Página

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Uma Nova Vida Longe de Ti

 

Ele durante anos fizera tudo para ficar com ela mas sentia-se cansado, desistira porque ela praticamente o proibira de lutar por ela, pelo amor dela, eis os riscos de uma paixao proibida.

Ele nao se esquecera do dia dos anos dela simplesmente o ignorara, era melhor assim, ignorar certas coisas para nao sofrer por ela e assim acabar por lhe responder a letra visto que desprezo era o que ela mais lhe tinha dado nos ultimos tempos, desde que mais uma vez simplesmente o deixara, o abandonara depois de o ter ido buscar mais uma vez, era injusto so servir quando ela lhe apetecia, quando tinha talvez vontade de trair o marido e procurar nele o amor, carinho e prazer que nao tinha em casa mas isso era temporario.

Sentia que estava a sair-se bem nos ultimos tempos e que ja nao sofria tanto de amor por ela. Nao queria mais estar com ela, ama-la porque sentira que em parte o amor que tinha por ela se estava a tornar em odio e isso ele nao queria consentir de forma alguma. Ela nao merecia o amor, carinho que ele lhe dera tantas vezes, o prazer que lhe oferecera em momentos de cumplicidade mas comecar a odia-la era algo ainda pior, imaginavel ou aceitavel ate entao. Embora nao fosse nada que ela nao merecesse.

Revivera momentos que tinha passado com ela mas nada o fazia sentir-se feliz, talvez porque a felicidade que ela lhe dera e trouxera nao servira em nada para apagar a tristeza que o fizera sentir, ele estava mais velho do que era na verdade, sorria ao espelho e concordava com o mesmo. Ela tira-lhe anos de vida, roubara-lhe horas de felicidade, so lhe oferecera tristezas e magoas, so lhe fizera falsas juras que quebrara e promessas que fora incapaz de cumprir. So se preocupara com o bem estar dela e em nao por em risco a continuidade da familia, o desempenho no trabalho, ele ouvira tudo aquilo antes de ela virar costas e por-se a andar ate entao nao se tinham voltado a ver e ele nao tinha vontade que isso acontecesse novamente.

Ele tinha muita coisa por dizer-lhe e talvez um dia tivesse essa oportunidade mas por agora o melhor mesmo era as coisas estarem assim como estavam. Chegava de sofrimento, chegava de ilusoes, de falsas juras e promessas que nao iriam ser cumpridas.

Que amor tao grande assim tinha aquela mulher por ele como dizia ter? O que tinha feito ela por o amor que dizia sentir por ele, o que fizera ela para ficar com ele? Nada. Qual das suas juras e promessas ela cumprira? Nenhuma.

Fora ela que quisera assim e se um dia ela nao tivesse importancia nenhuma para ele nao se podia queixar. Ele sentia que isso seria dificil de acontecer, ela, fora o amor da sua vida mas ele reconhecia igualmente que ela ja fora mais importante na sua e que ate ja a amara mais. Seria tudo isso resultado de um ditado popular portugues, "tantas vezes o cantaro vai a fonte que acaba por partir" outro ainda "agua mole em pedra dura... tanto bate ate que fura". Estava tudo dito por meias palavras.

Ele estava sozinho mas sentia-se mais feliz do que quando ela o fazia infeliz. Era estranho sentir que era mais feliz agora do que quando de uma forma ou de outra tinha algo com ela. Lembrava com intensidade os avisos dos amigos de que aquela mulher nao prestava, nao servia, ia delixa-lo a qualquer hora. Ele acreditou nela inicialmente porque lhe jurara que nunca o iria abandonar, que estaria sempre junto dele fosse de que maneira fosse.

Deixar tudo isso para tras tinha comecado uma nova vida, longe dela, sem o amor dela, mais uma vez. Nao havia volta a dar ela fora fria, tratara-o mal ou pelo menos da forma que ele menos merecia ser tratado. Aquela mulher nao o merecia. Podia ser Doutora, podia ser formada mas nao o merecia era ela que nao o merecia e ele nao era quase nada, nao era quase ninguem, nao era Doutor e nem formado fosse no que fosse.

Nao era a cultura, a educacao que importava mas ela parecia dar muito valor a essas coisas e sim ai ele perdia, embora fosse educado, tivesse um bom nivel de cultura faltava-lhe algo que para ela parecia ser importantissimo, faltava-lhe um diploma.

Ela fora um sonho, um pesadelo, uma esperanca que terminara e algo que nem comecara. Ela fora aquilo que ele mais amara e desejara mas de nada lhe valeu. De nada lhe valeu ele dar-lhe o anor que ela dizia sentir falta quando chegara a altura dele sentir falta do apoio dela, de precisar do mesmo ainda a contactou e nem resposta recebeu, tudo bem pensou ele, e tempo de comecar uma nova vida.

Uma nova vida que ate entao nao lhe trouxera um novo amor mas que fazia um verdadeiro milagre dele cada vez mais sentir-se bem com aquele afastamento e nao a querer ver de volta nunca mais. Punha-se a pensar ela nao escolhera entre a familia e ele escolhera entre o marido e ele e foi o marido com quem ela ficou.

Ela agora que ficasse com o que escolhera, ainda lhe custava a lembrar as palavras no aeroporto, depois de lhe pedir para reatarem a relacao e implorar para ele ir a Portugal ela afirmava que queria acabar com a relacao deles. Nao queria correr o risco do marido descobrir tudo de novo, nao queria meter a continuidade da familia em causa ou perigo por causa dele, falou-lhe ainda do trabalho, de estar ocupado com o mesmo e terminou com um simples, ja sabemos que esta relacao nao nos leva a lado nenhum. Agarrou nela despediu-se friamente e foi-se embora.

Com tudo o que ela lhe fizera de mal ao longo de mais 20 anos, em que ele pagara pelos erros dela, em que ele foi considerado culpado pelos erros dela, acusado de tantas coisas injustamente, acusado e ate despedido mais tarde por causa dela. Com tudo isso e muito mais se o que ela dizia sentir era mesmo verdade para o compensar de todo o mal que lhe fizera o minimo que ela podia fazer era ter-se divorciado para ficar com ele, lutar pelo amor dele, faze-lo feliz e compensa-lo por todo o mal e infelicidade que lhe causara. Recusara, sempre recusara isso e nunca tal lhe passara pela cabeca embora lhe tivesse dado essa esperanca, ela nunca pensara em tal mas tudo bem. Era dessa forma que ele tinha de pensar para se afastar do amor que sentia por ela ainda mais.

Ele sabia que um dia ela ia chorar lagrimas de sangue por tudo o que lhe fizera, ia arrepender-se das decisoes que tomara e escolhas que fizera e ai talvez ja fosse tarde, quase certo que seria tarde porque na nova vida que ele construira, longe dela havia cada vez menos hipotese de haver um lugar para ela na vida dele.

                                                                                                        Manuel Goncalves







Sem comentários:

Enviar um comentário