Página

sexta-feira, 3 de maio de 2019

O Corcunda de Notre-Dame, Livro (1831)



A Catedral de Notre-Dame (1345) levou quase dois seculos a ser construida tendo o inicio sido em 1163 e a finalizacao em 1345 foram exactamente 182 de construcao. O tragico incendio que se apoderou da mesma recentemente tem sido muito falado e talvez venha a falar aqui no blog do incendio em si porem ainda existem muitas perguntas sem resposta para o que se passou e ainda tudo um pouco inconclusivo para se falar abertamente e com certeza do que se passou e aconteceu.

Fiquei com o desejo de escrever algo sobre aquela que e das catedrais mais conhecidas do Mundo se nao a mais conhecida, o monumento mais visitado de Franca e que faz parte do seu enorme Patrimonio Cultural e que um incendio de algumas horas ajudou a destruir seculos de Historia. Podem reconstruir a Catedral de Notre-Dame mas existem coisas que jamais serao o que eram, nada toma o lugar da originalidade nem a melhor das imitacoes.

Surgiu-me entao a ideia de escrever sobre um tema que ja algum tempo nao escrevo, sobre Literatura, sobre um Livro e ai envolvendo a Catedral de Notre-Dame o resultado so podia ser um e aqui esta... O Corcunda de Notre-Dame (1831).


Notre-Dame de Paris (1831), tambem conhecido mais ate como o Corcunda de Notre-Dame, e um romance de autoria do Escritor frances, Victor-Marie Hugo (1802-1885), publicado em 1831.

A obra literaria veio a publico originalmente com o titulo de "Notre-Dame de Paris", e nem sequer se centrava na personagem que a eternizou, uma vez que so quando foi traduzido para lingua inglesa, em 1833, este nome apareceu no titulo. Em sua origem, constituia-se em um romance historico, voltado para o publico adulto, com o intuito de conscientiza-lo para a necessidade de se conservar a Catedral de Notre-Dame.

Na obra, Victor Hugo nao se limita a descrever apenas a antiga catedral, mas ilustra historicamente a sociedade de Paris da Idade Media, e os constrastes dos seus personagens, desde os pedintes e ciganos ao Rei e a Nobreza.

A Historia passa-se em 1482 tendo portanto o Autor optado por recuar 349 anos para a escrever. O cenario da mesma e Paris, capital francesa. A accao desenrola-se dentro e em torno da Catedral de Notre-Dame, na Ile de la Cite (Ilha da Cidade), no meio do Rio Sena. Aqui estavam situados os dois grandes monumentos da cidade na mesma epoca: A Catedral de Notre-Dame e o  Palacio da Justica de Paris que antes fora o Palacio da Cidade de Paris e residencia real francesa do Seculo X ao Seculo XIV. Foi convertido em prisao do Estado em 1392 apos o abandono do palacio pelo Rei Carlos V (1338-1380) e seus sucessores. O que centraliza, na ilha, a Religiao e o Governo de Paris.

A Catedral de Notre-Dame construida em 1345, era a principal Igreja de Paris. Alem de importante local de Oracao, aceitava orfaos e pessoas que ali procuravam refugiar-se da lei.

As personagens da Historia provem de todas as camadas e classes sociais existentes em Paris na Idade Media: membros do Clero e fidalgos cruzaam-se com ciganos e mendigos nas ruas de Ile de la Cite. Luis XI de Franca (1423-1463) era o Soberano da epoca, e costumava assistir diariamente a Missa na Catedral.

Paris nao possuia uma forca policial. Oficiais da Guarda pessoal do Rei e grupos de fidalgos patrulhavam as ruas com intuito de manterem a ordem.

Havia entao em Paris muitos pobres e sem-abrigos. Alguns destes proscritos eram pedintes, ciganos, pessoas com deficiencias, doentes e ladroes. Estes elementos eram vistos pela sociedade parisiense como se tratando de uma ameaca. O povo cigano era nomoda, e mudavam-se de cidade em cidade.

A obra literaria gira em torno de um homem coxo e deformado que foi adoptado pelo Arcediago Claudio Frollo. Baptizado de Quasimodo, enfrenta uma serie de peripecias por conta de um amor nao correspondido por uma bela cigana de nome, Esmeralda.

Esmeralda e uma personagem que representa uma serie de beleza suprema, quase celestial, o que faz com que dois homens, Quasimodo e Dom Claudio se apaixonem por ela.

Sao duas formas de amar diferentes. Quasimodo ama-a de uma forma desinteressada, enquanto Frollo nutre por ela uma enorme paixao, repleta de desejo sexual, embora muitas vezes se note igualmente uma enorme ternura e carinho de Claudio pela cigana e jovem Esmeralda.

No entanto, Esmeralda, nao corresponde ao amor de nenhum dos dois, preferindo amar Febo, um Oficial da Guarda Real, que apesar de dizer que a ama, tem uma Noiva e nao nutre nenhum tipo de sentimento por Esmeralda, a nao ser desejo.

A narrativa trata de cada personagem com profundidade, e ha quem considere Claudio Frollo a personagem mais profunda do livro e nao Quasimodo ou Esmeralda.


Em Paris do Seculo XV, uma jovem Cigana, chamada Esmeralda, danca na Praca da Catedral de Notre-Dame. Sua beleza transtorna o Arquidiacono Claudio Frollo, que perturbado com e pela beleza da moca e querendo afastar-se dessa tentacao, ordena que o disformado, Quasimodo, rapte a moca. Esmeralda e salva por um grupo de arqueiros, comandados pelo Capitao da Guarda Real Phoebus de Chateaupers. Quando a Cigana reencontra Phoebus, alguns dias mais tarde, ela demostra todo o amor sincero e verdadeiro que passou a dedicar-lhe e a sentir pelo mesmo. Apesar de comprometido com a jovem Fleur-de-Lys, Phoebus tambem fica seduzido pela Cigana. Ele marca um encontro com a mesma em um local fechado mas, quando esta chegando ao seu objectivo, quem aparece e Frollo e o apunhala.

Acusada ela de assassinato, Esmeralda nao aceita, para escapar do suplico, se entregar a Frollo. Quando e levada ao atrio da Catedral para receber sua sentenca de morte, Quasimodo - que tambem a ama, porem de forma desinteressada - se apossa dela e a leva para dentro da Igreja, onde a Lei do abrigo a torna protegida. Quasimodo passa a noite tratando dela.

No entanto, os vagabundos com quem Esmeralda havia vivido ate entao vem liberta-la, investindo contra as entradas da Catedral. Quasimodo faz a defesa sozinho da Igreja, lancando pedras, barras de ferro, madeira e chumbo derretido sobre os invasores. Frollo se aproveitando do tumulto para fugir com a jovem Cigana e tenta seduzi-la. Furioso com a recusa, ele a entrega as garras de uma velha recusa do "buraco dos ratos", enterrada por sua vontade nesse buraco no chao e considerada louca. Porem, ao inves de despedacar Esmeralda, a velha reconhece na jovem Cigana a sua propria filha e entao a poupa. Esmeralda nao consegue no entanto desfrutar de uma paz muito longa; logo em seguida, os guardas da cidade a encontram e ela e encaminhada novamente para a execucao, na Praca da Catedral.

Do alto da Igreja da Nossa Senhora, Quasimodo e Frollo assistem a execucao. Quasimodo, louco de desespero, atira o Padre do alto da torre e desaparece para sempre. Muito tempo depois, ao ser aberto o Ossario de Montfaucon, local onde Esmeralda havia sido sepultada, sao encontrados dois esqueletos abracados; um deles, com uma visivel e notavel deformacao nao espinha.


Personagens Principais:

. Quasimodo: Vive na Catedral de Notre-Dame. Aos quatro anos de idade, foi abandonado pelos pais a porta da Catedral devido a uma deformidade singular, tendo sido adoptado pelo Arquidiacono Claudio Frollo. Em sua vida adulta, Quasimodo recebe a missao de guardar os sinos da Catedral de Notre-Dame e apos anos em contacto com o seu badalar, desenvolve surdez. Apaixona-se pela Cigana Esmeralda que, por sua vez, e apaixonada pelo Capitao Phoebus de Chateaupers. E um personagem que aparece no inicio da obra como um mostro, totalmente dominado por Frollo. Alem de Corcundo e Surdo, Quasimodo tambem e Coxo.

Quasimodo e fiel a Frollo, mas com o incentivo do Capitao Phoebus e apaixonado por Esmeralda, torna-se rebelde e passa a buscar a independencia. Ao lado de Esmeralda, Quasimodo descobre um mundo totalmente diferente daquele que Frollo sugeria.

. Esmeralda: Nascida com o nome de Agnes, e uma jovem Cigana. E cortejada pelos homens pela sua danca, porem simultaneamente, e rejeitada pela sociedade que a ve como Feiticeira. A soma disto, ha o facto de que a mesma e uma mulher estrangeira no meio de uma sociedade pouco esclarecida. Esmeralda acaba por ser condenada a morte pelo Rei Luis XI de Franca, que temia a sublevacao dos cidadaos de Paris, mas posteriormente e resgatada por Quasimodo, tornando-se sua amiga. Quasimodo e o Arquidiacono Claudio Frollo a amam em segredo, sendo que cada um possui uma compreensao diferente desse amor e paixao que sente pela bela e jovem Cigana.

. Claudio Frollo: Arquidiacono, passa a viver entre o amor a Deus e o amor que sente por Esmeralda. Para fugir a tentacao embora ame a Cigana, quer eliminar a jovem. Criou Quasimodo mas acaba por se tornar seu rival em relacao ao amor e paixao que sente por Esmeralda embora sejam duas formas de amar bem diferentes. Acaba por ser atirado do alto da torre da Igreja da Nossa Senhora por Quasimodo que fica louco de desespero ao assistir a execucao de Esmeralda.

. Fleur-de-Lys: Noiva de Phoebus, ela tem muitos ciumes da Cigana Esmeralda. Fleur-de-Lys so perdoa Phoebus apos a morte da rival. E considerada a Vila de toda a trama e do livro pois por culpa dos ciumes que sente de Esmeralda acaba por fazer uma serie de maldades. E tambem tal como Esmeralda muito bela.

. Phoebus de Chateaupers: Capitao da Guarda Real, sente-se de facto atraido por Esmeralda, mas, infelizmente para ele, ja esta comprometido com Fleur-de-Lys, que sente muitos ciumes da rival so e perdoado pela Noiva apos a morte da Cigana Esmeralda.

. Pierre Gringoire: E um Poeta pobre, e salvo do enforcamento por Esmeralda que mais tarde se aceita casar com ele.


Analise:

. Frollo e atormentado pelo conflito entre o amor a Deus e o que sente por Esmeralda.

. A Donzela ingenua e pura descobre a maldade dos parisienses contra os ciganos.


. A Historia contada no livro naa esta unicamente baseada no amor que sente Quasimodo por Esmeralda. No romance, toda a vida social do Seculo XV e exposta: mendigos criando todo um Estado monarquico, lider e autonomo nas ruas perigosas (e reunindo-se no  "Patio dos Milagres"), burgueses assistindo aos espectaculos barbaros e injustos de torturas na Place de Greve (ate 1803 depois se tornou Place de l’Hotel-de-Ville), soldados cometendo crimes impunemente, arquidiaconos traindo a sua Religiao e apaixonando-se, ciganos ganhando a vida nas ruas e o proprio Rei da epoca Luis XI. Todos esses papeis aparecem na obra, tanto historica quanto dramatica. Existem capitulos inteiros que, ao inves de abordarem a vida de Esmeralda ou Quasimodo, falam da Catedral ou do Rei Luis XI.

Dados do Livro O Corcunda de Notre-Dame:

. Escritor: Victor Marie-Hugo.
. Idioma: Frances.
. Pais: Franca.
. Genero: Novela, Gotico, Romance Historico.
. Epoca: Idade Media.
. Localizacao Especial: Catedral de Notre-Dame.
. Editora: Scipione.
. Lancamento: 1831.
. Paginas: 940.

Desde o seu lancamento. a Historia popularizou-se e foi adaptada a Opera, ao Cinema e ao Desenho Animado.

Em algumas adaptacoes actuais, inclusive nas cinematograficas, a Historia recebeu o nome O Corcunda de Notre-Dame. Alem das versoes animadas dos estudios disney, O Corcunda de Notre-Dame (1996), varios actores, incluindo o Actor frances henry Kraus (1866-1935) em 1911 no filme The Hunchback of Notre Dame (1911), Antonio Rudolfo Oaxaca Quinn (1915-2001) Actor mexicano com nacionalidade Norte-Americana mais conhecido como Anthony Quinn em O Corcunda de Notre-Dame (Notre-Dame de Paris) (1956), Mandel Bruce Patinkin (1952) Actor Norte-Americano mais conhecido como Mandy Patinkin em O Corcunda de Notre Dame - O Filme (1997) e o conhecido Actor Gales Sir Philip Anthony Hopkins (1937) mais conhecido como Anthony Hopkins em The Hunchback of Notre-Dame (1982) trouxeram todos eles para o publico a interpretacao do papel de Quasimodo ou seja pelo menos por uma vez na vida representaram aquele que talvez seja o Corcunda mais conhecido da Historia do Cinema, Quasimodo.


Caro(a) leitor(a) foi um prazer ter trazido a publico no meu blog esta Historia do Cinema, animacao e ate fantasia que em nada fica a dever a uma Historia como a da Bela e o Mostro ou ate talvez menos animado mas mais dramatico uma versao qualquer de Romeu e Julieta ou tantas outras ja que o Cinema esta recheado de historias de amor sejam elas dramaticas ou ate humoristicas.

Fico por aqui por agora com os habituais desejos de um ate breve mas devo finalizar dizendo que este talvez nao seja o ano mais produtivo do blog em termos de quantidade mas ao que tudo indica sera um dos melhores no que toca a qualidade :) e uma cronica para tempos futuros dedicada O Corcunda de Notre-Dame no sentido de escrever acerca nao do livro mas do Cinema esta dentro de questao, ate breve.

                                                                                                               Manuel Goncalves







Sem comentários:

Enviar um comentário