Página

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Tudo em Busca de um Sonho

 

Tudo em busca de um sonho era assim que se podia considerar as razoes que o levaram a ele e a outros como ele centenas, milhares e ate milhoes o haviam feito anteriormente. Era tudo feito com enorme vontade e espirito de sacrificio era esse um dos lemas de imigrantes que deixavam a sua patria, o seu lugar, a sua familia e tudo o resto. Partiam para terras desconhecidas, rodeados por gente estranha e envolvidos por um idioma que nao dominavam, era tudo senao em nome pelo menos em busca de um sonho onde esperavam encontrar um futuro melhor.

Ele ja nao o fizera como os seus antepassados que partiam a aventura de forma ilegal e ilegalmente se mantinham aqueles que conseguiam la chegar. Depois da II Guerra Mundial havia-se dado o nome fenomeno da imigracao, era preciso levantar uma nova Franca, Inglaterra, Alemanha. A Europa estava livre de novo mas caira aos pes da guerra e dos bombardeamentos.

Para ele a realidade ja seria outra ja nao haveria a burocracia de se ser ilegal embora para muitos isso ainda fosse um pesadelo. Ele estava prestes a ir ver coisas novas que ate entao so tinha visto na televisao como a cidade de Londres e os seus monumentos mas nao era isso que lhe interessava. O que ele queria mesmo era ter a oportunidade de trabalho que nao lhe tinham dado no seu Pais, via muitos vindos de fora chegar ao mesmo para ajudarem na construcao de estradas e preparacao de novos eventos e calculara que nao trazia nada de bom, afinal quando aquela febre acabasse se algum quisessem ficar ia causar uma enorme dificuldade de se arranjar emprego ainda maior. Nao era so ali mas em qualquer lado onde a oferta fosse muito menor que a procura.

Enfim la embarcara e chegara ao destino o clima britanico nao lhe agradara em nada, demasiado cinzento, demasiado chuva fazia-lhe sentir nostalgia e tristeza e que quase que se esquecia que naquela altura era Verao em Portugal.

A sua maior dificuldade encontrada como ja seria de esperar na adaptacao agora aquela terra estranha que nao era sua mas que desde do inicio ele comecara a gostar havia sido o idioma e depois o ja referido clima, ele nao falava ingles mas logo comecara a esforcar-se por comecar a aprender e conseguiu ir fazendo isso sem ter ido a nenhuma escola, sem ter feito nenhum curso um ano depois as coisas ja pareciam diferentes, ja ia conseguindo manter uma conversa razoavel em ingles e isso ajudara-o bastante.

Tambem a ideia de ter que olhar ao contrario para os carros quando atravessava a estrada tinham feito uma ligeira diferenca, anos mais tarde em Portugal as coisas ja eram ao contrario ja lhe custava era fazer as coisas a velha maneira portugal e ate europeia so mesmo ali e que na Europa os carros circulavam ao contrario.

Viera para o Reino Unido nao apenas por necessidade embora fora essa a razaa principal, sentia-se mal em Portugal desde que o socio no seu pequeno negocio que tinha tudo para expandir e prosperar lhe fizera uma burla e fugira com o dinheiro da empresa, da noite para o dia ele se vira sem nada , embora nunca tivesse tido muito agora e que estava mesmo sem nada, nao ficara com dividas mas estava falido, o socio depois de conseguir que ele assinasse uma declaracao vendera tudo e fugira com os lucros da venda.

Havia algo que ele nunca revelara a ninguem viera tambem para ver se esquecia uma desilusao amorosa, estava com o coracao partido. Por fim no seu intimo queria provar a tudo e a todos o quanto se tinham enganado a seu respeito, ele nao era um coitadinho como muito o consideravam era apenas alguem a quem nunca haviam dado uma verdadeira oportunidade agora, tinha-a. Sabia tambem que tinha que ser agora, aquela era a sua ultima oportunidade de vencer na vida de conquistar alguma coisa.

Nao ficara em Londres embora ja tivesse passado pela mesma o ambiente nao o desagradou apesar do barulho do transito, da multidao que passava apressada e tudo mais, igual a qualquer grande cidade e ao ver aquilo ao ver o coracao do Imperio Britanico, Lisboa parecia-lhe ser uma gota de agua no oceano. Ficara numa vila turistica mais para o interior rural, com uma praia que sem ser na altura do Verao se encontrava deserta e para onde ele gostava de ir nos momentos de maior infelicidade e nostalgia, olhava o mar do outro lado, na outra margem ja se falava outra lingua, ja se estava noutro pais, do outro lado era Franca e depois Espanha e finalmente Portugal o seu Portugal. Era la que ela estava o amor da sua vida ou pelo menos assim pensava ele anos mais tarde veio a saber que tambem ela teve a sua segunda aventura no estrangeiro mas mais longe ainda que ele de Portugal, pensava que nao lhe tinha dito nada dos seus planos, nao lhe contara nada nem se despedira dela e agora estava ali tao longe, nao se perdoava por isso.

A comida ia-se habituando e nao lhe parecia nada de estranho tinha todos os ingredientes para fazer uma alimentacao como fazia em Portugal, embora alguns fossem mais dificeis de encontrar e fizessem por vezes os precos serem exorbitantes. Nunca se habituara porem a certas coisas como por exemplo a beber sumo de tomate ou a comer feijao com molho de tomate ao Pequeno-Almoco mas a ideia de um Pequeno-Almoco com ovos mexidos compensara pelo resto.
 
A musica que ouvia na radio era diferente da de Portugal o fado era coisa que ali parecia nao existir nem qualquer outro tipo de musica que nao fosse a musica ligeira e pop sobretudo esse genero que passava nas radios inglesas e de todo o mundo. Nunca ele na vida pensara um dia ouvir tanta coisa de Beatles e isso nada tinha de mau desde que comecara a entender-se como pessoa de bom gosto que adorava a famosa banda que fora enorme demais para ser um simples quarteto musical de Liverpool.

Conecara a trabalhar a construir o futuro melhor com que sempre sonhara, viera com um contrato de seis meses, mudara de patrao, mudara ate de cidade mas foi sempre ficando, hoje mais de uma decada e meia depois ele sentia pena de ter conseguido ter as mesmas oportunidades no seu proprio pais na sua propria terra e patria mas sentia que as vezes valia a pena fazer tudo em busca de um sonho.

                                                                                                             Manuel Goncalves

Sem comentários:

Enviar um comentário