Página

terça-feira, 3 de abril de 2018

O Escandalo das Crianca Adoptadas Pela IURD

 

Nao e de agora que a dita seita religiosa Igreja Universal do Reino de Deus conhecida como IURD se envolve em escandalos em Portugal mas creio que este e sem duvida aquele que acaba por ter mais impacto a nivel internacional e ja envolve investigacoes policiais ao contrario de nos anos 90 do seculo passado quando a mesma seita quis comprar o Coliseu do Porto (1995).

Uma verdadeira fabrica de escandalos e polemicas bem ao estilo das estrelas de Hollywood e do cinema. Outra coisa nao seria de esperar quando uma Seita Religiosa que afirma ser Religiao e Igreja e liderada por um dos homens mais ricos e polemicos do Brasil e talvez senao a nivel mundial pelo menos da America do Sul. Edir Macedo Bezerra (1945) o Bispo Edir Macedo que se tornou fundador e lider da mesma seita em 1977 da mesma Seita Religiosa e se tornou um Empresario, Escritor e Bispo alem de ser um dos homens mais ricos e influentes e poderosos do Brasil muito a custo da compra do Canal de Televisao Record.

Lembro-me agora de questionar, a IURD e uma seita religiosa que se faz passar por Igreja mas poderia ser a Igreja de Deus uma verdadeira fabrica de polemicas e escandalos?

O caso das criancas adoptadas por membros da igreja veio a publico em Portugal em 2017 e creio que antes de se acusar seja quem for devem ser ouvidas ambas as partes. Quem me conhece sabe que acredito em Deus e em Jesus Cristo nao acredito no entanto nas Religioes e muito menos em Seitas Religiosas mas por uma questao de justica e sabido que muitas vezes ate mesmo estas seitas sao acusadas de algumas coisas por vezes injustamente. Tenho vontade de um dia aqui dedicar uma cronica ao tema dos maiores escandalos que ja envolveram nao so a Seita Religiosa IURD mas tambem o seu proprio Lider mundial Bispo Macedo.


O escandalo veio a publico ja em Dezembro de 2017 e acusava a Igreja Univesal do Reino de Deus, conhecida por IURD, de operar uma rede internacional de trafico de criancas atraves de adocoes ilegais, que teria chegado a afectar maes portuguesas, que alegadamente terao visto seus filhos serem-lhe roubados. Os casos terao ocorrido ainda nos anos 90, foram recentemente denuncia pelo canal de televisao TVI.

Segundo o mesmo canal de televisao, a IURD geria em tempos um lar ilegal, o Lar Universal, que acolhia criancas entregues pela propria Seguranca Social ou ate pelas proprias maes. As criancas acolhidas nesta instituicao eram no entanto alegadamente entregues a bispos e pastores da IURD.

Supostamente sem que as maes fossem informadas nem tivessem tomado qualquer decisao, as criancas eram como que "roubadas" as suas familias biologicas e lavadas para ja para fora de Portugal, alegadamente seguiam em particular para o Brasil e Estados Unidos da America. Segunda as fontes de denuncia dezenas de familas terao sido afectadas pelo esquema da Igreja Universal do Reino de Deus.

O mesmo Lar Universal esteve primeiro situado em Camarate, Lisboa e depois na Avenida Gago Coutinho, no Centro de Lisboa. Segundo fontes da TVI, as maes acabaram por recorrer as autoridades numa forma de tentar recuperar os filhos mas nao obtiveram qualquer resposta.

Os casos foram denunciados numa serie de dez reportagens intituladas "O Segredo dos Deuses". A TVI garante ainda que os netos do Lider da IURD, Edir Macedo, foram adoptados alegadamente de forma ilegal, depois de terem sido retirados do Lar Universal. Serao os filhos das duas filhas de Edir Macedo.


Sem duvida que uma das testemunhas chaves da acusacao acabou por ser a esposa de um Bispo da IURD em Portugal.

Marcia Barbosa Panceiro e a esposa do assim chamado Bispo Romualdo Panceiro (1959), um dos mais importantes parceiros de Edir Macedo em Portugal, pais em que esta a frente da Igreja Universal do Reino de Deus.

Em uma carta de 11 paginas, divulgada pela TVI, Marcia viria mesmo a confirmar as adocoes ilegais denunciadas pela mesma emissora pouco tempo antes, atraves da serie de reportagens "O Segredo dos Deuses".

De acordo com as informacoes da TVI, Marcia Panceiro escreveu na carta:

"Fabio Miguel Tavares foi-me entregue no Dia 8 de Abril de 1997 para ser meu filho".

Ela se refere ai ao mais novo de tres irmaos adoptados ilegalmente. Fabio Andrade (1994) viria a viver ate a idade dos cinco anos longe dos outros irmaos, Vera Andrade (1992)  e Luis Andrade (1993).

Na epoca, sempre segundo as denuncias feitas pela emissora, Edir Macedo pediu a sua Secretaria Pessoal, a portuguesa Alice Andrade (1956), que entrasse com um pedido de guarda para retirar as criancas do Lar Universal, o entao orfanato da IURD que funcionava irregularmente em Portugal.

De acordo com os jornalistas responsaveis pela reportagem, cujas gravissimas denuncias passaram a ser investigadas pelas autoridades portuguesas, os irmaos Vera, Luis e Fabio foram levados por Alice para os Estados Unidos e entregues a Viviane Macedo Freitas (1975), filha de Edir Macedo. No entanto, Viviane e o seu marido, o tambem "Bispo" Julio Freitas, rejeitaram Fabio decidindo ficar somente com Vera e Luis. Ilegalmente , "enviaram" Fabio para o Brasil, a fim que fosse adoptado novamente por outro "Bispo" - Romualdo, o marido de Marcia.

Em seus 10 episodios, a serie investigativa "O Segredo dos Deuses" desmonta e apresenta ao publico o esquema de trafico de criancas portuguesas que era praticado sob a fachada do Lar Universal. O orfanto, tera funcionado de forma ilegal entre 1994 e 2001, acolhia criancas entregues diariamente por familias que se encontravam em dificuldades, driblando os tramites legais. Alguns dos menores eram adoptados por bispos e pastores da IURD e levados para fora de Portugal mediante metodos fraudulentos.

Com as informacoes que vieram a publico gracas sobretudo ao trabalho de investigacao que resultou na serie de reportagens da TVI, o Ministerio Publico Portugues (MPP) abriu de imediato um inquerito sobre a alegada rede de adocoes ilegais de criancas. Por sua vez, tendo a palavra a IURD emitiu ao publico um comunicado em que afirmava ser vitima de uma "campanha difamatoria". A entidade brasileira afirmou que a investigacao realizada pelos reporteres da rede portuguesa de televisao TVI se baseava no depoimento falso do ex-Bispo Alfredo Paulo, que teria sido expulso da IURD por praticar uma conduta impropria.

Com a grande repercussao das denuncias em Portugal, a TVI esteve formentando e solicitando a reaccao da Seguranca Social, da Santa Casa da Misericordia e sobretudo da classe politica em geral as conclusoes do mesmo trabalho jornalistico.

Alem disso, as novas revelacoes trazidas pela carta de Marcia Barbosa Panceirao deram origem, na altura, a mais uma reportagem da emissora: "A Confissao", que, viria a mostrar documentos exclusivos de pessoas vinculadas a propria IURD que corroboram as denuncia.

A investigacao jornalistica sobre o chocante caso deu origem ainda o Movimento #NaoAdoptoEsteSilencio, apoiado fortemente por figuras publicas portuguesas.

No Brasil, estranhamente ou muito significativamente, a grande midia nao deu destaque ao caso, de lembrar que Edir Macedo e Lider da Iurd e a mesma detem a propriedade do Canal de Televisao Record.
 

Voltando novamente ao Lar Universal o orfanato foi criado atraves de uma associacao de fieis da Igreja Universal do Reino de Deus em Portugal. Abriu portas em 23 de Maio de 1994, na Rua do Zaire, Camarate, Lisboa, mudando de instalacoes em 1997 para a Avenida Almirante Gago Goutinho. O lar fazia parte da Obra Social da IURD e funcionou ilegalmente ate 2001. Curiosamente, a propria Seguranca Social e alguns tribunais de Portugal encaminharam para la criancas, que acabariam por desaparecer.

A maioria dos menores chegou ate o orfanato pelas maos de fieis e maes desesperadas que procuravam ajuda. Posteriormente, o orfanato dificultava a visita aos filhos e promovia o abandono forcado das criancas, que seguiam para serem adoptadas por bispos e pastores da IURD.

O lar funcionou ilegalmente durante sete anos, sem qualquer fiscalizacao da Seguranca Social. Contornava-se o normal processo de adocoes em Portugal e as criancas que os bispos adoptavam eram escolhidas por fotografias.

Fundamentalmente e considerando que e preciso ouvir-se as duas partes da questao e importante referir o que teve a IURD a dizer quando se viu acusada de algo tao grave, por mais que nao se goste de alguem ou algo para se agir com senso de justica tem que ser assim mesmo. Ouvir o que A, B ou C tem para dizer e depois se for caso disso fazer o proprio julgamento.


Inicialmente penso que a IURD jogou com uma boa tactica e penso que e assim que tem de ser. A seita religiosa trouxe o testemunho a publico de antigas criancas hoje adultos que foram no passado adoptados por elementos da seita depois de serem retirados do seu orfanato.

Os jovens afirmam que tudo correu dentro da legalidade, que nao foram forcados a ir para lado nenhum ou qualquer lugar, que sempre foram bem tratados e que sobretudo e falso que tenham sido raptadas por quem quer que seja.

Com testemunhos assim certamente a seita facilmente se ira livrar das acusacoes que lhe sao feitas e provar que esta a ser acusada injustamente mas creio que isso tambem pertence aos tribunais decidir, isto se ainda forem a tempo.

Um dos problemas neste caso e o facto de os supostos crimes terem ja prescrito. Segundo a lei portuguesa que e igual para todos os casos. Ilicitos graves como rapto de criancas ou associacao criminosa, tem um prazo maximo de 20 anos para serem investigados. Por exemplo, o primeiro caso relatado em uma reportagem, de tres irmaos levados para os Estados Unidos, aconteceu em 1995, pelo que perante a lei portuguesa enquanto nao sofrer mudancas nesse sentido mesmo havendo crime o mesmo prescreveu em 2015, os tribunais nada poderao fazer nesse caso, a nao ser que a lei mude o que nunca aconteceu em casos mais graves. Os tribunais podem e devem agir sim se houver acusacoes de crimes depois de 1998.

Existem acusacoes de que as autoridades ate tinham conhecimento do que se passava, juizes estao sob investigacao por causa do caso, espero que um dia toda a verdade venha ao de cima, que toda a verdade seja de conhecimento publico e que quando isso acontecer nao se venha a ter conhecimento de coisas horriveis de se saber.

Caro(a) leitor(a) este e um caso que creio ainda fara correr muita tinta, ainda provocara muitos escandalos pelos casos insolitos que envolve. Espero um dia pode-lo aprofundar ainda mais agora nao vou acusar a IURD mesmo considerando-a uma seita religiosa do pior que pode haver. Ate a proxima, abracos.

                                                                                                               Manuel Goncalves





 






Sem comentários:

Enviar um comentário