Página

domingo, 25 de março de 2018

Vontade de Vencer



A sua vida era aquela o desporto. Nao sabia e jamais recusava ficar parado desde muito cedo que Daniel mostrara ser um jovem de muito movimento e activo, sempre disposto a participar em jogos e competicoes desportivas em brincadeiras com os outros miudos la do bairro onde vivia, foi ai que o bichinho da pratica do desporto comecara a nascer.

Ja na Escola Preparatoria decidiu o que queria ser na vida. Daniel queria ser Atleta em qualquer desporto ao qual viesse a dedicar muito da sua vida mas queria sobretudo ser Professor de Educacao Fisica, era o sonho da sua vida e tudo indicava estar no caminho certo ja que nao era dos melhores alunos da turma mas era de longe o melhor naquela disciplina.

O Futebol sem duvida era o seu desporto de preferido como de tantos outros jovens mas Daniel nao se sentia atraida para se tornar praticante do mesmo desporto, Daniel queria um desporto que o levasse a ter mais contacto com a Natureza que ele tambem igualmente tanto amava.

Os desportos radicais nao eram a sua verdadeira paixao e foi-se dedicando a canoagem e remo ate descobrir uma nova paixao e era de facto um desporto mais completo por reunir uma prova de Natacao, uma de Ciclismo e por fim uma de Atletismo.foi assim que comecou com a pratica do Triatlo um desporto que ate era bem recente em relacao a outros visto ter sido criado em finais dos anos 70 do seculo passado.

Daniel na pratica do Triatlo sentia-se como peixe na agua ja que aquela modalidade permitia-lhe praticar em simultaneo tres coisas que adorava sem ter que abdicar de uma delas e sentira entao que era aquele mesmo que queria dedicar a sua vida.

Formara-se a custo ja que era oriundo de uma familia humilde e pobre, Daniel tivera que esconder dos amigos e colegas de escola que residia num daqueles bairros que mais pareciam guetos, bairros de lata mesmo. Aprendera desde logo ai no bairro o que era a lei da selva e da sobrevivencia em que muitas vezes teria de matar para poder viver em muito ajudo-o a pratica de desportos de luta violentos como o Boxe.

A bicicleta comprara-a a conta dos trocos que as vizinhas lhe davam por ele trazer-lhe as compras do supermercado e com quase um ano de poupancas conseguira comprar a bike e comecar a praticar Triatlo por completo.

A vida nao era facil e ele ia-se imaginando num estadio, no primeiro lugar do podio a receber a medalha de ouro olimpica e com as lagrimas a querer-lhe fugir dos olhos por ouvir o tao patriotico Hino Nacional recordando-se do tao dificil que fora chegar ali, das escolhas que tivera de fazer, o que abandonara e deixara tras ou simplesmente, tambem, tudo o que colocara em segundo plano e esse segundo plano envolvia quase tudo o resto a sua volta.

As coisas comecaram a melhorar quando passou a ser Atleta profissional do seu clube de coracao, Benfica, mas mesmo assim nao era facil, facilitara muito a sua carreira profissional como Atleta mas obrigara-o a esforcar-se ainda mais para conseguir treinar de dia, competir ao fim-de-semana e estudar ainda, porque afinal havia ainda o sonho de se tornar Professor de Eduacacao Fisica.

Daniel chorara no dia em que finalmente recebera a confirmacao daquilo que a tanto tempo esperava, o Seleccionador Nacional de Triatlo convocara-o para o estagio da Seleccao.

No Centro de Estagio sentia-se um Rei apesar dos regulamentos rigorosos a cumprir e de todas as exigencias do Treinador que ia preparar aqueles atletas para o Mundial de Triatlo na Prova de Ultraman que era a mais dura de todas as provas do Triatlo e uma boa posicao naquela competicao garantia-lhe praticamente um lugar nos Jogos Olimpicos.

Daniel era novato, era o unico que ainda nunca tinha feito uma grande competicao. Era tambem a sua primeira competicao internacional e o Seleccionador so o chamara porque os seus resultados a nivel nacional faziam do mesmo uma das principais esperancas do Triatlo nacional e haviam muitos que apostavam em si sem praticamente o conhecerem o Seleccionador a muito que no entanto o ia observando.

Nao era o Treinador do seu clube e tinha um metodo de treino diferente, bem mais duro e exigente. No entanto, pensara Daniel que ali nao estava a ser preparado para um prova de Triatlo em formato Sprint ou Olimpico, era bem mais duro, muito mais exigente. Ele sentia-se seguro e confiante e isso era o suficiente, o tempo que passara no ginasio durante aquele estagio fazia-o ter a certeza de que estava na melhor forma fisica da sua vida.

Triatlo Ultraman uma prova de exigencia fisica extrema e que era disputada em tres dias com 10 Quilometros de Natacao, 421 Quilometros de Ciclismo, o forte de Daniel na prova e 84 Quilometros de Corrida de Atletismo. Podia parecer duro mas ele estava em forma e embora menos experiente ele sabia que era tao duro para si como era para os outros.

Comecando pela parte onde Daniel se entendia pior Natacao o mesmo optou por se colocar no meio do pelotao entre os outros, nao podia deixar-se ficar para tras e depois cometer um esforco maior para recuperar o tempo perdido assim como nao podia cometer a loucura de se sujeitar a chegar a prova de Atletismo ja "rebentado" como se diria na giria do Atletismo. Eram 3 dias mas o tempo tinha de ser controlado e ele como especialista no Ciclismo tinha de mostrar o seu valor era no segundo dia.

A vida era dura para um Pedreiro mas nao se podia imaginar tao dura que era para um Atleta de Alta Competicao em plena actividade com os melhores entre os melhores nao se fazia parte desses melhores. Daniel era um anonimo desconhecido que dera cartas logo no primeiro dia e numa prova com centenas de atletas da mais alta elite termira a mesma prova de Natacao entre os primeiros 100 atletas. O seu objectivo era de facto estar na primeira centena, sonho era estar no Top Ten e iria comecar a lutar por isso no dia seguinte.

A bicicleta para si era um aviao quando estava habituado a bicicletas pesadas meterem-lhe uma que pesava quase tanto como uma pena nas maos era estarem-lhe a meter nas maos a oportunidade de fazer uma boa prova. Ele era estreante naquele tipo de provas mas desde de jovem que praticava desporto estava habituado a nadar, pedalar e correr era isso que importava, imaginava Daniel.

Os 421 Quilometros de Ciclismo tinham mais algo a favor de Daniel grande parte da prova era efectuada como que em subida o forte de Daniel tanto no Ciclismo como no Atletismo e era preciso explorar todos os pontos fortes da melhor maneira numa prova desgastante como aquela. Falava-se na dureza de uma Maratona mas so quem nao sabia o que era uma competicao de Triatlo Ultraman podia considerar a Maratona como a mais dura prova do desporto.

Daniel estava nos lugares da frente e nao perdia a concentracao com a prova tal como nao perdia a oportunidade de ir apreciando a paisagem ao seu redor. Ele sempre fora um amante nao so do desporto em si mas do contacto com a Natureza, a montanha, o mar, tudo o fascinava demasiado.

Nao foi sem grande novidade que ele conseguira terminar a prova entre os dez primeiros e estava mais perto de realizar o seu sonho de terminar aquela sua primeira prova de elite no Top Ten, era bom demais para um novato, completo desconhecido.

A prova de Atletismo foi onde claro todos ja denotavam algum cansaco mas a jovem esperanca portuguesa do Triatlo ignorara o cansaco estava num bom lugar na geral da competicao e nao era a primeira vez que ia correr uma longa distancia como eram aqueles 84 Quilomentros de Atletismo, nunca o fizera em competicao mas nos treinos chegara a correr quase 100 Quilometros num dia e isso era um indicativo que ele estava mais do que preparado para terminar aquela prova da melhor maneira.

Daniel ia ja no meio da prova quando comecou a sonhar nao com um lugar no Top Ten mas um lugar no Podio, devia ter comecado com esse sonho antes, agora, certamente, era tarde demais.

Tudo terminara e aquele Quinto Lugar abriu-lhe as portas da gloria e da fama em Portugal, agora era altura de se comecar a preparar para os Jogos Olimpicos que vinham dai a pouco mais de dois anos mas era ai que ele sentia que ia lutar abertamente por uma medalha.

Os treinos eram intensos e Daniel gostava de ir correr ou pedalar logo 5 ou 6 da manha. Olhava para os outros no autocarro a caminho do trabalho enquanto ele ja estava ali a trabalhar, aquele era era o seu trabalho, estava a ser pago para treinar, estava visto como Atleta de alta competicao e a Federacao tinha-o como tal.

Todos os dias eram longas distancias a pedalar, depois a correr e por fim a ida ate o ginasio onde depois de cuidar do corpo se seguia a piscina. Esforco, dedicacao, sacrificio estavam estampados no rosto do jovem Atleta havia a certeza de que se ele nao viesse a ser um verdadeiro Campeao Olimpico nao seria por falta de esforco e dedicacao.

Tudo normal naquele inicio de manha, a ultima em que aparentemente tudo seria normal, dali para a frente muita coisa iria mudar.

Daniel seguia naquela manha a pedalar ja em mais um treino, estava escuro ainda mas o mesmo levava todo o equipamento de seguranca e proteccao que era composto pelos reflectores nele, as luzes na bicicleta, etc mas isso nao evitou a tragedia. Um camiao desgovernadado veio embater numa das laterais da bicicleta de Daniel causando ali um grave acidente e serias lesoes fisicas no rapaz.

O jovem acordou dias depois do acidente e cedo viu que nada seria como antes, tinha sido preciso amputar-lhe a perna direita um pouco abaixo do joelho que ficara completamente desfeita com a pancada do camiao, nada mais seria igual pensou Daniel.

O desespero inicial rapidamente foi ultrapassado com ajuda da Fisioterapeuta que o estava a acompanhar, era preciso habituar-se a protese que lhe iam colocar. Daniel sentia que estava a aprender a andar de novo com ajuda de Camila, sobretudo de Camila. Cada vitoria sua sentia que era uma vitoria de ambos so que agora vitoria nao era ganhar uma prova mas sim passar mais um obstaculo daquela fase da sua vida.

Camila, a sua Fisioterapeuta simplesmente o mentalizou ou ele lutava por vencer, voltar a ser o mais normal possivel ou deixava-se estar ali como um derrotado a chorar aquele mal que lhe acontecera, a decisao era de facto sua.

O jovem cedo acreditou que ja nao seria um Atleta fora de serie como ja o consideravam mas que nada estava perdido, ele sonhara vir a ser um Campeao Olimpico e ainda o podia ser. Quantos atletas paraolimpicos nao tinham passado pelo mesmo pesadelo e terror vindo a cair na mesma realidade.

Daniel logo que pode comecou a habituar-se ao maximo ao seu novo estilo de vida e de praticar desporto. Cedo, bem mais cedo do que seria de esperar voltou as competicoes agora para atletas com deficiencias como a sua e via casos ate bem piores, nao havia tempo para desespero, para lagrimas pela tragedia que lhe tinha acontecido as olimpiadas estavam ja ai e ele agora com ajuda da esposa Camila estava a treinar e a preparar-se para o mesmo evento desportivo da melhor maneira possivel.

Era de facto dificil mas nada se fazia sem esforco, Daniel no entanto optava por dizer que nao era dificil, era simplesmente, diferente mas nao se sentia um infeliz nem aceitava que o vissem como um azarado ou coitadinho.

O grande dia chegava, sabia que uma vitoria sua nao iria ter o mesmo impacto que se fosse nos Jogos Olimpicos, infelizmente os Jogos Paraolimpicos nao seram visto com o mesmo interesse, uma medalha sua mesmo que de ouro nao era vista com o mesmo fervor assim pensava ele.

Estava sozinho Camila gravida em finais de tempo tinha ficado em Portugal e ele estava do outro lado do Mundo. Nem sabia se em Portugal o estavam a seguir mas isso agora nao importava so lhe interessava saber que estava ja na prova de Atletismo e estava na frente, na frente de todos os outros. Ele perdera uma perna, usava uma protese mas tinha ainda a experiencia de quando era um Atleta que competia com os outros ditos normais, fora uma esperanca do desporto entre eles coisas que aqueles que corriam agora consigo nao tinham sido. Daniel estivera dos dois lados competira com os dois lados e ao cortar a meta para correr para o ouro sentira que nao havia diferenca entre os ditos atletas olimpicos e os atletas paraolimpicos a competicao era a mesma as pessoas e que viam tudo de forma diferente.

O Hino Nacional tocara, as lagrimas tinham de cair dos seus olhos e fora somente depois de receber um telefonema do Presidente da Republica que sentiu que era um Heroi Nacional, havia o seu feito tivera algum impacto em Portugal, ele era noticia, estava nas bocas do mundo. Nao era apenas a vitoria, a medalha a alegria maior do seu povo e que alem de tudo ele quebrara os recordes olimpicos e mundial do Triatlo Masculino Paraolimpico.

A chegada a Portugal fora feita com uma enorme enchente no aeroporto a sua espera, para o aplaudir, dar-lhe os parabens. Foi dificil chegar ate junto do seu maior premio e trofeu, Camila ja tinha tido o seu filho que ele vira e abraca-la pela primeira em directo na televisao, tudo diferente, tudo estranho ou pelo menos emocionante pensara ele.

Ja mais calmo alguns minutos depois um Jornalista perguntara-lhe depois da tragedia do seu acidente como tudo aquilo tinha sido possivel em tao curto espaco de tempo. Daniel sorriu e disse o que sempre sentira, ele era um Atelta, um Desportista que independentemente do estado em que se encontrava tinha... a vontade de vencer.

                                                                                                         Manuel Goncalves



Sem comentários:

Enviar um comentário