Página

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Pelo Teu Sonho



Nao era facil viver-se ali sobretudo quando se era pobre e nao se conseguia apesar de todos os esforcos conseguir uma vida digna com bom sustento para todos os seus ou seja para toda a familia.

Ali para se conseguir alguma coisa da vida nao se podia ser timido e nem inocente era preciso ir-se a luta e lutar com todas as forcas que se tivessem porque estando-se a dois passos de se entrar na maior reserva selvagem do mundo era de facto preciso lutar-se com as regras da lei da selva onde somente os mais fortes sobreviviam e onde nao bastava ter-se um pedaco de terreno para cultivar, meia duzia de cabecas de gado, era de facto preciso ter-se a sorte do seu lado ou simplesmente nao se estar do lado errado.

Antonio era um dos muitos portugueses que a varios anos tinha arriscado ir para o Brasil com meia de tostoes no bolso no sonho ou ilusao de fazer riqueza facil a conta de algum trabalho mas uma riqueza que nao se podia fazer em Portugal com tanta facilidade.

Com algumas poupancas que fizera ao longo dos anos comprara uma pequena fazenda com um casebre a que chamavam de casa e onde ele morava com a mulher e os seis filhos, a filha era a sua maior alegria, sua razao de viver mas nem para ela as coisas podiam ser faceis nao havendo condicoes para isso.

Estudar para Yolanda foi um sonho que o pai nao quis ou nao foi capaz de realizar. Cuidar da casa foi mais importante enquanto o pai, a mae e os irmaos tratavam dos afazeres da fazenda ela tomava conta da casa e dos irmaos mais novos, era a vida, sonhar pensava Yolanda era coisa de gente rica, ela a ela quanto muito restava-lhe ser feliz com o pouco que tinha.

Antonio chegava a casa as dividas acumulavam-se sobretudo desde que tivera que hipotecar a fazenda para semear novas plantacoes pelas chuvas e os ventos fortes terem destruido toda a plantacao de cacau e cafe, por culpa dos roubos de gado que os indios da aldeia mais proxima lhe tinham feito e pelos incendios que tinha sido vitima no ultimo Verao.

Era preciso um novo fornecimento de raccao para o gado e Antonio sabia que o Senhor Manuel da Mercearia nao o iria recusar mas ja lhe devia tanto que sentia vergonha, aquilo que ele devia ja nao tinha como pagar e agora ainda aumentar mais a divida era coisa de loucos, nao, nao havia outra solucao.

Antonio pegou na velha camioneta e seguiu em direccao a cidade mais proxima, era la que tudo estava, e era naquela cidade que o Senhor Manuel era o Dono de quase tudo. Yolanda nao sabia a razao nem o motivo mas o pai mandara a mesma arranjar-se porque ia com ele a cidade depois do almoco e assim foi.

Yolanda nunca tinha ido a cidade e estava a morrer de felicidade, a felicidade de uma menina de quinze anos que se estava a tornar mulher de verdade. Estudara na escola da vila e dali raramente saira nem mesmo para ir a cidade que afinal nao ficava assim tao longe e que afinal nao era como ela imaginara.

Onde estavam os predios enormes, onde estavam as avenidas com transito infernal como ela via na televisao do botequim quando tinha de ir fazer algum recado. O pai explicou-lhe que eles estavam na cidade mas que aquela nao era a cidade grande dos predios altos, transito cheio nas avenidas, aquela era apenas uma cidade do interior. Talvez, talvez um dia ela pudesse ser isso se fosse para Sao Paulo, Rio de Janeiro e essas cidades assim. Ali quanto muito ela ia poder ver apenas o que conseguia chegar a uma cidade do interior. As grandes inovacoes das grandes cidades nao era coisa para ali.

Senhor Manuel escutou Antonio e sem pedir grandes explicacoes foi dando e anotando tudo o que o mesmo lhe pedia quem parecia estar a gostar pouco da ideia era o filho de Senhor Manuel, gente rica que nunca soubera o que era ser pobre raramente deixava de ser arrogante pensara Antonio e Yolanda.

Joao no entanto parecia devorar Yolanda so com os olhos, menina inocente, da aldeia e da fazenda e se Yolanda nem se apercebera disso, era inocente demais para entender isso, virgem, nunca namorara e nao entendia nada de nada dessas coisas de safadeza, raramente via homens que nao sendo os seus irmaos e mesmo assim tambem esses eram demasiado novos e nunca tinham-na visto como mulher, apenas como irma. 

Quem notara bem o facto fora Antonio e mesmo gostando da filha na situacao em que estavam de desespero pensou que era uma boa opcao de tentar ganhar uma coisa com isso e sabia que dinheiro era o que nao faltava naquela familia.

Se para ele o valor da divida era muito para Joao nao era nada e ele Antonio tinha a certeza de que gracas a Joao o pai do mesmo nao lhe ia fiar mais nada e ainda ia encosta-lo na parede para ele pagar o que ja devia e ate a nova plantacao dar o lucro das vendas ele nao tinha condicoes para isso. 

Chegaram a casa com tudo o que era preciso mas as coisas ainda se foram complicar mais porque quando chegaram ficaram a saber que Sara a mae de Yolanda, esposa de Antonio tinha tido um desmaio e fora transportada de urgencia para o hospital de uma outra cidade ainda mais distante, parecia que realmente Yolanda ia ver uma cidade com os predios enormes mas pela pior das razoes, por razoes que ela preferia nem ter de passar, a mae estava a morrer.

Os irmaos mais novos nao faziam mais nada que nao chorar e gritar pela mae era uma situacao de desespero. Antonio praticamente entregara a fazenda aos filhos mais velhos e agora vivia praticamente no hospital da cidade que era capital do Estado em que eles viviam, aquela sim era uma cidade grande como Yolanda imaginava e ela iria conhece-la quando fosse visitar a mae no hospital.

Sara tinha um tumor na cabeca e tinha que ser operada. Tudo seria caro, tratamento, internamento e preco da operacao, era um valor muito superior ao que Antonio devia na mercearia de Senhor Manuel e nao tinha jamais condicoes de pagar tudo. Antonio podia vender o gado, podia vender ate a fazenda o dinheiro nao ia ser suficiente porque a operacao talvez ate tivesse que ser feita no exterior, os medicos diziam que nao havia condicoes de se fazer uma operacao daquelas num hospital publico brasileiro e acabaram por dizer que a mesma so podia ser feita nos Estados Unidos no minimo passaria as centenas de milhares de reais.

Antonio estava desesperado e nao tinha por onde se virar a nao ser, Senhor Manuel, mais uma vez o compatriota portugues parecia ser a sua unica salvacao e seguiu mais uma vez para a cidade falar com o velho amigo portugues.

Antonio nao estava tinha viajado para Portugal e iria demorar alguns meses os negocios da familia agora estavam nas maos de Joao, filho de Antonio mas muito diferente do pai.

Era logico que ele ja sabia como aquilo ia terminar e ele iria finalmente ter o que mais queria desde que a vira pela primeira vez, a filha de Antonio, queria a pureza de Yolando caso ela ainda fosse virgem mas ao mesmo tempo queria tambem que fosse Antonio a fazer-lhe tal proposta e sabia que o mesmo ia chegar a esse ponto, caso contrario so se fosse roubar ou vender a filha a outro.

Senhor Joao foi logo dando a entender e a dizer que com ele as coisas ali funcionavam de uma maneira diferente e que ali era uma Mercearia, um local de comercio e de negocios, ali nao era nenhuma instituicao de caridade. Lembrou igualmente que podia ate avancar com um processo para se pagar a divida antiga e que nao era tao pouco quanto isso.

Antonio sentiu que Joao lhe queria demostrar que ele e a sua familia estavam nas suas maos e ele sabia bem que tudo podia ser resolvido se lhe entregasse a filha para Antonio usar e abusar enquanto tivesse vontade e depois a jogasse fora como se fosse uma vagabunda qualquer.

O que seria de Yolanda nas maos daquele homem louco depravado mas do qual todos, ou quase todos, na cidade e ao redor estavam dependentes para trabalhar e para se sustentar ate ao final do mes sem dinheiro. Antonio estava disposto a ceder e a ver quais as condicoes que Joao lhe oferecia mas nao queria tomar uma decisao, assumir um comprimisso sem antes falar com a filha, explicar-lhe a situacao.

Yolanda ia entender e sabia que a mesma estava disposta a sacrificar a virgindade para ter dinheiro suficiente para salvar a mae. Era melhor faze-lo por uma boa causa do que por alguem que viesse a mostrar que nao o tinha merecido.

Antonio falou ainda com um advogado amigo mas nao obteve boas noticias. Legalmente era crime Joao querer ter algo sexual com Yolanda sobretudo por ela ainda ser menor mas isso teria que ser provado e sem o acto consumado nada se podia fazer contra Joao. Ja o mesmo tinha o direito legal de exigir o pagamento da divida que Antonia perante o pai dele e podia mesmo pedir a escritura da fazenda como forma de pagamento.

A conversa com a filha foi uma conversa franca e directa a mesma afirmou ao pai que estava disposta a tudo para tentar salvar a mae ate a dar a vida pela mesma. O pai chorara emocionado ao ouvir aquelas palavras. Yolanda nunca vira o pai despertar e demostrar um lado sentimental tao forte, nem de perto nem de longe.

Antonio nao se podia dizer que fosse um mau pai mas era o proprio a reconhecer que talvez pudesse ter feito um pouco melhor, se tivesse mais calma e paciencia talvez Yolanda e os irmaos nao tivessem que ter apanhado tanto. Nao se pode dizer que fosse um mau marido ou ma pessoa tinha o seu feitio proprio que se soubessem levar conseguiam tudo dele mas em muitos anos de vida ja nunca ninguem o vira chorar como a filha agora o via nem mesmo a esposa, Antonio deu por si a pensar que a filha tinha um coracao de ouro, nunca ninguem o levara as lagrimas daquela forma.

Era mais uma manha que comecava e mais uma vez Yolanda ia com o pai a cidade mais proxima so que desta vez se tudo corresse bem na Mercearia de Senhor Joao, nao na Mercearia de Senhor Manuel como antigamente Yolanda nao ia voltar, pelo menos por enquanto.

Yolanda sabia o que se iria suceder e os seus pensamentos se dividiam entre o medo e a curiosidade. Nunca se imaginara a entregar a um homem, nem em sonhos, estava intacta, pura, donzela, virgem como Senhor Joao certamente gostaria que ela estivesse. Indo com ele para a cama, fazendo amor com ele, iria ter que continuar a chama-lo de Senhor Joao?

Chegaram na mercearia o pai e Senhor Joao estiveram no escritorio do segundo durante algum tempo, pelo menos nao se ouvia gritos, nao se ouvia nada era sinal de que nao estavam a discutir imaginou Yolanda, ja nao era mau de todo.

A jovem estava desejosa que tudo desse certo, queria ajudar a salvar a mae mas sentia-se como uma vaca que estava sendo negociada e que com sorte seria vendida e olhando bem nem era assim tao mau de todo que o primeiro homem a possuia-la fosse o Senhor Joao?

Senhor Joao era so Senhor Joao por ser filho de Senhor Manuel na verdade tinha pouco mais de vinte anos e era sem duvida um dos homens mais bonitos que ela vira e com quem falara ate aqueles dias. Parecia ate ser educado, sempre bem apresentado e muito asseado, tambem um verdadeiro gato que mais podia pedir uma mulher.

A conversa no escritorio de Senhor Joao chegara ao fim e Antonio foi falar com a filha, estava tudo combinado.

Senhor Joao iria perdoar a divida deles para com eles e igualmente pagar a operacao e tratamentos de Sara. Somente pedia em troca a virgindade de Yolanda, se a mesma fosse virgem e viver durante algum tempo com ela, podia ate ser que desse certo e pudessem pensar em algo mais como uma vida a dois com casamento e tudo. Senhor Joao declarou a Antonio que ele era um homem de sorte porque na verdade ate gostara de Yolanda nao apenas pelo prazer de a poder vir a possuir mas porque lhe parecera uma rapariga, simples, sincera e humilde ao contrario das outras. Antonio despediu-se da filha naquela tarde ela ja nao voltaria com ele para casa e certamente iriam-se ver quase diariamente na mesma, agora que Antonio tinha a palavra de Joao de que podia ir a mercearia buscar o que quisesse enquanto Yolanda ali estivesse com ele, sem se preocupar com a palavra pagamento.

A jovem pensou que mal o pai virasse costas agora que ela estava sobre as suas ordens e dominio Joao a chamasse e a levasse para o quarto. Joao chamara-a e mandou chamar uma Empregada da sua alta confianca, ordenou-lhe que fosse com Yolanda a cidade e comprasse tudo o que ela pudesse vir a precisar, roupas, produtos de beleza, que fossem a salao de beleza para tratarem dela o melhor possivel. Yolanda era de facto muito bonita mas estava um pouco maltratada e os trapos que tinha tambem estavam a precisar de lixo pensou Joao.

Os dias passavam e Joao passeava com ela, falava com ela, iam jantar aos melhores restaurantes, oferecia-lhe flores e joias, dava-lhe dinheiro para ela gastar no que bem entendesse mas nunca lhe tocara e nem falara nisso. Tinham trocado alguns beijos e caricias mais leves mas Joao nunca lhe pedira para ela ir com ele para a cama, nunca a lembrou que estava na hora de ela se entregar a ele. No entanto o jovem cumprira com a sua palavra, perdoara a divida da mercearia, o pai ia quase diariamente buscar o que lhe fazia falta, Joao pagara a operacao de Sara, mae de Yolanda e o tratamento, no entanto Yolanda ja quase a dois meses em casa de Joao estava tao pura e intacta como quando viera ao mundo.

Sara voltara dos Estados Unidos e recuperava em casa, estava salva, gracas a ajuda de Joao que pagara uma pequena fortuna pela operacao, tratamento e viagens. Aquele homem era um Santo, merecia tudo pensavam todos sobretudo Yolanda que para alem do mais sentia-se uma Rainha tratada por Joao. Ele nao queria que ela fizesse o mais pequeno trabalho tanto na loja como em casa, permitira que ela voltasse a estudar e nao lhe deixava faltar nada. Yolanda sabia que Joao tinha condicoes para isso mas mesmo que nao as tivesse sentia que pouca coisa seria diferente. Joao era completamente louco por ela, so nao sabia o porque que ele nunca a procurara para cobrar a divida daquilo que lhe havia sido prometido, a virgindade dela.

Naquela noite durante o Jantar no restaurante que Joao sabia que ela mais gostava que tiveram uma conversa seria.

Yolanda sem rodeios abordou-o sobre o assunto que a intrigava, sabia que ele gostava dela, sabia que nao havia nada de errado com ele. Yolanda so nao sabia o que mais queria saber.

Joao aceitou aquela abertura de jogo e o falar abertamente, sem rodeos, a verdade acima de tudo. Ele confessou-lhe que gostou dela desde o primeiro momento que a vira, apaixonara-se ali mesmo na loja quando ela foi la com o pai pela primeira vez. Ele sabia que ela era uma rapariga diferente das outras e que alem de tudo a familia era extremamente religiosa. Certamente ela tinha aquele sonho de tantas outras meninas na infancia e raparigas da sua idade de casarem virgens. Ele sentiu que podia tentar fazer com que ela se apaixonasse por ele, podia conquista-la fosse como fosse, podia ajudar a sua familia salvando a sua mae, o dinheiro para tudo isso nao lhe faltava e nao iria sentir a falta dele. Joao achou que so nao tinha direito a destruir um sonho de Yolanda, nao podia roubar-lhe esse sonho de se casar virgem e de se entregar ao homem que amava pela primeira vez virgem na noite de nupcias.

Yolanda levantou-se nao se preocupando se estavam mais pessoas presentes na sala de jantar do restaurante e abracou-o a chorar, agradeceu-lhe pelo mesmo a ter respeitado ate aquele momento mas nao podiam continuar daquela forma. Joao finalmente ganhara coragem para lhe pedir que casasse com ele mesmo antes de ela terminar os estudos, mesmo antes de ela atingir a maior idade que estava quase a atingir, queria casar com ela o mais rapido possivel, queria que ela fosse sua esposa e mae dos seus filhos.

Alguns meses depois Yolanda entrara no altar vestida de branco, como as noivas, sentia-se a viver o seu conto de fadas. Acompanhada pelo pai sorriu para a mae que parecia uma nova mulher longe do pesadelo que vivera meses antes e que quase lhe custara a vida. Sentia-se ainda mais feliz porque ele Joao, cumprira a sua promessa, a sua palavra, ela estava ali para se casar e estava virgem.

                                                                                                             Manuel Goncalves






Sem comentários:

Enviar um comentário