Página

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Elas Parecem Estar de Volta

 
                                                       
Pussy Riot o tal grupo musical feminino de Punk Rock que pessoalmente nao conheco tanto pela musica mas sim pela tinta que tem feito correr nos jornais do mundo pelo sentido e determinacao da sua luta e provocacoes politicas contra a campanha do Primeiro-Ministro Vladimir Putin para a presidencia da Russia.

O protesto de 21 de Fevereiro de 2012 contra as eleicoes presidencias russas de 2012 que culminaram como ja era de esperar com a vitoria e reeleicao de Vladimir Putin esta ainda presente na memoria de muitos pelas imagens do protesto.

No dia 3 de Marco de 2012 Maria Alyokhina e Nadezhda Tolokonnikova duas supostas integrantes do grupo sao presas pelas autoridades sob a acusacao de vandalismo. A principio fazer parte dos membros que integravam o grupo, e iniciaram uma greve de fome por terem sido detidas e separadas dos seus filhos ate ao inicio do julgamento, em Abril. Em 16 de Marco outra mulher Ekaterina Samoutsevich, que havia sido interrogada como testemunha do caso, foi igualmente presa e indicada .

Em 4 de Junho de 2012 foram apresentadas as mesmas as acusacoes formais contra ao grupo um mes mais tarde a 4 de Julho as reus foram notificadas e passariam a ter um prazo de cinco dias para preparar a sua defesa. Nova greve de fome o grupo alegava que dois dias uteis era insuficiente para elaborar as suas defesas. Em 21 de Julho o tribunal estendeu a prisao para mais seis meses.

Finalmente a 17 de Agosto de 2012 as tres integrantes foram condenadas por vandalismo alegadamente motivado por um suposto odio religioso e receberam as penas de dois anos de cadeia. A Igreja Catolica Ortodoxa Russa pediu as autoridades que demostrassem misericordia as condenadas tendo esperanca que estas evitassem a repeticao de accoes do genero e de blasfemia no futuro. Ao mesmo tempo, a Igreja declarou nao questionar a legitimidade da decisao do tribunal.

Cumprida pouco mais de um ano de pena elas estao de novo em liberdade benificiando de uma amnistia uma liberdade talvez apenas simbolica ou teorica ja que os seus nomes ja estao marcados ou como diz Tolokonnikova numa afirmacao diz que o Pais e uma prisao.

Elas estao de volta e parecem mais decididas do que nunca a protestar contra ao Presidente Putin segundo dizem ate que o mesmo cai-a do Poder (algo um pouco dificil na Russia so mesmo um Colpe de Estado o faria cair mas tambem ninguem poderia imaginar sobretudo o mundo exterior a queda de Mikhail Gorbachev em 1991). As activistas que parecem querer parecer serem mais do que meninas rebeldes nao se ficam por ai, acusam a Igreja Catolica Ortodoxa Russa de interferir para a sua detencao, apos o concerto na Catedral de Moscovo em 2012.

Acusam tudo e todos e afirmam que o Presidente Vladimir Putin e um "Cheka" (nome dado aos agentes da policia politica secreta da Uniao Sovietica), agora pergunto, terao estas raparigas idade suficiente para ter vivido o sistema politico da antiga Uniao Sovietica?, creio que nao. Entre mais acusacoes que vao afirmando com uma coragem invejavel. Com tudo isto e voltando a Portugal leva-me a crer que fazia falta em Portugal homens com a coragem destas mulheres.

Pergunto se saberao estas activistas o destino que teve Anna Politkovskaia em 7 de Outubro de 2006 em Moscovo (ja para nao falar de Alexander Valterovich Litvinenko em Londres) Poliskovskaia que por sinal era uma das vozes de protesto que pareciam querer falar mais alto contra ao Governo do Presidente Putin  e era conhecida tambem pela cobertura critica a guerra na Tchetchenia? E que em termos de liberdade de expressao ou termos de liberdade de accao pouco ou nada mudou na Russia desde de 2006 ate agora. Sentir-se-ao estas raparigas seguras e protegidas ao ponto de acharem impensavel nao sofrer o mesmo destino de Polikovskaia ou de Litvinenko! Uma coisa e o apelo do mundo exterior e de varias organizacoes de direitos humanos para a libertacao das mesmas outra coisa e a realidade do que na verdade se passa dentro da Russia, um Pais onde ainda e perigoso falar-se demais quanto mais agir-se desta forma com protestos radicais e resta saber onde irao as mesmas buscar forcas, quem estara num meio demasiadamente arriscado disposto a juntar-se a causa das mesma.

Coloco tambem a etiqueta Crimes nesta cronica por a mesma ser um caso de Justica e por considerar que o protesto que estas activistas ser um crime punivel da forma como foi apenas em paises com o sistema politico da russia leva-me a perguntar se e crime quem mais criminoso elas ou quem as condenou. As raparigas nao mataram, nao roubaram, nao violaram mas cometeram um crime, disso nao restam duvidas o mesmo crime que se pode considerar um caso de desacato e disturbios num local publico ainda para mais local sagrado e que efectivamente e um acto considerado crime e condenavel em varias partes do mundo. Porem penso que o problema na Russia foi tambem sobretudo porque o protesto era contra as politicas do Governo se as mesmas cantoras tivessem feito um protesto a apoiar e a defender as politicas do Governo da mesma forma e local as mesmas seriam levadas ao Kremlin, teriam direito a Honras de Estado e consideradas heroinas.

Posso no futuro claro escrever uma cronica em que tendo a etiqueta Justica nao tenha a etiqueta Crimes e vice-versa tudo depende do sentido e da razao da cronica ou o que ela aborda como por exemplo ao escrever uma cronica sobre Jack o Estripador nao irei colocar a etiqueta Justica mas colocarei a etiqueta Crimes. Tudo isso porque se trata de crimes onde a justica nunca foi feita, nunca se descobriu ao certo quem era Jack o Estripador. Creio tambem que poderia ter colocado a etiqueta Espectaculos e eventos deverivado apesar de tudo tratar-se de um evento social mas o espaco da lista de etiquetas e limitado e algumas acabam por nao poder estar presentes na mesma lista, caro(a) leitor(a) ate a proxima.

                                                                                                         Manuel Goncalves

3 comentários:

  1. Vamos la ver se os meus leitores na Russia que por sinal ate sao mesmo alguns nada menos do que 325 visualizacoes na Russia nao mandam alguem ate aqui acabar comigo como fizeram com Litvinenko :) bem nunca se sabe.

    ResponderEliminar
  2. Artigo muito bem escrito, gostei. Quanto à questão que colocas, de saber se as raparigas saberão em que país vivem, eu não aprovo as acções delas mas acho que mostram coragem. Só que deviam ter sido um pouco mais sensatas e não profanar um local de culto. Acho que como já são conhecidas, ninguém se atreverá a fazer-lhes mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana descula que te diga mas Politkovskaia e litvinenko tambem eram conhecidos no entanto repara o fim que tiveram, mas creio que nao e o que vai acontecer o mundo esta de olhos postos nelas e a Russia prescisa mais do mundo do que o mundo prescisa da Russia, creio que deves saber onde quero chegar nao seria favoravel a Russia pelo menos a Russia de Putin que algo acontecesse a estas raparigas. Quanto ao resto eu pessoalmente tambem me considero muitas vezes um revolucionario que sempre lutou nao com violencia, nao com actos radicais e rebeldes como estas raparigas fizeram, entao perguntas-me agora, com que lutas tu quando e presciso? Com Palavras Ana sempre lutei na base das palavras e do dialogo foi sempre assim que defendim os meus ideais e pensamentos, aqui esta uma das razoes que me levou a criar este blog, dizer ou pelo menos escrever o que penso, exprimir as minhas ideias e defender os meus ideais e pensamentos, com silencio nunca se ganhou nada.

      Eliminar