Página

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Valeu a Pena Esperar



Tinha acabado de chegar aos 40 anos e olhou-se ao espelho. Os cabelos comecavam a ficar brancos e as rugas a aparecer.

Enquanto desfazia a barba notara esse facto dos cabelos e deu por si a pensar. Tinha dinheiro, conseguira garantir o seu futuro e com os rendimentos dos investimentos que fizera nao precisava de fazer nada na vida recebendo mensalmente uma boa compensacao dos investimentos que fizera. Deu por si a pensar tinha tanta coisa mas onde estava a familia. Mulher, filhos nao tivera nada disso. Amara varias mulheres mas nunca se apaixonara de verdade por nenhuma, tivera relacoes inicialmente com juras de amor eterno que duraram semanas, meses e com sorte um ou outra que por milagre resistira a um ano. Tinha tudo em casa de modernices e equipamentos caros, tinha um carro ultimo modelo da marca que mais gostava. Luis Eduardo naquela manha deu por si a pensar se tudo o que tinha o compensava de tudo o que perdera e deixara de conseguir.


Pensava que fosse um pensamento ou ideia passageira mas aquela questao estava a persistir e tudo comecava a tornar-se doentio, obsessivo e comecara a pensar que seria melhor procurar encontrar apoio medico, a crise dos 40 parecia que tinha chegado e batido de forma forte enquanto na balanca tudo o que ele tinha e tudo o que ele perdera parecia equilibrar bem a mesma.

Estava a comecar a ficar cansado de chegar a casa e ter apenas a companhia dos animais de estimacao, comecava a ficar cansado de nao ter mais do que rotina o jantar e o adormecer frente a televisao depois de adormecer, comecava a ficar cansado de olhar o jornal que mudava diariamente mas as noticias pareciam ser sempre as mesmas.

Perdera a conta as mulheres com quem dormira mas olhara como se quisesse certificar-se de que a cama estava realmente vazia. Muitas tinham ali dormido mas nenhuma tinha querido ficar ali com ele.

Chegado ao trabalho comecava a ficar cansado de ver as mesmas caras, conviver com as mesmas pessoas. Subira a um patamar muito alto e naquele banco ninguem estava acima dele sem ser o pessoal da Direccao e mesmos esses temiam-no porque sabiam que o sucesso que ele tinha ali naquele banco iria ter noutro rival se fosse trabalhar para a concorrencia e Luis Eduardo era sem duvida o melhor Gestor e Economista de Portugal.

Recusara a oferta de ir trabalhar para o FMI ou Banco Central Europeu porque amava a sua terra  e era nela que queria ficar e nunca ambicionara aquela oferta, nunca tal lhe passara pelos planos e nao ia alterar toda a sua vida so por causa de uma oferta de trabalho que nao lhe agradava ter.

Luis Eduardo sentia que vivia sempre as mesmas coisas, frequentava sempre os mesmos lugares, olhava, falava e cumprimentava sempre as mesmas pessoas.

O restaurante onde almocava comecava a deixar de ter novidades, as bailarinas dos shows de strip do bar que frequentava nao mudavam e nao traziam novidaddes novas.

Mas quem era o culpado de toda aquela rotina, de toda aquela monotomia, de todo aquele vazio que o estava a destruir. Quem e que escolhia as ferias sempre no mesmo lugar, quem e que ia sempre aos mesmos lugares, os mesmos concertos, as mesmas musicas, os mesmos livros e escritores. A culpa era dele e so ele podia mudar isso.

Luis Eduardo sentiu que queria comecar a sair mais, a divertir-se com outras pessoas diferentes no entanto sentia agora que lhe faltava apenas companhia. As amigas, as poucas amigas que tinha estavam todas senao casadas comprometidas com alguem, teria de ser alguem diferente mas tambem nao queria que fosse nenhuma Escort, Acompanhante de sexo, essas eram coisas passageiras e disso ele estava cansado, queria algo, algo diferente, algo para a vida toda.

Chegara ao seu local de trabalho e deixara-se estar sentado na sua secretaria observando la fora a paisagem, era algo maravilhoso. O ultimo andar daquela torre com uma janela virada para o Rio Tejo embelezava toda aquela paisagem, fazia-o sentir-se ainda mais orgulhoso da sua posicao no trabalho, sabia que sem a mesma jamais iria conseguir estar ali sentado a fumar o seu charuto e a olhar o rio.

As pessoas la em baixo pareciam formigas tal como os carros e se olhasse para a frente via os avioes passarem-lhe frente a janela como se fosse carros que se conduziam  na estrada. Olhou pela primeira vez a pasta que a sua Assistente tinha tido o cuidado de deixar no cimo da sua secretaria como fazia todos os inicios de semana com as anotacoes, reunioes, uma agenda completa dos comprimissos que ele iria ter naquela semana. Aquela Assistente sem duvida era a causadora de muito do seu sucesso e das coisas correrem bem. Diquemos que era ela que ficava com a batata quente muitas vezes na mao quando era preciso arranjar-se certos dossiers e documentos a pressa, era ela que ficava responsavel por conseguir cancelar uma reuniao a ultima da hora, conseguia sempre arranjar um bom pretexto so lamentava que as coisas estivessem a acabar.

Dora a sua Assistente pedira transferencia para um local mais perto de casa e ele sentia-se um pouco triste com isso era uma grande perda. Luis Eduardo era um bom profissional e sabia que na sua posicao para ter ainda mais sucesso tinha que estar auxiliado e ter a trabalhar consigo profissionais a altura, gente competente e Dora ja demostrara tantas vezes essa competencia. Tinha pena de a perder mas notava que nos ultimos tempos tinha perdido muitas coisas boas na vida, inclusivamente tinha perdido mesmo a propria vida ou o direito de viver. Restava-lhe esperar que a nova Assistente estive perto do profissionalismo de Dora e fosse tao competente como a mesma o que sabia que seria dificil.

Luis Eduardo recebera Dora talvez pela ultima vez no seu gabinete e iria finalmente conhecer a nova Assistente que fora treinada por Dora e que a mesma fizera tudo para que a nova Assistente de Luis Eduardo fosse tao competente como ela.

Dora entrara no gabinete de Luis Eduardo agradecera-lhe primeiro que tudo pelas flores que o mesmo mandara-lhe entregar e pelos agradecimentos pelo seu profissionalismo e competencia demostrada durante todos aqueles anos que tinham trabalhado em conjunto e trazia consigo a sua nova e futura Assistente pessoal, era tempo de apresentacoes e comecava a aproximar-se um novo ciclo na sua vida profissional.

O executivo nao gostou da ideia de ter como nova Assistente uma rapariga estagiaria que acabara de terminar o curso. Era certamente uma daquelas que sem saber nada de nada da vida estava certa que sabia de tudo. Era com alguem assim que ele iria ter de trabalhar pelo menos ate conseguir arranjar uma desculpa para demiti-la.

Daniela era uma amadora, uma aprendiz pensava ele e nao queria trabalhar com amadores que cometiam erros julgando estar a cometer a maior proeza que se podia imaginar. Daniela ia ficar porque todos mereciam uma oportunidade ate mostrarem que nao estavam a altura mas ele iria afasta-la da sua equipa na primeira oportunidade que tivesse se isso se justificasse.

A jovem mostrava ser competente mas nao deixava de demostrar alguma inexperiencia de quem comecava a trabalhar e a descobrir algo novo. Daniela teve uma reuniao com Luis Eduardo no final do primeiro dia e ficara a saber algo que ele lhe ensinara. A faculdade era so teoria, ali era a pratica e essa era bem mais dificil porque na teoria os erros podiam reparar-se na pratica sobretudo naquela area de financas, economia e gestao os erros nao eram aceitaveis, mexer com o dinheiro dos outros era um assunto demasiado serio, muito serio mesmo.

Luis Eduardo comecou a olhar para Daniela com o passar do tempo com outros olhos e estranhara que uma jovem bonita, atraente e inteligente nao procurava aproveitar-se da situacao para atraves dele tentar subir na carreira como teriam feito tantas outras. Daniela afirmara ja mais do que uma vez que queria subir na herarquia mas queria comecar por baixo e subir por merito proprio na carreira no entanto embora parecesse sincera e embora nao parecesse estar a mentir Daniela parecia esconder algo a Luis Eduardo, o que seria?

O executivo terminara o dia de trabalho era sexta-feira e o fim-de-semana aproximava-se ele nao tinha feitos qualquers planos para sair mas sabia que aquele novo Luis Eduardo nao ia para os mesmos lugares de sempre e muito menos iria ficar fechado em casa a envelhecer, apodrecer e deixar os anos passarem.

Tomou o Pequeno-Almoco nos pasteis de Belem algo que jamais fizera. O sitio era famoso, conhecido mas era frequentado por tudo e todos e do tudo e todos havia pessoas que nao tinham nivel, requinte e sobretudo capacidade financeira de frequentar certos lugares de luxo que ele frequentara anteriormente. Curiosamente nao notara tambem ele qualquer diferenca e comecava a lamentar o facto de por muitos anos ter escondido que tambem ele proprio tinha origens muito humildes e pobres.

Luis Eduardo nascera numa pequena aldeia do interior e era filho de lavradores muito pobres e humildes, a vergonha sempre o levara a esconder esse facto desde que se formara, comecara a ganhar dinheiro e fizera a sua fortuna. Ele sabia que no mundo dos negocios e com tantos altos e baixos podia perder muito do que investira, haviam accoes que hoje valiam 100 e amanha valiam 20 e era nisso que ele pensara. Pensava que nao estava livre de voltar a ser o miseravel que um dia fora.

Nao, nao podia ser so podia ser uma miragem a loira que se sentara duas mesas a sua frente e estava virada de costas para si era Daniela. Uma mais valia e que se encontrava sozinha e ele nao ia resistir a aborda-la. O facto de ambos estarem ali nao deixaria de ser uma surpresa para ambos. O nivel deles era para coisas de maior requinte.

Fora mesmo uma surpresa para Daniela encontrar ali o seu chefe e como estavam os dois com a mesma ideia de irem dar um passeio por Belem, ver os museus e o Mosteiro dos Jeronimos acabaram quase que por convidar-se um ao outro para companhia.

Era um principio imaginou Luis Eduardo. Daniela tinha quase idade de ser sua filha mas nao era isso que o importava o que ele queria de facto era descobrir o que afinal Daniela escondia de tudo e todos e aquela oportunidade era uma boa forma de o descobrir.

Daniela foi falando aos poucos e nao sentia necessidade de esconder o mesmo facto dele mas fe-lo prometer nao contar as outras pessoas com quem eles trabalhavam.

Ela, Daniela era enteada do Dono do Banco para quem eles trabalhavam e queria manter esse mesmo facto em segredo para nao comecarem a dizer que  a mesma era priviligiada ali dentro, ela nao queria isso de maneira nenhuma. Daniela queria subir ali dentro do banco sendo uma simples Funcionaria e nunca como enteada do Dono do Banco. Nao queria que a olhassem de maneira diferente, nao queria que a respeitassem mais do que respeitavam aos outros, tinha a certeza de que por merito proprio chegaria a um lugar tao alto como o de Luis Eduardo.

O Executivo dera-lhe razao tudo seria diferente, tudo seria mais facil se soubessem quem ela era e tambem ele iria querer que com ele fosse da mesma forma se estivesse no seu lugar. Pensava agora como lhe teria sido possivel despedir  ou afastar a enteada do seu Patrao do cargo como tinha ideia de o fazer inicialmente quando era ela que com um estalar de dedos quase podia fazer o mesmo consigo.

A verdade e que a relacao entre Luis Eduardo e Daniela nunca mais foi a mesma desde aquele dia e passaram a ficar cada vez mais proximos e varias barreiras foram-se quebrando e eles foram ficando mais proximos, mais intimos e eram agora amigos completamente intimos apos o horario de trabalho mas durante o tempo de expediente ele continuava a ser o Chefe dela e ela a Assistente dele, nesse ponto as coisas nao tinham mudado, Daniela louvava o facto de Eduardo manter tao bem o segredo e nao a tratar de maneira diferente continua-la a tratar como nao apenas sua Assistente mas como uma qualquer funcionaria do banco quando ele sabia que o seu padrasto nao tendo filhos, ela, mais cedo ou mais tarde um dia teria um lugar muito importante no banco e poderia ate mesmo vir a ser a Dona do mesmo.

Nos ultimos tempos por culpa do envolvimento que comecava a ligar Luis Eduardo e Daniela o mesmo chegara a ser convidado para Jantar em casa do Patrao algo que jamais acontecera e depois do mesmo o ter convidado para uma cacada na sua herdade no Alentejo era agora altura de ver Luis Eduardo juntar-se ao Patrao e a Daniela para participarem na regata anual que o banco realizava e patricionava.

Luis Eduardo nao estava muito ligado ao mar e era quase um novato mas Daniela convencera-o a aceitar o convite do seu padrasto para participar na mesma e sendo a primeira vez que o fazia estava a dar-se bem com a experiencia.

O Veleiro estava bem equipado e tanto o padrasto como Daniela tinha experiencia suficiente para compensar pela falta de experiencia de Luis Eduardo na ultima etapa tinha a vitoria quase assegurada.

O que veio a acontecer foi impressionante Daniela caira ao mar por acidente que fora causado por uma onda mais forte e sendo uma boa Velejadora nao se podia dizer dela como Nadadora, nadava mesmo bastante mal.

Luis Eduardo era o oposto de Daniela, como Velejador era um mero aprendiz mas tinha ganho ja muitas competicoes de Natacao desporto que praticava ja a imensos anos e ao ver Daniela em apuros nao se preocupou com mais nada, nao quis saber de premio nenhum muito menos da vitoria que era quase certa no inicio da ultima etapa da regata.

Saltara para a agua, conseguira salvar Daniela com a sua enorme habilidade de nadar, alguma dificuldade, claro e ajuda de outros concorrentes que estavam proximos e ao verem o sucedido mesmo nos seus barcos correram a prestar auxilio.

Daniela estava salva, Luis Eduardo salvara-a arriscando a sua vida tudo para a salvar e o caso tinha sido muito divulgado pela imprensa sobretudo portuguesa e desportiva.

Quando numa entrevista a um Jornal perguntaram a Luis Eduardo o porque de tudo aquilo, ele finalmente confessara o que a muito sentia. Eu teria morrido se a mulher que eu amo tivesse morrido tambem.

Luis Eduardo e Daniela davam finalmente um passeio a sos depois do incidente que se passara na regata, o amor que sentiam um pelo o outro ja era assumido com a concordancia de todos ate mesmo do padrasto de Daniela que acabava por ser o patrao de ambos. Daniela fora promovida e estava realmente feliz sentia que a mesma promocao se devia a ela e nao ao facto de ser enteada do Dono do banco, alias esse ainda era um segredo que ambos guardavam. Luis Eduardo esse sorria sempre que olhava para Daniela. Era ainda uma diferenca de idade razoavel, grande mas nao se notava quase nada, dava gosto ve-los juntos e Luis Eduardo gritava ao mundo e a quem o queria ouvir de que tinha valido a pena esperar tantos anos para encontrar um verdadeiro amor e paixao.

                                                                                                       Manuel Goncalves








Sem comentários:

Enviar um comentário