mundo de futebol houve um semelhante no Brasil que eu nao tinha conhecimento esta cronica levou-me a ter igualmente conhecimento do assalto semelhante a um comboio de transportes de valores no Brasil, certamente pode ser tema para mais tarde, um dia certamente. Ate a proxima, abracos.

                                                                                                         Manuel Goncalves













Sem comentários:

Enviar um comentário