Página

segunda-feira, 4 de junho de 2018

O Lobisomem



Era daqueles personagens de historias que me contavam na infancia que me faziam ter medo e receio de ir para a cama. Era a lenda de um homem que se transformava em lobo todas as primeiras sextas-feiras de cada mes a meia-noite, por vezes em outras historias e lendas tambem era contado que era so nas sextas-feiras que calhavam no dia 13, dia do azar e infortunio para muitos.

Esta personagem, Lobisomem, saltou da historia da Mitologia Grega e cruzou-se com a ficcao tendo aparecido de varias formas na televisao e em livros das mais diversas historias de filmes de terror, para muitos um puro mito de ficcao como foi o Gigante Adamastor e tantos outros mas alguns ainda ficam na duvida mediante tantas indicacoes e relatos de figuras semelhantes a humanos mas que eram peludos e uivavam como lobos.

Nao estou aqui para descrever se o Lobisomem e um mito, uma lenda ou se ate e uma realidade isso creio que esta na opniao de cada um dai mais uma vez existir uma cronica com a etiqueta de Opniao Publica. Tendo tido vontade de escrever esta cronica e discutir o assunto compete-me a mim desenvolve-lo ao maximo e se possivel descrever as duas versoes: lenda e mito ou realidade oculta.


Lobisomem ou tambem Licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), e um ser considerado lendario, com origem na Mitologia Grega, segundo as quais, um pode-se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo mas apenas em noites de lua cheia, so voltando a forma humana  ao amanhecer.

Tais lendas sao de facto muito antigas e encontram a sua raiz na Mitologia Grega. Segundo as Metamorfoses de Publio Ovidio Naso (43 A.C-17 ou 18 D.C), conhecido como Ovidio, Licaon ou Licaonte, o Rei da Arcadia (unidade regional da Grecia), serviu a carne de Arcade a Zeus (Rei dos Deuses, Deus do Ceu, Trovao e Relampago, Deus da Lei, Ordem e Justica) e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237). Uma das personagens mais famosas foi o Pulgilista arcadio Damarco (~ 400 A.C), heroi olimpico que assumiu a forma de lobo nove anos apos um sacrificio a Zeus Liceu ( Zeus Lykaios, "Zeus-lobo") , lenda atestada pelo Geografo, Escritor e Historiador grego, Pausanias (c. 115-180).

Segundo lendas mais recentes e modernas, para matar um Lobisomem sera preciso atingi-lo com artefactos feitos de prata.

O Licantropo dos gregos e o mesmo que o Versipelio dos romanos, o Volkodlak dos eslavos, o Werewolf ou Dracopyre dos saxoes, o Werwolf dos alemaes, o Oboroten dos russos, o Hamtammr dos nordicos, o Lou-garou dos franceses, o Arbac-apuhc da Penisula Iberica, o Lobisomem dos portugueses, brasileiros e da America Central e do Sul, com suas modificacoes faceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome; nas lendas destes povos, trata-se sempre da crenca na metamorfose humana em lobo, causado por um castigo divino.


O Luison e uma lenda brasileira com muitas versoes, variando de acordo com a regiao. Uma versao diz que a setima crianca em uma sequencia de filhos do mesmo sexo tonar-se-ia um Lobisomem. Uma outra versao um pouco ja diferente fala quase o mesmo acerca de um menino nascido apos uma sucessao de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornara fera. Uma outra ja diz que e apos a morte de um familiar que possuia a aberracao e passou de pai para o filho, avo para neto e assim por diante.

As pessoas conhecem o Licantropo na forma humana atraves de comportamentos estranhos, como mudancas de comportamento, misteriosa e quase sempre com olhos cansados (olheiras), o Licantropo na forma humana e uma pessoa muito atenta as outras, sempre desconfiado de tudo como por exemplo, tem muito medo que a humanidade venha a descobrir que ele e uma aberracao, porem e muito protector em forma humana.

Em algumas regioes, se acredita que o Lobisomem se transforma a meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como diz e indica o proprio nome, metade e lobo, metade e homem. Depois de ja se ter transformado, sai a noite procurando sangue, matando ferozmente tudo o que se move e lhe aparece pela frente. Porem antes do amanhecer, ele procura e volta a mesma encruzilhada para voltar a ser um homem normal.

Em algumas localidades tambem se diz que eles, os lobisomens,  tem uma certa preferencia por bebes nao baptizados. O que faz com que as familias baptizem as suas criancas o mais rapidamente possivel. Ja em outras localidades diz-se que ele se transforma se espojando onde um jumento se espojou e dizendo algumas palavras do Livro de Sao Cipriano (1846) e assim podendo sair transformado comendo porcarias ate quase que amanheca retornando depois ao local em que se transformou para voltar a ser homem novamente. No interior do Estado da Rondonia, o Lobisomem apos se transformar, tem de atravessar correndo sete cemiterios ate o amanhecer para voltar a ser humano. Caso contrario ficara na forma de besta ate a morte. O Escritor e Empresario brasileiro Joao Simoes Lopes Neto (1865-1916) escreveu o seguinte sobre o Lobisomem: "Diziam que eram homens que havendo tido relacoes impuras com suas comadres, emagreciam; todas as sextas-feiras, alta da noite, saiam de suas casas transformados em cachorro ou em porco, e mordiam as pessoas que a tais desoras encontravam; estas, por sua vez, ficavam sujeitas a transformarem-se em lobisomens...".

Ha tambem quem diga que um oitavo filho que tem sete irmas mais velhas se vira a tornar Lobisomem ao completar treze anos. Continuando com os ditos populares ha quem diga que o setimo filho de um setimo filho esta condenado a tornar-se Lobisomem.

Uma outra versao relata ainda que aquele que e amaldicoado precisa se espojar em um local onde um animal (habitualmente jumento) se espojou, enquanto recita palavras do Livro de Sao Cipriano ou reza o Credo ao avesso tres vezes.

As lendas dos Lobisomens sao muito conhecidas no Folclore brasileiro, e assim, tal como em todo o Mundo, os lobisomens sao temidos por quem acredita em sua lenda. Algumas pessoas dizem que para alem da prata o fogo tambem pode matar um Lobisomem. Outros acreditam ainda que eles se transformam por completo em lobos e nao em metade lobos e metade homens.

Algumas lendas tambem dizem que se um ser humano for mordido por um Lobisomem, e nao encontrar a cura ate a 12ª badalada desse mesmo dia, ficara tambem ele igualmente lobisomem para toda a eternidadde.


Em Portugal tambem existem lendas com referencias muito antigas ao Lobisomem. Aparece no Rifao de Alvaro de Brito (Cancioneiro Geral):

Sois danado Lobishomem,
Primo d’Isac nafu;
Sois por quem disse Jesus
Preza-me ter feito Homem.

(Garcia de Resende, Excertos, por Antonio Feliciano de Castilho, Livraria Garnier, Rio de Janeiro, 1865, P. 24).

E tambem mencionado no Vocabulario Portuguez e latino (1711-1721) de Rafael Bluteau (1638-1734) um Religioso, Padre e Lexicografo da Lingua Portuguesa (Tomo V, P. 195) e nos sonetos do conhecido Poeta sadino, Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage (1765-1805):

Profanador do Aonio Santuario
Lobisomem do Pindo, orneia ou brama
Ate findar no Inferno o teu fadario!

(Bocage, Obras Escolhidas, Primeiro Volume, P. 122).

No Seculo XIX o Escritor, Historiador, Jornalista e Poeta Portugues, Alexandre Herculano de Carvalho e Araujo (1810-1877) escreveu assim sobre o Lobisomem na Regiao da Beira-Baixa: "Os Lubis-homens sao aqueles que tem o fado ou sina de se despirem de noite no meio de qualquer caminho, principalmente encruzilhada, darem cinco voltas, espojando-se no chao em lugar onde se espojasse algum animal, e em virtude disso transformarem-se na figura do animal pre-espojado. Esta pobre gente nao faz mal a ninguem, e so anda cumprindo a sua sina, no que tem uma cenreira mui galante, porque nao passam por caminho ou rua, onde haja luzes, senao dando grandes assopros e assobios  para se lhas apaguem, de modo que seria a coisa mais facil deste mundo apanhar em flagrante um lubis-homem, acendendo luzes por todos os lados por onde eles pudessem sair do sitio em que fosse pressentido. E verdade que nenhum dos que contam semelhantes historias fez a experiencia". (A. Herculano, Opusculos, Tomo IX, Bertrand, Lisboa, 1909, P. 176-177).


Nos seus estudos sobre Mitologia Popular, o Escritor Etnografo portugues, Alexandre Parafita (1956), reconhece que, embora a designacao sugira tratar-se de um ser hibrido de homem e lobo, muitas das mesmas crencas acerca desta horrenda e temivel criatura identificam-na nas mais diversas e variaveis figuras e tanto pode ser de lobo, como cavalo, burro ou bode, consistindo o seu fadario em ir despir-se a meia-noite numa encruzilhada, espojando-se no chao, onde um animal ja antes fizera o mesmo, apos o que se transforma nesse animal para ir "correr fado".

A representacao na figura hibrida de homem e lobo nao e alheia ao desassossego que este animal (prefiro chamar de figura visto que nao e animal por inteiro), desde tempos imemoriais, no inconsciente colectivo. Escreveu igualmente Alexandre Parafita: "As comunidades rurais transmontanas ainda hoje o encaram como um animal cruel, implacavel com os seres mais indefesos, inimigo de pastores, dos caminhantes da noite e pesadelo permanente das criancas que habitam nas aldeias mais isoladas. Nao se estranha, por isso, que no fabulario popular o lobo apareca como simbolo do mal e que o conceito de Lobisomem, enquanto produto da fantasia popular, possa ser considerado como uma tentativa de apresentar uma criatura onde se conjuga a ferocidade malefica do lobo com emocoes, ora angustiosas, ora igualmente maleficas, do homem".


A Peeira ou fada dos lobos e o nome que se da as jovens que se tornam guardias e protectoras ou companheiras de lobos. Elas acabam por ser ou se tornar a versao feminina do Lobisomem e fazem parte nao so das lendas de Portugal como de Espanha sobretudo da Galizia. A Peeira tem o dom de comunicar e contactar com alcateias de lobos.


As peeiras sao fadas ou espiritos do sexo feminino que sao protectoras dos lobos. Habitam as florestas europeias, em especial as florestas e lendas portuguesas. Dizem que uma rapariga pode se tornar uma Peeira ao ser convocada pelo uivo do seu "lobo predestinado", ou entao que seriam as setimas filhas de um casal. Quando uma Peeira com a mudanca vai para uma alcateia, pode-se dizer que pode se curar de qualquer ferimento ou doenca. O mais provavel e que uma Peeira seja simplesmente uma jovem que convive com alcateias, as protege, cuida e ate mesmo as controla. Peeira e uma criatura destinada a servir, ou a orientar as criaturas raivosas e de espiritos perturbados que sao os lobisomens. Ela seria como uma fonte que traz paz ao espirito perturbado dos lobisomens, acalmando a fera e fazendo-a raciocinar melhor. Uma alcateia que possua uma Peeira e considerada uma alcateia poderosa, pois alem do seu dom de calma ela tem igualmente o dom de se conseguir comunicar com os lobos e lobisomens, ate mesmo de cura-los. Sao descritas apesar de estarem envolvidas com criaturas perigosas e selvagens como lobisomens como sendo criaturas amaveis embora tambem sendo selvagens, que ate moram mesmo em bosques e florestas, o que se pode considerar as mesmas como sendo possiveis ninfas. Uns dizem, que elas desenvolveram um afeto maior por lobisomens ou lobos, assim, passava a cuidar deles, ja outros, afirmam que elas sao espiritos de jovens mocas que, com seus cachorros fantasmas, seduz os homens e os leva para terror de seus lobos fantasmas.

Um extenso relato sobre o Lobisomem femea encontra-se na Travels in Portugal de John Latouche (London, [1875], P. 28-36).

O conhecido Escritor e Romancista, Camilo Castelo Branco (1825-1890) escreveu no seu livro, Misterios de Lisboa (1854): "A porta em que bateu o Padre Diniz comunicava para a sala em que estavam duas criadas da Duquesa, cabeceando com sono, depois que se fartaram de anotar as excentricidades de sua Ama, que, a acredita-las, ha cinco anos que cumpria fado, especie de Loba-mulher, ou Lobis-homem femea, se os ha, como nos sinceramente acreditamos". (Vol. I, Porto, 1864, P. 136).


O Corredor e a pessoa que tem que correr o fado. O Corredor e um ser mutante, pode assumir a forma de lobo, de cao ou outro animal. Quando se encontra um para quebrar o fado deve-se fazer sangue, isto e, faze-lo sangrar.

Nas lendas do Folclore portugues, o Corredor e uma pessoa que tem que correr o fado, quer dizer, que durante a noite toda vai percorrer um caminho onde vai passar a correr por sete pontes, sete fontes, sete montes, sete encruzilhadas, sete portelas de cao. O Corredor e uma criatura mutante, pode assumir a forma de lobo, de cao ou outro animal. Quando se encontra um, para quebrar o fado deve fazer-se sangue, isto e, faze-lo sangrar. Dizem que uma pessoa se transforma em Corredor, se em crianca, os padrinhos disserem mal o Credo no Baptizado. Outra versao consiste em que, nascendo o setimo filho numa familia em que cujo os filhos sao todos do mesmo sexo, o primogenito fica entao destinado a "correr o fado".

                        

O Tardo e uma especie de Duende, uma criatura mutante que assume formas de animais mas que pode transformar-se num Lobisomem se ao fim de sete anos nao lhe quebrarem o fado.

O Tardo ou Trevor e uma especie de Duende, uma figura mitica do Folclore popular portugues. O Tardo tambem se chama de Pesadelo ou Tardo Moleiro. O mesmo vai incomodar e importunar as pessoas que estao a dormir na cama e depois acordam com um grande pesadelo.

O Tardo pode aparecer na figura de um animal e que frequentemente pode aparecer na figura de um cao, gato ou ate cabra. O Tardo quando aparece nos caminhos, nos regatos e nas encruzilhadas tenta deixar as pessoas intardadas (desorientadas) sem saberem qual o caminho que deverao seguir e urinando nas pernas das pessoas.

Uma crianca pode se transformar num Tardo e correr o fado se o padrinho do mesmo durante a cerimonia do Baptizado nao disser as palavras certas. A mesma transformacao tera lugar antes da idade da Comunhao, aos sete anos. A crianca antes de se transformar pendura a roupa na arvore mais alta de uma encruzilhada e de seguida transforma-se num animal. Se durante sete anos nao lhe quebrarem o fado passa a transformar-se em Lobisomem.

A Lenda do Tardo e abordada no Documentario "O Tardo" (2016) do Realizador e Escritor portugues, Sergio Daniel Almeida Martins (1985).


Os corrilarios sao almas penadas em figura de cao. Se um Lobisomem morre antes de terminar o seu fadario, depois de morto terminam os seus dias como Corrilario.

O Corrilario e uma criatura lendaria das tradicoes portuguesas. Os corrilarios sao as almas penadas em figura de cao. Transformam-se em corrilarios aqueles a quem faltaram palavras no baptismo, os que deixaram promessas por cumprir ou que tambem sofreram de uma morte violenta. Vai ficar como Corrilario por tanto tempo quanto aquele que era determinado que ele ainda viesse a viver caso nao tivesse morrido prematuramente. Tanto percorre caminhos direitos como atalhos enquanto os lobisomens so percorrem por caminhos direitos. Se um Lobisomem morre antes de terminar o seu fadario, depois de morto termina os seus dias como Corrilario.


Lista de alguns dos muitos lobisomens famosos da ficcao:

. Lawrence Stewart "Larry" Talbot e seu pai Sir John Talbot, respectivamente o Protagonista e o Antagonista do filme classico, O Lobisomem (1941) que recentemente ganhou um remake em 2010.
. O Actor gales, Michael Christopher Sheen (1969), no papel de Lucian dos filmes, Underworld - O Submundo (2003) e Underworld: A Revolta (2009).
. Tyler Lockwood interpretado pelo Actor estadunidense de origem mexicana, Michael Anthony Trevino (1985) e Jacob Smallwood de Diario de Vampiro: Reuniao Sombria (2009-2017).
. O Actor estadunidense David Walsh Naughton (1951) no papel de David Kessler no Filme, Um Lobisomem Americano em Londres (1981).
. O Actor canadense-americano, Michael Andrew Fox (1961) no papel de Scott McCall no filme original de, Lobijovem (1985), e o Actor estadunidense Tyler Garcia Posey (1991) na Serie de Televisao, o Lobijovem (2011).
. O Actor britanico, David Thewlis Wheeler (1963) e o Actor britanico, David Ronald Murray (1963-2014) na saga / serie, Harry Potter (1997-2007), da Escritora, Autora, Produtora Cinematografica britanica, Joanne "Jo" k. Rowling (1965) nos papeis de Remus John Lupin (Wheeler) e Fenrir Greyback (Murray).
. O Actor estadunidense de origem italiana,Joseph Michael Manganiello (1976) no papel de Alcide Herveaux na Serie de Televisao, Sangue Fresco (2008-2014).
. Astromar Junqueira interpretado por Jose Pereira Rezende Filho (1937) na Telenovela, Roque Santeiro (1985).
. "Hunter Sands" interpretado pelo Actor estadunidense, Chase Ellison (1993) em O Rapaz Lobisomem (2010).
. Ginger Fitzgerald interpertada pela Actriz canadense, Katherine Isobel Murray (1981) no filme, Tentadora Maldicao (2000).
. George Sands interpretado pelo Actor britanico, Russel Tovey (1981), e Tom McNair interpretado pelo Actor britanico, Michael Socha (1987) na Serie de Televisao, Humanos (2008).
. Peter Rumancek da Serie de Televisao, Hemlock Grove (2013-2015), baseada no livro escrito pelo Escritor e Autor estadunidense Brian McGreevy (1983), e actualmente reproduzida no Netflix. O personagem e interpretado pelo Actor e Cantor canadense, Landon Liboiron (1991).
. Professor Aristobulo Gamargo interpretado pelo Actore e Director brasileiro, Ary Beira Fontoura (1933) na Telenovela, Saramandaia (1976).
. Lobi, O Lobisomem da Turma do Penadinho, nas historias de banda desenhada da Turma da Monica (1958).
. A Mini-serie Sitio do Picapau Amarelo (1951) teve varios lobisomens como personagens, tanto na serie dos anos 70 como dos anos 2000.
. Eddie interpretado pelo Actor, Patrick Alan Lilley (1953), na serie televisiva, The Munsters (1964-1966).
. Luby, personagem das historias de banda desenhada da A Turma do Arrepio (1989-1993).
. Kagerou Imaizumi, personagem da serie de jogos Touhou Project (1996-2018).
. Pernambuco Nogueira interpretado pelo Actor, Director e Produtor brasileiro, Selton Mello (1972) no filme O Coronel e o Lobisomem (2005).
. Gabriel Van Helsing interpretado pelo Actor, Cantor e Produtor de Cinema australiano, Hugh Michael Jackman (1968) no filme, Van Helsing (2004).
. Ruby, personagem da serie Once Upon a Time (2011-2018) interpretada pela Actriz de Cinema e Televisao canadense, Meghan Ory (1982).
. Ginei Morioka da serie de mangas Rosario + Vampire de Akihisa Ikeda.
. Larry , o Lobisomem Guitarrista do desenho animado, Scary Larry (2013).


A editora Norte-americana White Wolf (1991) produziu dois Role-playing game (RPG), tambem conhecido como RPG onde figuras de lobisomens sao os protagonistas:

. Lobisomem: O Apocalipse:

O jogo de "horror selvagem" Lobisomem: O Apocalipse e um RPG Storyteller criado para o cenario, Mundo das Trevas. Diferente dos vampiros, os Garou (como os lobisomens se autodenominam) sao guerreiros que buscam salvar a Natureza e o proprio Mundo de uma poderosa forca destruidora chamada Wyrm. Ao mesmo tempo, porem, precisam de encarar igualmente a realidade de que nao sao os humanos (ou lobos) que pensavam que eram. Com elementos de horror, violencia, ecologia, criticas sociais e panteismo, Lobisomem: O Apocalipse foi um dos grandes sucesso da Editora do Antigo Mundo das Trevas finalizado em 2004 pela White Wolf e recentemente retomado em 2015.

. Were. wolf: The Forsaken:

Werewolf: The Forsaken e um RPG ambientado no Novo Mundo das Trevas criado pela Editora White Wolf traduzido no Brasil como "Lobisomem: Os Detituidos. Foi o sucessor comercial e de vendas depois de Lobisomem: O Apocalipse, no entanto, porem nao foi nenhuma continuacao do jogo anterior; o "jogo de horror selvagem" da linha de jogos o Mundo das Trevas original. Como em Lobisomem: O Apocalipse, o jogo e construido sobretudo com bases em mitos da cultura popular para assim criar uma visao unica dos lobisomens, embora existam enormes diferencas entre Forsaken e o seu antecessor. Um exemplo, o jogo apresenta um sistema de auspicios baseado nas cinco fases da lua, e cada o papel de cada Jogador correspondendo aos auspicios continuam o mesmo com a relacao ao Apocalipse.


Caro(a) leitor(a) ate este momento dentro deste ano de 2018 esta foi talvez a cronica que me deu mais interesse e gosto em escrever embora nao exista nenhuma cronica de 2018 ou outro ano qualquer da qual nao tenha gostado de escrever, porem uma ultrapassam as outras.

Esta cronica onde tentei falar do lobisomem esse terrorifico mito que nos metia medo na infancia deu-me um prazer escrever sobre o mesmo assunto porque pesquisando, escrevendo e informando tambem eu mais uma vez consegui aprender tambem algumas coisas. Embora o tema nao me fosse desconhecido existe sempre alguma coisa que aprendemos com estas cronicas.

Uma das razoes que me levou a montar este blog em primeiro foi o meu gosto enorme pela escrita, segundo, foi por saber que escrevendo sobre diversos assuntos, pesquisando sobre os mesmo tambem eu ia estar a aprender e para alguem que gosta de ter um bom nivel de cultura e conhecimentos em todos e diversos assuntos possiveis nao podia ser melhor, porem por agora me despeco com desejos de um ate breve. Ate a proxima.

                                                                                                        Manuel Goncalves







Sem comentários:

Enviar um comentário