Página

domingo, 3 de dezembro de 2017

O Milagre do Sol e Testemunhos do Mesmo



Aquilo que inicialmente foi considerado certamente como uma brincadeira e historia inventada por tres criancas: Lucia de Jesus Rosa dos Santos (1907-2005) em conjunto com seus primos Francisco de Jesus Marto (1908-1919) e Jacinta de Jesus Marto (1910-1920) que comecou com os relatos dos tres que falavam de uma Senhora que vinha do Ceu e lhes falava acabou por ser comprovado com o Milagre do Sol (1917) nao apenas por mais meia duzia de pessoas ou ate centenas ou poucos milhares foi algo segundo relatos testemunhado por cerca de setenta mil pessoas embora algumas fontes adiantem tratar-se cem mil pessoas enquanto estimativas menos optimistas apontem apenas para trinta a quarenta mil pessoas, em 13 de Outubro de 1917.

Estava dado entao o primeiro passo para que o mesmo lugar fosse santificado e hoje estivesse ali implantado o Santuario de Nossa Senhora do Rosario de Fatima que hoje atrai milhoes de curiosos e crentes ao mesmo local anualmente mais conhecido unicamente como Santuario de Fatima.
  
Quem me conhece sabe que embora nao acredite em religioes mas acredito em Deus e Cristo, Aquilo que me leva a nao acreditar em religioes e muito menos em seitas religiosas e sobretudo um motivo pessoal de um episodio da minha vida, depois e comparar quase as religioes a partidos politicos e depois por fim e ver situacoes como as que se passam em Fatima. O local que outrara era um local religioso, de culto, etc hoje e mais comparado a um local de comercio tao bem explorado pela propria Igreja Catolica. Creio que muitos mesmos alguns dos catolicos mais conservadores ate me dao razao afinal ate existe um Padre que e um radical defensor de que toda a historia do Milagre de Fatima e das Aparicoes aos Pastorzinhos e falsa, Mario Pais de Oliveira (1937) que entre outras coisas acusao o Clero de Ourem na altura de terem e a Igreja Catolica de ter abusado psicologicamente das 3 criancas, a ponto de duas delas terem morrido de Pneumonia por estarem fracas devido aos jejuns religiosos, e de terem enfiado a sobrevivente num convento alegando que a suposta aparicao arruinou a vida das tres criancas.

 
O Milagre do Sol  foi um acontecimento testemunhado por cerca de setenta mil pessoas em 13 de Outubro de 1917 no terreno da Cova da Iria, perto de Fatima, em Portugal e foi a ultima das seis aparicoes aos pastorzinhos que se vinha a realizar todos os meses naquele mesmo dia desde Maio de 1917 quando surgiu pela primeira vez naquele local as tres criancas com excepcao para quarta aparicao que veio a realizar-se a 19 de Agosto do mesmo ano porque os videntes estavam a 13 de Agosto raptados pelo Administrador do Concelho de Vila Nova de Ourem, Artur de Oliveira Santos (1884-1955) que os libertou depois a 15 de Agosto dando assim oportunidade que a quarta aparicao se desse a 19 de Agosto num terreno tambem diferente, desta vez foi nos terrenos de uma propriedade dos tios de Lucia.

As estimativas do tamanho da multidao variam de "trinta a quarenta mil pessoas" vindas de todo o pais uma estimativa adiantada por Avelino de Almeida, escrevendo para o jornal portugues, O Seculo, a cem mil, segundo estimativas de Jose de Almeida Garrett, Professor de Ciencias Naturais na Universidade de Coimbra e sobrinho do conhecido Escritor, Joao Baptista da Silva Leitao de Almeida Garrett (1799-1854), ambos, tanto Avelino de Almeida como Jose de Almeida Garrett assistiram, presenciaram e testemunharam o referido acontecimento.

O evento foi aceite como um Milagre pela Igreja Catolica somente 13 anos mais tarde em 17 Outubro de 1930. Ja em 13 de Outubro de 1951, o Cardeal italiano Frederico Tedeschini (1873-1959) afirma que, em 30 de Outubro, 1 de Novembro e 8 de Novembro de Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli (1876-1958) mais conhecido como Papa Pio XII (1939-1958) assistiu e presenciou a um Milagre semelhante nos jardins do proprio Vaticano.


Os tres pastorzinhos tinham relatado que na primeira aparicao de 13 de Maio de 1917 a Virgem Maria tinha-lhes prometido realizar um Milagre para o dia 13 de Outubro daquele ano, ali, na Cova da Iria, "de modo que todos pudessem acreditar" nas suas aparicoes.

De acordo com muitas indicacoes das testemunhas; por exemp,o o avo materno de Fatima Magalhaes, entre muitas outras, apos uma chuva torrencial, as nuvens dissiparam-se no firmamento e o Sol apareceu como um disco opaco, girando no ceu. Alguns mesmo vendo o sucedido nao creram no Milagre e afirmaram de que nao se tratava do Sol, mas sim, de um disco em proporcoes solares, semelhante a Lua. Disse-se ser observavel significativamente menos brilhante do que o normal, acompanhado sempre de luzes multicoloridas, que se reflectiam na paisagem, nas pessoas e nas nuvens circunvizinhas. Foi relatado que o suposto Sol se teria movido com um padrao de zigue-zagues, assustando muitos daqueles que o presenciaram, que pensaram antes estar diante do Fim do Mundo. Muitas testemunhas relataram que a terras e as roupas previamente molhadas ficaram completamente secas num curto espaco de tempo e, relataram curas inexplicaveis de paraliticos e cegos, e outras doencas nao explicitas, em varios casos tambem comprovados com testemunhos de medicos.

De acordo com os relatorios das testemunhas, o Milagre do Sol durou aproximadamente dez minutos. As tres criancas Lucia, Francisco e Jacinta relataram tambem ter observado a Sagrada Familia (Sao Jose ou Jose de Nazare ou ainda Jose, o Carpinteiro, Maria ou Virgem Maria, Maria de Nazare, Nossa Senhora ou ainda Maria, Mae de Jesus e o Menino Jesus ou Jesus de Nazare e ainda Jesus Cristo), depois Jesus com Nossa Senhora das Dores, e, por fim, Nossa Senhora do Carmo abencoando a multidao a partir do firmamento.


Diversos autores logo e ao longo do tempo sugeriram possiveis explicacoes para o pretenso Milagre com base em fenomenos naturais.

Joe Nickell (1944) um conhecido cetico e Investigador de fenomenos paranormais estadunidense sugere que os efeitos testemunhados poderiam se dever a efeitos visuais causados na retina apos uma exposicao a luz intensa. Nickell tambem sugere a possibilidade de a causa ter sido um Parelio, um fenomeno atmosferico relativamente comum.

Durante o dia do fenomeno, nao foi reportada nenhuma observacao cientifica extraordinaria do Sol em observatorios astronomicos.

O Professor belga Auguste  Meessen, do Instituto de Fisica da Universidade Catolica de Leuven, afirmou que milagres do sol nao podem vir a ser aceites e que as observacoes relatadas foram apenas provocados por efeitos opticos causados pela prolongada observacao directa do Sol. Meessen alega que as imagens residuais na retina, produzidas apos breves periodos de olhar fixo no Sol, sao a causa provavel dos efeitos observados de danca. Semelhantemente, Meessen que as mudancas de cor testemunhadas foram provavelmente causadas pela estimulacao excessiva das celulas fotossensiveis da retina. O belga adverte que milagres do sol tem sido testemunhados em muitos outros locais onde peregrinos cheios de religiosidade tem sido encorajados a olhar para o Sol. Ele cita, como exemplo, as aparicoes em Heroldsbach (1949) na Alemanha, onde os mesmos exactos efeitos opticos foram testemunhados segundo as estimativas por mais de 10 000 pessoas. O Cientista descarta ainda a hipotese de, no caso de Fatima, se ter tratado de um OVNI, visto que este teria de ser demasiado grande para ser igualmente visto e ser confundido com o Sol, a mesma hora, em locais situados num raio de 18 KM dali.

Stanley L. Jaki (1924-2009) um Sacerdote hungaro, beneditino e Autor de livros que tentam conciliar a Ciencia e o Catolicismo, propos uma teoria para o Milagre. Para ele, o mesmo fenomeno, pode ter sido meteorologico em Natureza, mas o facto de ter ocorrido no exacto tempo prenunciado e um Milagre.

De Marchi afirma que predicao de um "Milagre" inespecifico, o inicio e final abruptos do pretenso Milagre, a natureza diversa dos observadores, incluindo crentes e descrentes, o grande numero de pessoas presentes e a ausencia de qualquer possivel causa cientifica conhecida poem uma barreira a hipotese de uma alucinacao em massa. De Marchi afirma tambem que a existencia de relatos de que a actividade solar foi visivel por pessoas ate 18 quilometros de distancia do local tambem elimina a possibilidade de teoria de alucinacao ou histeria colectiva.


Testemunhos:

. Maria Jose de Lemos Queiros (num testemunho enviado ao Correio da Beira):

"Cessou a chuva, e o ceu, ate ali escuro, (...) aclarou um pouco, o que fez que todos os olhares instintivamente fitassem o mesmo local. (...) Apareceu um globo, prateado, fazendo um pequeno giro e aparecendo aqui e alem pelas nuvens! Isto por 3 vezes, com intervalo, talvez, de 3 a 4 minutos".

. Goncalo de Almeida Garret (sobrinho do Escritor Almeida Garrett):

"O Sol perdeu o seu brilho ofuscante, tomando o aspecto da Lua, podendo ser encarado facilmente. (...) Por tres vezes, durante esse periodo de tempo, manifestou um movimento rotatorio na periferia, faiscando chispas de luz nos seus bordos, a semelhanca do que se da com as rodas de artificio de fogo muito conhecidas".

. Jacinto de Almeida Lopes (primeira testemunha do inquerito paroquial):

"A chuva suspende, o Sol rompe as densas e negras nuvens e mostra-se dardejante com seus luminosos raios, que bem depressa tomam as cores do amarelo, encarnado e verde (...); e logo perde o seu brilho e cores, - podendo ser fixado a olho nu sem ferir a vista - e toma um vertiginoso movimento de rotacao".

. Avelino de Almeida (Jornalista de O Seculo presente no local):

"O astro lembra uma placa de prata fosca e e possivel fitar-lhe o disco sem o minimo esforco. Nao queima, nao cega. Dir-se-ia estar-se realizando um eclipse. (...) Aos olhos deslumbrados daquele povo, (...) o Sol teve nunca vistos movimentos bruscos fora de todas as leis cosmicas - o Sol <<bailou>>".

. Anzebino Francisco Mira (testemunha interrogada pelo Vigario de Portos de Mos):

"Ao Sacerdote, disse "que tendo-se dirigido debaixo de agua para o local das aparicoes, parou a chuva entre o meio dia e a 1 da tarde e logo a seguir viu o Sol, girando como uma roda de fogo e que se aproximou da grande multidao, que ali estava presente, e viu tambem diferentes cores no povo e no horizonte".

. Manuel Ribeiro de Carvalho (testemunha interrogada pelo Vigario de Porto de Mos):

"Tambem interrogado pelo Vigario de Porto de Mos, disse que "um quarto de hora depois, pouco mais ou menos, de parar a chuva viu que o Sol girou sobre si mesmo, aproximando-se do povo, e que lancou bastante calor, e ao mesmo tempo observou a cor azul e encarnada no horizonte".

. Maria Augusta Saraiva Vieira de Campos (que publicou e vendeu um folheto com o seu testemunho):

"Parara como por encanto a chuva; fecharam-se os chapeus; sentiu-se um calor como se entrassemos numa estufa aquecida, e comecou a ver-se o disco do Sol, a perceber-se claramente na camada pardacenta que corria todo o ceu. O calor aumentava, e o Sol parecia descer, descer cada vez mais (...)".

. Maria da Silva Vieira da Rosa (testemunha interrogada pelo Vigario de Porto de Mos):

"Em interrogatorio, recordou que quando "a multidao ajoelhava, tendo cessado pouco antes a chuva, olhou para o Sol e viu que este se transformou em diferentes cores, aproximando-se e girando como uma roda de fogo. Por tres vezes viu este fenomeno. Toda aquela multidao banhada em lagrimas, gritava por Nossa Senhora" ".

. Luis de Andrade e Silva (Padre em Vila Nova de Ourem):

"O globo do Sol (...) girava em volta de um eixo imaginario, e nesse momento, parecia descer na atmosfera, em direccao a terra, acompanhado por vezes, dum brilho extraordinario, e de um calor intensissimo. Os raios solares apresentaram uma cor amarela, verde, azul e roxa, segundo dizem, mas eu so reparei na cor amarela".

. Maria Rosa (mae de Lucia):

"Nao acreditava nos relatos da filha, mas foi ao local em Outubro. Interrogada, disse que "viu o Sol tres vezes a desandar e a descer, podendo olhar-se para ele. Todo o povo olhava e gritava. Dizia o povo: "Olhem, olhem!" (...) Um senhor doutor de Torres Novas, pegou na filha ao colo e abalou com ela para a estrada".

. Manuel Goncalves Junior (testemunha do inquerito paroquial):

"Ao Padre de Fatima, disse que "de olhos sempre fixos na carrasqueira a fim de ver alguma coisa de extraordinario, (...) notou que, na mesma ocasiao em que o povo estava em altos gritos e exclamacoes pelo que via no Sol, (...) tudo quanto a sua vista atingia na direccao da carrasqueira tomou diferentes cores".

. Romano dos Santos (testemunha interrogada pelo Vigario de Porto de Mos):

"Questionado pelo Vigario de Porto de Mos, afirmou que "a multidao ajoelhou, tendo a chuva cessado nesta ocasiao, e olhando para o Sol viu que ele estava cercado de diferentes cores e girando como uma roda de fogo de artificio. Ouviu os clamores daquele povo, dizendo que era um milagre conhecido" ".

. Manuel Carvalho (testemunha interrogada pelo Vigario de Porto de Mos):

"Tambem interrogado pelo Vigario de Porto de Mos, disse "que viu o sol baixar, segundo o seu entender, revestir-se de varias cores, girando como uma roda de fogo de artificio, e que se podia sem incomodo ver. Notou a testemunha que chovendo toda a manha, cessou a chuva aquela hora da chegada das criancas".


Varios sao os proprios religiosos que nao acreditam nas aparicoes de Fatima chamando-lhe antes e apenas de visoes de Fatima como e o caso do antigo Papa Bento XVI (2005-2013) e em Portugal um dos casos mais conhecidos de religiosos que nao acreditam nas aparicoes, milagres de Fatima e o Padre Mario Pais de Oliveira. O Padre afirma que o Vaticano e uma mafia, vai ao ponto de sem problemas afirmar que a Igreja Catolica se quis livrar de Francisco e Jacinta e enviou com Lucia dentro de um convento e declara que actualmente Fatima e uma empresa multinacional religiosa. Em muitos pontos sobretudo concordo com o mesmo e mais tarde pretendo escrever uma cronica a abordar o assunto, a forma como Mario Pais de Oliveira ve os acontecimentos passados e actuais de Fatima. Em muitos pontos nao concordo com o mesmo porque acredito nao apenas nas visoes mas igualmente nas aparicoes e no milagre em si, nao deixo de admirar a coragem do Padre portugues de sem receios afirmar o que pensa acerca do assunto.

Caro(a) leitor(a) esta Cronica esta prestes a chegar ao fim e o ano de 2017 prestes a terminar. Nao querendo fazer ja um balanco do que foi o ano do blog em 2017 creio que tem sido um ano de boas cronicas, talvez dos melhores embora pense que algumas metas estabelecidas no inicio de 2017 vao ficar por realizar. Nem sempre a vontade de escrever e a mesma e recuso-me a ideia de escrever so por escrever, gosto de apostar na qualidade ignorando a quantidade, este e um dos meus principios de Cronista, de Blogger e de Autor. Quero por agora despedir-me de todos voces meus assiduos leitores com um abraco e beijo e votos de um ate breve.

                                                                                                          Manuel Goncalves











Sem comentários:

Enviar um comentário