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quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O Cinema Indiano



Nao me considerando um genio em conhecimentos de Cinema ate porque ja fui mais ligado ao assunto quem me conhece profundamente conhece a minha paixao pelo Cinema Biblico que e reconhecido como tendo englobado em si alguns dos melhores filmes da Historia do Cinema sobretudo porque na altura em que muitos deles foram realizados nao havia as tecnologias que existem nos dias de hoje para se fazer os efeitos especiais num filme no entanto nem por isso deixam de se fazer notar, sobretudo pela qualidade dos efeitos especiais.

Um genero de Cinema que tambem me atrai depois do Cinema Biblico e de uma boa Comedia para alem dos filmes de accao com uma boa dose de suspense e sem duvida o Cinema Indiano onde vi quase sempre os actores principais representarem com um realismo impressionante e por serem bem conhecidos os filmes de Drama com um final menos feliz (habitualmente a personagem principal, heroi morre) capazes de deixar a audiencia de uma sala de Cinema cheia de lagrimas nos olhos.


Bem escolhidos e sem duvida se me perguntarem dois filmes indianos que me marcaram pela positiva e despertaram paixao em mim diria que sao Bobby (1973) que se encontra no Top 25 dos filmes de Bollywood mais visto e Amar Akbar Anthony (1977) uma comedia inesquecivel tendo ambos os filmes ganho enorme destaque internacional sobretudo por terem sido premiados com diversos premios e elogiados pela critica em varios festivais internacionais.


A industria do Cinema Indiano e actualmente a maior do Mundo em termos de vendas de bilhetes e a segunda em numeros de filmes produzidos (somente em 2011 foram produzidas 1255 longas-metragens e 1771 curtas-metragens), atras apenas da Nigeria. Os bilhetes de Cinema na India estao entre os mais baratos no Mundo. A industria e sobretudo suportada por um vasto publico. Em cada 3 meses um publico tao grande quanto a populacao da India visita as salas de Cinema. Os filmes do Cinema Indiano sao populares em varias partes do Mundo, especialmente em paises com comunidades indianas de tamanho significativo.

. 1896-1910:

O Cinema em si remonta de 28 de Dezembro de 1895 tendo sido uma invencao criada pelos irmaos Auguste Marie Louis Nicholas Lumiere (1862-1954) e pelo irmao mais mais novo, Louis Jean Lumiere (1864-1948) e eles sao considerados os inventores da Setima Arte.

Tendo sido entao criado nos ultimos dias de 1895 em Paris nao demorou nem 6 meses para que fosse introduzido na India onde comecou a ser apresentado em 7 de Julho de 1896. Comecou com a apresentacao de alguns filmes dos dois irmaos franceses, os Lumiere, no Hotel Watson em Bombaim (actualmente Mumbai). Ainda no mesmo ano a Madras Photographic Store publicitava as "fotografias animadas". Em 1897 comecaram entao em Bombaim projeccoes diarias de filmes pelo Clifton and Co.'s Meadows Street Photographic Studio.

No ano seguinte, em 1898, Hiraral Sen (1866-1917) um Fotografo bengali considerado um dos primeiros directores de Cinema Indiano comecou a filmar cenas de producoes teatrais no Classic Theatre de Calcuta (Kolkata em bengali). Hiraral comecou a fazer filmes como complemento das producoes teatrais. Estes eram mostrados como atraccoes durante os intervalos das apresentacoes teatrais, em projeccoes privadas para as familias da alta sociedade ou levadas a lugares distantes onde os actores nao podiam ir . Um dos filmes mais famosos foi "Os tres patetas".

Harischandra Sakharam Bhatavdekar (1868-?), tambem era conhecido como H. S. Bhatavdekar ou simplesmente como Save Dada, foi o primeiro indiano a produzir um filme. Ele importou uma camera de Cinema vinda de Londres pelo preco de 21 guineus e filmou com a  mesma o primeiro documentario indiano que era sobre o encontro de Luta Livre no Hanging Gardens, situado em Bombaim, em 1897. Em 1901, ele gravou o regresso de Raghunath Purushottam Paranjpye (1876-1966, de Cambridge, que havia ganho e assegurado uma distincao em Matematica da Universidade de Cambridge e de M. M. Bhownuggree (1901), e que foi considerado o primeiro filme noticioso indiano. Bhatavdekar tambem filmou o Delhi Durbar de Lord Curzon (o Vice-Rei da India), que marcou a coroacao de Alberto Eduardo (1841-1910) mais conhecido como Eduardo VII do Reino Unido em 1903.

O potencial comercial do Cinema tambem passou por um teste na mesma epoca. O "Grand Kinetoscope Newsreels" de F. B. Thanewala foi um caso de sucesso. Jamsetji Framji Madan (1865-1923) tambem conhecido como J. F. Madan que foi outro Produtor de Cinema indiano bem sucedido acabando por ser um dos pioneiros do Cinema na India, que lancou varios filmes de enorme exito. Ele tambem lancou a Madan Theatres Limited, que viria a tornar-se a maior casa de producao, distribuicao, exibicao e o maior importador de filmes americanos depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Os seus filmes viriam a ficar marcados por um alto grau de sofisticacao tecnica, facilitados pela utilizacao de experientes directores estrangeiros tais como o Director, Argumentista e Actor italiano, Eugenio de Liguoro (1895-1952) e Camille Legrand. Esta experiencia foi igualmente complementada com grandes cenarios e populares historias mitologicas que asseguravam bons lucros apesar das despesas e custo dos filmes.

As chamadas casas de Cinema  foram estabelecidas nas grandes cidades indianas da epoca, tal como o Novelty Cinema situado em Bombaim e em Calculta o Elphinstone Picture Palace (estabelecido por J. F. Madan em 1907). A parte destes, algumas projeccoes cinematograficas eram organizadas e apresentadas ao publico em tendas. Outra forma popular de exibir filmes era em cinemas itinerantes. Em 1904, Manek Sethna fundou a Touring Cinema Co. Em Bombaim e um ano mais tarde, Swamikannu Vincent, um Projectista de vias-ferreas que estabeleceu um Cinema itenerante que ia ate as pequenas cidades e aldeias do Sul da India.

                                               
. 1910-1920:

A primeira Longa-Metragem indiana foi uma narrativa de nome Pundalik, por N. G. Chitre e por um Director de Cinema e Produtor Cinematografico Ramchandra Gopal (1890-1960) tambem conhecido como Dadasaheb Torne. Em 1913 foi produzido, Raja Harishchandra (1913), um filme de, Dhundiraj Govind Phalke (1870-1944) vulgarmente conhecido como Dadasaheb Phalke que viria a ficar conhecido tambem como o Pai do Cinema Indiano. Phalke assistiu a uma projeccao de A Vida de Cristo, no American-India Cinema e sentiu-se inspirado para ele mesmo comecar a fazer filmes. Ele estava convencido acerca da possibilidade de estabelecer uma industria cinematografica que focasse temas indianos. A esse mesmo respeito ele disse: "Como a vida de Cristo, nos podemos fazer filmes sobre Rama e Krishna".. O filme seria acerca do honesto Rei que em nome dos seus principios sacrificou o seu reino e a sua familia perante os deuses, que impressionados com a sua honestidade restauram a antiga gloria deste Rei. O filme foi um sucesso, e Phalke contiuou a fazer filmes baseando-se em temas mitologicos ate a chegada do Cinema sonoro, epoca em que a sua popularidade comecou a diminuir.

Em 1918 foi lancada a primeira Longa-Metragem do Sul da India, Keechaka Vadham de Rangaswamy Nataraja Mudaliar. Np ano seguinte em 1919, ele fez o filme, Draupadi Vastrapaharanam, que incluia no elenco a Actriz anglo-indiana, Marian Hill, no papel de Draupadi.

                                                                                
. 1920-1940:

Por volta de 1920 a producao de filmes na India ja atingia o numero de 27 filmes anuais produzidos. Em 1931 chegam-se a uns 207 filmes anuais. Nesta epoca surgiram muitas novas companhias de producao e novos realizadores.

Os anos 30 trouxeram muitas mudancas a industria cinematografica, do ponto de vista tecnico e estilistico. O facto mais importante ocorreu em 1931 quando se deu o lancamento do primeiro filme sonoro indiano, Alam Ara (1931) "A Luz do Mundo", do Director Ardeshir Irani. Este filme foi dublado em Hindi e Urdu e foi um grande exito, iniciando mais uma nova revolucao no Cinema Indiano. O seu enorme sucesso, considerado, sucesso fenomenal levaram a muitas outras producoes que incluiam o dialogo, o canto e a danca. Tambem no Sul da India a era dos filmes havia comecado, com os filmes Bhakta Prahlad (1931) em telugo e Kalidass (1931) em tamil, ambos tambem lancados no Ano de 1931.

Ao mesmo tempo a Decada de 1930 e tambem reconhecida como a decada do protesto social na Historia do Cinema Indiano. Nessa epoca desenvolveram-se tres centros cinematograficos em Bombaim (Mumbai), Calcuta (Kolkata) e Madras (Chennai). Destes tres, Bombaim fazia filmes com objectivos de uma distribuicao mais a nivel nacional enquanto que Madras e Calcuta eram conhecidas pelos seus filmes regionais.

                                                 
. 1940-1960:

A Decada de 1940 ate ao final da Decada de 1950, viu a producao de filmes com um alto compunente de vibrantes sequencias de Musica e Danca, e sao consideradas por muitos como a epoca mais memoravel da Historia do Cinema Indiano. Esta epoca tambem viu surgir uma das imagens de marca do Cinema Indiano, ou seja, as cancoes em Playback, um Cantor profissional executa a Musica enquanto que os actores e actrizes dancam e fingem cantar a Musica. A Cantora indiana. Lata Mangeshkar (1929) e suas irmas Asha Bhonsle (1933), Hridayanath Mangeshkar, Usha Mangeshkar (1935) e Meena Mangeshkar em conjunto com o Musico indiano, Mohammed Rafi (1924-1980) e Kishore Kumar (1929-1987) foram os cantores que dominaram a industria do Cinema Hindi.

Os anos 50 foram uma epoca unica no Cinema Indiano em que surgiram varios directores talentosos. Em 1955 o Director de Cinema Bengali, Satyajit Ray (1921-1992) lancou um dos seus classicos, Pather Panchali (1955). O seu trabalho recebeu o reconhecimento internacional com o Premio de Melhor Documentario Humano no Festival de Cannes, seguiram-se a este muitos outros premios nacionais e internacionais.

Alem de Ray, Mrinal Sen (1923), Ritwik Ghatak (1925-1976) e ainda outros receberam um grande reconhecimento internacional pelos seus filmes. Eles sao considerados os fundadores do Novo Cinema Indiano. Enquanto que, Ray, Sen, Ghatak ou Riturparna Ghosh estavam a ser vistos como pioneiros no Cinema Artistico Indiano, por volta da mesma epoca, ate mesmo o Cinema Popular estava a abordar temas sociais, particularmente na industria do Cinema Hindi, com realizadores tais como Bimal Roy (1909-1966), Ranbir Raj kapoor (1924-1988), Mehboob Khan Ramzan Khan (1907-1964), Vasanth Kumar Shivashankar Padukone (1925-1964 mais conhecido como Guru Dutt, etc. Muitos dos filmes destes realizadores quebraram recordes nas bilheteiras tais como no caso de Do Bigha Zamin (1953) de Bimal Roy, Mother India (1957) de Mehboob Khan, Shree 420 (1955) e Awaara (1951) de Raj Kapoor ou Pyasa (1957) de Guru Dutt.


. 1960-1980:

Os anos 60 e 70, foram duas decadas com filmes com alto valor de producao. Os filmes em Hindi mais populares deste periodo foram: Pakeezah (1972) de Syed Amir Haider Kamal Naqvi (1918-1993) mais conhecido como Kamal Amrohi, Bobby de Raj Kapoor, Kabhi Kabhie (1976) de Yash Raj Chopra (1932-2012),  Amar Akbar Anthony,  de Manmohan Desai (1937-1994) , Hum Kisise Kum Nahin (1977), e  Muqaddar ka Sikandar (1978). Segundo muitos o filme mais popular de todos que marcou a historia do Cinema Indiano foi Sholay (1975) de Ramesh Sippy (1947).


. 1980-2000:

Nesta epoca depois daquela que considero ser a era de ouro do Cinema Indiano ( Bobby e Amar Akbar Anthony, sao a grande prova do mesmo) no Cinema comercial Hindi, tornaram-se habituais os musicais romanticos. Mr. India (1987), Tezaab (1988), Qayamat se Qayamat Tak (1988), Maine Pyar Kiva (1989), Chandni (1989), Jo Jeeta Wohi Sikander (1992), Hum Hain Rahi Pyar Ke (1993), Baazigar (1993), Hum Aapke Hain Koun..! (1994), Krantiveer (1994), Dilwale Dulhania Le Jayenge (1995), Rangeela (1995) foram somente alguns dos mais populares filmes hindi.


. 2000-Actualidade:

Hoje em dia o Cinema Indiano, especialmente o Cinema Hindi, nao e so popular na India mas tambem em partes do Medio Oriente, Paquistao, Reino Unido, Australia, Estados Unidos e em muitos outros lugares onde existam grandes comunidades indianas. Filmes como Lagaan (2001), Salaam Bombay (1988), Monsoon Wedding (2001) tem feito o mercado internacional reparar definitivamente que a India esta destinada a voos maiores no que diz respeito ao Cinema.


A India e um pais extenso onde sao faladas muitas linguas. De acordo com o censo de 1991 existem cerca de 10400 linguas a serem faladas na India. Se forem agrupadas as linguas que estao fortemente relacionadas ou dialectos compreensiveis, logo se chega a um numero de 1576 linguas, ou se for consolidado ainda mais atingimos um numero de 114 linguas principais. Os produtores indianos ja fizeram filmes nas 30 linguas mais faladas. Contudo, apenas os maiores grupos linguisticos sao fortemente apoiados por fortes industrias cinematograficas. Estes sao o Hindi, Tamil, Telugo, Bengali, Marata, Canares e o Malaiala. As estatisticas oficiais categorizam os filmes indianos de acordo com a lingua em que sao distribuidos.

Existe um grande grau de mobilidade entre as industrias regionais de Cinema. Muitos que trabalham em industrias regionais de Cinema, assim que veem o seu talento reconhecido e popularidade estabelecida, passam a trabalhar a nivel nacional ou em alguns casos ate mesmo a nivel internacional. Um desses muitos exemplos e o caso do Compositor, Cantor, Produtor Musical e Maestro indiano, Allah Rakha Rahman (1966), que e um dos compositores indianos mais conhecidos do Cinema Indiano, comecou a sua carreira no Cinema Tamil em Chennai (antigamente chamada de Madras) mas actualmente trabalha no Cinema Hindi e a nivel internacional em cidades como Londres e Nova Iorque. Similarmente alguns filmes que foram bem sucedidos numa lingua e muitas vezes dublados em outras linguas ou ate mesmo ganharam novas versoes em outras linguas.


. Cinema Bengali:


A Historia do Cinema Bengali vem da Decada de 90 do Seculo XIX quando ocorreram as primeiras projeccoes em Calcuta. Depois de uma decada, as primeiras sementes da industria foram lancadas por, Hiralal Sen , quando o mesmo fundou a Royal Bioscope Company, que produzia cenas de varias representacoes teatrais populares do Star Theatre, Minerva Theatre e Classic Theatre. Muito tempo depois do trabalho de Sen, o Actor, Director e Produtor de Cinema Bengali, Dhirendra Nath Ganguly (1893-1978), estabeleceu em 1918, a Indo British Film Co, que viria a ser a primeira Produtora Bengali de Cinema. Contudo a primeira Longa-Metragem bengali, Billwamangal, foi produzida em 1919, pelo Mangal Theatre, Bilat Ferat, viria a ser a primeira producao da IBFC, em 1921. A producao do New Theatre, o Filme Dena Paona (1931) foi o primeiro Filme Sonoro bengali. Depois disso atravessou-se uma longa Historia com nomes tais como Satyajit Ray, Mrinal Sen, Ritwik Chatak entre outros que foram de varias formas e maneiras ganhando fama internacional e assegurando o seu lugar de destaque na Historia do Cinema. Na actualidade existem duas industrias de cinema na Lingua Bengali, uma em Kolkota (Calcuta), na India e uma outra menos conhecida em Dhaka, no Bangladesh (chamada de Dhallywood). A industria do Cinema Bengali ha ja muito tempo que e centrada em Tollygunge, um distrito de Kolkota, por isso a industria do Cinema Bengali tambem acabou por ficar popularmente conhecida como Tollywood, obviamente uma mistura originada pelas palavras Hollywood e Tollygunge.

Os filmes bengalis costumam estar entre os favoritos do Juri dos Premios Nacionais de Cinema, quase todos os anos sem excepcao. Algumas das personalidades mais populares e reconhecidas do Cinema Bengali nao poderiam deixar de incluir nomes bem conhecidos do Cinema Indiano tais como: Kishore Kumar, Gourang Chakraborty (1952) mais conhecido como Mithun Chakraborty, Uttam Kumar (1926-1980), Soumitra Chatterjee (1935) esses em tempos mais remotos e mais recentemente Prosenjit Chatterjee (1962). Alguns outros actores do Cinema Bengali que foram bem sucedidos sao: Ashok Kumar (1911-2001), Bimal Roy, Aparna Sen (1945), Suchitra Sen (1931-2014), Hemanta Mukherjee (1920-1989), Prabodh Chandra Dey (1919-2013), Sandhya Mukhopadhyay (1931) tambem conhecida como Sandhya Mukherjee e Rituparno Ghosh (1963-2013).


. Cinema Hindi (Bollywood):

A industria Cinematografica Hindi, baseada em Mumbai (anteriormente conhecida como Bombay ou Bombaim) e o maior ramo do Cinema Indiano. A industria Cinematografica Hindi e as vezes chamada de Bollywood (uma mistura de Hollywood com Bombaim). A palavra Bollywood e por vezes aplicada ao Cinema Indiano como um todo, no entanto a mesma designacao esta incorrecta, visto que se refere apenas ao cinema de Lingua Hindi. Bollywood apesar da fama e do lugar de destaque que ocupa no Cinema Indiano sendo um dos nomes mais importantes da mesma industria cinematografica tem no entanto sido muito criticada porque e vista por alguns como estando por vezes a violar certos valores culturais indianos e pela sua discussao que envolvem temas controversos. Esta e considerada a mais liberal entre as ja varias industrias cinematograficas indianas.

Muito embora Bollywood distribua bem menos filmes em relacao a algumas industrias regionais de cinema, e a maior em termos de audiencia de publico. Acredita-se que os filmes de Bollywood acabem por ser os mais vistos pela maioria dos frequentadores de cinema na India. Tem tambem um grande reconhecimento internacional, especialmente no Reino Unido, Estados Unidos, Canada e Australia onde existem grandes comunidades do Sul da Asia.


. Cinema Canara:

A industria de Cinema Canara, e baseada em Karnataka, e tambem chamada de Sandalwood, visto que Karnataka e conhecida pela sua madeira de sandalo; contudo este termo nao tem muita aceitacao. A Gubbi Veerana Company e outros grupos estabeleceram-se primeiro como companhias teatrais, e ja mais tarde passaram a dominar o Cinema Canares nos anos 60. O primeiro grande sucesso do Cinema Canares acabou por ser uma adaptacao de uma peca de teatro da Companhoa Gubbi, escrita por Ganapathi Venkataramana Iyer (1917-2003) popularmente conhecido como G. V. Iyer. Os filmes canareses tornaram-se muito populares depois de exitos como Jogi (2005) e Mungaru Male (2007).


. Cinema Malaiala:

A industria de Cinema Malaiala, e baseada em Querala um Estado no extremo Sudoeste indiano tambem conhecido como Kerala. Os filmes malaialas sao conhecidos pela sua natureza artistica e frequentemente figuram na entrega de premios cinematograficos nacionais. Esta industria cinematografica tambem e conhecida como sendo a mais conservadora da India, apesar de ter passado por uma fase considerada mais liberal nos anos 80.

. Cinema Marata:

A industria de Cinema Marata e uma das mais antigas da India. Teve a sua origem em Nashik ou Nasik e uma cidade do Estado indiano de Maharashtra ou Maarastra mas acabou por desenvolver-se em Colhapur ou Kolhapur no mesmo Estado e depois em Pune ou Poona igualmente no mesmo Estado indiano, mas recentemente mudou-se para Mumbai a capital do mesmo Estado de Maharashtra e que acaba por ser a maior e mais importante cidade indiana.

Dadasaheb Phalke, ja referido como sendo reconhecido como um dos Pais do Cinema Indiano, foi igualmente um dos pioneiros dos filmes em Marata. Ele produziu o primeiro Filme Mudo indiano e mais tarde alguns sonoros em Marata. Em sua homenagem existe hoje um premio de cinema muito desejado o "Premio Dadasaheb Phalke", que e entregue anualmente em reconhecimento de alguma contribuicao excepcional para com o Cinema Indiano.

Os anos 40 e 50 foram a epoca classica do Cinema Marata, principalmente devido a algumas producoes marcantes da agora extinta Prabhat Film Company em Kolhapur. Como uma derivacao da Prabhat, Shantaram Rajaram Vankudre (1901-1990) fundou os Rajkamal Studios em Pune, e acabaria mesmo por produzir alguns excelentes filmes Marata no final da Decada de 50 que viria a dar continuidade durante o inicio da Decada de 60.

Devido a uma forte ascensao do Cinema Hindi em Bollywood, a industria do Cinema Marata acabou por entrar em declinio entre os anos 80 e 90. Mas mais tarde acabaria por reviver a gloria de outros tempos com alguns filmes de qualidade como: Shwaas (2002) que ganhou a nomeacao indiana oficial ao Oscar em 2004,Saatchya Aat Gharat (2004), Pak Pak Pakaak (2005) que ganhou o Trofeu Swarovski em Singapura no Ano de 2005, Uttarayan (2004), Aga Bai (2012), Shubhamangal Saavdhaan (2017) entre outros.


. Cinema Tamil (Kollywood):

A industria Cinematografica Tamil (conhecida como Kollywood) e baseada na Area de Kodambakkam na Cidade de Chennai sendo a mesma uma das maiores industrias cinematograficas da India. Em termos de popularidade e lucros, a industria do Cinema Tamil e a terceira, ficando apenas atras do Cinema Hindi e Telugo. Os filmes Tamil tem disputado de uma popularidade consistente entre a populacao de Lingua Tamil na India, Sri Lanka, Singapura, Malasia e Mauricia. Os filmes Tamil tambem tem grande fama em paises nos quais existem comunidades imigrantes Tamil em grande numero tal como Estados Unidos, Reino Unido, Canada entre outros paises europeus para alem do ja referido Reino Unido.

Varias personalidades desta industria conseguiram atingir fama nacional como sao os casos e exemplos de Gopala Ratnam Subramaniam (1956) mais conhecido como Mani Ratman, Selvaraghavan Kasthuri Raja (1975) mais conhecido como Selvaraghavan, Allah Rakha Rahman, Shankar Shanmugam (1963) usualmente conhecido como Shankar, Ravi K. Chandran (1965),
Amar B Choudary (1984) usualmente conhecido somente por Jiiva ou Jeeva. Muitas da actrizes que acabaram ou estao em Bollywood fizeram a sua estreia em Kollywood, como por exemplo no caso da Actriz, Cantora e Modelo indiana Aishwarya Krishnaraj Rai-Bachchan (1973) mais conhecida como Aishwarya Rai que se estreou com o Filme, Iruvar (1997) a Actriz, Cantora e Modelo indiana, Priyanka Chopra (1982) que se estreou em Thamizhan (2002), Lara Dutta (1978) uma Actriz indiana e Rainha da Beleza no Miss Universo de 2000 em Arasatchi (2004) e a Actriz e Miss Universo 1994, Sushmita Sen (1975) em Ratchagan (1997). Tambem muitas actrizes participaram em filmes tamil enquanto lutavam e tentavam chegar a Bollywood, como foram os casos de Kajol Mukherjee (1974) tambem conhecido como Kajol Devgan e da sua irma Tanishaa Mukerji (1978), assim como Amisha Amit Patel (1976) mais conhecida como Ameesha Patel.

A industria Cinematografica Tamil representa 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de Tamil Nadu. Os custos de producao cresceram exponencialmente de apenas 4 milhoes de rupias em 1980 para 110 milhoes em 2005, no caso tipico de um filme recheado de estrelas. Tem tambem havido uma crescente presenca de palavras e frases inglesas nos dialogos e musicas. Os filmes tambem sao lancados simultaneamente em duas ou tres linguas regionais (seja usando legendas ou varias faixas de audio), e tambem muitos filmes costumam ser dublados em Telugo e Hindi.


. Cinema Telugo:

A industria Cinematografica Telugo e baseada na capital do Estado de Andra Pradexe ou Andhra Pradesh sendo a capital a cidade de Hyderabad (Telangana) e a segunda maior industria de Cinema Indiano logo depois do Cinema Hindi (Bollywood). Este Estado tambem afirma ter o maior estudio cinematografico do Mundo, o Rimoji Film City.

Uma das mais importantes personalidades do Cinema Telugo foi Yaragudipati Varada Rao (1903-1973) tambem conhecido como Y V Rao que foi Actor, Director e Produtor e dirigiu os filmes mudos: Pandava Nirvana (1930), Pandava Agnathavaas (1930) e Hari Maya (1932). O primeiro Filme Sonoro Telugo foi Bhakta Prahlada (1931). Nos primeiros anos do filmes sonoros do Cinema Telugo, estes eram quase todos baseados em historias mitologicas filmadas num palco. Em 1936, Krittiventi Nageswara Rao fez o filme Premavijayam (1936), o primeiro Filme Telugo que nao era baseado em Mitologia. Este filme inaugurou uma nova fase no Cinema Telugo, aumentando assim o leque de temas abordados. Alguns temas populares passaram a ser o sistema feudal, Zamindari (retratado no Filme Raitu Bidda (1939) ), a intocabilidade (abordada no filme Malla Pilla (1938) ), e o casamento de viuvas.

Na industria do Cinema Telugo, directores tais como Kasinadhuni Viswanath (1930) mais conhecido como K. Wiswanath, Ram Gopal Varma (1962), Jandhyala Subramanya Sastry (1951-2001) popularmente conhecido como Haasya Brahma ou Jandhyala, Pasupuleti Krishna Vamsi (1962) mais conhecido como Krishna Vamsi e Singeetam Srinivasa Rao (1931) alcancaram um grande sucessos nas bilheteiras produzindo filmes que misturam equilibradamente a Arte e os elementos do Cinema Popular.

Os filmes telugos sao geralmente lancados nos estados indianos de Adhra Pradesh, Karnakata, Maharastra Oriental, Orissa e em algumas partes do Bengal Ocidental. Alem disso tambem costumam ser lancados a nivel internacional em outros paises especialmente nos Estados unidos, Canada, partes da Europa, Africa do Sul, Malasia e Singapura.


Os filmes indianos geralmente incluem muitas cenas de Musica e Danca. Essas musicas costumam expressar emocoes e paixoes, que variam entre o amor, tragedia, triunfo e celebracao. Nos filmes indianos costumam usar-se cantores de playback, ou seja artistas que cantam as musicas, e os actores apenas sincronizam os seus movimentos labiais com a voz do Cantor original. As melodias de um filme indiano determinam em boa parte o sucesso comercial do mesmo.

Os filmes indianos tem geralmente entre duas a tres horas de duracao, com intervalo. Os temas variam entre romance, comedia, accao e suspense. O conteudo de todos os filmes e revisto por um painel de censores do Central Board of Film Certification (1952) ou seja Conselho Central de Certificacao de Cinema.

Alem do Cinema Comercial, existe tambem um outro tipo de Cinema na India que aspira a seriedade da Arte. Esse tipo de Cinema e conhecido como o Novo Cinema Indiano, mas a maior parte das pessoas na India chama a estes filmes de "filmes de Arte". Estes novos filmes englobam e lidam com uma grande variedade de temas, mas a maior parte explora as complexas situacoes e relacoes humanas.

Entre os anos 60 e 90, os filmes artisticos eram subsidiados pelo Governo indiano: jovens directores conseguiam obter apoio federal ou estatal para produzirem filmes nao-comerciais com temas indianos. Muitos desses mesmos directores foram formados pelo Film and Television Institute of India, uma instituicao governamental. Estes filmes eram geralmente exibidos em festivais de Cinema e no canal publico de televisao, o Doordarshan. Estes filmes tambem tinham uma exibicao limitada em cinemas tanto na India como no estrangeiro. A partir dos anos 80, o Cinema Artistico Indiano perdeu em grande parte o patrocionio do Governo. Actualmente, nos dias de hoje esse Cinema e produzido a custa de orcamentos minimos e usando aspirante a actores.

Os directores do Novo Cinema Indiano tiveram mais influencia do neorelismo italiano e da nouvelle vague francesa, do que das convencoes do Cinema Indiano Comercial. Os directores mais conhecidos do Novo Cinema sao os bengalis Satyajit Ray, Mrinal Sen, Ritwik Ghatak. Alguns filmes deste conhecido movimento incluem Apu Triology(1955-1959) de Ray com Pather Panchali (1955), Aparajito (1956) e The World of Apu (1959), a Calcutta Triology (1971-1973) que incluem Interview (1971), Calcutta 71 (1972) e Padatik (1973) de Sen e com  Meghe Dhaka Tara (1960) de Ghatak e Do Bigha Zamin (1953) de Roy. De todos estes Satyajit Ray acabaria por vir a tornar-se o mais conhecido. Os seus filmes obtiveram um consideravel reconhecimento internacional, mas tambem nao teve muito sucesso comercial.

O Cinema Artistico tambem tem um grande apoio no Estado de Kerala. Alguns grandes directores de Cinena Malaiala sao Moutathu Gopalakrishnan Unnithan (1941) mais conhecido somente por Adoor Gopalakrishnan, Govindan Aravindan (1935-1991) conhecido como G. Aravindan,T. V. Chandran (1950), Shaji Neelakantan Karun (1952) conhecido como Shaji N. Karun (1930) e Madath Thekkepaattu Vasudevan Nair (1933) mais conhecido como M. T. Vasudevan Nair ou somente como M.T.

Desde os anos 70 que o Cinema Hindi (Bollywood) tem produzido uma vaga de filmes artisticos. Entre os directores que produziram este tipo de filmes estao nomes conhecidos como Shyam Benegal (1934), Govind Nihalani (1940), Mani Kaul (1944-2011), Kumar Shahani (1940) e Mysore Shrinivas Sathyu (1930) mais conhecido como M. S. Sathyu.


O contacto entre o Cinema Indiano e o Cinema Ocidental foi estabelecido logo nos primeiros dias do Cinema na India. Dadasaheb Phalke resolveu ele proprio fazer Raja Harishchandra (1913) depois de assistir ao Filme, Vida de Cristo. Similarmente, nuitos outros directores de Cinema inspiraram-se nos filmes ocidentais.

Ate ao final dos anos 20, 80% dos filmes exibidos na India eram americanos, mesmo apesar de haver 21 estudios a produzir filmes locais, com 8 ou 9 a faze-los numa base bastante regular. Series americanas como The Perils of Pauline (1914), The Exploits of Elaine (1914), e filmes com cenarios espectaculares tais como Quo Vadis (1951) eram populares durante a epoca da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A Universal Studios (1912) tambem conhecida como Universal Pictures estabeleceu uma agencia na India em 1916 que passou a dominar o sistema de distribuicao de filmes. A J. F. Madan’s Elphinstone Bioscope Company inicialmente apenas distribuia filmes estrangeiras e tinha a seu cargo a responsabilidade de organizar suas projeccoes regulares. Alem disso, J. P. Madan um prolifico Produtor, empregava directores ocidentais em muitos dos seus filmes.

Ainda hoje apesar da enorme fama e grande qualidade dos filmes do Cinema Indiano o mesmo tem sofrido fortes influencias ocidentais. Embora esta mesma tendencia seja mais visivel em Bollywood. Alguns filmes recentes de Bollywood incluem alguns actores ocidentais tais como a Actriz inglesa, Rachel Shelley (1969) no Filme Lagaan (2001) ou Lagaan: Once Upon a Time in India. Foi indicado ao Oscar de melhor Filme Estrangeiro na edicao de 2002, representando a India. Tambem existe a tentativa de alcancar os padroes de producao dos filmes ocidentais, de filmar no exterior, adoptar algumas palavras e frases inglesas nos guioes dos mesmos filmes ou incorporar alguns elementos dos enredos dos filmes ocidentais. Por vezes alguns filmes indianos sao ate mesmo acusados de plagiar filmes de Hollywood.

Contudo o encontro entre a India e o Ocidente e um processo de duas vias. O publico ocidental de origem indiana, esta a tornar-se cada vez mais interessado na India, e isso provoca com que o lancamento de filmes nos cinemas de varios paises se torne cada vez de maior importancia para os produtores indianos. Nessa estrategia internacional os paises mais importantes sao Estados unidos, Reino Unido, Emirados Arabes Unidos e Australia. Ao mesmo tempo que o publico ocidental do Cinema Indiano aumenta, os produtores ocidentais estao a financiar directores indianos tais como Gurinder Chadha (1960) com Bride and Prejudice (2004), Mira Nair (1957) com Monsoon Wedding e Mississipi Masala (1991), Vijay Singh (1952) com Jaya Ganga (1997) e One Dollar Curry (2005) ou Deepa Mehta (1950). Tanto Chadha como Nair e Vijay Singh sao de origem indiana, mas nao vivem na India, e tornaram seus nomes famosos atraves do Cinema independente ocidental. Esta aproximacao tem continuado mais recentemente com produtores ocidentais associando-se a produtores indianos em filmes como Saawariya (2007), co-produzido pela Columbia Tristar Television, Inc (1994) tambem conhecida como Columbia Tristar ou CTT e pela indiana SLB Films, e o filme de animacao Roadside Romeo (2008) que foi co-produzido entre a famosa The Walt Disney Company (1923) e pela indiana Yash Raj Films (1970) conhecida tambem como YRF.


A cerimonia dos Filmfare Awards (1954) inicialmente designada de Awards Clare e um dos eventos mais antigos e proeminentes no Cinema Hindi e por vezes chamada de os "Oscares de Bollywood". Os premios filmafare foram introduzidos em 1954, no mesmo ano que surgiram National Film Awards. Em contraste com os National Film Awards, que sao decididos por um Juri nomeado pelo Governo indiano, os Filmfare Awards sao votados tanto pelo publico como por um comite de especialistas.


Outros dos diversos premios atribuidos sao:

Premios atribuidos a filmes do Sul da India:

. Filmfare Awards South.
. Screen Awards for Excellence in South Indian Cinema.

Premios do Cinema Hindi:

. International Indian Film Academy Awards – realizado em todos os anos numa cidade diferente.
. Bollywood Movie Awards – Realizado em Long Island nos Estados Unidos.
. Global Indian Film Awards.
. Star Screen Awards.
. Stardust Awards.
. Zee Cine Awards.

Premios do Cinema Bengali:

. Bengal Film Journalists 'Assiciation Awards.
. Kalakar Awards.
. Anandalok Awards – distingue tambem alguns filmes em Hindi.

Premios do Cinema Telugo:

. CineMAA Awards.
. Nandi Awards.
. Santosham Film Awards.

Premios do Cinema Tamil:

. Tamil Nadu State Film Awards – Atribuido pelo Governo do Estado do Tamil Nadu.

Premios do Cinema Malaiala:

. Kerala State Film Award – atribuido pelo governo do estado de Kerala.
. Asianet Film Awards.


Quase em genero de despedidas e de terminar esta Cronica que me deu enorme prazer sobretudo por conseguir reelembrar alguns filmes que passaram pela minha vida e dos quais ja fiz referencia um dos quais que consta na lista dos 25 filmes de Boollywood mais vistos e que nao resisti a rever no Youtube durante o periodo de tempo em que preparava esta Cronica para os meus estimados leitores e leitoras. Creio e acrescento que o Cinema Indiano e muitas vezes uma amostra de uma historia com final triste mas nunca deixa de numa ou outra cena transmitir a alegria das cenas tipicas com Musica e Danca que marcaram e carecterizaram o Cinema Indiano. Procurei fazer uma seleccao de filmes para mostrar que o Cinema Indiano nao sao so aquelas historias que veem para o Cinema com finais tristes capazes de deixar com os olhos em lagrimas toda a audiencia de uma sala de cinema.

Caro(a) leitor(a) fico muito feliz por mais este ano em que me fizeram companhia o primeiro ano em que varias das metas no Blog nao serao certamente atingidas mas sinto-me feliz, muito feliz por em termos de qualidade ter apresentado Cronicas que em nada ficam a dever com as dos anos anteriores.

Vou-me despedir por aqui nao com a intencao de me despedir ja de voces em 2018 porque apesar da quebra a nivel de quantidade de publicacoes anual nao tenciono ficar por aqui ficando assim ainda que em 2018 um ate a breve, um forte abraco para todos e como disse, ate breve.

                                                                                                           Manuel Goncalves







 

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