Página

segunda-feira, 14 de março de 2016

Critica e Analise Literaria ao Livro, Um amor e um Trapezio


 
Embora ja tenha escrito aqui sobre alguns livros (nao muitos mas alguns e ate e extrema importancia) e tambem feito algumas cronicas relacionadas com criticas literarias e de facto a primeira vez que venho juntar uma critica literaria a um livro. Eis tambem agora finalmente apresentada a surpresa para uma amiga do facebook que tinha falado a algum tempo atras no final da cronica acerca do Apartheid na Africa do Sul.

O livro em questao pode claramente causar alguma surpresa diante das obras literarias que temos na Literatura Portuguesa mas se para nao causar qualquer surpresa teria que escrever uma critica literaria e falar dos Lusiados, do Crime do Padre Amaro, O Primo Basilio ou do Amor de Perdicao optei comecar por uma obra se bem que menos conhecida tambem sera menos complexo ate porque existem grandes classicos da Literatura Portuguesa que depois de os ler nao me despertaram um grande interesse tanto a mim como a muitas outras pessoas que conheco, lamentavelmente alguns escritores escreveram um livro de grande valor, um verdadeiro classico e so por isso fazem com que o publico e a critica aceitem todos os outros como livros ou obras literarias de grande destaque e dimensao quando os mesmos ja estao abaixo do mediano. Vi essa realidade infelizmente acontecer num Escritor e Romancista portugues que dos que li escreveu dois livros de grande valor mas depois vieram os de menor qualidade no entanto so por terem sido escritos por aquela pessoa passaram a ser grandes obras que ate se estudavam na escola na disciplina de portugues no meu tempo.

A escolha neste livro pode parecer fora de vulgar visto o mesmo ser ainda desconhecido de muitos no entanto o mesmo facto nao quer dizer que o mesmo nao tenha qualidade, antes pelo contrario, e preciso dar-se algum tempo para o mesmo nao tenha qualidade apenas necessita de estar mais tempo no mercado de vendas. A escolha tambem nao foi feita ao acaso e aconteceu devido a Escritora ja no seu segundo livro e agora virada para os romances Margarida Menezes ser uma amiga minha do facebook com quem pude conversar algumas vezes e eu demostrei-lhe o desejo de ter o mesmo livro dela autografado e com dedicatoria o que faz um livro tornar-se mais valioso. Apos combinar-mos as coisas o livro chegou as minhas maos e agora eis que e tempo de em forma de agradecimento retribuir-lhe a gentileza e igualmente cumprir com uma promessa que estava feita depois de receber o livro, esta cronica ainda que pouco vai certamente ajudar a fazer alguma publicidade ao livro desta minha amiga.


O livro como o proprio indica nao podia deixar de indicar esta dentro do mundo circense e comeca com o testemunho de alguem que nasceu dentro desse mundo e o conhece como ninguem, Pilar Cardinali. A mesma no seu testemunho pessoal escrito para o livro afirma que ser Artista de Circo e a profissao mais gratificante que pode ter. Descreve quanto agradavel e correr o mundo, conhecer gentes e culturas diferentes, falando varias linguas e conhecendo muitos paises.

Por vezes arriscam a vida, mas segundo Pilar Cardinali nao ha nada melhor para um Artista de Circo receber os aplausos que o publico lhes da. Serem reconhecidos pelo seu trabalho, esforco e dedicacao.

O importante segundo a Artista e fazer o publico passar para la da realidade, passar para o lado da fantasia. E uma Profissao onde muitas vezes se tem que esconder o que se sente muitas vezes estao tristes mas tem que sorrir, sorrir com os labios, com os olhos e vivendo com o coracao nas maos. Lidam com emocoes e fazem sentir emocoes. Podem ser o tudo e ate o nada, o sucesso e o fracasso ao mesmo tempo porque por mais que se treine tambem se pode falhar, mas segundo Pilar Cardinali nunca deixam de ser artistas.

Pilar acrescenta no seu testemunho que se sente entristecida e afirma ter a certeza absoluta que qualquer outro Artista de Circo se sente da mesma maneira porque infelizmente em Portugal em pleno Seculo XXI, o Circo nao e um espectaculo reconhecido como cultura. Pilar refere que se tem de por os olhos nos outros paises da Europa em que acontece o contrario em particular sem ter que ir mais longe aponta o caso da vizinha Espanha em que o circo e visto como cultura e tem todos os apoios de que precisam.

Para Pilar Cardinali o circo tem que continuar, o espectaculo nao pode morrer, nao se pode deixar que as luzes da tenda de um circo se apaguem, os artistas querem brilhar, querem fazer rir, querem dar espectaculo e acima de tudo querem viver.


Apos o testemunho da Artista de Circo membra daquela que e sem duvida a familia circense mais conhecida de Portugal e que tanto tem feito pelo circo em Portugal mesmo sem os ja referidos apoios da cultura segue-se um agradecimento da propria Escritora da obra.

Margarida Menezes comeca por agradecer em primeiro lugar a Deus por ser o seu maior ouvinte e conselheiro e que o mesmo atraves do silencio lhe ilumina os pensamentos. De seguida vem o agradecimento aos pais pelos valores que a mae e o pai lhe incutiram, pela realidade que lhe mostraram, e pelos sonhos que a deixam viver. De seguida agradece em especial, ao seu grande amigo, irmao <<Ken>>, Nelson Sousa, por ter sido o mesmo a apresentar-lhe e ter-lhe dado a conhecer o mundo do circo, sem o mesmo talvez o livro nao estivesse hoje escrito.

Segue-se um longo agradecimento a toda familia circense que conheceu ao longo de alguns meses. A todos os circos em Portugal em especial aqueles com quem a Escritora conviveu de perto: Victor Hugo Cardinali, Jorge Cardinali Aquatico Show, Circo Mundial, Circo Show, Circo Chen, Ruben Circos, Circo Dallas e Circo Evolution. A todos Margarida Menezes, presta um muito obrigado.

Em seguida os agradecimentos vao em especial para a Associacao <<Gato Ruin>>. Para a Actriz e Acrobata Susana Alves da Costa que foi quem a ajudou a ter conhecimento e experiencia tal como a personagem do livro <<voar no trapezio>> tarefa que confessa, nao ter sido nada facil.

O agradecimento a Chiado Editora veio em seguida, e em particular para Camilia Figueiredo por ter acreditado na sua bonita obra. A Escritora deixa ainda em tempos agradecimentos um beijos para toda a sua familia madeirense, da linda Ilha da Madeira, onde a historia acontece e refere o nome da cidade de Camara de Lobos de onde a sua mae e natural.

Mais um especial agradecimento a Fabio Pedro do Portugal Circos Fans, que e um Movimento Civico e Informal, sem fins lucrativos cujo a missao principal e apoiar e dinamizar o circo em Portugal. Divulgando e acompanhando todos os circos portugueses em actividade, nomeadamente: Circolandia, Circo Jorge Cardinali Aquatico Show, Circo Atlas, Circo Brasil, Circo Cardinali Show, Circo Chen, Circo Dallas, Circo Evolution, Circo Imperio Cardinali, Circo Merito, Circo Mundial, Circo Nederland, Circo Nederland, Circo Nery Brothers, Circo Richards Brothers, Circo Roy Cardinali, Circo Royal, Circo Ruben Circus, Circo Soledad Cardinali, Circo Tonelly e Circo Victor Hugo Cardinali. Sao estes os embaixadores e responsaveis por tao bem trazerem o circo e as artes circenses ao publico em Portugal.

O agradecimento final vai para o <<Ken Sonhos>> ao real e nao ao ficticio, segundo a Escritora, que sem se dar conta segundo a mesma lhe fez redescobrir emocoes, sentimentos, que a mesma pensava estarem extintos no entanto estavam apenas adormecidos.

Tambem no final dos agradecimentos e mesmo antes de escrever um poema Margarida Menezes refere que toda a gente tem um porque e um por quem em nossa vida... Obrigada, por tudo e por nada.


Segue-se o Prefacio do livro e esse acabou por ser escrito e apresentado por outro grande nome do circo em Portugal Victor Hugo Cardinali Jr (Junior) que fala de como tudo comecou e refere que todos ja nasceram no circo. O pai comecou a trabalhar com seus avos e com os tios, tendo ja cinquenta anos de pista e quase trinta como Empresario. Victor Hugo Cardinali Jr refere a tenacidade sendo a mesma exemplar e inspiradora fazendo ainda referencia ao pai. Com a sua avo e os tios Paquito e Luis Cardinali nos anos 80 do Seculo XX. Criaram o grande Circo das tres Pistas que foi instalado no Parque Eduardo VII e que, no seu tempo, fez um sucesso estrondoso!

Na mesma altura era a primeira vez que se via algo semelhante nao so em Portugal mas no mundo, o circo apresentava simultaneamente tres numeros de trapezio, tres numeros de feras, tres numeros de elefantes e tres numeros de palhacos. Segundo as palavras escritas por Victor Cardinali Jr era uma producao megalomana! Vinham artistas de outros paises para ver o espectaculo. Uma loucura! Depois veio a mudanca, cada um continuou com o seu proprio circo e foi quando Victor Hugo Cardinali pai investiu na renovacao do circo. Em Italia um dos paises com mais tradicao circense mandou fazer o Chapito (Tenda) que idealizou, e alem dos familiares artistas, contratou atraccoes internacionais e revolucionou o espectaculo circense a nivel qualificativo e quantitativo.

Ao longo dos anos segundo Cardinali Jr, o Circo Victor Hugo Cardinali  passou a ser marca de qualidade garantida. Vitor Hugo Cardinali Jr e o terceiro Victor Hugo Cardinali, e tambem comecou a trabalhar logo desde pequeno, pois o circo segundo ele corre nas veias desta familia. Victor Hugo Cardinali trabalha com animais e diz que e algo que adora.

Os animais tem-lhe ensinado coisas incriveis. O que segundo ele nao deixa de ser engracado, ele e o Domador mas sao os animais que tambem lhe tem transmitido valores. Trabalha com elefantes, cavalos e camelos, e o pai ja lhe disse varias vezes que nao o quer a trabalhar com leoes.

Sao uma familia totalmente ligada ao circo e enquanto o tio Luis Cardinali e o Apresentador, a irma Yolanda Cardinali e a mae Aldinha, que tambem ja pisaram a pista do circo mas agora estao ligadas a cordenacao da parte logistica. Os Sobrinhos Sandro e Enzo tambem ja mostram vontade de fazer mais uma geracao da familia Cardinali estar ligada ao mundo do circo, ao mundo do maior espectaculo do mundo.

Victor Hugo Cardinali Jr revela tambem o circo em numeros sobretudo em relacao ao consumo. O Chapito do Circo Victor Hugo Cardinali tem 6.432 metros quadrados e alem da tenda onde sao realizados os espectaculos com 3200 lugares, e composto por duas tendas com diversoes, duas tendas para festas de empresas e uma sala VIP/imprensa.

Toda a estrutura e ainda composta por vinte caravanas, quarenta e dois camioes para transporte de material e animais. Duzentas toneladas de material e dezanove carros de apoio. Mais de 10 Km de cabos electricos, 12 mil Watts de luz e 5 de som.

Setenta animais que por mes consomem cinco toneladas de racao, cerca de cinco toneladas de frescos (legumes e frutas) e duas toneladas de carne. Para as camas dos animais, sao mensalmente utilizadas quarenta e seis toneladas de feno e serradura.

A equipa actual e composta por dez tratadores, dois veternarios, um Enfermeiro, doze tecnicos e cinquenta artistas em representacao de varios paises: Etiopia, Brasil, Italia, Hungria, Quenia, Cuba, Reino Unido, Franca, Espanha e, claro Portugal. A temporada de Natal teve mais de 160 mil espectadores, dos quais cerca de 9000 ingressos foram oferecidos a bombeiros, instituicoes de solidariedade social e familias carenciadas, e quarenta empresas compraram a lotacao do circo para realizarem no mesmo suas festas de Natal.

Pode parecer um pouco extenso mas nao resisti a fazer um resumo do prefacio de Victor Hugo Cardinali Jr e do testemunho de Pilar Cardinali os mesmos conseguem transmitir a sensacao de se viver num circo sem nunca se ter vivido e para quem gosta de circo e de ler sem duvida que a obra literaria de Margarida Menezes e juntar o util ao agradavel. Victor Hugo Cardinali e Pilar Cardinali na sua colaboracao no livro com testemunhos e prefacio dao uma verdadeira sensacao do que e estar dentro de um circo, o que e os bastidores, a rotina diaria e algo que ficamos a saber sem nunca termos vividos. O sucedido faz-me lembrar algo que li quando faleceu o carismatico Locutador Desportivo Jorge Perestrelo (1948-2005) em que se fazem varios artigos sobre o mesmo com passagem da sua vida e carreira, testemunhos de pessoas que conviveram e trabalharam com o mesmo e fazem tambem referencia ao comentario de um invisual (cego) em que o mesmo afirmava que atraves de um relato de Jorge Perestrelo ate ele (cego) conseguia ver o que se passava dentro de campo.

Quanto a critica e analise que tenho a fazer sobre testemunho e Prefacio antes do livro como nao podia deixar de ser e bastante positiva devido ao facto de fazerem passar a realidade que esta por detras daquilo que vemos num espectaculo de circo por detras de uma tenda, de uma pista de uma forma muito realista, penso que e muito positivo e ajuda bastante a colocar o livro em destaque.


O romance do livro esta dividido em dezasseis partes que nao sao chmadas de capitulos e conta a historia de um romance que se vai passar na Ilha da Madeira, tendo o Oceano Atlantico como pano de fundo, a pacata cidade de Camara de Lobos que acolhe a personagem femina principal, Soraia, e sua humilde familia. A vida corre dentro da normalidade mas tudo muda com a chegada a cidade do Funchal do circo <<Circo Internacional dos Sonhos>> a vida de Soraia ira sofrer uma mudanca radical de 180 graus e ira encontrar-se com o mundo dos sonhos e da fantasia, ao qual ela ira querer pertencer. Sentada numa cadeira do circo, Soraia vai apaixonar-se pela primeira vez na sua vida, nao apenas pelo circo mas por Kevin, um Artista circense de beleza impar, embora escondendo a sua tristeza profunda que somente quando se olhava ao espelho, podia ver o rasgao que lhe perfurava a alma.

No entanto este romance nao ira ser uma historia a dois, tornasse um amor a tres e sera um triangulo amoroso, no meio deles surge o Dr Romao, um homem que ama Soraia desde sempre, no entanto tambem ele esconde algo, um terrivel segredo, que vai mudar o rumo do seu amor por ela. Soraia ira se debater por varias vezes entre a razao e a emocao, entre o amor e o sexo, entre os seus sonhos, desejos e aquilo que e a realidade a sua volta. No entanto ha sempre um caminho que vai dar a um cruzamento onde o passado e o presente se acabam sempre por encontrar sob a forma de futuro e tudo se junta no liquidificador da vida.


Soraia e uma jovem de vinte e dois anos como tantas outras, sonhos, desejos e ilusoes em permanencia na sua cabeca e mente. A jovem e dona de um corpo esculturalmente trabalhado pela mae natureza e pelo trabalho duro do campo, olhos grandes de mel saltam a vista onde tudo se podia ver atraves da porta daquele intenso olhar, um rosto que parece estar maquilhaado sem nunca ter posto uma ponta de rimel no seu rosto virgem. Os cabelos ruivos acompanhavam a sua esbelta cintura, era chamada por alguns de <<Princesa cigana>> isso porque em toda a vida apenas cortara o cabelo duas vezes. E assim que a Autora comeca por descrever e muito bem a personagem feminina principal do romance.

Soraia parece fazer parte de um certo conflito de geracoes pelo que a sua mae a tratava como se fosse um pintainho rebelde e sem causa, que havia saido do ovo na epoca errada. Mais uma vez encontrei-me a ler um romance em que a personagem seja feminina ou masculina e vista como alguem que nascera na epoca errada ou talvez apenas no local errado tudo muito devido a sua notavel rebeldia.

O seu pai estava ali presente na sua vida mas parecia estar ausente do seu mundo a personalidade da mesma personagem e descrita como um homem simples e humilde e sem ambicoes aparentes, trabalhador e honesto mas por vezes frio e distante. E na verdade um homem como tantos outros da denominada vila de Camara dos Lobos, elevada recentemente a categoria de nova cidade, banhada pelo Oceano Atlantico e circundada pelos meninos de pes descalcos, era ali mesmo o porto seguro de Soraia e de sua familia, uma vila de pescadores, pobre em dinheiro mas rica em pessoas, cujo os barcos atracados na Baia de Camara dos Lobos traziam um pouco de luz aquela realidade cizenta.

Mais uma vez parece-me muito bem descrito a forma como Margarida Meneses descreve o local onde se passa a historia do romance e da para imaginar que Camara dos Lobos seja na verdade agora uma cidade que vive e se sustenta a si e aos seus sobretudo das lides da pesca e acaba por ser um local calmo e pacato nao muito diferente de tantos outros locais que vivem a base da faina e do mar.

Melissa a sua irma de dessazeis anos e a mais nova da familia que e composta por dez irmaos muitas vezes acaba por ser sua cumplice e tantas vezes a sua companheira.

O dia-a-dia nao e muito diferente de um para o outro e depois de um Pequeno-Almoco porque embora as posses nao fossem muitas e tudo estivesse contado, nunca havia faltado comida em casa. Depois de se levantarem da mesa com autorizacao dos pais os irmaos seguiam para mais um dia de labuta.

Soraia tem um sonho ou pelo menos ambicao, ir viver para Lisboa e ir conhecer o mundo aquele local calmo e pacato parece ser de facto muito pequeno para a jovem e sempre assim quando se e demasiado ambicioso, ser-se ambicioso nao e algo mau pelo menos quando sabemos controlar a mesma ambicao e nao queremos passar por cima de tudo ou capazes de tudo para atingir nossos fins e nao parece ser o caso de Soraia pelo que nao se pode considerar a sua personagem como tendo alguma ponta de malvadez por ser ambiciosa. A ambicao de Soraia e aquela de quem quer uma vida simplesmente melhor e que alo em Camara de Lobos dificilmente o vai conseguir.

Soraia nunca resiste a ir ao porto ver os barcos que chegam mesmo contra a vontade paterna que nao quer de maneira alguma que a mesma se aproxime dos mesmos, principalmente os de cruzeiro por causa da sua paranoia de deixar a ilha e viajar o mundo dancando se preciso fosse ao som do vento e das tempestades. Soraia nesse sentido parece ignorar as advertencias de todos ate as da propria irma mais nova quando a mesma lhe adverte que elas nasceram na ilha e vao morrer na ilha.

Entretanto mesmo antes de Kevin o amor e paixao de Soraia vai aparecer Doutor Romao que e prourado por Soraia para a curar de um acidente de trabalho devido a um descuido seu. Doutor Romao e descrito como, alto, moreno de olhos pretos de azeitona, porem estrabico. Soraia e tantos outros sao conhecedores da paixao do mesmo por ela, e mesmo um sentimento declarado, desde a primeira constipacao se tivera na altura dos invernos rigorosos. Doutor Romao nao conseguiu jamais conquistar o amor da jovem ate entao e o maximo que conseguiu foi ser alcunhado sem dar conta disso pelas mesmas irmas por Doutor Zarolho.

Soraia e a irma sao jovens, jovens inconscientes e rebeldes ou que simplesmente sao jovens como tantas outras capazes de cometer as mais diversas loucuras e insensatezes da idade como andar a boleia clandestinas ou simplesmente irem roubar fruta. E assim desta forma que a Autora complementa os leitores com o final da primeira parte do livro ou capitulo.

O tempo e os dias vao passando, uns mais vagarosos que outros, e o seu coracao anseia algo que nunca chega a acontecer. A jovem comeca a desacreditar no que sentia e acreditava ate entao, o que nunca fora habitual nela mas tudo da uma reviravolta quando conhece o circense Kevin.

Para nao estar a fazer um resumo completo do livro e para nao dar a conhecer completamente a historia a quem ainda nao a leu passo apenas a uma analise e critica final acerca do livro.

Margarida Menezes no seu primeiro romance conseguiu transmitir erotismo e cenas de sexo como quando Kevin desflora Soraia de uma forma muito real e numa liguagem que apesar do assunto nao e uma linguagem suja. Nem sempre e facil conseguir fazer isso transmitir e escrever cenas de sexo, de erotismo de uma forma natural e pura como se fossem as coisas mais naturais do mundo quando para muitos o assunto sexo ainda e tabu.

Penso que Margarida Menezes e um nome que ainda vai dar muitas cartas na Literatura Portuguesa basta ver-se o efeito do seu primeiro romance. A Escritora consegue escrever de uma forma muito real e descreve tudo de uma forma perfeita. Sem nunca ter vivido num circo nao so pelos testemunhos iniciais mas tambem pelas descricoes da Autora consigo o que e imaginar a vida num circo, nos bastidores, o nervosismo de uma noite de estreia, a preocupacao de mostrar um rosto sorridente e feliz quando se esta triste e tudo mais, so por isso acho que valeu a pena a Escritora ter apostado neste romance e ter encontrado uma editora que acreditou no mesmo e o publicou, recomendo a sua leitura sobretudo aos mais jovens e aqueles que adoram o circo. Com esta obra literaria nao me admirava mesmo que Margarida recebesse algum Premio Literario, quanto mais nao fosse um premio revelacao em 2015.


Muitos ainda me podem perguntar quem e afinal Margarida Menezes? Sera aquela tipa que criou o Clube das Virgens e agora escreveu um livro? Aquela que apareceu varias vezes na televisao como convidade de alguns programas, que deu entrevistas, que estava sempre sorridente, sera essa que foi Cronista por algum tempo no Jornal Diario Correio da Manha. Sim e essa mesma Margarida Menezes.

Margarida Menezes terminou os estudos na area da Comunicao em 2004 e quatro anos mais tarde ja em 2008 fez um curso de Producao de Eventos. Trabalhou durante muitos anos em campanhas de Marketing Social do Norte ao Sul do pais.

Em 13 de Janeiro de 2008 teve entao a ideia ate entao inexistente em Portugal de criar um Clube das Virgens, cujo o objectivo principal e lema era mostrar que ser-se virgem era tao natural como nao se ser virgem. Em Abril de 2009 surge a sua grande oportunidade de tornar o clube mais conhecido do qual ate entao era a unica Membra, participou no Congresso Internacional do Espaco T no Porto, cujo o tema do mesmo era Desejo. Nesse mesmo ano, lanca a sua Autobiografia do livro de nome <<Sim, Sou Virgem e Entao?>>.

No ano de 2010 e durante dez meses, foi Colunista do Jornal Correio da Manha, em que apresentava o seu diario semanal. Participou como convidada em varios orgaos de Comunicacao Social sobretudo devido ao seu estatuto de Presidente do inedito Clube das Virgens.

Em 2012 aventura-se noutros mundos e lanca o seu primeiro album de musica em dupla dedicado as criancas e de nome <<Sonhos>> contendo originais da propria.

Um dos seus maiores orgulhos foi ter pertencido durante cinco anos como Dancarina da primeira claque feminina do Sport Lisboa e Benfica, As Super Aguias, com as quais animava os jogos em casa no Estadio da Catedral da Luz e dancava em aniversarios do clube, no coliseu, no casino e em casas do Benfica.

No entanto a sua paixao pela escrita sempre foi mais forte que tudo o resto a que se dedicava, e nunca deixou de escrever. O seu contacto directo com o mundo do circo deu-lhe inspiracao para o seu primeiro romance.

A terminar esta minha cronica nao posso deixar de acrescentar que este livro e a prova viva de que vale a pena sonhar, ter sonhos e sobretudo lutar por eles como a Escritora Margarida Menezes demostrou, possivelmente tambem ela encontrou alguns problemas pelo caminho porque na vida ate um mar de rosas pode conter um ou dois espinhos a diferenca de se conseguir o que se sonhou e que nunca se deve desistir dos mesmos sonhos e objectivos. Parabens Margarida Menezes pelo grande exemplo que nos deste, continua sempre assim sonhadora, lutadora e confiante. Caro(a) leitor(a) ate a proxima, brevemente espero.

                                                                                                            Manuel Goncalves

                                                                                                                                                

                                                         

                                                                                                 








1 comentário:

  1. Interessante! Vou ver se compro o livro. Realmente, nunca se deev abandonar os sonhos literários! Abraço

    ResponderEliminar