Página

terça-feira, 16 de agosto de 2016

A Mae, a Filha e o Meu Segredo



Na vida cometi muitos erros e asneiras mas era semelhante ou comparavel ao meu grande e eterno segredo. Nao e facil destruir-se a propria vida e ver acabar outras duas, confesso que nunca mais amei e nem fui o mesmo.

Eu era jovem acabado de terminar o meu estagio de Cirugiao Plastico e tornara-me Especialisra na Area de Reconstrutiva embora a Estetica tambem me fascina-se e assim poderia realizar o meu sonho de me tornar Cirugiao Plastico de muitas personalidades famosos do mundo do Cinema e da Moda mas ao mesmo tempo colocar o meu talento ao servico dos que mais precisavam e menos condicoes tinham. Um bom Cirugiao Plastico num hospital publico so pode fazer um bom trabalho ja dizia um velho Professor meu.

Era um Medico de carreira prosperante e cedo consegui dar nas vistas na equipa medica na qual era Assistente de Segunda, como qualquer outro tive de comecar por baixo e esperar agarrar todas as boas oportunidades que me pudessem ir surgindo.

Nao sei como tudo surgiu mas a verdade e que somente para ai dois anos depois de estar a trabalhar naquele hospital em que me tornara um verdadeiro mestre no tratamento de queimaduras recebi o convite de uma clinica particular em Lisboa, era a oportunidade da minha vida e nao recusei. Iria entao ter a minha propria Equipa Medica e ser-me-ia entregue alguns casos deixados para tras pela equipa principal da clinica chefiada pelo dono da clinica que era tambem um dos cirugioes plasticos mais conhecidos e requisitados do mundo.

Na chegada todos me foram apresentados e nao pude deixar de reparar em duas beldades que iriam trabalhar comigo a Chefe de Enfermagem, Rute, e a Medica Anestesista, Raquel, havia ainda a curiosidade de ambas serem mae e filha e cedo calculei que aquilo nao iria ficar por ali o assunto prometia.

Rute era uma Enfermeira muito experiente e era viuva vivia inteiramente para o trabalho e para a filha. Era vivuva certamente por opcao propria uma mulher daquelas tinha a seus pes homens ate bem mais novos, eu proprio via-me como candidato se os meus olhos nao estivessem mais virados para a filha.

Raquel era um pouco o oposto da mae vivia o seu trabalho intensamente mas via-se que tinha outras paixoes e interesses de maior embora tambem nao lhe fosse conhecido qualquer namorado.

Eram praticamente em termos fisicos uma fotocopia tirada a pente fino com o facto claro de a mae aparentar ser um pouco mais velha. Ambas eram loiras puras, cabelo comprido e para salientar a restante beleza donas de uns olhos azuis que eloqueciam qualquer um. Por vezes era dificil dizer-se quem era a mae e quem era a filha sobretudo quando trocavam de roupas uma com a outra e a filha tinha a particularidade de ser mais sensata apesar de mais jovem.

A aproximacao de Raquel nao foi facil nao me via de outra maneira senao a de o Senhor Doutor Celso Mendonca e foi dificil convence-la a esquecer o Senhor Doutor e ate o Mendonca, para ela, mais que para qualquer pessoa queria ser somente o Celso ate porque ser chamado de Senhor Doutor era algo complicado ja que o mesmo titulo nao constava no nome do meu BI e assim la me passou a chamar de Celso mas somente quando estavamos sos.

Um jantar de convivio do pessoal da clinica serviu para me aproximar mais no intimo da mae e da filha na clinica por mais que nao se quisesse o tema de conversa era praticamente de trabalho, e de trabalho somente de trabalho praticamente e como por milagre acabei por ser convidado para jantar em casa delas, o meu plano estava a dar certo so nao sabia mesmo com a qual deveria tentar algo, decidi que isso ficaria para mais tarde talvez fosse melhor ficar com a primeira que me desse oportunidade para isso.

Foi a filha apesar de tudo que se aproximou deixando a mae para tras da parada mas em genero de ter ficado no banco do suplentes a espera de uma oportunidade para entrar em campo, senti que a mesma se desligou de mim para nao prejudicar a felicidade da filha de forma nenhuma. A mesma por vezes afirmava considerar que ja tinha vivido a sua vida, ja tinha sido feliz, estava velha e ja nao tinha praticamente mais nada para viver senao ver a felicidade da filha, queria ver os netos que estavam para vir, etc. Via-se no entanto que nao era sincera e que o peso da solidao a deixava triste, muito triste mesmo.

Havia um unico senao entre mim e Raquel. A mesma era virgem convicta e nao se queria entregar a nenhum homem antes do casamento algo para o qual ainda nao me sentia preparado no entanto o sexo havia sido sempre uma presenca entre mim e as minhas antigas namoradas e isso nao ajudava muito a situacao alem do mais Raquel era um pouco fria e distante numa relacao nao sendo muito carinhosa e meiga particularidades que sempre apreciei nas outras namoradas que tivera.

Qual seria o problema de Raquel, afinal, pensava eu e perguntava-me a mim proprio? Foi Rute quem me respondeu a essa pergunta sem rodeios. Por mais que Raquel se envolvesse com alguem nao conseguia esquecer o Noivo que tivera e que morrera num acidente de carro a caminho da Igreja para se casarem os dois. Fiquei destrocado claro afinal estava a ser trocado por alguem que ja tinha morrido nunca havia pensado que Raquel nao conseguia viver no presente sem esquecer o passado por mais importante que o mesmo tivesse sido. Que futuro me poderia trazer uma mulher assim?

Raquel tinha partido para um congressos de medicos anestesistas no Porto e eu sem saber porque razao vi-me a ligar para Rute e a convida-la para jantar.

Tao diferente da filha em alguns sentidos atenciosa, sorridente, comunicadora e nada fria como Raquel. Jantamos num restaurante a beira do rio o D'Bacalhau a noite de calor e abafada que provocava ate um certo desconforto levou-nos a jantar na esplanada. O Salmao Grelhado, o vinho, a conversa e ambos estavamos mesmo a ver onde aquilo iria dar e nenhum de nos se mostrava muito preocupado nem o tentavamos evitar. Era sem duvida algo que queriamos e ninguem o podia evitar ou impedir.

Apesar de tudo Rute sentia um sentimento de culpa, de que estava a fazer algo errado ou a trair a propria filha. Raquel nao estava ali e nem precisava de saber consideravamos nos e foi assim que nem nos preocupamos em ir para a minha casa ou para um hotel fomos direito para casa da Rute e da Raquel e foi o pior erro que cometemos.

Caimos nos bracos um do outro assim que chegamos a casa voamos para a cama meio despidos e meio por despir. Foi uma sessao de sexo e loucura que se seguiu e so quando tudo estava terminado caimos em si e nas consequencias do nosso acto, no entanto, nenhum de nos se sentia arrependido.

Combinamos que aquele seria um segredo nosso e abracados caimos no sono sem grandes preocupacoes Raquel estava fora e so voltaria dentro de tres dias. Sentia-me feliz de facto com Rute sentia que tinha encontrado o amor em todos os sentidos, adormeci.

Acordei sobresaltado a agua estava gelada. Raquel tinha regressado, o congresso tinha sido cancelado e agora estava ali a nossa frente e nos completamente nus ainda na cama. Seguiu-se uma serie de gritos, ofensas de Raquel na direccao de Rute e tudo mais ate que a mesma completamente descontrolada saiu de casa a correr.

As horas passavam e nao sabiamos nada de Raquel e nem onde a mesma estava. Nao podiamos ir a policia porque ela ja era maior e nao podia ser dada como desaparecida, ligamos para todos os hospitais e nada, antes assim. So horas depois recebemos uma chamada da policia Raquel tinha tido um acidente de carro na Estrada da Serra de Sintra e estava no hospital em estado muito grave.

Voamos para o hospital o mais rapido que pudemos temendo o pior e rezando para que aquilo que mais temiamos estivesse longe de acontecer. Acontecera, chegamos ao hospital e so nos levaram ate a morgue para identificar o corpo Raquel nao tinha conseguido sobreviver a uma hemorragia interna e um traumatismo craniano.

Rute abracara a filha de lagrimas nos olhos e nao conseguia tal como eu pronunciar uma palavra. Estava ali o preco da nossa loucura e falta de cuidado. Bastava ter-mos ido para um outro lugar e nada teria acontecido mas quem e que ia adivinhar, um quarto de hotel bastava ter-mos ido para um quarto de hotel.

Estava eu com aquele sentimento de culpa e nem me tinha apercebido que Rute se tinha ido embora. Temi o pior mas tive que ir primeiro tratar de umas burocracias em relacao a identificar o corpo. Corri novamente para casa de Rute e de Raquel que agora ja nao era de Raquel e ia com o presentimento de que toda aquela historia ainda podia acabar pior se nao tivesse a sorte de encontrar Rute a tempo.

Parei o carro e sem me preocupar sequer em trancar as portas corri para casa de Raquel mal cheguei a entrada do predio. Puumm, aquele estrondo enorme de um tiro fez-me ter a certeza de que o pior tinha mesmo acontecido e com ajuda do Porteiro do predio e de alguns vizinhos la conseguimos arrombar a porta.

Rute tornara aquela historia ainda mais triste, tinha dado um tiro na propria cabeca e nao houve nada mais a fazer mae e filha estavam agora mortas em menos de vinte e quatro horas.

Nunca mais soube de nada sobre aquela familia e foi algo que nunca consegui esquecer foi aquele episodio. Eu era o unico a saber toda a verdade porque para todos Raquel tivera um acidente de carro e morrera a mae nao suportando essa ideia matara-se e tudo isso nao estava longe da verdade mas havia outras razoes que ficaram por revelar e em segredo que ficou o meu segredo.

Dias depois do funeral despedi-me da clinica e fui para um hospital nos Estados Unidos somente depois de reformado voltei a Portugal. Tambem eu paguei bem caro por tudo aquilo fui o unico a sobreviver a toda a tragedia mas igualmente a ter uma vida amargurada e triste marcada por tudo aquilo, nunca mais quis voltar a amar e nem fui capaz de o fazer.

                                                                                                              Manuel Goncalves








Sem comentários:

Enviar um comentário